portugal afirmativo
Juro, por Cristo, que não é má vontade, mas não consigo entender por que razão se antecipa o pagamento de uma dívida de 225 milhões de euros da RTP, em vez de se antecipar, pura e simplesmente, a sua venda. O que costuma ser normal, quando se pretende vender uma empresa em situação económica difícil é, em primeiro lugar, tomar a decisão de venda quanto antes, de modo a não se agravar mais ainda a dimensão do buraco. Em segundo lugar, não gastar mais dinheiro com ela (a não ser nas despesas correntes, como é óbvio), sobretudo em tentativas de “reestruturação”, já que essa responsabilidade caberá ao novo proprietário, de acordo com os seus interesses e a sua perspectiva do negócio. Quanto ao passivo, ele abaterá no valor da venda e é sempre objecto de negociação, de parte a parte. Por último, um aviso: todo o dinheiro que for agora gasto na RTP para a reestruturar é dinheiro gasto a fundo perdido, que nunca mais voltará aos cofres do estado, por melhor que corra a venda. Por outras palavras: será dinheiro deitado ao lixo.

Estão a limpar a casa para alguém.
Quando soubermos de quem se trata, ficaremos esclarecidos.
GostarGostar
Nunca vejo esse canal. Mas pelo visto, os meus impostos sustentam-no na mesma. Vou mesmo emigrar. 😦
GostarGostar
Limpar a casa para receber os amigos! Transferir para os contribuintes o passivo e os custos da “reestruturação”. Depois é só vender. Transferir a carne limpa para os privados, que os ossos havemos nós de continuar a roer.
Não venham com conversas, a privatização da RTP não tem nada a ver com o interesse público, mas tem tudo a ver com o dos privados.
GostarGostar
Já o TOZÉ, quer por as empresas portuguesas que estão afogadas em dinheiro a pagar mais 3,5% de IRC. Já agora aproveita e sobe as taxas da TSU. Tudo em nome do desenvolvimento economico. Não há quem o mande parar de dizer asneiras?
GostarGostar
Dona Rosinha, vá lá vender a RTP como está para vermos quem a compra. O estado fez as dividas, e os outros agora vinham pagá-las. Somos muito inteligentes não somos? Entretanto, no tempo que demorou a escrever este comentário, a RTP já nos custou mais 3000 euros!
GostarGostar
O TÓ ZÉ está ainda em estado de letargia. Ou então em fraqueza cerebral. Só lhe ocorrem asneiradas dessas e doutras. Miguel Relvas sabe que não tem opositores fortes no PS. Liderança fraca no maior partido da oposição, favorece desmandos. Alguns já estão em cima da mesa.
GostarGostar
A alienação da RTP tem tudo a ver com o interesse público. Trate-se de privatização, de extinção ou seja lá do que for, o importante é que o Estado se liberte desse sorvedouro do dinheiro dos contribuintes, e da possibilidade que a sua existência oferece aos governantes para se “lavarem por baixo”, sempre que se sintam entalados.
GostarGostar
A. C. da Silveira,
.
“Dona Rosinha, vá lá vender a RTP como está para vermos quem a compra.”
.
Já aqui propus que o Estado devia fazer um concurso público internacional e vender a RTP pela melhor oferta, com todos os seus ónus e encargos. Base de licitação: 1 Euro. Tem mesmo a certeza que não haveria pretendentes, nacionais ou estrangeiros?
GostarGostar
LR, com os actuais onus e encargos, tenho muiras duvidas. Para quem a comprar, a RTP não vai ser o “docinho” que muitos pensam. Vai ter que competir com duas concorrentes que já estão no mercado da publicidade, que como sabemos cada vez é mais escasso em Portugal. Para alem disso, quantos funcionarios têm a SIC e a TVI, e dos 3 mil e tal que lá estão hoje, quantos ficam na RTP a privatizar?
GostarGostar
A RTP neste momento tem um valor negativo.
Ninguém quer a empresa, nem dada.
Se o Estado a quiser privatizar vai ter de por a empresa com capitais próprios positivos. E vai ter de aceitar que muitos dos trabalhadores da RTP vão ter de ser despedidos (provavelmente até o Estado terá de custear as indemnizações).
GostarGostar
Interessante. Quando é que nos meus impostos (declaração de…) aparece uma opção para dizer onde eu não quero que eles sejam gastos ? Posso sempre declarar-me como pobre (ele há maneiras) e deixar de todo em todo de os pagar. 😦
GostarGostar
Muahahahahahahahahahahahahah
GostarGostar
Dinheiro deitado (literalmente) ao lixo é o que estes governantes auferem…
GostarGostar
ricardo
Posted 30 Agosto, 2011 at 14:45 | Permalink
“Estão a limpar a casa para alguém.
Quando soubermos de quem se trata, ficaremos esclarecidos.”
Caro Rui.a, sinceramente da observação dos seus posts desde as eleições (e teem mantido a sua coerência de pensamento ao contrário de HM e JMF, verdadeiros camaleões ideológicos), lhe louvo essa coerência/igual exigência, no entanto estranho a sua surpresa pelas não medidas tomadas pelo actual governo. Eu já cá ando há muito, mas V., igualmente observador atento como eu, já por cá anda há mais tempo. Só não os conhece que os desconhece e a História não se reinventa – ao contrário do que os mencionados comentadores pretendem.
O comentário do Ricardo diz tudo, TUDO.
E ainda se argumenta com o desinteresse futuro na aquisição da RTP se a mesma tivesse a actual dívida ! Que realidade tão bonita e maquiada, seja em Portugal seja em qualquer paìs. É nestes tempos, nos difíceis que se fazem os melhores negócios, para os mesmos, para os ditos “empreendedores”, verdadeiros “trabalhadores”.
GostarGostar
errata:
(…) Só não os conhece quem os desconhece (…)
GostarGostar
…mas o que acho mais piada é aos restantes autores deste outrora ilustre blog..incoerentes, coloridos, facciosos, permeáveis, sem MORAL, SIM SEM QUALQUER MORAL para comentarem qualquer situação política.
Uma vergonha estes pastores de alcofa e triste é que tanta ovelha rumine nos seus pastos e pense apenas pela cabeça do cajado.
Aqui já só venho ler na diagonal, qual CM matinal ao café, leituras sérias são muito raras por cá, hoje em dia.
Fiquem bem.
GostarGostar
O ministro Miguel Relvas comporta-se como se não quisesse vender a RTP. Quer ficar com um canal que seja porta-voz do Governo.
GostarGostar
Mas qual Relvas ? O Relvas é igual ao Sarmento e a todos os seus antecessores, esta m#$d@ dura há décadas.
E sim, finalmente a RTP vai à vida, mas por imposição externa, porque por cá nunca se viu vontade nem esforço.
Aquela tirada do Almeida Santos “O povo tem que sofrer a crise com o Governo as sofre” é exemplificativa do modo de estar em S.Bento.
PALHA!
GostarGostar
A questão é esta: o Governo não vai privatizar a RTP coisa nenhuma.
É tudo treta.
Como todos os anteriores, este Governo vai continuar a servir-se da RTP para a sua propaganda.
Ora, se é e vai ser assim, Passos e Relvas estão a revelar uma confrangedora falta de inteligência ao deixarem que aquilo continue à rédea solta, entregue aos órfãos do socratismo.
Afinal, o que falta a este Governo são os cojones que alguns de nós, ingenuamente, ainda pensámos que tinha. Ora, da-se!
GostarGostar
“O povo tem que sofrer as crise como o Governo as sofre”
E depois há uma HM a fazer uma postada a criticar a manifestação!? na estação de comboios como causadora de situações explosivas. PELAMORDEDEUS !!!!!!!!
O problema da CP, da REFER, da Carris é de gestão danosa e NÃO, A SOLUÇÃO NÃO É AUMENTAR OS PASSES SOCIAIS. É mais do mesmo, só se pensa na receita e não na despesa.
GostarGostar
Fico espantado como tanta gente que se tem em grande conta tem vistas tão curtas. São os que dizem que os politicos são todos iguais. No meu caso andei até aos 23 anos a ver se o regime mudava. Era de certeza muito pior que este, porque agora até podemos mudar de vez em quando. Se não gostam dos politicos que têm, sugiro que encomendem uns novos, nas Caldas, p.ex..
GostarGostar
«das Caldas», é o que tu estás precisado, Ó Silveira dos graminhais!
GostarGostar
Se limpar a casa custa 225 milhões de euros,
a casa deve estar mesmo cheia de merda.
GostarGostar
Nos contratos internacionais de financiamento é normal existirem cláusulas que preveem o direito do credor de exigir o pagamento antecipado dos empréstimos em caso de descida do rating da república e/ou da empresa para determinados níveis (níveis de investimento especulativo normalmente designados por “lixo”). Penso que foi o que sucedeu à RTP, dado que o pagamento da dívida está a ser exigido por um banco estrangeiro, segundo li por aí, e como provavelmente o empréstimo tem o aval do Estado um eventual incumprimento da RTP seria encarado como um incumprimento da república, o que não dá uma boa imagem no exterior…
GostarGostar
“vistas curtas “???
Espanta-se porque se encontra entranhado em algum corante certamente…
E escusa de argumentar com os tempos anteriores à democracia porque é dos políticos pós 25 de Abril que estamos a falar. Desde o Boxexas para cá serve-lhe ?
GostarGostar