Saltar para o conteúdo

O que é espantoso é que isto seja visto como novidade

30 Setembro, 2011

Professores que não sejam necessários não vão ser contratados

63 comentários leave one →
  1. Piscoiso's avatar
    30 Setembro, 2011 09:05

    O que é espantoso é que isto seja um post.

    Gostar

  2. luís palma de jesus's avatar
    30 Setembro, 2011 09:07

    não me parece que contestem tal ideia, contestam a batota nas colocações.

    um exemplo: “directores de escolas que declararam não ter conseguido inscrever na bolsa horários anuais, uma vez que a aplicação informática os alterou para temporários” (retirado da noticia linkada no post).

    nota:
    também a batota não é grande novidade… com tal afirmação concordo.

    Se tivessem explicado as «regras» dos lançamentos de horários antes dos candidatos a professores concorrem já seria outra coisa e evitava que candidatos com menores pontuações ultrapassassem os de maio pontuação profissional (é esta a batota!)

    Gostar

  3. Pardal's avatar
    Pardal permalink
    30 Setembro, 2011 11:58

    Minha cara Helena, tanto espanto eu não entendo…
    Que não se contrate quem não é necessário – isso eu entendo – tal como a minha cara…

    Agora, que o desgraçado do professor ande a ser contratado há dez… quinze ou vinte anos – sempre pelo mesmo empregador, ano após ano – isto não lhe merece um artigo (sito)? Não fere o seu sentido de justiça?

    Santo Deus! No que deu a política da geração que cantou ( e se promoveu…) com José Afonso!

    Gostar

  4. eirinhas's avatar
    30 Setembro, 2011 12:09

    Toda a gente vê o que se está a passar na Grécia.A verem que o Estado não paga aos seus devedores por falta de dinheiro,por exemplo,os oficiosos e outros,mas toda a gente quer facilidades:portagens,pílulas,abortos,prémios,eu sei lá? E,depois ainda aparecem alguns mentores da comunicação social com aquelas perguntas de admiração:então o governo não lhe deu isto e mais aquilo? até parece que não lhes sai da algibeira?depois ainda há aqueles que dizem que cortem nos dividendos e outros chorudos.Aqui,tudo bem.Deviam cortar,já o deviam ter feito,mas isso não invalida que haja rigor nas benesses.

    Gostar

  5. zazie's avatar
    zazie permalink
    30 Setembro, 2011 12:14

    Mas está tudo drogado ou quê?
    .
    Alguém consegue imaginar andar a contratar-se professores para não darem aulas?

    Gostar

  6. Fredo's avatar
    Fredo permalink
    30 Setembro, 2011 13:01

    “O que é espantoso é que isto seja visto como novidade
    Professores que não sejam necessários não vão ser contratados”

    Claro que é uma novidade.
    Se formos por esse caminho podemos não contratar Presidente da República, Presidentes de todos os Supremos qualquer coisa, 90% dos Deputados, todo o pessoal de todas as Entidades Reguladoras, enfim, talvez uns 90% da Administração de salários elevados.
    Será melhor não irem por aí. Por esse andar ainda transformam o país num país racionalizado.

    Gostar

  7. zazie's avatar
    zazie permalink
    30 Setembro, 2011 13:04

    Mas continuam bêbados. Ò meuzzz amigozzz expliquem lá o que faz um prof numa escola se não for para dar aulas…
    .
    Contratavam-nos para fingirem que fazem trabalho de secretaria ou que são conselheiros de Estado?

    Gostar

  8. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    30 Setembro, 2011 13:26

    Apesar de se falar muito dos problemas no nosso SNS, é na Educação que o cancro estaal é mesmo enorme.
    .
    .
    Portugal tem um problema grave. Tem demasiados professores e a ganharem mais do que aquilo que é possível suportar. Os nossos professores, em termos comparativos, são dos mais bem pagos do mundo. (Remunerações liquidas de impostos e taxas.) E além de serem bem pagos, são em número demasiado, numa sociedade com cada vez menos crianças.
    .
    .
    Enquanto não se cortar a massa salarial dos professores em pelo menos 1/3, o Estado terá sempre problemas financeiros. Este corte só pode ser feito de três formas. Ou despedimentos ou cortes salariais ou um mix de ambos. Pessoalmente penso que é preferível mandar bastante gente embora e pôr essas células cinzentas ao serviço do tecido produtivo nacional. Mas cortar salários ou aumentar-lhes impostos (ou taxas) não seria má solução.
    .
    .
    Bastante professores poderiam revigorar os activos empregáveis se fossem corridos do Estado. Assim, além de serem um fardo para o resto do país, iam construir riqueza para compensar os que lá ficavam. Talvez o governo esteja agora a descobrir que é impossível termos gastos tão elevados na Educação. Será desta que vai colocar mãos à obra?

    Gostar

  9. zazie's avatar
    zazie permalink
    30 Setembro, 2011 13:32

    Os do superior sim, os outros duvido.
    .
    Mas, para o caso, isso não diz nada. O que eu gostava é que me explicassem como se pode contratar professores sem ser para darem aulas.
    .
    Isto é treta. Há-de ser outra coisa qualquer mas a HM papagueou porque sim.

    Gostar

  10. zazie's avatar
    zazie permalink
    30 Setembro, 2011 13:34

    Em Inglaterra pagam-lhes miseravelmente e o resultado é terem o ensino espatifado e ainda andarem à cata de profs nos nossos centros de emprego ou nos da Austrália.
    .
    Mas passo, isso. Nem sequer estou no meio para falar de cátedra. O que não entendo é esta cacha de jornal e de blogue.

    Gostar

  11. zazie's avatar
    zazie permalink
    30 Setembro, 2011 13:35

    Mas é imbecilidade dizer-se que temos profs sem serem os do superior a viverem como nababos. Esses sim. Mas desses nunca se fala.

    Gostar

  12. zazie's avatar
    zazie permalink
    30 Setembro, 2011 13:38

    Além do mais a lógica é quadrada. Não era por despedirem profs, mantendo o ensino estatal que eles iam para o particular.
    .
    É o inverso. É delegando mais no particular. Porque, a partir do momento em que criam escolas estatais, é óbvio que têm de meter lá profs. Iam meter o quê a dar aulas? políticos, assessores, jornalistas, mulheres da limpeza, limpa-chaminés?

    Gostar

  13. zazie's avatar
    zazie permalink
    30 Setembro, 2011 13:40

    Na volta devia ser para contratarem teóricos de balanced scorecard ou reguladores de qualidade de produto.

    Gostar

  14. João Lisboa's avatar
    30 Setembro, 2011 14:07

    Mas seriam, sem dúvida, necessários mais professores (pelo menos, de Português):
    http://lishbuna.blogspot.com/2011/09/o-ministro-da-opus-dei-que-deixou-em.html

    Gostar

  15. Lima's avatar
    Lima permalink
    30 Setembro, 2011 14:09

    “Assim, além de serem um fardo para o resto do país, iam construir riqueza para compensar os que lá ficavam.”
    Quer o A-C dizer aqui que os profs não produzem riqueza? A quem considera o A-C dever-se o seu legado intelectual? Formou-se por auto-didatismo? Acha que o vencimento ilíquido de 1’500€ de um professor corresponde a uma fortuna? Não sou professor nem funcionário público. Acho que há cada vez menos maus professores nas escolas, o que é um bom indicador, mas também tenho a informação de que os professores contratados são na maior parte das vezes os que tratam a sua situação contratual precária com autêntico desprezo pela escola. Resultado e muito bem, as direcções das escolas, que já vão começando a ter alguma autonomia, não renovam os seus contratos. Claro que muitos desses, serão com certeza os que cerram fileiras à porta do ministério, reclamando emprego e não trabalho, em nome do sindicato do arrogante bigodes.

    Gostar

  16. Arlindo da Costa's avatar
    Arlindo da Costa permalink
    30 Setembro, 2011 14:18

    O mesmo devia ser aplicado aos deputados.
    Os que não são necessários – e são muitos! – deviam ir para casa, assim como grande parte da função pública!

    Gostar

  17. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    30 Setembro, 2011 14:19

    “Mas, para o caso, isso não diz nada. O que eu gostava é que me explicassem como se pode contratar professores sem ser para darem aulas.”
    .
    .
    Eles metem professores nas bibliotecas, em “aulas de compensação”, etc. Andam para lá aos magotes, sem terem mesmo funções docentes. Muitos têm funções administrativas.
    .
    Existe uma elevada criatividade quando toca a inventar funções para professores sem ser a dar aulas. eheheheh
    .
    .
    Mas muitos dos professores, sobretudo no secundário, têm boa formação. Podem ser ir para o sector privado (empresas de confecções, tintas, etc.) trabalhar. Pode não parecer, mas alguns poderiam safar-se bem. Alguns até poderiam criar empresas, tantas vezes eles criticam os empresários tugas.
    .
    .
    Quanto aos salários deles, eu logo meto aqui um link para te surpreender.
    .
    .
    “Acha que o vencimento ilíquido de 1’500€ de um professor corresponde a uma fortuna?”
    .
    .
    Esse salário ao fim de quanto tempo? Ao fim de 20 anos, os salários liquidos são bem mais altos.
    .
    .
    Os professores podem ser ir para as empresas privadas, para pôrem as suas células cinzentas ao serviço do tecido produtivo. Porque não? Ou somos obrigados a manter custos salariais que não podemos pagar, só porque alguns acham que têm direito a emprego garantido no Estado?

    Gostar

  18. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    30 Setembro, 2011 14:20

    Encontrei logo o link:
    .

    Click to access Teachers%20Pay%202008%20Report.pdf

    Gostar

  19. zazie's avatar
    zazie permalink
    30 Setembro, 2011 14:24

    <em<«Eles metem professores nas bibliotecas, em “aulas de compensação”, etc. Andam para lá aos magotes, sem terem mesmo funções docentes. Muitos têm funções administrativas.».
    .
    Mas isso são apenas umas horas que tiram aos horários e os que fazem parte da direcção. E as direcções, agora, são eleitas pelas “forças vivas da terra”.
    .
    Isto é treta. Na volta será perto disso, porque devem ter posto a concurso horários que deviam estar reservados para os do quadro (ou lá como lhes chamam) e esses, sim, em faltando turmas, preenchem os horários com alguma treta de direcção de turmas e assim. Está visto que não podem mandar para casa quem tem lugar cativo.
    .
    Mas não sei e é coisa que acho errada a partir do monstro do Ministério e do totalitarismo de funcionamento e de programas.

    Gostar

  20. zazie's avatar
    zazie permalink
    30 Setembro, 2011 14:26

    Mas, mesmo que tivesse sido isso- os horários dos que fazem parte da escola que ficaram para contratados, então o título continua errado e a frase dele não se entende:
    .
    «Professores que não sejam necessários não vão ser contratados»
    .
    Mas quem? alguma vez andaram a contratar professores sem ser por haver turmas com inscrições onde faltavam professores?

    Gostar

  21. zazie's avatar
    zazie permalink
    30 Setembro, 2011 14:28

    Quanto aos ordenados, como é óbvio, só se pode falar disso por comparação com todo o funcionário do Estado.
    .
    E, por aí, não são nada excessivos nem sequer responsáveis por brutas crises e buracos orçamentais. Ísso foi a propaganda socretina que pegou e as pessoas ainda a repetem porque os jornaleiros também só escrevem burrices e nem pensam.

    Gostar

  22. zazie's avatar
    zazie permalink
    30 Setembro, 2011 14:29

    Agora os do superior, sim. Mas esses são intocáveis. Acho que é por subserviência que ninguém lhes toca. E esses sim, vivem cheios de mordomias.

    Gostar

  23. zazie's avatar
    zazie permalink
    30 Setembro, 2011 14:32

    Mas essa cena de os profs podem ir para fábricas ou empresas ou outra coisa qualquer é idiota. Os profs são seres humanos que podem escolher a vida como qualquer outra pessoa.
    .
    Nada disso tem a ver com o sistema de ensino e a única coisa passível de debate é este último.
    .
    A menos que se seja burro e imagine o trabalho de um prof como o de um militar ou manga de alpaca. Esses sim, podem lá estar para não fazer nada porque não têm “clientela”.
    .
    Um prof sem alunos, não existe. O problema tem sido esse, nascem menos pessoas, sobra gente na profissão.

    Gostar

  24. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    30 Setembro, 2011 14:35

    Já leste o ficheiro do link. Olha que aquilo foi um estudo comparativo de uma organização ligada aos sindicatos europeus.
    .
    .
    E agora a sério. Informa-te mesmo sobre o que andam para lá professores a comer o sono e vais ficar surpreendida. Admito que não sejam todas as escolas, mas pelo me é dado a perceber e pelo que me dizem. lololol
    .
    .
    No superior deve ser pior, mas como há ali autonomias maiores, os governos terão muito que actuar para mudar aquilo. Mas olha que alguns assistentes ganham bem pior que os professores do secundário e do primário.
    .
    .
    O sistema tuga é assim. No inicio ganham mal ou assim-assim, depois é que vem a bonança, mesmo na altura de se reformarem. Pois é. Para se reformarem.
    .
    .
    O sistema tuga é caótico.

    Gostar

  25. zazie's avatar
    zazie permalink
    30 Setembro, 2011 14:36

    Mas eu não gosto muito de me armar em expert em coisas que não conheço bem. E não é com “links” que se fala do ensino e do ordenados dos profs ou da forma como são tratados em comparação com o resto da infinita gente que vive do orçamento.
    .
    O que posso garantir é que a lógica neotonta de só se pagar bem a quem dá lucro, destruiu o ensino em Inglaterra. E foi a Tatcher que o fez. Com burocratização até dizer chega e esse espírito que nada tem a ver com um trabalho com características e frutos absolutamente distintos das empresas.

    Gostar

  26. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    30 Setembro, 2011 14:38

    “Mas essa cena de os profs podem ir para fábricas ou empresas ou outra coisa qualquer é idiota. Os profs são seres humanos que podem escolher a vida como qualquer outra pessoa.”
    .
    .
    Mas estás a brincar? Muitos professores têm excelente formação. Pode trabalhar em departamentos de exportação, laboratórios, criação de produtos, etc. Isso é teres uma ideia errada das necessidades das empresas, hoje em dia. Então um professor de contabilidade não pode trabalhar na tesouraria de uma empresa. Um professor de línguas não pode trabalhar no marketing? Etc? Eh, onde estou, uma empresa bem conhecida daqui, mal houve despedimentos de professores, agarrou logo os que pode. Deve ser por isso que tem as vendas a crescer acima dos dois dígitos.
    .
    .
    Claro que eles devem ter a liberdade de escolha. Mas não à custa dos impostos alheios. Apenas isso.

    Gostar

  27. zazie's avatar
    zazie permalink
    30 Setembro, 2011 14:39

    Eu tenho pessoas conhecidas no meio, apesar de não trabalhar para o Ministério da Educação. E estou a par do caos que vai lá fora com essa lógica de transformar tudo em mercadoria.
    .
    À parte isso, defendo o ensino privado mas com autonomia curricular e sou hiper-liberal nessa matéria. Não por questões monetárias, nem tretas de “cheque-ensino”, mas por benefício de formação dos jovens. Nunca uma fábrica de chouriços, com a mesma receita pode gerar qualidade.

    Gostar

  28. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    30 Setembro, 2011 14:41

    “E não é com “links” que se fala do ensino e do ordenados dos profs ou da forma como são tratados em comparação com o resto da infinita gente que vive do orçamento.”
    .
    .
    Se a decisão da guerra fosse deixada apenas aos seus experts, leia-se aos militares, o mundo estava perdido. Não precisamos de ser experts. Só precisamos de dizer assim: não há dinheiro, não pode haver tanta despesa pública. Há que cortar gastos salariais. Paciência.
    .
    .
    Ou às tantas um CEO precisa de saber fazer carros para ser bom CEO de uma fábrica de carros? ehehheh

    Gostar

  29. zazie's avatar
    zazie permalink
    30 Setembro, 2011 14:42

    Não estou a brincar. Estou a dizer que isso é questão à parte. É outra conversa. Eu própria tenho trabalhado nas coisas mais díspares e não me fiquei por ser funcionária pública. Mas isso é outra coisa e não é debate acerca do Ministério nem do Ensino em Portugal.
    .
    E, acrescente-se que as empresas por cá não estão minimamente abertas a formações fora da cartilha do nome da profissão. Nem em França, por exemplo.

    Gostar

  30. zazie's avatar
    zazie permalink
    30 Setembro, 2011 14:45

    Mas ó maluco, tu só cortas na despesa do ensino se cortares na oferta que as escolas estatais dão.
    .
    Querias escolas abertas, inscrições abertas, ensino oferecido, e depois cortavam na despesa, não colocando profs.
    Aquilo ficava museu do ensino e os putos faziam de actores, fingindo tudo que era uma escola.
    .
    Era uma escola muito engraçada, não tinha profs, não tinha nada. “:O))))))

    Gostar

  31. zazie's avatar
    zazie permalink
    30 Setembro, 2011 14:46

    Ninguém podia estudar ali, porque ensino não morava lá.
    “:O))))))
    .

    Gostar

  32. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    30 Setembro, 2011 14:46

    Bem o caso francês, não sei. Sei é que a minha mulher ofereceu uma oportunidade a uma professora tuga daqui e ela preferiu ir para outra escola. (A dela fechou para cortar custos na Càmara Municipal.) E vai ganhar pior, mas é aquilo que gosta, paciência. Mas essa mesma pessoa, que era professora do secundário em Portugal, diz mesmo que se fosse por dinheiro, preferia estar em Portugal. Ela deve saber o que diz, não é?
    .
    .
    Aqui o problema é o seguinte. Tens custos salariais elevados. Não há outra opção senão os cortar. As três modalidades já disse aí em cima. Não há outra solução.

    Gostar

  33. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    30 Setembro, 2011 14:49

    “Mas ó maluco, tu só cortas na despesa do ensino se cortares na oferta que as escolas estatais dão.”
    .
    .
    Eu nem discuto as modalidades, mas, por exemplo, o exemplo alemão é bom. As escolas são geridas de acordo com empresas e associações empresariais. Muitas vezes os custos são divididos, com formação na própria empresa. E este caso alemão até é o mais conhecido, mas é normal por alguns países da europa. O problema é que, se calhar, enquanto eu vejo professores (sobretudo de línguas) andarem pelas empresas a darem formação, em Portugal duvido que eles, os professores aceitassem. O tanas! ehehehehe

    Gostar

  34. zazie's avatar
    zazie permalink
    30 Setembro, 2011 14:52

    Claro que qualquer pessoa sensata prefere ficar cá a não ser que seja para ganhar balúrdios que cá não ganha.
    .
    A qualidade de vida é melhor e o clima também. Isso é mais que óbvio.
    .
    Mas o ensino tem custos elevados porque é totalitariamente estatal. Por mais nenhuma razão. Os ordenados dos profs não o encarecem. A não ser os do secundário.
    .
    Agora tocar nisto é que deve ser complicado. Destruíram o particular. Asfixiaram tudo com concorrência estatal.

    Gostar

  35. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    30 Setembro, 2011 14:55

    Ah! Pois. Tentaram destruir o particular. E as escolas ligadas à igreja, por acaso as melhor geridas e que melhor forma. Isso tens razão.
    .
    .
    Mas para dar a volta a isto é cortar a sério e liberalizar. Custa? Claro que custa. Mas é a única forma.

    Gostar

  36. zazie's avatar
    zazie permalink
    30 Setembro, 2011 14:57

    Os nossos profs até são bons por comparação com a chungaria que já vai lá fora. E porque ainda não temos o problema da imigração que o resto da Europa tem.
    .
    Agora a treta das direcções é uma imbecilidade e este ministro não toca nisso nem se apercebe que está a dar mais poder à partidarite. Porque são eleitas pelas “forças vivas da terra”= partidos políticos (PS à cabeça) e têm direito a fundos perdidos que servem para contratar inúteis de folclore.
    .
    Ele está a dar mais poder aos tachos, julgando que está a liberalizar por dar autonomia às direcções. As direcções deviam voltar a ser como antes do 25 de Abril. Tipo reitores. De outra forma mas assim, e com muito mais privado a dirigir. Com escolas de gestão mista. E programas e currículos mais livres para determinado ensino.
    .
    Por cá, se não se seguir a cartilha debitada pelos mongos dos pedagogos, a escola não tem autonomia pedagógica. E o cancro do ensino está nos pedagogos. Todo aí. E esses não dão aulas. Obrigam é os profs a trabalhar para eles em vez de trabalharem para os alunos.

    Gostar

  37. zazie's avatar
    zazie permalink
    30 Setembro, 2011 14:58

    Sim, de acordo. Eu sou hiper-liberal nesta questão mas não a resolvo mantendo o sistema e camuflando os problemas com o chequezinho do ensino público.

    Gostar

  38. zazie's avatar
    zazie permalink
    30 Setembro, 2011 14:59

    E repito- o problema está nos pedagogos. E este ministro sabe porque até foi para ministro por se dedicar a deitar abaixo o eduquês.
    .
    Tirando isso é que julgo que está a leste do ensino e deve estar rodeado por gente que também não conhece corno.

    Gostar

  39. zazie's avatar
    zazie permalink
    30 Setembro, 2011 15:01

    Errata nos ordenados dos profs que podem encarecer são os do superior, claro.

    Gostar

  40. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    30 Setembro, 2011 15:03

    ” E o cancro do ensino está nos pedagogos. Todo aí. E esses não dão aulas. Obrigam é os profs a trabalhar para eles em vez de trabalharem para os alunos.”
    .
    .
    Pois. Mas olha que apesar da boa formação média dos nossos professores (e olha que terem experiência pedagoga é das coisas mais valiosas que têm, embora no mercado português se calhar não é valorizado) eles desde que perderam a autoridade sobre os alunos (as tais modernas teorias pedagógicas, que eu também aprendi, para se quisesse dar aulas) que as escolas deram o berro. Quiseram imitar os sistemas nórdicos e deu borrada. Porque a cultura nórdica não se aplica aos países latinos.
    .
    .
    Agora até os paizinhos batem nos professores e não se pode correr com essa vagabundagem! Pfff!
    .
    .
    Eu tive uma amiga minha, aqui há uns anos, que caiu num bairro social de uma cidade tuga. Uma vez encontrei-a e ela disse que vivia no terror, não apenas do crime na escola mas até ser perseguida em casa. O sonho dela era dar aulas. Tornou-se num pesadelo. Porquê? Ai dela se levantasse a voz a um míudo! Tinha logo a famelga toda do puto a protestar na escola.
    .
    .
    São as modernas teorias pedagógicas. Olhem um puto a faltar ao respeito a ver se não levada uma lambada nos cornos! Também as levei e foram bem dadas. eehehehh

    Gostar

  41. zazie's avatar
    zazie permalink
    30 Setembro, 2011 15:08

    É isso e é pior. Eu nem sabia como a coisa já ia em “actividades paralelas”. Uma amiga contou-me recentemente e é uma coisa de loucos. A quantidade de idioteira que se faz nas escolas para entreter os tipos das Novas Oportunidades.
    .
    Na escola dela a directora (uma palonça xuxa eleita pelas “forças vivas da terra”) meteu lá uma bichona lírica e a bichona levava os aprendizes de calcetagem ao S. Carlos. e lá tinham todos de fazer gargarejos líricos para justificar a pipa que a bichona amiga recebia dos tais fundos perdidos.

    Gostar

  42. zazie's avatar
    zazie permalink
    30 Setembro, 2011 15:10

    Mas havia pior, a tal cena da área de projecto. Contaram-me coisas de se ficar banzado. E só estranho como os pais deixavam que os filhos perdessem tempo a “subir ao mastro” e a fazerem marchas gay e coisas no género, no 12º ano, na véspera de exames.

    Gostar

  43. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    30 Setembro, 2011 15:14

    “e lá tinham todos de fazer gargarejos líricos para justificar a pipa que a bichona amiga recebia dos tais fundos perdidos.”
    .
    .
    ehehehehheh
    .
    .
    Era para ganharem gosto artístico. lololol
    .
    .
    Desde os tempos do FSE que isto agora é assim. Criam-se cursos para sacar umas massas. E vai desde cursos técnicos até aos tais mestrados de gestão, com cadeira ainda mais básicas que as licenciaturas antigas. Ainda no outro dia, o CCZ chamou a atenção para esse problema.
    .
    .
    Eu bem digo que é a pior fonte de despesismo do Estado. Desde livros “receitados” (e respectiva comissão) até a cursos fantasma, há de tudo. É o fartar vilanagem. E é pena, que esse dinheiro se fosse mesmo bem aplicado em formação, teriamos uma mão de obra fantástica.
    .
    .
    Olha, nas férias andei à procura de um picheleiro. Encontrar algum disponível? Está bem. Foi um reformado que vei a minha casa. No entanto, não faltam picheleiros desempregados, segundo se diz por aí. O Estado lixa tudo. Mas lixa tudo mesmo. Impressionante.

    Gostar

  44. zazie's avatar
    zazie permalink
    30 Setembro, 2011 15:22

    Mas os dinheiros para esse folclore é que são estranhos. Ela explicou-me mas aquilo tem tudo siglas e eu não decorei.
    .
    Percebi que as escolas estão cheias dessas palhaçadas e essas palhaçadas são pagas por dinheiro entregues às direcções. Eles têm de os gastar na mesma, a partir do momento em que os recebem.
    .
    Então, essas pipas servem para alimentar estas bichonas líricas e outras anormalidades em complemente a muito anormalidade que já se “lecciona” como a puta da calçada lisboeta que só serve para se cair e fica por um balúrdio.
    .
    Neste exemplo da bichona lírica contratada pela força viva da terra, servia para entendermos, sempre que escorregamos no passeio, que as puta daquela calçada teve cultura lítica e precisou de S. Carlos para ser feita.

    Gostar

  45. Anonimo's avatar
    Anonimo permalink
    30 Setembro, 2011 15:23

    .
    Duma penada deitam ao lixo as expectativas de carreira criadas pelo Estado a muitissimos milhares de Cidadãs e Cidadãos com tantos que se empenharam com empréstimos para obedecerem às obrigações de mais formação etc impostas pelo Estado para a carreira profissional de Docentes com que os aliciou.
    .
    Tudo para o desemprego. Correm com eles como cães e cadelas vadias. E os Professores do quadro tantos com ordenados ESPECULATIVOS de 2000 a 4000 euros mensais ? Para manter isto atiram-se os outros para o lixo ? Para manter isto manda-se a conta para os Subsidios de Desemprego ???
    .
    Para serem Pessoas de Bem porque não baixam os ESCANDALOSOS salários altissimos NUNCA VISTOS NA EDUCAÇÃO e cumprem as promessas e expectativas que criaram a muitos milhares de Professores que nunca admitiram no Quadro ?
    .
    Se o Estado não é Pessoa de Bem não tem autoridade para exigir a qualquer Cidadão ou Cidadã que o seja.
    .
    Senhor Ministro, estes Lobbies têm de ser metidos na ordem prioritariament pois ainda é suposto VExa não ser o ‘ponta de lança’ deles.
    .

    Gostar

  46. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    30 Setembro, 2011 15:26

    São dinheiros dos fundos comunitários. Acho que através do QREN.
    .
    .
    O dinheiro é dado pela UE, se não for gasto, perde-se. E assim inventam cursos e outras tretas para justificar os gastos.
    .
    .
    Mas esse dinheiro a formar tipógrafos, electricistas, serralheiros, picheleiros, etc. era bem mais gasto que alguns que por aí surgiram, como técnicos de futebol. Ou lá o que era. O dinheiro que nos países sérios é bem aplicado (por normas as empresas têm o chamado pano de formação individual) e dão aos desempregados e aos trabalhadores, oportunidades de formação, em Portugal serve para pagar salários e outras porcarias administrativas.
    .
    .
    Os dinheiros da dita CEE até aos dias de hoje, só fomentam corrupção e compadrio em Portugal. Tanto dinheiro é dado a Portugal e os resultados…

    Gostar

  47. zazie's avatar
    zazie permalink
    30 Setembro, 2011 15:31

    É isso. Isso dos fundos perdidos é um mundo.
    .
    Esta minha amiga até fez férias no Leste, o ano passado, à custa de um fundo perdido algures na UE que servia para se fazer férias à borla fingindo que se estava a fazer trocas de experiências de ensino e formação.
    .
    Olha, até os Blasfemos já andaram em passeata por Bruxelas para verem como é lindo o Parlamento e a União.
    .
    E saborosas as moules.
    “:OP

    Gostar

  48. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    30 Setembro, 2011 15:35

    Com dinheiros comunitários? Eu também quero. ehhehhehe

    Gostar

  49. JCA's avatar
    JCA permalink
    30 Setembro, 2011 16:16

    .
    A-C
    bom alvitre mas seria uma excelente publicar uma lista dos “departamentos de exportação, laboratórios, criação de produtos, etc. Isso é teres uma ideia errada das necessidades das empresas, hoje em dia. Então um professor de contabilidade não pode trabalhar na tesouraria de uma empresa. Um professor de línguas não pode trabalhar no marketing? Etc”
    .
    Pura e simplesmente não os há.E cada vez irá haver menos. Espere-lhe pelos efeitos do ‘corte de 50% do subsidio da Natal’ a arrasar propositadamente (toda agente que é assim, menos quem manda por isso propositado) mais uns valentes milhares de Empresas no Comercio, Industria e Serviços ancoradas no tradicional Consumo Natal. Mais uns bons milhares a juntar aos milhares dos Professores Lixo.
    .
    Já agora a coisa do Quadro não é bem só nos Catedráticos, até no Primária (Básico) há Profs do quadro a ganhar mais que 2.500/3.000 € mês. É transversal a todos os graus de Ensino.
    .

    .

    Gostar

  50. ccz's avatar
    30 Setembro, 2011 16:27

    Escola Secundária, ensino público.
    .
    País em crise: défice, desemprego, cortes, … todo o rol que imaginam.
    .
    Prof chega à aula e convida alunos a inscreverem-se numa visita de estudo 5 dias a capital estrangeira 800€/aluno…
    .
    Onde é que esta gente anda com a cabeça?
    .
    Será que são os alunos que lhe pagam a viagem?

    Gostar

  51. zazie's avatar
    zazie permalink
    30 Setembro, 2011 16:30

    Mas quem é que julga que ia pagar a viagem, CCz?
    .
    Só se for mais uma tanga de fundo perdido. Porque é impossível que os profs inventem viagens de estudo e sejam remunerados para isso.

    Gostar

  52. ccz's avatar
    30 Setembro, 2011 16:33

    AC,

    Check this

    http://blogs.hbr.org/cs/2011/09/us_manufacturing_comeback.html

    Em especial:
    “Some companies are reporting temporary shortages of skilled workers such as tool and die technicians. A study by the National Skills Coalition, released at the August 21, 2011, meeting of the Southern Governors Association, affirms this. It found that 52% of employers, as compared to 14% a year ago, in the southern American states, Puerto Rico, and the U.S. Virgin Islands are having trouble filling certain jobs.”

    Gostar

  53. ccz's avatar
    30 Setembro, 2011 16:36

    Zazie,

    A viagem de cada aluno é para ser paga por cada aluno. O que estranho é a falta de sensibilidade para o impacte de 800€ no orçamento familiar nesta altura do campeonato. Pessoalmente, teria vergonha de falar desta possibilidade nesta altura.
    .
    A viagem é de turismo, é para os meninos contactarem in locu com uma lingua estrangeira

    Gostar

  54. ccz's avatar
    30 Setembro, 2011 16:38

    Zazie, tangas a fundo perdido no ensino público é no ensino profissional… têm tanto dinheiro e desperdiça-se tanto que quem sabe até se envergonha.
    .
    Tudo é pago, desde as canetas até às calculadoras de último grito

    Gostar

  55. zazie's avatar
    zazie permalink
    30 Setembro, 2011 16:43

    ehehe Onde isso já vai.

    Gostar

  56. zazie's avatar
    zazie permalink
    30 Setembro, 2011 16:44

    Essa treta das viagens de estudo já se profissionalizou. Até há doutorados em “viagens de estudo”. São as malditas “Ciências da Educação”.

    Gostar

  57. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    30 Setembro, 2011 16:57

    Caro CCZ, há de facto sinais contraditórios no States. Estive a ver os dados que sairam há minutos de Chicago e até surge lá uma coisa esquisita, com aumentos de preços de 400% e falta de um dado produto e seus componentes. Mas depois temos os gajos da ERCI a apontarem para uma eventual recessão global dura. Isto está um bocado complicado. Não há sinais claros do que raio se está a passar naquele país.
    .
    .
    As mercadorias estão a levar no corpo, excepto o pitroil que conta para nós. Deve haver gente a libertar-se da activos especulativos comó caraças. Se juntarmos os rumores sobre um grande banco americano, ainda pior.
    .
    .
    Mas em termos estruturais, até acredito que alguns sectores americanos estejam a inverter o declinio. Mas há uma coisa lá que falha muito: falta de mão-de-obra qualificada. E deve ser isso que deve estar a chatear esses sectores mais dinâmicos.

    Gostar

  58. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    30 Setembro, 2011 17:06

    “1. “We are seeing unannounced and incredible inflation on one product, multiple parts, that we
    are purchasing out of Europe. At 400% increase we thought surely must have been a mistake.
    This is not related to $ exchange since we pay in Euros already. Supplier says they cannot
    absorb costs anymore.”
    .
    2. “Continued export of manufacturing with simultaneous mandates to reduce global raw
    material inventories while maintaining high customer service levels globally is the greatest
    challenge. Locating new localized sources for raw goods in new manufacturing locations also
    lenghty and expensive. Quality consistency seems to be the biggest headache for new factories
    attempting to qualify local suppliers. US based goods often continue to be used at a higher cost
    thus impacting the bottom line but keeping customers coming back.”
    .

    Click to access ISM-CSeptember2011forISMHomepage.pdf

    .
    .
    400% !?!?!?
    .
    .
    Já agora, naquilo que eu penso que os gajos falham bastante. Falta-lhes mão-de-obra de qualidade para produzir com qualidade:
    .
    “Quality consistency seems to be the biggest headache for new factories attempting to qualify local suppliers.”
    .
    .
    A produção americana era bastante fraca e foram ripados pelos chinocas. Agora perderam pau e bola. Mas podem sempre contar com os produtores tugas, se eles fizerem um esforcinho. ehehheh

    Gostar

  59. Beirão's avatar
    Beirão permalink
    30 Setembro, 2011 18:56

    Ó pá, mas anda tudo passado da cabeça! Claro que só por andar, após o 24/A, metade do país a viver à gosma do Estado, é que ‘esta coisa’ pode ser notícia… Cabe porventura na cabeça de alguém, que tenha da vida um juízo razoável, que o ministério da Educação, isto é o Estado, isto é eu e todos aqueles que como eu pagamos balúrdios em impostos, tenha de contratar, sem deles precisar para coisa nehuma, essas catervas de gente que vai para ‘professor’ e que todos os anos terminam o ensino superior? Mas esta esquerdalhada, que só sabe viver à sombra do Estado, acha que o dinheiro é inesgotável e cai das árvores? Que lata!

    Gostar

  60. Beirão's avatar
    Beirão permalink
    30 Setembro, 2011 18:58

    “Após o 25/A”, naturalmente.

    Gostar

  61. JCA's avatar
    JCA permalink
    30 Setembro, 2011 19:07

    .
    The jihadist drummer: Muslim musician held over plot to attack Pentagon with remote-controlled toy plane packed with explosives
    http://www.dailymail.co.uk/news/article-2043017/FBI-foils-Rezwan-Ferdauss-plot-attack-Pentagon-toy-plane-packed-explosives.html#ixzz1ZPKoyuVi
    .

    Gostar

  62. RC's avatar
    30 Setembro, 2011 23:25

    O que é espantoso é que nem sequer estão a ser contratados os professores necessários. Na minha escola, nesta altura do ano lectivo, ainda há imensas turmas sem profs de diversas disciplinas.

    Gostar

  63. nela's avatar
    nela permalink
    1 Outubro, 2011 14:33

    Espantoso, espantoso é acharem que ainda são necessários professores, quando os meis de comunicação e a net ensinam tudo!
    Se eu mandasse, eram necessários ainda menos professores: decretava que as paredes fossem abolidas e, com écran gigante,um professor por disciplina e por ano de escolaridade, em cada escola, chegava perfeitamente .
    Melhor: afinal como as nossas crianças são tão bem educadas e motivadas, bastavam alguns professores em Lisboa a ministrarem conhecimentos via TV, para todas as escolas do país.

    Gostar

Deixe uma resposta para anti-comuna Cancelar resposta