pedido de esclarecimento
18 Outubro, 2011
Alguém saberá informar quantas fundações já foram encerradas? Quantas empresas públicas foram já privatizadas ou qual é o calendário das privatizações? Quais os organismos do estado e da sua administração que já efectivamente desapareceram? Se a RTP vai ser ou não vendida, e quando haverá uma decisão palpável sobre essa empresa? Se a TAP vai pelo mesmo caminho e quando? E o que irá suceder com a Caixa Geral de Depósitos, alguém poderá dizer-nos? Quando? 120 dias após a entrada em funções do governo e muitos impostos entretanto já criados, aumentados e cobrados, será cedo ainda para termos respostas que ultrapassem as simples declarações de intenções?
26 comentários
leave one →

Acho sim, que ainda é muito cedo.
GostarGostar
Quantas fundações encerraram não sei, mas sei de uma que abriu! E do Ministério da Cultura, perdão, da Secretaria de Estado da Cultura! Com um modelo danoso de financiamento e de gestão de um bem público!
GostarGostar
Um ex-Ministro , aliás competente (o que é raro…) me confidenciou que não confiasse em “governantes” que chegam ao poder e dizem que vão estudar … E agora já passaram 120 dias e ainda andam a apanhar bones (quando os apanharem já não temos cabeças…) .
GostarGostar
Alguém saberá informar onde param os defensores dos cortes nas Gorduras do Estado?
OE2012
Quem paga a CONTA (10.169M€)
Famílias 62%
Estado 32%
Empresas 6%
Ou, como se verifica, as tais GORDURAS que defendiam ser cortadas, são os Salários e as Pensões?
GostarGostar
Nunca um governo fez tanto pela saúde dos portugueses! Povo mal agradecido este…
http://hypescience.com/18398-restricao-de-calorias-pode-extender-a-vida-de-humanos-tambem/
GostarGostar
Muito bem a pergunta. Oportuna. Até que enfim que é feita. Os comentaristas radiofonicos e televisivos e os demais imbecis a quem dão voz, parecem todos trabalhar para o Estado. Estão formatados no ideário socialista do Estado-Empresa e apenas se preocupam com aumento da receita. É o IVA, o IRC, o IRS. Os jornais só falam disso, e é escandaloso ver no OE a importância que é dada ao aumento dos impostos e ao peso da canga fiscal na economia do quotidiano. Entretanto os parasitas da manjedoura do Estado continuam abancados. Cada vez mais tranquilos. O Passos Coelho que se cuide porque se os deixa ganhar forças, a seguir vai ele à vida.
GostarGostar
Fundação José Saramago, Fundação do Bloco de Esquerda ( CES ) , Fundação da Jacobinada ( Impresa )…
GostarGostar
Eu gostava de saber se o Paulo Portas já arranjou compradores para os DOIS SUBMARINOS que nem para a pesca de jaquinzinhos serve!
Ele tem andado pelo Magebe, oxalá que ele venda os submarinos ao Reino de Marrocos!
Incha Alá!
GostarGostar
Caro Rui.A.,
Bom post, coerente, lúcido e directo ao assunto e assim acutilante.
Mais graves que as medidas tomadas e como graves assim adjectivadas só e tão só quando comparadas com as medidas não tomadas, essas sim urgentes e sem vislumbre de execução.
O Monstro Estado mantêm-se e deleita-se com as medidas tomadas.
Uma reforma orçamental, verdadeiramente injusta sem REFORMA ESTRUTURAL, ao contrário do que JM por aqui postou na sua ignorância/desprezo pelo Verdadeiro Monstro.
Mais uma vez, excelente post Rui.a, pela sua imparcialidade temporal.
GostarGostar
O que era urgente está feito… FALTA O IMPORTANTE!
GostarGostar
Claro que é cedo, amigo. Não se lembra do que disse o falecido Teixeira-dos-Santos? Esta gente pouco tempo teve para dormir e teve que trabalhar de pé. Tenha paciência, que é de borla. Pode ser que alguma coisa de bom resulte, embora a coisa esteja negra.
GostarGostar
rui. a., você seu a si mesmo a resposta às perguntas que fez e todos nós aguardamos respostas. Os 149 dias são um prazo muito curto para pôr outro sistema coerente em marcha. Um arranque através de escolhos, muitos deles com tramas de muito difícil solução.
A pressa mata o caminhante e destrói a construção.
GostarGostar
*errata: você deu
GostarGostar
E convém não esquecer as “ONGS” subsidiadas pelo Estado : identificá-las e quantificar o respectivo subsídio.
Suspeito que, se fôr feito, iremos ter grandes surpresas…
GostarGostar
A Solução será destruir mais Economia Livre: Impostos.
GostarGostar
Lasciate ogni speranza, voi che entrate.
GostarGostar
Vivemos numa sociedade oprimida pelos IMPOSTOS.
Mais impostos para pagar a chulança nacional, os altos quadros, a classe politica corrupta, os partidos politicos repletos de incompetentes e chulos, as parcerias público-privadas, os submarinos, o Alberto João, o BPN, o BPP, etc, etc.
Não se valoriza quem trabalha, quem se esforça, quem estuda, quem quer ser diferente da carneirada.
Quem fôr defensor de mais IMPOSTOS só lhes digo: QUE VÂO PARA A PUTA QUE VOS PARIU!
GostarGostar
Uma muito oportuna solicitação a merecer por certo a unanimidade dos muito esforçados contribuintes, jmm
GostarGostar
O que esta tralha está a fazer é uma transferência consciente da riqueza das classes médias para um restrito número de ricos. Eles sabem que mesmo depois de corridos do poder o crime os compensará: vão direitinhos aos conselhos de administração desses que dolosamente beneficiaram com a sua política.
Eles pagam tudo direitinho: os submarinos do Portas, o BPN, o BCP, os rombos da Madeira.Pagam aos que tanto têm, retirando aos que, algo, pouco ou nada têm.
Contensão da despesa, dizem eles?
Mas a despesa na área do corrupção e do tráfico de influências ( aquisição de bens e serviços) subiu 42.7% em Julho e 33,7% em Agosto. E o pagamento por turma aos colégios de meninos ricos subiu de 80 para 85.000 euros na semana passada.
A despesa desceu? É verdade, mas só à custa dos que menos têm. Para os paraísos fiscais e off-shores e para a sub e a sobrefaturação continua a ir dinheiro que daria para pagar toda a dívida.
E eles sabem de quem.
GostarGostar
NUNO II versus NUNO I
Um ex-Ministro , aliás competente , o que é raro , me confidenciava ; “Não acredite em politico governante que chega ao poder e diz que vai estudar” …
Ainda não reparou que esta conversa (deles) para parolos (que não somos nós) , já dura há mais de trinta anos …
GostarGostar
de caminho mais uns quantos institutos ótótóridades..
GostarGostar
Deixa-os poisar!!!
GostarGostar
Ohh Arlindo, bronco de primeira, não se ofenda a si próprio! Deixe lá a sua mãezinha em paz, ela não tem culpa de ter um filho tão obtuso que nem percebe que agora critica algo que decorre daquilo que sempre defendeu, carneiro convicto do só-cretino. Ou julgava que havia qualquer outra solução para o esbanjamento monstruoso que temos visto nos últimos anos? E que se saiba, quem cortou as vazas ao AJJ foi PCC…o gorila madeirense já lá está há muitos anos!
Mas é preciso coragem para se olhar no espelho e reconhecer-se que se é uma grande besta! Parabéns!
GostarGostar
http://www.youtube.com/watch?v=zoLZ-1y6Lr4 apocalipse ?
Pela leitura diária do tão esquecido jornal da República , se conclui que este famigerado Governo PPC nada fez ou pouco fez i.e. o que fez foi dizer uma coisa antes das eleições e fazer uma outra demoníaca depois das eleições . Apenas Propaganda (anestesia) Politica ao nível a que já nos habituaram … Incompetentes , aldrabões , mentirosos , mixordeiros
e quejandos criminosos sem crime e sem punição !… À vista nada se fez
no sentido de um justo orçamento sustentável quer no SNS quer na Educação onde inexiste autoridade e disciplina . Desconhecem a produtividade e a eficiência . Os pormenores escapam com a escassez de espaço . E sem Natalidade e Educação , Portugal não tem futuro …
Esta é a grande “pecha” de há já uma larga e vasta dezena de anos…
E da saúde mental dos portugueses ninguem fala !…
Reorganizar o poder judicial de molde a uma justa redução das insuportáveis taxas de justiça . Havia já duas Justiças : uma para ricos , outra para pobres . Agora passa a haver quatro : o PGR ( que PPC queria
demitir antes das eleições ) para garantir o tacho ,“avocou” a si todos os
processos que envolvam Politicos .Ainda , inexistência de orçamentos sustentáveis , na Administração Central e Local e afins … Este Governo
continua a desconhecer a regra necessária e suficiente “apenas custos
necessários e indispensáveis” … E sobretudo , uma radical moralização nos ordenados e reformas . E pior , inexiste responsabilidade civil e penal na gestão das coisas publicas . Fartai vilanagem …
(Há já cem anos que os patetas dos “tugas” se lamentam de os governantes criminosos não fazerem as leis dos seus próprios crimes )
A final o que vai este Governo fazer ? Aumentar o IVA !…Talvez a elasticidade das procuras faça uma partidinha ao nosso “omnisciente
tesoureiro do Terreiro do Paço” o ex-burocrata da CEE …
A receita do IVA e IRC pelo contrário pode descer . O Desemprego pode aumentar com os consequentes aumentos da Despesa Publica e os esperados conflitos sociais . E pelo contrario , teremos um aumento do Deficit e da Divida do Estado !… Talvez , pequena melhoria na Balança de Pagamentos e Balança Comercial pela diminuição das importações mas a factura do petroleo não perdoa … Mas Portugal poderia ser mais rico exportando “criminalidade” da qual aliás ninguem fala !…
Resta-nos a evasão fiscal e apenas o crescimento da economia paralela .
Evasão fiscal na faixa fronteiriça a qual também vai contribuir para uma diminuição da receita de IVA e IRC e aumento do Desemprego com os inerentes custos sociais .
Por outro lado , para diminuir a Despesa Publica mas de forma contraditória , este Governo vai sonegar os subsidios de ferias e natal dos funcionários publicos !… Constitucionalidade duvidosa ?
Mas com objectiva inconstitucionalidade a pretensão deste Governo em confiscar os subsidios de ferias e de natal , no sector privado . Seria uma forma abusiva deste Governo aumentar as receitas do Estado .
Propaganda Politica.Poeira nos olhos dos funcionários publicos ?
No limite o trabalhador em conluio com o empresário , teria sempre a possibilidade de renunciar a estes subsidios o qual numa relação saudável a prazo beneficiaria desta renuncia .
Olhando para a equação keynesiana e com um rendimento disponivel a caminhar para zero e com a actual solvabilidade do sistema financeiro ,
a mentirosa promessa de PPC de um crescimento económico só pode revelar o que de pior pode existir num politico pseudo governante .
Também , numa economia desorganizada , a possibilidade inesperada
de mais 30 minutos diários , só pode demonstrar q.b. a incompetência
deste infeliz Governo . À loucura socrática que sofria de inumerocracia
sucede outra que tendo tudo o que de pior aquela tinha , tem como
frágil suporte um ex-play-boy travestido com oculos de pseudo intelectual e ao peito a bandeira dum Portugal que já não existe
e coadjuvado pelo pai do Monstro que agora até virou Monstro !…dixit
Bandarra
http://sites.google.com/site/acudamedeus/ (vd.anexos)
http://www.tabusdecavaco.blogspot.com/
http://www.gasmed.org/LinkClick.aspx?fileticket=9lcTf1P_lWs%3D&tabid=84&language=en-US
GostarGostar