uma “manif” e já está!
A Ministra da Justiça apresentou uma auditoria feita à conta dos serviços prestados ao estado pelos advogados estagiários, na qual supostamente se detectaram 17 mil irregularidades. Ainda que desconhecedor do referido relatório e apesar da enormidade dos números, quero crer que o mesmo se encontra devidamente circunstanciado e documentado, e que não se terá ficado por simples afirmações sem a necessária fundamentação factual. Ora, a cada uma destas acusações, como responderam os advogados visados? Com a contestação das mesmas, demonstrando, assim, a sua inocência e a inépcia, ligeireza, até, eventualmente, a pusilanimidade persecutória da Ministra? Não, nada disso. Certamente inspirados pelo condottieri que os pastoreia, responderam com uma “manif” marcada para o Terreiro do Paço, à porta do ministério, para exigirem a cabeça da titular da pasta. Um bom método a adoptar para o futuro da profissão: sempre que tiverem que defender um cliente, é fazer uma “manif” e já está.

A justiça é um circo portanto os advogados entenderam participar no circo. Atente-se nesta ordem cronológica de notícias retiradas do Expresso online no último mês:
.
03 de Novembro de 2011
Prisão de Isaltino Morais iminente
Tribunal Constitucional considera transitado em julgado o último dos recursos do presidente da Câmara de Oeiras e abre caminho para o cumprimento por Isaltino Morais dos dois anos de prisão efetiva a que foi condenado por corrupção
________________________________________________________
10 de Novembro de 2011
Isaltino Morais já devia estar preso, diz Noronha do Nascimento
Em entrevista ao “Diário Económico” o presidente do Supremo Tribunal de Justiça diz que o processo do autarca de Oeiras é um case study do labirinto penal
________________________________________________________
29 de Novembro
Caso Isaltino: Tribunal da Relação recusa corrigir decisão sobre juíza
Tribunal da Relação de Lisboa recusou o pedido do autarca para que fosse corrigida parte da decisão que negou o afastamento da juíza do tribunal de Oeiras.
________________________________________________________
Hoje
Tribunal da Relação dá razão a recurso de Isaltino
Juíza de primeira instância vai ter de apreciar se os crimes de fraude fiscal pelos quais o autarca foi condenado prescreveram
GostarGostar
Teve que ser : os primeiros a serem presos por corrupção não poderiam ser outros senão *os laranjas*.
É BEM FEITO.
MAS ATENÇÃO: daqui para diante já não se pode poupar quem quer que seja CORRUPTO.
ISTO É : A *COR* não interessa. CADEIA COM ELES!!!
GostarGostar
_____e os Pintos deixam de cantar de galo.
GostarGostar
O *anedótico* Marinho Pinto sente-se perseguido pela ministra Teixeira da Cruz . . .
O povo foi roubado pelos senhores advogados, ela disse-o, o Brutamontes da Bestonário
em vez de agradecer a diligência, salta-lhe para a garupa. É a morte do EMISSÁRIO que ele EXIGE. . .
ESTAMOS FEITOS. . .
GostarGostar
falsificação de documentos em exercício de funções jurídicas ao serviço do Estado, e reter ilegalmente as penhoras cobradas (como fazem ou faziam até à semana passada algumas solicitadoras de execução) não é passível de prisão efectiva? Então a Justiça só tem de aplicar a lei. O resto é pura fumaça par obnubilar a visão.
GostarGostar
que se manifestem no pátio da prisão…
GostarGostar
é verdade , e perdoem-me os justos , muitos destes dr’s de direito são umas sanguessugas do sistema , alimentam-se do que dos outros
GostarGostar
“Certamente inspirados pelo condottieri que os pastoreia, responderam com uma “manif” marcada para o Terreiro do Paço, à porta do ministério, para exigirem a cabeça da titular da pasta. Um bom método a adoptar para o futuro da profissão: sempre que tiverem que defender um cliente, é fazer uma “manif” e já está.”
.
.
E esta gente é supostamente o melhor de Portugal: licenciados e/ou com mais formação superior, habilidosa no manejo das leis (salvo erro, o personagem Vito Corleone dava mais valor a um advogado que 100 gangsters), gente conhecedora do sistema de Justiça e de como o transformar num labirinto kafkiano. Enfim, as supostas elites de Portugal são assim.
.
.
O que me custa é entender depois como só se vê críticas aos políticos, juízes, magistrados, etc. e e nunca aos dignissimos advogados da nossa praça. Como se eles não se alimentassem também do sistema, onde podem cobrar os seus honorários ao longo de anos, em processos criados pelo caracol.
.
.
Como diz a anedota. Sabem o que é um advogado pendurado pelo pescoço numa figueira? Um bom começo.
GostarGostar
@anti , mas o problema é que todos temos um advogado na família, entre os amigos. Não se confronta, evitamos o mau ambiente. Generalizar estas coisas é perigoso…
GostarGostar
A manif é uma aberração diga-se. No entanto não deixa de ser curioso que os supostos 500 mil euros quando divididos pelas 17 mil ocorrências dá a exorbitante quantia de quase 30 euros por ilícito. Some-se a isto serem mais de mil os acusados e assumindo que roubam todos por igual nem 500 euros dá a cada um.
.
Ou os números estão mal ou isto é mesmo uma palhaçada para entreter a populaça patrocinada pelos verdadeiros advogados criminosos.
GostarGostar
A culpa de tudo isto é do Ministério da Justiça que deveria auditar, conferir e monitorizar permanentemente todos os actos do apoio judiciário.
Como nos impostos, quando alguns contribuintes aldrabam o sistema, são coimados ou processados, também os advogados (uma minoria) que prevaricaram devem ser castigados e processados.
A postura da Ministra da Justiça é patética, risível e politicamente estúpida.
Claro que faz todo o sentido ela ser demitida pelo Sr. Primeiro-Ministro.
Ou vivemos no Corno de África?
GostarGostar
“@anti , mas o problema é que todos temos um advogado na família, entre os amigos. Não se confronta, evitamos o mau ambiente. Generalizar estas coisas é perigoso…”
.
.
Pois temos. Mas isso não invalida as críticas ao grupo. E se reparar, sejam advogados ou funcionários públicos, todos nós os temos na familia, entre os amigos, etc. Mas também é preciso os atacar e mostrar que quem apoia corporações e se integra nelas, acaba por aceitar o sistema.
.
.
Mas eu não gosto das corporações. Não gosto. Sindicatos, gosto, se bem geridos e intencionados. Corporações não é para mim, só mesmo obrigado por lei.
GostarGostar
Ó Arlindo, olhe aqui o que Vc. diz:
.
.
“A culpa de tudo isto é do Ministério da Justiça que deveria auditar, conferir e monitorizar permanentemente todos os actos do apoio judiciário.”
.
.
Foi o que esta ministra começou a fazer, ao contrário do que se fazia durante o maravilhoso consulado do seu adorado líder, Pinócrates.
.
.
“A postura da Ministra da Justiça é patética, risível e politicamente estúpida.”
.
.
Então ela está a fazer aquilo que Vc. defende a afinal é estúpida?
.
.
Já se viu ao espelho, caro Arlindo?
.
.
(E eu nem simpatizo com o personagem que está à frente do ministério, mas agora que ela está a atacar os podres do sistema, Vc. já a apelida de estúpida e precisamente estar a fazer aquilo que Vc. defende? tenha lá paciência. Ou Vc. é estúpido ou rídiculo. 😉 )
GostarGostar
Se os estagiários de Direito se manifestam, é porque é um direito.
GostarGostar
Este post absurdo é de uma ignorância a toda a prova. Primeiro, não são advogados estagiários que fazem, actualmente, as defesas oficiosas, mas sim advogados. Segundo, não são necessariamente os visados por este relatório que se irão manifestar, mas sim quem se sente injustiçado pela forma como esta questão tem sido gerida pela Sra. Ministra. Passo a explicar: ninguém quer encobrir eventuais irregularidades que foram cometidas, todos achamos bem que se fiscalize e denuncie, o problema está no modo como foi feito e apresentado e as intenções que estão por detrás, quando todos sabemos – ou devíamos saber – que foi o Estado o primeiro a incumprir e já há muito tempo ao não pagar a tempo e horas os honorários devidos a advogados no âmbito do apoio judiciário. Não falo de atrasos de um mês ou dois, pois pode até chegar a anos! Quantos advogados gastam horas de trabalho e adiantam despesas sem receber em devido tempo o que a lei estipula que deve receber? Faz ideia? Não deve fazer ou não teria escrito a inanidade que escreveu. A verdade é que com todo este espectáculo mediático tão bem montado pelo governo, passa-se para a opinião pública, sempre tão susceptível nestas questões, a ideia de que os advogados andam a subtrair dinheiro aos contribuintes – o que em tempos de crise tem um impacto tremendo – caindo assim no esquecimento o “pequeno” pormenor de que a maior parte dos advogados que prestam o apoio judiciário – e que não cometeram qualquer irregularidade – é credora há imenso tempo de milhões de euros em honorários, em clara violação da lei. Com que moral pode então apresentar-se um relatório destes com tamanha pompa e alarido? É areia para os olhos. E pelos vistos resulta.
GostarGostar
“A Ministra da Justiça apresentou uma auditoria feita à conta dos serviços prestados ao estado pelos “advogados estagiários”, …
Isto não tem nada a ver com advogados-estagiários…
Desde a tomada de posse do bastonário Marinho, 1º mandato, que o apoio judiciário é feito em exclusivo por Advogados.
Deixem os estagiários fora disto que não fazem parte…
GostarGostar
Então se a culpa é do anterior titular da Justiça, ela que o digo, e não ande a fazer guerras contra a Ordem dos Advogados ou a tentar assassinar institucionalmente o Sr. Bastonário da Ordem dos Advogados.
Mas quanto à Justiça, toda a gente sabe que este «sector» em trinta e sete anos de «democracia», mais de vinte e cinco foram entregues a personalidades do PSD.
O último foi o inenarrável Aguiar Hífen Branco, um fidalguinho do Porto…e que também é «advogado» (cala-te boca!)….
GostarGostar
Se a ministra está a corrigir uma situação, é desnecessário uma confrência de imprensa para
lançar algumas acusações de uma forma, inaceitável, para quem se queira dar ao respeito!
É do domínio público que, o IGFMJ há muito que anda sem rei nem roque, com “buracos” de toda
a natureza, por isso, é extemporânea a saída da ministra agitando a questão das defesas oficiosas!!!
GostarGostar
“Ou Vc. é estúpido ou rídiculo”
.
Desculpe-me A-C, mas está a usar mal a gramática.
.
A conjunção “OU” é alternativa ou disjuntiva.
Como o seu nome indica, expressa uma relação de alternância, seja por incompatibilidade dos termos ligados ou por equivalência dos mesmos.
.
A verdade e a gramática teriam ficado mais correctas se tivesse usado a conjunção coordenativa aditiva “E”.
A frase correcta seria “Vc. é estúpido e ridículo”.
GostarGostar
“A frase correcta seria “Vc. é estúpido e ridículo”.”
.
.
Peço desculpa, mas a minha intenção era essa mesma. Mas não excluir uma hipótese pela outra. Talvez assim se entenderia melhor:
.
.
Ou Vc. é estúpido e/ou rídiculo. ehehheheehh
.
.
A sério. Eu leio coisas do arco da velha por aqui. As do Arlindo já não ligo. Mas repesco isto, que diz muito sobre como funcionam os nossos grupos profissionais:
.
.
“que foi o Estado o primeiro a incumprir e já há muito tempo ao não pagar a tempo e horas os honorários devidos a advogados no âmbito do apoio judiciário. Não falo de atrasos de um mês ou dois, pois pode até chegar a anos! Quantos advogados gastam horas de trabalho e adiantam despesas sem receber em devido tempo o que a lei estipula que deve receber? Faz ideia?”
.
.
Ou seja, se o Estado é vigarista, que também o é, os advogados também o podem ser. Ou seja, a vigarice de uns justifica a de todos os outros. Mas isto é sério?
.
.
“caindo assim no esquecimento o “pequeno” pormenor de que a maior parte dos advogados que prestam o apoio judiciário – e que não cometeram qualquer irregularidade – é credora há imenso tempo de milhões de euros em honorários, em clara violação da lei. ”
.
.
Mas o autor do artigo esclareceu logo o problema destes advogados:
.
.
“Certamente inspirados pelo condottieri que os pastoreia, responderam com uma “manif” marcada para o Terreiro do Paço, à porta do ministério, para exigirem a cabeça da titular da pasta. Um bom método a adoptar para o futuro da profissão: sempre que tiverem que defender um cliente, é fazer uma “manif” e já está.”
.
.
Ou seja, em vez de eles utilizarem o principal instrumento de um Estado de Direito neste tipo de questões, os Tribunais (que o fazem amíude para os seus clientes, cobrando, senão estes ao fazerem manifes já o deixariam de pagar aos seus representantes juridicos), fazem manifes. Justiça nas ruas, não é?
.
.
A questão aqui é também esta. O tal líder da ordem dos advogados passa a vida a queixar-se das ilegalidades, irregularidades e até crimes das demais classes profissionais, mas o que faz para erradicar este tipo de abusos por parte dos seus “incorporados”? Manda-os fazer manifes?
.
.
Se calhar o problema é outro. Se calhar a ministra, ao usar auditorias, está a descobrir muitos podres na classe profissional. Na corporação. Essas irregularidades, por exemplo. Ou fugir aos impostos, também, eu acrescentaria.
.
.
O tal bastonário da corporação é uma prima-donna das corporações. Um populista. Acho que bem a ministra e o até o Rui A. o desmistifique. Porque o tipo é mesmo uma lástima.
GostarGostar
Ao ler esta noticia, fiquei logo a pensar. Será que o Pinto da Costa conseguiu comprar a águia? Se calhar…
.
.
“Águia Vitória ataca Luís Filipe Vieira”
.
in http://www.dn.pt/desporto/benfica/interior.aspx?content_id=2185934
.
.
Coitado do homem. Se até a águia benfiquista o ataca… ehehheheh
GostarGostar
Mais boas noticias. O factor China?
.
.
“Igualmente confirmada pela ACAP foi a afirmação de Melo Pires de que o aumento de produção da fábrica iria ser “superior a 30%”. Com efeito, segundo os números da associação, ontem divulgados, o aumento de produção da fábrica de Palmela está fixado nos 38,5% nos primeiros onze meses do ano. Só em Novembro, a produção subiu 56%.”
.
in http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=525499
.
.
Em Novembro, só neste mês, a produção da Autoeuropa subiu uns excelentes 56%. Quase que aposto para fazer face às encomendas da China. Uma grande noticia para Portugal!!!!
.
.
Assim sendo, penso que em breve será possível ver a utilização da capacidade produtiva da fábrica acima dos 90%. Um recorde nunca antes atingido, salvo erro. O ano de 2012 poderá ser de recordes para a Autoeuropa. Mas a questão que se põe é. Será possível aumentar mais a produção, mesmo com os tais 200 milhões de aéreos anunciados no reforço da capacidade produtiva da fábrica? Se não o for…
.
.
A grande noticia de 2012 poderia ser: “Volkswagen anuncia nova fábrica em Portugal, devido ao enorme sucesso e esgotamento da capacidade produtiva da Autoeuropa. A China está encomendar muitos mais carros produzidos em Palmela!”
.
Isso é que era uma grande noticia. Sonhar é fácil, mas não proibido, pois não?
GostarGostar
Vivemos encornados pelo sokas
GostarGostar
@anti , devias ter um blog !
GostarGostar
“Volkswagen anuncia nova fábrica em Portugal, devido ao enorme sucesso e esgotamento da capacidade produtiva da Autoeuropa. A China está encomendar muitos mais carros produzidos em Palmela!”
.
Isso é que era uma grande noticia. Sonhar é fácil, mas não proibido, pois não?”
.
A Volkswagem deve estar prestes anunciar a contrução de uma nova fabrica na china…
GostarGostar
O Sokas é que tem dado de comer a muito «fdp» de comentador da televisão!
Alguns desses caramelos até têm «programas de autor»!
Muito dinheiro o Sócrates deu a render a essa canalha.
Se ele cobrasse «royalties» pela utilização do seu nome, certamente que já tinha ultrapassado a fortuna do Alexandre Biedronka….
GostarGostar
Isto está a ser uma pimbalhada do caraças…
É lamentável!
GostarGostar
Vivemos no Corno de África.
Mas na ponta do corno onde 15 anos de socialismo nos puseram e sobretudo os últimos seis,
Ora o iluminado engenheiro de domingo nos últimos seis anos nunca se lembrou de mandar conferir as contas do apoio judiciário (auditoria é ” finesse”)vai daí, atrasando cada vez mais os pagamentos aos ditos cujos advogados.
Óbviamente demita-se a ministra seguinte que mandou precisamente fazer a dita auditoria e pagar parte desses serviços que os iluminados de ontem tinham esquecido.
Se este raciocínio não é da ponta do corno só pode ser da coceira dos dimdim na cabeça do seu autor.
GostarGostar
17000 irregularidades a dividir por 1035 advogados, dá 16,425 irregularidades por advogado, o que parece muito pouco para tanto alarido.
GostarGostar
sempre que tiverem que defender um cliente, é fazer uma “manif” e já está.” disse Anti Comuna
o modelo laranjinha deve ser preferível,porque prático: defender a cliente, carregando os seus milhões de euros e depois, dar-lhe dois tiros na testa,ponto. problema resolvido.ponto.
a laranjinha precisa de milhões para as plásticas faciais e agora não tem o cônjuge ladrão-mor,o teixeira pinto: tem de ir buscar a guita aos pobres defensores oficiosos.
GostarGostar
Isto está a ficar altamente “cómico”!
GostarGostar