Indignações pífias
Está visto, não nos sabemos indignar, mas adoramos fazê-lo, sempre a reboque da agenda mediática que nos indica os alvos – errados – para onde disparar. E logo se levanta enorme tumulto nas redes sociais, com muita gritaria e lágrimas de crocodilo em cascata.
A terapêutica que se defende nunca é a adequada e da sua aplicação resultaria geralmente mais intervencionismo e mais poderes para o Estado, exactamente o inverso do que o País precisa.
O 1º ministro aconselha os professores a emigrarem porque não há dinheiro para lhes pagar e já não se fazem meninos? Chocante! Criem-se já mais turmas, nem que sejam de 2 alunos. Pouquíssimos sugeriram que criassem o seu próprio negócio, no ensino ou noutra área;
Há (só agora???) deputados maçónicos que dominam os partidos? Coisa horrorosa! Viole-se já a privacidade das pessoas, aprimore-se o “ficheiro pidesco” de todo e qualquer candidato, obrigando-o a declarar todas as seitas e grupos a que pertença, religiosas ou não (não esquecer de incluir o lobby gay!…). Não passa pela cabeça de ninguém institucionalizar o lobbying, torná-lo mais transparente, fazer com que os gabinetes de advogados que o Paulo Morais aqui refere saiam da “semi-clandestinidade” em que se encontram; não lembra a ninguém exigir a mudança dos partidos, recusar-se a votar em “candidatos” nomeados por grupos de interesse, actuando dentro dos partidos actuais ou formando novos, se necessário.
O Soares dos Santos mudou a sua holding para a Holanda, sendo por sinal o enésimo a fazê-lo? Simplesmente escabroso! Logo esse hipócrita, que andou por aí a pregar moral. Ilustres deputados, que sabem tanto de fiscalidade como Mário Soares de números, desde logo se aprestaram a propôr taxações em cascata, em tripla ou quádrupla tributação do mesmo rendimento, se necessário. Sabem que a populaça adora bater nos “ricos”, essa espécie que deveria ser extinta, e é sempre mais simpático propôr mais dinheiro para o Estado – que o aplica rigorosamente, como sabemos – do que alterar e simplificar um regime fiscal estúpido que só tem expulsado empresas e repelido investimento do país.
Há muitos “laranjas” no Conselho Geral da EDP? Supremo escândalo! Lá está o Passos Coelho a pagar favores, na habitual distribuição de jobs pelos seus boys. Ninguém atentou em 2 pequenos pormenores: a EDP deixou de ser dominada pelo Estado e as nomeações foram feitas pelos accionistas; os nomeados não são propriamente boys, não é gente ligada aos aparelhos mais cavernícolas, mas gente da “corte”, bem falante, bem educada, com ligações a vários poderes, formais ou fácticos e especializada na arte de influenciar o poder. Não é o governo que continua a mandar na EDP, é esta que pretende agora mandar no governo e escolhe as pessoas que entende estarem mais bem posicionadas para o influenciar. Puro lobbying, nunca assumido, como é habitual neste país. A política energética do governo é o busílis da questão. Mas porque não se exige ao governo que deixe de ter “política energética”?
Em suma, exija-se um Estado menos interventivo a todos os níveis, que ele sair-nos-á bem mais barato e não nos dará motivo para tantas indignações.

Tenhamos esperança porque há sempre novos valores que vão surgindo:
http://lishbuna.blogspot.com/2012/01/sempre-sempre-ao-lado-dos-talentos.html
GostarGostar
Caro LR, reparou como a Alemanha baixou drasticamente o seu défice orçamental, sem sofrer um cataclismo económico? E já reparou como Portugal começará a baixar o seu endividamento externo a partir do ano que vem, segundo as previsões do Banco de Portugal?
.
.
Está a ver os mitos a cairem, um a um? 😉
GostarGostar
Bom, Bom, Bom….ba !!!!!!
O LR nao se “pasma” . Porqué? Porqué? Porque a corrupçao ja está super-cronificada. Ja produzui metástesis em tudo o corpo, digo em toda Tugalandia. Entao ja só fica esperar a ver que se passa. Que se vai passar? Só esperar para ver aplicar a doctrina do sock, quer-se dizer do cata-crakkkkkk.
Ou seia Argentina III em curso. Será que será no 2012? No principio do 2013?
Ai, ai, ai. Que o Santo Antoninho nos ampare e nos guarde e nos pilhe confessados . E Ele sempre fique com todos nós e vós…Amén.
GostarGostar
É o que se chama um post em defesa da ladroagem.
Acabe-se com o estado, mas que fique a policia, as secretas (com a maçonaria e a opus dei) e o exército para proteger os fdp que andam a saquear este país!
GostarGostar
O link do João Lisboa merece ser visto.
GostarGostar
Só verdades. O LR diz só verdades. E porém sente-se aí certa mágoa, uma como tristeza de se dar conta que, ainda que brandamente, a portugalidade reage de passagem à corrupção, ao sectarismo e negócios deste governo, como dos outros, sem resultado .
GostarGostar
E porém já sabe, antes de emigrar, se quer vingar, enfim, safar-se, você tem sempre hipótese de filiar-se no PSD, no PS ou CDS, de passagem passando por alguma loja, armazém da opus dei, da gay, como da maçonaria.
Ou, mais simplesmente, ser dessa classe que distingue os homens bons, ser rico .
GostarGostar
Caro Anti-comuna,
.
“Caro LR, reparou como a Alemanha baixou drasticamente o seu défice orçamental, sem sofrer um cataclismo económico? E já reparou como Portugal começará a baixar o seu endividamento externo a partir do ano que vem, segundo as previsões do Banco de Portugal?”
.
Reparei e não é por acaso que a Alemanha está com taxas de juro negativas. É a necessidade de excedentes orçamentais, pelos quais ambos vimos clamando há longos meses. Só tenho pena que em Portugal ainda não haja sinais de controlo do défice público. O que é visível é um esforço fantástico dos privados na correcção do défice externo. A manter-se esta tendência (oxalá!…) no final deste ano atingiremos o equilíbrio na BTC. E, à semelhança do ocorrido nas anteriores intervenções do FMI, o sector privado (particulares a apertarem o cinto e empresas a conquistarem mercados lá fora), mostra uma capacidade de ajustamento impressionante. O Estado, esse, continua gordo.
GostarGostar
“A manter-se esta tendência (oxalá!…) no final deste ano atingiremos o equilíbrio na BTC. E, à semelhança do ocorrido nas anteriores intervenções do FMI, o sector privado (particulares a apertarem o cinto e empresas a conquistarem mercados lá fora), mostra uma capacidade de ajustamento impressionante. O Estado, esse, continua gordo.”
.
.
Os gajos do banco de Portugal estão relativamente optimistas quanto aos cortes nas gorduras estatais. Eles têm razão numa coisa. Medidas estruturais no Estado demoram tempo a fazer os seus efeitos. Mas acho que o Gasparov ainda vai ter ir mais ao osso, senão, após 2013, vejo dificuldades em manter o défice.
.
.
“Reparei e não é por acaso que a Alemanha está com taxas de juro negativas. É a necessidade de excedentes orçamentais, pelos quais ambos vimos clamando há longos meses.”
.
.
Vamos ver se na Alemanha vêm os bons exemplos, pese embora a oposição estar cada vez mais a pedir despesismo. No entanto, quanto mais despesismo pedem, mais a Merkel ganha popularidade. Penso que ela vai conseguir mesmo meter nos tratados europeus as regrinhas que irão sancionar, incluisvé a Alemanha, quem tiver défices excessivos. Vamos ver se ela consegue. Este novo tratado é mais para combater parte da oposição alemã que propriamente lixar os gajos do sul da Europa. Vamos ver.
.
.
Dinheiro nos mercados não faltam e até a banca europeia está a conseguir colocar dívida. Mas isto ainda está tremido. Os gajos da Ficth voltaram à carga, em conluio com os hedge funds americanos, para atacarem outra vez o euro e a Europa. Mas se correr bem, nada de especial virá.
GostarGostar
Não lhe conhecia a veia poética LR.
Portanto o primeiro post sobre os recentes acontecimentos no Paìs é este ? Após maturação do pensamento, em consciÊncia escreve este post…redes sociais…indignados..pois…
Com o devido respeito, sem o querer ofender, este post é revelador da dita “desonestidade intelectual” e faccionismo deste blog. (ponto)
GostarGostar
Portugueses à mercê de quem muito bem calhar
.
Com a entrega de produtos de primeira de necessidade (ex: energia, água, etc) a privados… e com estes a venderem a quem muito bem calhar (e a pirarem-se para um outro lado qualquer)… os portugueses ficarão à mercê de quem muito bem calhar [chineses, família Eduardo dos Santos, etc…].
.
P.S.
Na minha opinião é óbvio: nas actividades mais estratégicas… é preferível o combate à corrupção (combate esse, que poderá vir a ser muito mais eficaz com o fim-da-cidadania-infantil [ver blog http://fimcidadaniainfantil.blogspot.com/])… do que… ficar à mercê de quem muito bem calhar.
GostarGostar
Caro Anti-comuna,
.
O que impressiona é ver o mainstream incomodado com o sucesso da Alemanha, atribuindo-o ao Euro, que os terá beneficiado em detrimento dos restantes países. Esta gente não concebe que haja quem saiba fazer o trabalho de casa…
GostarGostar
“O que impressiona é ver o mainstream incomodado com o sucesso da Alemanha, atribuindo-o ao Euro, que os terá beneficiado em detrimento dos restantes países.”
.
.
Exacto. As crendices desta gente não lhes abre os olhos. É mesmo impressionante. Ainda dizem que o mundo está cada vez mais objectivo e “científico”. eheheheheh
.
.
Eu desconfio que, quando esta gente se aperceber do nosso milagre económico, também irão inventar uma desculpa qualquer para o sucesso tuga. Nunca admitirão que são as medidas de austeridade que tiram o país do mau caminho. Lá virão as desculpas do costume. Enfim.
.
.
Em Portugal o ministro da economia é que não dá sinais de vida. Nem reformas nem nada que se pareça. Deve estar de férias ainda. 😉
GostarGostar
Como as agências de rating manipulam os mercados. Um exemplo.
.
.
Um gajo da Fitch fez declarações bombásticas contra o euro e contra a Alemanha. Algumas pérolas:
.
“”The end of the euro would be cataclysmic,” David Riley, the agency’s chief of sovereign ratings, said in Frankfurt today, according to reports.
.
“The euro is a reserve currency,” Mr. Riley said. “What would that do in terms of financial and political stability.””
.
.
“”Can the euro be saved without more active engagement from the ECB?” he said. “Quite frankly we think no.””
.
in http://www.theglobeandmail.com/report-on-business/top-business-stories/as-germany-stumbles-fears-of-euros-cataclysmic-death/article2297888/
.
.
Mas o que tem mais piada são os ataques à Alemanha:
.
.
“Mr. Riley’s warning came as fresh data showed the region stumbling toward recession. Particularly troubling are indications that while Germany had a strong 2011 over all, with growth of 3 per cent, its economy contracted slightly in the final quarter of the year by about 0.25 per cent.”
.
Mesmo link. Ver acima.
.
.
Logo depois vem outro cromo à carga:
.
.
“”Note that the bulk of Germany’s export trade is intra-European and … China has been an important contributor to marginal German export demand,” they added. “Despite the lowest unemployment rate since reunification, German consumers were a cautious lot last year as German consumer spending only rose by only 1.5 per cent year over year and that was actually an acceleration from a moribund 0.6-per-cent year-over-year pace the prior year.””
.
Mesmo link. Ver acima.
.
.
Ou seja, para eles não conta a aceleração da procura interna alemã (responsável por cerca de 2/3 do crescimento económico alemão) apesar da queda no défice orçamental. (Que estimula a confiança interna alemã, que sde reflecte imenso na forte subida do investimento.) O que conta é que é o euro “fraco” (bem, contra o dólar, está pouco abaixo dos máximos de smepre, mas enfim!) que ajuda a Alemanha a exportar, em especial dentro da UE.
.
.
Ou seja, estes gajos continuam no mesmo. Querem salvar a pele (estão metidos na dívida europeia até ao pescoço, como se pode ver pelo papel dos hedgefunds – ligados aos bancos de investimentos- americanos nas conversações para 0 perdão da dívida americana) e por isso pressionam os alemães e os restantes europeus a imprimirem e puxarem pela dívida pública, para lhes dar de mamar mais uns bons lucros. Á pala dos contribuintes e aforradores europeus, claro está.
.
.
E assim se vai manipulando os mercados e a opinião publicada no interior dos próprio países europeus, que assim também pedem “clemência” e mais despesismo.
.
.
Mas o que lhes custa a engulir é que a Alemanha cresceu acima dos USA e do RU, baixou o défice orçamental para 1% e é a procura interna (em especial o investimento) que está a puxar pela carroça alemã. Se a Alemanha conseguir emular estas suas políticas no resto da Europa, compreende-se o pânico deles. Pois compreende-se. Ter a Europa enxuta e pronta a atacar os vários mercados mundiais, como se anda a ver pelo enorme sucesso dos fabricantes de carros alemães, que estão a viver tempos históricos. E com a VW a tornar-se no líder mundial, mesmo acima da GM. (Que manipula as vendas incluindo as posições minoritárias noutros fabricantes.)
.
.
Isto é que lhes doi: http://mediaserver.fxstreet.com/Reports/6bafbe82-638b-4384-8a39-d81340ca0b8f/e218e60a-a7ea-4b26-ba99-34dee308a9a1.pdf
GostarGostar
Muito bom post. Modestamente acertou em tudo.
Não concordo contudo com o anti-comuna quando se congratula pelas medidas de austeridade e o milagre económico.
Das primeiras não vi nada excepto doce palavreado, e quanto ao segundo, bem, cá estaremos para o saudar talvez na próxima década com um governo liberal, i.e. que não seja democrata cristão/socialista/social-democrata.
GostarGostar
Pelo que dizem estas que aquí recolho sao as ultimas novidadess acerca dos PIGS nos mercados :
-O prêmio de risco grega subiu para 3.347 pontos, 39 a mais do que ontem, embora hoje tenha colocado 1625000000 € em letras a seis meses a uma taxa de juros de 4,90%, 5 / 100 menos do que o anterior lance.
-Enquanto isso, o risco país italiano, hoje, é mais de 524 pontos base de sessão (7 menos do que ontem) e de França, 137 pontos (9 menos).
– O prêmio de risco Português, por sua vez, fechou em 1.114 pontos, oito menos do que ontem”
http://noticias.lainformacion.com/economia-negocios-y-finanzas/mercados-de-deuda/la-prima-de-riesgo-espanola-cae-hasta-los-360-puntos-11-menos-que-ayer_SPap0A1JgPYCxgjIWbKsW5/
C´horror, c´horror, “aonde vamos chegar. Esto nao para. Parece nao ter xeito nenhum. A subir, a subir, a subir.
Mais que nao cunda o “pánico”, meus Senhores. Ja na agenda deste mes de xaneiro todo mundo sabe que estao prestos os dois bombeiros-pirómanos de turno , dona Merkel/madame Lagarde para ja soluccionar definitivamente este embrolho e este seu problemita dos PIGS…no próximo mes de fevereiro.
Nao seia que de tanto desangrar aos latinos nos aconteça (e como os incivilizados masai-da- Kenia tem a bem fazer ,neste caso ,com o sangue das suas vacas) os vampiros do Norte terminem por rematar e nao aguantar estes nossos “porquitos” do Sul, nao por falta de sangue senao por alimentar-os do sangue “contaminado na trasfuçao.
Mais isto é…outra historia verdadeira. Esperemos pois até Fevereiro, uffffff ,que ansiedade…Quanto suspense…E ainda 30 dias para conhecer os resultados e díctamem das ilustres senhoras doutoras. ¿Continuaram elevando e aplicando um pouco mais cada día e mais forte a sua doctrina -do-shock?
GostarGostar
a sic notícias em seu esplendor…ana lourenço,tira a maquilhagem e comporta-te como uma mulher não-pública…
Balsemão assume assim a condição de “colega” de painel, dos comentadores a quem ele próprio paga um cachet para estarem ali, podendo acontecer que, na qualidade de comentador, pague também a si mesmo o devido cachet. Balsemão é também patrão de Ana Lourenço, condição que, implicitamente, ambos “interrompem” durante a emissão do programa.
Por seu turno, os seus “colegas” de painel assumem também a condição de “parceiros” de quem lhes paga o cachet.
GostarGostar
Ainda mal descobriram pitroil abaixo do sal e já mais que duplicaram as reservas estimadas de Angola. ehehehe
.
.
“Angola tem reservas petrolíferas para 50 anos
.
As reservas petrolíferas em Angola deverão permitir a exploração nos próximos 50 anos, estimativa da multinacional BP, citada pelo jornal Expansão.
.
A anterior expectativa apontava para 20 anos, mas o início da exploração da camada de pré-sal em 11 blocos permite alargar o horizonte em mais trinta anos, com especial contributo de Benguela e Bacia do Cuanza.
.
Recorde-se que em Dezembro passado, a Sonangol assinou com diversas petrolíferas, entre elas a BP, concessões para exploração da camada de pré-sal.”
.
in http://www.abola.pt/mundos/ver.aspx?id=309223
.
.
Imagine-se se lá descobrem alguns campos como no Brasil. Então é que vai ser a euforia em Angola.
GostarGostar
“Em Portugal o ministro da economia é que não dá sinais de vida. Nem reformas nem nada que se pareça. Deve estar de férias ainda.”
.
Ele que esteja quieto! Ou então que trate de proceder à liquidação do seu ministério.
GostarGostar
Caro LR, o gajo precisa de liberalizar amplos sectores da economia. A começar na energia e a acabar nas televisões. Mas se eliminar a tralha que arrasta o seu ministério, já fazia um grande favor ao país. ehehhehe
GostarGostar
Como participar no milagre económico português. Criar cogumelos para exportar.
.
.
Um interessante video. Até os professores se interessaram por este tipo de projectos.
.
.
http://sicnoticias.sapo.pt/1240803
GostarGostar
Balsemão assume assim a condição de “colega” de painel, dos comentadores a quem ele próprio paga (calculo) um cachet para estarem ali, podendo acontecer que, na qualidade de comentador, pague também a si mesmo o devido cachet. Balsemão é também patrão de Ana Lourenço, condição que, implicitamente, ambos “interrompem” durante a emissão do programa.
Por seu turno, os seus “colegas” de painel assumem também a condição de “parceiros” de quem lhes paga o cachet.
GostarGostar
Obviamente que Passos Coelho está a pagar favores.
Usou o seu estatuto de PM – e o Estado – para influenciar os «privados» a escolher quem lhe preparou o terreno assim como quem ajudou e financiou a campanha do Cavaco.
Isto nem é segredo de Estado. Toda a gente sabe.
Maior transparência do aque esta não é necessária.
GostarGostar
Por que já não me indigno com os blogs dos simpatizantes do Benfica? Po
GostarGostar
…do. Benfica? Porque já estou vacinado com os fundamentalistas do Blasfemias e com os editores apoiantes laranjas!
GostarGostar
LR, é este o seu candidato?
http://www.publico.pt/Política/eleicoes-para-psdporto-ensombradaspela-suspeita-de-falsificacao-de-assinaturas-1528548
GostarGostar
campo minado
Posted 11 Janeiro, 2012 at 14:01 | Permalink
a sic notícias em seu esplendor…ana lourenço,tira a maquilhagem e comporta-te como uma mulher não-pública…
Balsemão assume assim a condição de “colega” de painel, dos comentadores a quem ele próprio paga um cachet para estarem ali, podendo acontecer que, na qualidade de comentador, pague também a si mesmo o devido cachet. Balsemão é também patrão de Ana Lourenço, condição que, implicitamente, ambos “interrompem” durante a emissão do programa.
Por seu turno, os seus “colegas” de painel assumem também a condição de “parceiros” de quem lhes paga o cachet.
_____________________
DIGO MAIS! *** Abixo os paineleiros!!! ***
GostarGostar
Costumo ler este blogue, mas penso que é a 1ª vez que escrevo um comentário!!! Não resisti, não tendo nenhuma preferência politica, costumo gostar de muito do que escreve. Mas por favor, quando são os outros “aí meu Deus”, quando são os nossos tudo tem uma explicação!!!! Já que comentou a EDP, estou curiosa em relação ao que irá comentar sobre as nomeações das Águas de Portugal (nomear para Administrador alguém que anda à anos em guerra com a Empresa e que é presidente de uma Câmara que deve milhões a essa empresa). Fico a aguardar
GostarGostar
O tempo de crise revela-se de abundância para alguns: O estado vende a participação na EDP e os catrogas passam a ganhar mais 9 mil contos (eu prefiro assim, que me parece mais expressivo) por mês!
E o indigno adava a advogar o corte salarial para os outros…
GostarGostar
Luísa Vale,
Ao contrário da EDP, a Águas de Portugal é uma empresa pública e, portanto, o habitual “pasto” para boys. Não sei se já reparou, mas eu não perco tempo a indignar-me com os resultados naturais de um sistema perverso. Prefiro que este mude e, sendo assim, a mudança passa pelo Estado estar totalmente fora da actividade empresarial. Ou seja, não devem existir empresas públicas.
GostarGostar
.
to Luisa Vale Posted 12 Janeiro, 2012 at 09:59 | Permalink
to LR THE POST AUTHOR Posted 13 Janeiro, 2012 at 00:36 | Permalink
.
Como é evidente, a resposta não podia ser outra…
GostarGostar