Saltar para o conteúdo

Ninguem liga ao Coronel. *

17 Março, 2012
by

No entanto, o Ministério Público, em Janeiro, acabou por ligar!

Abriu um inquérito relacionado com as declarações de Otelo Saraiva de Carvalho, proferidas numa entrevista concedida em Novembro de 2011.  Nessa entrevista – que Otelo, mais tarde, haveria de qualificar como uma mera opinião pessoal – o antigo “capitão de abril” sugeriu um levantamento das Forças Armadas e uma nova revolução para depor o Governo. Otelo ainda especificou (ou opinou) que bastariam 800 homens para uma operação militar desse género. Anteontem, talvez angustiado com parte da história de esquecimento de um outro Coronel (o de Garcia Máquez), resolveu voltar a fazer-se notar.

 

E repetiu, em Coimbra e perante os alunos do ISCAC (que ainda têm paciência para o ouvir!) a mesma opinião. Naquele estilo, “pá!”, populista e baralhado que o caracteriza, sem ponta de rigor e muito menos conhecimentos que não passem pelos títulos (ainda assim, mal lidos) dos jornais, lá foi revelando a sua nova referência revolucionária: a Islândia, onde, segundo o que o “nosso” Coronel pensa (ou gosta de pensar), “o povo prendeu os políticos, disse que não pagava dívida nenhuma, e com o poder popular elegeram uma comissão para elaborar uma nova Constituição”.
Deixando de lado as excitações dessa relíquia datada que é aquele Coronel na reserva, o facto é que temos mesmo que fazer certas revoluções. Logicamente, sem armas, nem verdes (ou, melhor, vermelhos) delírios revolucionários sul-americanos. Uma efetiva e consequente revolução democrática, para libertar o Estado de captura em que o (mau) funcionamento do Estado democrático se encontra. Exemplo dessa necessidade e daquela captura (por “lobbys” que potenciam, em proveito próprio, a irracionalidade/incompetência da gestão pública), tem sido a “novela” Lusoponte. Independentemente dos detalhes, já sobejamente noticiados, do caso e das confusões ou distrações da Secretaria de Estado dos Transportes, importa pensar num dado revelado pelo próprio Secretário de Estado Sérgio Monteiro: existem 19 pedidos de “reequilíbrio financeiro” em parcerias público-privadas (PPP), com um risco de litigância, para o erário público, de 1200 milhões de Euros. Em resumo, haverá, porventura, 19 potenciais “casos Lusoponte”!

É premente responder-se à velha questão: esta tradição de, entre nós, as PPP serem uma espécie de taluda com que presenteamos certas entidades, permitindo-lhes ser empresas sem se sujeitarem a riscos, tem origem em quê? Simples incompetência do Estado e dos quadros públicos? Incapacidade negocial objetiva do Estado? Comportamentos abusivos e criminosos? Um começo para a revolução que nos interessa, seria dar-se uma resposta clara e definitiva a essa questão.

 

* Semanário Grande Porto, 16.03.12 (Opinião)

21 comentários leave one →
  1. jorge's avatar
    jorge permalink
    17 Março, 2012 11:08

    E que tal alguem perguntar a Mário Soares se não se arrependeu de ter amnistiado Otelo e restante grupo terrorista das fp25 ? pois, se uma amnistia deve ser dada a quem se arrependeu dos crimes que fez ( acho que o único que se arrependeu foi condenado em tribunal ), a verdade é que o pretenso obreiro do 25 de abril, não só não se arrependeu como continua com ganas de cometer mais crimes (matou, assaltou e pôs bombas e continua livre)

    Gostar

  2. aremandus's avatar
    aremandus permalink
    17 Março, 2012 11:11

    Othelo tem o dever de liderar um levantamento militar!
    enquanto houver crianças neste país a morrer à fome isto não pode acontecer:
    «Gestão da EDP ganha 12500 salários mínimos»

    Gostar

  3. piscoiso's avatar
    piscoiso permalink
    17 Março, 2012 11:21

    Cum carago, o Froufe quer uma revolução mas não verde nem vermelha.
    Talvez azul?
    Ou será cinzenta?

    Gostar

  4. esmeralda's avatar
    esmeralda permalink
    17 Março, 2012 11:24

    Sim, sem dúvida: eu vou com toda a certeza do que digo pelos INÚMEROS COMPORTAMENTOS ABUSIVOS E CRIMINOSOS! Foram muitos e muitos anos, sem haver cadeia ou apuramento de responsabilidades! Veja-se a Parque Escolar: escolas cheias de “luxo” mas sem dinheiro para os pôr a funcionar (ar condicionado por exemplo!) e outras com obras imprescindíveis que ficaram a ver navios! Isto porquê? Porque se privilegia o concelho da mesma côr política! Os outros que esperem. “EU DISSE QUE FAZIA, MAS NÃO DISSE QUANDO”… ouvi eu a um Presidente de Cãmara, com ar de gozo ainda por cima!
    Quanto a Otelo, ainda há quem o chame para ouvir as atoardas do costume e quem o venha desculpar como Mário Soares! Que lástima! Levamos com notícias escabrosas deste tipo e ninguém se importa! Mas como vimos ontem, os ingleses estão revoltados por a justiça inglesa estar a pagar custas a Vale Azevedo, que está falidamente a viver no lugar mais caro de Londres! Enfim: nós sabemos o que isso é malta de Inglaterra!

    Gostar

  5. piscoiso's avatar
    piscoiso permalink
    17 Março, 2012 11:55

    Ó Esmeralda, num edifício com muitas salas de aula, é capaz de ficar mais económico um sistema de ar condicionado do que colocar um ou vários aquecedores eléctricos ou a gás por cada sala de aula.
    Ou se não quer as escolas aquecidas, também se pode distribuir umas camisolas de lã pelos alunos.

    Gostar

  6. piscoiso's avatar
    piscoiso permalink
    17 Março, 2012 11:57

    Tradicionalmente na aldeia, dava-se de pequeno almoço sopas de cavalo cansado às crianças, por causa do frio.
    Piscoiso

    Gostar

  7. aremandus's avatar
    aremandus permalink
    17 Março, 2012 13:34

    ninguém liga ao coronel; com a excepção(adaptação?) do Blasfémias!
    quantos posts já lhe dedicaram? centenas eh eh-até tremem que nem varas verdes!

    Gostar

  8. Fernando Oliveira Martins's avatar
    17 Março, 2012 14:38

    Querido “piscoiso”:
    O ar condicionado nas Escolas não funciona nem funcionará porque as Escolas não têm daquilo com que se compra eletricidade à EDP. E porque a Parque Escolar preferiu comprar ar condicionado (a preços simbólicos e à empresa certa) em vez de usar sistemas passivos de aquecimento/arrefecimento das Escolas. Isto para não falar dos erros de construção e arquitetura (zonas sem luz natural, aberturas nos locais mais estranhos, zonas sempre à sombra ou sempre ao Sol e sem proteção) na maioria das Escolas. E o problema não é (só) o frio, no verão há zonas em que dá para erstrelar ovos nas janelas.

    Quanto ao Otelo, eu não ligo a malucos e tenho pena de quem liga – a última vez que liguei tinha metade da família numa lista de fuzilamento feita pelo PC e pelos amigos do “camarada Óscar” – mas se calhar uns meses na prisão e a retirada da pensão resolviam o problema do senhor c’ronel.

    Gostar

  9. aremandus's avatar
    aremandus permalink
    17 Março, 2012 14:47

    fernando oliveira martins,nós iremo-nos lembrar de ti,para ficares na fotografia logo na primeira fila na arena do campo pequeno.

    Gostar

  10. Trinta e três's avatar
    17 Março, 2012 14:53

    Se não me falha a memória este título adapta um outro de Gabriel Garcia Marquez- “Ninguém escreve ao coronel”- onde o velho militar aguardava pelo cheque da sua pensão. Por isso, militares são militares, aqui ou em qualquer latitude. Mas bem estaríamos se as declarações do camarada Otelo fossem o nosso maior problema. Aliás, mais à direita do que à esquerda, o espírito golpista da caserna já teria vindo ao de cima, caso não estivéssemos na tal União Europeia que os “Merkozy” querem destruir.

    Gostar

  11. piscoiso's avatar
    piscoiso permalink
    17 Março, 2012 15:32

    Caro fernandooliveiramartins,
    Não sei se em dias de frio e pouca luminosidade as crianças ficam às escuras e sem aquecimento nas escolas, por não haver dinheiro para pagar a electricidade.
    Quanto à arquitectura dos edifícios, é capaz de ter razão. Até se podia construir uma cantina no local onde se estrelam ovos.

    Gostar

  12. Costa Cabral's avatar
    Costa Cabral permalink
    17 Março, 2012 18:28

    E o Ministério Público já abriu um Inquérito para averiguar a venda literal de soberania nacional potr parte dos actuais governantes?
    Se todos fossem patriotas como o Otelo, portugal não seria esta miséria e uma república de tansos e capados!

    Gostar

  13. Manuel Joaquim's avatar
    Manuel Joaquim permalink
    17 Março, 2012 18:56

    Ninguém ligou, mas, deveriam ligar. O António Mexia ganha 3.000.00 por dia, a presidente da assembleia da república ganha 12.000.00 por mês, o ex primeiro ministro vive em Paris, e o ordenado minímo é o que todos sabemos. Que raio de democracia esta.

    Gostar

  14. aremandus's avatar
    aremandus permalink
    17 Março, 2012 21:14

    Otelo é o único português que passou mais de uma hora com Fidel e Olof Palme como bem lembra o insigne jornalista ferreira fernandes

    Gostar

  15. Costa Cabral's avatar
    Costa Cabral permalink
    17 Março, 2012 21:39

    O Ministério Público já abriu um inquérito à venda dos nossos interesses estratégicos e de soberania à República Popular da China e às monarquias corruptas e absolutas do Golfo Pérsico?

    Gostar

  16. JJ Pereira's avatar
    JJ Pereira permalink
    17 Março, 2012 21:53

    República das Bananas – e de bananas, sem dúvida.
    Corre por aí que existe um Ministro da Defesa, um Estado Maior General das “forças armadas” e , até, um Estado Maior do “exército” – e este palhaço criminoso continua à solta, sem ningúem se sentir pelo menos “incomodado” ( já que falar em falta respeito e de disciplina é , pura e simplesmente, sonhar alto).
    Grande país, grande povo e grande regime ; se , e é um grande “se” , tivermos sorte ainda vamos ser a 18ª “autonomia” peninsular ( caso Rosa Diez concorde…)

    Gostar

  17. simil's avatar
    simil permalink
    17 Março, 2012 22:23

    Ehehe, o MP y asì la Dueña Helena não gostam de ouvir as verdades …

    Gostar

  18. Manuel Joaquim's avatar
    Manuel Joaquim permalink
    17 Março, 2012 22:29

    JJ existem mais criminosos à solta. E há um com estas inicias “JJ”. E, para arrumar a casa, poder-se-ia, começar por esse. Quem é que lhe pagará o exílio dourado? A quem convirá este afastamento? Apenas ao próprio? Duvido.

    Gostar

  19. JDGF's avatar
    JDGF permalink
    17 Março, 2012 22:35

    Glosar o título do conto de Gabriel Garcia Marquez, a propósito do coronel – segundo o post – a que ninguém liga, fez-me recordar que, nesta situação, pode construir-se um paradoxo…

    De facto ninguém escreve ao coronel o que não invalida que muitos escrevam sobre o coronel…

    Gostar

  20. era mas foice's avatar
    era mas foice permalink
    18 Março, 2012 00:10

    As perguntas retóricas devem ser respondidas. Obviamente as PPP são uma roubalheira organizada que tinha que acontecer sabendo nós como os partidos, PS e PSD, são financiados: pelas empresas de construção a troco de contratos leoninos. O que há de verdadeiramente escandaloso, porque o resto já não escandaliza ninguém, é a dimensão da roubalheira: durante o consulado do doutor José Sócrates os contratos e as mais-que-previstas indemnizações compensatórias, serviram de moeda de troca para o financiamento do partido e de quem nele mandava. As contas da Mota-Engil, da Martifer, da Soares da Costa da Tecnovia, do caralho que os foda, deviamser vistas à lupa para perceber para onde foi o dinheiro que não é contabilizado.

    Gostar

  21. ze da lota's avatar
    ze da lota permalink
    18 Março, 2012 19:25

    E será que o Otelo não terá alguma razão???? este País é um Paraíso de politicos corruptos……a justiça não funciona….o povo é que se fode……deixem-se de ser moralistas e demagogistas bacocos……isto precisava de levar uma volta e essa volta era uma revolução!!!

    Gostar

Indigne-se aqui.