Nem isso conseguiram
25 Março, 2012
Uma única ideia/proposta havia com interesse no congresso do PSD: a possibilidade de eleições primárias para a escolha dos candidato ás autarquias e a deputados.
Foi tal proposta chumbada. Será mantido o actual sistema caciquista.
65 comentários
leave one →

De facto, não me lembro de um congresso tão pobre de ideias (e do resto…) e onde se estivesse tão burrifando para qualquer proposta (até o que se aprova dez minutos depois altera-se para o seu contrário). De facto o PPC tem razão, o que interessa é só mesmo “ir ao pote”!!
GostarGostar
E ganhou! Por 90% a favor com 10%contra, ou coisa do género. Depois é q o PPC foi ao palanque dizer ái jesus, vejam lá bem o que votaram, não devem ter percebido bem, só pode, depois foi outra vez a votos e ganhou por uns escassos 10% , se não estou em erro.
GostarGostar
a JSD está claramente na vanguarda, e eles cagam-se todos, e eu até estou admirado com a jóta – que antes mais não era do que o trampolim dos jovenzitos mediocres e oportunistas para o Grande Poleiro.
GostarGostar
Muito de acordo! Não há quem acabe com o caciquismo reinante! É pena!
GostarGostar
eu até me lembro no meu tempo que um jovem oportunista e sabidolas se passou do comitê regional do PCP(R)(isso mesmo!) para a JSD – e a desculpa dos “séniors” do PCP(R), para nos calarem, foi – o gaijo é um pobre diabo, vem do lugarejo onde passava fomeca, só o pusemos no comitê porque há que promover os campesinos – não estava preparado e já o sabiamos – e foi para a jóta do PSD porque é lá que estão as gaijas boas! textualmente isto – quando eu (que era da CE da jòta reconstruída e revolucionária à qual o oportunistazeco campesino nunca pertenceu porque saltou logo para o CR do PCP(R), por ser campesino,bem… de origens que tais, chamei os “séniores” do pcp(r) da região, “à pedra”.
GostarGostar
Acho que quem escreveu este comentário deve viver num reino de fadas. Acham memso que os militantes do PSD, a nível nacional, estão em condições de eleger pessoas para os Órgãos Nacionais? Se nem a sestruturas locais têm gente suficiente, em tantos Concelhos, para criar uma lista…Tomara o PSD que em cada Concelho houvesse dinamização suficiente para evitar o assalto dos tais caciques, já que justamente eles aparecem porque o resto é deserto. Deixem-se de utopias. Cada vez a população se está nas tintas para os partidos. Ficam os pequenos marxistas, organizados, onde meia dúzia conseguem fazer o estrago que se vê diariamente. É nos Congressos, com os holofotes dos media, que um partido democrático se revitaliza e se revelam os melhores, sob pena do populismoe dos tinos de rãs.
GostarGostar
os bons exemplos:
.
.
Neste vídeo gravado por cãmara escondida por jornalistas que fingiram ser doadores potenciais e difundido pelo Sunday Times, Peter Cruddas oferece-lhes a possibilidade de encontrar David Cameron e o ministro das finanças contra a entrega de 200.000 a 250.000 libras anuais.
GostarGostar
Os comentadores aqui não perceberam que o congresso se arriscou a aprovar duas propostas contraditórias, incompatíveis entre si, e que foi isso que Passos Coelho foi lá explicar. O resto é ignorância.
Quanto às primárias, eu sou defensor de que existam. Acho que em muitos casos daria mau resultado, mas seria a melhor maneira de as pessoas perceberam que é fundamental inscreverem-se no partido e assim contribuírem com o seu voto interno para que as estruturas decidam bem. As primárias criariam impactos locais imediatos, era um efeito demonstrativo da vantagem de exercer activamente os direitos de cidadania. Não é dramático que tenham sido recusadas, mas foi pena.
GostarGostar
E, lá está, se quem agora protesta se tivesse inscrito como militante e votado, se calhar as primárias agora existiriam. No PSD ou noutro partido qualquer. 😉
GostarGostar
TAF,
Vc. é um optimista militante. Ou um militante optimista. Nem todas as pessoas querem militar…
Vc. apela à militância — nestes partidos ? Com estes dirigentes ?
As estruturas dirigentes (locais, regionais, nacionais) de todos (!) os partidos, perante “primárias”, continuarão sempre a avançar com “nomes” mediaticamente lançados no tempo certo…
E, é consabido : muitos indigentes alcançam lugares de chefia a mando das “cúpulas” ; Alguns dos melhores (militantes ou não) rejeitam trabalhar com apparatchiks subservientes (com o gene da traição) cuja única finalidade é “o lugar” de destaque local, regional ou nacional, por vaidade pessoal ou necessidades-outras.
Umas primárias não perturbam estratégias, não eliminam engodos, não contribuem para escolher os melhores — um militante, por exemplo do seu partido, inquestionavelmente capacitado pode ser, sempre, “trucidado”, preterido por um “famoso”…
GostarGostar
TAF,
Esqueci-me doutro factor importante para fazer eleger e que as “primárias” não combaterâo : o amiguismo.
GostarGostar
o gabriel estava à espera de quê? fica-se pela “social-democracia à portuguesa”…
as grandes cabeças não poderam estar presentes:
DUARTE LIMA;
DIAS LOUREIRO;
OLIVEIRA E COSTA
GostarGostar
Num dia marcado pelo fim do Congresso do maior partido português e detentor do poder, que é feito do nosso Liberalismo doméstico e da nossa Direita?
.
.
O Pedro Arroja, antigo “mestre” do pensamento liberal em Portugal, deu em defensor do catolicismo como ideologia política e até tenta reescrever a História, para pregar o seu catolicismo. (Ver aqui, por exemplo: http://portugalcontemporaneo.blogspot.com/2012/03/porque-eu-te-digo.html )
.
.
Os novos liberais, influenciados pelo UKIP, querem recriar o nazismo, tentando misturar liberalismo com racismo (ou racialismo), uma espécie de NSDAP, versão anglo-saxónica. ( Ver aqui, por exemplo: http://oinsurgente.org/2012/03/20/democracia-common-law-e-a-broken-britain/ ) Aqui, o autor, tenta atribuir os problemas actuais ingleses aos imigrantes. IIIº Recih, versão britânica?
.
.
Em ambos os casos, tanto no Pedro Arroja, com a sua crença no autoritarismo, como o Filipe Lima, versão luta de raças (na prática é isso que ele quer crer, com os imigrantes a capturarem o tal Estado Social, que antes era apenas usufruto dos “nativos”), o antigo liberalismo degenerou. E a direita liberal fica reduzida a isto?
.
.
Bom, pelo meio, há uns outros maluquinhos que reduziram o discurso económico liberal à tentativa de imposição do padrão-ouro. Tudo o resto é apenas aragem do Deserto do Saara.
.
.
Meu deus, ao que chegou a nossa direita liberal. Escolher entre um ditador e um raci(ali)sta para liderar o liberalismo português. Gulp!
.
.
PM Sem falar nos eternos colonizados mentais pelas antigas ilhas britânicas. Pfff!
GostarGostar
O que era o almoço?
GostarGostar
Aconselho parte da nossa direita a meditarem nesta interessante entrevista:
.
.
.
O autor descreve com alguma exactidão, o fim do império americano. Ele tenta limitar os danos do fim do império americano e evitar repetir o mesmo padrão, que podemos bem conhecer com o fim do império britânico. Infelizmente, o autor prega no deserto. Gulp!
GostarGostar
a culpa da falta de ideias é do socrates.
GostarGostar
Gabriel, aquele á que tu escreveste é erro. Deveria ter escrito à, com o acento ao contrário. Vê se não te tornas a enganar…
GostarGostar
…”Meu deus, ao que chegou a nossa direita liberal. Escolher entre um ditador e um raci(ali)sta para liderar o liberalismo português. Gulp!”
E onde pára a esquerda? Seja a mais marxista ou a menos caviar? E os nossos sociais/socialistas ?
Tal como o Imperador Vespasiano, ao levarem a moeda de ouro ao nariz, todos constataram, sem excepção : non olet? Posto isso, roubaram que se fartaram, e depois foram-se, ou melhor, fugiram.
Nós ficamos e por cá, e por cá continuamos confiando num certo Cidadão que ousou declarar:
“Sou um reformista e sou um liberal”
(http://www.tsf.pt/paginainicial/interior.aspx?content_id=914053&page=-1)
GostarGostar
Entretanto, no mundo glorioso da corrida ao endividamento americano, começam a falar do futuro problema da dívida da estudantada americana, que um dia vai trazer estragos à economia.
.
No outro dia disse por aqui. Os consumidores americanos estão de volta ao endividamento maluco usando a estudantada, já que podem obter empréstimos bonificados, protegidos pelo Estado. É um tipo de fraude que ainda não estalou para a opinião pública mas que o virá, mais dia ou menos dia.
.
.
Através de um blogue da moda, já cheguei à própria Fitch, que escreve isto:
.
“Fitch believes most student loan asset-backed securities (ABS) transactions remain well protected due to the government guarantee on Family Federal Education Program (FFELP) loans. The Federal Reserve Bank of New York recently reported that as many as 27% of all student loan borrowers are more than 30 days past due. Recent estimates mark outstanding student loans at $900 billion- $1 trillion. Fitch believes that the recent increase in past-due and defaulted student loans presents a risk to investors in private student loan ABS, but not those in ABS trusts backed by FFELP loans.”
.
in http://www.fitchratings.com/web/en/dynamic/articles/U.S.-Student-Loan-ABS-Resistant-to-Default-Rates.jsp?cm_sp=homepage-_-FitchWire-_-U.S.%20Student%20Loan%20ABS%20Resistant%20to%20Default%20Rates
.
.
A fraude é enorme, a banca não se importa nada com ela (fazendo lembrar o chamado subprime) mas será o Estado, leia-se, os contribuintes a pagarem mais uma jogada financeira. Veja-se bem. 27% dos empréstimos aos estudantes, estão em incumprimento. Segundo as contas destes gajos, há cerca de 1 trilião de dólares neste tipo de empréstimos, logo, cerca de 270 biliões de dólares em risco de serem pagos pelos contribuintes americanos.
.
.
O que é espectacular é isto. Estes americanos são viciados em dívidas, o sistema financeiro pronto a fechar os olhos às fraudes, pois o Estado estará sempre com as portas abertas para assumir os prejuízos alheios. Inacreditável. Os gajos não aprenderam nada com a crise do subprime. Voltam a cometer os mesmos erros, o mesmo tipo de fraudes e com todos a participar: autoridades, governo, população e bancos.
.
.
Quando uma economia está viciada no consumo e no crédito para o manter, este tipo de fraudes já se tornam corriqueiras. Ninguém estranha. Mais milhão, menos milhão, os gajos andam convencidos que a Reserva Federal terá sempre a capacidade de imprimir mais dólares, para manter o barco à superficie. Mas no dia em que o mundo deixar de acreditar neste sistema insustentável…
.
.
Note-se bem. Esta fraude vai causar estragos, outra vez. Mas, por enquanto, tudo embriagado com a euforia crediticia, o que importa é celebrar. A resscaca é que pode ser dura. Mas, quem é que liga a estes pormenores? Os que chamam à atenção destas fraudes e erros económicos, são sempre mal-vistos. Portanto, eu até me vou rir daqui a uns tempos, quando começarem a surgir os primeiros sintomas de uma nova crise no sistema bancário americano.
.
.
Já agora. O Roubini ainda não descobriu esta potencial ameaça à economia americana? Pois. O gajo só consegue dizer o mesmo: vem aí o fim do mundo! vem aí o fim do mundo! Mas quase sempre pelas razões erradas. Seja o que deus quiser. Entre mortos e feridos, alguém há-de escapar.
GostarGostar
a nossa europa devia aprender um pouco com as medidas dos américas para sair da crise; mas não, os dirigentes europeus agarram-se ao empobrecimento como um naufrago a uma bóia e só pensam em controlar a inflação!
GostarGostar
“a nossa europa devia aprender um pouco com as medidas dos américas para sair da crise”
.
.
Eles não estão a resolver os problemas, estão a adiar a sua resolução. É como o gajo que está dependente de tóxicos e mete mais cavalo para a veia, na esperança que sem a dor, a sua crise está resolvida. Vc. está a cair na mesma asneira deles.
.
.
Olhe bem para o número. 27% dos empréstimos da estudantada já está em incumprimento. Isso significa o quê? Que a estudantada merece ainda mais empréstimos? Claro, assim, eles usam esse tipo de empréstimos para financiar o consumo. Tal como carros, etc.
.
.
O Portela também ainda não aprendeu nada com a crise. Acha que a Reserva Federal vai conseguir manter a confiança na dívida americana e no dólar, durante muito mais tempo? Parece que sim, pois o que se está a passar, é que quase todo o tipo de crédito está a gerar fortes incumprimentos, que a maioria deles são pagos pelo Estado, que por sua vez, precisa da Reserva Federal para financiar o Estado.
.
.
A crise americana foi adiada mais uns tempos. Quando aquela malta não tiver mesmo mais ninguém a quem recorrer, quando não puder pagar as suas dívidas, a crise grega, comparada com a americana, vai parecer uma festa de crianças. Porque, mais uma vez, as dívidas não desaparecem. Ou são pagas ou dão o calote (e respectivo prejuízo) a alguém. E quando assim é, as falências em catadupa são o resultado de excesso de crédito em incumprimento. A estudantada já está no mesmo caminho, dos que pediam empréstimos para a compra de casas.
.
.
É impressionante como as pessoas acham que a crise se resolve aumentando o stock da dívida e da impressão de dólares. Até ao dia, tal como na Grécia ou Portugal, ninguém já empresta dinheiro aos americanos. Aí, nesse dia, todos agarram as mãos à cabeça, porque afinal, o barco ainda tem um rombo maior do que se imagina. É que, qualquer dia, há mais buraco que barco. E aí, não há saída possível. Senão sofrer.
.
.
Mas enquanto os americanos estiverem a dançar ao som da orquestra do Titanic, até o Portela abana o corpo, não é? 😉
GostarGostar
A-C,
não precisa de se cansar tanto a escrever;
é mais certo a política de desenvolvimento americana dar certo do que portugal sair da crise com as “exportações nortenhas”; alguém acredita que a saída para a crise portuguesa seja a independência do Norte de portugal, como A-C defende? falemos de coisas sérias e deixe o endividamento americano subir; é por raciocínios desses que os tacanhos banqueiros portugueses, apoiados pelo governo, estão a gerir o crédito…
GostarGostar
“é mais certo a política de desenvolvimento americana dar certo do que portugal sair da crise ”


.
.
Politica de desenvolvimento americana? lolololol
.
.
Qual delas? Esta?
.
.
Ou esta?
.
.
.
eheheheheh
.
.
O futuro dirá quem tem razão. Se o Portela e a sua fezada, se eu. 😉
GostarGostar
Este link é para o Portela ler. Medite nisto e depois diga qualquer coisa.
.
http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,como-a-economia-alema-se-tornou-modelo-para-os-estados-unidos-,853091,0.htm
.
.
O original também pode consular do Der Spiegel.
.
.
Política de desenvolvimento americana? ehehehehh
GostarGostar
A-C,
mesmo que os últimos indicadores (conhecidos) sobre a alemanha não se confirmem neste primeiro semestre 2012, e que não entre em recessão, diga-nos lá: como é que uma locomotiva pode salvar a europa se as carruagens estão todas a andar para trás?
GostarGostar
Qual o país que com uma política recessiva e aumento de desemprego se salva?
Com inflação baixa? para quê, se a economia real não tem disponibilidades e/ou crédito para comprar matéria prima e produzir? Como se activa a economia se a procura está de rastos? é com a banca a negociar imobiliário com descontos de 50% para para não perder tudo o que emprestou?
eu não me importo com aumento de inflação, crédito à economia, crescimento de emprego e subida da procura.
GostarGostar
“eu não me importo com aumento de inflação, crédito à economia, crescimento de emprego e subida da procura.”
.
.
Sim, sim. Eu já reparei que não se importa. Nem que seja crescer um bocadinho durante uns anos, e esperar uma recessão ainda mais profunda, algures no futuro.
.
.
Diga-me, o crescimento económico americano, está beneficiar quem? É capaz de me dizer?
GostarGostar
Estes três documentos são para o Portela ler. E mostram uma coisa. A economia americana, desde há pelo menos 30 anos, que beneficia as classes mais altas e prejudica as classes mais baixas e a classe média. São apenas 3 documentos, mas não faltam para aí estudos, cada qual com a sua origem e explicação das causas, sobre o problema americano. Não é por falta de informação que o Portela escolhe a má solução. Escolhe-a porque, infelizmente, padece da preferência por ganhos de curto prazo em detrimento de ganhos maiores, no médio e longo prazo. Algo que a dita disciplina do “Behaviour finance” tão bem conhece.
.
O primeiro, é um estudo inglês, mas com dados também sobre os USA. (Assim, não se pode acusar destes estudos serem partidários com intuitos para a luta política interna.)
.
Click to access Growth_without_gain_-_Web.pdf
.
.
O segundo, dá uma perspectiva breve sobre o problema dos aumentos das desigualdades americanas, mas foca o problema central nos USA: uma luta desigual pelos ganhos de produtividade conseguidos. (Dito de outra forma, o crescimento económico não beneficia todos das mesma forma.)
.
Click to access Schmitt51.pdf
.
.
O terceiro, aponta para algumas potenciais causas para esta cada vez maior desigualdade:
.
Click to access EPRN%20WagesMay%2020%20-%20FL%20Edits_0.pdf
.
.
Serve isto para o Portela meditar. E questionar: procurar o crescimento económico a todo o custo para quê? E para beneficiar quem? E custos de tal?
.
.
Infelizmente, hoje em dia nos USA, as cadeias americanas têm mais prisioneiros, que durante o estalinismo e os seus goulags na antiga URSS.
.
.
Vale a pena procurar o crescimento económico a todo o custo, para ganhos de curto prazo? E sacrificar os eventuais ganhos de médio e longo prazo? É que, infelizmente, nem todo o crescimento económico gera bem estar em quem mais precisa, mas o seu contrário. O Portela que dê uma vista de olhos ao terceiro estudo e ponha os olhos nisto: em 30 anos, o salário médio das profissões ditas sem qualificações caiu 10%. E para esse cálculo foi usada a inflação oficial, que hoje é cada vez mais posta em causa no interior dos USA, devido à forma como mudaram o seu cálculo, penalizando sobretudo os mais pobres da sociedade americana.
.
.
Crescimento económico para quê e para quem? Esta é a questão dos dias de hoje nos USA. (E também no UK.)
GostarGostar
A-C,
até lhe fica mal citar Pedro Arroja!
Uma pessoa sabida como o senhor,já devia saber à muito que o fulano perdeu o juízo ainda já no passado milénio.
GostarGostar
Ganhos de curto prazo versus de longo prazo. O Portela como padece desse problema também devia meditar nisto. Não se dizia para aí, que com o haircut grego, os gajos iriam estar em muito melhor posição?? Já que tinham muito menos dívidas à sua frente? Pois olhem para estes valores de referência e comparem com os tugas:
.
http://www.bloomberg.com/quote/GGGB10YR:IND
.
http://www.bloomberg.com/quote/GSPT10YR:IND
.
.
Os ganhos dos gregos foram apenas aparentes. No futuro, será melhor? Vamos ver. Mas desconfio, que daqui a uns tempos, os gregos estarão outra vez com problemas e se correr bem, Portugal poderá beneficiar de muito mais baixas taxas de juro.
.
.
Esta malta pensa que dá calotes aos credores e depois não é penalizada. Pois. É o erro de muita gente. Baseiam-se em fezadas e não em sólidas bases empiricas. Gulp!
GostarGostar
A-C,
quando a economia portuguesa estiver a ter “ganhos de longo prazo” vou voltar para lhe responder, o que, pelo que sabemos vai ser difícil porque, como disse o um dos seus inimigos de estimação, a longo prazo estaremos todos mortos!
GostarGostar
Já foi publicado o documento que suporta o acordo dos gregos com a troika:
.
Click to access cr1257.pdf
.
.
Tem algumas coisas interessantes, mas a coisa vai ser do piorio. Se as projecções do FMI estão correctas, os problemas dos gregos continuarão por mais tempo. A sorte dos gregos é que, provavelmente, quando eles aplicarem mesmo a sério as reformas, a confiança volta e o crescimento económico poderá ser melhor, assim como a arrecadação de receitas fiscais. E melhorará as perspectivas da Grécia. No entanto, apesar do programa de privatizações (que nunca foi levada a sério, por exemplo) e do haircut, a dívida grega continua demasiado alta para o que perspectivam em termos de crescimento económico e excedente orçamental antes de juros.
.
.
Vamos ver se eles fazem um milagre económico também. eheheheh
GostarGostar
A-C,
não se percebe essa sua contradição: o Alemanha é o céu na terra mas as políticas europeias (da Alemanha) para salvar a Europa são do piorio…
GostarGostar
“o Alemanha é o céu na terra mas as políticas europeias (da Alemanha) para salvar a Europa são do piorio…”
.
.
Bem, olhe, eu gosto até de comparar isto com os tratamentos ao cancro. No inicio é duro e até parece que morremos. A queda na qualidade de vida e nos sinais vitais é mesmo enorme. E a saúde só voltará após muito sofrimento. Mas depois que limpemos o corpo do cancro, ficamos em muito melhor estado para vivermos. O Portela prefere enganar-se a si mesmo, evitando o tratamento e a dor. Pode ter sorte e até sobreviver, mas quase sempre a morte é a decorrência natural de quem evita a dor de curto prazo, porque no longo prazo estamos todos mortos.
.
.
Pronto. É a sua forma de ver o mundo e a vida. Não é a minha nem o que eu aconselho aos meus. Posso estar morto no longo prazo, mas os meus filhos e netos não, como soi dizer-se.
GostarGostar
Entretanto, Portugal, através da Galp, consegue aumentar o acesso directo a fornecimento de gás natural. Mais uma boa noticia para Portugal. Estas gigantescas descobertas poderão ajudar Portugal a baixar os seus custos com a energia. Liquefazerem Moçambique e colocar em Sines este gás, poderá ajudar imenso a economia portuguesa. Mais uma boa noticia para Portugal.
.
.
“A Galp Energia, parceira do consórcio para a exploração da Área 4 na bacia de Rovuma, no offshore de Moçambique,
anuncia uma nova descoberta de gás natural de grande dimensão no prospeto Mamba North East-1. Os resultados
deste poço, perfurado na parte leste da Área 4, são de especial importância, uma vez que aumentam os recursos
dos reservatórios naquela área em, pelo menos, 10 biliões de pés cúbicos (tcf), dos quais 8 tcf estão localizados
exclusivamente em reservatórios na Área 4.
.
Esta nova descoberta aumenta o potencial estimado de gás no complexo Mamba na Área 4 para, no mínimo, 40 tcf
de gás no jazigo.”
.
in http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/FR38396.pdf
.
.
Grão a grão…
GostarGostar
O nosso sector agro-industrial continua a dar boas notícias. E, qualquer dia, somo excedentários no azeite produzido. O que é excelente.
.
.
“Exportações de azeite crescem 25% em 2011 e sector já fornece 80% do que se consome
.
Portugal exportou mais 25 por cento de azeite em 2011 do que no ano anterior, disse à Lusa a secretária-geral da Casa do Azeite, acrescentando que deve-se ter atingido os 80 por cento de autoaprovisionamento.
.
“Com o recente investimento no setor, Portugal tem conseguido aumentar significativamente a sua produção de azeite e o seu grau de autoaprovisionamento, que hoje deverá rondar os 80 por cento”, disse, em entrevista por e-mail à Lusa, a secretária-geral da Casa do Azeite, Mariana Matos.
.
Exatamente devido a esse aumento no campo das exportações, “a autossuficiência em termos produtivos poderá estar um pouco mais distante do que o que anteriormente se estimava”, mantendo-se, porém, a ideia de conseguir alcançar esse objetivo até ao final da década se prosseguirem os atuais níveis de investimento, meta também já equacionada pelo Governo.”
.
in http://www.ionline.pt/dinheiro/exportacoes-azeite-crescem-25-2011-sector-ja-fornece-80-se-consome
.
.
Desde que em valor exportemos mais do que importemos, não há problema nenhum. E, Portugal, vai fazendo o seu milagre económico.
GostarGostar
Mais uma boa noticia para Portugal. A Vieira de Castro vai abrir novas linhas de produção, com vista a exportar. E assim se vai fazendo o milagre económico tuga.
.
.
“Vieira de Castro investe 25 milhões em nova fábrica no País
.
A empresa exporta para mais de 45 países e está a analisar a abertura de uma unidade na Europa de Leste.
.
O aumento de encomendas levou a Vieira de Castro – empresa que produz várias marcas do ramo alimentar, como as bolachas Maria, as amêndoas Torra e os rebuçados Flocos de Neve – a investir 25 milhões de euros numa nova fábrica em Famalicão.
.
Parte deste investimento na terceira unidade fabril, destinada à produção de bolachas, começou a ser iniciado no ano passado. “Nesta altura, a primeira linha de montagem da nova fábrica já está a funcionar e vamos instalar uma segunda linha devido ao aumento dos pedidos de encomendas”, avança a administradora do grupo, Ana Raquel Vieira de Castro. A nova unidade irá permitir aumentar a capacidade instalada para mais 15 mil toneladas, duplicando capacidade das outras duas fábricas da empresa, localizadas também em Famalicão.”
.
in http://economico.sapo.pt/noticias/vieira-de-castro-investe-25-milhoes-em-nova-fabrica-no-pais_140965.html
.
.
Sem grandes projectos e megalomanias, Portugal vai trilhando o seu caminho…
GostarGostar
Os americanos estão com o vicio do consumo e endividamento? Há que ir lá vender-lhes os lencinhos. E algumas empresas tugas aproveitam.
.
.
“Surfaceslab e Intelligent Loss Prevention surpreendem Mercado Norte Americano
.
A Surfaceslab, empresa tecnológica focada no desenvolvimento, produção e comercialização de superfícies inteligentes, e a Intelligent Loss Prevention (ILP), empresa que oferece soluções de merchandising para o retalho, acabam de lançar nos Estados Unidos da América, três produtos inovadores para o mercado de retalho.
.
O palco escolhido para o lançamento foi a “Globalshop 2012″, Feira Internacional, que decorreu no inicio do mês, em Las Vegas.
.
Para além das prateleiras, painel e piso inteligentes, do provador de roupa interactivo, e do software de retalho inStore+, a Surfaceslab e a ILP apresentaram os seus novos produtos RFID, nomeadamente, a mesa inteligente que permite, por exemplo, o movimento de produtos entre o armazém e a frente de loja; o smart checkout que possibilita um fácil e rápido processo de venda através da colocação de produtos no balcão; e o portal EAS que dá aos retalhistas a oportunidade de controlar o que foi realmente roubado.
.
Paralelamente, as duas empresas demonstraram a sua abordagem 360º que combina a redução de falhas de stocks, o anti-furto e as caraterísticas de interação com o cliente numa mesma solução RFID. Esta oferta dirige-se principalmente para os mercados Moda & Têxtil, Produtos Cosméticos, Livros e Equipamentos Eletrónicos.”
.
in http://www.portugalglobal.pt/PT/PortugalNews/Paginas/NewDetail.aspx?newId={C3115729-3BA5-4DC0-9DFF-75415713668C}
.
.
“17 marcas e entidades portuguesas mostram-se em “road show” na América
.
VIVAFIT, BODYCONCEPT, DEPILCONCEPT, apostam na Expansão nos EUA.”
.
in http://www.portugalglobal.pt/PT/PortugalNews/Paginas/NewDetail.aspx?newId={E6D5E3B2-5849-475B-B0F7-14EE61C34233}
.
.
Grão a grão, o milagre económico tuga está a acontecer. Um dia destes, vão todos cantar em uníssino: Milagre! Milagre em Portugal! Os gajos conseguiram o impossível. ehehehehh
GostarGostar
havia para aí uma série de comentadores que gostavam de destacar as taxas de juro a subir. Agora que elas caem, eles não dizem nada?
.
.
“Juros das obrigações a dois anos intensificam descida para mínimos de Maio
.
Investidores continuam a pedir rendibilidades menos elevadas para trocar dívida nacional. Taxa de juro implícita das obrigações a dois anos recua perto de 40 pontos base para 10,6%.
.
As rendibilidades exigidas pelos investidores para negociarem obrigações portuguesas a dois anos estão hoje a negociar ao nível de Maio de 2011, intensificando os deslizes já registados esta manhã.
.
As “yields” negociadas sobre a dívida portuguesa a dois anos estão a recuar 39,4 pontos base para 10,6%, valor que não era registado desde 20 de Maio de 2011, um mês depois do pedido de resgate financeiro a Portugal. Nesse dia, a Fitch cortou, mais uma vez, o “rating” da dívida da Grécia.”
.
in http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=546979
.
.
As taxas de juro estão agora ao nível da altura em que Portugal pediu ajuda externa. O que é excelente. Lá para o final do ano, se correr bem, até estas taxas de juro cairão bastante.
.
.
As yields a 10 anos, as mais importantes de todas, voltaram a cair:
.
http://www.bloomberg.com/quote/GSPT10YR:IND
.
.
Resumindo: PORTUGAL NÃO É A GRÉCIA!
.
.
À medida que Portugal vai fazendo o seu milagre económico e até os mercados começam a reconhecer isto mesmo, há muitos em Portugal e muitos portugueses, que devem estar desiludidos. Tanto queriam ver Portugal e os demais portugueses a falharem, que agora estão desgostosos. Coitadinhos. Precisam de um colinho. ehehehehehe
GostarGostar
Este post devia ser escrito depois de TODOS os congressos de TODOS OS PARTIDOS.
Todos eles escolhem os candidatos a tudo
a partir das direcções superiores….
GostarGostar
(…) Resumindo: PORTUGAL NÃO É A GRÉCIA! (…) diz A-C
.
é das frases mais elucidativas da desunião desta europa, individualista, nacionalista e antri-democratica.
a Grécia é a EUROPA, fundou esta Europa. Lutou contra a invasão nazi dessa alemanha, mãe desta moderna Alemanha que, ainda está em dívida com os gregos pelos crimes praticados nos anos 40’s,
GostarGostar
isso de dizerem «portugal não é a grécia» releva do tal complexo de inferioridade dos tugas recalcados. desde que ouviram o obama dizer que os eua não eram nem portugal nem a grécia, adoram usar esse chavão.
chavão que mais dia menos dia lhes vai cair na cabeça.
«não cuspas ao vento…»
GostarGostar
Ai que eles ficaram zangadinhos…
.
.
São fundadores da Europa, caro Portela? Ai sim? Quer dizer que somos filhos deles, não? eheheehhe
.
.
” releva do tal complexo de inferioridade dos tugas recalcados.”
.
.
Exacto. Eu até lhe digo mais. Portugal não é a Grécia nem a… Irlanda! ehehhhehe
.
.
Vá, não fiquem tristes. Afinal, Portugal não é a Grécia, como Vcs. gostariam que fosse. Bebam um bagacinho, que isso vos passa. 😉
GostarGostar
Anti,voce pode saber de economia,mas de história parece ser um zero à esquerda. não estudou na escola Sócrates, Platão, aristoteles?…diga lá um nome de portugueses coevos…
GostarGostar
Anti,voce está feliz,eu também: o euro em rally; as yelds a cairem,ora a um ritmo como deve ser.
mas o que está a mudar não é a nossa situação,mas a situação geral na europa.
por cá o que vamos continuar a ver vai ser infelizmente, a morte de muitos milhares de empresas.
GostarGostar
Algo se passa pelas ilhas britânicas. Quando o mais sério adversário do Euro e o jornal que liderava as campanhas de ódio contra os portugueses, não tem nenhuma noticia sobre o euro e a UE e o artigo mais comentado é um que versa sobre a falência das políticas inglesas… Está tudo dito. Os gajos agora vão ter que se haver com os seus verdadeiros problemas internos (como, por exemplo, a corrupção que agora deu num escândalo que abala o Cameron e ameaça implodir com a coligação) em vez de disfarçarem e apontarem para a Europa, para esconderem o falhanço completo das políticas deles.
.
Isto é mesmo para os nossos seguidores dos bifes meditarem:
.
“Only by tackling spending will we ever tame the debt monster
.
In four years’ time, the state will be 40 per cent deeper into the red than it is today, reports Jeff Randall.”
.
in http://www.telegraph.co.uk/finance/comment/jeffrandall/9166534/Only-by-tackling-spending-will-we-ever-tame-the-debt-monster.html
.
.
“The horror we face is a debt monster, bursting out of its shirt like the Incredible Hulk, while our capacity to deal with the problem expands far too sedately. For those blessed with curiosity and a strong constitution, I recommend the Treasury’s Red Book, a cornucopia of historical data and terrifying estimates. The trick is to ignore the subjective guff at the front, which invites us to believe that government policy will deliver results, and start at the back with the Office for Budget Responsibility’s selected tables.
.
Here we learn that Britain’s nominal GDP is expected to grow by just 20 per cent between now and 2015-16, whereas debt will increase at twice that pace. If the goal is to stop borrowing and start repaying what we owe, you will not find the tipping point in this year’s Red Book. Its forecasts end at 2016-17, when we will still be spending £21 billion a year more than projected earnings. There is no forecast for what our annual interest bill will be by then, but on the basis of this year’s £50 billion, about £70 billion seems likely. Disgraceful.”
.
.
E alguém acredita que em quatro anos, O RU cresça o seu PIB em 20%? ehehhehe
.
.
É a falência dos eurocépticos. Afinal, as políticas de austeridade dentro do euro são mesmo as que dão esperança de trazer algum crescimento económico saudável no futuro. A direita inglesa acaba de claudicar e colapsar. Só mesmo os racistas do UKIP é que irão ganhar com o colapso do eurocpeticismo do antigo bom Tory, hoje uma espécie de partido estatista anti-europa.
.
.
É, talvez por isso, que a nossa direita tuga, está pelas ruas da morte. Sempre habituados a seguir os palerminhas de fora, agora ficaram sem “farol”. Apostaram no cavalo errado e nunca compreenderam mesmo o que é o Euro. O instrumento económico mais revolucionário, desde a Revolução Industrial. E em vez da nossa direita ter compreendido o alcance do Euro, colou-se aos tolinhos ingleses e agora perdem pau e bola. Estão desorientados.
.
.
O Pedro Arroja partiu para a outra. Outros querem uma espécie de partido nazi liberal. lololololol
.
.
Pataratas! Quando se é colonizado mental, perde-se o comboio das mudanças. Talvez por isso, no fundo, o Passos Coelho acabe mesmo por ser o verdadeiro líder liberal tuga. Gulp!
GostarGostar
A-C perguntou: (…) São fundadores da Europa, caro Portela? Ai sim? Quer dizer que somos filhos deles, não? eheheehhe (…).
.
não baixe o nível da discussão; para básicos já há por aqui cheguem. se os seus conhecimentos de História da Europa são esses, estamos conversados.
GostarGostar
“diga lá um nome de portugueses coevos…”
.
.
Português coevo? Cruzes canhoto! Eu vivo a pensra no futuro e Vc. quer-me pôr a andar para trás. Olhe, se tivesse que escolher um pensador (não, não vou invcar tolinhos seguidores do monge Joaquim), escolhia um mais recente: o Agostinho da Silva. Um a sério e dos antigos, o Martinho de Dume. Imagine porquê! eehehehehhehe
GostarGostar
Os gregos são fundadores da Europa, porquê? Mas a Europa deve alguma coisa aos gregos? Estude lá os mitos deles e descubra quem em consideravam os verdadeiros pais da Europa. E tirando dos filósofos gregos, que pouco tem a ver com a moderna Grécia, pouco mais deram ao mundo. Nem o Filipe era grego, veja-se lá!
.
.
Enfim, manias. Olhe, os filósofos islámicos deram muito mais à Europa que os gregos. Aliás, se não fossem os islámicos, hoje quase desconhecíamos mesmo o que pensavam os pensadores gregos. Gulp!
GostarGostar
Os ingleses estão mesmo com azar. Não destruíram o Euro, não conseguem cortar a dependência da máquina de imprimir do BoE e, agora, estão entalados porque começou uma nova corrida à exportação da crise.
.
.
Os japoneses conseguiram deitar abaixo o yene. Os americanos agora querem ir atrás:
.
“Bernanke defende política monetária “acomodatícia” para reduzir o desemprego”
.
in http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=546969
.
.
Mais dólares e tentativa de exportar a crise. Coitados dos ingleses. Apertados por uma Europa em austeridade e o mercado americano com uma política deliberada de desvalorização cambial. Que sobra aos gajos? Pouco. Até os chineses deixaram de valorizar o yuan!
.
.
No fundo, no fundo, os ingleses estão mesmo lixados. Será que vão colher os ventos que semearam contra a Europa? Infelizmente, tudo indica que sim. UK e USA, quando tiverem mesmo que ajustar, vão fazer da crise grega, uma brincadeira de crianças! Só desejo que, quando tal acontecer, Portugal esteja com mais sólidas bases económicas, tal como a Alemanha as tem agora e conseguiu aguentar os ventos de fora. Oxalá que sim. É só esse o meu desejo.
GostarGostar
anti-comuna, Posted 26 Março, 2012 at 16:49
.
não se deve insistir em contrariar a ignorância.
GostarGostar
AC,
.
Ouvi dizer que o Reino Unido está a ficar sem libras e o Estados Unidos sem dólares !
.
Vai ser o fim do mundo em Dezembro de 2012, afinal os Maias é que sabiam de economia !
GostarGostar
Isso, vai ser o fim do mundo! eheheheheh
.
.
Entretanto, o que se passou nos USA, em 2010! Sim, é isto que querem para o resto do mundo?
.
.
“In 2010, as the nation continued to recover from the recession, a dizzying 93 percent of the additional income created in the country that year, compared to 2009 — $288 billion — went to the top 1 percent of taxpayers, those with at least $352,000 in income. That delivered an average single-year pay increase of 11.6 percent to each of these households.
.
Still more astonishing was the extent to which the super rich got rich faster than the merely rich. In 2010, 37 percent of these additional earnings went to just the top 0.01 percent, a teaspoon-size collection of about 15,000 households with average incomes of $23.8 million. These fortunate few saw their incomes rise by 21.5 percent.
.
The bottom 99 percent received a microscopic $80 increase in pay per person in 2010, after adjusting for inflation. The top 1 percent, whose average income is $1,019,089, had an 11.6 percent increase in income.
.
This new data, derived by the French economists Thomas Piketty and Emmanuel Saez from American tax returns, also suggests that those at the top were more likely to earn than inherit their riches.”
.
in http://www.nytimes.com/2012/03/26/opinion/the-rich-get-even-richer.html
.
.
Estes números são devastadores. Impressionante! É verdade que o mérito tem que estar presente na nossa actividade económica. O pior é quando o mérito está em capturar os poderes públicos, em detrimento dos mais pobres e mais fracos da sociedade.
.
.
E isto com um Presidente tido como o mais esquerdista dos USA, desde que há memória. Meu deus! Lembram-se da imagem que se tinha da américana latina? Olhem no que se está a tornar os USA.
GostarGostar
do jornal do regime:
http://expresso.sapo.pt/testemunhas-dizem-que-a-policia-iniciou-a-violencia=f714539
GostarGostar
AC,
.
Então a receita para os EUA é retirar dinheiro aos ricos (aumentar os impostos aos ricos) e reduzir os impostos aos mais pobres ?
GostarGostar
Bravo Portela, todos testemunhas que são manifestantes… agora sim, fique convencido…
GostarGostar
Ó PMP, desde que o vi a defender políticas parecidas às do Botas, que eu já lhe admito tudo. ehehheeh
.
.
Até o fim do mundo e tudo!
GostarGostar
O PMP que leia isto:
.
.
“What’s going on here is that profit margins have never been wider in history. But profit margins are also highly cyclical over time. The wide margins at present are partly the result of deficit spending amounting to more than 8% of GDP – where government transfer payments are still holding up nearly 20% of total consumer spending, and partly the result of foreign labor outsourcing (directly, and also indirectly through imported intermediate goods) which has held down wage and salary payouts. Indeed, the ratio of corporate profits to GDP is now close to 70% above its long-term norm.
.
Now, if you look at the red line (right scale, inverted), you’ll notice that unusually high profit shares are invariably correlated with unusually low growth in corporate profits over the following 5-year period. Thanks to continuing deficits and extraordinary monetary interventions, this effect has been largely postponed in recent years, allowing profits to expand to present extremes.”
.
in http://hussmanfunds.com/wmc/wmc120326.htm
.
.
Uma chatice, não é? Diga lá. Não é porreiro ganhar dinheiro com a ajuda do Estado? Ah! Mas isso são trocos, dirá. Não são. É aquilo que, num outro paper que eu deixei link aí para trás, dizia:
.
.
“The last 30 years, in fact, mark a significant departure from a five-decade trend toward greater economic and social equality. What changed was not the demand for skilled workers, but the balance of power between workers and their
employers.”
.
in http://www.paecon.net/PAEReview/issue51/Schmitt51.pdf
.
.
Agora, se o PMP se der ao trabalho ainda de ler isto:
.
“Inflation is often assumed to affect all people in the same way. In practice, differences in
spending patterns across households and differences in price increases across goods and
services lead to unequal levels of inflation for different households. In this paper, we measure
the degree of inequality in inflation across U.S. households for the period 1987-2001.
Our results suggest that the inflation experiences of U.S. households vary significantly.
Most of the differences can be traced to changes in the relative prices of education, health
care, and gasoline. We find that cost of living increases are generally higher for the elderly,
in large part because of their health care expenditures, and that the cost of living for poor
households is most sensitive to (the historically large) fluctuations in gasoline prices.”
.
in http://www.newyorkfed.org/research/staff_reports/sr173.pdf
.
.
Também compreendia que, o que Vc. defende, na prática, é criar as tais condições para que os pobres sejam cada vez mais pobres e os ricos cada vez mais ricos.
.
.
Ah! Mas Vc. diz assim: sobe-se os impostos aos mais ricos e baixa-se aos mais pobres. Sim e daí? Acha que isso chega? Quando no coração do sistema, temos a política monetária a gerar as distorções, em nome do “combate à crise”? Quando se incentiva o endividamento, que é um jogo de soma nula, em que o endividado terá que empobrecer para enriquecer o credor?
.
.
Se for demasiada areia para a sua camioneta, diga. Depois podemos discutir o corporativismos e as suas raízes medievais, ok?
GostarGostar
AC,
.
Então a sua receita para acabar com a pobreza é aumentar o desemprego ?
.
Já dizia o Partido Social Democrata Sueco lá nos anos 50 : Não queremos acabar com os ricos mais sim com os pobres.
.
Deixe lá os ricos, eles acabam por gastar o seu dinheiro mais cedo ou mais tarde e todos acabarão por beneficiar disso.
GostarGostar
Lissabon. Posted 26 Março, 2012 at 18:30
.
que chatice, não entrevistaram o lissabon!
GostarGostar
“Então a sua receita para acabar com a pobreza é aumentar o desemprego ?”
.
.
Logo vi que era muita areia para a sua camioneta. Fique lá com os suecos, que eles andam com excdentes orçamentais e a praticar políticas opostas às que Vc. defende.
.
.
Olhe, viu o Braga? Devagar, devagarinho, já estão à frente! Grande Braga! E Vc. o que tem a dizer sobre este sensacional Braga?
GostarGostar
Que chatice, o Portela Menos 1 tenta fazer das pessoas parvinhas… arranje uma namorada e deixe de ser um frustadinho, sim? Eu sei que isto de ser viúva do Sócrates é algo chato para si… 😦
GostarGostar
“Olhe, viu o Braga? Devagar, devagarinho, já estão à frente! Grande Braga! E Vc. o que tem a dizer sobre este sensacional Braga?”
Posso comentar caro anti-comuna? Devagar, devagarinho, com uma equipa feita dos restos dos grandes clubes milionários, vai levando a água ao seu moinho… é um bela lição de vida para todos nós!
Em particular ao Portela Menos 1 que acha que toma as pessoas por parvas com um artigo cheio de testemunhos de “manifestantes”. Se perdesse tanto tempo a trabalhar, como tenta fazer das pessoas parvas talvez não fosse tão frustrado.
GostarGostar
“Posso comentar caro anti-comuna? Devagar, devagarinho, com uma equipa feita dos restos dos grandes clubes milionários, vai levando a água ao seu moinho… é um bela lição de vida para todos nós!”
.
.
Claro que pode. E até deve. 😉
.
.
Sim, tem razão. E confirma uma teoria minha, que os resultados desportivos quase sempre vêm depois dos financeiros. Eu não sou muito de bola e para mim é um bocado quadrado, mas sei que a nível financeiro, o Braga deve ser o melhor clube gerido. E isso depois deve-se reflectir no grupo de trabalho, e os resultados surgem.
.
.
O que me impressiona neste clube, é que os gajos mudaram quase metade da equipa, fizeram dinheiro, e voltaram a construir um novo grupo de trabalho de qualidade. Isto mostra que aquilo por lá é bem gerido e de uma forma profissional.
.
.
E como Vc. bem diz: os tipos são um exemplo para o resto do país. Para todos nós. Se o Braga for campeão (e só deles dependem agora) será mais uma lição histórica para os portugueses. Com menos recursos que os mais poderosos, consegue-se fazer milagres.
.
.
Sim, senhor. Os bracarenses estão mesmo de parabéns! Mesmo que não ganhem o campeonato, já fizeram um grande brilharete! Vai ser divertido ver quem ganha o campeonato da bola. eheheheh
GostarGostar
Lissabon Posted 26 Março, 2012 at 23:14
.
cada vez que me dedica uma narrativa mais concluo que estamos em presença de um arrivista, que nem consegue diferenciar entre um apoiante de Sócrates e um sócio do Inatel!
GostarGostar