Saltar para o conteúdo

Da China

27 Março, 2012

A luta pelo poder dentro do PC chinês pôs em evidência algo que temos esquecido nos ultimos tempos:  nos países não democráticos a sucessão, coisa ritualmente banal nas democracias, pode comprometer tudo memo os sucessos económicos e diplomáticos. Por mais voltas que se dê a natureza ditatorial do regime encarrega-se de se transformar no principal problema das nomenclaturas das ditaduras porque estas pela sua própria natureza ditatorial nunca resolvem o problema da sucessão.

Obs. O PÚBLICO tem seguido com atenção a luta pelo poder no PC chinês. Mas já começa a ser hora de variar nas definições do “príncipe” Bo que, cereja no cimo do bolo, é um “príncipe vermelho” filho de um “imortal” (O imaginário de esquerda tem algo de BD)

27/03/2012 Bo Xilai A queda de um príncipe

16/03/2012 O “príncipe vermelho” de Chongqing perdeu a hipótese de governar a China

05/03/2012 Bo é um “príncipe”; é filho de Bo Yibo, um dos oito “imortais” da revolução de 1949, e cresceu privilegiado e protegido.

4 comentários leave one →
  1. nuno granja's avatar
    nuno granja permalink
    27 Março, 2012 16:27

    Tenho acompanhado com interesse estas andanças via imprensa e a ideia com que fico é com um Stalin ou um Mao a coisa resolvia-se duma vez. Mas como a produção destes cromos foi descontinuado aquela malta ficou sem referências.
    O estranho é que não lhes passa pela cabeça perguntar ao povo quem acha que os deve governar, O próximo a queixar-se da nossa democracia deveriam por os olhos nestes sistemas alterantivos. Outro aspecto tragico-comico é a figura dos “principes”. Tenho uma enorme curiosidade em saber o que certos sectores da nossa esquerda tem a dizer sobre esta “nobre casta comunista”.

    Gostar

  2. O SÁTIRO's avatar
    27 Março, 2012 16:41

    As lutas pelo poder nas tiranias envolve normalmente prisões e sangue e mortes
    tem sorte este Bo.
    O “bando dos quatro”, apesar de incluir outra imortal (viúva de MAO), não ficou em muito bom estado.
    ou melhor, depois de presos, não se voltou a falar deles.
    como sempre os media ocidentais…..e os tugas até deliram….romanceiam sobre as lutas destes gajos todos com as mãos sujas de sangue.
    se fosse no chile, os adjectivos eram mais simpáticos seriam ditadores…
    como esta corja tem milhões de mortos no cadastro são chamados de “princípes”..”imortais” e coisas parecidas.
    e mais a República “Popular” da China…e mais o exército “popular” da china…
    enfim, tudo o que seja barbárie leva com a classificação de ………..”popular”!!!!!
    apesar de haver já hj em dia investigações credíveis sobre as dezenas de milhões de mortos causados pela “revolução”…..cultural (a esquerda é tão asquerosa que chama “cultura” á matança de seres humanos!
    é obra….

    Gostar

  3. JS's avatar
    27 Março, 2012 16:46

    Vou deixar um comentário embora me pareça que vai ser removido a exemplo de vezes anteriores; tal atitude não será uma blasfémia, mas é muito feio e leva água no bico.
    Os chineses são assim tão maus, mas afinal andamos a comer os restos deles…
    A senhora H.Matos é impecável, como já o disse algumas vezes, e até tem razão em muitas coisas, mas só tem um pequeno senão: navega muito a estibordo. Também aparece por aqui um tal J.Silva (cujo nick name também costumo utilizar) que é uma espécie de direitinha da silva (está no seu direito).
    1ª. questão: os comentários dele nunca são apagados
    2ª. questão: será possivel que alguém está a fazer-se passar por mim com intenções inconfessáveis?

    Gostar

  4. JS's avatar
    27 Março, 2012 16:54

    Errata:
    em tempo, “alguém esteja”.

    Gostar

Indigne-se aqui.