Mais um ataque ao 1º de Maio
7 Maio, 2012
Funcionários do Pingo Doce pagos a 500%
Os funcionários das lojas Pingo Doce que trabalharam no feriado do dia 1 de maio serão pagos a 500%, apurou a VISÃO junto de fonte sindical. Está ainda por esclarecer se esse pagamento extraordinário será integralmente feito em dinheiro ou se inclui uma parte em tempo de descanso, como previsto no contrato coletivo de trabalho do grupo Jerónimo Martins, proprietário da marca.
45 comentários
leave one →

500%? Crime de especulação. Agiotagem pura e dura.
GostarGostar
já agora , sei de gente que estava de folga nesse dia e pediu para ir trabalhar e muito tristes ficaram aqueles a quem não possível trocar a folga. já não trabalhadores como antigamente 🙂
GostarGostar
E você a dar-lhe e a burra a fugir, João Miranda!
As pastilhas Rennie ainda não fizeram efeito? 🙂
GostarGostar
Gostaria que me fosse explicada uma questão:
Ficar entregue à discricionariedade dos empregadores (empresários, empreendedores, ‘patrões’, etc.) será melhor do que ‘ter’ um contrato colectivo de trabalho?
Ou na próxima oportunidade os trabalhadores deverão sair para a rua a gritar: Viva a precariedade! ?
GostarGostar
É assim mesmo: com dinheiro a pagar o trabalho extraordinário, ….porque o interesse no trabalho prestado em dia feriado, é uncamente do PATRÃO!!! Falta explicar, muito bem, se a compensação é em Dinheirinho a saír da caonta do PINGO DOCE para a dos trabalhadores ( o que duvido muiiiiiiito), ou se é em “Bolsa de Horas , tempo compensatório, uma nova modalidade de “pagamento” que o patronato inventou, para nos obrigar a trabalhar mais tempo de borla, e com 500% de ganho para eles!
GostarGostar
ihihi… parece agora ali visto na sic, e está muito bem, quem trabalhou merece o pago e por natural, de tão banal, nem merecia que o caso chegasse a notícia e menos ainda que respigasse para aqui, vindo da tele e da revista. Um blogue paira mais alto do que essa de ninharias. Um blog não é a revista maria .
GostarGostar
Os mercados externos continuam a aguentar a nossa indústria…
.
.
“O Índice de Volume de Negócios da Indústria apresentou, em Março, uma variação homóloga nominal de -1,3% (1,1%
em Fevereiro). As vendas para o mercado nacional registaram uma diminuição de 7,6% em termos homólogos (-5,3%
em Fevereiro). Para o mercado externo as vendas aumentarm 8,4% (11% no mês anterior).”
.
in http://www.ine.pt/xportal/xmain?xpid=INE&xpgid=ine_destaques&DESTAQUESdest_boui=133303525&DESTAQUESmodo=2
.
.
Benditas exportações!
GostarGostar
aquela nomeação do antónio borges para administrador da JM está agora explicada.
a actuação desse senhor enquanto encarregado de negócios da massa falida de portugal está evidente na affaire CIMPOR
GostarGostar
Bruxelas: Pingo Doce não violou regras da concorrência
durão barroso terá mais uma semanita de luxo na ilha do patrão borges no Amazonas. e com direito a jacto.
GostarGostar
essa do borges é entendível, criatura saídas da sombra, quais morcegos e mais bichos
http://wehavekaosinthegarden.blogspot.pt/2012/05/sugem-sempre-das-sombras-da-noite.html
GostarGostar
A «Aurora Dourada» da Grécia já avisou. Vai varrer todo o lixo dos partidos pró-austeridade e vai julgar todos os traidores.
Os partidos pró-austeridade em Portugal devem estar muito preocupados, pois assinaram verdadeiros contratos de submissão de Portugal e dos portugueses aos estrangeiros e à agiotagem internacional.
Mais dia menos dia vão ser julgados por traição à Pátria.
Não têm por onde fugir.
GostarGostar
Fico à espera dos comentários sobre esta notícia na Assembleia da República, ou na Quadratura do Círculo, ou nos comentadores da esquerda caviar (por isso não precisam dos saldos do Pingo Doce!) ou em quem não tem mais nada que fazer ou pensar! Não falam de outros saldos, das promoções constantes e com artigos antiquados… Enfim! Foi um grande dia 1º de Maio para quem usufruiu das compras, para quem vendeu e para os trabalhadores que vão ser recompensados depois de reconhecido o trabalho-extra! Agora queriam que os que fizeram greve também beneficiassem… Já agora! Não gosto dele, mas Pacheco Pereira escreveu um belíssimo artigo no Público de sábado sobre o assunto!
GostarGostar
Há sumidades-anti-patrões que ainda não perceberam que se não houver patrões, não há empregos. Estes(as) camelos(as) deviam emigrar prá Coreia do Norte, porque lá não há patrões. Quer dizer, só há um que é o QUERIDO LIDER.
GostarGostar
O Costa Cabral das 14:35, deve ser descendente o Afonso Costa. A conversa é igualzinha. Já agora uma perguntinha ó Costa. Quando a “Aurora Dourada” acabar de varrer o lixo e de julgar os traidores vai aonde buscar o dinheiro para pagar as reformas e os ordenados dos funcionarios publicos, que concerteza entretanto já foram sendo aumentados? Talvez à Turquia, quem sabe, não?
GostarGostar
Ontem o dia nao correu nada bem para esta malta e, vai daí, JM ajuda a um orgasmozinho da claque.
GostarGostar
Vai-se buscar a quem roubou, corrompeu e vendeu para o estrangeiro os bens da Nação.
Ou será que os governantes e «gestores» públicos não têm dinheiro, contas bancárias, carros de alta cilindrada, resorts, acções, comércios, indústrias e contas off-shores?
Para quê ir pedir dinheiro «lá fora», se a canalha que roubou está cheio «dele»?
Será que os portugueses pobres e trabalhadores, reformados e funcionários públicos, vão pedir emprestado para encher os bolsos dos ladrões e vendilhões da Pátria?
GostarGostar
“António Borges, dirigente da Goldman Sachs entre 2000 e 2008, foi diretor do Fundo Monetário Internacional, em 2010, funções que o levaram a supervisionar alguns dos maiores empréstimos da história da instituição: à Grécia e à Irlanda”.
No livro “O Banco. Como o Goldman Sachs dirige o Mundo”, o jornalista francês, Marc Roche, correspondente do Le Monde em Londres, refere que o banco norte-americano “está por detrás da atual crise financeira”.
O autor estará em Portugal nos próximos dias 30 e 31 de maio para apresentar a obra.
Esta grande investigação, lançada originalmente em 2010, tem um protagonista português: António Borges.
O alto quadro do PSD já foi vice-governador do Banco de Portugal, esteve oito anos no Goldman Sachs, foi presidente do lobby mundial dos hedge funds (Hedge Fund Standards Board) e esteve um ano na direção do FMI para a Europa.
O economista saiu de forma algo precipitada do Fundo no final do ano passado.
Regressou depois aos quadros do grupo Jerónimo Martins, como administrador não-executivo. Pedro Passos Coelho, primeiro-ministro, confiou-lhe entretanto a liderança da comissão de acompanhamento das privatizações, cargo que lhe permitirá gerir de forma privilegiada a venda dos mais mais de cinco mil milhões de ativos que o Estado controla em empresas e serviços públicos.
Marc Roche defende que “o Banco está em todo o lado: a falência do banco Lehman Brothers, a crise grega, a queda do euro, a resistência da finança e até a maré negra do golfo do México”, refere a apresentação do livro.
in dinheiro Vivo.
comece-se por queimar este marmanjo no campo pequeno!
GostarGostar
“O ministro das finanças alemão, Wolfgang Schäuble afirmou que Vítor Gaspar teria condições para assumir o cargo de Presidente do Eurogrupo.”
.
Levem-no. Já!
GostarGostar
E Alexandre Soares dos Santos vai à SIC e desconfio que é para responder à letra, não tanto à esquerda que ele despreza (eu tb), mas mais à beata Assunção Cristas que falou muito e à parva quando a prudência a deveria ter aconselhado a ter tiradas de circunstância e mais ‘abertas’ até possuir dados concretos e seguros…
GostarGostar
Não queimam nada! Convidem-no, antes, para a apresentação do livro! Não se deve perder uma oportunidade de saber como a coisa funcionou, contada por um dos protagonistas. Depois… já o podem queimar.
GostarGostar
Pronto…João, com esta finalmente convenceu-me!
Dou a mão á palmatória, e tenho de aceitar:
– Ok, a promoção do PingoDoce, foi uma excelente jogada empresarial, ainda mais no dia do trabalhador.
Agora, que estamos todos de acordo, fica assente tambem que :
1 – Não só o PingoDoce consegue pagar feriados a 500%, e ainda dar descontos de 50%.
2 – Como em prol do excelente desempenho empresarial, daqui para a frente todos os feriados são pagos a 500%, no PingoDoce.
Afinal, era mesmo eu que achava q era um aproveitamente e abuso…mas sendo assim, e pagando todos os feriados a 500%, o PingoDoce mostrou-me que é uma empresa com nivel e gabarito !!!
GostarGostar
O JM é JM?
GostarGostar
É pena haver o Dia do Trabalhador e não haver o Dia do Empresário…
para os trabalhadores lhes darem um desconto.
GostarGostar
A esquerda chafurda na miséria que arranjou. Agora o Hollande até foi eleito: às costas da mulher trepou no partido, deu-lhe com os pés, traiu-a e agora o anão político chega a presidente francês. Está lixado: para proteger a jornalista “o seu grande amor” vai ter que gastar uma pipa de massa para manter o predador DSK afastado e o resto em cremes para manter a untosa apresentável.
GostarGostar
Isto é dumping salarial.
GostarGostar
Foi assim:
As Igrejas Sindicais, CGTP (rito ortodoxo) e UGT (rito papal) tiveram um dia de S. Trabalhador profanado pelo Pingo Doce.
Estragaram-lhes as procissões e as homilías. Foi um 1º desMaio, ainda por cima chuvoso. Nem o S. Pedro alinhou. Que azar!… Mas o Pingo Doce foi logo excomungado. Bem feito…
Por ora é tudo.
Amen.
GostarGostar
Magnifico!
GostarGostar
Posted 7 Maio, 2012 at 19:03
.
o homem até pode ser um Sócrates II , mas que ficaram com azia, lá isso é verdade!
GostarGostar
.
Tanta treta por causa duma operação de marketing. Bem concebida segundo uns, mal segundo outros. E bem vistas as coisas o homem faz o que quiser como o dinheiro dele. Até pode fazer um dia do ‘TUDO À BORLA’. Concorrencia desleal para quem comprou com 50% de desconto é que não foi. Se os concorrentes não gostaram, concorram. Desde que não sejam os terceiros do costume (os impostos sacados pelo estado) a pagar a fatura qual é o problema ? Outro provincianismo dalguma elite ? Não sei, não sou bruxo.
.
Quanto à coincidência com o 1º de Maio poderá ter sido politicamente intencional ou não. Mas pouco adiantou. Quem livremente optou por se manifestar em vez de acorrer a 50% de desconto é um direito que lhe assiste, quem optou por se pôr na bicha para poupar algum em vez de se manifestar também é um direiro que lhe assiste.
,
Mas se a questão é o 1º de Maio e não discuto o tema em si, então fecha tudo no 1º de Maio e acabam-se as polémicas.
.
O senso comum não entende lá muito quando se manifesta, e bem, por os Cidadãos estarem a empobrecer ao mesmo tempo se manifesta contra a oportunidade de quem com 100 € compra o dobro; o discurso está mal enjorcado, para atingir o mesmo está falho de jeito. Enfim como está tudo de passagem admite-se ……
.
GostarGostar
O que revelou o !º de Maio do Pingo Doce.
1º que vendem os artigos ao dobro do preço.
2º que pagam muito mal aos seus empregados.
País miserável este governado por merceeiros e seus capangas.
Como pode um mau povo ter um bom governo.
Com seres destes, qualquer trampa serve.
GostarGostar
.
Sal e pimenta que pequenas choraminguices ‘não chegam ao céu’,
.
(de insuspeitos orgãos de comunicação social):
.
=Hedge Funds Betting Against the Eurozone: Why You Should Worry
http://www.dailyfinance.com/2012/05/05/hedge-funds-betting-against-the-eurozone-why-you-should-worry/
http://www.japantimes.co.jp/text/rc20120506a3.html
.
Depois do “Domingo do Perigeu Franco-Alemão” vamos aos que se seguem. Polémicas e teorias da conspiração para animar a rapaziada:
.
.
=Must See Video: Where the Mitt Romney-Ron Paul Delegate Count Really Stands
.
The first half of this clip shows you the incredible lengths the establishment is going to try and stop Ron Paul delegates from being chosen for the National Republican Convention that will take place in Tampa
.
http://www.economicpolicyjournal.com/2012/05/must-see-video-where-mitt-romney-ron.html
.
=Kissinger Promises China… ‘Jeb Bush Will Be Next President’! A Must Read!!!
http://beforeitsnews.com/story/2076/640/Kissinger_Promises_China…_Jeb_Bush_Will_Be_Next_President_A_Must_Read.html
.
GostarGostar
.
Noutras àreas, mais polémicas:
.
=Official ET Disclosure? –> “NSA Document Admits ET Contact” By Kevin W. Smith
http://www.ufodigest.com/article/official-et-disclosure-nsa-document-admits-et-contact-kevin-w-smith
.
=Does Death Exist? New Theory Says ‘No’
http://www.huffingtonpost.com/robert-lanza/does-death-exist-new-theo_b_384515.html
.
GostarGostar
Ora aí está a coisa a trabalhar. O homem já vai ser posto na linha. ehehhhhhe
.
.
“O presidente eleito de França vai reunir-se com a chanceler alemã, Angela Merkel, em Berlim, “um dia depois” da tomada de posse, ou seja, a 16 de maio, afirmou hoje o diretor da campanha de Hollande.
.
Em declarações à estação televisiva France 2, o diretor da campanha de François Hollande, Pierre Moscovici, disse que a chanceler alemã “convidou [o presidente eleito] para ir a Berlim, onde se deslocará logo depois de assumir as suas funções, no dia seguinte, antes de ir aos Estados Unidos” para onde também já foi convidado pelo Presidente norte-americano, Barack Obama.”
.
in http://www.dn.pt/inicio/globo/interior.aspx?content_id=2489436&seccao=Europa
.
.
Convidem lá os murcões todos a irem com ele, faxavor.
.
.
Oiçam bem este video. E não digam que depois eles vai surpreender. 😉
.
GostarGostar
Mais sobre François Hollande que parece sugerir ser mais que ‘yes we can’.
.
http://www.csmonitor.com/World/Europe/2012/0507/Hollande-the-man-no-one-saw-coming-prepares-to-lead-France-video
.
Naturalmente as teorias ‘bota-abaixo’ do ‘donde vem o dinheiro’ ou de neo-histórias de ‘Diluvios e arcas de Noé’ surgem talvez dalgumas elites mais naifs, teóricas ou mais emotivo-radicais.
.
Não tem segredo nenhum. Apenas vontade e habilidade que ainda não se sabe se será o caso. Como sempre, basta reorientar sabendo o que se quere, pra onde se quere ir, por onde se vai e onde se gastava: gastar menos onde se gastava mais para se passar a gastar mais onde se gastava menos.
.
Nem parece que sejam precisos ‘experts’ ou ‘politologos’ ou grandes ‘teoricos’ que alguns mais humoristas alcunham dos novos ‘agit-prop ou ‘banhas da cobra’:
.
qualquer verdadeira dona de casa ou qualquer 4ª classe antiga sabe que é assim. E sabe qual a ‘tecnologia cientifica’ do como se faz e executa.
.
O Capitalismo continua. Como habitualmente doutra forma quando a experimentada anteriormente foi de idiotas como tantos tem havido na Historia com resultados, por vezes sanguinários, contra quem se aventurou na asneira.
.
Está tudo previsto. O resto é entretinimento de tempos livres com discussões académicas e campeonatos clubistas ferrenhos de banco de jardim que embalam em sonhos e duelos de radicalismo.
.
Como sempre também que se cuidem os do clube anterior. Talvez haja por cá haja eleições antecipadas muito mais cedo do que se espera. Apanhar o novo comboio com farpela nova ‘oblige’.
.
Afinal há agora poderosos sinais dum novo eixo franco-alemão, diferente no interesse dele. O resto tirem-se cenários e agendas embora beneficie quem parece acudir-se. Mas não é mau de todo para gregos e troianos embora não seja a sustentabilidade a médio prazo se ficar só pelo que se apresenta.
.
Isto são só ‘teorias’ e ‘más vontades’ …. Pois
.
GostarGostar
Ui, JCA, Vc. ainda não viu nada. Olhe, um think thank previu a vitória dele há meses. (Eu pensei que os gajos iam falhar este.) E olhe o que vai mudar na Europa (e por isso ele irá abraçar a austeridade, mais agora que nunca):
.
.
“Aunque Francia es un país mucho menos poderoso que los Estados Unidos, ocupa una posición estratégica tanto en Europa como a nivel mundial (particularmente por su papel dentro de Europa) que lo convierten en un actor clave en el surgimiento del « mundo de mañana », citando el título del libro de Franck Biancheri. Y la elección de François Hollande, que posee un verdadero pensamiento sobre Europa y el papel que debe cumplir Francia y que ha manifestando claramente su intención de explorar activamente las oportunidades de colaboración con los nuevos poderes emergentes (BRICS), significará un quiebre importante con la ausencia de visión y de estrategia europea de los cinco años de presidencia de Nicolas Sarkozy signados esencialmente por una subordinación sin precedentes en la Historia reciente del país al dominante poder estadounidense (6) y por su integración sin condiciones al eje Washington/TelAviv en lo esencial de los grandes problemas geopolíticos (7). Francia que desapareció del mundo desde hace cinco años (8), está a punto de regresar (9), incluso más allá a la personalidad del futuro presidente (10).”
.
in http://www.leap2020.eu/El-GEAB-N-64-esta-disponible-Crisis-sistemica-global-Francia-2012-2014-El-gran-terremoto-republicano-y-su-impacto_a10102.html
.
.
A França e a NATO:
.
“Habrá una acción en dos tiempos: la exigencia de un cierto número de contrapartidas en cuanto a posiciones militares claves para Francia en el seno de OTAN y la implementación a mas tardar en 2015 de un pilar europeo de defensa fuera de la OTAN pero relacionado a ella.”
.
.
O Euro será a moeda que financiará um Exército Europeu, fora da alçada da NATO. NATO essa que arrisca-se a desaparecer. E vamos ver o RU fora da UE e a formar uma aliança estratégica com os gajos do Echelon. ( http://pt.wikipedia.org/wiki/Echelon )
.
.
A Alemanha irá afinar a sua estratégia europeia com a Francesa:
.
“Francia podrá contar con el apoyo de la mayoría de los países europeos continentales a quienes las aventuras libias y afganas convencieron definitivamente de la necesidad de cambios substanciales en el seno de la Alianza Atlántica. ”
.
.
A Alemanha cometeu o erro de entregar a Pol. Externa Europeia ao franceses e estes, como o Sarkozi, não passava de um criado dos interesses anglo-saxónicos na Europa e resto do mundo, ficaram subservientes dos americanos. O preço do petróleo tem sido uma arma dos americanos contra os Europeus. E a Alemanha, em troca da austeridade do Sarkozi, entregou aos franceses a pol. externa europeia. Com o Hollande, até o embargo ao Irão irá acabar.
.
.
“En materia global tras Alemania, ya avanzada en el proceso de cooperación diplomática con el BRICS, Francia se comprometerá en un enfoque más estratégico, con una sentido europeo (eurolandés) comunitario, dirigido a formular ejes comunes Euro-BRICS (12) de acción en las organizaciones internacionales (reformas del FMI (13), del Consejo de Seguridad de la ONU) y sobre todo reforma fundamental del sistema monetario internacional (la sustitución del USD como pilar del sistema). La cumbre del G20 en Moscú durante el primer semestre 2013 será la primera materialización en esta dirección. ”
.
.
A Alemanha tem sido uma pol. externa de cooperação com os BRICs mas tem cometido imensos erros. O maior: apoiar o Sarkozi e a subserviência deste aos americanos e ingleses. (A intervenção na Libia provam-no.) No entanto, mesmo entre a direita alemã, existe uma divisão clara. Os “velhos”, que ainda vêm nos USA como o aliado principal da Europa e líder e os mais novos (já libertos de fantasmas do passado e quem para eles, o Hitler não passa de um líder histórico errado do passado alemão) que pretendem que a Europa deixe de ser o quintal ocidental dos americanos. Com a chegada do Hollande vai começar de novo a exisitr o famoso Eixo Franco-Alemão, que se opôs à guerra no Iraque. E uma descolagem da Europa aos interesses americanos e ingleses.
.
.
Esta eleição do Hollande vai surpreender muita gente. Ai vai, vai! ehehheheh
GostarGostar
Milagres do Modelo Kirchner!
http://exteriores.libertaddigital.com/que-quiere-ocultar-cristina-1276240122.html
En una medida sin precedentes, a comienzos de 2007 el Gobierno de Néstor Kirchner intervino el Instituto Nacional de Estadística y Censos (Indec). El objetivo primario de esta operación era manipular el índice de precios al consumidor, que sirve, entre otras cosas, para ajustar el monto y con ello el costo de la deuda pública indexada. Se trataba, en otras palabras, de maquillar estadísticamente un robo descarado.
La manipulación de este índice tiene consecuencias que van mucho más allá de encubrir el robo ya comentado. Permite, por ejemplo, inflar los éxitos del Gobierno haciendo aumentar ficticiamente el PIB (cosa que Krugman debería haber advertido al presentar el diagrama que exhibe como prueba irrefutable del éxito argentino). Pero el caso de la pobreza es el más ilustrativo sobre los efectos de la manipulación kirchnerista:
Número oficial de pobres (finales de 2010): 3,97 millones.
Número de pobres según la consultora Equis: 8,26 millones.
Número de pobres según el Banco Ciudad de Buenos Aires (BCBA): 8,95 millones.
Número de pobres según SEL Consultores: 9,03 millones.
Número de pobres según el Centro de Investigación y Formación de la República Argentina (Cifra): 9,19 millones.
Número de pobres según el Observatorio de la Deuda Social de la Universidad Católica de Buenos Aires (UCA): 10,27 millones.
Como se ve, entre 4,3 y 6,3 millones de pobres desaparecen de la estadística oficial gracias a la contabilidad creativa de los Kirchner. ¿Será esto lo que Krugman tiene en mente cuando habla de ejemplo para la Zona Euro?
**********************
GostarGostar
Não é um ataque ao 1º de maio, sua besta!
É um ataque à dignidade desses trabalhadores. A “compra” será efectuada em moedas de prata, consta…
GostarGostar
Entretanto, boas notícias para Portugal. A economia alemã começa a puxar pela Europa.
.
.
“German Factory Orders Rose More Than Forecast in March
.
German factory orders rose more than economists forecast in March as demand from outside the euro area helped Europe’s largest economy weather the debt crisis.”
.
in http://www.bloomberg.com/news/2012-05-07/german-factory-orders-increased-more-than-forecast-in-march.html
.
.
“German companies are tapping faster-growing emerging markets as the sovereign debt crisis curbs demand in the euro region. Business confidence climbed to a nine-month high last month and investor sentiment unexpectedly rose to a two-year high. Still, economic growth will slow to 0.6 percent this year from 3 percent in 2011, according to the Bundesbank, as fellow euro-area members drop back into recessions.
.
Today’s data are “a very positive surprise,” said Klaus Baader, senior economist at Societe Generale SA in Hong Kong. “The numbers show that despite the crisis in the euro area, Germany is growing and benefiting from a revival in international trade.””
.
.
Se a correlação se mantiver, Portugal vai dar boas notícias nos próximos dias. Eia! Eia!
.
.
PM Até o crédito ao consumo dos consumidores americanos teve a maior subida em mais de 10 anos. Isso, isso, antes deles estoirarem, convém que comprem muito no resto do mundo. Em especial aos portugueses. ehehehheh
GostarGostar
“Como se ve, entre 4,3 y 6,3 millones de pobres desaparecen de la estadística oficial gracias a la contabilidad creativa de los Kirchner. ¿Será esto lo que Krugman tiene en mente cuando habla de ejemplo para la Zona Euro?”
.
.
Os americanos estão a fazer, mais ou menos, o que faz a Argentina. A taxa de desemprego cai, não porque são criados muitos postos de traalho, mas porque “desaperecem” das estatísticas. E a inflação americana deixa muitas dúvidas quanto ao seu cálculo. Os deflatores usados no cálculo do PIB são mesmo suspeitos.
GostarGostar
Christine Lagarde, directora gerente del Fondo Monetario Internacional
‘Con políticas adecuadas se puede combinar austeridad y crecimiento’
.
“En las economías avanzadas, especialmente en Europa, el problema está bien comprendido, pero la gente tiene diferentes perspectivas sobre los remedios. Varían entre el grupo del crecimiento y el de la austeridad.
.
Lagarde explicó que “el motor monetario no puede hacer el trabajo solo, ya que el crecimiento se enfrenta ahora a tres frenos: el ajuste fiscal, la debilidad de los bancos y los deprimidos mercados inmobiliarios”.
.
Es una postura que contrasta con los rígidos planes de ajustes amparados por Alemania, la principal economía de la zona euro. No obstante, Lagarde reconoció que “algunos países están bajo serias presiones del mercado, por lo que no tienen opción más que moverse con rapidez”. “En general, sin embargo”, agregó,”el ajuste debe ser gradual y firme”.
“No se trata de evitar el freno del ajuste fiscal si no que, calibrado de manera correcta, podemos asegurarnos de que no haga mucho daño al crecimiento”, dijo.
.
En lo que se refiere a las reformas estructurales, Lagarde subrayó que “son más acuciantes para los países que han perdido competitividad en relación a sus socios comerciales, como los del sur de Europa”. “Esta pérdida de competitividad deprime el crecimiento hoy y obstaculiza el camino para un crecimiento sostenido mañana”, precisó.
.
Según las últimas previsiones del Fondo, la economía de la zona euro se contraerá un 0,3% en 2012, con Italia y España con las mayores recesiones, por lo que ha alertado sobre la necesidad de contrarrestar los ajustes con medidas de estímulo económico y suavizar las metas de reducción del déficit.”
.
http://www.elmundo.es/elmundo/2012/05/08/economia/1336431011.html
.
GostarGostar
.
=Entre Merkel et Hollande, des désaccords de fond
,
«Le pacte fiscal a été négocié et signé par vingt-cinq pays, il n’est pas renégociable. On ne peut pas revenir sur les textes ratifiés après chaque élection, sinon on n’avance plus en Europe», a prévenu Merkel, ajoutant que le Bundestag ratifierait le traité avant la fin de la session parlementaire en juin. Considéré comme la clé de voûte de la politique européenne de Merkel, le texte doit insuffler une discipline budgétaire germanique sur le continent. Alors que la Grèce et le Portugal l’ont déjà adopté, l’Allemagne espère faire ratifier le traité par l’Italie et l’Autriche, pour créer une dynamique irréversible«
.
« François Hollande entend présenter quatre propositions pour relancer la croissance en Europe. Berlin est d’accord pour renforcer le financement de la Banque européenne d’investissement et pour allouer les fonds structurels européens inutilisés à de grands projets. La CDU de Merkel est aussi favorable à la création d’une taxe sur les transactions financières, à laquelle ses partenaires de coalition libéraux restent cependant opposés. Mais elle est vent debout contre la création d’eurobonds réclamés par Hollande et les sociaux-démocrates allemands. Berlin s’impatiente aussi, reprochant à l’équipe d’Hollande de ne pas jouer cartes sur table en rallongeant sans cesse sa liste d’exigences »
.
http://www.lefigaro.fr/conjoncture/2012/05/07/20002-20120507ARTFIG00697-entre-merkel-et-hollande-des-desaccords-de-fond.php
.
GostarGostar
Mesmo com os 500% aposto que não chega ao que ganham quem escreve estes posts.
GostarGostar
.
=Grèves en Allemagne : les banques se joignent à l’industrie
http://www.lemonde.fr/economie/article/2012/05/04/greves-en-allemagne-les-banques-se-joignent-a-l-industrie_1696121_3234.html
.
.
=Les «mesures Sarkozy» que Hollande compte défaire
.
· • La TVA sociale ne verra pas le jour
· Le taux normal de TVA restera donc à 19,6 %, au lieu de passer à 21,2 %. Par ailleurs, François Hollande s’est dit ouvert, à moyen terme, à une modification du financement de la Sécu, pour alléger le coût du travail. Parmi les pistes de substitution évoquées: recours plus important à la CSG ou taxe carbone.
·
· • La réforme Woerth des retraites en partie détricotée
Les personnes ayant travaillé sans interruption depuis leurs 19 ans pourront percevoir une pension dès 60 ans. Cette mesure, qui s’appliquera vite, est une dérogation importante au principe de l’«âge légal», puisqu’elle concernera environ un quart des assurés approchant de la retraite. Elle sera financée par une hausse des cotisations sociales… alourdissant le coût du travail. Pour autant, elle n’abroge pas le point clef de la réforme Woerth: le report progressif de cet âge légal, qui sera porté à 62 ans pour la génération 1955 et les suivantes.
.
· • TVA réduite dans la restauration.
François Hollande a déclaré qu’il maintiendrait la TVA réduite dans la restauration (aujourd’hui à 7 %)
.
· • TVA à 7 %.
Le précédent exécutif a relevé au 1er janvier la TVA de 5,5 % à 7 % pour les travaux du logement, les transports, les livres, les biens culturels, la restauration, les hôtels… François Hollande ne reviendra pas sur cette mesure, sauf pour les livres, qui repasseront à 5,5 %.
.
etc
http://www.lefigaro.fr/conjoncture/2012/05/07/20002-20120507ARTFIG00747-les-mesures-sarkozy-que-hollande-compte-defaire.php
.
GostarGostar
=L’Europe entre dans une zone de turbulences
.
(com INFOGRAFIA dos Deficits Publicos de 2011, Portugal em 13º lugar entre 27. Suécia, Estónia e Hungria os únicos excedentários)
.
Le Portugal, lui aussi sous perfusion européenne, demanderait à coup sûr des aménagements. Quant à l’Irlande, elle trouverait peut-être dans un pacte à géométrie variable une raison de dire une fois de plus «non» à un traité européen, lors du référendum
du 31 mai.
.
Cela s’est fait par petites touches, mais les mantras de l’austérité sont déjà peu ou prou écornés: moins de réformes structurelles et de coupes budgétaires, davantage de souplesse, d’emploi et de croissance. «Toutes les dettes publiques ne se valent pas», avance sous couvert d’anonymat un haut fonctionnaire en opposant coût de la bureaucratie et investissements d’avenir.
.
Une première digue a sauté ce week-end lorsque le commissaire finlandais Olli Rehn, en charge du dossier, a implicitement admis que l’objectif d’un déficit budgétaire réduit à 3 % en 2013 ne serait peut-être pas tenu par tous. La Grèce, bien sûr, mais aussi l’Espagne accablée par la récession et le chômage pourraient bien bénéficier les premiers de cette dispense inexprimable le mois dernier. En vertu de «circonstances exceptionnelles», validées par les autres pays de l’UE.
.
La seconde exception à la règle du jeu concerne le Fonds de secours de l’euro, lui aussi laborieusement négocié par traité avec Berlin. Là encore, c’est l’Espagne et ses banques laminées par la récession qui donnent des sueurs froides. L’idée agitée dans plusieurs capitales serait d’autoriser le «fonds monétaire européen» à prêter directement – c’est-à-dire sans condition – aux banques espagnoles. Mais ce guichet ouvert se heurte toujours à l’opposition frontale d’Angela Merkel.
.
http://www.lefigaro.fr/conjoncture/2012/05/07/20002-20120507ARTFIG00710-l-europe-entre-dans-une-zone-de-turbulences.php
GostarGostar
.
L’Etat emprunte moins cher après l’élection de François Hollande
http://www.lemonde.fr/economie/article/2012/05/07/l-etat-emprunte-moins-cher-apres-l-election-de-francois-hollande_1697416_3234.html
.
GostarGostar