Saltar para o conteúdo

Insuportável… disse ele

11 Maio, 2012

Pedro Passos Coelho proclamou que “A CARGA FISCAL É INSUPORTÁVEL”.
Ou isto é uma pieguice ou, se é verdade que assim pensa, a Passos Coelho só lhe restam duas alternativas: ou despedir o Ministro das Finanças, ou demitir … o Primeiro-Ministro.

97 comentários leave one →
  1. politologo's avatar
    politologo permalink
    11 Maio, 2012 22:46

    …recuando…temos um Eleitorado insuportável …

    Gostar

  2. avbraz's avatar
    avbraz permalink
    11 Maio, 2012 22:56

    O que começa a ser insuportável são comentários deste género…

    Quer se queira, quer não, a paz social é importante e a capacidade de choque está a chegar ao fim.

    Bruxelas vai-nos conceder mais dois anos de ajustamento, para que os cortes não tenham de ser todos em 2012. Vão valorizar as reformas, diminuir a importância da quebra de receita fiscal e manter-nos fora do mercado.

    O caminho está ser preparado e é importante que assim seja. Um ajuste deste deve ser mais espaçado e monitorizado.

    O pior que nos podia acontecer seria convulsão na rua… Ou troika sair de Portugal antes das próximas eleições.

    Gostar

  3. delfim's avatar
    delfim permalink
    11 Maio, 2012 23:04

    Intenções de votos em 2015
    B.E 27%
    PSD PP 17%
    PS 15%
    PCP 15%

    ESTAMOS A 3 ANOS DA GRÉCIA

    Gostar

  4. Sousa Pinto's avatar
    Sousa Pinto permalink
    11 Maio, 2012 23:05

    Pois é Sr Paulo Morais, a vida é complicada. Uns percebem as coisas de uma maneira, outros percebem-na de outra e outros não percebem o que vêem ou ouvem.
    Eu percebo das palavras do Passos Coelho que o pagamento de impostos tem limite. Quem realmente contribui com impostos para os cofres do Estado são os agentes activos da sociedade, os empresários e os trabalhadores por conta deles.
    É sabido que ninguém trabalha com o objectivo final de pagar impostos. Nas contas finais das empresas deve haver lucro e consequentemente o pagamento de impostos, mas se, liquidados os impostos, não sobrar nada para os empresários ou os seus trabalhadores, então qual é o estímulo para criar empresas e postos de trabalho?

    Gostar

  5. Portela Menos 1's avatar
    Portela Menos 1 permalink
    11 Maio, 2012 23:21

    e qual é mesmo a opinião de Gaspar sobre o tema … é que “ambos os dois” tem opiniões diferentes sobre o desemprego.

    Gostar

  6. rr's avatar
    11 Maio, 2012 23:33

    anti-comuna, até o pinocoelho já diz que a carga fiscal é elevada!

    Gostar

  7. JCA's avatar
    JCA permalink
    12 Maio, 2012 01:41

    .
    Polémicas:
    duas teses diferentes, quiçá opostas, sobre psicopatas:
    .
    =Born to kill? Psychopaths have different brains to normal people – and current ‘therapies’ for killers may be useless
    .
    · Psychopaths have less grey matter in areas of brain used to ‘understand’ other people
    · ‘Cold-hearted’ criminals suffer abnormality in the brain
    · May mean current behavioural therapies are useless
    .
    http://www.dailymail.co.uk/sciencetech/article-2141160/Born-bad-Rapists-psychopathic-murderers-physically-different-brains-normal-people.html#ixzz1ubatz7ny
    .
    =Study Finds Psychopaths Have Distinct Brain Structure
    http://zen-haven.dk/study-finds-psychopaths-have-distinct-brain-structure/
    .

    Gostar

  8. JCA's avatar
    JCA permalink
    12 Maio, 2012 01:51

    .
    Mais polémicas:
    .
    =Nicolas Sarkozy faces questioning in raft of investigations as immunity ends
    http://www.telegraph.co.uk/news/worldnews/nicolas-sarkozy/9255097/Nicolas-Sarkozy-faces-questioning-in-raft-of-investigations-as-immunity-ends.html
    .
    =The Greek Solution: How to Sell Freedom to the World
    http://www.activistpost.com/2012/05/greek-solution-how-to-sell-freedom-to.html
    .
    =JPMorgan o cómo perder más de 2.000 millones de dólares en sólo 42 días
    http://www.elmundo.es/america/2012/05/11/estados_unidos/1336756213.html
    http://azizonomics.com/2012/05/11/does-jamie-dimon-even-know-what-hedging-risk-is/
    .

    Gostar

  9. Pi-Erre's avatar
    12 Maio, 2012 08:00

    “Quem realmente contribui com impostos para os cofres do Estado são os agentes activos da sociedade, os empresários e os trabalhadores por conta deles.”
    .
    Toda a gente paga impostos. Ou será que o IVA não é um imposto?

    Gostar

  10. Pi-Erre's avatar
    12 Maio, 2012 08:02

    Paulo Morais tem toda a razão.

    Gostar

  11. António Joaquim's avatar
    António Joaquim permalink
    12 Maio, 2012 08:16

    O mordomo presta contas. É complicado é.

    Gostar

  12. CA's avatar
    12 Maio, 2012 08:30

    Ao que Passos Coelho diz ninguém liga, sobretudo o próprio Passos Coelho. O Gaspar vai pelo mesmo.
    Hoje dizem, amanhã desdizem, nunca enganam, apenas lapsam constantemente.

    Gostar

  13. piscoiso's avatar
    piscoiso permalink
    12 Maio, 2012 08:41

    Para os nossos avós marinheiros, quando a carga era insuportável deitavam-a ao mar.
    Na verdade ele já pediu para abandonarem o barco, emigrando.

    Gostar

  14. avbraz's avatar
    avbraz permalink
    12 Maio, 2012 08:43

    Em matéria de mentira, ou lapsos, o governo de PPC é aprendiz quando comparado com o antecessor…
    Nem é preciso falar de Sócrates. Basta recordar o Secretário de Estado do Emprego que todos os meses vinha dizer que o número de desempregados tinha batido no fundo.
    Mas se se fôr “positivo” não se está a enganar o povo, está-se a dar esperança.

    Gostar

  15. Pi-Erre's avatar
    12 Maio, 2012 08:53

    A minha bisavó Esperança já morreu.

    Gostar

  16. pedro's avatar
    pedro permalink
    12 Maio, 2012 09:26

    Dr Paulo Morais: é evidente que a carga fiscal é exagerada. Se tiver de fazer um projecto de investimento, sem ser daqueles de rendas asseguradas ,constatará que a rentabilidade de quase todos ,se se cumprirem as regras, não terá o retorno de outros países onde a carga fiscal é menor. Se observar no DEO enviado a Bruxelas a receita do estado não chega para a despesa, sem considerar os juros , a amortização da dívida e outras garantias que o estado dá ao SEE. Assim sendo ,a via é estreita: A economia cresce dá emprego e aumenta a receita ,logo o estado pode continuar com a dimensão que tem,caso contrário, as funções do estado terão de ser repensadas ,ou seja , as despesas terão de ser brutalmente reduzidas . Será que o 1º Ministro pensa reduzir as funções do estado para baixar impostos e estimular a economia ? Francamente não sei ,mas que algo tem de acontecer ,pois assim, caminhamos para um país não viável. Como sabe e bem desenvolve, também a corrupção mina o regime e é responsável em parte elevada pelo descalabro da situação de dívida pública ,pois a palavra de ordem foi a rapinagem do estado, até parecia que o estado ia acabar! Como dizia o outro” temos dois anos para resolvermos a nossa vida”. Portanto ,ou com Passos ou com outro qualquer, a coisa não vai fugir muito deste cenário. Quando o sr 1º Ministro der sinais de não ter credibilidade como aquele que não nomeamos , desta vez, o sr Presidente não vai ficar pela cooperação institucional e convoca novas eleições ou chama um tecnocrata tipo “monti”.

    Gostar

  17. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    12 Maio, 2012 09:38

    “anti-comuna, até o pinocoelho já diz que a carga fiscal é elevada!”
    .
    .
    Claro que é elevada para os serviços que o Estado presta. Mas Vc. tem um país que só tem duas fontes de acesso a liquidez: BCE através da banca que tem que collaterizar e as exportações.
    .
    .
    Vcs. tem um paciente ligado à máquina com muitos problemas e o maior é estar mesmo em coma e Vcs. estão agora preocupados com a perna partida do gajo. Ou seja, a partir do momento que Portugal deixou de conseguir financiamentos e acesso a liquidez, as preocupações tomam outra prioridade. Conseguir eliminar os défices mais rápido possível, para poder aliviar o credit crunch.
    .
    .
    Eu acho que muitos, ainda no seu mundo “protecgido” ainda não perceberam o que aconteceu quando Portugal deixa de ter dinheiro. Mas pronto, quem vive numa bolha, até pensa que pode arranjar liquidez e dinheiro a partir de uma fonte. No entanto…
    .
    .
    A carga fiscal é muito elevada e precisa de um verdadeiro abanão, mas nesta altura, dizer que a carga fiscal deve baixar é como dizer a um gajo que está sem sangue que precisa de usar métodos à antiga e retirar veneno fazendo sangrias. eheeheheheheh Ora bolas.
    .
    .
    Vou repetir para quem não percebe o que Portugal vive: a economia não tem dinheiro nem liquidez, e só a consegue através da ajuda do BCE e através das exportações. Sem resolver este problema todos os outros são secundários. Não vale a pena perder tempo com os outros, sem resolver este problema.
    .
    .
    Imaginem que estão numa empresa. Vcs. perdem o financiamento do banco, têm despesas maiores que as receitas, mas Vcs. estão é preocupados com a vossa maquinaria que está a perder competitividade. Quando o que Vcs. precisam é de manter a barraca aberta e a funcionar, pois não têm dinheiro e até a electricidade foi cortada, porque Vcs. não pagaram a conta. LOL
    .
    .
    Muitas fantasias Vcs. vivem…

    Gostar

  18. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    12 Maio, 2012 10:10

    Nesta altura, há coisas que estão a acontecer por esse mundo fora que podem ajudar Portugal. Um deles é a introdução de salários mínimos em alguns países asiáticos e uma forte subida nos salários. Isto pode beneficiar imenso Portugal e, outro facto, cada vez mais os países asiáticos são mercados apetitosos, porque começam a ganhar poder de compra. Olhem para isto, que já tem mais de dois meses e já entraram em vigor, a maioria das alterações legislativas:
    .
    .
    “China’s Wage Hikes Ripple Across Asia
    .
    More Asian governments are pressing businesses to hike wages as a way to prevent outbreaks of labor unrest, raising the specter of higher manufacturing costs for global companies—and the products they sell world-wide.
    .
    In the latest move, Malaysia’s cabinet has approved the country’s first-ever minimum wage to be imposed soon, according to people familiar with the matter. The decision follows similar moves elsewhere in the region, as officials from Thailand to Indonesia follow efforts by China over the past two years to boost pay after years of widening gaps between rich and poor.
    .
    Global companies already have been facing higher labor prices in China over the past year, despite a weak global economy, as workers demand a greater share of the country’s economic boom. In recent months, the pressure also has intensified in countries across Southeast Asia that have marketed themselves as alternatives for companies seeking to escape China’s rising costs, leaving those companies now with fewer places to move.”
    .
    Leiam o resto que vale a pena: http://online.wsj.com/article/SB10001424052702304450004577279111724105828.html
    .
    .
    Destaco isto:
    .
    “Beijing raised its minimum monthly wage by 8.6% to 1,260 yuan ($199) starting in January, according to the state-run Xinhua news agency. The following month, the southern boomtown of Shenzhen raised its compulsory monthly wage by nearly 14% to 1,500 yuan. The northeastern port city of Tianjin will raise its minimum wage nearly 13% to 1,310 yuan starting in April, Xinhua said.”
    .
    O salário minimo nalgumas regiões chinesas já vão nos 200 dólares. E os salários minimos deverão, pelo menos, duplicar nos próximos cinco anos. (Atingindo quase o nível de… Portugal!!!!)
    .
    “In Malaysia, people familiar with the situation said officials are working out the details of that country’s new minimum wage, which the cabinet recently approved ahead of national elections, expected in the next few months.
    .
    The level will vary across the country and fall in the range of 800 Malaysian ringgit to 900 ringgit ($264 to $297) a month, these people said.”
    .
    .
    Vejam que os salários mínimos começam a atingir valor quase ao nível de alguns países do Leste. (Comunitários e não comunitários.)
    .
    .
    Isto vai ter implicações várias, a começar no comércio internacional e nas chamadas cadeias de produção. E, por outro, são muitos milhões de pessoas com salários mais altos e com um poder de compra muito maior. O que torna aqueles países em mercados consumidores apetecíveis.
    .
    .
    Portugal irá aproveitar o que está a mudar nestes países? Eles vão deixar de serem vistos como países fornecedores de mão-de-obra barata para mercados consumidores bastante grandes. Basta ver quantos pessoas vivem em cada um daqueles países…
    .
    .
    O que Portugal pode fazer para ganhar quotas de mercado naqueles países? Isto é que importava saber. 😉
    .
    .
    PM Naquela zona do mundo vivem mais de 2/5 da população mundial. Vão querer carros, roupas, smartphones, vinhos, etc. Os tugas o que poderão lá vender, atendendo à sua boa imagem naquela zona do mundo? 😉

    Gostar

  19. Trinta e três's avatar
    12 Maio, 2012 10:10

    Este governo acabou por juntar, num curto espaço de tempo, o pior de dois mundos: “suga” todo o (pouco) dinheiro dos portugueses e destroi os serviços que, sendo do estado, justificam que se paguem impostos. Se eu obrigar os meus familiares a trabalharem mais e a entregarem-me os seus rendimentos para eu poder manter uma vida de luxo e inutilidades, reduzindo, ainda por cima, a comida que lhes ponho na mesa… poem-me as malas à porta. Por este caminho, é o que vai acontecer ao governo. Para além de uma total falta de coragem para mexer na “máquina dos interesses” (o que chamam de reforma administrativa é de gargalhada; o que chamam de reforma laboral é um insulto a todos quantos investem e trabalham), demonstram uma total insensibilidade pelas pessoas, ao mesmo tempo que fazem uma triste figura de subserviência na definição da política europeia.

    Gostar

  20. JCA's avatar
    JCA permalink
    12 Maio, 2012 10:48

    .
    ‘Temos de pereceber porque é que o desemprego cresceu tanto’,
    a pescadinha de rabo na boca
    .
    Se o Governo não fizer quase imediatamente uma amnistia ou perdão fiscal será o responsavel por mais 80.000/ 100.000 novos Desempregados até ao fim do ano.
    .
    Só em Subsidios de Desemprego a DESPESA são pelo menos cerca de mil milhões e meio de Euros (1.500.000.000 €) mais correspondentes cerca de meio milhão (500.000.000 €) de perca de receita da Seg Social mais perca de produção para o PIB mais tecido empresarial irrecuperavel nos proximos 7/10 anos etc
    .
    Estamos a falar duma perca total bem acima de 3.000.000.000 € apenas porque se teima arrogantemente proibir uma amnistia ou perdão fiscal que custa muito menos e não empobrece mais os Cidadãos, Familias e Empresas Portuguesas.
    .
    A continuar assim a Democracia e a Liberdade não vão a lado nenhum, condenada a ser tão apanhada de surpresa como foi o caso dos politicos relativamente ao ultimo aumento do Desemprego em Portugal.
    .
    Sobre impostos no imediato estamos conversados.
    .

    Gostar

  21. Francisco Colaço's avatar
    Francisco Colaço permalink
    12 Maio, 2012 10:51

    Anti-Comuna,
    .
    Atente que na China não é normal pagar-se apenas o salário mínimo. Na verdade, existe já um movimento de deslocalização da produção têxtil de Xangai para a província (a c. 500 Km) por causa dos salários altos que se pagam na cidade. As novas fábricas já não são de centenas largas de pessoas, mas apenas de uma centena ou pouco mais, o que configura uma diminuição na produção industrial.
    .
    Isto foi-me confirmado por quem lá faz negócios regularmente (e tem duas fábricas em Xangai).

    Gostar

  22. ora porra's avatar
    ora porra permalink
    12 Maio, 2012 10:52

    Como sempre, o autor deste post – soi-disant cavaleiro de luta anticorrupão… – oferece-nos momentos de grande profundidade política e, sobretudo, de falta de senso… Não haverá, aí pelo Porto, quem lhe esfregue um pano encharcado nas ventas?

    Gostar

  23. JDGF's avatar
    JDGF permalink
    12 Maio, 2012 10:55

    Tentar reduzir o que está a acontecer na Grécia a simples vícios perdulários (a história de ‘viver acima das possibilidades’) é lançar uma ‘cortina de fumo’ sobre a trajectória que o nosso Pais está a seguir. Porque a seguir – se a Grécia for ‘escorraçada’ do euro – estamos nós. Não vale a pena iludir realidades uma vez que o nosso percurso terá as suas particularidades mas não será substancialmente diferente.
    Andamos às voltas com ‘maneirismos financeiros acrescidos de pesadelos orçamentais’ quando, na realidade, caminhamos para um País inviável. Começa a ser caricato os exercícios de retórica para justificar o inevitável afundamento a nossa economia e continuar a saciar os (incontroláveis) apetites do mundo financeiro. A aposta na nossa capacidade exportadora como resposta ao evidente colapso do tecido empresarial é uma justificação leviana e uma terrível irresponsabilidade. Até as economias (europeias) mais sólidas e mais competitivas prevêm – face à crise global – perder quotas de mercado (no âmito das exportações).
    Deste modo, estamos a criar fantasmas, adiar respostas e a hipotecar o futuro tudo à sombra de ‘soluções sem alternativas’.
    Está a tornar-se cada vez mais notório que vamos sofrer muito para nada, até estarmos convencidos que pior não pode ser. A partir daí: o caos… (como na Grécia!)

    Gostar

  24. castanheira antigo's avatar
    castanheira antigo permalink
    12 Maio, 2012 11:04

    Os governantes portugueses ainda não se convenceram da realidade . E esta é clara :
    1º O estado gastou , desbaratou , corrompeu centenas de milhares de milhões de euros pedidos emprestados ao estrangeiro;
    2º O estado continua a gastar mais do que tem pedindo emprestado ao FMI e UE;
    3º O estado nada fez para inverter a situação , a não ser lançar cada vez mais impostos e destruir a pouca economia que ainda existe ;
    Conclusão : Por este caminho seremos uma nova grecia , não haja a minima dúvida!
    O que deveria ser feito , mas não há “know how” ou vontade ou coragem :
    a) Redução substancial de todos os gastos do estado começando pelos abusos que toda a gente conhece mas toda a gente desvaloriza como sendo pequenas verbas relativamente ao global (denotando uma grande falta de vontade de cortar) ;
    b) Gastar apenas o que se tem;
    c) Diminuir drasticamente todos os impostos de modo a ser possível o investimento produtivo e a consequente criação de postos de trabalho ( nenhum imposto poderá ser mais alto do que em espanha).
    Sem estas duas alíneas , não tenham dúvidas que o nosso futuro não será brilhante .
    Este governo , embora não chegue ao desplante do anterior , também não mostra capacidade para retirar portugal e os portugueses desta situação.

    Gostar

  25. Francisco Colaço's avatar
    Francisco Colaço permalink
    12 Maio, 2012 11:05

    JCA,
    .
    Se o Governo não fizer quase imediatamente uma amnistia ou perdão fiscal será o responsavel por mais 80.000/ 100.000 novos Desempregados até ao fim do ano.
    .
    O dito perdão fiscal tem a desvantagem óbvia de dizer aos que pagaram impostos em tempo devido que foram comidos por papalvos. Além disso, salvo raras situações, os ditos perdões fiscais não salvam empresas economicamente inviáveis, apenas adiam o seu fim. E quanto mais para a frente, mais perde o Estado e o mercado. Não suporá decerto que a morte de uma empresa não abre oportunidades para outros se lançarem ao mercado.
    .
    Infelizmente temos um primeiro ministro que fala melhor do que faz. O que ele disse é absolutamente verdade. falta-lhe actuar, tomar riscos e começar a meter cabeças no cepo. Órgãos do Estado que não se justifiquem devem pura e simplesmente ser extintos. Propriedade do Estado devoluta deve ser posta em hasta pública. Empresas deficitárias devem ser ou vendidas ou (se quiserem uma solução temporária e reversível) cedida a sua gestão mediante hasta pública. O Estado deve ser pequeno para ser ágil e flexível.
    .
    O Anti-Comuna tem razão: a curto prazo é impossível baixar os impostos. Enquanto o Estado não se redimensionar não haverá meio de sustentar os vampiros (nome intencional!) sem a carne e o sangue das pessoas da cidade. A canga que nos é lançada é merecida pois elegemos os que em quase quarenta anos desbarataram o nosso dinheiro, aumentaram o monstro e nos impôem o seu sustento.
    .
    Isto é, não é possível lançar pelo telhado a construção de uma casa. Primeiro há que fundear a alvenaria em bons suportes, adequados ao terreno e ao peso esperado da estrutura e dos utilizadores. Antes de cortar impostos é similarmente necessário fazê-lo somente após estes deixarem de ser necessários em tal quantidade.

    Gostar

  26. Francisco Colaço's avatar
    Francisco Colaço permalink
    12 Maio, 2012 11:23

    castanheira antigo,
    .
    Terá razão no que disse, mas mais uma vez antes dos cortes radicais das inutilidades estatais não iremos baixar impostos nenhuns sem consequências piores.
    .
    Por que carga d’água, concordará decerto o Castanheira, foi criado o IMTT se ninguém foi realocado da extinta Direcção Geral de Viação para o mono (o Instituto)? Para quê contratar projectos de arquitectura para obras estatais quando existem milhentos arquitectos a trabalhar para o Estado em câmaras municipais, universidades e departamentos, e que não se importariam de fazer o dito projecto em regime de destacamento, sem ganhar mais por isso, para ter obra construída? Porquê contratar estudos económicos e auditorias quando há o Tribunal de Contas, supostamente isento e competente, e universidades onde alguns sapientíssimos professores coçam as micoses com cursos sem alunos nem préstimo?
    .
    E porquê contratar pareceres jurídicos de advogados duvidosos quando existem na função pública milhares de péssimos licenciados em direito (ditos juristas), juízes e palradores afins?
    .
    Porquê haverem consultores e assessores de grupos parlamentares quando os representantes eleitos deveriam ser suficientemente heterogéneos para cobrir todas as áreas, justificando-se apenas colaborações pontuais com os sapientes carola-boradores das nossas universidades?
    .
    Por que raio é que existe um Instituto da Vinha e do Vinho quando ninguém foi despedido do Ministério da Agricultura aquando da sua criação? Acho que há mais funcionários do ministério, repolhos que nunca viram uma alface, que agricultores a cultivar alfaces e repolhos. Falamos do Ministério da Educação, e vemos quase dois mil professores destacados para sindicatos (verdade!) . Olhe que vão dar aulas ou que sejam sustentados pelas quotas dos associados do sindicrato (grafia totalmente intencional!). Quer mais desperdício de dinheiros públicos do que aquele que há na saúde, com médicos a desviar doentes para as suas clínicas e a fazerem as operações nos hospitais, cobrando à clínica? Onde se intoxicam os doentes com medicamentos desnecessários (mas comparticipados), favores pagos com conferências médicas, sempre em praias de sonho?
    .
    Depois de se dar mão de Cipião nisto e mais coisas afins, então vamos baixar os impostos. Ou pelo menos vamos baixando enquanto o cepo vai esquartejando as anormalidades hoje normais.

    Gostar

  27. Francisco Colaço's avatar
    Francisco Colaço permalink
    12 Maio, 2012 11:25

    delfim,
    .
    Cuida que a Grécia, continuando neste passo, dura mais três anos?

    Gostar

  28. avbraz's avatar
    avbraz permalink
    12 Maio, 2012 11:30

    Quer se queira, quer não, as contribuições sociais levam 80pct do que o estado gasta.
    “Não gastar o que não se tem” e cortar no subsídio de desemprego, no RSI e nas pensões.

    Sim, Portugal poderá voltar a ser um país industrial. Os chineses estão a subir os ordenados e deixará de compensar deslocalizar a produção… Mas isso ainda demorará alguns anos e terá de haver investimento.

    Neste momento, Portugal só lhes pode oferecer turismo. Acabei de lá estar e o poder de compra é impressionante. 22M em Shanghai…. Mas a grande maioria nem os caracteres ocidentais sabem ler.

    Para se ter um país amigo do chinês, poderia começar por se traduzir tudo.

    Gostar

  29. Portela Menos 1's avatar
    Portela Menos 1 permalink
    12 Maio, 2012 11:46

    acerca de crescimento, impostos e desemprego, os norte-americanos têm muito a aprender com Coelho e, já agora, com a claque do costume no Blasfémias.

    Gostar

  30. xico's avatar
    xico permalink
    12 Maio, 2012 11:49

    O quê? Quer mandá-los para o desemprego para que tenham uma oportunidade de mostrarem as suas capacidades empreendedoras?

    Gostar

  31. rr's avatar
    12 Maio, 2012 12:19

    anti-comuna e então? achas que é por taxares mais que vais ter mais dinheiro? nunca ouviste falar na curva de laffer? ah pois é meu amig, a partir d uma altura o estado deixa de recaudar dinheirinho, logo menos receitas, logo mais défice.

    Gostar

  32. JCA's avatar
    JCA permalink
    12 Maio, 2012 12:32

    .
    Francisco Colaço sobre 10.48H “Depois de se dar mão de Cipião nisto e mais coisas afins, então vamos baixar os impostos.”
    .
    Concordo com tudo o que revela.
    No modelo de implementação é que há uma divergência,
    só pela força do instrumento amnistia ou perdão fiscal num primeiro andamento para parar o processo de destruição do tecido empresarial que ainda sobrevive seguido duma duma baixa geral de impostos é que depois se consegue “dar mão de Cipião nisto e mais coisas afins”. O contrário é mais do mesmo desde 2007, senão mesmo de antes.
    .
    Sobre a baixa geral de impostos até sou adepto que se acabe definitivamente o ‘labirinto mágico com a maior instabilidade destruidora’ de Impostos e legislações de impostos que mudam permanentemente substituindo-o por um unico Imposto Nacional Unico coletado apenas sobre o Consumo interno,
    .
    nenhum rendimento fica ‘isento’ pelo, todos pagam estejam em visita, sejam produtos importados ou dinheiro proveniente da corrupção, branqueamento ou economia subterrânea,
    .
    o preço dos produtos e serviços à saída das Empresas é altamente competitivo (exportações)
    .
    Este Imposto Nacional Unico acopulado a uma Taxa Social Unica também sobre o Consumo Interno fará com que o Empregado, Funcionário Publico recebam integralmente o seu salário mensal bruto libertando simultaneamente a Empresa do gasto da parte da participação atual para a S Social (cerca de 23%) que ficarão nos seus cofres ao fim do mês.
    .
    Coragem, visão, novos rumos, nova macro-estrutura nacional para se rasgarem os véus do Futuro sem obscurantismos, interesses e comodismos instalados que cada vez empobrecem os Portugueses e destroiem Portugal como pelo menos os ultimos 5 anos confirmam sem qualquer margem de duvida.
    .
    A situação caótica onde estamos metidos já ultrapassou a ‘red line’sugerindo que ‘diplomacia’ ou ‘porreirismos internacionais’ complacentes eram possiveis dando freio livre ao medo/hesitação/imprudência/comodismos instalados para não levantar ondas.
    .
    Mas até ao momento surge que apenas se continuou a perder tempo sem quaisquer resultados a não ser o empobrecimento continuo, os aprofundamentos ao ‘deus dará’ da Crise e da Austeridade sem quaisquer resultados excepto promessas de ‘adivinhos’ e fábulas.
    .
    Gostaria de estar completamente errado. Todos estariamos já hoje muito melhor.
    .

    Gostar

  33. Fernando S's avatar
    Fernando S permalink
    12 Maio, 2012 12:33

    Passos Coelho reconhece objectivamente uma realidade (na verdade fe-lo respondendo a uma interpelação no Parlamento).
    A carga fiscal já era elevada. Não é da responsabilidade do governo actual. Mas sim de todos aqueles que durante anos e anos alimentaram um Estado pesado e gastador e não fizeram as reformas necessarias para contrariar a perda de competitividade da economia. E ainda mais do governo anterior que, face à crise de 2008, em vez de inverter esta politica, aumentou ainda mais as despesas publicas e acabou por levar definitivamente o Estado à falencia e a economia para a depressão.
    O actual governo não teve outra alternativa senão aceitar a ajuda da troika e aplicar o plano de austeridade e reformas que foi exigido a Portugal. Nesta situação de emergencia foi inevitavel aumentar impostos e, consequentemente, a carga fiscal. Em cima, o anti-comuna explica e ilustra bem esta situação.
    Há quem diga que o governo poderia ter evitado o aumento de impostos cortando drasticamente nas despesas do Estado.
    Talvez o governo pudesse ir mais longe do que tem ido.
    Mas é mais facil de dizer do que de fazer. Já não tem sido facil fazer os cortes que teem sido feitos. O descontentamento, a oposição, as resistências, tendem a crescer. Imagine-se o que seria se o governo cortasse ainda mais.
    De qualquer modo, o governo que temos foi o que os portugueses escolheram democráticamente nas últimas eleições. É certamente o mais “liberal” que se arranja no contexto actual.
    Por isso é surpreendente que a preocupação de quem se reclama do “liberalismo” seja mais a de criticar (manifestamente sem reservas) do que a de apoiar (eventualmente com reservas) o actual governo.

    Gostar

  34. Fernando S's avatar
    Fernando S permalink
    12 Maio, 2012 13:04

    Muitas das abordagens feitas sobre a situação do pais não tem muitas vezes em conta o factor que é o tempo, os diferentes prazos, o curto, o médio e o longo.
    No curto prazo, ha uma situação de emergencia financeira, que tem de ser enfrentada com medidas imediatas : o empréstimo condicionado da troika, a austeridade, o aumento de impostos. A recessão, o aumento do desemprego, a baixa de salarios e rendimentos, são efeitos inevitaveis. Não ha alternativas. A não ser a irresponsabilidade e a banca rota total. Com consequencias sociais muito mais graves e duradouras.
    Dentro de prazo mais alargado, digamos médio, o governo deve avançar com a redução do peso estrutural do aparelho de Estado e com reformas estruturais na economia (liberalização, privatização de uma parte do “Estado Social”, etc).
    O fim da austeridade e uma redução de impostos e da carga fiscal apenas são viaveis e virtuosos depois da emergencia financeira estar ultrapassada (de Portugal voltar a poder financiar-se nos mercados) e de uma parte das reformas do Estado e da economia estarem em curso e a produzir resultados.
    Nenhuma redução de impostos e da carga fiscal, nenhum aumento do poder de compra das familias e da rentabilidade das empresas, nenhuma destas medidas é viavel e sustentavel antes da resolução da crise financeira.
    Apenas depois, e num prazo mais longo, este tipo de medidas poderia ter algum efeito positivo em termos da retoma da economia e do aumento do emprego.

    Gostar

  35. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    12 Maio, 2012 13:14

    “Atente que na China não é normal pagar-se apenas o salário mínimo.”
    .
    .
    Caro Colaço, claro que não é. Mas o ponto é que há um limiar e esse está a subir rápidamente. Aliás, o governo chinoca (a braços com uma crise política enorme e não nos parece) está a tentar “copiar” o modelo europeu, em especial o francês. Os gajos querem puxar pela procura interna e irão liberalizar o sistema bancário, que irá provocar uma explosão maluca no consumo. E, como bem Vc. diz, eles está “a caminho do Ocidente”, ou seja, do litoral oriental para interior ocidental. E isso está a ser feito já desde, pelo menos, 2008. Mas mesmo assim, têm que deslocalizar produção (a de brinquedos já quase desapareceu de Guandgong) e não apenas para o interior da China, mas para outros países. Eu sempre pensei que seria para a Índia, mas pelos vistos está a ser África o novo poiso deles. (O caso indiano é interessante e algumas coisas continuam a falhar largo naquele país, pelo que andei ler umas coisas sobre a indústria automóvel indiana. Os gajos são bons nos serviços mas na indústria parece que não são lá muito bons, embora possam mudar nos próximos anos.)
    .
    .
    Mas o ponto é este e volto a repetir-lhe a si, porque Vc. está um bocado influenciado pelo pensamento americano. A China vive uma crise mas não a que se pensa. É verdade que vivem um credit crunch e até o fim de uma bolha. Mas é uma crise induzida, o que tem uma diferença do caraças e a malta não percebe a diferença. Nós temos que entender que o regime chinoca está sob perigo e é a inflação o pior dos problemas económicos para o regime. E enquanto a inflação estiver acima do que eles, as autoridades, acham razoável e capaz de manter a população calma, eles irão deixar a economia cair. Mas é induzido.
    .
    .
    No entanto, note bem isto. A economia de consumo de massas está agora a começar. E muita coisa ainda lhes falta fazer para que seja uma realidade. Mas a principal, haver um mercado bancário moderno. E não existe. Até há bem pouco tempo, nem sequer supermercados, quanto mais agências bancárias. Ora, o chamado mercado bancário na China, aquele que financia as actividades privadas, é ilegal. Não funciona nos mesmos moldes que nos países desenvolvidos. E isso foi um problema porque a autoridade monetária não conseguia controlar a sua inflação com os agiotas privados a trabalharem e a valerem quase tanto como o sistema bancário oficial, estatal e dito legal. Ora, essa reforma económica, que está agora a ser feita, a dita liberalização financeira ou bancária, vai mudar a China. Porque, é um padrão conhecido, a cada liberalização bancária, surge um boom, respectiva bolha e estoiro. Mas a bolha imobiliária chinesa foi induzida, não provocada pelas ditas forças do mercado.
    .
    .
    Agora, as autoridades estão a tentar mudar a economia chinoca, através do aumento do poder de compra do cidadão médio, estão a começar a liberalizar o mercado bancário e, mais tarde ou mais cedo, até terão que privatizar as suas empresas estatais. E isso está a começar a mudar a economia chinoca mas mais cedo do que se espera, aquilo vai voltar a crescer à maluco, porque, com os salários daquela gente a crescer como crescem e com a introdução de sistemas bancários modernos, o boom no consumo vai ser inevitável. Será inflacionista? Esta é a questão e aquilo que preocupa as autoridades chinesas. Mas mais dia, menos dia, é o que irá acontecer. E o regime, quer queiramos, quer não, também vai dar o badagaio, porque aquilo está pelos arames.
    .
    .
    Os ocidentais só têm que ter paciência de chinês. Porque, quando aquilo voltar a ter panela sem o testo em cima, vai voltar a bufar de caraças! É inevitável e muitos milhões com dinheiro mas ainda sem saber muito bem onde o gastar. Meteram-se na especulação imobiliária, mas quase toda financiada com capitais próprias e nada a ver com o que vive o mundo ocidental. 😉

    Gostar

  36. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    12 Maio, 2012 13:17

    “Neste momento, Portugal só lhes pode oferecer turismo. Acabei de lá estar e o poder de compra é impressionante. 22M em Shanghai…. Mas a grande maioria nem os caracteres ocidentais sabem ler.”
    .
    .
    Veja lá quanto o Scirocco da VW anda a vender por lá e quanto Portugal está a aumentar as exportações, através da Autoeuropa. Mas não é apenas a Autoeuropa. São vinhos, máquinas, etc. Portugal tem muito para lhes vender e não parece. Mas é preciso ir lá vender e ter paciência de chinês, porque nem sempre é fácil entrar num mercado onde todos lá andam á procura dos eu quinhão.

    Gostar

  37. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    12 Maio, 2012 13:20

    Só para que se saiba. Aumento das exportações no primeiro trimestre para a China: 186%!
    .
    .
    A China subiu, como país-cliente de Portugal, da 17ª posição para a 10ª.
    .
    .
    Em termos de valor as exportações para a China compensaram bem as quedas em… Espanha.
    .
    .
    E penso que isto é ainda o começo, porque Portugal tem coisas que eles precisam. Comida, vinhos, lacticionios, máquinas, até papel higiénico. 😉

    Gostar

  38. Fincapé's avatar
    Fincapé permalink
    12 Maio, 2012 13:40

    “… despedir o Ministro das Finanças, ou demitir … o Primeiro-Ministro.”
    Há uma solução melhor e mais equilibrada: despedir o Ministro das Finanças e demitir o… Primeiro-Ministro!

    Gostar

  39. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    12 Maio, 2012 13:50

    Acho que é necessário fugir dos blogues da moda e meditar um bocado nas coisas como elas nos apresentam. (Blogues da moda financeiros quase sempre seguem as suas posições no mercado, logo…)
    .
    .
    Mas não é por falta de alguma informação, que as coisas andam empoladas.
    .
    .
    “Recent output figures from China were greeted with concern after the country reported its lowest GDP growth for three years, although, at 8.1 per cent, it’s magnificent compared with many.
    .
    Still, there is much talk among economists about a “hard landing”, a “property bubble” and “bankrupt banks”.
    .
    But there is one key fact to remember about the economy in China. It is that the minimum wage is going up 15 per cent a year, every year, for the next five years.
    .
    Take a billion workers and give them a 100-per-cent pay rise. It changes everything.
    .
    Within a generation, China is likely to displace the United States as the biggest consumer market in the world. At Tianjin Port, which is the fifth biggest in the world, container ships used to export Chinese goods to the rest of the world but come back empty. Now they return with the finished and semi-finished goods from the rest of the world to satisfy a ravenous consumer appetite.”
    .
    in http://www.todayonline.com/Commentary/EDC120502-0000002/Chinas-great-leap-forward-,,,-into-the-supermarket
    .
    .
    Eu chamo à atenção para este número:
    .
    .
    “But there is one key fact to remember about the economy in China. It is that the minimum wage is going up 15 per cent a year, every year, for the next five years.
    .
    Take a billion workers and give them a 100-per-cent pay rise. It changes everything.”
    .
    .
    (Pode-se usar a regra dos 72. Se o salário subir 20% ao ano, já não são 5 anos, mas pouco mais de 3. E os salários têm subido nalgumas regiões chinesas, na casa dos 20% ao ano.)
    .
    .
    Agora, num país com o salário mínimo na casa dos 200 dólares, passando para 400 em 5 anos, coloca-os quase a par de… Portugal. Mas se for em 10 anos, até nos ultrapassam. E estão a ver quase 1 bilião de trabalhadores a duplicarem o seu salário para 400 dólares em cinco anos? Sem falar nas implicações que terá no mundo à sua volta. (E que eu foquei aqui na primeira notícia, onde, desde a Indonésia à Malásia, têm os salários em forte subida.)
    .
    .
    Empresas como a Unilever, Nestlé, etc. já prevêm subidas na casa dos 500% nas vendas naquele mercado, até 2020. Mesmo que sejam optimistas a mais. é muita coisa. Muita mesma. E grande parte da tecnologia para abrir produção naquele mercado, é feita no mundo ocidental. Eu, por exemplo, penso que o Japão vai sair da crise graças a esta potencial subida no consumo chinês, nos próximos anos. Pela sua proximidade e domínio tecnológico.
    .
    .
    Mas ao contrário do que diz autor do artigo, a China já deve ser a maior economia do mundo. Ninguém tem em conta a elevada evasão fiscal naquele país. Mas se analisarmos o maior mercado do mundo de electrodomésticos, cimento, aço, telemóveis, computadores, etc. a China já é hoje a maior economia do mundo. Até já passou os USA no mercado dos ditos smartpohnes!!!
    .
    .
    Agora, aquilo vai ser um teste ao mundo. Como providenciar em tempo útil tamanha potencial procura? E evitar uma potencial espiral inflacionista? Se as próprias autoridades chinesas são incapazes de combater o sistema bancário ilegal e que estão a usar o estoiro da bolha imobiliária para afastar os agiotas do mercado? Ninguém sabe. Estamos a falar de 1400 milhões de pessoas, que agora poderão vir a ter acesso a modernos sistemas de distribuição e a modernos e normais sistemas bancários. Ninguém sabe.
    .
    .
    Agora, uma coisa é evidente. A população chinesa, a maioria da população, ainda não tem acesso aos bens de consumo que seria normal num país com aquele poder de compra. As pessoas têm dinheiro mas não sabem onde o gastar. Se desatam a consumir como os ocidentais, como deram indicios em 2010… Ninguém segura aquele mercado. Num país que consome 18 milhões de carros, mais de 20% do consumo mundial de carros, mas onde apenas 3,5% da população tem carro, quando na Europa são 50% e nos USA 80%… Em 2010 o mercado de venda subiu 34% e o governo teve que proibir o licenciamento de registos de matrículas, porque era uma completa loucura. Basta as vendas subirem 50% num ano e é preciso meter 9 milhões de novos carros a produzir, mais os seus componentes, pneus, bombas de gasolina, auto-estradas e estradas, refinarias, produção de pitroil…
    .
    .
    Notem bem. Se a China começar a consumir carros como em países com o seu poder de compra actual (e em forte crescimento), eles bem precisarão de vender quase metade do actual mercado mundial de carros. 40 milhões. Ou mais. Estão a ver a coisa? É preciso que a velocidade da produção acompanhe o consumo para que a inflação não dispare! 😉
    .
    .
    E estamos a falar apenas da China. Mas, e os países à volta? Pois, são ás centenas de milhões…

    Gostar

  40. JCA's avatar
    JCA permalink
    12 Maio, 2012 14:09

    .
    Pelas ásias:
    .
    -China Finally Breaks Above 200-Day Moving Average
    http://www.bespokeinvest.com/thinkbig/2012/5/2/china-finally-breaks-above-200-day-moving-average.html
    .
    -Japan-The worst vegetable mutation
    http://fukushima-diary.com/2012/01/worst-vegetable-mutation/
    .
    (sobre serviço nacional de saude e conquistas civilizacionais):
    .
    -Auto-Urine Therapy: An Elixir With Many Curative Powers
    http://thehealthcoach1.com/?p=1726
    .
    .
    Pois é, afinal quem anda para a frente em Direitos Civilizacionais na Eufopa ?
    .
    Full state pension for stay-at-home mothers
    Stay-at-home mothers and carers will receive a full state pension for the first time under a radical overhaul of the country’s retirement system, The Daily Telegraph can disclose.
    http://www.telegraph.co.uk/news/politics/9261410/Full-state-pension-for-stay-at-home-mothers.html
    .

    Gostar

  41. politologo's avatar
    politologo permalink
    12 Maio, 2012 14:21

    Depois de tudo aqui lido e relembrando o nosso Ministro Alvaro Pereira que nos diz que em 1973 o Rendimento Disponivel dos Portugueses era superior à média europeia (!…) , apetece dizer prefiro a ditadura porque conheço o ditador : detesto esta democracia(?) virtual porque desconheço os ditadores …Qual a primeira cabeça a ir para o cepo ? Não será quem nos enganou ? ou será quem nos roubou ? E quando para o Governo , governar é apenas sinónimo de vender , dizer aqui que as “Propriedades do Estado” devolutas devem ser vendidas em hasta publica , então corram com os deputados , com o governo e com cavaco , e vendam
    S. Bento e Belem … e fartai vilanagem … O País continua com centenas de “Institutos” e de “Observatórios”
    mas cada vez está mais cego … Um touro que ninguem consegue pegar de frente … Num insuportável País , com uma insustentável e anacrónica Constituição , e neste obsoleto sistema politico com uma irracional democracia virtual , é IMPOSSÍVEL diminuir a despesa publica(lei de Wagner) que ainda aumenta com a crise e impossivel diminuir a receita fiscal (que apenas diminui com a recessão e a curva de Laffer) . Deficit aumenta . Divida publica aumenta . Bancarrota . Não existe um Governo com estatura moral e politica
    para democraticamente poder promover as reformas estruturais necessárias . Oculos habent et non videbunt .
    P.S.
    1. Só os patetas é que não se lembram da velha e já famosa frase de Brito Camacho .
    2. O crescimento das exportações não será mais um mito enganador ?
    (já foi demonstrada a sua rentabilidade ? )

    Gostar

  42. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    12 Maio, 2012 14:25

    “O crescimento das exportações não será mais um mito enganador ?
    (já foi demonstrada a sua rentabilidade ? )”
    .
    .
    Antes queixavam-se que não havia exportações. Agora queixam-se da rentabilidade. Este pessimismo entranhado na carola da malta é lixada…
    .
    .
    Meu deus! Esta gente pensa que vai ter uma economia perfeita, alguma vez na Terra. hahahahahah
    .
    .
    Isto não é o devia ser, é o que pode ser e o que se consegue. O resto é pessimismo entranhado, tão típico de alguna tugas, sempre prontos a tirar defeitos em tudo o que vêm na sua terra. Gulp!

    Gostar

  43. JCA's avatar
    JCA permalink
    12 Maio, 2012 14:38

    .
    Colaço com a ideia positiva que tenho do seu pensar não é oportuno desenvolver a figurade de retórica “O dito perdão fiscal tem a desvantagem óbvia de dizer aos que pagaram impostos em tempo devido que foram comidos por papalvos’ porque ter-se-ia de abordar a fundo:
    .
    os papalvos que afinal não são papalvos, antes pelo contrário
    .
    os não papalvos convencidos que são os maiores papalvos
    .
    os papalvos que não são papalvos mas são papalvos porque há não papalvos que afinal são os maiores papalvos
    .
    vice-versa e etc
    .
    resuma assim, são esmagadoramente maioritários os papalvos que não são papalvos mas são papalvos, os não papalvos que são papalvos e não são papalvos, e facilmente concluira que entre papalvos e não papalvos a distância é muito curta na cultura tuga (e não só, nada de complexos de inferior/suprioriedade à estrangeirado rasca).
    .
    Suponho por tudo isto, ‘tiro na àgua’ para os mais deportistas, ‘invejómetro’ para os mais emotivos, ‘elitismo’ para os mais basicos. Nenhum destes é o seu caso porque discorre bem.
    .

    Gostar

  44. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    12 Maio, 2012 14:39

    A inflação chinesa cada vez é mais parecida com a indiana. Têm cada vez mais dificuldades em conseguir acesso a alimentos frescos baratos.
    .
    .
    “Vegetable prices continue to mount
    .
    Vegetable prices continued to rocket up in the first days of May, as production declined and rising fuel oil prices have led to higher transportation costs.
    .
    According to a government system that monitors the price of national agricultural and sideline products, the prices of Chinese cabbage, turnips, tomatoes on May 2 increased 96.6 percent, 75.7 percent and 49.2 percent year-on-year respectively. The prices were pulled up by a poor vegetable harvest due to colder-than-average spring temperatures, as well as severe damage caused by pests. Mounting fuel oil prices also contributed to the increase. According to experts, a 4 percent fuel prices increase will drive up vegetable prices 3 percent.”
    .
    in http://english.peopledaily.com.cn/90778/7809122.html
    .
    .
    Qualquer dia vão vegetais de Portugal para a China de… Comboio. ehehehehe
    .
    .
    As pêras do Oeste é que se calhar ainda não são conhecidas lá…
    .
    .
    Os países que souberem criar comidas rápidas saborosas e alimentos congelados, vão ter uma oportunidade maluca de exportar para a China e seus vizinhos. Se Portugal tiver sorte e souber criar produtos que tenham uma longevidade maior, embalados…

    Gostar

  45. politologo's avatar
    politologo permalink
    12 Maio, 2012 14:45

    O nosso ilustre confrade “anti-comuna” apenas usa os verbos DEVER e PODER mas desconhece o verbo SABER (que é mais importante do que querer e poder) !…
    Mas apenas tira “defeitos em tudo” é quem usa o termo “anti” …
    (quanto aos chineses , eles estavam fazendo uma obra em Africa , e faziam gratuitamente o desaterro ! (mais tarde veio a descobrir-se que se tratava de um riquissimo minerio) …
    P.S.
    Já se preocupou em saber o que é a rentabilidade das exportações ?

    Gostar

  46. JCA's avatar
    JCA permalink
    12 Maio, 2012 14:49

    .
    Apontamentos sobre a Àsia:
    .
    =China Finally Breaks Above 200-Day Moving Average
    http://www.bespokeinvest.com/thinkbig/2012/5/2/china-finally-breaks-above-200-day-moving-average.html
    .
    =Japan-The worst vegetable mutation
    http://fukushima-diary.com/2012/01/worst-vegetable-mutation/
    .
    soluções para na Asia alcançarem Direitos Civilizacionais de Saúde Universais (parece que em Portugal e em certa Europa algumas ‘elites de vão de escada’ sonham com o mesmo ‘avanço civilizacional’):
    .
    =Auto-Urine Therapy: An Elixir With Many Curative Powers
    http://thehealthcoach1.com/?p=1726
    .
    Contrastando com os malditos ‘ingleses’ ou ‘anglo-saxonicos’ como quiserem (ou até bismarquianos boches odiados por alguns germanofilos vá-se lá saber porquê ….. )
    .
    =Full state pension for stay-at-home mothers
    Stay-at-home mothers and carers will receive a full state pension for the first time under a radical overhaul of the country’s retirement system, The Daily Telegraph can disclose.
    http://www.telegraph.co.uk/news/politics/9261410/Full-state-pension-for-stay-at-home-mothers.html
    .

    Gostar

  47. rr's avatar
    12 Maio, 2012 14:53

    fernando s, voe não está a ver o problema do aumento de impostos.Isso não é um mero pormenor meu caro: é que a recessõa não é um pormenor, mas sim impede o pais de diminuir o défice.Não se diminui porque se quer, diminuir o defrice depende da eficácia das medidas, e eswtas não devem causar recessão, que por sua vez impede o crescimento económico, que sem este não há défice nenhum que desca.Nenhum! e por isso digo com muita pena, que este governo não vai atingir nenhuma das metas em 2014.Todos os economistas assim o dizem.Porque ao contrário do que vc pensa, mais impostos não implicam mais recaudação.Eu prefiro dar atenção ao arthur laffer do que ao anti-comuna.,
    Depois o fernando s fala em medidas e palavras faceis.Pois quem tem seguido uma via fácil, tem sido este governo, que tem agido exatamente da mesma forma que todos os governos teem agido.Não há reforma do estado e só h´+a aumento de impostos.Este governo é socialista , não liberal, e mais uma vez vamos pagarn todos o preço por isso.Se as coisas fossem como voce diz, a irlanda já tinha saido da crise, assim como a grécia.
    Voce fernando s, não passa de mais um socialista de todos os partidos, como dizia Hayek.Este governo é socialista, não liberal.Tal como socratesdurao e guterres, este governo preferiu o massacre fiscal dos portugueses

    Gostar

  48. Ba Ali Ba's avatar
    Ba Ali Ba permalink
    12 Maio, 2012 15:26

    Depois de tanta lenga-lenga, aqui, nos jornais, nas TVs, nos cafés e noutros ilustríssimos lugares da mais elevada e cultural discussão políticodesportiva, cada vez percebo mais que nada de novo irá acontecer a este desgraçado e “grande aldeamento”, pelo que me pergunto: não poderemos, tal como certas Empresas, mudar a nossa “sede fiscal” para um “país de eleição” (sem descontos, preferivelmente) e continuar por cá com a nossa tão amada ainda que pobretana família, mais estes insubstituíveis P.E.V.A.`s. (políticos, embusteiros e vigaristas associados)… ainda que e só para efeitos estatísticos… não dá, não?!…
    Se pudesse… eu gostaria de optar pelo Botswana, não é por nada de especial, mas porque gosto muito dos elefantes de orelhas grandalhonas (as secretas lá do sítio) e tromba rija (?!…) e , e de todos os outros “bichinhos selváticos” que, afinal, não perturbam ninguén e, também, da realeza (?!) que por lá passa (porque vem de lá toda partidinha)… eheheheh… adoro os paquidermes!!!…
    Já agora, seria bom que os agentes/capatazes responsáveis pelas viagens dos “nossos mandantes senhores”… os levassem para lá… a gente até paga para que não voltem… nunca mais! Mas… digam-nos primeiro, se é mesmo possível “sediar lá o tasco”…?!

    Gostar

  49. JCA's avatar
    JCA permalink
    12 Maio, 2012 15:30

    .
    A-C a ideia da malta e da rapaziada dos ‘cafés’ e das ‘vendas’ é que o ‘fenomeno’ exaltado do aumento das explorações se deve a ‘sustentadamente’ e ‘com longuissimo futuro’ a:
    .
    Desfalcar o ouro nacional venda ouro à Belgica, China etc sacado ‘à força’ às velhotas, reformados, desempregados e obrigados a falir pelo Estado no novo ‘grande sucesso empresarial’ da ‘MedidasDeAusteridadeParaOexito’ que se chama ‘LOJAS DO OURO’
    .
    Ocasionalidade insustentada de exportação de combustiveis refinados sem sustentação na exploração de petroleo (não se explora em Portugal ou não há mesmo)
    .
    Veiculos automoveis em que praticamente só fica cá o que pagam em salários e uma meia duzia de coisas fabricadas na volatibilidade da deslocalização desses clusters que saiem num abrir e fechar de olhos à vontade emocional do dono para não sublinhar o diferencial entre o necesssário importado e o valor exportado.
    .
    Numa enrascada indisponivel para ‘dar o salto da carpa’, acomodada ao ‘bem bom’ dos malandros e dos chico-espertos, PARECE que serve para impressionar a rapaziada que empresta dinheiro para ganhar mais dinheiro mas que sabe esta treta toda’ como as palmas da mão não está mal.
    .
    Nada disto significa que o acima deve ser expulso de Portugal. Significa que não chega para Portugal. É precisa uma Governação que seja capaz de MUITO RAPIDAMENTE resolver Portugal como um País que vale a pena investir e trabalhar como Empreghado ou Empregador. Ninguém tenha sonhos. Se assim não for o que resta em Portugal que ainda não se deslocou para o estrangeiro quer sejam Empregados ou Empregadores vai-se pôr a andar num abrir e fechar de olhos.
    .
    E numa optica de ‘produtos portugueses’ exportaveis. a exportação de Empregados e Empregadores não é do tempo salazarista em que um gajo exportado, não significava uma unica venda porque todos os meses mandava pagava dinheiro a Portugal (mesadas para a familia, investimentos na terra etc). Isso acabou.
    .
    Vão e nem mais um tusto esse apregoado ‘produto de exportação’ que se chama ‘Cidadãos Portugueses’ manda para Portugal. Nem mais. O resto são sonhos de aprendizes de xulos.
    .
    A-C é a velha questão, tão velha como a Prostituição, QUEM NO FIM DÁ MUSICA A QUEM ….
    .
    Para nós, pesem as ingénuas intenções e voluntarismo de A-C, o pior é o resto. O sem Futuro, o sem Solução, o não Resolver nada, o empurrar grosseiramente com a barriga. A desgraça. o empobrecimento e atenção no limite A FOME.
    .
    Não é o que desejo. Mas continue A-C mas não exagere, nem engane mesmo que involuntariamente porque isso não dá nada para ninguém incluindo para si.
    .
    Longe de mi ofensa, bota abaixo ou rebaixar o seu voluntarismo que sugere juvenil e enérgico. Mas nem tudo o que brilha é ouro para os próprios e para outros. Pois é.
    .
    .

    .

    Gostar

  50. Fernando S's avatar
    Fernando S permalink
    12 Maio, 2012 15:32

    rr,
    .
    Voce não esta a ter em conta o tempo. Nem a dura realidade das coisas, de resto.
    Neste momento não ha qualquer margem para baixar impostos a curto prazo. Estamos numa situação de ruptura financeira. Para podermos ter acesso a algum dinheiro estamos sujeitos a um programa que impede qualquer baixa de impostos. E ainda bem. Porque, se assim não fosse, afundariamos ainda mais a situação. Neste momento, a curto prazo, menos impostos significa certamente menos receitas para o Estado. Não é aceitavel. Não é aceitavel para os credores. Mas não é sequer aceitavel para o pais. Seria pura irresponsabilidade.
    .
    Mas, mesmo sendo inviavel, admitamos o cenario “louco” de uma redução de impostos. A historia da curva de Laffer não se aplica assim de qualquer maneira e em quaisqueres circunstancias. Mesmo estando reunidas condições favoraveis, é indispensavel um periodo de tempo durante o qual a redução de impostos é feita, os agentes economicos reagem ao estimulo, as decisões de investimento são tomadas e implementadas, os efeitos sobre o crescimento do produto fazem-se sentir, o Estado começa a arrecadar mais receitas. Nada disto acontece a curto prazo.
    A curto prazo, e como tem aqui explicado muito bem o João Miranda, é prioritario reduzir o déficit e o ritmo de crescimento da divida. Conseguir “apenas” isto ja seria um primeiro sucesso. Que nos daria provavelmente algum tempo para podermos recuperar algum controlo sobre as nossas finanças e começar a pensar em algumas medidas de incentivo fiscal. Mas aqui ja estariamos para além do curto prazo.
    .
    Voce diz que todos os economistas dizem que o governo não vai atingir nenhuma das metas em 2014. Por sinal nem é verdade. Que todos o digam. Com ou sem razão, muitos “economistas” teem dito o contrario. A começar pelo comissario europeu para a economia. E os proprios mercados, sobretudo quando não são abalados por acontecimentos preocupantes, como a vitoria do candidato socialista em França e os resultados das eleições na Grécia, ja deram indicações de apostar cada vez mais num regresso de Portugal aos mercados num prazo não demasiado longo.
    Quanto a saber se o governo vai ou não atingir as metas em 2014 … é ainda cedo para dizer. Não atingiria certamente, de modo nenhum, fazendo o que o rr defende. Mas, seja como for, o mais importante é que se consigam resultados que se aproximem o mais possivel dessas metas. E se for possivel ultrapassa-las,… ainda melhor. Importa ganhar alguma credibilidade face aos credores, aos mercados, aos observadores externos, aos agentes economicos internos. Esta credibilidade pode inclusivamente ser util mais à frente para fazer face a eventuais dificuldades adicionais, que não são de excluir, incluindo a não realização das metas. Apenas com essa credibilidade é possivel ter o apoio dos credores e de outros operadores para ajustamentos no programa de recuperação financeira e economica.

    Gostar

  51. rr's avatar
    12 Maio, 2012 15:50

    fernando s, ja falou dessa sua teoria aos bloggers do insurgente.? e o que e que eles disseram?

    Gostar

  52. rr's avatar
    12 Maio, 2012 15:51

    eu cá mantenho-me na minha.Este governo nao vaia tingir as metas.Como disse medina carreira, precisavamos de ter um programa mais longo para suavizar a austeridade

    Gostar

  53. rr's avatar
    12 Maio, 2012 15:55

    fernando s, se era para fazer o que socrates fez, mais valia o psd ter confirmado o pec IVe apoiado o governo anterior.Nao foi para aumentar impostos que o actual governo foi eleito.Leia os textos do insurgente, em especial os do Ricardo Arroja.Isso é ser socialista.Voce é aquilo que o hayek chamava um socialista.Lamento dize-lo mas é a verdade

    Gostar

    • avbraz's avatar
      avbraz permalink
      12 Maio, 2012 16:05

      “Se era para subir impostos, mais valia ter aprovado o PEC IV”.

      Cada vez mais tenho a certeza que ninguém leu o Memorando antes de votar.

      E não, não devia. Sócrates, do que apresentava, sò implementava metade e, reformas estruturais, nenhuma!

      Não eram as medidas. Era o executor.

      Gostar

  54. rr's avatar
    12 Maio, 2012 15:58

    É falso isso que voce disse do curto prazo e das receitas.Porque se se aumenta impostos, logo isso incentiva mais a fuga ao fisco.Logo menos investimento, loog menos crescimento.nenhum investidor quer investir com essas condicoes fiscais.Mais, as pessoas sempre podem mudar-se para o monaco ou para outro paraiso fiscal, e voce nao esta a ter em conta isso
    E volto-lhe a dizer: a irlanda e a inglaterra fizeram o que voce disse, e não estão a ter sucesso

    Gostar

  55. rr's avatar
    12 Maio, 2012 15:59

    voce e do psd fernando s?

    Gostar

  56. Fernando S's avatar
    Fernando S permalink
    12 Maio, 2012 16:04

    rr,
    .
    Não estou a ver a que se refere quando diz que falei em “medidas e palavras faceis”.
    Claro que é bem mais facil e imediato aumentar impostos do que fazer a tal “reforma do Estado”, que o rr considera necessaria (e eu também, de resto !). Por isso é que o aumento de impostos é uma medida que um governo com uma emergencia nas finanças publicas não pode deixar de utilizar. O contrario seria estupidez pura e simples. Suicidario.
    Mas, dito isto, de um ponto de vista politico, não é nunca facil um governo aumentar impostos. Ainda menos num periodo de crise, recessão, desemprego. São medidas extremamente impopulares. Por isso mesmo, até é preciso alguma coragem politica, e pessoal, para o fazer agora.
    .
    O rr diz que este governo tem agido exactamente da mesma maneira do que os anteriores. Não concordo. Os governos anteriores ou não viviam uma situação imediata de ruptura financeira ou, como aconteceu com o governo anterior, não tomaram as medidas de austeridade que se impunham nem lançaram reformas estruturais destinadas a alterar o impasse competitivo ao nivel da economia.
    O governo actual tem levado a cabo um programa de austeridade sem pararelo no nosso pais, pelo menos nas ultimas 3 décadas. Além disso, iniciou e pretende levar a cabo algumas reformas estruturais importantes (legislação laboral, privatizações, concorrencia, etc).
    Ainda é pouco, poderia fazer mais. Talvez. Certamente.
    Mas com que riscos e consequencias ? Não nos esqueçamos que o actual governo foi a escolha democratica dos portugueses nas ultimas eleições, que nem todos os portugueses, longe disso, são “liberais” e favoraveis ao despedimento de funcionarios publicos e ao desmantelamento do “Estado Social”, que existem resistencias e oposições a varios niveis.
    A politica deve ser o campo do possivel e não um laboratorio para aventuras perigosas e inconsequentes !

    Gostar

  57. rr's avatar
  58. Fincapé's avatar
    Fincapé permalink
    12 Maio, 2012 16:07

    Hayek, esse deus que começou por ser socialista, e o insurgente, essa igreja… Se disseram, está tudo dito!
    (Por acaso, Hayek não disse bem isso, mas enfim!) 😉

    Gostar

  59. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    12 Maio, 2012 16:09

    “Já se preocupou em saber o que é a rentabilidade das exportações ?”
    .
    .
    Não. Estou à espera que um politólogo me venha ensinar. eheheheh

    Gostar

  60. Fernando S's avatar
    Fernando S permalink
    12 Maio, 2012 16:23

    rr,
    .
    Voce diz que eu sou “socialista” !…
    Não é importante o que eu sou e ainda menos o que voce diz que eu sou.
    Se eu fosse efectivamente “socialista” então voce estaria muito sozinho na sua condição de verdadeiro “liberal”. Ou seja, voce seria uma ilha muito pequenina rodeada por um enorme oceano de socialistas. Seria um caso verdadeiramente perdido. Não lhe desejo isso !
    De resto, se eu fosse tão purista e sectario nas ideias e no posicionamento politico como é o rr, então teria de dizer que não considero que as suas ideias e posições sejam verdadeiramente liberais. Porque não considero que elas, por mais puristas e intransigentes que apareçam, possam contribuir para fazer avançar a fronteira da liberdade na nossa sociedade e no nosso pais. Mas não vou por ai. Para mim voce também faz parte do campo dos “liberais”, em sentido lato. Pelo menos em termos de opções doutrinarias. Mas, como a perfeição não existe em nada e em lado nenhum (e ainda bem), também ha “liberais” sectarios e inconsequentes.

    Gostar

  61. rr's avatar
    12 Maio, 2012 16:23

    !Claro que é bem mais facil e imediato aumentar impostos do que fazer a tal “reforma do Estado”, que o rr considera necessaria (e eu também, de resto !). Por isso é que o aumento de impostos é uma medida que um governo com uma emergencia nas finanças publicas não pode deixar de utilizar. O contrario seria estupidez pura e simples. Suicidario.
    Mas, dito isto, de um ponto de vista politico, não é nunca facil um governo aumentar impostos. Ainda menos num periodo de crise, recessão, desemprego. São medidas extremamente impopulares. Por isso mesmo, até é preciso alguma coragem politica, e pessoal, para o fazer agora” Isso foi o que se fez em 2002 e em 2005 e não resultou.Isso é um plano socialista.” .Mentira: é claro que o défice orçamental agrava se em paralelo com a redução dos impostos não se reduzir a despesa publica, como aconteceu nos estados unidos com o reagan.Mas para isso tem de se reformar e não contrário como este governo está a fazer.Meu caro amigo, os portugueses não elegeram o governo para ser estatista tipo bloco de esquerda como está a ser.E mais uma vez, aumentar impostos não implica mais receitas.
    “O rr diz que este governo tem agido exactamente da mesma maneira do que os anteriores. Não concordo. Os governos anteriores ou não viviam uma situação imediata de ruptura financeira ou, como aconteceu com o governo anterior, não tomaram as medidas de austeridade que se impunham nem lançaram reformas estruturais destinadas a alterar o impasse competitivo ao nivel da economia.
    O governo actual tem levado a cabo um programa de austeridade sem pararelo no nosso pais, pelo menos nas ultimas 3 décadas. Além disso, iniciou e pretende levar a cabo algumas reformas estruturais importantes (legislação laboral, privatizações, concorrencia, etc”. Mais outra falsidade que voce diz: em 2002, aumentou-se os impostos.Em 2005, foi a mesma coisa com o iva para 21%.E a história infelizmente voltou-se a repetirAs rosas e as laranjas aqui em portugal, teem o mesmo recheio.Além disso tirando a reforma laboral, encontra-se tudo em stand bye, o que é facilmente demonstrado pelo caso das rendas energeticas
    “Mas com que riscos e consequencias ? Não nos esqueçamos que o actual governo foi a escolha democratica dos portugueses nas ultimas eleições, que nem todos os portugueses, longe disso, são “liberais” e favoraveis ao despedimento de funcionarios publicos e ao desmantelamento do “Estado Social”, que existem resistencias e oposições a varios niveis.” O governo foi eleito para afazer aquilo que disse na campanha e no seu programa eleitoral,e não para isto.
    Mais valia termos ficado com o anterior governo do ps.Não digo mais nada

    Gostar

  62. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    12 Maio, 2012 16:26

    “.Eu prefiro dar atenção ao arthur laffer do que ao anti-comuna.,”
    .
    .
    Vc. está a cair num erro comum. O Laffer refere-se à carga fiscal mas não tem em conta duas coisas importantes: serviços prestados pelo Estado e tipo de fiscalidade. Em teoria o Laffer tem razão, na prática, só mesmo estudando cada sistema fiscal, com as suas taxas de impostos mais aquilo que o Estado retribuiu em troca, é que podemos tentar estabelecer limites.
    .
    .
    Isto não é apenas atirar para o ar a elevada fiscalidade mas tentar perceber mesmo o impacto desta. Dou exemplos para se perceber. Os países nórdicos têm, por norma, taxas muito mais altas que Portugal e não é por isso que estão todos a fugir de lá. Mas estamos a falar de uma carga fiscal generalizada mas só mesmo estudando a verdadeira carga fiscal (que é uma relação entre aquilo que se paga e aquilo que se obtém em troca) para compararmos.
    .
    .
    Mas agora eu dou-lhe um outro exemplo contrário. Nos USA a saúde não é paga pelas empresas e os privados têm que pagar seguros caros e com coberturas limitadas. Em teoria a carga fiscal é menor nos USA, na prática, os custos são maiores nos USA porque além dos serviços de saúde caros, são ineficientes. Logo, se eu pagar 40% de IRS na Suécia acaba por se menos penalizador em termos fiscais que pagar 25% nos USA, pois tenho que pagar o seguro de saúde. Logo, onde pago mais impostos? Na Suécia ou nos USA?
    .
    .
    Isto de se dizer que a curva de Laffer está aqui ou acolá, só mesmo com estudos a sério sobre a fiscalidade de cada país. E não em termos teóricos pensar que quanto mais altos os impostos, mais próximos ou além do limiar da curva. Sabemos que cada economia e sociedade terá o seus limites, mas só mesmo estudando cada economia e cada sociedade se pode tirar conclusões.
    .
    .
    Modo geral, Portugal tem uma fiscalidade baixa sobre os rendimentos dos singulares mas uma pesada e insustentável fiscalidade sobre o trabalho. Juntas é que tornam o sistema muito mau, mas devido à ineficiência e pesada tributação da seg. Social, não do IRS. Mas isto é preciso estudar e não apenas dizer que a fiscalidade é alta.
    .
    .
    É evidente que quanto maiores os impostos, mantendo os mesmos serviços, mais os efeitos maus sobre o crescimento económico. Mas também pode acontecer baixar a fiscalidade e penalizar o crescimento económico pela pressão sobre os custos das empresas (imagine-se, ter que gastar dinheiro em serviços privados de segurança em vez da policia, como exemplo) ou pelo aumento da dívida pública, logo mais risco sistémico. Está a ver a coisa?
    .
    .
    Portanto, há que tentar perceber melhor o problema fiscal de cada país, que não se esgota apenas nas taxas nominais, mas nos serviços prestados pelo Estado, no tamanho e eficácia e eficiência do Estado, etc.
    .
    .
    Mas o que Vc. ainda não percebeu e a maioria da malta não percebeu é isto. Portugal está numa situação como se estivesse em guerra a lutar pela sua Independência. Neste caso, financeira e de liquidez. E, como numa guerra normal, Vc. tem que ter prioridades. Não se pode preocupar com o mau estado da estradas se precisa de pistas de aviação para os seus aviões de combate, por exemplo.
    .
    .
    Enquanto o Estado não conseguir que a economia portuguesa volte a ter dinheiro para funcionar, tudo o que Vcs. dizem é letra e de quem vive no mundo da lua. Portugal está numa guerra. Guerra económica, mas está. Logo…

    Gostar

  63. Fernando S's avatar
    Fernando S permalink
    12 Maio, 2012 16:27

    rr : “Como disse medina carreira, precisavamos de ter um programa mais longo para suavizar a austeridade.”
    .
    “Precisavamos” … mas não temos !
    E, no fim de contas, ainda bem. Porque o portuga, e nisso esta muito bem acompanhado por esse mundo fora, se pode empurrar os problemas para a frente em vez de os resolver de vez, não exita !

    Gostar

  64. Fernando S's avatar
    Fernando S permalink
    12 Maio, 2012 16:36

    rr,
    .
    Repare bem o que voce acaba por dizer para defender as suas posições extremas :
    “os portugueses não elegeram o governo para ser estatista tipo bloco de esquerda como está a ser.”
    “Mais valia termos ficado com o anterior governo do ps.”

    Gostar

  65. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    12 Maio, 2012 16:40

    Já agora, meditem nisto. As exportações tugas estão a subir bem, apesar de uma elevada carga fiscal. Nós podemos dizer que o aumento da fiscalidade não está a penalizar as exportações. Ou podemos pensar que, apesar da subida da fiscalidade, as exportações estão fortes e mais subiriam se a fiscalidade caísse.
    .
    .
    Todavia, a fiscalidade tem estado a subir mas não muito sobre as empresas logo penalizando as exportações. O que quer dizer, que dizer-se que a fiscalidade sobe e penaliza o crescimento económico e as exportações, está errado. Penaliza o crescimento económico mas não as exportações. Que é uma coisa bem diferente.
    .
    .
    Há que ter cuidado em tentar perceber, em cada momento, sob as várias condições e até concorrentes, se realmente podemos ou não utilizar a fiscalidade para resolver determinados problemas económicos. Hoje, nesta altura, eu vou voltar a repetir aos meus amigos. Portugal só tem duas fontes de liquidez: BCE e exportações. Tudo o resto é lirismo. Nesta altura é isto que é preciso resolver. Se não se resolver, de nada vale baixar impostos, taratátá, tarétété, é tudo paleio de gente que, desculpem-me a expressão, são uma cambada de otários. Quando um gajo chega ao hospital, em coma, depois de um acidente, os médicos não lhe andaam a tratar da perna partida, mas em garantir que o gajo não bata a caçoleta. Isto agora, nesta altura, é igua. O que importa é salvar Portugal, depois vê-se.

    Gostar

  66. rr's avatar
    12 Maio, 2012 16:41

    s o que Vc. ainda não percebeu e a maioria da malta não percebeu é isto. Portugal está numa situação como se estivesse em guerra a lutar pela sua Independência. Neste caso, financeira e de liquidez. E, como numa guerra normal, Vc. tem que ter prioridades. Não se pode preocupar com o mau estado da estradas se precisa de pistas de aviação para os seus aviões de combate, por exemplo.
    Enquanto o Estado não conseguir que a economia portuguesa volte a ter dinheiro para funcionar, ” Não é essa a questão meu caro.Todos nós quueremos as tais pistas de aviação.Mas eu não acredito que o governo com as actuais politicas venha a conseguir essas pistas, ai é que está.Não sabia que tinhamos ai social democrata
    Fernando s
    ”“Precisavamos” … mas não temos !
    E, no fim de contas, ainda bem. Porque o portuga, e nisso esta muito bem acompanhado por esse mundo fora, se pode empurrar os problemas para a frente em vez de os resolver de vez, não exita !” E deviamos ter, e no futuro vamos ter de ter.Vamos ter de renegociar ou o pacote ou até mesmo a divida.Mais tarde ou mais cedo vai ter de ser

    Gostar

  67. rr's avatar
    12 Maio, 2012 16:43

    !”Há que ter cuidado em tentar perceber, em cada momento, sob as várias condições e até concorrentes, se realmente podemos ou não utilizar a fiscalidade para resolver determinados problemas económicos. Hoje, nesta altura, eu vou voltar a repetir aos meus amigos. Portugal só tem duas fontes de liquidez: BCE e exportações. Tudo o resto é lirismo. Nesta altura é isto que é preciso resolver. Se não se resolver, de nada vale baixar impostos, taratátá, tarétété, é tudo paleio de gente que, desculpem-me a expressão, são uma cambada de otários. Quando um gajo chega ao hospital, em coma, depois de um acidente, os médicos não lhe andaam a tratar da perna partida, mas em garantir que o gajo não bata a caçoleta. Isto agora, nesta altura, é igua. O que importa é salvar Portugal, depois vê-se.” E lá está, o problema é que está a dar as receitas erradas ao gajo.Isso é que voce nao percebe

    Gostar

  68. rr's avatar
    12 Maio, 2012 16:45

    Isso das exportações anti-comuna já acontecia.É uma área onde o governo não pode reclamar louros, porque isso é responsabilidade das empresas.Ou melhor, pode reclamar a mesma responsablidsde que o anterior governo

    Gostar

  69. rr's avatar
    12 Maio, 2012 16:46

    os portugueses não elegeram o governo para ser estatista tipo bloco de esquerda como está a ser.”
    “Mais valia termos ficado com o anterior governo do ps.”
    Não é extremo, é a verdade.Mudaram-se as moscas mas a porcaria é a mesma

    Gostar

  70. Fernando S's avatar
    Fernando S permalink
    12 Maio, 2012 16:53

    Claro que é “não hesita” e não “não exita”. As minhas desculpas.

    Gostar

  71. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    12 Maio, 2012 16:54

    “.Mas eu não acredito que o governo com as actuais politicas venha a conseguir essas pistas, ai é que está.”
    .
    .
    Desculpe que lhe diga. Mas Vc. tem ideia de quaais são as prioridades agora? Se sabe, terá que ter políticas que atinjam os objectivos. É isso que Vc. tem que saber. Mainada!
    .
    .
    “Vamos ter de renegociar ou o pacote ou até mesmo a divida.Mais tarde ou mais cedo vai ter de ser”
    .
    .
    vai ter que ser porquê? O que é Vc. ganha com isso? Desculpe que lhe diga, mas quem é o burro que vai dar um calote hoje, se amanhã vai precisar de novos financiamentos e vai ter que pagar mais caros os novos financiamentos? Isto não vai lá com moralismos, vai lá com a defesa do interesse dos portugueses. Se pregarem um calote, terão custos de financiamento futuros mais altos. Se não o pregarem, terão custos de financiamentos mais baixos. Em termos financeiros logo é melhor não dar calote. Qual a dificuldade em entender esta merda?
    .
    .
    Vcs. sairam-me cá uns cromos… Bolas, quem lida com a banca e tem que pedir linhas de crédito, etc. sabe que é assim. E os países não são muito diferentes…

    Gostar

  72. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    12 Maio, 2012 16:57

    “E lá está, o problema é que está a dar as receitas erradas ao gajo.Isso é que voce nao percebe”
    .
    .
    Dê-me exemplos. Vc. quer saber quantos países usaram a mesma receita que o nosso? Bolas, vai desde a Koreia do Sul, Turquia, países bálticos, Canadá, etc. É sempre assim. Agora é que uns idiotas inventaram que baixam défices orçamentais baixando impostos, em recessões. Dá-se! Só me saem cromos. Até pela natureza do ciclo, nunca um défice desce baixando os impostos nas fases da baixa. Só mesmo agora, uns gajos inventaram esta merda, sem exemplos práticos e reais que possam servir como exemplo. São fezadas. Gulp!

    Gostar

  73. Fernando S's avatar
    Fernando S permalink
    12 Maio, 2012 16:59

    rr,
    Permita-me um conselho pratico para uma melhor leitura dos seus comentarios : separe as citações que faz de outros do seu proprio comentario. Por exemplo, colocando entre os dois uma linha com um ponto, assim :
    .
    etc

    Gostar

  74. rr's avatar
    12 Maio, 2012 16:59

    “Desculpe que lhe diga. Mas Vc. tem ideia de quaais são as prioridades agora? Se sabe, terá que ter políticas que atinjam os objectivos. É isso que Vc. tem que saber”, sei e sei ainda que não estamos a conseguir atingir esses objectivos
    ai ter que ser porquê? O que é Vc. ganha com isso? Desculpe que lhe diga, mas quem é o burro que vai dar um calote hoje, se amanhã vai precisar de novos financiamentos e vai ter que pagar mais caros os novos financiamentos? Isto não vai lá com moralismos, vai lá com a defesa do interesse dos portugueses. Se pregarem um calote, terão custos de financiamento futuros mais altos. Se não o pregarem, terão custos de financiamentos mais baixos. Em termos financeiros logo é melhor não dar calote. Qual a dificuldade em entender esta merda”? Exatamente como eu disse, vamos ter no futuro devido ás condicionantes externa de suavizar o pacote.E o proprio medina carreira que adinate que vai ter de ser assim.Porque nestes moldes, nem o pai morre nem a gente almoça

    Gostar

  75. rr's avatar
    12 Maio, 2012 17:00

    fenrnando s,agradeço a sua recomendação

    Gostar

  76. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    12 Maio, 2012 17:05

    ” sei e sei ainda que não estamos a conseguir atingir esses objectivos”
    .
    .
    Como é que Vc. sabe? Se até a CE diz que se falharmos, só falhamos por 2 décimas, que numa queda de 300 pontos são 7% de erro, dentro de uma margem de erro normal?
    .
    .
    Tenha lá paciência. Ou Vc. me dá dados que me convencem ou apenas digo que o amigo não sabe o que diz. E isso é chato, não é? Eu até acho que vamos ultrapassar o que nos foi pedido, mas espero para ver, pis nem eu tenho certezas para dar números diferentes do conhecido.
    .
    .
    ” Exatamente como eu disse, vamos ter no futuro devido ás condicionantes externa de suavizar o pacote”
    .
    .
    Suavizar, como? Vc. está a ver o caso grego? De nada lhes valeu pregar o calote. Suavizar o pacote é o pior que Vc. está a fazer. Só agora, nesta moda idiota, é que inventaram que suaviar pacotes ajuda. Nunca ajudou nenhum país, sempre prejudicou. Hoje vais ser diferente? Só porque uns idiotas acham que sim? santo deus.
    .
    .
    Conhece algum caso que suavizando os pacotes de austeridade deu resultado? Se conhecer e bons exemplos, eu aceito de bom grado. Mas não é por um idiota com um Prémio Nobel que me convence, entende?

    Gostar

  77. rr's avatar
    12 Maio, 2012 17:06

    “Dê-me exemplos. Vc. quer saber quantos países usaram a mesma receita que o nosso? Bolas, vai desde a Koreia do Sul, Turquia, países bálticos, Canadá, etc. É sempre assim. Agora é que uns idiotas inventaram que baixam défices orçamentais baixando impostos, em recessões. Dá-se! Só me saem cromos. Até pela natureza do ciclo, nunca um défice desce baixando os impostos nas fases da baixa. Só mesmo agora, uns gajos inventaram esta merda, sem exemplos práticos e reais que possam servir como exemplo. São fezadas. Gulp:”
    ´Nenhum dos paises balticos aumentou impostos

    Gostar

  78. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    12 Maio, 2012 17:07

    “E o proprio medina carreira que adinate que vai ter de ser assim.Porque nestes moldes, nem o pai morre nem a gente almoça”
    .
    .
    Eu ainda acho que Vc. tem que meter aqui as palavras dele, porque eu o que li ao é ao contrário. Mas mesmo que ele defendesse outra coisa, eu diria que é está a ser idiota.

    Gostar

  79. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    12 Maio, 2012 17:11

    Logo vi que o amigo pesca pouco disto e anda mal informado:
    .
    .
    “Lithuania began pursuing austerity measures in late 2008, when a new right-wing coalition government came to power to find a gaping hole in state finances. Lithuania being one of the few countries that operate under a Currency Board arrangement, the Lithuanian Central Bank cannot finance government spending through inflationary measures. In the absence of a monetary solution (if there is one) to an economic crisis, the government is really forced to focus exclusively on budgetary policy. It comes therefore as no surprise that the parliament passed numerous tax laws that raised the corporate income tax from 15% to 20%, VAT from 18% to 19% (soon followed by a further increase to 21%), excise duties, abolished “reduced VAT rates” and increased the tax burden on individual business owners and artists. On the spending side, the parliament cut some of the planned expenditure but the actual spending for 2009 was about LTL 370 million (€ 106 million) or 1.4% higher than in 2008.”
    .
    in http://www.irefeurope.org/en/content/lessons-lithuanian-austerity
    .
    .
    Tenha lá paciência. Primeiro estude os assuntos, depois queira escrever sobre isto. Agora vou beber um bagacinho, que se faz tarde.

    Gostar

  80. rr's avatar
    12 Maio, 2012 17:13

    “Tenha lá paciência. Ou Vc. me dá dados que me convencem ou apenas digo que o amigo não sabe o que diz. E isso é chato, não é? Eu até acho que vamos ultrapassar o que nos foi pedido, mas espero para ver, pis nem eu tenho certezas para dar números diferentes do conhecido.:”- Isso é apenas e só a sua opinião e vale o que vale. Já agora leia isto,http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=486341
    “Suavizar, como? Vc. está a ver o caso grego? De nada lhes valeu pregar o calote. Suavizar o pacote é o pior que Vc. está a fazer. Só agora, nesta moda idiota, é que inventaram que suaviar pacotes ajuda. Nunca ajudou nenhum país, sempre prejudicou. Hoje vais ser diferente? Só porque uns idiotas acham que sim? santo deus.”:
    -A grécia fez o mesmo que nós,aumentando impostos e não reformando o estado.Foi isso.Idem para a irlanda, e por isso é que este pais ainda nao saiu da cepa torta

    Gostar

  81. rr's avatar
    12 Maio, 2012 17:17

    “Eu ainda acho que Vc. tem que meter aqui as palavras dele, porque eu o que li ao é ao contrário. Mas mesmo que ele defendesse outra coisa, eu diria que é está a ser idiota.”: deixe estar, essa situação não é inedita, também todos faziam pouco da cara dele e foderam-se todos.
    Quanto aos balticos, digo a mesma coisa que a portugal.Mesmo quem aumente impostos, tem de baixar a despesa do estado.Eisso o governo não está a fazer

    Gostar

  82. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    12 Maio, 2012 17:18

    RR, desculpe lá que lhe diga. Mas eu não posso continuar a debater consigo. É como debater com um puto que não sabe ler nem escrever e quer dar um passo maior que a perna. Não me leve a mal. Mas Vc. não tem preparação para o que vem para aqui debater.
    .
    .
    Reparou por acaso nisto?
    .
    .
    “UTAO diz que despesa do Estado não caiu
    24 Maio 2011 | 09:39”
    .
    .
    Vá lá. Seja um bocadinho modesto e deixe estas coisas para quem anda mais bem informado que Vc. 😉
    .
    .
    Pronto, ou lá beber o meu bagacinho também, porque já vi que o meu amigo é mais bolos. ,)

    Gostar

  83. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    12 Maio, 2012 17:19

    “deixe estar, essa situação não é inedita, também todos faziam pouco da cara dele e foderam-se todos.”
    .
    .
    Pois é. veja lá o azar dele. E o meu! eheheheh Há quanto tempo anda por aqui, pelos Blasfémias, já agora? O Carreira não se adiantou a mim, pode ter a certeza absoluta. ,)

    Gostar

  84. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    12 Maio, 2012 17:26

    “Mesmo quem aumente impostos, tem de baixar a despesa do estado.Eisso o governo não está a fazer”
    .
    .
    Baixou o ano passado e está a baixar agora. Na minha opinião, devia cortar mais. Mas estão a cortar, só o meu amigo lê blogues mas não se informa a sério.
    .
    .
    http://tinyurl.com/7tjgt2w
    .
    .
    Picado daqui: http://www.dgo.pt/execucaoorcamental/SintesedaExecucaoOrcamentalMensal/2012/Abril/0412-SinteseExecucaoOrcamental.pdf

    Gostar

  85. rr's avatar
    12 Maio, 2012 17:27

    , desculpe lá que lhe diga. Mas eu não posso continuar a debater consigo. É como debater com um puto que não sabe ler nem escrever e quer dar um passo maior que a perna. Não me leve a mal. Mas Vc. não tem preparação para o que vem para aqui debater”:
    .Eu estou -me a cagar para voce querer debater comigo ou não.Tar aqui voce ou não estar é a mesma coisa voce é um arrogante fraquinho é o que é.Mas sou tão mas tão pouco modesto que até reconheço o meu engano no link que lhe enviei e tenho outro actualizado.Mas olhe, quem está mal muda-se.Também canso-me de ver a sua xenfobia anti-anglofona.Aliás voce tem um pensamento bastante parecido com os nazis http://ultraperiferias.blogspot.pt/2012/03/relatorio-da-utao-sobre-execucao.html
    “Vá lá. Seja um bocadinho modesto e deixe estas coisas para quem anda mais bem informado que Vc”
    Voce é um autentico comediante ehehehehhehehehe

    Gostar

  86. rr's avatar
    12 Maio, 2012 17:29

    “Baixou o ano passado e está a baixar agora. Na minha opinião, devia cortar mais. Mas estão a cortar, só o meu amigo lê blogues mas não se informa a sério.”
    Despedir funcionarios publicos tá quieto.Fechar os institutos a mais tá quieto.Privatizar rtp tá quieto.Renegociar rendas da energia tá quieto.O mais dificil tá quieto

    Gostar

  87. rr's avatar
    12 Maio, 2012 17:31

    “Pois é. veja lá o azar dele. E o meu! eheheheh Há quanto tempo anda por aqui, pelos Blasfémias, já agora? O Carreira não se adiantou a mim, pode ter a certeza absoluta” : o problema é que voce afz parte daqueles que ele dizia que era parvo.Só por ai, já se vê a quem eu devo dar crédito, e olhe , não é a aqueles que diziam que ele era pessimista, e que perderam o jogo ehehehe.

    Gostar

  88. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    12 Maio, 2012 17:35

    Logo, vi que Vc. se estava a cagar para quem lhe mostra que Vc. está errado. Olhe, não encontrou o relatório de Janeiro a Março? ehehheheh
    .
    .
    Vc. é demasiado básico e demasiado arrogante com a mania que lendo blogues, passa a ter pedalada para debater isto comigo. Por isso, olhe, eu é mais bagacinho, outros bolos:
    .
    http://www.youtube.com/watch?v=kOoQNo3pf6I
    .
    .
    Por acaso não quer antes falar de bola? Viu como o Braga assegurou a ida aos campeões? Ouvi dizer que foi para pagar o campeonato do Porto. eheheheheh

    Gostar

  89. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    12 Maio, 2012 17:39

    Olhem-me este cromo, armado em, esperto, a querer tratar-me por tu e tudo e afinal não passa de um berbequim de blogues. ahahahahah
    .
    .
    Ele há cada cromo… E acham-se todos doutorados e tudo. LOL
    .
    .

    Gostar

  90. rr's avatar
    12 Maio, 2012 17:46

    Logo, vi que Vc. se estava a cagar para quem lhe mostra que Vc. está errado. Olhe, não encontrou o relatório de Janeiro a Março? ehehheheh Vc. é demasiado básico e demasiado arrogante com a mania que lendo blogues, passa a ter pedalada para debater isto comigo. Por isso, olhe, eu é mais bagacinho, outros bolos
    Eu sei anti, eu sei que voce acha que quem nao concorda consigo sao uns filhos da puta e bestas, e outras coisas animalescas.Sim nós estamos todos errado, eu , o joao miranda, o andre azevedo alves,somos uns tótós sim A mim não me demonstrou coisa nenhuma.
    De qualquer forma, para terminar isto, sói acrescento o seguinte: mesmo que o governo esteja a reduzir s+o um bocadinho a despesa, o que é certo é que o combate está a ser feito do lado da receita.Se o gaspar é competente, então o teixeira dos santos também é.´
    O fcp é merda
    .

    Gostar

  91. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    12 Maio, 2012 17:49

    “O fcp é merda”
    .
    .
    Pois é. Mas ganha campeonatos. Isso é que eu gostava de o ver a perorar. Sobre os demais assuntos, só me posso rir da sua mania que vai lá a ler blogues. eheheehhe
    .
    .
    Diga-me. Para o ano, o Porto vai ganhar outra vez ou perder? Se calhar fazia aí umas apostas. Era capaz de aprender alguma coisa e ganhar algumas coroas. Mas debater estas coisas a partir de blogues, é preferível ir directamente aos blogues, não é?

    Gostar

  92. rr's avatar
    12 Maio, 2012 18:00

    e eu rio-me da sua xenofobia anti-anglofona,e da sua atitude homsexual pelo botas.E quem se ri por ultimo ri-se melhor

    Gostar

  93. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    12 Maio, 2012 18:02

    “da sua atitude homsexual pelo botas”
    .
    .
    Não me diga que eu apaixonei-me pelo fantasma do Botas. ehehehhhehhe

    Gostar

  94. rr's avatar
    12 Maio, 2012 18:10

    uma vez que ninguém tem o amor que voce tem por ele ,e porque está

    Gostar

  95. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    12 Maio, 2012 18:27

    Jornalismo tuga no seu melhor. O Público assusta.
    .
    “Movimento “Primavera Global”
    .
    Milhares de pessoas em protesto contra austeridade, troika e Governo
    .
    Cerca de três mil pessoas aderiram esta tarde à marcha de protesto organizada pelo movimento de indignados “Primavera Global”, em Lisboa, e estão já concentradas junto ao Parque Eduardo VII, onde vão permanecer até terça-feira. O protesto repete-se em mais seis cidades portuguesas.”
    .
    in http://www.publico.pt/Sociedade/milhares-de-pessoas-em-protesto-contra-a-austeridade-a-troika-e-o-governo-1545786
    .
    .
    O DN tira-lhes um zero:
    .
    .
    “Três centenas protestam e aderem à “Primavera Global”
    .
    Cerca de três centenas de pessoas concentraram-se no Rossio, em Lisboa, e iniciaram, pelas 15:45, uma marcha de protesto que vai terminar no Parque Eduardo VII, onde alguns manifestantes deverão permanecer até terça-feira próxima”
    .
    in http://www.dn.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=2514219
    .
    .
    Pela foto do DN, quem é que é mais credível? ehehehheheh
    .
    .
    Jornalismo de causas, o Público. cada dia que passa, perde mais credibilidade…

    Gostar

  96. rrr's avatar
    rrr permalink
    12 Maio, 2012 18:37

    é tipo os queridinhos do governo, o correio da manha.Jornal de putas

    Gostar

Deixe uma resposta para politologo Cancelar resposta