Saltar para o conteúdo

um homem perigoso

15 Maio, 2012
by

François Hollande, o novo messias da esquerda que acha que a austeridade é um capricho de políticos suicidas, anunciou as seguintes três vacuidades para o seu mandato presidencial: “trazer justiça para a França”, “contribuir para a paz mundial e para a preservação do planeta” e “abrir uma nova via na Europa”, constituindo esta num “novo pacto que vai ligar a redução necessária das dívidas públicas ao indispensável crescimento das economias”. Quem, no seu perfeito juízo, se atreveria a não concordar com estas quatro maravilhas, prometidas, de uma só assentada, por um único político: justiça, paz, ecologia e prosperidade? Fica somente por esclarecer como se proporá ele realizar tamanha empreitada? A partir do Eliseu, assinando decretos presidenciais que determinem o fim da crise europeia e o regresso da prosperidade? Telefonando aos senhores Samaras, Venizelos e Tsipras, e, com palavras doces e amigas, fazê-los ver a enrascada em que se estão a meter e, por consequência, a meter-nos a todos nós? Pedir ao seu putativo amigo Obama que, de braço dado com Al Gore, o profeta, o venha desinteressadamente ajudar na preservação do planeta e da paz mundial? Combinar com “son ami” Mario a engenharia financeira para despegar da troika? Muito francamente, tantas e tão boas e piedosas intenções vertidas sobre esta iluminada cabeça, só podem fazer de François Hollande um santo, um demagogo, um ingénuo ou um genuíno socialista. Em qualquer dos casos, um homem perigoso para chefiar um país.

43 comentários leave one →
  1. António Lopes's avatar
    António Lopes permalink
    15 Maio, 2012 15:16

    Tenho que dar os parabéns ao autor deste post. Não me lembro de nunca ter lido um texto tão ressabiado e com tanta dor de corno como este.

    António Lopes

    Gostar

  2. rui a.'s avatar
    rui a. permalink
    15 Maio, 2012 15:22

    Obrigado.

    Gostar

  3. aremandus's avatar
    aremandus permalink
    15 Maio, 2012 15:23

    com estes inimigos o hollande será glorificado como um novo Napoleão Bonaparte eh eh eh
    mutatis mutandis olhe-se o que diz alex ferguson:«City vai continuar a gastar dinheiro estupidamente»
    pois,a dor de cotovelo é uma coisa muito phodida…

    Gostar

  4. tric's avatar
    tric permalink
    15 Maio, 2012 15:33

    um homem perigoso !!?? é mas é um parvalhão…a Europa nem dinheiro tem para resgatar a Espanha quanto mais para investir em medidas de crescimento…resgatar a Espanha é uma medida de crescimento!? o sector bancário Francês tambem está nas ultimas..o que Hollande vai fazer é o que Sarkosy fez com algum engenho, disfarçar a ruina económica em que se encontra a França, que não está melhor que Espanha…é mais um parvalhão do palavreado, que não vai trazer nada de novo…cá para mim até se vai opôr ao resgate espanhol…pois assim, ficava a sobrar pouco dinheiro para os narcisicos franciús…eurobonds!!?? lol os nordicos já observaram a catastrofe económica em que se encontra o Ocidente!
    A Alemanha tem é que se apróximar das posições checas para a Europa, o regresso às moedas nacionais…

    Gostar

  5. aremandus's avatar
    aremandus permalink
    15 Maio, 2012 15:41

    mas os ruis vão ter de se habituar:
    de seguida será a grécia num vermelho tórrido e a holanda num vermelho suave eh eh!

    Gostar

  6. tric's avatar
    tric permalink
    15 Maio, 2012 15:47

    “Muito francamente, tantas e tão boas e piedosas intenções vertidas sobre esta iluminada cabeça, só podem fazer de François Hollande um santo, um demagogo, um ingénuo ou um genuíno socialista. Em qualquer dos casos, um homem perigoso para chefiar um país.”
    .
    Passos Coelho com esses atributos chegou a primeiro-ministro de Portugal ( excepto que era um genuino liberal…)

    Gostar

  7. Samuel Quedas's avatar
    15 Maio, 2012 15:51

    Claro!… Por contraste com o génio que o precedeu…
    Post genial! 🙂

    Gostar

  8. Portela Menos 1's avatar
    Portela Menos 1 permalink
    15 Maio, 2012 15:55

    LR também tem direito a expressar o seu (dele) fundamentalismo ideológico.

    Gostar

  9. Grunho's avatar
    Grunho permalink
    15 Maio, 2012 15:56

    Fica somente por esclarecer como se proporá ele realizar tamanha empreitada?
    A partir do Eliseu, assinando decretos presidenciai…?
    Telefonando aos senhores Samaras, Venizelos e Tsipras, e, com palavras doces e amigas, fazê-los ver…?
    Pedir ao seu putativo amigo Obama que, de braço dado com Al Gore, o profeta…?
    Combinar com “son ami” Mario a engenharia financeira…?
    Não. Nada disso. Apenas convertendo-se ao ideário Merkozy e recuperando-o na forma Merkolande.

    Gostar

  10. Portela Menos 1's avatar
    Portela Menos 1 permalink
    15 Maio, 2012 15:56

    rui a (claro!) também tem direito a expressar o seu (dele) fundamentalismo ideológico.

    Gostar

  11. Aladdin Sane's avatar
    Aladdin Sane permalink
    15 Maio, 2012 16:09

    Com tantos e tão bons propósitos, Hollande parecia uma candidata a Miss Universo.

    Gostar

  12. esmeralda's avatar
    esmeralda permalink
    15 Maio, 2012 16:11

    Perigoso?! E, pela fotografia, alucinado também!!!!! Ele é o Messias e o D. Sebastião europeu! DOIS EM UM!!!!! Vai ficar tudo resolvido!

    Gostar

  13. Zé Povinho's avatar
    Zé Povinho permalink
    15 Maio, 2012 16:37

    “Fica somente por esclarecer como se proporá ele realizar tamanha empreitada? “
    Tanto alarido para o primeiro dia oficial do homem. Já agora, relembre-me sff, o que escreveu/disse/balbuciou no dia em que o Passos Coelho foi empossado? Chamou-lhe perigoso por prometer não mexer nos impostos, não cortar salários, “cortar as gorduras do Estado”, etc.?

    Gostar

  14. Fincapé's avatar
    Fincapé permalink
    15 Maio, 2012 17:00

    “François Hollande, o novo messias da esquerda …”
    Consta-se que Hollande vai realizar um concurso de ideias entre os ultraliberais tugas para elaborar o seu programa para a França.

    “Muito francamente, tantas e tão boas e piedosas intenções vertidas sobre esta iluminada cabeça, só podem fazer de François Hollande um santo, um demagogo, um ingénuo ou um genuíno socialista. Em qualquer dos casos, um homem perigoso para chefiar um país”.
    Frases muito doridas e demagógicas! Mas lá santo seria ele, se tivesse de ler isto. Um homem perigoso que a França escolheu para presidente. Se calhar, teremos de mudar o povo (francês) como pensa rui a., imitando a ironia do outro que, por acaso, até era comuna e alemão.

    Gostar

  15. CA's avatar
    15 Maio, 2012 17:03

    “a enrascada em que se estão a meter e, por consequência, a meter-nos a todos nós”

    Pois. Parece que os gregos estão a passar o limiar do “perdido por 1, perdido por 100”.

    Mas estes apelos ao bom senso estão aqui bastante deslocados. Se não faz sentido que o Sr. Hollande queira promover “justiça, paz, ecologia e prosperidade”, não faz sentido promover o bom senso. Resta-nos aguentar as consequências trágicas provocadas pelos decisores europeus não “perigosos”.

    Em resumo: se merkozy, barroso, passos coelho e outros não são perigosos, então que venham os perigosos!
    Os gregos estão a dizer isto e daqui a pouco muitos outros irão pelo mesmo caminho.

    Gostar

  16. António Joaquim's avatar
    António Joaquim permalink
    15 Maio, 2012 17:34

    Quanto oferecem por ele? Pelo retrato tem futuro na liga dos clubes.

    Gostar

  17. JDGF's avatar
    JDGF permalink
    15 Maio, 2012 17:38

    Hollande é um ‘palhaço’ e Passos é um fenómeno. Está bem assim?

    Gostar

  18. C. Medina Ribeiro's avatar
    15 Maio, 2012 18:30

    Não sei se será o caso, nem se se lhe aplicará a frase. Mas o saudoso Michael Crichton costumava lembrar que «Boas intenções juntamente com má informação é receita certa para o desastre».
    Sendo isso uma verdade já inúmeras vezes comprovada, esperemos então que Hollande disponha de informações sobre a realidade que escapam ao resto do mundo.
    Oxalá…

    Gostar

  19. SRG's avatar
    SRG permalink
    15 Maio, 2012 18:43

    Não fosse a França ter um sistema presidencialista, e diria que os franceses encontraram o seu Sócrates.
    Fenomenal este homem, que mesmo eleito há dias, já o consideram o messias europeu.
    Este mundo anda cheio de pacóvios, ou de crentes inveterados ?
    “The future is already here”.

    Gostar

  20. piscoiso's avatar
    piscoiso permalink
    15 Maio, 2012 19:02

    Para vossa informação, o pai de Hollande é da extrema direita, tendo concorrido às eleições de Rouen(1959) e Bois-Guillaume(1965).
    Acontece.

    Gostar

  21. Fincapé's avatar
    Fincapé permalink
    15 Maio, 2012 19:25

    Ah, logo vi que havia qualquer engano! O pai é que é bom!

    Gostar

  22. Fincapé's avatar
    Fincapé permalink
    15 Maio, 2012 19:52

    O que nos vale é haver países liberais, muito diferentes da comuna cubana!
    http://www.publico.pt/Mundo/relatorio-diz-que-homem-inocente-foi-executado-no-texas-na-decada-de-80-1546203

    Gostar

  23. delfim's avatar
    delfim permalink
    15 Maio, 2012 20:45

    F. Hollande é o que é .Prefiro-o ao petit napoleon

    Gostar

  24. A. R's avatar
    A. R permalink
    15 Maio, 2012 20:46

    Este Hollande parece saído de um manicómio

    Gostar

    • delfim's avatar
      delfim permalink
      15 Maio, 2012 20:50

      A.R desde 2001 que vivemos nummanicomio prefiro o doido Hollande ao são Sarkozy

      Gostar

  25. Fincapé's avatar
    Fincapé permalink
    15 Maio, 2012 20:58

    A estratégia “comercial” do rui a. está a dar resultado. Os “clientes” olham para a imagem deformada do Hollande que ilustra o texto e “compram” imediatamente que o homem parece que saiu de um manicómio.
    Bom vendedor, rui a. Safa-se bem neste mercado! 😉

    Gostar

  26. Etedom's avatar
    Etedom permalink
    15 Maio, 2012 21:11

    De facto é muito mais fácil e mediocre acreditar que a fome é que vai mudar o mundo! Bem vindo, François Hollande e não desista. Os mediocres são balões murchos como nada conseguem para além de uma repetitiva fala barato, despido de conteúdos, juntam-se dizem todos o mesmo e acham-se os melhores. Quem pensa diferente, como são incapazes de o fazer, acham louco quem se atreve. Atreva-se! e vá em frente, pelo caminho encontrará com quem partilhar as suas ideias e concretizá-las. VIVA O NOVO!!!

    Gostar

  27. javitudo's avatar
    javitudo permalink
    15 Maio, 2012 21:28

    Para vossa informação, o pai de Hollande é da extrema direita, tendo concorrido às eleições de Rouen(1959) e Bois-Guillaume(1965). Acontece diz o picoiso. E ó mais pelo que ele relata também as suas tias são pessoas de bem

    Gostar

  28. Fernando S's avatar
    Fernando S permalink
    15 Maio, 2012 21:28

    Fincapé : “O que nos vale é haver países liberais, muito diferentes da comuna cubana!
    http://www.publico.pt/Mundo/relatorio-diz-que-homem-inocente-foi-executado-no-texas-na-decada-de-80
    .
    O Fincapé não vê a diferença entre um pais, os EUA, onde existe liberdade e pluralismo, e um regime, o de Cuba, totalitario e de partido unico ?
    Se não vê então estamos esclarecidos quanto à ideia que tem e à importancia que dá à liberdade individual e à democracia politica !!
    .
    Claro que os EUA não são, nunca foram, nem são agora na era Obamaniana, um paraiso na Terra. Não existem nem nunca existirão.
    Até se pode discutir se é apropriado classifica-lo como “pais liberal” (no sentido europeu “clássico” da palavra).
    Comparado com uma Cuba comunista é certamente (muito mais) liberal.
    Mas nos EUA também existem características iliberais, autoritárias, nacionalistas, socialistas.
    O liberalismo tem ainda aqui um longo caminho a percorrer.
    O que é certo é que (tal como, de resto, o socialismo em Cuba), o liberalismo não está na origem e não é a causa de todos os males e de todas as taras detectáveis na sociedade americana.
    Muitos liberais (julgo que a esmagadora maioria) são contrários à pena de morte. Por várias razões, incluindo a possibilidade de erros judiciários com consequências irreparáveis.
    De resto, a esmagadora maioria dos paises ditos (mais) liberais não reconhece ou não aplica a pena de morte.
    É abusivo, é intelectualmente desonesto, associar o liberalismo à pena de morte e a eventuais erros judiciários nos EUA.
    .
    O caso referido na notícia é dramático, lamentável, condenável. Ainda mais se for provado sem margem para dúvidas que um inocente foi executado.
    Dito isto, a notícia não permite chegar a conclusões irrefutáveis quanto à inocência do condenado à morte. A tese da inocência resulta de um estudo académico, de uma equipa de investigação constituída por um professor de direito e por alguns dos seus alunos. Não se pode excluir que os seus autores tenham algum àpriori contrário à pena de morte e favorável ao acusado. Não se perca de vista que muitas vezes os opositores à pena de morte tendem a ver sistemáticamente os acusados como inocentes e que quase sempre os acusados protestam a sua inocência (até ao momento final). Acontece que todos sabemos que a culpabilidade da maior parte não oferece normalmente grandes dúvidas, e que, apesar de tudo, apesar das muitas críticas justificadas que lhe podem ser feitas, o sistema judicial americano é globalmente dos mais objectivos e dos mais garantistas.

    Gostar

  29. Fincapé's avatar
    Fincapé permalink
    15 Maio, 2012 21:45

    “O Fincapé não vê a diferença entre um pais, os EUA, onde existe liberdade e pluralismo, e um regime, o de Cuba, totalitario e de partido único?”
    Vejo, claramente. Mas ao ler este notícia pensei imediatamente que, se fosse em qualquer país com conotação política contrária à dos EUA, faria as delícias de determinados blogues (e deste, que eu muito respeito, até por me deixarem andar por cá sem qualquer tipo de impedimento, faria sem dúvida nenhuma). Daí, escrevi a ironia que leu.
    “É abusivo, é intelectualmente desonesto, associar o liberalismo à pena de morte e a eventuais erros judiciários nos EUA.” Com o que diz, dito assim, concordo. Mas o que eu escrevi não quer dizer isso: quer dizer exatamente que há países “liberais” que cometem erros que noutros lados seriam completamente inaceitáveis. Ainda por cima com a aplicação da pena de morte e um profundo desleixo antes, depois e no próprio julgamento, pelo que se lê na notícia.

    Gostar

  30. simil's avatar
    simil permalink
    15 Maio, 2012 21:49

    e porém bem se precisa, hoje, mais que nunca, de homens capazes de ainda algum sonho e liberdadede pensar diferente que essa casmurra de Merkel e assim outrotanto de carneiros obedientíssimos, como talhados a esquadro e régua, tipo coelhos e gaspartotos, iguais que ruis a.

    Gostar

  31. simil's avatar
    simil permalink
    15 Maio, 2012 21:50

    e já aí andam fincapés e fernandos s, abespinhados e por fora do assunto, ao pontapé …

    Gostar

  32. Fincapé's avatar
    Fincapé permalink
    15 Maio, 2012 21:57

    Ó Simil, o AC costuma mandar beber um bagacinho. Mas eu acho que deverá beber uma Água das Pedras. Com essa má disposição, bem necessita. 😉

    Gostar

  33. Fernando S's avatar
    Fernando S permalink
    15 Maio, 2012 22:36

    Fincapé,
    .
    Ok. A sua explicação parece-me razoavel e “intelectualmente honesta”. Obrigado.
    .
    Compreendo que fizesse efectivamente as delicias em alguns desses tais blogs…
    Não estou sempre de acordo com o que neles aparece. De resto, o inverso também é verdadeiro.
    Também não aprecio os “dois pesos duas medidas” ou “double standard”.
    .
    Mas, dito isto, volto à diferença entre os paises “liberais” como os EUA e os paises totalitarios como Cuba.
    O problema não é tanto a questão da pena de morte e do erro judiciario.
    No fim de contas, como o Fincapé procurou sublinhar, existem nos dois paises e devem ser avaliadas com os mesmos critérios nos dois paises.
    Mas o que distingue os dois tipos de regimes é que num deles, o dos EUA, as sentenças judiciais, mesmo que possam ser episodicamente erradas e, no caso da pena de morte, com consequencias irreparaveis, acontecem num quadro de liberdade e transparencia e com um sistema de justiça que é bastante independente do poder politico, enquanto que no outro, o de Cuba ou outro pais do género, acontecem num contexto repressivo e fechado e com um tribunais que são muitas vezes instrumentos arbitrarios e comandados ao serviço do poder politico.
    Até posso aceitar que existam em Cuba casos puramente criminais (“faits divers”) que teem um tratamento que não difere assim muito daquele que teria num outro mais mais livre, como os EUA. Assim sendo, a questão (e a diferença) não é directamente politica ou ideologica. E, nesta eventualidade, o Fincapé teria toda a razão em exigir uma certa igualdade de tratamento nos comentarios.
    Mas também é verdade que, em paises totalitarios, é muitas vezes muito dificil perceber onde é que se encontra a fronteira entre casos puramente criminais e julgados como tais e putros casos que são iminentemente politicos, mesmo que sejam apresentados pelo regime como sendo crimes comuns (o que aconteceu muitissimas vezes na longa historia dos paises comunistas).

    Gostar

  34. Fernando S's avatar
    Fernando S permalink
    15 Maio, 2012 22:40

    * putros = outros
    * iminentemente = eminentemente

    Gostar

  35. Fernando S's avatar
    Fernando S permalink
    15 Maio, 2012 22:45

    simil (15 Maio, 2012 at 21:50) : “e já aí andam fincapés e fernandos s, abespinhados e por fora do assunto, ao pontapé …”
    .
    O simil até tem razão – estamos fora do assunto …. Não vejo é onde é que esta o problema !…
    .
    Li e reli o comentario acima do simil sobre o assunto … e, sinceramente, não consigo encontrar assunto para comentar !…

    Gostar

  36. nuno granja's avatar
    nuno granja permalink
    15 Maio, 2012 23:16

    boa rui a.

    Gostar

  37. Fincapé's avatar
    Fincapé permalink
    15 Maio, 2012 23:28

    Fernando S,
    O Simil quis fazer uma “provocaçãozita”, penso que apenas de circunstância. Eu não levo a mal e até acho piada. Você respondeu-lhe bem e eu também tentei.
    Tudo bem. 🙂
    De resto, por vezes foge-se dos assuntos do post, mas eu nem sou dos que exageram nisso.

    Gostar

  38. Fernando S's avatar
    Fernando S permalink
    16 Maio, 2012 00:09

    Fincapé,
    Também não levo a mal, mesmo nada … Haja saude !

    Gostar

  39. neotonto's avatar
    neotonto permalink
    16 Maio, 2012 06:52

    “trazer justiça para a França”, “contribuir para a paz mundial e para a preservação do planeta” e “abrir uma nova via na Europa”, constituindo esta num “novo pacto que vai ligar a redução necessária das dívidas públicas ao indispensável crescimento das economias”.

    Comprendese que desde a postura dum estrangeiro nao se pode bem entender que um franchute assim tal pense e acima o diga e promova. E é por isso que chauvinistas sim, mais os franceses sempre foram bem mais ambiciosos nos seus proiectos nestes temas que o resto dos porkitos. Por isso foi que se safaram bem antes visto-e-nao-visto para nao ficar naquele indice de apestados incluido e acrescentar a tal lista. Quando menos intentarao todo o possivel por safarse…mais outros encontram nas profundidades motivo de divertimento e encomio. Bom. Sao caracteres distintos e distintos modos de ficar e olhar na vida…

    Gostar

  40. A. Pereira's avatar
    A. Pereira permalink
    16 Maio, 2012 09:52

    Como dizia a canção: parole, parole, parole…

    Gostar

Trackbacks

  1. Perfil de François Hollande « O Insurgente

Deixe uma resposta para nuno granja Cancelar resposta