A ler
20 Maio, 2012
Os telefonemas de governantes para as redacções na Porta da Loja
Obs. Eu acrescento que nas guerras entre que os políticos e grupos económicos travam entre si os jornalistas são instrumentais. Conviria que os jornalistas e neste caso muito particularmente a direcção do EXPRESSO não esquecesse que no fim da da operação os instrumentos vão para o lixo.

a minha pressão é mais alta do que a tua 🙂
GostarGostar
para tentar lavar a imagem de relvas tente lixivia
GostarGostar
lexivia. como é pssivel tentar defender o indefensável será amor?
GostarGostar
Presumo que entende “por defender o indefensável” o eu defender que caso se confirme que se um ministro ameaçar uma jornalista com a revelação de factos da sua vida privada não tem condições para continuar a ser ministro.
GostarGostar
O autor do post relembra casos de facto graves, mas não sabe ou esquece-se que o Público foi um dos jornais mais incómodos para JSócrates e que o presidente do Tribunal de Contas revelou conclusões igualmente nada abonatórias para JS & seus.
Quanto ao caso MRelvas, se se confirmar o (alegadamente) ocorrido, tem que renunciar ao cargo ou ser demitido. Mas tal não acontecerá neste país macio, permeável e, nos próximos dois meses, futeboleiro — “coincidência” a explorar por Relvas : dois dos seus pelouros são precisamente desporto e Comunicação social-RTP…condimentos ideais para serenar ânimos dos tugas…
GostarGostar
…Então, não há um post sobre as vulgares comezainas de blogers com ministros, secretários de estado, assessores, a convite, claro, dos membros do governo ?
GostarGostar
…No último repasto foram 12 blogers (!) a convite do ministro da economia.
GostarGostar
Vou almoçar. À esquerda, caviar, ao centro, lagosta, à direita, Alvarinho.
GostarGostar
Há muita gente com muito a temer!!!!!! Mas… sabemos como funciona a justiça! E depois esta porcaria dos telemóveis: é na missa, é no Parlamento, é nos cafés, é na rua, é nas escolas, é nas repartições… tá sempre alguém a martelar nos ditos e a não prestar atenção ao que está a fazer! Educação, por onde andas?
GostarGostar
Helenfmatos folgo em saber.
Mas infelizmente não vai dar em nada para variar.
Já agora adorei a condecoração ao empresário do fetubol, muito importante e oportuno.
GostarGostar
Excelente Post, cheio de sumo como sempre.
É um facto que o Público tem muitas realidades complexas que oscilam entre os interesses do dono, os da prisa, os do conselho de redacção e por vezes os da liberdade de imprensa, tanto no seu sentido puro como no sentido da liberdade que cada um tem de comprar o seu jornalista para mascote. Outros jornais serão menos complexos o que não é necessariamente uma vantagem.
Perante o que foram os últimos anos em termos de influências do anterior governo nos media, telefonemas, ameaças, de tudo um pouco, é obviamente de saudar se porventura pudermos voltar a uma situação em que caso se prove que um governante ameaçou alguém, possamos correr com ele. O “detalhe” de termos que o provar será sempre importante para mim e não posso ignorar que o próprio Público comunicou que tendo consultado os seus advogados, estes não consideraram ter ocorrido qualquer crime.
Sobra o ponto mais importante para mim: numa semana em que um órgão como o Tribunal de Contas se queixa de ter sido enganado pelo anterior governo em algo que representa um despesa para todos os portugueses de mais de 10 mil milhões de euros (assim de repente só um pouco mais do que todos os subsídios e cortes salariais de que todos se queixam), todo o destaque mediático vai para a opinião de um conselho de redacção sobre se um Ministro tem ou não condições para continuar em funções. Já se lembraram de o acusar de alguma coisa nos tribunais…?
O costume, um elefante largou uma enorme bosta no meio da sala, mas o quadro da avó na parede do fundo estar ligeiramente torto é que não pode ser.
GostarGostar
o Sá Fernandes tambem denunciou caso de tentativa de corrupção acabou ele condenado por isso proponho que se condene o Publico para ser coerente.
GostarGostar
Buiça essa do tribunal de contas enganado pelo anterior governo mais de 10 mil milhões ,de facto passou-me ao lado por favor explique o que foi ou ponha link da noticia
GostarGostar
O simples facto de aceitar a lógica de “os outros também fizeram”, é significativo do estado a que chegamos. Talvez valesse a pena pesquisar quem é que cede a quem e, até, quem fica com situações destas em carteira para usar em momento oportuno… Quanto ao Relvas, o homem que Marcelo Rebelo de Sousa considerou “um erro de casting”, será o teste aos princípios que orientam o actual governo (ou a falta deles).
GostarGostar
Helena,
embora lá todos assobiar para o ar…e por as culpas e gravidade da situação…no primeiro de todos que transgrediu.
Assim, unanimemente, chegaremos á conclusão que a culpa é da Eva que mordeu a maçã…e tá feito.
É obvio que os erros e abusos ocorridos no passado, não servem para desculpar o comportamento e atitude prepotente e criminosa do Miguel Relvas.
É de facto verdade que no passado…mas lá está, neste momento vivemos no Presente…e neste Presente o Miguel Relvas tem responsabilidades e poder, no actual governo.
Sabendo á partida que no passado existirão abusos…mais uma razão para pretender que no Presente não ocorrão. Alem de que tenh a certeza que a maioria dos portugueses, mas sendo os jornais os “maus da fita”, não aceitarão comportamentos deste tipo.
O senhor deixou de ter condições para cumprir as funções que lhe foram assignadas! Não sabe usar o poder que tem.
Por isso, esperava da Helena mais doque procurar desculpas no passado. Antes imaginava que iria defender melhorias para o Futuro.
(ou será que já se esqueceu que não foi convocada para a equipe do Governo? …não me diga que ainda tá á espera de ser chamada pela devoção com que defende o indefensavel ? )
GostarGostar
O José Luis Arnaut deu a entender que o apara relvas é grego.
GostarGostar
Que se passa com a Cofina? Greve? Ataques? Manutenção?
Não consigo aceder a nenhum dos sites deles… Jornal de Negocios, CM, Cofina.pt, Record….
GostarGostar
O… Relvas!?!?
GostarGostar
Carlos,
sobre o Sa Fernandes, o que ele “denunciou” foi uma tentativa de uma parte de um conflito tentar resolver o mesmo com dinheiro, fora dos tribunais, algo que acontece todos os dias em todos os países do mundo. O dinheiro que perdia com a construção parada era seguramente muito superior. São tão relevantes o detalhe do “corrompido” na altura não ser titular de qualquer cargo público, logo não se poderia tratar de corrupção, como toda a denúncia ter sido montada pelo advogado ávido de publicidade com o máximo de barulho possível. Porque se se limitasse a acusar o sernho Domingos de corrupção nos tribunais, a queixa seria rapidamente dispensada como acabou por ser. Nada disto faz do senhor domingos uma pessoa pura e inocente, sobretudo na forma como conseguiu os terrenos que conseguiu, mas nada disso tem a ver com os Sá Fernandes, e se um advogado e um político da praça insistem em arriscar as respectivas reputações desta maneira, é lá com eles…
Sobre o tribunal de contas, isto já tinha sido denunciado no ano passado, mas agora foi por via “oficial”:
http://www.tvi.iol.pt/videos/13630800
http://www.tvi24.iol.pt/aa—videos—sociedade/carlos-enes-scut-ascendi-autoestradas-tvi24/1349637-5795.html
Reparem, eu não tenho partido e acho higiénico alguém se ver livre dos Relvas o mais rápido possível, mas em maio de 2011 um país inteiro foi à falência porque alguém tinha gasto 75 mil milhões de euros dos contribuintes a mais e não tinha como os pagar. Entretanto entre os contratos ruinosos dos Hospitais em PPP, mais os (pelo menos) 10 mil milhões de dinheiro deitado à rua nas auto-estradas, mais o que iríamos pagar num TGV para a “praia de Madrid” mais tudo o que já gastámos num aeroporto que ora é na Ota, ou em Alcochete ou em lado nenhum, mais o custo de nacionalização do calote do BPN, mais tudo o que a CGD enterrou nos “accionistas” que se empenharam heroicamente para controlarem um BCP a 4 euros quando ele agora vale 10 centimos, mais as “rendas” (almoços grátis) todas do sector energético… eu diria que perseguindo os responsáveis destes negócios todos e sobretudo anulando-os a todos (eliminando também as responsabilidades futuras do contribuinte), pagávamos à troika e ainda sobrava para segurar alguns dos bancos que cairíam que nem tordos no processo e irmos todos à nossa soberana vidinha recuperando a bandeira nacional que deixaram no prego em 2011.
Mas é só uma opinião.
Vale com certeza mais a pena debater o Sá Fernandes ou o que o conselho de redacção dum jornal qualquer acha inaceitável ou não.
Cumps,
Buiça
GostarGostar
compreendo Buiça mas esta noticia das autoestradas terá mais cabimento quando o post inicial for sobre golpadas.
neste post é sobre Relvas e a tentativa deste blog de lhe limpar a imagem.
GostarGostar
Ao referir grupos económicos, é forçoso referir aqui os do psi20, que não passam de coletores financeiros, por via de taxas e rendas ou da venda de bens importados.
PSI20 porquê? São estes 20% a dominarem os restantes 80%? É a tal regra de ouro 20-80, de Vilfredo Pareto a funcionar? Então ministros para quê? Aplica-se a mesma regra na governação?
.
GostarGostar
Naturalmente que nada se vai confirmar. Relvas dispõe da ficha de informação de cada jornalista, obtida pela nova PIDE, ou serviço de informação (chamem-lhe o que quiserem), e os profissionais da comunicação não querem ter uma “boa oportunidade”- como estes (des)governantes chamam ao desemprego. A democracia, para este (des)governo, já foi e o que lhes interessa é manter o pote intacto!
GostarGostar
Não há nada pior que lavar um erro apontando erros aos outros. Fico chocado com a forma como a opinião de direitam salvo raras excepções, está a lidar com este caso de ameaças a uma jornalista por parte de um Ministro. Vale tudo?
GostarGostar
Democracia 0 Relvas ! nesta altura de epidemia futebolistica este é o comentario que me vem a minha pobre e confusa mente. Há um ano atras vendemos a nossa soberania ,dignidade,independência e futuro a troca duns cobbres para salvar os SOB dos bancos que lixaram a economia nacional O Relvas foi um dos vendedores espero que o inferno esteja á espera dele,quanto ao resto sei que ele esta muito melhor do que eu Morra Relvas!PUM!
GostarGostar
Relvas é a erva dos ricos Estou farto de erva venha o relvas ,talvez dei.a mais pica do que o coelho Meu Deus ao que isto chegou(Volta Socrates estas perdoado)
GostarGostar
Porque é que relativamente aos membros do actual Governo somos convidaddos a dar o benefício da dúvida e instados a praticar (e bem) a presunção de inocência quando em relação ao passado passamos rapidamente do indício à condenação?
Quando disporemos de sossego e de tempo para olhar calmamente os problemas que membros deste Governo criam, sem tropeçarmos constantemente no ‘déjà vu’ ou no comme d’habitude ?
GostarGostar
Não creio que a dona Helena esteja a tentar defender o Relvas mas antes (com a sua observação) a lamentar como são fracos e manipuláveis os seus colegas jornalistas no meio de guerras dos poderosos… embora com o link para o texto onde se argumenta “ah e tal os outro fizeram pior” se caia nos habituais clubismos de esquerdas e direitas que já deviam ter passado de moda no século passado.
GostarGostar
Em 10 de Maio de 2010, foi assim;
.
“O PSI20 valoriza hoje, 10,73% para os 7.335,33 pontos, depois de um mega fundo europeu ter aplicado 750 mil milhões de euros, na economia dos países da zona euro, em maiores dificuldades financeiras”.
“Endora Ribeiro, Diario Económico.
.
Vai daí;
Bolsa de Lisboa em duas horas engorda 4,3 mil milhões de euros.
Bolsa de Madrid ganha 10%.
Wall Street dispara 4% à boleia de mega fundo europeu.
BCP, BES e EDP disparam mais de 10%.
O Benfica afunda 7% com tomada de mais valias.
.
*Os resultados têm uma explicação. Todas as acções tomadas pelos governos europeus e os compromissos assumidos pelos bancos centrais, foram passos na direcção certa.
*David Kelly, especialista da JPMorgan Funds em comentários à Bloomberg
.
GostarGostar
Eloquente este não post de Helena Matos. Logo agora que lhe queríamos ver a coerência, a frontalidade, parece que preferiu um exercício de tergiversação, demagogia e cinismo por entreposto blogue. Eloquente, dizia.
GostarGostar
No dia 10 de Maio de 2010, o dia histórico da Bolsa de Lisboa também foi notícia;
1.”A operadora de Zeinal Bava num só dia capitalizou mais de mil milhões de euros”.
2. “Mais de metade das baixas por doença no Estado, são ilegais”.
3. “Passos Coelho almoçou com empresários em casa de Américo Amorim”
.
Não sei o que foi servido ao almoço, não sei se houve comportamentos desviantes. Sei que passados nove(9) meses, nasceu o voto que abortou o PEC.IV, e derrubou o governo de Sócrates.
.
GostarGostar
Esse José não regula bem da cuca.
Sofre dum problema sentimental por causa do Sócrates.
Enfim…
GostarGostar