Se fosse no Estado Novo
23 Maio, 2012
dava-se este caso como um exemplo dos efeitos tragicómicos a que levam a censura e a auto-censura: no fim do tarde lia-se na edição on line do EXPRESSO Freeport: Sócrates ameaça processar quem invocar o seu nome. Perante o título desta notícia não se percebe nada do que se passa com José Sócrates e muito menos porque reage ele assim. Lendo a notícia constata-se que houve uma outra notícia que não foi dada devidamente pelo EXPRESSO e que versava as declarações de Alan Perkins no julgamento do Freeport. Se isto fosse uma batalha naval dizia-se que alguém anda a dar tiros no porta-aviões.
156 comentários
leave one →

Fabricado em Portugal:
.
http://exameinformatica.sapo.pt/noticias/ciencia/2012/05/22/robovigil-o-robo-vigilante-que-foi-construido-no-porto
GostarGostar
Sabias que o Socrates já não é primeiro-ministro?
GostarGostar
… mas foi (PM) e está em Paris !
GostarGostar
REpare que a notícia como está não faz sentido. Parece que Sócrates acordou com a determinação de processar simplesmente porque sim quem “invocar” o seu nome.
GostarGostar
Está enganada.
Quem reagiu foi o advogado Proença de Carvalho, que obviamente defende o seu cliente de difamações.
Qual é o problema?
GostarGostar
Agora só se pode processar quem faz perguntas?
GostarGostar
A vingança dos “camones” serve-se fria. Ou alguém tinha ilusões que era uma carta anónima que despoletava um processo destes contra um governante? Mas não se aflijam “xuxas”. Aqui comem todos, por isso este caso também há-de prescrever. Mas ao menos o dito cujo nunca chegará a ser presidenciável. Também era o que faltava.
GostarGostar
Se fosse no Estado Novo anormalidades como Sócrates, Passos ou Seguro nem a presidentes de junta chegavam.
GostarGostar
o “gajo” tá longe mas tá atento ao que se passa cá em casa
GostarGostar
“Difamações” ?’!!
GostarGostar
“Mas ao menos o dito cujo nunca chegará a ser presidenciável. Também era o que faltava.”
.
.
Eu não estaria tão optimista. 😉
GostarGostar
Fabricado em Portugal:
.
http://sicnoticias.sapo.pt/vida/article1554578.ece
.
.
Os nossos putos mostram ambição. Boa!
GostarGostar
Quando é que em Portugal, uma empresa portuguesa, desenvolve braços articulados automautos, melhor do que estes?
.
.
.
Custa-me a crer que não haja know-how e capacidade técnica para fazer melhor que estes alemães. Chuif!
GostarGostar
Segundo dados brasileiros, as exportações tugas subiram 31% para o Brasil, no mês de Abril e Portugal teve um excedente comercial. Claro que as variações da importação de crude têm muita influência nestes resultados positivos, não é?
.
.
Mas as exportações continuam a aumentar…
GostarGostar
picoiso, há muitos problemas que a história do relvas não chega para encobrir. Lembra-se dos subsídios? A quem vamos pedir o retorno? Perguntei a quem sabe, a resposta não tardou:
Peçam ao fugitivo de Paris os 90,000 milhões de euros que aumentou na dívida pública entre 2005 e 2010.
Peçam ao fugitivo de Paris, que decidiu nacionalizar o BPN, colocando-o às costas do contribuinte, aumentando o seu buraco em 4300 milhões em 2 anos, e fornecendo ainda mais 4000 milhões em avales da CGD que irão provavelmente aumentar a conta final para perto de 8000 milhões, depois de ter garantido que não nos ia custar um euro.
Peçam ao fugitivo de Paris os 695 milhões de derrapagens nas PPPs só em 2011.
Peçam ao fugitivo de Paris, que graças à sua brilhante PPP fez aumentar o custo do Campus da Justiça de 52 para 235 milhões.
Peçam ao fugitivo de Paris os 300 milhões que um banco público emprestou a um amigo do partido para comprar ações de um banco privado rival, que agora valem pouco mais que zero. Quem paga? O contribuinte.
Peçam ao fugitivo de Paris os 450 milhões injetados no BPP para pagar os salários dos administradores.
Peçam ao fugitivo de Paris os 587 milhões que gastou no OE de 2011 em atrasos e erros de projeto nas SCUTs Norte.
Peçam ao fugitivo de Paris os 200 milhões de euros que “desapareceram” entre a proposta e o contrato da Autoestrada do Douro Interior.
Peçam ao fugitivo de Paris os 5800 milhões em impostos que anulou ou deixou prescrever.
Peçam ao fugitivo de Paris os 7200 milhões de fundos europeus que perdemos pela incapacidade do governo de programar o seu uso.
Peçam ao fugitivo de Paris os 360 milhões que enterrou em empresas que prometeu extinguir.
Peçam ao fugitivo de Paris para cancelar os 60,000 milhões que contratou de PPPs até 2040.
Peçam ao fugitivo de Paris, que usou as vossas reformas para financiar a dívida de SCUTs e PPPs.
Peçam ao fugitivo de Paris para devolver os 14000 milhões que deu de mão beijada aos concessionários das SCUTs na última renegociação.
Peçam ao fugitivo de Paris os 400 milhões de euros de agravamento do passivo da Estradas de Portugal em 2009.
Peçam ao fugitivo de Paris os 270 milhões que deu às fundações em apenas dois anos.
Peçam ao fugitivo de Paris os 3900 milhões que pagou em rendas excessivas à EDP tirados à força da vossa factura da eletricidade.
Peçam ao PCP e à CGTP, cujos sindicatos afundaram as empresas públicas em 30,000 milhões de passivo para encherem a pança aos camaradas sindicalizados com salários chorudos e mordomias, pagos pelo contribuinte.
Peçam ao PCP e ao BE, que ajudaram o PS a aprovar um TGV que já nos custou 300 milhões só em papelada, e vai custar outro tanto em indemnizações.
http://www.ionline.pt/portugal/vida-paris-mae-socrates-paga-contas
GostarGostar
Claro que nos primeiros quatro meses, o saldo comercial já é negativo. Por causa do crude. Mas as exportações subiram 27%. O que mostra que as exportações voltaram a acelerar em Abril.
.
.
O ideal era conseguir aumentar as exportações acima dos 50%! ehehhheh
GostarGostar
Sabias que o Socrates já não é primeiro-ministro?
Grunho
Pois não. Já não é primeiro-ministro.
Mas é agora que estou a pagar a centena de milhar de milhões de dívida que ele e os seus amigos nos deixaram para nós pagarmos. E da qual ele continua a viver à grande e à francesa.
GostarGostar
Dolar continua a sua descida imparável contra o Euro , prova que a politica Keynesiana dos EUA estão a afundar o país , que só consegue crescer 2% ao ano, muito menos que a Zona Euro,
.
Era só a brincar !!!
.
Dolar continua a subida lenta e politica fiscal dos EUA , com deficits de mais de 8% desde 2009 , comprova a sua eficácia nestes periodos de contração do investimento privado.
GostarGostar
anti-comuna,
.
Eu não lhe dizia que isto no II Trimestre iria acelerar? Com as empresas que conheço ocupadas a perfazer encomendas externas, era-me óbvio que um ou dois meses depois iriam passar as respectivas facturas.
.
Pois que facturem. E bem. É preciso ser-se mesquinho e escroque para não se alegrar com isto.
.
E facturam APESAR do Estado, APESAR do Euro, APESAR dos impostos, APESAR da Troika, APESAR da crise, APESAR da «terrível» mão de obra portuguesa. É estranho para quem lê jornais de Lisboa, mas as empresas do Norte e do Centro facturam!
GostarGostar
Dona Helena: relativamente ao irresponsável ex-1º, esperemos que a PGR faça o seu trabalho ,pois matéria não falta. Penso que as energias se devem concentrar em evitar que este governo continue com fenómenos de mimetismo do anterior, pois a próxima solução governativa será cada vez menos representativa da nossa vontade e passaremos de protectorado a colónia.
GostarGostar
O rasto do fugitivo, se Portugal ainda existir ,irá para além do ano de 2050 independentemente de ter deixado funções de PM ou não.
Caso o condado não tenha mais condições de sobrevivência poderemos contar a história de fundador, o de Guimarães e do afundador o engenheiro de domingo.
GostarGostar
“É estranho para quem lê jornais de Lisboa, mas as empresas do Norte e do Centro facturam!”
.
.
eheheheheh
.
.
A coisa vai. Até o pitroil está a arrefecer devagar. Mas em euros… Gulp!
GostarGostar
“Dolar continua a subida lenta e politica fiscal dos EUA , com deficits de mais de 8% desde 2009 , comprova a sua eficácia nestes periodos de contração do investimento privado.”
.
.
Ó PMP, o jogo é uma longa maratona, homem. Aqui há uns anos, os tótós tambem alogiavam o Pinócrates quando este se financiava a taxas absurdas. Mas a irracionalidade…
.
.
Vc. é igual. Está convencido que eles estão certos, mas veremos no médio e longo prazo. Vc. faz-me lembrar o Jorge Jesus que já cata de galo a meio do campeonato. Depois… eehehehehh Dá-se! Que vistas curtas, meu deus!
GostarGostar
Os obsessivos partidocratas passam-me ao lado, no seu afã de destruírem a vida pessoal dos adversários políticos.
Esse tal de Sócrates foi eleito e exerceu o seu cargo com legitimidade.
Se errou nas suas decisões, teve o castigo nas eleições seguintes.
E não consta que seja arguido em qualquer processo.
Perseguições pessoais ao dito cujo, são casos pessoais.
Convidem-o para um duelo.
GostarGostar
“picoiso, há muitos problemas que a história do relvas não chega para encobrir. Lembra-se dos subsídios? A quem vamos pedir o retorno? Perguntei a quem sabe, a resposta não tardou:
Peçam ao fugitivo de Paris os 90,000 milhões de euros que aumentou na dívida pública entre 2005 e 2010.
Peçam ao fugitivo de Paris, que decidiu nacionalizar o BPN, colocando-o às costas do contribuinte, aumentando o seu buraco em 4300 milhões em 2 anos, e fornecendo ainda mais 4000 milhões em avales da CGD que irão provavelmente aumentar a conta final para perto de 8000 milhões, depois de ter garantido que não nos ia custar um euro.
Peçam ao fugitivo de Paris os 695 milhões de derrapagens nas PPPs só em 2011.
Peçam ao fugitivo de Paris, que graças à sua brilhante PPP fez aumentar o custo do …”
etc., etc.
Pelo que eu observo. Mesmo um pais PIG. E logo venha o blá-blá-blá inesperado sobre da Grecia e os gregos!
Peanuts.
GostarGostar
Anti,
“As exportações portuguesas para Moçambique cresceram 95 por cento no primeiro trimestre de 2012, relativamente ao mesmo período do ano anterior, revelou hoje o embaixador de Portugal em Maputo, Mário Godinho de Matos.”
…
“O representante português destacou a alteração que verifica na qualidade das exportações portuguesas para Moçambique, referindo que em 2011 “cerca de 50 por cento do total das vendas” nacionais ao país “tinham alta e média alta intensidade tecnológica”.”
http://ht.ly/b5Va1
Faço minhas as palavras do Colaço:
“E facturam APESAR do Estado, APESAR do Euro, APESAR dos impostos, APESAR da Troika, APESAR da crise, APESAR da «terrível» mão de obra portuguesa. É estranho para quem lê jornais de Lisboa, mas as empresas do Norte e do Centro facturam!”
GostarGostar
Neotonto, as decisões do anterior PM foram tão legítimas como são as do actual.
Se essas decisões lhes foram prejudiciais, processe-o.
O resto é propaganda partidária.
Repetitiva.
GostarGostar
Caro CCZ, para mim Moçambique é um país com um grande futuro. Além disso simpatizo com Moçambique. 😉
.
.
A sério. Desde bananas a pegulhos (ou amendoíns, como lhe queiram chamar), passando por algodão e outras matérias-primas, Moçambique se souber atrair o IDE português, pode-se tornar num eldorado. Tanta coisa que eles podem produzir e que Portugal importa e pode colocar nos mercados europeus…
.
.
Sem falar que, por si só, só nas matérias-primas energéticas (e um dia vão encontrar pitroil por lá, estou seguro), Moçambique vai poder melhorar a sua economia a o seu comércio externo, que é uma coisa louca. A sério. Angola é muito importante para Portugal (importa pelo menos 16% do que consome a Portugal e as exportações subiram mais de 30% no primeiro trimestre) mas Moçambique é o mercado com mais futuro.
.
.
Outra coisa que Moçambique tem e poderá explorar mais: electricidade com origem nas hidraulicas. Que lhe permitirão, se quiser, tornar-se num país industrial para abastecer, não apenas a África do Sul, ai ao lado, como até a India e demais países do Sul de África.
.
.
Agora, é preciso que os moçambicanos saibam abrir as portas ao investimento tuga. Porque se souberem… Será uma das melhores relações comerciais entre Portugal e um outro país que fala tuga.
.
.
Vamos ver. Vamos ver. Para já os PALOP nem chegam a contar para 10% do comércio externo tuga. Mas eu espero ver este número a mais que duplicar nos próximos 10 anos. Vamos ver. Vamos ver.
GostarGostar
Em Madrid já sei qual o melhor negócio nos próximos tempos. ehehheheh
.
.
“Mario Fernández dice que sólo ‘una casa de putas’ de Madrid puede crear hoy 2.500 empleos”
.
El presidente de Kutxabank, Mario Fernández, ha asegurado hoy que “salvo un norteamericano que quiere montar una especie de casa de putas cerca de Madrid, nadie va a crear 2.500 puestos de trabajo”.”
.
in http://www.elmundo.es/elmundo/2012/05/23/paisvasco/1337771757.html
GostarGostar
Mais vitórias tugas.
.
.
“Portugal foi o país mais premiado da VIII edição da Bienal Ibero-Americana de Arquitetura e Urbanismo (BIAU), cujos vencedores foram dados a conhecer a semana passada. Entre as 26 premiadas, seis são obras de autoria portuguesa.
.
O júri da BIAU, organizada pelo Ministério do Fomento espanhol e que se realizará entre 10 e 14 de Setembro em Cádiz, reconheceu projetos de vários países depois de longos meses de deliberações.”
.
in http://boasnoticias.clix.pt/noticias_Arquitetura-Portugal-foi-pa%C3%ADs-mais-premiado-na-BIAU_11184.html
.
.
Prestígio e futuras fontes de negócio em perspectiva.
GostarGostar
A-C grande imaginação ver Moçambique a vender paletes e paletes para a India.
Sim a sua intenção é boa e gostava que acontecesse mas 1º Moçambique precisa de o mnimo de estruturas de educação de saude etc.
o pessoal da ex Rodesia está lá a explorar “farms” o americano a tratar da Gorongoza mas são gotas de agua no que é preciso.
Talvez 20 anos (sem conflitos) e aí acredito pois o potencial agricola existe mais gás + petroleo? e temos país.
Claro nessa altura dão com os pés em Portugal
GostarGostar
Se a helenafmatos fosse declara, sem provas válidas, de prostituta, o que faria?!
Deixe o passado, trabalhe para o presente.
GostarGostar
“A-C grande imaginação ver Moçambique a vender paletes e paletes para a India.”
.
.
Gás natural vão vender comcerteza. Isso é garantidinho. Podem vender mais coisas. Têm gás natural que se fartura, como a “gaseificação” de muitos produtos oriundos do pitroil está a acelerar, até produtos industriais podem produzir e vender.
.
.
Dirá que é dificil. Claro. Mas se eles, os moçambicanos souberem atrair investimento, podem mudar o país em apenas 10 anos.
.
.
“Claro nessa altura dão com os pés em Portugal”
.
.
Se houver portugueses armados em espertos, como já alguém aqui o disse, não duvido. Mas se os tugas não se armarem em chico-espertos, nunca serão corridos, até porque Moçambique não tem quadros e bem vai precisar deles.
.
.
Mas uma relação tem que ser win-win, não de colonizador e colonizado, como antigamente se fazia.
GostarGostar
Uma ideia do que poderá acontecer nos próximos com o advento do gás natural como a principal fonte de energia no mundo. (Vai acabar por ultrapassar o próprio carvão.)
.
Click to access SiirolaNaturalGas.pdf
.
.
Os países que o tiverem terão uma vantagem evidente, claro.
GostarGostar
E até não me admirava nada se a própria Galp começasse a explorar ela mesmo a produção de produtos quimico-industriais, em Sines por exemplo, para vender na Europa. Pelos vistos já conseguiram descobrir em Moçambique, gás natural suficiente para 40 anos de consumo português. Como as descobertas ainda estão praticamente no ínicio, sabe lá deus o que eles ainda vão encontrar. Se calhar a Galp (ou alguém asscoiada a ela) vai tentar rentabilizar o transporte para a Europa do gás moçambicano. Ora, a produção desses produtos (e novos que se vão melhorando) tanto pode ser em Sines como em Moçambique. Depende da capacidade deles, dos moçambicanos, abrirem os olhos, não é?
.
.
Claro que eu, como português, prefiro que a surgirem projectos industriais de transformar o gás natural em novos produtos e até matérias-primas para a indústria, que não como combustível, prefiro que o façam em Portugal. ehehhehh
GostarGostar
Anti-Comuna,
vejo sempre com mt atenção e agrado os seus exemplos, mas diga-me uma coisa, depois de ler isto:
“(…) em Portugal, 30 por cento (%) dos adultos com idades entre 25-64 têm o ensino secundário completo, muito abaixo da média da OCDE que se situa nos 74%.”
http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=558177
…é possível estar optimista sobre este país? Isto para mim representa o falhanço total de um regime.
GostarGostar
Eu por vezes falo aqui da guerra económica que os americanos fazem aos europeus. Muitos acham teoria da conspiração. Mas eu olho para os factos primeiro, antes de mandar algumas postas de pescada. O problema é que há muita malta que anda desatente. Mas olhem bem esta notícia. E pensem o quanto a Galp pode vir a beneficiar Portugal, o gás angolano, brasileiro e, daqui a poucos anos, moçambicano.
.
.
“U.S. chemical companies are certainly smiling in the face of lower natural gas prices. Aside from the fuel, the shale boom has also produced an abundance of natural-gas liquids (NGL) derived from these wells.
.
Produced alongside natural gas, ethane is a vial feedstock for the sector. The NGL is sent through a refining process and “cracked” in similar fashion to crude oil to produce one of most basic of commodity chemicals, ethylene. Ethylene is key component in plastic, paint, glue and other products. After rising throughout 2011, prices for ethane have plummeted 39% so far in 2012.
.
With natural gas prices dropping nearly 50% over the last three years, American chemical stocks are enjoying a large cost advantage over their European rivals. While prices for natural gas may have drifted lower, a variety of factors have pushed oil prices higher.
.
That’s important because most European and Asian chemical manufacturers use oil-derived naphtha to make ethylene. That disparity in feedstock makes a huge difference in price margins. With ethane prices currently around 70 cents a gallon, it costs U.S. producers about $730 to make a ton of ethylene, while manufacturers that use naphtha to make polyethylene are paying nearly $1,250 a ton.
.
On the flipside, both demand and prices for ethylene is growing exponentially. As the emerging world continues to modernize, utilization rates for the commodity chemical are forecasted to grow to 90% by 2013, up from 84% in 2009.
.
Spot prices for ethylene are also poised to rise as higher production costs in Europe and Asia are passed on to end users. By using natural gas as feedstock for their “crackers,” U.S. producers are able to take advantage of high global ethylene prices at significant profit margins. Adding insult to foreign rivals’ injury, U.S. chemical manufacturers can take advantage of cheap natural-gas-fired electricity to run their refining operations.
.
These juicy margins have spurred a frenzy to build new chemical plants across the country.”
.
in http://www.investorplace.com/2012/03/why-chemical-makers-love-cheap-natural-gas/
.
.
Estão a ver a coisa? A Europa tem uma desvantagem evidente. Mas pode ser que não o seja por muito tempo. Provavelmente a Galp terá a tentação de tentar criar clientes em Portugal de gás natural, na área quimica, por exemplo. Para vender o gás que produz fora de Portugal e até rentabilizar a logística do transporte do gás para Portugal. Quem sabe? Como o resto da Europa continua dependente do gás russo, mais caro, há aqui uma janela de oportunidade, até que o gás do Mar Egeu e das costas israelitas surja no mercado.
.
.
Eles, os americanos fazem-nos a guerra, mas se Portugal tiver sorte e agilidade, até pode sair beneficiado desta situação. Que pode ser temporária ou permanente.
GostarGostar
A-C o português patriota a defender portuga,l no bem bom em bruxelas…
GostarGostar
venha para cá,tem trabalho para si. este fim de semana na secção do peixe da pinga doce admitem jornaleiros.
ah não gosta do cheiro a peixe…
GostarGostar
“no bem bom em bruxelas…”
.
.
Se tem inveja, faça por isso. ahahhahahh
.
.
Vá, roa-se de inveja. Que tal, hein? Eu aqui a escrever, sem tacho público como alguns… eheheheh
.
.
Mas já tinha reparado que o Aremandus representa e simboliza algumas das coisas más dos tugas: medíocre, invejosa e politiqueiro. ehehheeheh Dá-se!
GostarGostar
CCZ,
.
Acredite que para mim é uma honra que faça algumas palavras minhas suas, já que no espírito do seu blogue não tenho dúvidas que as terá demonstrado e exemplificado vezes sem conta.
.
Houvessem dez blogues como o seu…
GostarGostar
O Seguro disse hoje que o “governo evoluiu”, porque se dispos a deixar passar a “adenda” ao tratado europeu.
O governo terá evoluido, mas já o PS não evolui nada, continua igual a si proprio e a viver da propaganda que os seus amigos nos media continuam a apoiar. A “adenda” de que Seguro e o PS andam a falar, já faz parte da agenda europeia, pelo menos desde outubro de 2011, não traz nada de novo, a não ser para consumo interno. O que eu achei mais piada no meio disto tudo, foi o Zorrinho dizer que “o PS tinha dado mais uma oportunidade ao governo”, quando insistiu na aprovação no Parlamento de uma adenda que não vai servir para coisa nenhuma, senão para o PS poder vir a dizer no futuro que algumas medidas lá contempladas, e que seriam sempre aprovadas em Bruxelas, o foram por causa da sua iniciativa. O Seguro faz realmente juz ao nome que tem: é o melhor seguro de vida para este governo. Agora já não se pode queixar de que o governo não lhe liga nenhuma.
GostarGostar
Já aconteceu antes e até se fez um mandamento
“Não invocarás o Seu nome em vão”.
GostarGostar
Olhem, o caso grego: http://comunidade.xl.pt/JNegocios/blogs/massamonetaria/archive/2012/05/22/novo-ministro-grego-j-225-passou-por-aqui.aspx
.
.
Este grego diz a verdade: ” a Grécia é “a última economia soviética da Europa”
.
.
E agora a Grécia vai servir de exemplo aos demais.
GostarGostar
ouvi o bem falante e bem posto rapaz que vai ganhar as eleições a falar e,santo deus…
-Estou a entender uma lingua estrangeira!-pensei eu alto.
o rapaz falou em galos,percebi logo que eram franceses e em germanos.
«-este rapaz vai longe» como em”Constantino , guardador de rebanhos”.
GostarGostar
Caro AC,
Por vezes chego a pensar que quem vive fora acredita mais em Portugal que os residentes. No mínimo é irónico…
GostarGostar
Debuta o picoiso: “Esse tal de Sócrates foi eleito e exerceu o seu cargo com legitimidade. E não consta que seja arguido em qualquer processo. Perseguições pessoais ao dito cujo, são casos pessoais. Convidem-o para um duelo”.
O picoiso é brincalhão. A tia Ermelinda ficou preocupada por ele admitir ao de leve: “Se errou nas suas decisões, teve o castigo nas eleições seguintes”. ” O meu sobrinho estará mesmo bem?” Pergunta a senhora na sua inocência.
“Não consta que esteja a ser arguido em qualquer processo”. É verdade que os aventais o têm bem escudado. Mas já esteve mais longe. Lá mais para o Outono, veremos, sabem porquê não sabem?
Quem perseguiu meio mundo, já todos sabemos quem foi, embora ainda faltem muitos detalhes. Ficaram de fora alguns abonados, reparem como eles escrevem postas saudosas. Não admira!
Agora essa de o convidar para um duelo? Um duelo é uma combinação formal para o combate entre duas pessoas a fim de esclarecer um ponto de honra. Perante tal personagem a honra está fora de qualquer contexto.
GostarGostar
Anti-Comuna,
.
Sobre o robô que mostrou, há mesmo procura internacional para esse tipo de coisas?
GostarGostar
que mal terá feito ao javitudo tal personagem?
encornou-o? não parece…
GostarGostar
“Por vezes chego a pensar que quem vive fora acredita mais em Portugal que os residentes. No mínimo é irónico…”
.
.
Caro André, quem vive em Portugal apanha com o lixo deprimete todo. Basta ouvir o copo de wiskey e até fico doente. Perdão, a excelsa Constança Cunha e Sá a falar da economia portuguesa e das previsões económicas. ehehhehh
.
.
A sério. Eu sempre que vou de férias a Portugal fico doente com a má imprensa portuguesa.
GostarGostar
“Sobre o robô que mostrou, há mesmo procura internacional para esse tipo de coisas?”
.
.
Há. Repare que grande parte dos robôs (desculpe eu usar termos de fora, por vezes, nem sei os portugueses ehehheh) usados na indústria são deste tipo. Acredite, eu acho que em Portugal existe capacidade para fazer melhor que estes bichos vendis pelos alemães, americanos e japoneses. Mas se calhar nunca ninguém se lembrou de os fazer em Portugal.
.
.
No futuro, os robôs industriais ainda mais vão ser utilizados. De vários tipos e feitios, claro. Olhe, este tipo de autómatos são tulizados em entretenimento. 😉
GostarGostar
André Miguel,
.
Há bastante esquizofrenia e duplicidade na informação. Temos por exemplo a OCDE a agravar as previsões de recessão e bastante destaque na imprensa; por outro lado bancos como o Santander Totta minoram a recessão para entre 2% a 2,5% (eu continuo a acreditar em bastante menos de 2% este ano). E estes bancos (que não devem ser palermas nenhuns) nem umas linhas têm na imprensa.
.
A verdade é que o futuro de Portugal é incerto. Todas as fezadas são justificadas. Os números vislumbram um futuro de crescimento sustentado e economicamente são. Mas quem achar que a economia está mal tem mais que razões para o pensar. Não pode é sonegar ou ignorar números, como faz o Aremandus.
.
De resto, previsões há-as para todos os gostos. Mau grado nós não termos as profecias da Sibila para nos guiarmos.
GostarGostar
Anti-Comuna,
.
Obrigado. Apenas lhe pergunto uma coisa: pensa que caso um português tivesse a ousadia de apresentar um autómato manipulável hidroelectromecânico (chiste inocente!) numa feira internacional, ser-lhe-ia fácil arranjar clientes?
GostarGostar
“Apenas lhe pergunto uma coisa: pensa que caso um português tivesse a ousadia de apresentar um autómato manipulável hidroelectromecânico (chiste inocente!) numa feira internacional, ser-lhe-ia fácil arranjar clientes?”
.
.
Depende da vantagem apresentada. Ou maior eficiência e longevidade (menos custos de manutenção, melhor e mais fácil programação por pessoas que nada pescam de informática, por exemplo) ou menor custo que os concorrentes. Teria hipóteses, sim.
.
.
Mas eu acho que existe mercado em Portugal. Se os clientes fossem empresas de automação industrial, penso que só por aqui teria margem de manobra para ir melhorando o produto, em especial com os inputs dos clientes.
.
.
Eu acho que há mercado em Portugal para este tipo de produtos. Mais tarde, com o produto testado e com vários espécimes aplicaods em casos reais tugas, mais fácil seria conquistar mercados externos. Eu penso que existe mercado para este tipo de máquinas, caro Colaço.
.
.
Mas olhe que o CCZ sabe mais do que sobre isto. Mas não tenha dúvidas, em breve será quase tudo automatizado, excepto quem trabalha para alta qualidade. O CCZ é capaz de lhe dar uma ideia melhor sobre este assunto.
GostarGostar
Olhem o governo já está a catar mais receitas fiscais. Mas as despesa… Gulp!
.
.
Click to access 0512-SinteseExecucaoOrcamental.pdf
GostarGostar
Anti-Comuna,
.
Obrigado pela sua atenção. Realmente talvez tenha em breve aquilo por que sonha. Entretanto, se o ccz ou o Anti-Comuna desejarem falar mais sobre isto (o que agradecia), o meu e-mail é francisco.colaco@gmail.com.
GostarGostar
Ok. Fico com o email. Se já tem alguma coisa em andamento… 😉
.
.
Depois contacto consigo. Obrigado.
GostarGostar
Caro Francisco Colaço e AC,
Completamente de acordo com os dois.
Para quem está longe seja a ser desesperante encontrar informação objectiva.
Quanto aos media nacionais cada vez mais os “vendo” em dumping! Eheheh
Um tipo deprime a ver qualquer telejornal…
GostarGostar
Caro André, não tenha dúvidas nenhumas. Eles gostam mais de previsões negativas, mesmo que depois a realidade os desminta, que objectividade. eheheheheh
.
.
As previsões têm falhado todas. E no entanto, esta gente trabalha mais com as previsões do que com os factos. É estranho esta forma de ver a realidade. Gulp!
GostarGostar
AC, como eles ficam preocupados com as boas notícias, se um dia isto se endireita não resistem!
Aquela oposição que nós sabemos só estaria satisfeita quando a casa desabasse. Eles bem tentaram, mas não vão ter essa sorte e os portugueses decentes que são a larga maioria agradecem.
Agradeço-lhe eu também a sua intervenção lúcida e poderosa no blog.
GostarGostar
“Agradeço-lhe eu também a sua intervenção lúcida e poderosa no blog.”
.
.
Não tem nada que agradecer. Eu vibro com as coisas boas do país. 😉 É mesmo um grande prazer. ehehheheh
GostarGostar
E o ex-Perkins andou por onde? Não se preocupou com o montante “desaparecido”, de repente lembrou-se do pinóquio, de sócrates e do dinheiro (200 ou 220 mil, isto é 20 mil andam a boiar).
Como é que é? confessa um crime e não vai preso?
GostarGostar
Andava todo o mundo preocupado com a porcaria das receitas fiscais e elas começam a subir. Por dois efeitos. Um, o ano passado, as contas foram marteladas e não se pode comparar lá muito bem com as deste ano. O segundo ponto, a própria procura interna, em termos homologos cai menos face ao ano passado (ver a queda no consumo, sobretudo depois da mudança do pedido de ajuda externo), logo em termos comparativos só agora é que se começa a notar o efeito da subida dos impostos. (No segundo semestre é que vai tornar mais evidente a menos que a Grécia afecte de sobremaneira Portugal.)
.
.
Mas a despesa é que devia estar a baixar mais, apesar dos custos com juros estarem a ser antecipados face ao ano passado. A porcaria das transferências correntes é que não há maneira de baixarem. Bolas.
.
.
Se não têm mão na despesa, vão-se ver á rasca para cumprir os 4,5%. O ministro tem que explicar isto melhor, porque não faz sentido não haver uma queda forte nas transferências correntes. Gulp!
GostarGostar
A-C,
obrigado pela sua isenção. se não fosse vc toda a gente ficaria desinformada, a pensar que esta execução orçamental era uma vergonha!
GostarGostar
Javitudo,
.
Aquela oposição que nós sabemos só estaria satisfeita quando a casa desabasse.
.
Sabe eu e sabe o javitudo que se o governo fosse dos Bacocos de Esquerda, a dívida era uma oportunidade, o Loucão o Grande Timoneiro da Pátria Portuguesa&tm; e a Ana Drago a Melhor Ministra das Finanças deste braço da Via Láctea.
GostarGostar
Caro Anti-Comuna,
.
Transferências correntes e de capital e desconfio que nestas já começam a pesar seriamente as PPP. Mas a aquisição de Bens e serviços está finalmente a descer, coisa que não acontecia há anos. E os salários também deverão descer mais – no mínimo 14% – tendo em conta o corte dos subsídios. Julgo que só lá para Julho e Agosto é que poderemos fazer uma ideia mais precisa de como a execução do ano irá ficar. Acho que ainda é recuperável.
GostarGostar
LR,
.
Os salários não cairão 14% porque uma parte significativa dos trabalhadores (!) do Estado ganham menos que EUR 600,00, e por isso têm direito aos subsídios (bom, do mal o menos que esses se safam dos cortes!)
GostarGostar
LR,
.
Mesmo que a execução falhasse por um pouco insignificante (digamos que menos de 1%), terá os Aremandii e os Portelas desta vida a vociferar e a vilipendiar o Passos Coelho e o Gaspar, lembrando-nos como a execução dos orçamentos de estado nos governos do Partido Socialista era exemplar.
.
É assim! É risível mas é verdade.
GostarGostar
“Transferências correntes e de capital e desconfio que nestas já começam a pesar seriamente as PPP.”
.
.
Já, já. E entraram novas PPP, como hospitais. Salvo erro três. O ministro Alavaro Pereira diz que vai tentar cortar 40% nas portagens. Vamos ver.
.
.
“Acho que ainda é recuperável.”
.
.
Eu estava a contar com um défice entre os 3 a 3,5%. As rceitas vão subir. (Só em Abril já dá para ter uma ideia. Até ao final do anos, as receitas devem superar mesmo as previsões do governo. A malta é que é tótó, lamentando-se com a porcaria das receitas quando deviam pedir mais cortes na despesa.)
.
.
O défice deve ficar pelos 4,5%, dependendo da variação nominal do PIB. Mas aquela despesa devia cair mais, é o que eu peço. 😉
GostarGostar
Caro Colaço, o Aremandus até devia ter vergonha em chamar a isto má execução orçamental e fechar os olhos aos que foi feito o ano passado.
GostarGostar
Acaba de sair,
.
Despesa com pessoal do Estado caiu 5% nos 4 primeiros meses. Assim anualizado estamos a falar de 20 MM × 0,05 = mil milhões de euros. Ou 0,6% do PIB, fazendo de cabeça.
.
Mesmo tendo em atenção que os subsídios ainda aí vêm para repercutir (Maio e Novembro, se bem me lembro), mesmo assim a dita poupança deve chegar ao 1% do PIB se tanto. Assim sendo, meus caros, muito ajuda mas não resolve.
GostarGostar
Caro LR, 30% e não 40%, é quanto veio nos jornais o corte nas despesas com as auto-estradas. Mil desculpas pelo lapso.
GostarGostar
Anti-Comuna, LR,
.
Mas cortar que despesa? Faça o exercício da tesoura e lá vêm os gajos com os calhaus de amolar para a embotar.
.
Até aqui no Blasfémias ouvimos todos os dias os habitués dizer que não se pode cortar AQUELA (qualquer que seja) despesa em particular. Mas tem de se cortar na despesa.
.
Estes tipos nem sabem que a generalidade é feita da soma das particularidades. Bem visto, os nossos comentadores de esquerda caviar ou vermilhóide são na generalidade uns dótôres da lei, e verificamos ademais que cada caso particular é uma negação cabal da probabilidade de se encontrar vida inteligente dentro deste país.
GostarGostar
Anti-Comuna,
.
Quando me lembro do governo Sócrates e da sua boa imprensa lembro-me logo da parábola de Cristo: «Pode um cego guiar outro cego? Cairão ambos na cova.»
.
E cego pior é aquele que não quer ver.
GostarGostar
Encontrei isto na China Television, mas estava também em Inglês, e por acaso (por acaso!) diz a mesmíssima coisa.
.
BEIJING – China’s capital will spend 118 million yuan ($18.66 million) by the end of the year to improve the quality of drinking water drawn from wells, the city’s water resource management authorities said Wednesday.
.
The quality of drinking water for about 300,000 people will be greatly improved following technical modifications to 54 wells, the Beijing Water Authority said.
.
Temos tecnologia portuguesa neste campo. Será que alguém pode passar a palavra?
GostarGostar
algum dos ilustres pode comentar isto ou é mentira do jornal de esquerda Expresso.
http://expresso.sapo.pt/defice-do-estado-e-da-seguranca-social-atingiu-1900-milhoes=f728182
GostarGostar
Carlos Moreira, o ano passado, em Maio, Portugal pediu intervenção externa. Reparou? Isto depois de terem dito que havia… Excedente orçamental ehheeheh
.
.
Não se pode comparar muito bem este primeiro semestre com o do ano passado, pois foi tudo martelado nos tempos do Pinócrates.
GostarGostar
Olhem, mais uma empresa a pedir dinheiro aos particulares.
.
.
“Zon quer vender obrigações a clientes da banca de retalho
.
Depois da EDP e da Semapa, é a vez de a operadora liderada por Rodrigo Costa vender obrigações aos clientes da banca de retalho. Emissão de obrigações no valor de 100 milhões de euros destina-se a diversificar as fontes de financiamento da cotada.”
.
in http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=558537
.
.
Aos poucos as empresas estão a descobrir as poupanças dos particulares. E é bom que o façam em vez depedentes de institucionais ou externos. Para quando o Estado?
.
.
Quando o Estado começar a baixar a carga fiscal, tem que começar por aqui. Baixar os impostos sobre a poupança e tentar dinamizar um mercado obrigacionista no mercado interno mais forte.
GostarGostar
A-C adorei a sua explicação muito elucidativa.
GostarGostar
É um Santo Nome: não pode ser invocado em vão.
GostarGostar
Se fosse no estado novo não eram processos judiciais era Tarrafal com a escumalha.Todos nos temos direito ao bom nome e a presunção de inocência ate J.Socrates ate M.Relvas
GostarGostar
bem o sr. frascilho explica ainda melhor que o A-C
Excluindo isto aquilo e isto e aquilo tambem até correu bem.
http://expresso.sapo.pt/defice-do-estado-e-da-seguranca-social-atingiu-1900-milhoes=f728182
loucura brincadeira estupidez o que será?
GostarGostar
“loucura brincadeira estupidez o que será?”
.
.
Parece que não gostou da sopa. Mas coma mais que este ano, até vale tudo. Arrancar dentes, olhos e pernas aos paraliticos. ehehehhheh
.
.
Vc. quer o quê? O ano passado as contas foram marteladas, impostos antecipados e tal e mesmo assim em Maio pedimos a intervenção externa. Porquê? Se as contas estavam em ordem? Quer que lhe faça um desenho? Ou precisa mesmo que lhe dê o número de telefone do Frasquilho? ahahhahaah
GostarGostar
Anti
http://www.tsf.pt/PaginaInicial/Vida/Interior.aspx?content_id=2543981&utm_source=dlvr.it&utm_medium=twitter
GostarGostar
Anti,
http://t.co/x3pZbQM4
GostarGostar
contas marteladas essa tambem é nova.
Ainda não sabe porque pedimos ajuda externa?
Eheheheheh foi no PEC IV porque o povo não aguentava mais sacrificios.
Agora no PEC XIV com as receitas a baixar e as despesas a subir é maravilhoso
GostarGostar
Obrigado, caro CCZ. Espero que a barra energética seja saudável. A maioria delas que anda pelo mercado… Gulp!
GostarGostar
Eh! Lá. Tubarões apanhados em fraudes fiscais? ehehhheh
.
.
Será que Portugal está mesmo a mudar? Ui! Ui! Será mesmo um novo Portugal?
GostarGostar
Tá bem, Carlos Moreira. Na próxima alcunha venha com outras, que estou a ficar cansado de responder ao mesmo esquizofrénico. ahhahahah
GostarGostar
esqueça estes tubarões nunca serão apanhados.
GostarGostar
eu não me escondo é o meu nome, e até agora tenho mantido o nivel da linguagem.
Se não tem argumentos assobie e passe ao lado.
GostarGostar
A melhor defesa é o ataque. Sócrates sabe isso melhor que ninguém.
Só mesmo num país de “tugas” é que é possível um imbecil ignorante, mentiroso compulsivo e corrupto como o pinóquio chegar onde chegou com as consequências que se estenderão por meio século.
Para aqueles que ainda acreditam que existem Portugueses capazes e com tomates aqui fica o link:
GostarGostar
Carlos Moreira,
.
Sabe como foi obtido o superavite de Fevereiro do ano de 2011? Deixaram de pagar aos fornecedores.
.
Se o Carlos deixar de pagar ao supermercado, à operadora de telecomunicações, ao bando ou ao senhorio terá de certeza dinheiro e muito quando chegar ao fim do mês.
.
Sabe uma coisa? No meio de tanta informação, creio que há aqui muita gente que não sabe o que é um défice ou o que acarreta uma dívida. Esgrimem os números, como se fossem franquisques ou maças, sem saber se o inimigo está ao alcance destas. Este é um grande problema com a geração que tem menos de 35 anos. Não têm memória. Não reflectem. Não correlacionam. Esgrimem informação, mas não criam modelos mentais.
.
Quando vejo um novo engenheiro que não é capaz de na cabeça imaginar a rotação de três órgãos mecânicos, como duas polias e uma roda dentada, só me resta menear a cabeça e desesperar. Dados a mais não é inteligência. Esta é a capacidade de formar modelos mentais, correlacionar dados e contextualizá-los. Para isso precisa de memória, coisa que o Carlos não parece querer exercer.
GostarGostar
Delfim,
.
Todos nos temos direito ao bom nome e a presunção de inocência ate J.Socrates ate M.Relvas
.
Segundo a nossa imprensa, o Sócrates tem mais direito à presunção de ser inocente que o Miguel Relvas, embora tenha ficado com um maior presunto.
GostarGostar
esta é a nossa europa: http://expresso.sapo.pt/alemanha-financia-se-de-borla=f728134
.
e se, por um acaso – um bocado difícil de acontecer, diga-se de passagem – os países da zona euro que estão com dificuldades financeiras e económicas, decidissem acabar com as importações de produtos alemães, só por um trimestre?
GostarGostar
prefaseando o outro eheheheheh.
Partindo do seu raciocinio se não pagar aos fornecedores a despesa diminui.eheheheh e dá superaviti eheheheh.
ok bom esforço
Como gostava que tivessem razão e estivessemos no caminho certo, mas como vivo em Portugal e sou bom observador do que me rodeia o que vejo não é essa realidade.
Já sei a culpa é toda do outro…
GostarGostar
J. Sócrates não fugiu. Emigrou! Seguiu um dos mandamentos do PM – desemprego igual a oportunidade! Quanto ao Relvas …não passa de um bimbalhão! E no partido dele são aos montes , uma pobreza !
GostarGostar
Caro Francisco Colaço,
.
“Os salários não cairão 14% porque uma parte significativa dos trabalhadores (!) do Estado ganham menos que EUR 600,00, e por isso têm direito aos subsídios (bom, do mal o menos que esses se safam dos cortes!)”
.
Uma parte significativa??? Humm, não será tanto assim. Lembre-se que o grande diferencial entre os salários da função pública e do privado reside precisamente nos escalões mais baixos. Mas mesmo admitindo isso, há que contar com a redução de pessoas (2%, julgo que é esse o objectivo estipulado pela troika) e admito que tal possa ser ultrapassado. O governo está a criar – e quanto a mim bem – situações de desconforto na função pública, nitidamente com o objectivo que alguns se despeçam. Claro que isto tem o reverso da medalha, tenderão a sair os melhores.
GostarGostar
Frasquilho bem se esforça mas a execução orçamental jan-abril é um desastre; o ajuste de contas está a ser irracional e esta malta não vai parar tão cedo; entretanto o ps continua a fazer figura de parvo com adendas sobre o “crescimento”.
GostarGostar
Carlos Moreira,
.
Quando o Sócrates, para fingir superavite nesse trimestre, não pagou aos fornecedores, delongando apenas despesa e protelando a saída de dinheiro. E fê-lo. E está escrito nos jornais da época.
.
Este governo pode ser muito socialista e estatista no âmago, e nisso não se diferencia muito do consulado Sócrates, mas ao menos antecipa os reembolsos às empresas e é ele que saneia esse poço sem fundo da RTP, um verdadeiro BPN ao longo destes anos todos.
.
Deixe, caro amigo, de suportar as minhas conclusões sobre a sua geração (suponho pela sua ortografia que não tenha a capacidade de expressão para além do SMS, e duvido da sua capacidade de raciocinar os dados que recebe e não lê).
GostarGostar
Este link era para ser colocado nos comentários do post existente acima, pois trata-se de um tema da atualidade politica – infelizmente os comentários do post estão desativados…
aqui fica
Click to access 0276002760.pdf
GostarGostar
“… e é ele que saneia esse poço sem fundo da RTP, um verdadeiro BPN ao longo destes anos todos.”
.
Em total desacordo, Caro Francisco Colaço. A RTP constitui o “pecado original” deste governo. Ao fim de 3 meses, já devia estar totalmente privatizada, nem que fosse vendida por 1 euro. Este ano, o esforço financeiro do Estado com aquele sorvedouro, deverá ultrapassar os 600 milhões.
GostarGostar
LR,
.
A RTP constitui o “pecado original” deste governo.
.
Em perfeito acordo. O Estado não tem de ter mão na comunicação social, e pode manter apenas um canal de enlatados e de produção nacional independente (uma RTP2 a sério), com custos baixíssimos, e um canal, se quiser, de influência externa, como a RTPi, mais uma vez à base de produção de todas as televisões privadas, em acordos.
.
Irá discordar comigo desta opção de manter um canal tipo RTP Mundo, mas tenha em conta que quando em Luanda dá os Morangos com Açúcar, o jovem de Luanda pára. A partir destes programas pode-se ganhar muita influência lá fora. E interessa saber tornar essa influência em comércio que beneficie ambos os países. Isso já é a parte dos empresários, e tenho a certeza de que farão melhor que o Estado.
.
Imagine que tem um canal que lhe custa 10 milhões de euros, mas que lhe potencia exportações no valor de 200 milhões de euros (realista!), incorporando mão de obra nacional de 30% do valor (não há cobrança de IVA, como sabe). Com o nível de impostos que temos, isso significa uma entrada para o Estado de 40 milhões de euros, cobrindo amplamente o canal. Mais, o canal pode ter publicidade de produtos portugueses para as comunidades e o mundo lusófono, cobrindo parte dos custos e cumprindo a sua missão de divulgar cultura portuguesa (como testa de ponte para os negócios correspondentes).
.
Veja os Estados Unidos, por exemplo: grande parte das exportações dos Estados Unidos são potenciadas por Hollywood e pelas séries de TV. Hoje já se fazem Proms em Portugal em vez de bailes de finalistas, e as pessoas comem do MacDonalds ou dos franchisings americanos, usam Mac, tiram cursos com universidades dos States mesmo em Portugal, lêem autores americanos, mesmo se traduzidos. Tire Hollywood dos Estados Unidos e verá o MacDonalds numa lenta espiral de queda, e um seguidismo bacoco a quem preencher esse vácuo.
.
A cultura é uma testa de ponte para os negócios. Se quiser, um cavalo de Tróia.
GostarGostar
LR,
.
Leia 40 milhões de euros como 20 milhões de euros de receitas aos cofres do Estado. Desculpe, mas foi um erro crasso de cálculo mental.
GostarGostar
Sr. Colaço como já afirmou saber ler… leia
http://www.dn.pt/inicio/economia/interior.aspx?content_id=2544604&seccao=Dinheiro Vivo
Quanto ao resto já respondo quando tiver uns minutos
GostarGostar
e esta, será mentira do jornalismo de esquerda?
http://economico.sapo.pt/noticias/estado-volta-a-acumular-dividas-em-atraso_145229.html
viver no mundo da fantasia é bom mas não paga dividas
GostarGostar
Carlos Moreira,
.
Quanto é que foi a subida de dívidas em Março-Abril de 2011 contra os meses do primeiro trimestre do ano passado?
.
Não me dê jornaladas de pasquineiros. Dê-me números, homem!
.
Uma coisa que lhe posso dizer de pois de já ter tido centenas de pessoas sob o meu controlo: resultados contam, treta não! Já agora, tive o cuidado de ver os números, e garanto-lhe que mesmo os oficiais muito diferem. Para além disso NA ÉPOCA DE SÓCRATES ESTAVA TUDO A SER VARRIDO PARA DEBAIXO DO TAPETE DAS EPE, o que ainda mais agrava a diferença. Até o Tribunal de Contas se queixa hoje de que informações quanto às PPP lhe foram ocultadas por esse governo que tanto nos ludibriou, e que não teria aprovado as PPP rodoviárias caso essa ocultação não se tivesse realizado.
GostarGostar
E já agora, meu caro Carlos,
.
Terminado o primeiro trimestre do ano, as dívidas das administrações públicas a fornecedores, vencidas há mais de 90 dias, totalizaram 5.080 milhões de euros. Ou seja, os pagamentos em atraso – as chamadas ‘arrears’ – voltaram a subir em Março, já que em Fevereiro registavam 4.954 milhões de euros. Na origem do aumento estiveram as autarquias, regiões e os hospitais EPE, que voltaram a acumular dívidas. Já as ‘arrears’ da administrações cental, do subsector da Saúde e das Entidades Públicas Reclassificadas (EPR) recuaram face a Fevereiro. (negrito meu)
.
Ou seja, as EPR, a administração central e a saúde pagaram dívidas. Quem aumentou? Hospitais EPE (criados pelo PS), as autarquias (maioritariamente PS ou socialistas recauchutados, mesmo no PSD) e às regiões balofas (legado imaginem de quem).
.
O governo de Passos Coelho quando muito pode ser acusado de inacção e de não ter tomates para desfazer o que o PS Guterres e Sócrates fez de mal a Portugal. Não pode de maneira nenhuma ser acusado de provocar o descalabro. Este, meu caro, estava bem em curso quando o Passos Coelho tomou o poder, e alguém tem de segurar a rocha e eliminar a sua energia cinética, o que é muito mais difícil.
.
Penso que o único mal de Passos Coelho é tentar estar longe do pedregulho que se move e tentar pará-lo a sopro, nºao se arriscando ao fazer o que tem de ser feito, que é dinamitar o rochedo e estancar então as pedras menores. Como dizia o meu orientador, «Qualquer pessoa pode engolir um elefante, desde que seja aos bocadinhos».
GostarGostar
Sr. Colaço você passa a ter mais um fã
Autarquias maioritáriamente PS eheheheh adoro, mente mas com elegancia.
Não sei se com 54 anos lhe posso dar um conselho mas lá vai.
Peça ao seu “orientador” para lhe tirar as palas dos olhos
GostarGostar
sobre Hospitais Epe porque não acabam já visto ser uma criação do PS?
Se tiver tempo leia este trabalho de Correia de Campos, que saudades de ter um bom ministro da saude.
Click to access 1-03-2003.pdf
GostarGostar
Moreira,
.
O facto de uma autarquia ser PSD não significa que não tenha um socialista recauchutado (ideologicamente socialista ou social-democrata, isto é, que brinca com o dinheiro dos outros). Na Covilhã, em Viseu e noutras câmaras do país tem socialistas filiados de longa data no PSD. Esta história de PSD e PS apenas é um rótulo. É como discutir se a melhor cerveja é a Sagres ou a Super Bock. Gostos há para tudo, mas o facto é que tanto uma como outra, bebidas em excesso, levam à cirrose e ao arrependimento por doença venérea. Para mim, tanto PS como PSD como PCP como BE como CDS como Verdes actuais são apenas uma expressão do Grande Partido Socialista&tm; que nos levou à quase bancarrota. Tive o cuidado de escrever, e lembro, (maioritariamente PS ou socialistas recauchutados, mesmo no PSD), ao que o Moreira me responde: Autarquias maioritáriamente PS eheheheh adoro, mente mas com elegancia.. Como vê, NUNCA EU DISSE QUE A MAIORIA DAS AUTARQUIAS ERA PS, LEIA DE NOVO O QUE DISSE. Passei-lhe a rasteira para tirar umas dúvidas e o Moreira teve, infelizmente como esperava, a estultícia de lá cair.
.
Se tem 54 anos teria bem capacidade de usar regras de ortografia, gramática e estilística nos seus textos. Ou ler o dos outros, meus ou dos jornalistas com atenção e reflexão, coisa que, provado ficou, não o faz.
GostarGostar
já ganhei a tarde, estamos aqui fartos de rir com os seus argumentos.
Sr. Colaço “socalistas filiados de longa data no psd” mais uma vez adoro eheheheheh.
E o “orientador “que diz disto?
GostarGostar
VIVA O PNR Sr. Colaço
GostarGostar
Sr. Moreira
Socialista não é um partido. É uma forma de ideologia e práticas políticas a que o que o Sr. Colaço se referiu.
Já ouviu por, certo, falar em comunismo, marxismo, maoismo, social democracia, nacional socialismo (nazismo!!) etc. Pois têm um todos algo em comum… Infelizmente em Portugal não há expressão política de um outro pensamento ideológico, oposto ao socialista, que dá pelo nome de liberalismo. Espero ter ajudado a compreender o conceito a que o Sr. Colaço se referiu e que possa agora entender melhor as suas palavras.
GostarGostar
Para ajudar: http://pt.wikipedia.org/wiki/Socialismo
GostarGostar
para quem gosta de numeros.
desculpem usar um blog da concorrencia, para quem ficar com azia mais uma vez as minhas desculpas.mas são numeros oficias.
GostarGostar
poxa esqueci o link
http://aspirinab.com/vega9000/boas-novas-da-gente-competente-e-seria/#more-39617
GostarGostar
Caro Francisco Colaço,
.
“Em perfeito acordo. O Estado não tem de ter mão na comunicação social, e pode manter apenas um canal de enlatados e de produção nacional independente (uma RTP2 a sério), com custos baixíssimos, e um canal, se quiser, de influência externa, como a RTPi, mais uma vez à base de produção de todas as televisões privadas, em acordos.
Irá discordar comigo desta opção de manter um canal tipo RTP Mundo, mas tenha em conta que quando em Luanda dá os Morangos com Açúcar, o jovem de Luanda pára. A partir destes programas pode-se ganhar muita influência lá fora.”
.
Meu Caro, não vá nessa treta. Acreditar que o Estado pode emitir com custos baixíssimos ou produzir o que quer que seja em regime de “low-cost”, é wishfull thinking. Se é tão importante emitir para a nossa diáspora e ex-colónias – e até admito que sim – os privados que tratem disso, como aliás já estão a fazer. Se há vantagens promocionais para os nossos produtos no exterior, então as empresas exportadoras que patrocinem as emissões para o mundo. Fazer como propõe, é pôr o contribuinte comum a subsidiar as exportações, continuar a ter todos a pagar para alguns, ou seja, continuar o socialismo. É que à pala das “causas consensuais”, o Estado depois não tem limite nos gastos e relação custo / benefício é algo assaz complexo de calcular para aquela gente. Quer o exemplo perfeito de torrefacção de milhões numa “boa causa”? As eólicas!…
GostarGostar
“Freeport: Sócrates ameaça processar quem invocar o seu nome.”
E invocar Pinóquio, já pode ser?
GostarGostar
que nome tão estranho cadáver!!!! mas ok siga.
Não é minha intenção discutir aqui teorias economicas/politicas mas percebi que para si e para o Sr. Colaço existem só 2
a socialista(falando de partidos onde até o psd/cds se incluem) e o liberalismo.
Mas amigos estamos no sec.XXI ,globalização ,dominio do sistema financeiro sobre tudo e todos,”ditadura da comunicação social” as ideias que defendem devem ser as neoliberais mas por mim bom proveito.
Defendem obvio quando dá jeito, mas se precisarem de alguma coisa lá querem o pai Estado(um subsidio dá sempre jeito)
GostarGostar
“Defendem obvio quando dá jeito, mas se precisarem de alguma coisa lá querem o pai Estado(um subsidio dá sempre jeito)”
.
Desafio-o a encontrar algum escrito neste blogue em que alguma vez se defendesse a omnipresença do paizinho Estado ou a atribuição de subsídios.
GostarGostar
LR,
.
Talvez por deformação profissional dos meus primeiros tempos, acredito que a política externa de um estado não deve estar nas mãos de privados. É claro que posso contemporizar que o serviço de emissão internacional esteja nas mãos de privados. Contudo, precisamos de uma boa mão na informação ali dada para 1) protecção dos nossos interesses e concidadãos no exterior e 2) olhar pelos diversos filhos da puta por aí no poder que sejam os nossos filhos da puta! (referência obrigatória ao Nixon!)
.
A política externa e a penetração cultural são o investimento de maior retorno no Mundo. Embora eu seja sensível ao Estado não fazer nada Low Cost, depenar o Estado Português de um instrumento de penetração cultural é um mal que se fará sentir logo no curto prazo. O canal por enquanto não pode ficar-se pela Internet (imagina quanto custa usar a Internet por satélite no meio da selva africana?), mas pode de certeza ser de baixo custo de emissão recorrendo ao Hispasat e ao Astra. Nem precisa de gastar muito com a produção. Pode bem usar os enlatados dos outros canais privados, mediante acordos de distribuição gratuitas e partilha das receitas de publicidade, pois sinceramente e visto com os meus olhos, os Morangos com Açúcar e aquela telenovela dos vampiros fazem mais por Portugal que todas as campanhas do ICEP.
.
O problema está na informação. Se os nossos idiotas acéfalos (oops, jornalistas de redacção) decidirem usar o canal para brincar à política, podem bem lixar portugueses no exterior e pôr em causa anos e anos de diplomacia económica, tal como o fax à Assembleia da República de há quinze anos atrás queimou os esforços das nossas informações no exterior. Não me levará a mal de discordar de si quanto aos instrumentos de política externa, que é isso que eu quero numa RTP Mundo. Creio que disso não conseguirei nunca abdicar.
.
Quanto ao dito substituto Canal 2, considero-o nas funções opcionais do Estado e, bem vistas as coisas, o LR convenceu-me bem que deixou de ter razão de ser na idade da Internet, quando eu consigo ver uma ópera ou um documentário quando bem quero e como quero noutra pantalha!
GostarGostar
Moreira,
.
VIVA O PNR Sr. Colaço
.
Deve perceber que não partilho das suas preferências, e não tenho simpatia nenhuma pelo partido que elogiou.
GostarGostar
foi por exclusão de partes que indiquei o Pnr Sr. Colaço
GostarGostar
o psd/cds quando no governo afirmaram que iam privatizar(vender) uma licença das 2 que a RTP detem em canal aberto(talvez uma encomenda de alguem).
o “neoliberal” ou já não sei “socialista” dr. balsemão veio logo dizer do desastre que seria a perda de quota publicitária e blá blá..mas nunca o vi a falar de desregulação e concorrencia excessiva noutros sectores.
Pois o probema dos outros para ele é refresco.
E agora estão para aqui a falar de RTP eheheheh espero sentado pela dita privatização
GostarGostar
durante um discurso um presidente do Brasil disse quando cheguei o país estava á beira do abismo mas agora já demos um passo em frente.
Como gostava de não ter razão mas…
http://economiafinancas.com/2012/05/consumo-de-combustiveis-em-queda-acelerada-grafico/
e uma noticia boa alguem têm?
GostarGostar
ontem ouvi o passos coelho depois da reunião por os pés pelas mãos e falar 5 minutos sem dizer nada.
sim eurobonds pois talvez sim depois pois logo vamos ver sim eurobrigações blá blá hoje depois de Hollande fazer frente a Merkel vem o Monti e agora?
http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=558865
GostarGostar
Caro Francisco Colaço, o meu Amigo parte de um grande equívoco, que o nosso Estado pode ser a vanguarda da nossa cultura e da nossa diplomacia económica. Desiluda-se, nunca foi e nunca será. A nossa cultura está-nos nos genes e, boa ou má, é a nossa diáspora e as nossas empresas que a divulgam, não qualquer burocrata, geralmente inculto. Saímos de Malaca há séculos e hoje ainda por lá falam um português arcaico. Estivemos em Macau 500 anos e hoje não deverão falar português mais de 2 ou 3 mil pessoas. E se no futuro continuar a falar-se, devêmo-lo aos chineses, porque só depois de eles terem assumido a administração do território é que o português passou a ser obrigatório nas escolas. Imagine se em Macau falassem a nossa língua como em Hong Kong se fala o inglês, a extraordinária porta de entrada que ali não teríamos.
Você deu acima o exemplo de Hollywood, mas aquilo não tem nada a ver com o Estado, ou não teria o sucesso que tem. Como não têm a CNN ou a Fox. Mas para além ou mais do que Hollywood e as CNNs, quem fez mais pelo predomínio da cultura americana no mundo, pela divulgação do “american way of life”, foram as suas empresas, a Coca-Cola, as jeans, o McDonalds, a Microsoft, a Apple e muitas outras marcas. Quando as nossas empresas conseguirem que os consumidores mundiais associem a Portugal o Barca Velha (não se esqueça de ir pondo “algum” de parte para o caso de perder a aposta :-)), a francesinha, o pastel de nata, a Fly London (nome mais piroso, denota o nosso complexo de inferioridade), então sim, podemos dizer que começámos a exportar a nossa cultura. a partir daí, abrir-se-ão portas bem mais largas para os nossos escritores, cantores, dramaturgos, artistas.
Ponha o Estado a fazer a “divulgação cultural” com uma qualquer RTP e verá se isso fomenta o que quer que seja. Porra, você por acaso já se agoniou durante meia hora a ver a RTP-África?
GostarGostar
estou a ver a quadratura e mais 2 socialistas a falar pacheco e xavier
GostarGostar
português obrigatorio em Macau depois dos chineses assumirem o territorio?
Barca velha puder ser um dos simbolos de Portugal?
Comparar Portugal com os EUA ?
Que andam a tomar?
GostarGostar
LR,
.
Percebo o seu ponto de vista, porém falamos de coisas diferentes. A penetração cultural não será um problema em estados democráricos; é-o em estados totalitários. E neste caso mais vale a influência portuguesa via RTPi ou SICi (sim, sei que a SICi faz tanta penetração como a RTP onde é transmitida), que a RT dos russos, a CCTV dos chineses (que em breve emitirá em Português) ou a BBC World.
.
As empresas penetram culturalmente ONDE os ditadores deixarem que o faça. Falou na Coca Cola, falamos do Salazar.
.
Agora, vejamos a moeda pela outra face. Se a erosão de um mercado se faz porque deixamos de ter colectivamente presença nele, deixamos aos abutres da BBC outros estados (e eles consideram-nos alforrecas, deixe estar!) que podem fazer parte do nosso mercado extendido. Que é TODA a áfrica subsaariana. Não sei se sabe isto, mas estive a dar aulas de português em voluntariado (quando tinha tepo) nos Camarões, porque os camaroneses acham o português uma língua com futuro em África.
.
Apesar de eu defender a eliminação da RTP, penso que o Estado deve transmitir os enlatados das outras televisões, com informação própria e tendente a beneficiar os interesses políticos e económicos portugueses. Gastar 10 milhões para ir lucrando 100 ou 200 por ano (e os valores não são irrealistas) não é senão um acto de bom investimento. O LR pode dizer e bem: e quem lhe garante que o Estado consegue manter os custos do canal nesse nível? Ninguém, posso também retorquir-lhe. Porém, os privados vão e vêm e o Estado fica. E se há coisa que é ubíqua nas relações internacionais é a constância e o trabalho de sapa.
.
Porque é que um país como Portugal necessita ter um bom serviço de informações externas? Porque tem de ser. E quando falo em informações externas falo em inbound (uso o inglês por intenção dissonante) como em outbound. Uma é o que deveria estar a ser feita pelos erroneamente chamados espiões. A última é realizada pelos canais internacionais. É mau? Não acho que seja, porém tem de ser assim, pois temos de estar neste mundo segundo as regras do jogo deste.
GostarGostar
Caro Francisco Colaço,
.
“Porém, os privados vão e vêm e o Estado fica.”
.
Pois, aí está o busílis da questão. Quem lhe garante que o Estado vai para e fica onde deve? Exemplo recente: o que ganhámos com a “diplomacia socretino-magalhãnica” na Venezuela? Admito que venhamos a ganhar no futuro, mas pago para ver. Mas o custo de oportunidade já se foi.
GostarGostar
LR,
.
Exemplo recente: o que ganhámos com a “diplomacia socretino-magalhãnica” na Venezuela?
.
Esse foi, claramente, mal-fadado desde o princípio. O Governo Sócrates fez quase tudo nesse triste episódio contra o que manda o bom senso e os erros de palmatória sucederam-se, acumularam-se e enovelaram tudo. Ao contrário, em Angola não fizemos grandes erros até ao momento, nem em Moçambique, e tanto Angola como Moçambique têm beneficiado Portugal e por seu turno recebido benefícios de uma relação de igualdade e de cooperação privada.
.
No caso venezuelano, se eu estivesse a mandar, o tipo que enovelou tudo seria sumariamente fuzilado e o corpo feito desaparecer para dela não haver mais memória. Ter o nosso primeiro-ministro a agir como comercial de uma empresa privada, em subserviência bacoca, que foi o que foi, só podia dar porcaria no fim. Ali e na Líbia.
.
Será que JP Sá Couto, culpada no passado de fugas ao IVA e carroceis, ao menos se dignou pagar as despesas de viagem ao comissionista chefe do executivo? 😉
GostarGostar
Sr. Colaço que texto mais incongruente.
Tem as ideias todas baralhadas.
A certo ponto diz sou contra a continuação da Rtp mas quero que continue????????
GostarGostar
175 milhões de euros de EXPORTAÇÃO de computadores para a Venezuela já aprovado pelo governo legitimo desse país
GostarGostar
Carlos Moreira,
.
Foram pagos?
GostarGostar
ainda não foi entregue mas serão pode ter a certeza.
Não será como em Angola
GostarGostar
como gosta de estar informado Sr. Colaço
Click to access Dossier_Mercado_Maio2008-Parte1.pdf
GostarGostar
Este Carlos Moreira quem é? Que faz ele por aqui, a escrever muitas vezes tontices com erros de ortografia? Erros de palmatória, entenda-se.
GostarGostar
diga qual erro?
GostarGostar
quero aprender com os melhores
GostarGostar
estão à espera que o telefone toque?
O dono precisa de outro adjunto.
GostarGostar
Carlos M oreira:
Diga qual erro (ortográfico) que eu cometi, pergunta o Carlos Moreira. E eu, não querendo perder muito tempo aponto-lhe alguns:
Escreveu o Carlos assim: “ouvi o passos coelho depois da reunião por os pés pelas mãos”, quando o correcto seria “meter os pés pelas mãos”, sendo certo que pôr tem acento circunflexo.
LR escreveu, a meu ver acertadamente, “quando os nossos exportadores conseguirem que os consumidores mundiais associem a Portugal o Barca Velha (…) então sim, podemos dizer que começámos a exportar a nossa cultura” e o amigo retorquiu desta maneira atabalhoada: “Barca velha puder ser um dos simbolos de Portugal?” Puder é erro, devia escrever “poder” e símbolo tem acento no i.
E fiquemos por aqui, por que, como diz o povo, não vale a pena gastar cera com ruim defunto.
GostarGostar
Carlos Moreira,
.
ainda não foi entregue mas serão pode ter a certeza.
.
Três anos depois… acha que alguém na Venezuela se lembra da encomenda? 😀
GostarGostar
Tiro ao Alvo,
.
Deixe estar o Moreira em paz. Os erros ortográficos são o menor dos problemas que alguém aqui pode cometer.
.
E como errar é humano, há diferentes gradações de humanidade entre os comentadores.
GostarGostar
Sr. Colaço quer que indique alguns erros, que ao escrever cometeu?
Será que por tão cultos ficam melindrados com uma falta de acento?
meter ou pôr os pé pelas mãos ambos são OBVIAMENTE certos.
Tiro não é M oreira é Moreira viu!
GostarGostar
Sr. Colaço faça o favor de ler.
http://expresso.sapo.pt/hugo-chavez-compra-175-milhoes-de-euros-em-portateis-portugueses=f727644
GostarGostar
Moreira,
.
Le sugestiono que lea los artículos que cita hasta al fín. Carlos, el articulista há escrito:
.
No âmbito da cooperação entre Portugal e a Venezuela foi criado, em Caracas, o centro científico e tecnológico Simón Bolívar, onde com transferência tecnológica portuguesa funciona uma linha de montagem dos portáteis Canaima.
.
Las ordenadoras no son montadas en portuga, senón al Venezuela. Su amigo Chávez no compró ordenadoras portuguesas.
GostarGostar
cuidado, escreve muito mal em castelhano, há não mas sim ha.
leia a noticia várias vezes até compreender.
dou uma ajuda os magalhães são MONTADOS na Venezuela.
já agora sempre que falam em bens transacionaveis exclui essa empresa?
mais um conselho(desculpe o abuso) passe pelo site da empresa ou pela pagina de facebook da mesma
GostarGostar
o meu filho comprou um Lego e depois montou as PEÇAS passou de dinamarquês para português eheheheh
GostarGostar
bem amanhã há mais, Shalom
GostarGostar
Carlos Moreira,
.
Onde fica a margem bruta?
GostarGostar
Sr. Colaço lembra porque agora estamos a falar da Venezuela e computadores?
Porque disseram que a diplomacia economica foi um desastre nesse país, e eu dei o exemplo do odiado Magalhães(sei como não foi iniciativa dos iluminados “liberais” não presta)
Depois disse que tinha sido à 3 anos, como tenho uma paciencia ilimitada lá o informei que não.
Agora pergunta onde fica a margem bruta que quer demonstrar que tem razão?
Quando discuto algo faço-o não para ter sempre razão mas para aprender e EVOLUIR.
Um pouco de humildade ficava-lhe bem.
Mas indo á sua questão vou dar 1º um exemplo recente “pingo doce”
precisam de grande margem bruta para depois de 50% de desconto ainda terem margem liquida que justifique os resultados que apresentam.
Neste caso quem vê esmagada a margem bruta são os fornecedores ,com as sequencias que O Sr. Colaço devia conhecer ,e quanta vezes ficando com margem liquida negativa(prejuizo).
Na incrivel pergunta que faz e se leu a noticia várias vezes com recomendei teria a resposta.
Sr. Colaço os computadores SÃO PARA OFERECER aos alunos da primaria logo lá NÃO fica margem nenhuma.Aqui obvio fica margem bruta e liquida suficiente para a JP Sá Couto apresentar resultados positivos.
Capiche?
GostarGostar
Moreira,
.
Voiltando aos fundamentos, o que é margem?
GostarGostar
margem? explique quero sempre aprender.
depois se “meter os pés pelas mãos” eu faço um desenho.
Já agora teve a cadeira de contabilidade geral e
analitica, calculo finaceiro, analise finaceira?
GostarGostar
porra esqueci 2 n vou ser outra vez punido
GostarGostar