Saltar para o conteúdo

Corte-se no Estado, mas divida-se os sacrifícios

14 Setembro, 2012

Ontem ouvi uma pequena parte da Quadratura do Círculo de relance. Os comentadores discutiam a decisão do Tribunal Constiitucional. As teses prevalecentes pareciam ser que este aumento da TSU é horrível para as pessoas que agora vão pagar mais e que o melhor era cortar um salário no público e um no privado. Ou seja, tendo como ponto de partida o ano de 2012, defendia-se que se aumentasse em 1 salário os salários da Função Pública e se cortasse um salário ao sector privada. Os trabalhadores do privado, coitadinhos, não deviam pagar mais TSU e para evitar isso vamos cortar-lhes um salário. Mais vale pagar um imposto ao Estado do que uma taxa à empresa, mesmo que esta esteja em dificuldades. Em relação a 2012, defendem que se aumente a despesa do Estado e a carga fiscal sobre o sector privado mas  aposto que mais tarde os mesmos são capazes de dizer que o governo precisa de cortar na despesa do Estado e que a economia já tem impostos a mais. O lema parece ser “corte-se no Estado, mas divida-se os sacrifícios”.

21 comentários leave one →
  1. Paulo's avatar
    Paulo permalink
    14 Setembro, 2012 07:11

    Miranda
    Se fosse para cumprir a decisão do tribunal constitucional, descontar um salário a todos era o mais correto, obviamente.
    Essa coisa de tendo como base 2012 é só para estragar a conversa.
    Não sei se ouviu ontem mas o governo decidiu fechar muitas dezenas de fundações. Nem sei quais, mas uma coisa é real, em 2012 essas pessoas todas tiveram um corte superior em 14% relativamente aos funcionários do setor privado porque o emprego delas era “garantido”.
    A seguir espera-se que vá para os institutos e empresas publicas.
    Nos ministérios já algumas pessoas foram para a mobilidade.
    .
    Um destes dias vamos ter de escolher uma razão, ou a função publica é para reformar e devem ser tratados como os ouros, ou é para ficar como está e então talvez se aceitem sacrifícios superiores. Assim como se apresenta já estamos claramente a descriminar, nem é preciso o TC vir dizer nada.

    Gostar

  2. Eleutério Viegas's avatar
    Eleutério Viegas permalink
    14 Setembro, 2012 07:11

    Este grupo de marretas, incluindo o inenarrável pacheco e o incompetente da câmara de Lisboa, ainda existe? Há quem tenha pachorra para isto?

    Gostar

  3. liberal's avatar
    liberal permalink
    14 Setembro, 2012 07:50

    O argumentário do João Sofisma Miranda não muda (é como os comunistas):
    Os funcionários públicos, em 2011, levaram corte até 10% do salário mensal? não interessa.
    Os funcionários públicos, em 2012, levaram corte adicional de 2/14 do seu salário anual? não interessa.
    Pondera-se repor uma pequena fracção do corte? Alto lá, que se está a “aumentar” os funcionários públicos!
    Não preciso dizer-lhe, que você sabe – embora o omita – que desde 2001 que não há aumentos, nem sequer actualizações de acordo com a inflação, para os funcionários públicos que sofreram os cortes.
    Nem mesmo o “aumento Sócrates de 2009” rectificou a perda de uma década.
    Vá procurar outros bodes expiatórios. Talvez tenha mais sorte em encontrá-los naqueles que, como você, passam metade do tempo a atacar o Estado, e a outra metade à espera que pingue qualquer coisa do Orçamento…

    Gostar

  4. JDGF's avatar
    JDGF permalink
    14 Setembro, 2012 08:14

    Ainda relativamente à ‘Quadratura do Círculo’ começa a vir à tona a ‘facção Ferreira Leite’ – Pacheco Pereira integra-se aqui – que, como se vai tornado visível, não tardará a fazer estragos. A mensagem de que o primeiro-ministro é um político sem preparação para o cargo tem sido esgrimida de maneira impiedosa e redundante.
    A ‘colagem’ de Passos Coelho a Miguel Relvas (ontem reafirmada pelo primeiro na sua patética entrevista) reforça esta imagem… Uma interpretação que não é nova nem original (nem será absurda) , mas é significativo que apareça com esta virulência no actual momento.
    O mesmo programa (‘Quadratura do Círculo’) permitiu medir a temperatura da ‘crise política’ que tem sido insistentemente desmentida por círculos governamentais (o que só lhe confere credibilidade) e, para além de Pacheco Pereira que deu continuidade ao devastador ‘recado’ de Manuela Ferreira Leite, quer António Costa quer Lobo Xavier não conseguiram disfarçar a(s) sua(s) incomodidade(s). Costa ‘esvaziado’ pela tonitruante declaração (uma inflexão de sobrevivência) de A.J. Seguro e Xavier desmontando a ‘simplificação’ que o primeiro-ministro pretendeu fazer sobre uma ‘pacífica’ aprovação por Paulo Portas das novas medidas de austeridade no seio do Governo (sugerindo que a ‘história está mal contada’).
    Aliás, ontem, o único facto relevante – em relação à crise que se desenha – terá sido a recusa do CDS em comentar a entrevista de Passos Coelho…

    Gostar

  5. CA's avatar
    14 Setembro, 2012 08:16

    Usar como base o orçamento de 2012 já declarado inconstitucional é estar realmente em estado de negação. Se fosse só o João Miranda, a coisa passava. O problema é que Passos Coelho está como o João Miranda, e isso é realmente um problema.

    Gostar

  6. JMLM's avatar
    JMLM permalink
    14 Setembro, 2012 08:46

    ” Ontem ouvi uma pequena parte da Quadratura do Círculo de relance.”
    Pena é que não tenha visto todo o programa, estaria melhor na sua critica…
    Já agora, “As teses prevalecentes pareciam ser” nem tudo o que parece é.

    Gostar

  7. jal's avatar
    14 Setembro, 2012 08:58

    Este post é um hino à desonestidade intelectual.
    Gostei particularmente do refrão: «Ou seja, tendo como ponto de partida o ano de 2012, defendia-se que se aumentasse em 1 salário os salários da Função Pública e se cortasse um salário ao sector privada».
    Então não querem ver que no meio de uma crise destas ainda vão aumentar os trabalhadores da Administração Pública.
    Porra! É mesmo preciso não ter qualquer vergonha na cara!

    Gostar

  8. Cáustico's avatar
    Cáustico permalink
    14 Setembro, 2012 09:35

    João Miranda:
    Já foi explicado à exaustão que cortar não significa, obrigatoriamente, reduzir salários seja a quem for. E que reduzir salários e carregar na TSU, mais que um efeito na disponibilidade monetária, tem sobretudo um efeito pérfido na confiança dos agentes económicos.
    Já foi explicado que uma coisa são os modelos económicos teóricos e outra, diversa e muito mais complexa, é a percepção da realidade.
    Todos sabemos que os bodes expiatórios são bodes expiatórios.
    Se tem alguma coisa a expiar, confesse-se a um padre ou escreva um romance.

    Gostar

  9. JoaoMiranda's avatar
    JoaoMiranda permalink*
    14 Setembro, 2012 09:46

    ««Já foi explicado à exaustão que cortar não significa, obrigatoriamente, reduzir salários seja a quem for. »»
    .
    Mas então corta nas instituições e aquilo continua com os mesmos funcionários?

    Gostar

  10. neotonto's avatar
    neotonto permalink
    14 Setembro, 2012 09:57

    Cómo assim?
    Ultimamente é o caustico quem tem de dar as explicaçoes mas…nao era o JM e o seu mestrado em Cortes + Recortes quem ensinava aos ceguinhos? . Vivir para ver.

    Gostar

  11. Cáustico's avatar
    Cáustico permalink
    14 Setembro, 2012 10:19

    JM:
    “Mas então corta nas instituições e aquilo continua com os mesmos funcionários?”
    1.º ponto e prévio – parece-me que está a confundir (coisa que não fiz) cortes com cortes nas instituições e cortes de salários com despedimentos.
    2.º ponto – já ouviu falar em cortes de despesa e racionalização de custos e diminuição de investimento não produtivo, que não signifiquem cortes nos salários?
    3.º ponto – estamos a afunilar o enfoque. Aliás, o lema “corte-se no Estado e dividam-se os sacrifícios” não encerra em si nenhuma contradição.
    4.º ponto – esta discussão é velha e resulta do comportamento obssessivo-compulsivo de quem, face a problemas financeiros ou económicos, só vê uma saída – cortar nos salários.

    Gostar

  12. ricciardi's avatar
    ricciardi permalink
    14 Setembro, 2012 10:58

    Caro jm,
    .
    Pelos vistos aquilo que v.exa. nao queria que acontecesse vai ser realidade. Um prazo maior no ajustamento. Recordo que o argmento para aplicar esta intesidade de austeridade era nao ter mais prazo, porque isso significava mais juros.
    .
    Pois bem, o defice parece que vai ficar ns 6,6%. Afinal o governo, depois de tanta austeridade fiscal, cortou o defice em 1%.
    .
    Nao se fez, portanto, ajustamento algum. Perdemos tempo e dinheiro e endividamo-nos ainda mais, porque existe gente que tem fezadas.
    .
    Mas já nem se trata apenas de fezadas. Trata-se de mentiras descaradas. Vc ouviu o ppc a convidar, em tom pouco proprio e desadequado, o belmiro de azevedo a descer os precos. Isto é de rir. Como se a descida na tSU pudesse significar um abaixamento de precos de venda ao publico. É evidente que nao. Se os monopolistas ou oligopolistas podem continuar com os mesmos precos poruqe baixa-los?
    .
    E mesmo que quisessem baixar na exacta medida dos ganhos na tsu, o resultado final seria ridiculo. Tao ridiculo que fica mal a m PM falar neles. As cebolas passariam, imagine-se, a custar menos 2 centimos o kilo. Um kilo de carne em vez de custar 10 euros, passava a custar 9,95 euros. A electricidade da casa em vez dos 100 euros por mes pasava a custar 99 euros por mes.
    .
    Bem, uma poupanca para o povo altamente compensadora. Ja se ve, perder no salario 7% e obter, eventualmente, um descontozinho de alguns centimos nos precos.
    .
    Alem disso, ppc garante que o desemprego a ser muito maior. 17%. Afiança. E esta medida vai baixa-lo para 16%, garante.
    .
    Isto significa que o politica anterior, alem de gerar um deficce muito maior do que o previsto ia causar m desempreo ainda maior do que o previsto. Fantastico.
    .
    anyway, se um dia um empresario contratar um funcionario porque tem dinheiro a sobrar-lhe vc diga-me sff porque eu venderei de imediato as accoes dessa empresa. O governo tem a fezada de que os empresarios vao contratar mais gente. E ate quer obriga-los a fazer isso. O so Gaspar garante que nao deixa que se contabilize essa poupanca noutra conta que nao seja uma que garante que vai criar um posto de trabalho ou baixar o preco de venda. Ahahah. Como é q ele faz isso?
    .
    Isto é de loucos. Insanidade galopante. Desespero por nao terem conseguido provar merito objectivo na reducao do defcie.
    .
    Rb

    Gostar

  13. ricciardi's avatar
    ricciardi permalink
    14 Setembro, 2012 11:12

    E vc, caro Jm pergunta por alternativas?
    .
    Uma excelente alternativa era ver o que o governo fez e fazer o contrario. Em vez de subir impostos devia descer.
    .
    E vc argumenta ai jasaus nao pode ser que me estraga o deficezinho pelo lado da receita. Errado. Vc devia saber que para aumentar a ctividade economica num pais com imposos excessivos, as taxas tem de baixar. So assim ha motivacao para investir e consumir o que se produz. Veja, a suecia tomou ontem a decisao de baixar mpostos para melhorar o crescimento.
    .
    Ahh mas reduzindo salario ou aumentando imposto directo sobre eles, vamos obrigar as pessoas a nao consumir e isso é excelente, diz v.exa e ppc em unissono. É excelente porque deixar de poder comprar coisas ao exterior.
    .
    Portanto, nao ter dinheiro e dedicir pelas pessoas é coisa boa para s liberais. As pessoas com dnheiro, como nao sabem gasta-lo vao depressa ao supermercad e sands de aumotoveis e compram cenas importadas. Naopode ser. É dever do governo olhar pelas pessoas. Dizem até que a melhor forma é mesmo retirar salario. Desta forma nem pensam no assunto de comprar coisas. Dedica-se à sobrevivencia, enfim.
    .
    É pena que isso cause uma dano colateral irreversivel. É que ao cortar poder de cmpra as pessoas atraves de cortes nos salrios elas, alem de deixarem de comprars coisinhas estrangeiras, tambem deixam de comprar coisinhas nacionais.
    .
    Rb

    Gostar

  14. Tim's avatar
    Tim permalink
    14 Setembro, 2012 11:29

    Este governo suicidou-se e ainda não se apercebeu disso…
    Alguns dos coveiros do costume ainda estão distraídos… ou estarão preguiçosos?!…
    Aguardemos…

    Gostar

  15. Fenris's avatar
    Fenris permalink
    14 Setembro, 2012 11:53

    Desde que ouvi o PM antes do jogo de Portugal (coincidentemente, na mesma altura, ainda que em dias diferentes, da comunicação do Gaspar) que me passei a preocupar muito mais com o que vem a seguir. Não “a seguir” no sentido de mais medidas mas “a seguir” no que concerne a governação.
    É espantosa a imbecilidade de um governo que, apesar dos pesares, tinha os portugueses consigo (como o revelam as sondagens – ou revelavam – e como o revelou a recusa do país se suicidar, conscientemente, votando à esquerda nas legislativas) e que depois deste ataque à mão armada conseguiu a proeza de uma coesão social contra si. É abominável que, hoje, se possa ouvir o Loucã e acreditar que ele pode ter alguma razão (bem como os restantes tipos empoeirados è esquerda) e perceber o motivo que leva o PS, que nos enterrou vivos, a avisar que vai votar contra o orçamento….e vai votar bem!! É uma dimensão que não acreditei ser possível até há bem pouco tempo.
    .
    Surge então o “a seguir”.
    Não poderei votar PSD em consciência e, até ver, também não poderei fazê-lo no CDS.
    No PS nem pensar! Aquilo tem um esboço de líder e uma colónia de olhos postos em Paris.
    No BE e no PCP seria uma loucura! Por muito que eles digam o contrário, desconhecem o que realmente significa democracia e liberdade e andam, às escondidas – ou nem tanto – a costurar uma cortina.
    .
    É uma altura f*dida para se ser Português!

    Gostar

  16. João Santos's avatar
    João Santos permalink
    14 Setembro, 2012 12:31

    A prpósito da manif falangista anunciada para Madrid, parte de um texto notável de Saul Leblon :
    «Desarmada pelo conluio entre o conservadorismo político, a ganância financista e a socialdemocracia adestrada no chicote neoliberal, a democracia representativa deixou de ser o canal de transmissão da vontade popular no interior do aparelho de Estado e, sobretudo, na condução da política econômica. As sucessivas rupturas entre os programas sufragados nas urnas e o emparedamento dos eleitos pela ‘governabilidade financeira’ anularam o poder soberano da democracia representativa, sequestrado pelos bancos, os acionistas, os fundos especulativos, as tesourarias das grandes corporações; enfim, endinheirados em geral que orbitam em torno do capital a juro.»
    Onde se fala também do «golpe de Estado branco do capital financeiro contra governos, urnas, direitos econômicos e sociais.»
    Para leitura integral:
    http://www.cartamaior.com.br/templates/postMostrar.cfm?blog_id=6&post_id=1090

    Gostar

  17. JCA's avatar
    JCA permalink
    14 Setembro, 2012 13:41

    .
    Pois, segundo a ONU, os 2 UNICOS Países da Europa com crescimento são a Noruega (pitrol) e veja-se lá ….. a ISLANDIA,
    .
    que enfiou na pildra um Primeiro Ministro, vários banqueiros e os Bancos que se desenrasquem que dos Impostos do Povo não sai um centimo para pagar falçencias e desfalques bancárias aliás de acordo com a tese liberal do mercado e da lei da oferta e procura,
    .
    foi o que aconteceu.
    .
    Pessoalmente não iria tão longe mas que contas são contas pois acredito piamente nessa coisa da ‘economia paralela’ em que o culpado é o gajo que vende uma bica ou um cozido à portuguesa e não fatura.
    .
    Há grande Universidade do Porto que creio ter sido o ninho laboratorial e inteletual desse estudo de Economia e da das paralelas.
    .
    E a corrupção, as luvas, a droga, as ‘industrias’ do trai-lai-lai dos eventos e das nights etc ? Estimam as más linguas que as corrupções e luvas andam por cerca de mil milhões por ano sem IVA-IRS-IRC etc, quantas bicas, cozidos à portuguesa ? Se calhar para um ano de bicas e cozidos à portuguesa à borla para todos os Portugueses durante um ano.
    .
    E esta coisa de corrupção e luvas temos de nos entender era moeda corrente no salazarismo ao balcão de qualquer repartição publica, fosse para apressar um passaporte, safar uma multa por uso de isqueio sem licença, dum requerimento qualquer para qualquer coisa, dum BI, qualquer licença da agua luz ou gás etc etc por aí fora, uma geral. Não venham cá com tretas porque tudo isso é da escola socio-cultural e civilizacional do salazarismo. Era o pão nosso de cada dia.
    .
    É um suponhamos porque isto de numeros o raio do lápis escreve o que lhe apetece ou aquele chefe do Comando de S Paulo das favelas que lia Socrates e outros que sonham ser gregos
    .
    ‘os das universidade e elites roubam com a escrita ponta da caneta os analfabetos e ralés roubem com a posta da pistola, os do meio a classe média é que paga a uns e a outros”
    .

    Gostar

  18. JCA's avatar
    JCA permalink
    14 Setembro, 2012 13:47

    . Comando de S Paulo = Comando Vermelho de S Paulo (a RTP tem nos arquivos esta declaração do homem)

    Gostar

  19. mesquita alves's avatar
    mesquita alves permalink
    14 Setembro, 2012 14:26

    Eu nunca aceitaria ter a sua profissão. Cada post que escreve, retira um naco do seu carater. um dia, os seus filhos o julgarão. não vão ter orgulho na profissão do pai.

    Gostar

  20. Pedro M's avatar
    Pedro M permalink
    14 Setembro, 2012 22:00

    Este governo liberal? Vou ali e já venho.
    Ou se isto é liberalismo / neoliberalismo, então pqp o liberalismo / neoliberalismo.
    Este governo falhou redondamente, mentiu e enganou descaradamente e agora só lhe resta ser corrido, e quanto mais depressa melhor; aliás já vão tarde! (e até votei neles para correr com o aldabrão que lá estava antes).

    Gostar

  21. Pedro M's avatar
    Pedro M permalink
    14 Setembro, 2012 22:07

    Aliás, se este governo sobreviver por agora e for com estas propostas avante, que vão mais uma vez falhar estrondosamente, com que cara de pau vão explicar o sucedido? (porque se não forem corridos já, sê-lo-ão dentro de um ano, e estaremos muito pior…)

    Gostar

Indigne-se aqui.