Menezes, Porto e crise….*
Luís Filipe Menezes já é candidato à C.M. do Porto. Não que já não o fosse, natural e inevitavelmente. Mas agora, sabemo-lo pela voz do próprio. Com frontalidade, sem tabus e definitivamente, segundo o que Menezes nos disse, (…), através da antena da SIC-N. Curiosamente – ou talvez não – Menezes decidiu assumir, com coragem, a sua candidatura no preciso momento em que nos encontramos no “olho” do furacão político e existencial, provocado pelas declarações de Passos Coelho e de Vítor Gaspar.
Declarações que nos tiraram, por agora, quaisquer ilusões: não vamos, tão cedo, poder vislumbrar, nem sequer reflexamente, luz ao fundo do túnel da crise financeira que nos subjuga! E isto – ou seja, a aniquilação da esperança – é aquilo que os políticos não podem fazer. Sob pena de, no limite, negarem os fundamentos da política e do próprio Estado, subvertendo a relação deste com os cidadãos. Marcelo Rebelo de Sousa, tantas vezes imaginoso (em excesso) nos seus comentários dominicais, referiu-se, a propósito do anúncio das novas medidas de austeridade, a uma “pré-ruptura psicológica do País com Passos Coelho”. Ora, depois de ter ouvido as explicações de Gaspar, penso, sinceramente, estarmos já perante um corte completo (ainda que não definitivo ou irreversível) que, mesmo não sendo inteiramente justificável, racional e objetivamente, pelos factos, entende-se como sendo uma reação coletiva instintiva, contra um tecnocratismo sem alma. Contra uma espécie de ditadura dos “modelos econométricos” sem imaginação, nem vida real e que nos levaram, para já, a um falhanço das metas orçamentais (bem ou mal) traçadas. Mesmo sem discutir esses modelos (ou os seus pressupostos) seguidos pelo Ministro, o modo e o “timing” da apresentação das novas medidas revelam-nos que Gaspar não percebeu que, para um Estadista, a “economia é navegação, não é ciência”! A máxima é de Fernando Henrique Cardoso e, em função do respetivo percurso público, estou certo que é também partilhada por Menezes. E por todos os que têm alma e vocação de Estadista, por quem compreende que a política também é a arte de construir sonhos e criar condições para que, responsavelmente, eles possam ser vividos! O anúncio de Menezes tem, desde já, um efeito: a fasquia da campanha autárquica, para o Porto, subiu qualitativamente. E o país talvez precise, mais do que nunca, do exemplo de uma verdadeira Política tripeira.
* in Grande Porto, ed. sexta feira, 14.09.2012.

…vamos lá estudar se é legal a sua candidatura !!!!
GostarGostar
é anti-con’s ti tu cio anal?
bolas nem já menezes se safam que crise
GostarGostar
qualquer dia nem o joão soares nem o neto que é pesquisador da bibliografia no serviço público das memórias do avô
não podem ser presidentes da república ou da CML ou primeiros ou Bush’s do mesmo Bush
este pays tá mêmo assad….
GostarGostar
Ele não deixa dívidas que bastem em Gaia?
GostarGostar
Esse tem as costa quentes…
E não é só pela protecção vinda de Pinto da Costa…
GostarGostar
Parabéns Porto, têm finalmente um homem de uma só cara ” Sou sportinguista não renego as origens, mas tenho o coração dividido. Sou sócio do FCP há 16 anos e agora dou comigo a puxar mais pelo Porto do que pelo Sporting”.
GostarGostar
NUM país a Sério, com uma sociedade civil amadurecida ISTO não era notícia.
1º Um dos autarcas com mais dívida do país;
2º Sobrevivente da política;
3º A fusão Porto-Gaia impunha que o tiranete não se candidatasse porque a lei era para 10 milhões.
GostarGostar
Nunca mais me esqueci dum célebre congresso do PSD em que se dirigiu ao Barroso, chamando-lhe elitista, sulista e liberal.
De sulista, não o podem acusar; de elitista, não faço a mínima ideia; mas de liberal, faz hoje parecer o Barroso um homem do MRPP. 🙂
Apesar de tudo, enfim…
Espero é que não desate a chorar quando deixar Gaia. É que eu sou um ser sensível e ponho-me também a chorar.
GostarGostar
“Curiosamente – ou talvez não – Menezes decidiu assumir, com coragem, a sua candidatura no preciso momento em que nos encontramos no “olho” do furacão político e existencial, provocado pelas declarações de Passos Coelho e de Vítor Gaspar.”
.
sim e no seu manifesto eleitoral quer três pontes sobre o Douro…já para não falar na lei que proíbe Rui Rio de se candidatar, como é que é possível Luís Felipe Menezes ser candidato á Câmara do Porto e existir uma lei que proiba Rui Rio de o fazer !!?? Inacreditavel !! mas enfim, o PSD actualmente é governado por … que leis da treta são produzidas em Portugal !!! o “PSD” apoia o Socrates do Norte, tal o endividamento a que levou a autarquia de Gaia !!
GostarGostar
fado alexandrino,
tens sorte… agora os que só apoiam o Sporting desesperam…
GostarGostar
Maquiavel,
infelizmente isto não é um país sério, e por isso abundam casos como esse.
GostarGostar
Menezes deu um passo em frente perfeitamente encaixado no ‘ambiente’ político reinante.
Quer fazer do Porto a Barcelona do Atlântico. Não tem lido os jornais ou terá uma interpretação peregrina do que se passa em Barcelona?
GostarGostar
Uma candidatura congeminada a três: Miguel Relvas, Pinto da Costa e das elites choronas do norte. As contas do município do Porto que começavam a ficar equilibradas, com a entrada deste demagogo, se for eleito, vão ficar ainda pior que as de Vila Nova de Gaia. É que em Gaia só se sustentava o centro de estágios, no Porto a fatia vai subir para sustentar o FC Porto.
GostarGostar
O que LFMenezes fez esta semana, foi uma mijinha para marcar o território; agora já ninguem do PSD lá vai mijar!
GostarGostar
sempre achei-o com cara de rafeiro, ainda que não alentejano
GostarGostar
Vai lamber as botas ao Pinto e pagar as dívidas de Gaia com o que encontrar no Porto!!!
GostarGostar
O Menezes é o Sócrates dos pequeninos.
Mas, enfim quando finalmente houver a estrondosa reunião legal entre o Porto e Gaia talvez seja declarada ilegal a sua candidatura.
GostarGostar
Alguem, algum blasfemo, sabe informar-me a causa porque os meus comentarios nao sao editados nos posts de HMatos ?
GostarGostar
…e mesmo usando espaços doutros blasfemos para comentar (com texto igual) os posts da senhora acerca das manifs, tambem nao surgem ?
GostarGostar
A seguir, vou novamente colocar o comentário…
GostarGostar
…nao foi editado.
Passe bem, baby
GostarGostar
HMatos,
hello !?
GostarGostar
nunca vi uma coisa axim, ó Fado:
” Sou sportinguista não renego as origens, mas tenho o coração dividido. Sou sócio do FCP há 16 anos… “
GostarGostar
A bagunça ameaça continuar. Esta candidatura é ilegal.
GostarGostar
CalmeX : num pais normal, a esta distancia das autarquicas’2013, a concertada(!) intencao de LFMenezes de candidatar-se a camara do Porto, passaria publicamente so uns milimetros acima duma nota de rodape.
Mas como a comunicacao social em Portugal e manobravel/compravel e o actual governo precisa de fait-divers para distrair o “maralhal”, pois entao que surja…LFMenezes VS Rui Rio. Nao VS RRio recandidato, que nao sera, mas VS RR critico do governo e, arqui-inimigo. Simples.
OK : coloquem LFM como presidente da camara do Porto (mais CAAmorim como vice) mais Marco Antonio Costa presidente em Gaia(CAAmorim tambem nao se importa se ‘por’ Gaia) , e os ‘caldeiroes” despesistas e surreais despejarao duma e doutra margem irresponsabilidades e incompetencias no centro do Douro !
Acresce que nao esta garantida a vitoria de LFM nas autarquicas — podera surgir uma candidatura credivel apoiada ou nao por um partido “do centro”, associacoes e nao so…
…depois ha a questao do FCPorto (via Pinto da Costa) como eventual apoiante de LFM. Nao por acaso recordo-me duma presenca ha cerca de 1 mes de PCosta num evento em Gaia no qual ‘timidamente’ LFM admitiu a tal candidatura… Rui Rio quando se (re)candidatou, tambem iria perder as eleicoes porque nao tinha o apoio e foi vilipendiado por PCosta e por muitos portistas…(*)
(*) Rui Rio portou-se mal ao nao receber o FCPorto campeao nacional, vencedor da Liga dos Campeoes, da TYaça do Mundo de Clubes e da Liga Europa, nos Pacos do Concelho.
————— carago !, devo estar aparvalhado ao precupar-me aqui, com casos tugas…
Abraco.
GostarGostar
LFMenezes quando foi (finalmente) eleito presidente do PSD (para que ? Que cabecinhas viram nele um lider ? Um putativo PM ?), e passou-se de Gaia para Lisboa, deixou na camara de Gaia uma divida na ordem dos 250 milhoes de Euros ! –peanuts, claro !…
GostarGostar
Qualquer um menos Rio.
Menezes é melhor de bola.
Rio falha muitos passes.
GostarGostar
Num clima como o que vivemos sinto uma dor lancinante quando leio coisas como “os políticos devem fazer-nos sonhar!”
Uma das maiores características do sonho é que não é real…e a realidade, há uns tempos, como se tem visto, nem sequer bateu à porta. Arrombou-a.
GostarGostar