o que faria mário soares?
17 Setembro, 2012
Da forma como as coisas estão e prevendo-se que venham a piorar consideravelmente nos próximos tempos, só um governo que se sustente sobre os dois pilares do regime – PSD e PS – o poderá salvar (ao regime…), se é isso que os seus protagonistas ainda pretendem. Com Passos ou sem Passos, com Seguro ou sem Seguro, com Portas ou sem Portas, o regime não ficará de pé se o que aí vem não for apoiado e executado, pelo menos, pelos seus dois grandes partidos. De resto, foi isso que fez Mário Soares em 1983, em circunstâncias francamente mais favoráveis ao país do que são as actuais.
24 comentários
leave one →

Não é líquido que o que fez Soares em 1983, faria agora.
Entretanto já houve 29 colheitas de vinho, que alteram completamente o panorama vinícola.
GostarGostar
Ainda não sei se essa forma de “salvar” o País me alegra ou me assusta. Por enquanto acho que me assusta mais do que me alegra.
.
Mas posso mudar de ideias!
GostarGostar
“essa forma de “salvar” o País”
O post não refere a “salvação” do país, mas do regime, o que são coisas muito distintas…
GostarGostar
PS nunca mais. Deixem cair o regime. Havemos de renascer das cinzas mais felizes, mais livres, menos estúpidos.
GostarGostar
Então digam lá vossas sumidades, que regime pretendem.
Na wiki escreve-se que há 3 regimes contemporâneos:
DEMOCRACIA
AUTORITARISMO
TOTALITARISMO
Dos regimes antigos consta:
Absolutismo
Caciquismo
Czarismo
Ditadura
Façam uma sondagem da Polldaddy como faz o Miranda.
GostarGostar
Desculpe rui a.,
.
Claro que o regime é uma coisa e o País é outra. Cá por mim penso que neste momento e apesar de tudo é mais fácil “salvar” o País que mudar de regime: honestidade e bom-senso…
.
Sinceramente nesta altura não me metia em mudanças de regime.
.
Mas, enfim, não desconheço que há para aí quem pense que o que se passou no sábado passado foi uma espécie de revolução.
.
Não foi!
GostarGostar
O problema não é do regime mas das mafias económicas.
Pelo menos é o que diz a minha tia La Salette.
GostarGostar
“digam lá vossas sumidades, que regime pretendem”
Pode sair um regime com reforço dos poderes presidenciais e diminuição do parlamentarismo e do papel do partidos. Mais ou menos o que sucedeu em França em 59.
GostarGostar
Eu acho que uma ditadura vinha mesmo a calhar. Mas com uma condição: que o ditador seja eu.
GostarGostar
Muito bem dito.
GostarGostar
Rui devia reler Alexandre Herculano(que se revolve no tumulo com estes liberais de pacotilha)
GostarGostar
Discordo do reforço dos poderes presidenciais.
.
Olho pelo retrovisor e vejo: Spinola, Costa Gomes, Eanes, Soares, Sampaio, Cavaco, os quatro últimos sempre vezes dois.
.
Cruzes!!!
GostarGostar
Mário Soares… herm… rumaria ao Algarve? Não sei, desisto, qual é a resposta?
GostarGostar
N’ “A Destreza das duvidas”, Luis-Aguiar Conraria e outros quatro economistas, publicam um estudo sobre a baixa da TSU, que sustenta que a sua aplicação terá um impacto negativo sobre o emprego e o aumento do desemprego de longa duração.
Finalmente alguem exprime publicamente a sua opinião sobre este assunto que está a incendiar Portugal, com um estudo fundamentado, e não através de soundbites ou estados de espirito, e não serei eu que percebo pouco do assunto, a contrariar o que lá está escrito, de uma forma aliás facilmente entendivel por leigos.
O ministro das finanças que tambem é um tecnico reputado alem fronteiras, e não vale a pena dizer que não, porque é, afirmou que os estudos que o governo fez ou mandou fazer acerca deste assunto, demoraram um ano a ser feitos. De onde concluo eu e certamente muitos portugueses, que esses estudos tambem estarão solidamente fundamentados.
Nas conclusões do seu estudo, L-A C e os colegas afirmam que o seu objectivo é “desencadear um debate baseado numa analise transparente e tão rigorosa quanto possivel” sobre o assunto; vamos portanto ao debate que já tarda.
Não obstante, vejo à partida uma nuvem muito cinzenta sobre esse debate: a baixa da TSU está incluida no memorando da troika, e noticias de hoje mesmo vindas de quem passa o cheque, dizem que sem baixa da TSU no proximo OE não há cheque.
Quem é que nos tira “desta camisa de onze varas”?
GostarGostar
O post não refere a “salvação” do país, mas do regime, o que são coisas muito distintas…
A única mudança seria para um ditadura militar.
Mas eles coitados estão todos gordos e mal cabem dentro dos Chaimites.
Que fazer, meu Deus?
GostarGostar
Este regime – espartilhado na Europa – não tem arcaboiço para gerar outro qualquer. O PPC teve tudo para dar certo. Falta-lhe uma coisa: capacidade de liderança. Não basta quebrar louça para se mostrar determinação. É preciso saber fazer e sobretudo, motivar! Os portugueses sabem que e preciso apertar o cinto. Precisam de exemplos e rumo (que eles, na generalidade, consigam entender…).
GostarGostar
Alexandre: nao é tanto a baixa da tsu que está em causa, mas sim a compensação que o governo encontrou para essa redução
GostarGostar
Tanta gente a gritar e ninguem repara no óbvio: a baixa do TSU foi uma maneira de embaratecer os custos do emprego em Portugal.
GostarGostar
Portugal está mergulhado numa enorme crise, provocada pela governação criminosa do Partido Socialista. Esta noite o sec geral do PS AJSeguro deu um ar da sua graça na RTP1; Seguro assumiu alguma responsabilidade por aquilo que o país está a passar? Seguro fez alguma proposta séria para tirar o país do atoleiro em que o partido dele o meteu? Seguro sabe o que é que anda cá a fazer?
E dizem cobras e lagartos do Passos Coelho? deviam levar com o Seguro em cima porque ele é muunta bom!
Entretanto o putativo sucessor do Seguro no PS, o Costa da camara, resolveu gastar mais umas massas do erário publico para criar mais uma serie de problemas para quem tem de circular em Lisboa! E teve de passar pela vergonha de ouvir um velhote com a 4ª classe tirada à noite segundo ele informou, apontar-lhe meia duzia de erros de palmatória na obra em questão, que o Costa claro, passou logo para a vereadora de serviço. Nem as sargetas fizeram e a Av da Liberdade nos dias de chuva, vai transformar-se num afluente do Tejo.
Este Costa tambem é muuunta bom!
GostarGostar
A TSU é apenas um pequeno pormenor na crise em que Portugal se debate e com ou sem ela pouco se altera. A questão de fundo é a falta de coragem de enveredar por uma profunda reforma estrutural. A opção de rapar o tacho dos já famélicos, como estão a fazer, além de indecoroso, não vai resolver coisa nenhuma.
GostarGostar
Se alguém se agarrasse assim a uma gralha, este fóssil havia de berrar- o facista, o nazi que não tem argumentos e se agarra a uma pentelhice de uma gralha.
.
Carraça.
GostarGostar
Não era para aqui. Era para o fóssil que perdeu um há muitos séculos.
GostarGostar
Sempre que ouço o Mário Soares lembro-me do Clint no congresso dos Republicanos a falar com a cadeira vazia. Tive muita pena porque fiquei com a impressão de que a velhice chega a todos e o Clint, que muito admiro enquanto realizador, deu-me a impressão de que se estava a encostar à senilidade.
.
O Mário Soares vive para se ouvir e, por isso, o que ele faria era falar e bater no ceguinho de que não pode ser e que temos de renegociar e que temos de receber mais dinheiro e que o povo isto e o povo aquilo (enquanto dentro do seu escritório da Fundação Mário Soares).
Deixem-no em paz que mesmo quando é ignorado, fala. Se lhe ligamos…
GostarGostar
Ao sr. Mário Soares
Ora aqui está a minha indignação enviada á própria personagem e ao Partido socialista.
Odivelas 18-09-2012
Em primeiro, gostaria de me apresentar, porque não me refugio no anonimato, como muitos fazem, para poder criticar. Augusto Bastos – Bilhete Identidade 7977463
Trabalho por conta própria, sou electricista e com muito orgulho trabalho quando é preciso nas obras.
Venho por este meio, enviar o meu desagrado ao sr. Mario Soares, quando diz que este Governo deveria ser demitido, e que o Sr. Presidente deveria mandar formar novo governo por iniciativa presidencial.
Agora pergunto quem é este senhor, para estas afirmações?????
Quem é este senhor que quase toda a comunicação social e politicos têm medo de falar mal ???
Quem é este senhor que sempre, repito sempre viveu há custa do erário publico???
Quem é este senhor que nos leva milhares de euros mensalmente para a sua segurança e não só??
Quem é este senhor quando primeiro ministro e fazia as sua visitas ao pais, gostava de dizer á frente da comunicação social que não queria policias. E actualmente não os dispensa ????
Quem é este senhor que quando primeiro ministro e actualmente continua a usufruir de dinheiros públicos??
Quem é este senhor que quando era primeiro ministro mandava na RTP ( lembram-se quando ele obrigava a estação deixar de emitir ás 23 horas) ?
Quem é este senhor a mandar demitir o governo que tem uma maioria parlamentar ??
Quem é este senhor que se diz democrata??? (democracia para ele só o marxismo Leninismo que ele diz ter abandonado) ?
Quem é este senhor que fez ou mandou fazer a sua fundação que temos de ser nós , povo a contribuir ?
Quem é este senhor que foi um dos principais culpados das mortes dos nacionais das antigas colónias terem morrido nas guerras civis, a seguir ás independências???
Quem é este senhor que diz ser vitima do antigo regime, quando este lhe deu em S. Tomé uma vivenda com todas as mordomias? (Tenha dó o que poderão dizer alguns comunistas que passaram e sofreram nas prisões da Pide)
Quem é este senhor para dizer mal do antigo regime, onde todo dinheiro gasto pelo regime era completamente controlado para não haver desperdício? Inclusive tinha na casa onde habitou oficialmente 2 linhas telefonicas, uma para uso do estado e outro para uso pessoal?
Quem é este senhor que a multa por excesso de velocidade num carro carro pago por nós, tenha de ser pago pelo estado???
Depois tudo o que foi dito, sei o porquê alguma comunicação social e politicos não dizem mal desta personagem. Têm telhados vidro esta é a triste realidade.
GostarGostar