Saltar para o conteúdo

pois é, uma vez mais o cds foi desleal com o psd

17 Setembro, 2012
by

138 comentários leave one →
  1. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    17 Setembro, 2012 01:32

    O Rui também está contra as medidas do governo. Está bem. Vc. não é desleal. Apenas um lírico.
    .
    .
    Eu defendo que deviam ser despedidas, pelo menos, 100 mil pessoas do Estado. O défice não cairá no curto prazo, mas é isso que devia ser feito em alternativa às medidas do governo. O Rui tem coragem de o defender em público?
    .
    .
    Poucos o têm:http://tinyurl.com/9auc6t5
    .
    .
    Eu tenho. Despede-se 100 mil pessoas, o consumo privado cai na mesma, assim como parte das receitas fiscais. os custos com indemnizações e subsidio de desemprego subirão e subirão ainda mais o défice. Mas dentro de três anos, o Estado está mais magrinho, como deve ser.
    .
    .
    O Passos Coelho vai entalar o… País. Poucos ainda não entenderam as declarações dele a respeito de perder eleições futuras. Vão talvez perceber amanhã. ahahhahaahahh

    Gostar

  2. Fincapé's avatar
    Fincapé permalink
    17 Setembro, 2012 01:56

    “Eu defendo que deviam ser despedidas, pelo menos, 100 mil pessoas do Estado.”
    Ultimamente, apanho cada barrigada de riso que ainda fico sufocado!
    Ó AC, de preferência todos os das Finanças, da GNR, PSP e Exército, mais Justiça.
    Assim, podia fugir aos impostos à vontade e não tinha ninguém para o prender! 🙂 🙂 🙂

    Gostar

  3. anonimo's avatar
    anonimo permalink
    17 Setembro, 2012 02:43

    Fincapé, caso não tenha percebido, o AC estava a ser irónico quanto a isso….

    Gostar

  4. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    17 Setembro, 2012 03:08

    Os portugueses são suicidas. Completamente marados da cabeça. E as elites são as piores.
    .
    .
    Esta semana, pela primeira vez em meses, a EDP colocou 750 milhões de euros nos mercados internacionais. Que é mais um sinal da credibilidade que Portugal conseguiu. E que abre as portas ao fim do credit crunch em Portugal.
    .
    .
    As taxas de juro de referência estão nos minimos, desde que Portugal pediu ajuda externa.
    .
    .
    O governo conseguiu grangear de tal forma credibilidade externa, que até a Troika deu mais um ano a Portugal e fecha os olhos a um aumento das metas orçamentais, em termos de défice. (Eles sempre disseram que o principal problema era resolver a falta de competitividade portuguesa, mas isso parece um pormenor a alguns portugueses.)
    .
    .
    A Alemanha, que é que mais poder tem nesta UE, anda com Portugal ao colo e apresenta os portugueses como modelo a seguir.
    .
    .
    E os portugueses que fazem? Estoiram com estas condições e andam em manifes sem sentido, oposição perdida nas suas contradições e uma coligação governamental que perdeu toda a sua credibilidade política interna, porque o pequeno partido só quer assumir no balanço as coisas boas e atirar para o parceiro do lado, as coisas más.
    .
    .
    Como é possível que os portugueses dêm um tiro na cabeça, desta maneira? Não cabe na cabeça de ninguém o surrealismo deste país. Conseguiram o mais dificil, a credibilidade internacional, e agora deitam tudo a perder, devido a uma medida económica inevitável. Seja perder parte do salário através de maiores contribuições sociais, seja através de um aumento dos impostos sobre o consumo. (Ou ainda acham que a Troika ia deixar esta “reforma” para as Calendas Gregas, quando eles próprios dão especial enfase na falta de competitividade portuguesa e não tanto o défice orçamental? Ninguém em Portugal lê e analisa o que dizem os vários responsáveis da Troika, desde há vários meses?)
    .
    .
    E ainda mais espantoso é que a coligação governamental morreu há poucas horas atrás e ninguém se apercebeu que este governo morreu. Mas acreditam mesmo que o Passos Coelho tem condições políticas para continuar, quando até o seu partido está a ser minado pelo PR e o seu parceiro de coligação retirou a sua confiança política ao próprio Primeiro-Ministro? E as aventesmas que comentam na imprensa acham que foi apenas o fim da… Subida da TSU? É só tótós, neste país.
    .
    .
    Pois bem. O governo morreu com as declarações do Paulo Portas. E o país vai entrar em forte convulsão social, porque ainda não interiorizou dois importantes pontos, que a Troika está a fazer em Portugal. O primeiro ponto, sanear as contas públicas, é verdade. Mas o ponto principal é mesmo recobrar a competitividade portuguesa. E por isso é que eles fazem questão nas reformas ditas sobre o mercado de trabalho, dos produtos e serviços, etc. E, por isso, eles fazem questão na desvalorização fiscal e/ou salarial. Porque, o cerne do problema português é a falta de competitividade e não apenas os gastos estatais. E sendo assim, no futuro, este problema será posto aos portugueses na mesma.
    .
    .
    Esta crise política é deveras assustadora. Então Portugal conseguiu o mais dificil, recuperar a credibilidade internacional, e suicida-se desta forma? Estão à espera que alguém de fora vos venha ajudar? Se estão, ponham os olhos na Grécia. De nada valeu impôr pesadas perdas financeiras aos bancos internacionais. O caminho continua a ser o mesmo. Ou fazem as reformas pedidas ou saem do euro. Os portugueses decidiram copiar os gregos, após terem feito o mais dificil e considerado impossível: voltar aos mercados internacionais. Como se comprova pela forte procura por dívida da EDP. Até faziam filinha á porta da EDP, para lhes emprestarem dinheiro, tal foi a forte procura. lolol
    .
    .
    E num acto de suicidio colectivo, a começar neste blogue Blasfémias e a acabar no escorpião fontaneiro chamado Portas, os portugueses acabam de escolher o suicidio político e… Económico. Caramba. Os portugueses não precisam de inimigos para nada. Eles próprios arranjam mesmo forma de foderem uns aos outros ou colectivamente. ehehhehhehhe
    .
    .
    Que bonita prenda me saem estes portugueses. Conseguem coisas quase impossíveis, como eliminar défices comerciais em meia dúzia de trimestres, considerado impossível por toda a gente. Mas conseguiram de uma forma admirável e estoica. Conseguiram abrir as portas dos mercados internacionais, com a EDP a servir como exemplo de um novo ciclo da economia portuguesa. E depois, em pouco mais de uma semana, destroem tudo? Parece que gostam de sofrer. lololol Parece que querem mais dor e sofrimento. Dá-se! Que país anormal.

    Gostar

  5. CA's avatar
    17 Setembro, 2012 07:38

    “E depois, em pouco mais de uma semana, destroem tudo?”

    Quem destrói tudo, e quase parece propositado, é quem propõe medidas que penalizam directamente os mais pobres e que não ajudam quase nada o défice.

    Se Passos Coelho não for teimoso e refizer o trabalho de casa ainda está muito a tempo de recuperar. A questão é saber se é isso que Passos Coelho quer. Ou será que, como admitiu Manuela Ferreira Leite, “se está a querer ficar igual à Grécia de propósito”?

    Gostar

  6. CA's avatar
    17 Setembro, 2012 07:41

    Já agora, se o governo é assim tão genial, como é que o défice este ano ainda está a níveis típicos de Sócrates e mesmo com todas as medidas anunciadas por Gaspar se ficaria em 4,5%? E para 2014, como se vai chegar aos 2,5%? E se os portugueses tiverem que deixar de comer para a EDP se financiar no exterior, isso será tolerável? Não pagamos já o suficiente de rendas imorais pela electricidade? Há realmente muita coisa acumulada e é preciso um governo de gente madura para desmontar este barril de pólvora. Um governo de gente que não percebe nada de política a sério atrapalha mais do que ajuda.

    Gostar

  7. Hawk's avatar
    Hawk permalink
    17 Setembro, 2012 07:45

    Bem-vindo de novo às lides bloguíticas! Se bem percebi a sua narrativa:
    1. Recuperámos um pouco de credibilidade internacional. Os mercados externos resolvem, por isso, dar-nos uma chance.
    2. A EDP consegue financiamentos importantes. Mas não será efeito do “aval chinês”? Ou será efeito as rendas impressionantes que a EDP açambarca?
    3. A conclusão que se desenha é que com TSU ou sem TSU; com austeridade ou sem austeridade; com emprego ou sem emprego, com PS ou com PSD este país tornou-se inviável, por outras palavras, o pessoal só pensa com o estômago e deixa fugir uma oportunidade. Como a produtividade continua sem aparecer, o que se segue vai ser lindo.
    4. Se a União Europeia não tem solução para o caso terão de ser as Nações Unidas a tomar conta do país. A Carta das NU, aliás, prevê submeter os territórios com dificuldades à tutela internacional (já começou com a troika).
    5. Talvez outra solução fosse uma vasta operação purgativa, tipo Bósnia, da NATO, mas isso seria o fim (guerra civil).
    É isto?

    Gostar

  8. Hawk's avatar
    Hawk permalink
    17 Setembro, 2012 07:46

    O texto anterior era um comentário ao A-C.

    Gostar

  9. Carlos III's avatar
    Carlos III permalink
    17 Setembro, 2012 08:33

    Acho que neste momento a diferença entre esquerda e direita, em Portugal, se pode resumir a isto:
    A direita diz: aumentem a produtividade que nós depois pagamos.
    A esquerda responde: paguem-nos primeiro se querem que produzamos.
    Serve?

    Gostar

  10. piscoiso's avatar
    piscoiso permalink
    17 Setembro, 2012 08:39

    É evidente que o CDS não quer ser levado na maré negra do PSD.
    Amigos amigos eleições à parte.

    Gostar

  11. A C da Silveira's avatar
    A C da Silveira permalink
    17 Setembro, 2012 09:03

    O Anti-Comuna pôs o dedo na ferida. É isso mesmo A-C, e como podemos comprovar pelos comentários ao seu comentário, a maralha não percebe mesmo o que está a acontecer.
    É verdade que o governo está morto, apenas mexe porque está ligado à maquina. Depois do que se passou na ultima semana, se eu fosse 1º ministro entregava a cartinha de demissão ao PR, e ia pra casa.
    E depois ficava à espera do governo de salvação nacional inspirado por Cavaco, que poderia incluir as centrais sindicais, as confederações patronais, os indignados, os socretinos que já conspiram às claras e escolheram para isso um local com um nome muito sugestivo: “O Poleiro”, os cavaquistas do PSD, e claro o Portas que mais uma vez espetou a faca nas costas dos parceiros; quanto ao Portas não há nada a fazer, é a “natureza dele”, como na história do escorpião e do sapo!

    Gostar

  12. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    17 Setembro, 2012 09:29

    Hawk, qual foi a parte do texto que não compreendeu?
    .
    .
    A coisa deverá passar-se assim.
    .
    Passos Coelho convoca o Conselho Nacional do seu partido, para ouvir os famosos conselheiros.
    .
    Os Conselheiros fazem uma algazarra do caraças contra “a austeridade.”
    .
    Passos Coelho informa-os que perdeu a confiança política no seu parceiro da Coligação e irá pedir ao PR que escolha outro Primeiro-Ministro.
    .
    .
    Os mercados internacionais acordam para a triste situação em que se encontre o país político. Desatava a vender activos e dívida pública portuguesa.
    .
    A Troika manda dizer que espera que o novo governo cumpra os seus compromissos do Memorando.
    .
    O PR não consegue formar governo e convoca eleições legislativas.
    .
    Os mercados assustam-se e fogem ainda mais dos activos portugueses e colocam em cheque a capacidade europeia de resolver os problemas económicos e orçamentais, com Portugal a mostrar que o caso grego pode não ser isolado.
    .
    Entretanto voltam os ataques ao Euro e aos activos em euros.
    .
    A Alemanha mantém um braço de ferro com o BCE e diz que a Catalunha mostra que a compra da dívida pública espanhola é um grande risco e erro.
    .
    Os mercados ficam novamente pessimistas e descobrem que o Mario Draghi está sem capacidade de manobra para intervir nos mercados.
    .
    Portugal vai para eleições e gera-se uma confusão terrível, já que o partido que lidera as sondagens é o mesmo acabado de ser demitido e o seu líder dirá que manterá a mesma orientação.
    .
    .
    Por fim, nesta confusão toda, o mexilhão vai voltar a pagar fortemente pela instabilidade social, política e económica portuguesa.
    .
    .
    Os portugueses, desta vez, não se podem queixar do exterior, dos especuladores ou sequer da falta de apoio dos seus parceiros europeus. Só se podem queixar de si mesmos e dos delirios colectivos de um país que vive no mundo da lua e não do realismo. RIP

    Gostar

  13. CA's avatar
    17 Setembro, 2012 09:34

    “se eu fosse 1º ministro entregava a cartinha de demissão ao PR”

    Obviamente. Passos Coelho neste momento não tem o apoio de ninguém e só à sua própria incompetência o deve. Em primeiro lugar falhou clamorosamente o défice e ainda não deu nenhuma explicação credível para isso. Em segundo lugar quer mexer na TSU que quase não tem impacto orçamental ou económico mas gasta capacidade de encaixe de austeridade e deprime a economia, além de afectar mais os mais pobres. Tudo porque em vez de mexer directamente no IRS ainda anda a tentar manter o sarilho em que nos meteu a todos com a discriminação público/privado.

    Passos está ao nível de Santana Lopes e Sócrates na fase final. Não deve ser difícil encontrar um primeiro ministro um bocadinho mais competente e sensato.

    Gostar

  14. CA's avatar
    17 Setembro, 2012 09:35

    “já que o partido que lidera as sondagens é o mesmo acabado de ser demitido e o seu líder dirá que manterá a mesma orientação”

    Só em sonhos. 🙂

    Gostar

  15. zazie's avatar
    zazie permalink
    17 Setembro, 2012 09:35

    Desta vez até o anti-comuna foi sensato.
    .
    Eu até entendo que as pessoas se manifestem porque só agora começam a sentir a desgraça em caímos, mas nunca entenderei como aquela troupe de palermas cripto-comunas, com slogans imbecis, conseguiu mobilizar tanta gente em flahs-mongo-facebook.

    Gostar

  16. CA's avatar
    17 Setembro, 2012 09:36

    Aliás pelo caminho que as coisas levam se Passos for a eleições outra vez vai acabar atrás do CDS.

    Gostar

  17. CA's avatar
    17 Setembro, 2012 09:37

    “nunca entenderei como aquela troupe (…) conseguiu mobilizar tanta gente”

    Nem Passos Coelho entende o que anda a fazer. Talvez fosse urgente entender.

    Gostar

  18. zazie's avatar
    zazie permalink
    17 Setembro, 2012 09:39

    E gostava mesmo de perceber se quem foi, seguiu aquela treta, com o os outros do 12 de Março por trás.
    .
    É que a multidão não pensa. Mas multidão a toque de caixa virtual é novidade ainda mais acéfala.

    Gostar

  19. zazie's avatar
    zazie permalink
    17 Setembro, 2012 09:41

    E, mais estúpido, é isto que manda. É a multidão acéfala à molhada. Manda mais que milhares de escritos inteligentes. E os tipos do poder, roubam e nada temem. A única coisa que os assusta são imagens televisivas de multidão acéfala.
    .
    Porque, na volta, por muito que disfarcem, o problema é sempre o poleiro.

    Gostar

  20. CA's avatar
    17 Setembro, 2012 09:42

    “É que a multidão não pensa.”

    Multidão com calma pensa e bastante. E se tivesse lá estado perceberia isso. Obviamente que as pessoas não estavam todas de acordo mas todas queriam deixar uma mensagem: o governo não está a ir bem.

    Gostar

  21. A C da Silveira's avatar
    A C da Silveira permalink
    17 Setembro, 2012 09:42

    CA,
    Essa do “Socrates da fase final” é uma pérola! Quer dizer que na fase inicial o homem foi um ás?
    E diz voce mal do Passos Coelho…

    Gostar

  22. pedro's avatar
    pedro permalink
    17 Setembro, 2012 09:42

    Passos foi ficado pelo escorpião como era previsível. Se se sente muito atordoado só tem uma coisa a fazer :entregar a carta de demissão ao PR e este, que marque novas eleições ,o povo que se pronuncie e que assuma as suas reponsabilidades . Pessoalmente vou preparar-me para o pior!

    Gostar

  23. zazie's avatar
    zazie permalink
    17 Setembro, 2012 09:45

    Ele entender, entende. E não toca nos Borges e Rendeiros nem fez sindicância às PPPs por isso mesmo- porque lhes deu guarida também.
    .
    Tudo o resto é ao lado e qualquer um tinha que fazer o que estão a fazer. Isso do “não pagamos” e que se lixe a troika, é coisa imbecil e hipócrita porque só por irresponsabilidade se pode dizer.
    .
    Aquilocom que estes batuques da manif mobilizaram as pessoas, é a mesma alternativa que se tem se estes caírem.
    .
    E era bom que assumissem isso. Que querem rasgar BIs e cartões de crédito e viver da caça na Serra da Estrela.
    .
    E até agradecer a este governo ter-lhes feito ver a luz, porque, na verdade, sempre foram comunistas mas têm andado a ser levados pelas tentações burguesas do capitalismo.

    Gostar

  24. zazie's avatar
    zazie permalink
    17 Setembro, 2012 09:49

    Então não pensam… foram atacar o FMI como se estivessem a ouvir o José Mário Branco de 83, quando o saque maior vai para os Bancos espanhóis.
    .
    Não pensam. É gente acéfala que nem consegue explicar nada. Não conheço um único que tenha ido que não seja palerma. (mesmo sem facebook já eram palermas, com facebook ficam mongos).

    Gostar

  25. zazie's avatar
    zazie permalink
    17 Setembro, 2012 09:52

    Logo que apareceu a Troika foi ver como essa gente que cresceu com a gaivota e a reforma-agrária desatou a postar o FMI do José Mário Branco.
    .
    É sempre quem empresta que é culpado- os americanos- nunca quem leva à falência. Porque, no bestunto deste maralhal, quem leva o capitalismo à falência não são os anti-capitalistas, são os capitalistas.
    .
    E eles não conseguem assumir que são comunas de coração por terem emborcado essa cantiga desde o biberão.

    Gostar

  26. zazie's avatar
    zazie permalink
    17 Setembro, 2012 09:55

    Deixar uma mensagem que o governo não está a ir bem, ok. É coisa com que concordo. O problema é a cagunfa do poleiro e logo os aproveitamentos dos que se babam para ficarem eles com tudo.

    Gostar

  27. Tim's avatar
    Tim permalink
    17 Setembro, 2012 09:56

    O PSD não aprende…

    Gostar

  28. zazie's avatar
    zazie permalink
    17 Setembro, 2012 09:58

    O problema é mesmo a urna também ser coisa feita por defesa de interesses. A menos que o descaramento ultrapasse tudo, como foi o caso do Sócrates que foi apeado.
    .
    Mas eu nunca acreditarei que se vota por amor aos coitadinhos e no interesse do vizinho. Ou é clubite ou fala mais alto as contas pessoais.
    .
    E é óbvio que, tendo perto de 60 % da população directa ou indirectamente colada ao Estado, essa falsa classe média nem sabe de onde vem o dinheiro, desde que lhe prometam aumentos.

    Gostar

  29. zazie's avatar
    zazie permalink
    17 Setembro, 2012 10:00

    O PSD é um ninho de comadres e só aguentar aquilo já deve ser tarefa hercúlea. Tenho para mim que este, preocupou-se essencialmente com isso- porque com os de fora até pode bem.
    .
    Aquilo são castas lá dentro sempre à espera de um deslize para sacarem lugares e tirarem proveitos autárquicos.

    Gostar

  30. Portela Menos 1's avatar
    Portela Menos 1 permalink
    17 Setembro, 2012 10:03

    é só mudar de povo e as coisas compõem-se para nosso sossego.

    Gostar

  31. CA's avatar
    17 Setembro, 2012 10:04

    “Não conheço um único que tenha ido que não seja palerma.” 🙂

    Talvez fosse interessante alargar o círculo dos seus conhecimentos.

    Gostar

  32. zazie's avatar
    zazie permalink
    17 Setembro, 2012 10:05

    Ou esperar que os fósseis morram. Também pode ser uma alternativa.

    Gostar

  33. zazie's avatar
    zazie permalink
    17 Setembro, 2012 10:06

    Há fósseis que em esticando o pernil vai-se saber muita coisa. E a crença que todas as gerações vindouras continuem a temer a reacção e o facismo, é pancada que hão-de levar para a cova e sem descendência real.

    Gostar

  34. CA's avatar
    17 Setembro, 2012 10:07

    “foram atacar o FMI como se estivessem a ouvir o José Mário Branco de 83”

    Isso foi meia dúzia de radicais. É bom para os telejornais terem o que mostrar mas não significa nada.

    Gostar

  35. CA's avatar
    17 Setembro, 2012 10:08

    “Quer dizer que na fase inicial o homem foi um ás?”

    Na fase inicial o homem analisava bem a realidade e por isso enganou tantos durante tanto tempo. Na fase final já estava tão baralhado com a realidade que teve que ser empurrado fora.

    Gostar

  36. zazie's avatar
    zazie permalink
    17 Setembro, 2012 10:08

    Pois eu não disse que conhecia aqueles milhares. Tenho é perguntado a quem não conheço à conta do que é que foram. Se foi por facebook e se acreditaram que aquele manifesto era apenas do grupinho de artistas que deu a cara.
    .
    Porque até agora ninguém me respondeu que tenha percebido o que quer que fosse e nem esteve interessada.
    .
    Flash-mongo é assim mesmo- indigna-te primeiro e sai para rua, pensa depois.

    Gostar

  37. zazie's avatar
    zazie permalink
    17 Setembro, 2012 10:10

    Mas, esses ditos “radicais” também passaram pela Embaixada de Espanha e não se lembraram dos bancos espanhóis que levam a grande fatia.
    .
    Porque são mongos. Porque isto é efeito FMI-José-Mário-Branco- é efeito de sound byte ideológico.

    Gostar

  38. Fincapé's avatar
    Fincapé permalink
    17 Setembro, 2012 10:11

    anonimo
    Posted 17 Setembro, 2012 at 02:43
    OK. Obrigado. Escapou-me. 🙂
    Eram quase três da manhã e algum cansaço.
    Já agora, anónimo, “conhece” bem o AC, não conhece?
    Acertei? 🙂

    Gostar

  39. zazie's avatar
    zazie permalink
    17 Setembro, 2012 10:12

    E estes tipos são os mesmos que são capazes de acampamentos contra o capitalismo. Não digo é que todas as pessoas que se manifestaram também o seja.
    .
    Digo que os mobilizadores são isto. São uma fraude e um lobby internacional e até têm apoio (gostava de saber traduzido de que forma e se tilinta) da Fundação Saramago.

    Gostar

  40. Portela Menos 1's avatar
    Portela Menos 1 permalink
    17 Setembro, 2012 10:17

    eu e o zé da loja, a elite do país, achamos que estamos no meio do povo errado.

    Gostar

  41. CA's avatar
    17 Setembro, 2012 10:18

    O facto de não ser claro quem convocava a manif até ajudou bastante porque quem lá foi não ia apoiar o grupo A, B ou C.

    E o objectivo de muitos dos que lá foram era dar um sinal ao governo e aos partidos de que o poder não lhes pertence por direito divino.

    Gostar

  42. Miguel Lx's avatar
    Miguel Lx permalink
    17 Setembro, 2012 10:19

    AC,
    Bons olhos O leiam!
    Lembra-se que há uns meses (ainda antes dos sinais preocupantes do final da Primavera) lhe disse que estava a ficar desiludido com o Gaspar? Os sinais vêem acumulando-se, infelizmente.
    Trabalho na máquina do Estado e consumos intermédios está em águas de bacalhau há meses. Despesa corrente cai fundamentalmente por cortes dos subsídios dos funcionários (corte esse que eu apoio, obviamente!), mas reformas estruturais estão atrasadíssimas e a Troika já percebeu.
    Nas privatizações têm tanto por onde pegar e só sabem engonhar, vide RTP…

    E depois há a gestão política, isso faz parte do trabalho de um governante, não é só debitar decretos ou leis. Tem faltado pedagogia e informação. O Gaspar falou 3 vezes nos últimos meses, compare com o Schäuble, que todas as semanas está a martelar a tecla, é assim que tem de ser.
    O triste resultado é que ainda vão entregar o poder de mão beijada aos Cavacos, Ferreiras Leites e demais progenitores do monstro e as ideias que o meu Amigo defende e que eu partilho vão para a Sibéria durante uns bons anos… Enfim, uma oportunidade de mudar as coisas como esta que estamos a desperdiçar só volto a vê-la quando tiver netinhos…

    Gostar

  43. zazie's avatar
    zazie permalink
    17 Setembro, 2012 10:19

    Isto tem uma certa piada observar porque ainda é efeito das “toupeiras trotskistas internacionalistas”.
    .
    Inventam coisas aparentemente apartidárias e espontâneas, com gente que mal se percebe de onde caiu, e fazem crer que vai ser massa anónima e genuína a dizer o que pensa.
    .
    Os líderes partidários esfregam as mãos de contentes e assim até o comunismo se vende sem o papão da convocatória do PCP e seu satélite sindical.
    .
    E o BE faz o mesmo e depois é tudo cópia do que sucede no “estrangeiro”. É sempre chapa zero. As Fundações ficam na sombra. Dar com elas tem uma certa piada. Basta cruzar urls.
    .
    Mas, como eu digo, o facebook é coisa monga para mongos e aposto que nem isto fazem nem querem saber.

    Gostar

  44. zazie's avatar
    zazie permalink
    17 Setembro, 2012 10:21

    Não foi claro para si saber quem convocou a manif ou pura e simplesmente nem sabia?
    .
    Diga-me lá numa boa porque o meu interesse é mesmo mais a dar para o National Geographic.
    .
    Gosto de morder os efeitos mediáticos e o poder da palavra. Da palavra chavão, sem pensamento. Da “cantiga que é uma arma”, do efeito batuque. E acho que nos nossos dias isso passou para essa dondoquice merdosa do facebook.

    Gostar

  45. zazie's avatar
    zazie permalink
    17 Setembro, 2012 10:23

    Esta malta não é povo algum. Os “portelas” são outra coisa- são os que nascem para líderes do povão. É com isso que se vende ideologia igualitária- com castas pseudo-intelectuais que se afirmam como representantes do povo.

    Gostar

  46. Portela Menos 1's avatar
    Portela Menos 1 permalink
    17 Setembro, 2012 10:24

    a elite:
    http://arrastao.org/2632037.html#comentarios

    Gostar

  47. Portela Menos 1's avatar
    Portela Menos 1 permalink
    17 Setembro, 2012 10:26

    (…) Falhou o golpe de Estado da “classe média” e do poujadismo dos crédito-dependentes. Em Lisboa, não obstante a fúria da SIC e da TVI – de facto, os verdadeiros organizadores da lamúria – os indignados não terão excedido 10 000. No Porto, terão sido, quando muito, 5 000. As imagens vistas do ar não eganam, mas há quem queira inchar e mitificar. Os 0,15% que acorreram a estas pândegas manifestações não oferecem manobra para Belém recorrer ao Conselho de Estado e, assim , tutelar um golpe de Estado contra o governo saído das urnas há um ano. Passos que continue, mas deve assestar o golpe na imensa rede de favoritos, nipoti e Odoricos Paraguaçús do regime. Se o não fizer agora, perde o apoio dos 60% de portugueses, aqueles que, sendo pobres, não se indignam(…)
    in insurgente

    Gostar

  48. Fenris's avatar
    Fenris permalink
    17 Setembro, 2012 10:33

    Quando ouvi o Durão a falar da necessidade de nos unirmos, aqui em Portugal, e tal tive um momento em que me pareceu lembrar que ele carregou no acelarador e só parou em BrOxelas quando, ainda nesse momento, imaginei que era PM aqui do burgo.
    O Durão é ridículo só por existir.

    Gostar

  49. Fincapé's avatar
    Fincapé permalink
    17 Setembro, 2012 10:54

    O governo falhou em várias frentes na proposta da TSU.
    Uma delas foi não acautelar as classes baixas e, pelo menos, médias baixas que já não estão em condições de perder mais poder de compra. Portugal é o terceiro país mais desigual da Europa. Uma nódoa herdada mas que se está a alargar.
    Outra foi a mania de grande líder e super-herói do Passos que apareceu sozinho, apressadamente, com discurso mal preparado por algum daqueles rapazinhos que antigamente teriam de se limitar a colar cartazes. E não apresentou nenhuma ideia positiva.
    Cabe lá na cabeça de alguém que num anúncio daqueles não estivessem presentes o parceiro de coligação, o ministro dos Assuntos Sociais e o da Economia?
    Que este governo é uma ficção, lá isso é. Desde a sua constituição, com Paulo Portas nos Negócios Estrangeiros, a pastas ingovernáveis que deveriam ser divididas pelo menos por mais dois ministros.
    É um governo de rapazinhos. E agora não temos alternativa.
    De resto, o AC tem um discurso muito realista, como já teve antes.
    Já as manifestações não têm mal nenhum. Pelo contrário, até ajudam a entender o sentimento geral e mostram que as pessoas estão em alerta.
    E penso que à proposta do Gaspar faltou o dedo de um político sensato (coisa que este governo não tem) para a tornar razoável. E mais cedo ou mais tarde não sei se terá de ser um dos caminhos a seguir.

    Gostar

  50. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    17 Setembro, 2012 11:17

    Caro MiguelLX, compreendo em parte o seu ponto de vista e até concordo com muitas coisas. Mas estamos perante um suicidio colectivo, manipulado pela imprensa (imagens turcas para provar que as manifes foram gigantescas?) e há que ter uma dose de realidade.
    .
    .
    As medidas da TSU eram e sempre foram uma imposição da Troika, no argumento deles que Porutgal não está a ganhar competitividade. (E basta ver que os custos unitários de trabalho subiram no primeiro trimestre). Por outro lado, é a única forma de contornar o TC, que deu em #força revolucionária”. Em terceiro lugar, as alternativas eram e são piores.
    .
    .
    O mais triste é que há muita gente que vive no mundo das sebentas e se esquece, nem o mundo se rege pelas sebentas como até os caminhos para tingir determinados objectivos podem ser tortuosos e dificeis. E nem sempre os mais fáceis e óbvios. E isto terá um custo para o país. Quem pediu as manifes e a revolta popular que aguentem com os custos dessa manobra populista. Tanto à esquerda como à direita. O lirismo paga-se bem caro. Lirismo de quem vive no mundo da lua e das utopias.
    .
    .
    O Portas ontem matou este governo, porque é da sua natureza e um profundo populista. O mais engraçado é que foi empurrado por outros que agora se queixam das mesmas posições que tomaram antes. Alguns liberais de pacotilha andaram a pedir a queda do governo e agora engolem os sapinhos. Vão gramar com os custos dos seus lirismos inconsequentes.
    .
    .
    Nesta vida há o possível e o imaginável. Eu também sonho com coisas grandiosas para Portugal e os portugueses mas tento viver com os pés bem assentes da terra. O país fartou-se do governo e o Portas assim o demonstrou. Cabe agora ao país assumir as suas escolhas. Não gostam da Troika, façam um default. Não gostam de impostos, sejam sérios e digam onde se cortar. Porque, até agora, só se vê propostas mirabolantes e até antagónicas. De gente que vive no mundo da lua. Já dizia o mais tarimbado: a política é a arte do possível.

    Gostar

  51. zazie's avatar
    zazie permalink
    17 Setembro, 2012 11:28

    Chamei pseudo-intelectual mas o palerma é mais valet de chambre. O máximo que consegue é copiar e colar.

    Gostar

  52. piscoiso's avatar
    piscoiso permalink
    17 Setembro, 2012 11:37

    zazie, fui à manif, não como participante mas como observador.
    É certo que os manifestantes mais visíveis eram “cripto-comunas, com slogans imbecis”, na tua classificação.
    Mas havia muito mais gente que marcou presença sem integrar esses grupos. Se eram de esquerda ou direita não sei.
    Guedelhudos nem eram, nem estavam de gravata.

    Gostar

  53. anonimo's avatar
    anonimo permalink
    17 Setembro, 2012 11:40

    Anti-comuna
    É verdade que a politica é a arte do possivel, é verdade.Mas também é verdade, que as soluções para o pais pelos vistos não se incluem nesse possivel.O destino é claro

    Gostar

  54. O SÁTIRO's avatar
    17 Setembro, 2012 11:45

    Mas afinal, quem foi desleal a quem?

    Gostar

  55. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    17 Setembro, 2012 11:55

    “Mas também é verdade, que as soluções para o pais pelos vistos não se incluem nesse possivel.O destino é claro”
    .
    .
    Talvez seja duro aguentar com a austeridade. E as pessoas não vejam fim à vista, tão preocupadas com o imediato. Mas os mercados financeiros têm premiado Portugal, e têm mostrado acreditar neste caminho. Ora, se há coisa mais realista é isto.
    .
    .
    Eu sempre disse aqui que ficava contente se este governo fizesse o que foi assinado no Memorando e até nem pedia mais. Porque, eu sabia, que este ou outro qualquer governo, não iam ter tempo para respirar, tal o aperto, de todo o lado, que iam sofrer. E também sempre disse que, bem antes de alguns pedirem O FMI para correrem com o Sócrates, era preferível fazer estas coisas pela nossa vontade. E não condicionados pelos de fora. Não foi possível. Muito bem. Há que trabalhar de acordo com as condições existentes e possíveis.
    .
    .
    Agora, o que eu vejo, é país a imitar a Grécia. Os portugueses preferiram o suicidio colectivo e dar em gregos. Se querem ser gregos, então irão ver-se gregos para aguentar o que aí vem. As escolhas, agora, é assumirem o que cada um decidiu. Uns escolheram manifestarem-se contra o governo, contra a Troika, seja com quem for. Foram à manife, agora aguentem-se. Assumam as vossas responsabilidades e não atirem tudo para cima dos políticos, porque, em democracia, o povo tem-se co-responsabilizar. E não atirar as culpas para os outros, sejam os políticos sejam os credores, e ficarem de fora das suas próprias responsabilidades. Tantos individuais como colectivas.
    .
    .
    Vai custar imenso? Vai. Vai doer ainda mais? Vai. Mas as escolhas foram feitas pelos portugueses. Agora há que aguentar.

    Gostar

  56. A Republica Cadáver's avatar
    A Republica Cadáver permalink
    17 Setembro, 2012 11:57

    Anti-comuna
    Começo por dizer que o sigo há bastante tempo e tenho-o como uma pessoa séria e lúcida como poucas ou nenhumas. Abaixo segue um comentário meu feito noutro post mas que gostava que comentasse uma vez que já expressou algumas vezes a mesma opinião.
    “Aqui há uns dias enviei um mail ao Camilo Lourenço, solicitando que me apresentasse as contas relativas à sua solução de cortes na despesa pelo despedimento colectivo de cerca de 100.000 func publicos, apresentando os respectivos encargos com indemnizações e despedimentos para avaliar a eficácia da medida. Até hoje ainda não obtive qualquer resposta, o que é normal devido à minha insignificância.
    Gostaria muito de ver propostas concretas de alternativas, devidamente argumentadas e contabilizadas.
    Infelizmente há “muita parra e pouca uva”…
    Sendo eu liberal, e até lbertário, incomoda-me o aumento do estado e da respectiva fiscalidade.
    No entanto consigo ver benefícios na diminuição do consumo interno, que obriga a uma mudança de paradigma comercial das nossas empresas, estimulando a sua abertura ao mercado externo, o que só pode beneficiar-nos, como aliás já aconteceu com a inversão da nossa balança comercial com o exterior.
    Talvez uma solução fosse aproveitar a alta do ouro e aproveitar as nossas reservas para pagar uma parte substancial da divida soberana. O alívio no juros deveria ser suficiente para evitar ir ao bolso dos contribuintes, sobretudo aos do privado (eu sou func. publico) que têm sido aqueles que têm permitido manter o barco à tona de água…”

    Gostar

  57. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    17 Setembro, 2012 12:11

    “Gostaria muito de ver propostas concretas de alternativas, devidamente argumentadas e contabilizadas.”
    .
    .
    Caro amigo, penso que a olho, ninguém é capaz de estimar quanto custaria despedir 100 mil funcionários públicos. Porque, a coisa é mais complicada do que nos parece, pela diversidade de legislação a aplicar a quem fosse despedido, tanto a nível de indemnizações como até subsídios de desemprego. Ou seja, cada sector do Estado tem uma legislação própria (10 dias por cada ano? 30 dias? Ninguém sabe ao certo.) e, se nos professores eles podem ser despedidos com custos menores, noutros sectores, os custos seriam maiores. Ninguém sabe ao certo e, que eu saiba, ninguém fez um estudo sobre o tema.
    .
    .
    Mas é fácil de entender isto. Um funcionário público desempregado custa ao Estado mais que a trabalhar, durante um período de tempo. O que decorre do subsidio de desemprego. Porque, ele estaria isento de alguns custos (TSU/CGD por exemplo) mas os encargos mensais mantinham-se ou subiam. Sem falar na problemática das indemnizações. Logo, por aqui dá para ver, que despedir funcionários públicos tem efeitos contrários de curto prazo, aos que o pedem. Sem falar, claro nos efeitos recessivos na economia, que também os tem. Logo, menores receitas fiscais, etc.
    .
    .
    Em Portugal quase toda a gente apresenta soluções mirabolantes. Até este governo, quando na oposição e nos seus programas eleitorais. As únicas instituições que terão feito as suas contas, mais ou menos bem, foram as que integram a… Troika. Por isso o Memorando e as suas exigências, que estão para além de garantirem o retorno dos seus empréstimos. Fizeram auditorias, os seus cálculos e negociaram com os portugueses as suas condições. Os portugueses aceitaram. Agora, das duas uma. Ou cumprem ou são sancionados, não apenas pelos credores como até pelos próprios mercados financeiros. Os piores até são os mercados financeiros, que actuam sem dó nem piedade. Na giria deles diz-se: nunca te ponhas contra o mercado porque não há herois, quando eles se viram contra ti. Tanto se aplica a especuladores como governos, povos ou países. Sempre assim foi e sempre assim será.

    Gostar

  58. A Republica Cadáver's avatar
    A Republica Cadáver permalink
    17 Setembro, 2012 12:26

    AC Agradeço a resposta mas confesso que fiquei um pouco desiludido porque tinha esperança que pudesse ser mais objectiva…
    E quanto à solução de venda do ouro? Também é mirabolante? Claro que tinha que ter o aval do banco de portugal…

    Gostar

  59. ccz's avatar
    17 Setembro, 2012 12:32

    Só quem andar distraído e ainda tiver poupança é que não a coloca algures a salvo destas elites, longe de Portugal.

    Gostar

  60. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    17 Setembro, 2012 12:33

    “E quanto à solução de venda do ouro? Também é mirabolante? Claro que tinha que ter o aval do banco de portugal…”
    .
    .
    Não, não é. Curiosamente, aparentemente, o único que quantificou os custos foi o Miguel Cadilhe. E sugeriu o uso do ouro como forma de pagar os custos de curto prazo. Talvez fosse uma boa solução.
    .
    .
    Ele terá sido o único que quantificou os custos. Mas, que eu saiba, também nunca publicou nada para que fosse revisto pelos “seus pares”. Mas talvez funcionasse. Por mim, se fosse possível essa solução (é preciso ver que os políticos têm limitações no tocante a porem as suas mãos nas reservas dos bancos centrais), bateria palmas. Mas, a solução dele nunca foi sequer levada a sério, até pelos mais radicais. Por aqui se vê, que estas coisas valem o que valem. A mais das vezes, é só mesmo para vender jornais e telenovelas. ehehhheh

    Gostar

  61. anonimo's avatar
    anonimo permalink
    17 Setembro, 2012 12:42

    Anti-Comuna: 1ºcoisa: A troika definiu apenas e só as metas, não as medidas, que ficaram pela iniciativa do governo.Aliás se voce esteve atento ás noticias, saberá de certeza que o representante do fmi disse que a tsu foi o governo que a propos.A troika não está interessada no meio, mas sim no fim.
    E depois voce falha em perceber o problema do governo e o problema da nação.Ninguém está á espera de resultados imediatos, mas também ninguém esperava que a execução orçamental estivesse a correr tão mas tão mal, incluindo o governo.O governo não acertou uma unica previsão sequer.Esse é que é o problema
    Voce aponta a falta de alternativas.Mas o que é que o governo fez para que as coisas corressem bem diga lá? NADA! O governo não fez nada de especial.Ou melhor faz.É obrigado a implementar os mesmos pacotes de austeridade que o anterior governo implementou.Para que é que o psd e o cds reprovaram o pec IV? Por poder meu caro.Porque o boy party marco antónio era impaciente.E o que resultouy dai? Um programa eleitoral e campanha falsos,demagogicos, populistas.Onde é que estão as reformas estruturais da nossa economia? Foram metidas no pacote! Continuamos a ter mais burocracia, mais atraso, menos dinamismo.
    Anti-comuna, eu não consdigo perceber qual a diferença ideologica entre o governo anterior e este, juro que nao consigo entender!
    Voce tanto fala de empresarios e inovação.Mas já nem esses apoiam o governo,.E não estou a falar do belmiro,.Voce que é do norte(penso eu) já deve ter ouvido falar do frederico fortunato, dono da kyaia, assim disse: “isto é uma medida que não tem pés nem cabeça, nem coração. Em vez de embaratecermos o salário tirando dinheiro aos trabalhadores, era preferível pedir-lhes mais tempo de trabalho” , afirmando também que esta medida vai obrigar as empresas que trabalham exclusivamente para o mercado interno a fechar portas. ”
    Veja, o que o presidente da cip disse a esse respeito também´
    Meu caro, e quanto aos mercados financeiros nem lhe digo nem lhe conto: imagine uma linha telefonica erotica.Imagine que somos a telefonista, e os mercados estão do outro lado do telefone.Ora ,eles aqui não veem o nosso corpinho, mas interessa-lhes as coisas picantes que dizemos.Mas lá está, eles sabem lá se a raapriga é jeitosa ou não, e nem é preciso tal.Podia ser feia e mal cheirosa, desde que ela fomentasse a fantasia em vez da realidade!
    É esta a nossa historia com os mercados financeiros.Para não falar das ajudades que tivemos das declaraç~poes do mario monti nas ultimas semanas, nós também não produzimos realidade, produzimos fogo de vista,espéctaculo para boi durmir.Dir-me-á: “mas eles gostam”.Pois gostam, mas eles nao querem a realidade.Querem a fantasia, a mentira.Podemos estar com as finanças quase piores do que há um ano, mas reconheço que somos cada vez melhores a fazer postura de empregado de call center(com o devido respeito para com estes)

    Gostar

  62. anonimo's avatar
    anonimo permalink
    17 Setembro, 2012 12:44

    Anti-Comuna: como é que é isso do ouro já agora? Seria uma boa alternativa?

    Gostar

  63. Francisco Colaço's avatar
    Francisco Colaço permalink
    17 Setembro, 2012 12:51

    Anti-Comuna,
    .
    «Vai custar imenso? Vai. Vai doer ainda mais? Vai. Mas as escolhas foram feitas pelos portugueses. Agora há que aguentar.»
    .
    Não me diga isso, Anti-Comuna!!! Quer-me negar que se fizer uma boa negaça com maguito incluso à malvada da Troika o sol nascerá mais brilhante, os cães deixarão de perseguir os gatos, as flores nascerão mais frondosas e passaremos o tempo a cantar e a dançar em roda, em harmonia perpétua!? Que São José Estaline o fulmine e as múmias do Lenine e do Mao o atrapalhem nos seus sonhos!
    .
    Fora de brincadeiras. Escolhemos. Fomos avisados em devido tempo. Escolhemos não ouvir quem mais senso tinha na cabeça e votar em quem mais mel tinha na língua, destarte ficando sujeitos à peçonha do coração do filósofo parisiense. Quando o homem se endividava e fazia auto-estradas (não se endividada para fazer auto-estradas, pois essas estão agora a ser pagas) era o progresso e todos os dias havia um dia histórico. Mas um dia tanta história teria de rebentar.
    .
    O fim da história do marxismo nunca foi a brilhante aurora da paz e da harmonia. Sempre foi uma batatada geral e miséria de cão. O fim da URSS (ah, o frígido inverno de 92!) devia estar na mente dos manifestanços.

    Gostar

  64. Francisco Colaço's avatar
    Francisco Colaço permalink
    17 Setembro, 2012 12:53

    CCZ,
    .
    Dificilmente haverá poupanças que não tenham sido espoliadas, tabeladas e impostadas. Contribuo com um neologismo para a língua portuguesa, na impossibilidade de melhor fazer por este país.

    Gostar

  65. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    17 Setembro, 2012 12:58

    “Aliás se voce esteve atento ás noticias, saberá de certeza que o representante do fmi disse que a tsu foi o governo que a propos.A troika não está interessada no meio, mas sim no fim.”
    .
    .
    Permita-me discordar. O representante da Troika disse que ela, a proposta surgiu em cima da mesa. O governo perfilhou-a. E eles estão de acordo com ela. Aliás, não seria de admirar já que, para eles, reduzir os custos de trabalho é primordial. (Coisa que eu não concordo de todo mas até certo ponto compreendo-a.)
    .
    .
    De resto, é evidente que este governo ou outro que para lá fosse, teria que perder as veleidades de ser ideológico. Era evidente para todos, na hora de votar, que o único programa eleitoral que estava em cima da mesa, por parte dos partidos não-comunistas, era o Memorando com a Troika. E esta não tem tantos pruridos ideológicos. Assim como os mercados financeiros, que nestas coisas, embandeira em modas mas sempre no seu único objectivo: ganhar dinheiro com o menor risco possível.
    .
    .
    Pode o país todo estar contra esta medida e, no entanto, ela não ser tão má como a pintam, dadas as circunstâncias. Nestas coisas há que ser realista. Se há pessoa que por aqui anda a bater na tecla que Portugal não precisa de desvalorizações, sejam elas fiscais ou salariais, sou eu. Mas eu também não sou o único dono da verdade e, também, sei reconhecer que a subida no desemprego é violenta, mostrando que, talvez, os custos de trabalho estejam demasiado altos para a realidade económica actual no nosso mundo empresarial. Nestas coisas não costumo ser teimoso. Primeiro analiso os factos, depois tento os compreender. E se tiver que engulir um sapo e dizer que me enganei, o farei face aos dados que me vão surgindo.
    .
    .
    Agora, o governo falhou imenso. Falhou. Mas não tanto na despesa mas precisamente na cobrança de receitas fiscais. Cortou na despesa que sobe os custos de curto prazo. eu li para aí que o governo, só nos últimos meses, cortou 5% da força de trabalho no Estado. Não sei se é verdade ou não. Mas se o fez, os custos sobem e o défice também, se o fez. Portanto, por aí não me preocupa tanto. Mas já me preocupa as Transferências Correntes, que estão a subir e deviam estar a subir. Haverá alguma razão que eu desconheça? Não o sei. Sei é que eu não esperava uma derrapagem destas, em especial nestas despesas. Nas receitas fiscais, elas não são assim tão más como as pintam. Só se o governo queria milagres da carochinha, pensando que em ambiente recessivo, as receitas fiscais iam crescer os tais 3,5%. Que ainda hoje estou para perceber como lá chegaram. Com os fundos de pensões? Só se for.
    .
    .
    De resto, os mercados financeiros até nem estão preocupados com esses “pequenos” desvios, mas porque se concentram no mais óbvio. Há efectivamente um brutal corte na despesa pública. Tanto o há, que foi o corte nas despesas que fez afundar o PIN no segundo trimestre, com uma forte queda no Consumo Público, de 3,9%. Ora, quando o PIB cai por causas destas, que são temporárias, ninguém no seu perfeito juízo se preocupa em demasiado, já que a própria arrecadação das receitas fiscais estão correlacionadas positivamente com o ciclo económico, em especial a Procura Interna.
    .
    .
    O que preocupa é saber se o défice corrigido do ciclo ou estrutural está a cair. E sim. Está. E muito. E de tal forma que até queda dos PIB de 3% são de admirar com tamanha queda do défice estrutural.

    Gostar

  66. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    17 Setembro, 2012 13:01

    Só gostaria de corrigir isto:
    .
    .
    “Mas já me preocupa as Transferências Correntes, que estão a subir e deviam estar a subir. ”
    .
    .
    Para isto:
    .
    Mas já me preocupa as Transferências Correntes, que estão a subir e deviam estar a cair.
    .
    .
    Mil desculpas pelo erro.

    Gostar

  67. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    17 Setembro, 2012 13:03

    “Anti-Comuna: como é que é isso do ouro já agora? Seria uma boa alternativa?”
    .
    .
    Se o Estado puder vender o ouro (cerca de 11 mil milhões de euros, a valores actuais) para financiar os custos com o despedimento dos funcionários públicos em excesso, como defendia o Cadilhe, penso que era uma boa solução.

    Gostar

  68. Tim's avatar
    Tim permalink
    17 Setembro, 2012 13:05

    Passos Coelho que telefone a Sócrates e que lhe pergunte o porquê de apesar do 2º governo de Sócrates estar em minoria na AR, nem por sombras quis por perto Paulo Brutus Portas…

    Gostar

  69. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    17 Setembro, 2012 13:18

    É de destacar esta noticia também. Até que ponto é verdade ou não, não o sei.
    .
    .
    “lém do congelamento das admissões para o Estado e da gestão das saídas por aposentação, o Governo vai “dar especial atenção aos trabalhadores contratados a prazo e a havendo um esforço de redução a fazer será nesta área”, disse ontem o secretário de Estado da Administração Pública, Hélder Rosalino.
    .
    As estatísticas públicas indicam que, no final de Março, existiam 88.014 contratados a prazo na administração directa e indirecta do Estado, incluindo nas Entidades Públicas Empresariais (EPE). É no Ministério da Educação e Ciência que está a maior fatia de contratados. No primeiro trimestre, só no ministério de Nuno Crato, havia 53.632 contratados a prazo.
    .
    A intenção de não renovar os contratos a prazo já tinha sido avançada pelo Ministério da Educação e Ensino Superior. A propósito da colocação de professores contratados para o próximo ano lectivo Nuno Crato disse que “a escola pública está a precisar de menos professores este ano, vai precisar ainda menos para o ano que vem”. ”
    .
    in http://economico.sapo.pt/noticias/governo-nao-renova-contratos-que-terminem-em-2013_151607.html
    .
    .
    É uma queda de mais de 10% da força de trabalho, estimada do Estado. Ou por aí ventilada. E, no entanto, dizem que este governo não está a cortar no funcionalismo público. Cortar esta gente é de tal forma gigantesco, que há poucos países da Europa que o fizeram. Senão alguns do Báltico. Se somarmos os que já foram parar ao desemprego, é um número elevado.
    .
    .
    Há críticas que eu não entendo a este governo. Porque, estes cortes, fazem subir o défice, não o encolhem. No curto prazo, claro está. Basta atentar à forte subida nos custos com os subsídios sociais, em especial da parte da Segurança Social, que vou o seu excedente cair brutalmente.
    .
    .
    Se isto não são cortes na despesa estrutural, o que são? Matar os funcionários do Estado e deixar a sociedade ao deus dará? Já dizia a minha mãe: são precisos policias porque… Há ladrões. ehehheh

    Gostar

  70. A Republica Cadáver's avatar
    A Republica Cadáver permalink
    17 Setembro, 2012 13:34

    AC – Não entendi, o ouro serviria para pagar despedimentos ou juros de curto prazo? Penso que o cadilhe defendia a primeira opção mas não seria melhor a 2ª?

    Gostar

  71. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    17 Setembro, 2012 13:37

    O Cadilhe defendia para custear os despedimentos. Se for para pagar juros, é um erro.

    Gostar

  72. Tim's avatar
    Tim permalink
    17 Setembro, 2012 13:40

    Há 50.000 funcionários público que podem não ver renovados os seus contratos em 2013.
    A desgraça deste país é que estes são precisamente os funcionários mais jovens e preparados para as exigências do funcionalismo dos estados modernos.

    Gostar

  73. Tim's avatar
    Tim permalink
    17 Setembro, 2012 13:40

    Pacheco Pereira sobre Paulo Portas:
    «(…) espero que, numa remodelação, o CDS não tenha qualquer ganho de causa porque não o merece. Portas aliás podia bem passar para Ministro da Agricultura, por razões “patrióticas” que ele não recusará. Aí o seu “sentido de estado” fará menos estragos.» (in Abrupto)

    Gostar

  74. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    17 Setembro, 2012 13:42

    Os juros da dívida não são um custo estrutural. Além disso, se o Estado dominar o crescimento da dívida, o que vai pagar nos juros (yields) estão abaixo das rentabilidades do ouro nos últimos 10 anos. Não sendo garantido que o ouro continuará a ter os mesmos retornos, também não está garantido que sirva pagar juros, já que o problema é estrutural. O Estado gasta mais do que cobra. E isso é que importa eliminar.
    .
    .
    É como meter dinheiro num buraco sem fundo. Em dois anos lá se ia o ouro todo. Portugal apenas ganhava dois anos. Nada mais. Mas o que gera o défice continuava a existir. Era deitar dinheiro fora.

    Gostar

  75. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    17 Setembro, 2012 13:50

    Olhem bem no que foram meter:
    .
    “Bruxelas avisa que só há mais dinheiro com TSU no acordo
    .
    Comissão Europeia condiciona o desembolso da próxima tranche do empréstimo a Portugal ao cumprimento integral do memorando, que incluiu a redução da Taxa Social Única.”
    .
    in http://economico.sapo.pt/noticias/bruxelas-avisa-que-so-ha-mais-dinheiro-com-tsu-no-acordo_151928.html
    .
    .
    Os portugueses foram-se meter numa alhada… No final de contas, o governo é que está certo. Não os líricos. Então não tiveram oportunidade de ler o Memorando? E a quantidade de entrevistas e informação que eles têm passado para a imprensa portuguesa? Não diziam que era preciso cortar nos custos de trabalho? E que era parte integrante da dita reforma estrutural para restaurar a competitividade da economia portuguesa? lololol
    .
    .
    Os portugueses foram-se meter numa alhada, que tão cedo não sabem como se desenvencilhar.

    Gostar

  76. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    17 Setembro, 2012 14:27

    Mais uma noticia para os liricos meditarem:
    .
    .
    “Custo do trabalho subiu no sector privado acima da média no euro
    .
    O aumento do custo médio do trabalho no segundo trimestre deveu-se à evolução no sector privado, onde salários e custos não-salariais subiram 5% em termos homólogos, ficando pela primeira vez, em pelo menos um ano, acima da progressão na média da Zona Euro. Já no sector público voltou a observar-se uma queda.”
    .
    in http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=579023
    .
    .
    Os de Bruxelas podem estar errados (e estão, na minha modesta opinião) mas eles assim exigem. E se exigem e pagam, os portugueses têm que seguir a toque de caixa. Ou ninguém explicou isto a quem assinou o Memorando? lololol

    Gostar

  77. rui a.'s avatar
    rui a. permalink
    17 Setembro, 2012 14:31

    De regaço ao bailarico, caro anti-comuna? Já faziam falta os seus judiciosos comentários económicos. Todavia, não li ainda nada seu sobre este prazo de um ano que a troika deu ao governo, presumo que a pedido deste. Não quer pronunciar-se sobre o assunto?

    Gostar

  78. rui a.'s avatar
    rui a. permalink
    17 Setembro, 2012 14:33

    “De regresso e não “De regaço”, embora o lapso tenha tido alguma graça.

    Gostar

  79. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    17 Setembro, 2012 14:35

    “Todavia, não li ainda nada seu sobre este prazo de um ano que a troika deu ao governo, presumo que a pedido deste. ”
    .
    .
    Deu um prazo para quê? Esta medida da TSU?

    Gostar

  80. rui a.'s avatar
    rui a. permalink
    17 Setembro, 2012 14:41

    Então, meu caro, mais um ano para pôr o défice em ordem. O tal prazo que você considerava nefasto e contrário aos superiores interesses da nação. Não lhe parece mal que o governo tenha embarcado nisso?

    Gostar

  81. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    17 Setembro, 2012 14:48

    “Então, meu caro, mais um ano para pôr o défice em ordem. O tal prazo que você considerava nefasto e contrário aos superiores interesses da nação. ”
    .
    .
    Eu? Posso ter sido demasiado optimista, tanto no défice como até na queda do PIB, mas nunca tive ilusões quanto a quedas do défice de 11 mil milhões, de um ano para o outro.
    .
    .
    Se há coisa que me rio são dos pacóvios tugas que seguem a propaganda inglesa, que prometiam medidas de austeridade com crescimento económico. Cof! Cof! Cof!
    .
    .
    Ora, se há coisa que nunca aconteceu na história moderna económica, ainda por cima com o peso do Estado aos niveis mais elevados de sempre, foi quedas do défice desta grandeza sem quedas do PIB. lololol
    .
    .
    Mas também não ciu os tais prometidos 5%, como também outras aventesmas vendiam nos mercados. Como o Citi. lololololol
    .
    .
    Vc. é que é um lirico, que acha que os défices caem apenas com a queda da despesa. 😉
    .
    Em Portugal, porque na Inglaterra, eles merecem todo o tempo do mundo, claro. lololol

    Gostar

  82. A Republica Cadáver's avatar
    A Republica Cadáver permalink
    17 Setembro, 2012 14:53

    Mas parece que o seu Gasparov falhou nas previsões… Será que ele tb segue a propaganda inglesa?

    Gostar

  83. PMP's avatar
    PMP permalink
    17 Setembro, 2012 15:37

    O tonto do Passos com a mexida na TSU vai provocar uma reduçao no consumo de mais 5% em 2013 , o que vai reduzir a receita fiscal e aumentar o desemprego.
    .
    Nunca a Troika alguma vez defendeu o aumento da TSU em 7% para os trabalhadores, alías o FMI é genericamente contra !

    Gostar

  84. zazie's avatar
    zazie permalink
    17 Setembro, 2012 15:47

    Piscoiso:
    .
    A minha curiosidade era outra. Saber se foram por efeito facebook ou porque deu nos media.

    Gostar

  85. zazie's avatar
    zazie permalink
    17 Setembro, 2012 15:49

    É um tanto secundário isso, uma vez que as pessoas contactam por diferentes maneiras. Ainda assim, para saberem de que se tratava, tinham de ler na net e, em particular na página do facebook que eles apresentaram.
    .
    Mas não apresentaram a outra do Movimento 12 de Março e isso aí intrigou-me mais, por causa dos apoios que se podem ver.

    Gostar

  86. zazie's avatar
    zazie permalink
    17 Setembro, 2012 15:50

    Aliás, eu própria estava enganada e pensava que a tal “Geração à Rasca” nada tinha a ver com isto. Mas tem. É tudo o mesmo. Mudam os “nomes de cartaz”.

    Gostar

  87. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    17 Setembro, 2012 15:50

    Pronto. Só faltava o PMP e a sua doideira pelas máquinas de impressão. Ó PMP, ande lká, deixe-se de paleio para enganar tótós:
    .
    “Relatório sobre Portugal
    .
    OCDE defende corte permanente da TSU dos salários mais baixos”
    .
    in http://tinyurl.com/9vjzoww
    .
    .
    A receita deles é quase sempre a mesma, em todo o lado. Só o PMP ainda não leu as sebentas certas:
    .
    “FMI recomenda corte da Taxa Social Única ao governo de Mont”
    .
    in http://tinyurl.com/8jtfeoo
    .
    .
    O que o PMP tem que explicar é porquê que a reserva Federal entrou em pânico e começou a imprimir a todo o gás. ehehehhehhehhhe
    .
    .
    O sonho do PMP é imitar o Bernanke:
    .
    http://tinyurl.com/8dbdyxn
    .
    .
    É por causa deste tipo de líricos que Portugal se suicidou. Politicamente e economicamente. Só cromos escrevem na blogosfera e na imprensa portuguesa. lolololol

    Gostar

  88. Francisco Colaço's avatar
    Francisco Colaço permalink
    17 Setembro, 2012 15:55

    A queda do PIB e dos salários iria produzir-se ou por efeito défice ou por efeito inflação. Para todos os efeitos, inflação é igual a queda nominal nos salários.
    .
    Agora, com a notícia de que sem a queda da TSU a Europa nos diz para irmos aos tão malditos mercados buscar o dinheiro para pagar ao desfuncionalismo funcional, o caldo está entornado.
    .
    Das duas uma: ou calamos, fazemos o que a Europa diz, comemos o que outrora semeámos e lentamente nos vamos desembaraçando disto ou mandamos a negaça mor, e o país vai dar o flato mestre em termos de um mês.
    .
    Imaginem o que aconteceria se os professores que trabalham (uns bem, outros mal, mas enfim, trabalham) deixassem de receber ordenado. O que aconteceria com os putos que agora estão nas escolas, como os meus três filhos? A dita «saúde» nem é o problema maior, visto que estamos muito longe de doenças infecto-contagiosas, mas a educação, entrando em colapso, faz o colapso de Portugal em questão de trinta dias.
    .
    Talvez, como a Zazie diz aqui, venha a haver quem terá de ir viver da caça na Serra da Estrela, se houver algo para caçar.
    .
    Preparem-se para um meltdown global do sistema financeiro: dólar, libra, euro e yuan em cerca de trinta dias. O problema não é SE acontecerá, mas QUANDO. Estava apostado em Outubro (e ainda anda no ar a possibilidade de uma Quinta-Feira Negra), mas acho, como antes achei, que o trimestre 2013-I será o início da maior crise que o mundo já viu. Está tudo a cordéis, aguardando o resultado das eleições americanas. Quem quer que seja o próximo presidente, vai herdar uma bomba-relógio.

    Gostar

  89. anonimo's avatar
    anonimo permalink
    17 Setembro, 2012 16:43

    “os mercados financeiros até nem estão preocupados com esses “pequenos” desvios, mas porque se concentram no mais óbvio. Há efectivamente um brutal corte na despesa pública. ”
    Voce é um exagerado danado meu caro.Então com todos os organismos publicos ai, as ppp, com todas as empresas deficitarias e voce fala em brutal? Quanto muito umas cóceguinhas, que nao incomodaram ninguem.

    “s portugueses foram-se meter numa alhada… No final de contas, o governo é que está certo. Não os líricos. Então não tiveram oportunidade de ler o Memorando? E a quantidade de entrevistas e informação que eles têm passado para a imprensa portuguesa? Não diziam que era preciso cortar nos custos de trabalho? ”
    Se o anti-comuna achar que o vitor gaspar, o vitor bento e o miguel beleza são liberais de pacotilha e lunático e chupadores de mamas da hayek , então esses liricos quiseram isso sim.Outras pessoas, nas quais eu incluo-me, pensam que baixar ou aumentar é uma decisão das empresas que deve depender da produtividade de cada trabalhador.É simples.Quanto mais se trabalhar,mais se deve ganhar.E quanto mais dinheiro, maior o niveld e vida.Assim se fizeram os paises mais ricos do mundo.
    Outra coisa: Ninguém está contra a baixa da tsu, desde que não seja á custas das remunerações dos trablhadores.E depois, olha que sovietismo, obrigar as empresas a baixarem os preços.

    Gostar

  90. anonimo's avatar
    anonimo permalink
    17 Setembro, 2012 16:46

    “Vc. é que é um lirico, que acha que os défices caem apenas com a queda da despesa.”
    Vou-lhe dizer 1palavras: insustentabilidade fiscal.Se voce aumentar impostos, nada recaudará

    Gostar

  91. Francisco Colaço's avatar
    Francisco Colaço permalink
    17 Setembro, 2012 18:08

    Anónimo,
    .
    «Vou-lhe dizer 1palavras: insustentabilidade fiscal.Se voce aumentar impostos, nada recaudará.»
    .
    Dou-lhe razão: a taxa de 75% do Hollande sobre rendimentos acima de 1 milhão de euros anuais deve ser coisa como o prato de porcelana inglesa que as bimbas colocam no contador: fica bem à vista mas nunca irá ser usada.

    Gostar

  92. rr's avatar
    17 Setembro, 2012 18:18

    Colaço: exacto, mas algumas pessoas que o francisco tem admiração não são capazes de entender isso.
    Mas tenho uma ressalva a fazer: reconhecedo a necessidade de austeridade, tenho a registar que normalmente quem paga essas favas são apenas a parte mais desfavorecida da sociedade portuguesa.Mas não lhe retiro razão nenhuma.

    Gostar

  93. Francisco Colaço's avatar
    Francisco Colaço permalink
    17 Setembro, 2012 18:28

    RR,
    .
    Acha que quem ganha mais de um milhão de euros é a parte mais desfavorecida da sociedade?

    Gostar

  94. rr's avatar
    17 Setembro, 2012 18:44

    Francisco, não estou a falar de frança, estou a falar aqui da pátria lusitana

    Gostar

  95. Francisco Colaço's avatar
    Francisco Colaço permalink
    17 Setembro, 2012 18:54

    Aqui não temos ainda uma taxa de 75% sobre os rendimentos de 1 milhão de euros.
    .
    E se quer saber, se colectássemos a 10% os rendimentos acima de 1 milhão de euros íamos buscar os rendimentos de quem é «tachado» (grafia intencional!) a 75% na holandíssima França. Dez ou vinte ricos franceses fazem melhor ao tesouro do Estado que zero dos ricos portugueses que deram de frosques para a franca Holanda.
    .
    Talvez então o 21eme arrondissement de Paris fosse localizado em Cascais, em vez de em Londres. Temos mais sol e melhor comida. Não duvido nem por um momento que 10% de uma fortuna L’Oreal seja muita cheta, mais do que uma pequena cidade vê nesse ano.
    .
    Mas propor uma taxa de 10% para esses rendimentos não é solidário, mesmo sendo eficaz. Logo, espero que os portelas do costume (e o RR) me torchem por tal veleidade. Mal o meu, sou orientado para os resultados, sem olhar ao método, conquanto honesto.

    Gostar

  96. rr's avatar
    17 Setembro, 2012 19:11

    creio que o francisco não entendeu a minha posição: o que quero dizer é que há um responsavel por esta crise que vivemos.Longe de mim ser contra quem dá emprego aos trabalhadores.Apenas digo que temos de orientar este prograa de austeridade,e deixarmos o estado fazer a sua dieta, e deixar respirar a sociedade civil.Creio que nesse aspecto o meu pensamento é próximo ao seu.
    É minha impressão ou a sua visão difere um pouco da do AC?

    Gostar

  97. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    17 Setembro, 2012 19:39

    “Outra coisa: Ninguém está contra a baixa da tsu, desde que não seja á custas das remunerações dos trablhadores.E depois, olha que sovietismo, obrigar as empresas a baixarem os preços.”
    .
    .
    Eu bem digo que o liberalismo de pacotilha abunda na net.
    .
    .
    Ó amigo, então a livre concorrência é para quê? Para agradar aos liricos? Ou obrigar os preços a baixarem e a gerar a maior eficiência económica possível? E baixar os lucros/margens das empresas?
    .
    .
    Eu bem digo que estes liberais de aviário percebem tanto de liberalismo económico como o PMP de tipografia monetária. lololol
    .
    .
    Que tristeza de liberais de pacotilha. Dá-se! Queriam era viver como os selvagens numa selva economica e socia. Isso sim. De resto, são liricos e pouco atinados da carola, que nem entendem na verdade o que defende o liberalismo económico. ehheehhehehheh

    Gostar

  98. rr's avatar
    17 Setembro, 2012 19:59

    “Ó amigo, então a livre concorrência é para quê? Para agradar aos liricos? Ou obrigar os preços a baixarem e a gerar a maior eficiência económica possível? E baixar os lucros/margens das empresas?”
    Ó amigo, sei o que é , e sei que o não é.E livre concorrência é tudo menos os governos interferirem nas decisões económicas das empresas,seja através desta forma como é o caso, seja através do tabelamento do preços.Numa economia de mercado como a nossa, devem ser as próprias forças de mercado a definirem os preços dos nossos bens, e não os governos.E o que a história nos diz é que os paises que levaram a cabo tais dirigismos económico que o governo propoe, como a URSS ,a coreia do norte, e o leste asiático acabaram em miséria.
    Mas os empresários já vieram dizer que não vão baixar os preços,e que ja teem vindo a baixar, ao contrário do que diz o governo.Se não há baixa de preço, a tsu esfuma-se
    Antes um liberal de pacotilha, do que um comuno-fascista como voce

    Gostar

  99. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    17 Setembro, 2012 20:09

    “.E livre concorrência é tudo menos os governos interferirem nas decisões económicas das empresas,seja através desta forma como é o caso, seja através do tabelamento do preços”
    .
    .
    Acha mesmo que sim? Acredita mesmo no que diz? eheheheheh
    .
    .
    Diga-me um país onde tal acontece, sem este tipo de medidas.
    .
    .
    Aliás, então a moeda não é uma escolha baseada precisamente para interferir nos mercados? Então desvalorizar uma moeda não serve para isto? Então mexer nas taxas de juro não serve precisamente para intervir nos mercados?
    .
    .
    Não sabia? É que às tantes, faz-me lembrar os tontinhos que se queixam das bolhas económicas e dos activos mas depois não querem manipulações das taxas de juro, mercados, etc. Ou querem manipulações da moeda, etc.
    .
    .
    Amigo, Vc. ainda está muito verdinho nestas questões. ehehheheh Não basta ler Hayek, Mises, etc. É preciso compreender a realidade económica e o quanto não existe uma ciência económica mas antes escolhas filosóficas e políticas.
    .
    .
    Olhe, eu estou a ouvir este gajo e com bastante agrado: http://www.youtube.com/watch?v=yDwlRB8pai8&feature=player_embedded
    .
    .
    Coitadinha da jornalista. Está embasbacada com uma voz contra o unanimismo. lolololol

    Gostar

  100. rui a.'s avatar
    rui a. permalink
    17 Setembro, 2012 20:28

    Anti-comuna,
    Vc. hoje não cita o LA-C? Não leu ainda? Dou-lhe uma ajuda: http://economia.publico.pt/Noticia/estudo-mudancas-na-tsu-falham-aposta-na-criacao-de-emprego———-1563450.
    Já agora, e por falar em lirismo, não acha excessivos os 50 mil postos de trabalho a criar em 2013, graças à descida da tsu? É certo que é apenas 1/3 dos 150 do engenheiro, mas mesmo assim…

    Gostar

  101. rr's avatar
    17 Setembro, 2012 20:36

    Acha mesmo que sim? Acredita mesmo no que diz? eheheheheh”Diga-me um país onde tal acontece, sem este tipo de medidas”
    Sim, faz sentido.Já ouviu falar da lei da oferta e da procura? Então é este o mecansimo, meu caro.Este é o modelo que vigora na alemanha,suécia., holanda e na escandinávia em geral.Ai percebe-se a diferença entre o norte e o sul da europa.Agora, voce é que tem de me mostrar aqui resultados de paises onde aquilo que voce defende vigorou

    “Aliás, então a moeda não é uma escolha baseada precisamente para interferir nos mercados? Então desvalorizar uma moeda não serve para isto? Então mexer nas taxas de juro não serve precisamente para intervir nos mercados?”
    Sim, os governos fazem isso, sem resultados nenhuns é claro.E voce , que era tão critico da Reserva Federal, e agra defende isso.Que contraditório.

    “Amigo, Vc. ainda está muito verdinho nestas questões. ehehheheh Não basta ler Hayek, Mises, etc. É preciso compreender a realidade económica e o quanto não existe uma ciência económica mas antes escolhas filosóficas e políticas”
    Eu nunca li esses autores, mas voce recomenda ler o que então: Krugman? Stiglitz? Galbraith?.Escolhas filosoficas e politicas? Vamos falar disso então .Voce argumenta que o liberalismo está errado.Que é preciso intervenção do estado,isso chama-se keynesianismo, mas já agora quais são as suas escolhas filosoficas e politicas?Se me permite a ousadia, para si quais são as causas e soluções para a crise? Voce é o antonio capucho ao contrário.Diz mal de todas as alternativas mas não tem aparentemente ideia nenhuma de o que se deve fazer.

    Eu vi esse video.E ele limitou-se a dizer o óbvio: para reduzir impostos há que baixar despesa.Nada que não se soubesse há muito

    Gostar

  102. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    17 Setembro, 2012 20:42

    Li, li. E tanto que li que eu sorrio com o estudo. Porquê? Porque ninguém sabe os pressupostos da subida da TSU. Que pressupostos são estes, que importam? Saber quanto é que efectivamente vai subir a TSU, pois ela vai ser progressiva.
    .
    .
    Olhe, o LA-C que faça uma critica aos próprios estudos do FMI. lolol A imprensa portuguesa publicou isto aqui:
    .
    “FMI recomenda corte da Taxa Social Única ao governo de Monti
    .
    Relatório para Itália compara impactos no euro – Portugal seria dos que mais ganharia com a medida
    .
    Apesar da resistência dos governos e de Bruxelas, o FMI não desarma: o corte significativo das contribuições para a Segurança Social pagas pelas empresas é a medida que defende para os países periféricos do euro recuperarem competitividade no curto prazo, enquanto as reformas estruturais não produzem efeitos.
    .
    Depois de ter aconselhado a medida a Portugal, o Fundo recomenda o mesmo caminho ao governo de Mario Monti, no relatório semestral sobre Itália (“capítulo IV”), publicado esta semana. De caminho, na exposição de estudos recentes, o FMI mostra que o impacto estimado do corte da Taxa Social Única (TSU) em Portugal seria dos mais elevados na zona euro, embora por margem curta.
    .
    “Uma desvalorização orçamental seria particularmente benéfica em Itália”, aponta o relatório do FMI, que justifica o optimismo com factores como a rigidez cambial (do euro) e dos salários. A medida poderia ser compensada com um alargamento da base de tributação do IVA, aconselha o Fundo.
    .
    Para Portugal, o impacto poderia ser maior. Na criação de emprego no curto prazo, por exemplo, o efeito oscila entre 0,2% e 0,9% por um corte na TSU equivalente a 1% do PIB, isto na estimativa do Banco Central Europeu – a Comissão é menos optimista, prevendo entre 0,2% a 0,3% de choque positivo. Quer para a Alemanha, quer para a média do euro o impacto médio revelado pelos estudos é menor, um comportamento que se verifica também no efeito no PIB.
    .
    No mesmo estudo, o FMI compara a evolução dos custos unitários do trabalho – tendo por referência a Alemanha – evidenciando que Portugal foi o país do euro em que esta componente mais subiu entre 1999 e 2011, num sinal que para o FMI significa perda relativa de competitividade.”
    .
    in http://www.ionline.pt/dinheiro/fmi-recomenda-corte-da-taxa-social-unica-ao-governo-monti
    .
    .
    Quem é que tem razão? O FMI ou o LA-C, que ainda não tem os dados todos para fazer um estudo credível? ehehehehehh
    .
    .
    E veja lá a minha coisa. Eu até nem acredito nos modelos do FMI como os do LA-C, que são apenas modelos, raramente aplicáveis em casos reais. E até havendo explicações bem alternativas para que os custos de trabalho não são um problema, mas uma vantagem, quando em mercado aberto e livre. Mas isso já era pedir ao CCZ que lhes explicasse isto e não eu. ehehehehhhhe

    Gostar

  103. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    17 Setembro, 2012 20:43

    “Eu nunca li esses autores, mas voce recomenda ler o que então: Krugman? Stiglitz? ”
    .
    .
    Eu recomendo-o ler menos e viajar mais. eheheheheheh

    Gostar

  104. rr's avatar
    17 Setembro, 2012 21:00

    Viajar mais por onde? Vá homem: diga as suas soluções.Está a fugir com o rabo á seringa ahahaha´
    Anti, vou lhe explicar de uma forma digamos, mais ilustrativa: Como sabe por exemplo, nos EUA,existe o partido democrata(obama) e o partido republicano(romney)?Qual é que voce escolheria,e acha mais adequado ?Depois França: Voce preferia sarkozy e o ump ou voce sente-se confortável com hollande e o ps.Em espanha: voce escolheria psoe ou pp? Não é tudo igual
    Outra forma ilustrativa: Porque é que a coreia do sul tem sucesso econ+omico e a coreia do norte não? Porque é que voce acha que a RFA triunfou sobre a RDA.Nada é por acaso, e os ideiais influenciam a realidade.Já dizia Fernando Pessoa: Deus quer, O homem sonha.A obra Nasce.
    Meu caro, o mundo tem altos e baixos.Há paises que triunfam e outros não.Os resultados são o juiz das práticas.E se permite dizer,com um ou outro toque de democracia cristã que voce defende,o mundo hoje é muito melhor do que ha dez ou 20 anos.Porque houve globalização, porque houve liberalizações.Até lhe dou um exemplo.Já ouviou falar no Botswana.Está rodeado de paises com altos niveis de miseria.Mas o botswana , foge á regra: é um ds paises mais ricos de africa
    Escolhas meu caro.

    Gostar

  105. rr's avatar
    17 Setembro, 2012 21:03

    Ac: que dados é que faltam ao LA-C já agora?

    Gostar

  106. rui a.'s avatar
    rui a. permalink
    17 Setembro, 2012 21:03

    “Quem é que tem razão? O FMI ou o LA-C, que ainda não tem os dados todos para fazer um estudo credível? ehehehehehh”
    Não sei! Limitei-me a remetê-lo para uma autoridade que você invocou há uma semana.
    Mas fico satisfeito com a sua agora anunciada desconfiança em relação aos modelos dos economistas. Estamos a progredir, estamos a progredir…

    Gostar

  107. rui a.'s avatar
    rui a. permalink
    17 Setembro, 2012 21:05

    Já agora, uma autoridade que você invocou exactamente a este respeito, salvo erro, dizendo que o texto dele me explicaria o brilhantismo da medida, presumindo que este seria mensurável pelo seu êxito (os tais 50 mil, em 2013…)

    Gostar

  108. Portela Menos 1's avatar
    Portela Menos 1 permalink
    17 Setembro, 2012 21:10

    Mudanças na TSU vão causar milhares de desempregados – estudo
    Raquel Morão Lopes
    .
    http://www.rtp.pt/noticias/index.php?article=587815&tm=6&layout=123&visual=61

    Gostar

  109. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    17 Setembro, 2012 21:13

    “Mas fico satisfeito com a sua agora anunciada desconfiança em relação aos modelos dos economistas.”
    .
    .
    Agora? lolol
    .
    .
    Meu caro Rui, no outro dia, Vc. escreveu que eu me parecia cada vez mais com o Pedro Arroja ou a Ferreira Leite. Eu acho que é ao contrário.
    .
    .
    Vc. ainda não me respondeu a isto (curiosamente a Ferreira Leite o imitou mais tarde) e que eu mantenho: quais são as alternativas a estas medidas? Como Vc. cumpre o Memorando da troika sem baixar a TSU das empresas? É isto que Vc. e todos os outros que estão contra estas mexidas têm que responder. O Memorando foi assinado pelos portugueses. Aceitaram as condições. (O Primeiro-Ministro de então até disse que era um bom acordo para Portugal.) Explique-me como irá convencer a Troika (incluindo aqui o FMI, que costuma ser inflexível nestas questões que considera nucleares) que não vale a pena baixar a TSU.
    .
    .
    O Governo andou a adiar a usar a eventual perda nas receitas fiscais para evitar tomar a medida. (Que o próprio Passos defendia na oposição, veja-se lá esta coisa engraçada.) Agora vai ter que baixar a TSU. É a própria Troika que o exige. E faz ponto-de-honra que a próxima remessa financeira está dependente desta medida. Diga-me, em termos práticos, como é que Portugal pode evitar esta medida, descida da TSU, sem levar ao colapso o programa de assistência financeira a Portugal.
    .
    .
    Eu não defendo descidas da TSU por principio. Andei meses e meses aqui a dizer isso mesmo. Mas as condições assim o exigem. E o Governo, bem, encontrou uma medida liberal para cumprir as exigências da Troika e não tirar recursos do sector privado para o Estado. E eu aceito-o. Mas Vc., caro Rui, tem que descer da sua redoma de vidro e explicar-me a mim e aos credores portugueses, o porquê que Portugal não deve baixar a TSU e os custos de trabalho. Sim, os teóricos tê que descer ao mundo dos vivos e do concreto.
    .
    .
    Qual a sua alternativa? Viável, credível e passível de ser aceite pelos credores internacionais?

    Gostar

  110. rui a.'s avatar
    rui a. permalink
    17 Setembro, 2012 21:27

    A Manela anda a ler o Blasfémias!

    Gostar

  111. rui a.'s avatar
    rui a. permalink
    17 Setembro, 2012 21:34

    Anti-comuna,
    Um pouco a sério: a “minha alternativa” não passa de uma “sensação”, de quem não tem responsabilidades políticas, logo, a obrigação de descobrir alternativas para coisa nenhuma. Agora, o que lhe posso dizer é que:
    1º não acredito no sucesso da medida de baixar a taxa da tsu à pala do rendimento dos indígenas. As consequências nefastas da dita, algumas das quais já se começam a ver e muitas outras só se perceberão plenamente daqui por uns meses, já aí estão à vista de todos, com patrões e empregados a declararem-nas nefastas e incompreensíveis;
    2º Não acredito que isto se resolva pela pura e simples execução orçamental, sem um acordo com os credores que nos dê prazo e melhores condições de pagamento, em troca de um plano a sério de reformas e de adequação da conta pública. Isso é o que nos tem faltado e essa é a razão da nossa dificuldade em obter financiamento a custos razoáveis. Isto é exactamente o que se passa numa empresa em situação de falência técnica: você tem de convencer os seus credores que o negócio ainda é viável e que eles poderão recuperar o que lhes é devido, mas em condições mais equilibradas para o devedor. Para isso, tem de mudar a gerência (o que o Pedro Passos Coelho protagonizou e prometeu que teria impacto nos credores), apresentar um plano credível de recuperação da empresa, e executar MESMO esse plano. Como se faz isto com o país que temos, provavelmente só com um governo de salvação nacional, chamando o PS às suas responsabilidades, ameaçando-o com eleições, caso eles não entrem no barco desgovernado que nos deixaram. Ia a ver que eles prontamente colaboravam…

    Gostar

  112. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    17 Setembro, 2012 21:41

    É esta a sua resposta? ehehheeheh
    .
    .
    Vc. não se parece com o Pedro Arroja ou com a Ferreira Leite. Parece-se antes com um vulgar grego que não quer assumir os custos da mudança de paradigma económico necessário para salvar a Grécia da bancarrota. Esse é mais o seu problema. Deu em grego e os portugueses até se vão ver gregos. eheheheeh
    .
    .
    Isto levava-me a um outro ponto, que eu gostava que me explicasse, de um modo credível. Como é que se pode justificar uma saída do euro e uma desvalorização dessa nova moeda portuguesa, quando isso implica, uma potencial duplicação das dívidas e um corte de cerca de 50% nos activos, estrangulando ainda mais a já perigosa “situação liquida” dos portugueses. Há muito tempo que leio por aí, que uma desvalorização do “escudo” salvaria Portugal. Alguns, poucos, até usam a Islândia como exemplo a copiar. E eu gostava de saber como é que o Rui consegue defender esta solução, que duplica o passivo e corta por metade o activo e acha que isso salvaria Portugal e os portugueses.
    .
    .
    Para mim, há demasiada gente com sebentas na cabeça e pouco tino. E sentido das coisas e prático. Vivem no mundo das sebentas, dos modelos económicos e políticos, mas não conseguem perceber efectivamente as consequências das suas acções. O caso do Rui é exemplar. Pediu uma queda do Governo e agora não sabe o que fazer após essa queda do governo. Senão refugiar-se em mais fugas para a frente, desvalorizações cambiais (que são mais gravosas que estas medidas que antes jurou combater e que justificam a queda de um governo) e sei lá que mais, o Rui encontra nessas sebentas, desde o Mises ao Hayek. Eu, por mim, prefiro a mamalhuda. Sempre me arregala as vistas e me faz sonhar a sério. eheheheheheeh

    Gostar

  113. rui a.'s avatar
    rui a. permalink
    17 Setembro, 2012 21:47

    Anti-comuna,
    Vc. não tem o mais pequeno senso político. Julga que ainda vive no tempo do Botas e depois estranha muito as decisões do TC, as intervenções do Portas, as manifs, e até mesmo o putativo resultado de eventuais eleições, caso o PR decidisse antecipá-las e as sondagens se confirmassem. Você não é deste mundo, homem! Pensa que isto é uma tábua raza, onde se escreve o que se quiser.
    Por último, não fui eu que pedi a queda do governo, apesar do desrespeito evidenciado pelos compromissos eleitorais assumidos, que vosê també dá de barato (como os socráticos respondiam quando se lhes questionava o mestre). Eles é que parecem estar muito empenhados nisso, a julgar pelos últimos dias…

    Gostar

  114. rr's avatar
    17 Setembro, 2012 21:47

    Anti-Comuna: Se outros são liberais de pacotilha, voce é o que? Diga-me sem se rir: Acha que serão estas medidas a salvar o pais e a levá-loa ser um pais forte economicamente no futuro~??

    Gostar

  115. aremandus's avatar
    aremandus permalink
    17 Setembro, 2012 21:51

    aqui há tempos perguntei ao A-C sobre a sugestão de krugman de que precisavamos de descer os custos do trabalho(salários) em 20%.
    o iluminado chamou-me parvo e disse que discordava do idiota do krugman…

    Gostar

  116. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    17 Setembro, 2012 21:54

    Caro Rui, eu rio-me imenso consigo:
    .
    .
    ” Julga que ainda vive no tempo do Botas e depois estranha muito as decisões do TC, as intervenções do Portas, as manifs, e até mesmo o putativo resultado de eventuais eleições, caso o PR decidisse antecipá-las e as sondagens se confirmassem. Você não é deste mundo, homem! Pensa que isto é uma tábua raza, onde se escreve o que se quiser.”
    .
    .
    Logo Vc. que queria fazer de Portugal, uma imitação do regime do Pinochet, caro Rui. Mimos às parte, Vc. é um pândego. Tanto o é, até nisto:
    .
    .
    “Por último, não fui eu que pedi a queda do governo, apesar do desrespeito evidenciado pelos compromissos eleitorais assumidos, que vosê també dá de barato (como os socráticos respondiam quando se lhes questionava o mestre). ”
    .
    .
    “Avisadas palavras, Dr. Portas. Infelizmente, parece ter-se esquecido delas nos últimos tempos. Mas fica aqui um reparo desinteressado: ou toma cuidado com a rapaziada do PSD, ou vai com eles na enxurrada. Os malabarismos do silêncio à Conselheiro Gama Torres e o distanciamento etéreo das Necessidades não convencem eternamente o eleitor…”
    .
    .
    Quando o Portas lhe faz a vontade, Vc. chama-o de traidor e desleal. Está certo, caro Rui. Está certo. Venha daí o bagaço, está bem? E sim, sim, use o espantalho do Sócrates e não proponha alternativas sérias, senão beber ouzo. Já sabe. Bagacinho é comigo e ervas só as de Espanha. ehhehehhheehh

    Gostar

  117. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    17 Setembro, 2012 21:55

    “o iluminado chamou-me parvo e disse que discordava do idiota do krugman…”
    .
    .
    E continuo a chamar parvo ao gajo. eheheheheh
    .
    .
    Qual a sua dúvida? Tem dúvidas? ehehehhehh

    Gostar

  118. rr's avatar
    17 Setembro, 2012 22:00

    Eu acho que é preciso engrossarmos a voz aqui com o amigo anti-comuna e dizer algumas verdades inconvenienes.
    1º, Ele fala de Inglaterra.Nós Falamos-lhe de frança, e do seu presidente “liberalpragmatico” o françois hollande, com aquele mega impostos para os altos Rendimentos.Resultado:Anti-comuna leva uma abada já
    Depois, ele fala-nos do chile: Não meu caro anti-comuna, falamos apenas dos paises mais desenvolvidos do mundo: Conhece a holanda, a alemanha, a suécia? Conhece coreia do sul, singapura e hong kong? É mais isso que se quer
    E o anti-comuna só nao ve isto porque nao quer

    Gostar

  119. rr's avatar
    17 Setembro, 2012 22:01

    Já que falamos de alternativas e soluções, AC, cade as suas ?

    Gostar

  120. rui a.'s avatar
    rui a. permalink
    17 Setembro, 2012 22:03

    “Logo Vc. que queria fazer de Portugal, uma imitação do regime do Pinochet, caro Rui. ”
    Ó anti-comuna, você hoje está com uma especial miopia intelectual, gaita! Então, mandar o Dr. Portas ter cuidado com a rapaziada do PSD é mandá-lo sair do governo? Cuidado começou ele a ter, e muito bem, com o que disse há dois dias. O homem já anda nisto há muito tempo e já se escaldou uma vez, a sério, com o PSD. Tem um peculiozinho a defender e você a querer que ele o ponha incondicionalmente nas mãos do seu Sócrates, bem-amado!
    Quanto a eu querer fazer de Portugal um Chile europeu, agora é que você me matou, ao descobrir as minhas tendências sanguinárias e pinochezistas, caramba! Mais um bocadinho, acabamos no 3º Reich, embora as medidas económicas do Fuhrer fossem mais de encontra à baixa da tsu à porrada. Se calhar, agradam-lhe mais a si do que a mim. Veja lá se não lhe descubro aí umas tendências para os campos de Auschwitz…

    Gostar

  121. rr's avatar
    17 Setembro, 2012 22:06

    Agora é que voce o matou Rui ehehehe.Ele vai já chorar que nem um menino

    Gostar

  122. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    17 Setembro, 2012 22:07

    ” Conhece a holanda, a alemanha, a suécia? Conhece coreia do sul, singapura e hong kong? É mais isso que se quer”
    .
    .
    Conhece a carga fiscal desses países? Eu digo-lhe assim, ó homem. Eu não vivo em Portugal e conheço esses países por ter vivido nalguns que referiu. Chega-lhe ou precisa das mamas Hayek para ver a pólvora?
    .
    .
    Se Vc. tivesse ideia da carga fiscal que diz querer imitar… lololololol
    .
    .
    Vá, não perca tempo comigo, amigo. Vc. comigo é demasiado básico para tentar me convencer com propaganda que lê na blogosfera. Está bem? E agora vou beber o meu bagacinho, que o cheiro a pó talco já me incomoda o nariz. ehehehhehhe

    Gostar

  123. rui a.'s avatar
    rui a. permalink
    17 Setembro, 2012 22:09

    Ó anti-comuna,
    Confesse lá: o governo convidou-o para dirigir o Gabinete de Apoio ao Plano Quinquenal da Baixa da TSU, com a chefia de uma boa quantidade de funcionários altamente capacitados e tecnicamente preparados para representarem o Governo e o Ministério das Finanças nas empresas, de modo a fiscalizar-se, com máxima eficácia, máximo rigor e máxima celeridade, o destino das verbas “retidas” aos trabalhadores. Só assim dá para compreender o que você por aqui tem escrito nas últimas semanas.
    Já agora, permita-me humildemente felicitá-lo, e pôr-me à disposição para o que entender, caso precise de um liberal teórico e de pacotilha para executar as suas medidas de liberalismo prático.

    Gostar

  124. Portela Menos 1's avatar
    Portela Menos 1 permalink
    17 Setembro, 2012 22:09

    e que dizer de empresário(s) de calçado a equacionar “devolver” a devolução aos empregados da tsu? será que não lê alguns comentários no blasfémias?

    Gostar

  125. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    17 Setembro, 2012 22:10

    “Já agora, permita-me humildemente felicitá-lo, e pôr-me à disposição para o que entender, caso precise de um liberal teórico e de pacotilha para executar as suas medidas de liberalismo prático.”
    .
    .
    Obrigado. Mas olhe que eu sou dos que não gosto de pagar muito. Até o mérito vale per si, não pelo que se paga. 😉

    Gostar

  126. Portela Menos 1's avatar
    Portela Menos 1 permalink
    17 Setembro, 2012 22:10

    e que dizer de empresário(s) de calçado a equacionar “devolver” aos empregados a tsu? será que não lê alguns comentários no blasfémias?

    Gostar

  127. rui a.'s avatar
    rui a. permalink
    17 Setembro, 2012 22:14

    ” Mas olhe que eu sou dos que não gosto de pagar muito.”
    Meu caro, não tem qualquer problema. Como quanto mais se ganha, mais se paga ao estado, o incentivo não é grande! Mas, mesmo assim, se tiver por lá uma vaga que não dê muito trabalho, não se esqueça…
    Agora, toca a dormir, que amanhã há que acordar cedo e trabalhar para pagar a tsu do vizinho!

    Gostar

  128. aremandus's avatar
    aremandus permalink
    17 Setembro, 2012 22:16

    «o cheiro a pó talco já me incomoda o nariz.»
    esta tirada é fabuliosa.
    a erva que fumo não chega para o seu bagacinho feito a martelo made in bruxelas

    Gostar

  129. Zé Carioca's avatar
    Zé Carioca permalink
    17 Setembro, 2012 22:18

    Deus queira que a Tróika anule o próximo cheque, pode ser que assim o País caia na real de vez, safa, julgavam que eram (só) os pobres que iam pagar a conta?

    Gostar

  130. rr's avatar
    17 Setembro, 2012 22:19

    “Conhece a carga fiscal desses países? Eu digo-lhe assim, ó homem. Eu não vivo em Portugal e conheço esses países por ter vivido nalguns que referiu. Chega-lhe ou precisa das mamas Hayek para ver a pólvora?”
    Conheço sim,é baixa , adequada e faz crescer.E também diria que voce tem uma importante habilidade para a mentira e para a charlatanice,quando diz isso de ter vivido nesses paises.Eu proponho caminhos.Voce não propoe nada.
    Diz voce que so ofereço propaganda.Estou em vantagem,porque voce não dá, e voce até ver, é uma nulidade intelectual.Voce não é bom nem é mau, é pior do que isso: um vazio

    Gostar

  131. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    17 Setembro, 2012 22:28

    “Conheço sim,é baixa , adequada e faz crescer.”
    .
    .
    E ainda me chama charlatão. lololol
    .
    .
    É cada anedota na blogosfera tuga. ehehheheheh

    Gostar

  132. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    17 Setembro, 2012 22:32

    O Pó Talco que leia e aprenda:
    .
    http://tinyurl.com/9tfosyr
    .
    .
    Ou viaje por esse mundo fora. Para aprender alguma coisa. Que isto da propaganda na blogosfera não induca, apenas cria maus bichinhos na cabeça. Por dentro, que é ainda pior. ehhehehhhehe

    Gostar

  133. rr's avatar
    17 Setembro, 2012 22:41

    Ai sou?n Entãon diga-me lá vá oh anti-comuna: onde é que esta sedeada por exemplo a ikea.No mesmo sitio onde o ti soares do santos mudou a sede fiscal da jeronimo.
    Boa tentativa, mas falta-lhe falar do canadá,aust´rália, hong kong e singapura.
    Esqueci-me entretanto da suiça!
    Antes pó de talco , do que um retardado como voce

    Gostar

  134. rr's avatar
    17 Setembro, 2012 22:44

    Uma prenda para o anti-comuna:Queres alternativas? Toma lá então:http://quartarepublica.blogspot.pt/2012/09/guerra-da-tsu-nao-havera-alternativa.html

    Mais outra:http://www.dinheirovivo.pt/Economia/Artigo/CIECO059345.html

    Como diria o Mario Crespo, aqui ficam.

    Gostar

  135. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    17 Setembro, 2012 22:53

    O Cantiga Esteves tem que explicar onde é vai cortar mais 2 400 milhões de euros em despesa para cumprir o Memorando. Ele que diga onde irá cortar os tais 2 400 milhões, estimados por aí.
    .
    .
    Ele não diz. Diz o chavão do costume: corte-se na despesa.

    .
    Mas onde? Ele diz? Alguém o diz?
    .
    .
    “onde é que esta sedeada por exemplo a ikea”
    .
    .
    E compare o IRC na Suécia com Portugal. Em Portugal, os tótós, incluindo os liberais de pacotilha, estão contra a transferências da TSU, dos trabalhadores para as empresas. Na Suécia e na maioria dos países europeus, a tendência é essa. Taxar o consumo e o trabalho e baixar os impostos sobre as empresas. Tal como esta medida do governo, que os liberais de pacotilha estão contra. eheheheheheh
    .
    .
    Ó Pó Talco, Vc. é mesmo tenrinho.
    .
    .
    Agora uma pequena informação para o Pó Talco. Sabe onde é que paga os impostos, o dono da Ikea? ehheheheh

    Gostar

  136. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    17 Setembro, 2012 22:58

    Esqueci-me do link para o Pó Talco: http://tinyurl.com/8lujjpn
    .
    .
    Que diz assim:
    .
    “It Is Technically A Charity. If Nazism wasn’t bad enough, IKEA is also has one of the most elaborate tax evasion schemes of any company that still manages to operate within the law. IKEA is owned by INGKA Holding B.V., a Dutch corporation that is controlled by a non-profit Dutch foundation known as the Stichting Ingka Foundation, which was founded by Kamprad in 1982. This Foundation is headed by a five-person committee that includes Kamprad, his wife, and his attorney. IKEA’s intellectual property is owned by Inter IKEA Systems, which is owned, indirectly, by the Inerogo Foundation, which is also controlled by Kamprad and his family. IKEA has to pay 3% of its profits to the foundation to license its own trademarks. Because IKEA is owned by charities, none of its profits are taxed, making the Ingka Foundation the largest charity in the world, with a net worth of $36 billion. Of course, the charity isn’t nearly as generous as most (being as how it’s mostly just a tax evasion strategy), so it only gave away $65 million in 2010. To put that in perspective, the Bill and Melinda Gates Foundation has a net worth of $33 billion and they give away around $1.5 billion per year. The whole scheme is pretty complex, so if you want to read more about it, I recommend checking out this great Mental Floss article on the issue.”
    .
    .
    O Pó Talco ainda tem muito que aprender sobre a fiscalidade nalguns países e como se foge a esta mesma fiscalidade. ehehehheh

    Gostar

  137. rr's avatar
    17 Setembro, 2012 23:24

    “Taxar o consumo e o trabalho e baixar os impostos sobre as empresas. Tal como esta medida do governo, que os liberais de pacotilha estão contra. eheheheheheh”
    Teem salários suficientemente altos para aguentarem, coisa que não acontece aqu.Faltou-lhe dizer para ter razão

    AC, eu se pertencesse ao seu nivel indigno, vomitivo e de estrebaria a que voce pertence, eu já o tinha mandado bardamerda, ou para o c.. que o f…Mas apenas lhe lanço um aviso: presunção e agua benta, cada qual toma a que quer!Passe bem

    Gostar

  138. rr's avatar
    17 Setembro, 2012 23:26

    Ahh, um reparo só anti-comuna: a ikea está sedeada na holanda.Que tem uma bela taxa de irc diga-se de passagem!

    Gostar

Indigne-se aqui.