Saltar para o conteúdo

Suspensão da democracia

17 Setembro, 2012

Capucho “Pode ser necessário um governo de salvação nacional, mas sem Passos”   A ideia de um governo de salvação nacional é muito mais perigosa que a crise. Não só representa uma suspensaõ da democracia como parte de princípios eles mesmos perigosamente anti-democráticos: no goveno de salvação nacional não há crises; ao governo de salvação nacional não há contestação; o governo de salvação nacional governará por amplos consensos. Não só nada disto é possível ou sequer desejável – o que é um governo sem contestação? – como o governo de salvação nacional gera dois outros problemas. O primeiro é a desvalorização dos partidos e do parlamento. O segundo decorre do primeiro: se o governo de salvação nacional falhar quem é o salvador que se segue?

33 comentários leave one →
  1. ora porra permalink
    17 Setembro, 2012 08:27

    A vaidade e o ressabiamento desse capuchinho levam-no aos maiores disparates.

    Gostar

  2. ora porra permalink
    17 Setembro, 2012 08:29

    Ou não será a vaidade que o leva a aceitar o tratamento por “dr.”, que não é (nem sequer é licenciado), sem pestanejar?

    Gostar

  3. jmlm permalink
    17 Setembro, 2012 08:44

    ” como o governo de salvação nacional gera dois outros problemas. O primeiro é a desvalorização dos partidos e do parlamento ”
    A desvalorização do parlamento e dos partidos é da total responsabilidade da classe politica.
    Promessas não cumpridas, programas demagógicos, prática de ilegalidades ocultas na lei de orçamento, nomeações de boys and girls, desculpas da treta, colocação da politica ao serviços da finança, falta de patriotismo…
    Como a luta de poder assenta na lógica partidária e não em valores sociais, politicos, democráticos, fica somente para “cuidar de nós” o famoso governo de salvação nacional, que exerce funções refém dos partidos.
    VIVA A DEMOCRACIA.

    Gostar

  4. piscoiso permalink
    17 Setembro, 2012 08:48

    Seria uma solução de recurso até às eleições.
    É curioso essa solução ser aventada no próprio PSD.
    Já que o barco do governo se afunda,
    que se salve o partido.

    Gostar

  5. Paulo permalink
    17 Setembro, 2012 09:10

    Esse Capucho é mais um que não mexe o ar que respira.
    Nunca fez nada na vida além de tachos políticos, achou que ia para deputado e presidente da AR e demitiu-se da câmara de Cascais (ou melhor, pediu a reforma para continuar a receber), depois deu com os burros na água e agora é um Pacheco Pereira de trazer por casa.

    Gostar

  6. trill permalink
    17 Setembro, 2012 09:17

    lá começam as frustrações e as vinganças pessoais a vir ao de cima. Eu evidentemente que não apoio o passos mas acho que essa “malha” do Capucho é uma malha ressabiadíssima e requentada.

    Gostar

  7. Conde Venceslau Joaq permalink
    17 Setembro, 2012 09:17

    Já suspenderam a democracia no dia em que começaram a reduzir os salários de forma violenta e unilateral e a desrespeitar os acórdãos do tribunal constitucional da forma arrogante e leviana com que o fizeram… Que venha um bigodes com eles bem grandes que ponha as poucas vergonhas todas na ordem e os responsáveis por esta desgraceira a trabalhos forçados num grande Tarrafal… Os nossos filhos e o País agradecem…

    Gostar

  8. tric permalink
    17 Setembro, 2012 09:19

    o Governo está morto…não existe oposição…qual é a solução !!?? o sistema partidário está falido !

    Gostar

  9. trill permalink
    17 Setembro, 2012 09:23

    claro que foi o passos que deu origem a tudo isto: taxa as pessoas mas mantém os IP’s da boyzada, corta salários mas mantém as fundações da boyzada, propõe um aumento absurdo da contribuição para a cga mas depois mete os pés pelas mãos e acaba por querer controlar o lucro que com isso causou ás empresas… Para os profs do básico e secundário inventa milhares de horários zero através do aumento dos alunos nas turmas quando deveria reduzir a carga lectiva aos mais velhos que já mal se aguentam em pé MAS no ensino superior, donde vem o ministro, continua a pax podre, o compadrio e a corrupção. Uma desgraça total. Mas não é com capucinhos e seus afilhados encaixados nas érretepês que lá vamos.

    Gostar

  10. trill permalink
    17 Setembro, 2012 09:26

    e com isto tudo salva-nos a UE e o FMI (contra os quais os ingénuos se manifestaram) senão já estariamos a levar nas trombas por andarmos a escrever comentários chatos nos blogues. Como o tric defendor dos regimes árabes corruptos e torcinários gostaria.

    Gostar

  11. trill permalink
    17 Setembro, 2012 09:28

    mas sem dúvida que os partidos políticos portugueses chegaram ao limite, sem dúvida, e mto devem à irmandade maçónica que os controla, convém, para memória e factos futuros, que tal não seja esquecido.

    Gostar

  12. 17 Setembro, 2012 09:30

    ” A vaidade e o ressabiamento desse capuchinho…”

    Porra, nada disso ele está é a criar espaço para cavalgar uma camara qualquer.
    Da de Cascais saiu por motivos de saude, mas já está bom como sempre esteve e…precisa de TACHO.
    Uma pergunta para a Helena.
    Helena todas estas tramoias se devem…deixe-me adivinhar, á esquerda nomeadamente o PC…e porque não ás manifestações de sabado que cerebros sujos como o teu já esqueceram. Verdade???

    Gostar

  13. trill permalink
    17 Setembro, 2012 09:31

    e sem dúvida que se os que levaram o país à falência vêm agora aproveitar-se da falta de inteligência do passos para tentarem voltar ao poder, como parece estar a acontecer, então, começo a ter dúvidas que até a UE e o FMI nos possam salvar.

    Gostar

  14. balde-de-cal permalink
    17 Setembro, 2012 09:31

    os manifestantes indignados queriam mais regalias à custa dos contribuintes.
    não vi gente mal vestida nem com ar famélico.
    um sistema socialista que em quatro décadas gerou:
    centenas de milhar de esfomeados
    centenas de corruptos
    1 milhão da analfabetos
    1 milhão de alcoólicos
    milhares de drogados
    NÃO SERVE

    Gostar

  15. trill permalink
    17 Setembro, 2012 09:36

    eu tenho imensa pena que o passos afinal fosse aquilo que eu previa. É da minha terra, estudou no meu liceu, e nunca alguém acreditou que ele fosse especialmente brilhante. Tem uma coisa boa: gosta de mulheres e isso nos tempos que correm é, para mim, cada vez mais uma virtude. Mas acontece que eu sabia que ele no fundo é um “tea party” e aquela malha dele ter dito ser o obama tuga só me fez rir. O passos é do tempo da “caça aos comunas” no Norte. Nunca se envolveu na caça, é certo, mas era um tipo claramente da direita “troglodita” que só pensa em baixar salários e aumentar os lucros a todo o custo.

    Pensei que ele estivesse mudado e fiquei contente. Afinal tá igual. É uma pena porque o passos pelo menos é independente das máfias habituais.

    Gostar

  16. trill permalink
    17 Setembro, 2012 09:38

    mas devo acrescentar que se é para as habituais máfias tomarem outra vez as rédeas do lugar que faliram para tornarem os amigos e familires bilionários, começo a duvidar da viabilidade e do “mérito” do “sistema democrático” neste lugar.

    Gostar

  17. adriano volframista permalink
    17 Setembro, 2012 09:41

    Foi a solução em Itália e, aparentemente, está a correr bem.
    Porque será que não pode servir cá?
    Adriano

    Gostar

  18. trill permalink
    17 Setembro, 2012 09:43

    aliás a estupidez do passos começou logo ao permitir honorários indecentes aos seus colaboradores e dos seus ministros onde até qq motorista ganhar 1800 euros (e são bués de bués!). As pessoas ficaram com a sensação de fantásticos tachos para a boyzada e a girlzada e é disso que de facto se trata. Tal como aquele comentador de olheiras (não, não é o ministro das finanças) dizia, o passos não dura até ao natal. Culpa dele e só dele.

    Gostar

  19. trill permalink
    17 Setembro, 2012 09:46

    depois há outro problema gravíssimo: a “justiça”, que para muitos não é um problema mas o verdadeiro problema.

    Mas deixemos isso para outra ocasião.

    Gostar

  20. Cáustico permalink
    17 Setembro, 2012 09:55

    Há um ano atrás, a sofreguidão afectou, de uma cajadada só, o PSD, o PCP e o Bloco. Afastaram do governo um PS que tinha a responsabilidade de assumir os erros e governar. Todos pagaram cara a ousadia.
    Agora, a sofreguidão generalizou-se, e atinge um PS em “standby”, o PCP e o Bloco porque sim, um CDS sempre “à coca” e as sempreternas facções autofágicas do PSD.
    Só pretenderá fazer cair este governo quem não tem nada a perder e tudo a ganhar. Não serão, certamente, os mais afectados pelas políticas tolas destes miúdos. Esses, prefeririam a alteração de táctica a uma chicotada psicológica.
    Mas a comunicação social e a maioria dos “opinion makers” já cavalgam o descontentamento em direcção ao abismo. Com os nossos alforges presos à besta…

    Gostar

  21. Tim permalink
    17 Setembro, 2012 10:10

    Helena,
    o estudo da Lógica é particularmente útil e necessário a quem pretende transmitir ideias, estruturá-las, desenvolvê-las, argumentar, ou até mesmo só opinar…
    Do conceito de governo de salvação nacional é tão possível inferir potenciais perigos anti-democráticos como o é possível fazer a partir do próprio conceito de… Democracia. Tal decorre da completude dos sistemas axiomáticos em que estão inseridos e contextualizados os conceitos. Logo, pretender que num governo de salvação nacional não há crises é uma compreensível posição de fé como a sua posição contrária; o mesmo se pode aquilatar sobre num governo de salvação nacional não poder haver contestação. O formalismo da demonstração lógica remete e requer o uso de hipóteses validadas (por contexto axiomático), teoremas antecedentes, lemas, mas não opiniões ou posições de fé.

    Gostar

  22. Streetwarrior permalink
    17 Setembro, 2012 10:30

    Estou de acordo com tudo mesnos com esta frase “” O primeiro é a desvalorização dos partidos e do parlamento.”
    Por amor de Deus…mais desvalorizado é impossivel, não percebeu a mensagem dos Portugueses ontem nas ruas?
    Não consegui decifrar que não acreditamos nem nos actuais politicos nem nos actuais partidos?
    O que dizer dos opinion makers como a Helena!!
    Ah…vendem-se por tão pouco…pouco mesmo!
    Às vezes basta só as promessas, nem é preciso lhes darem nada.
    O Machado da Justiça cairá e cabeças rolarão.
    O Socrates anda-se a por a jeito com estas suas “jantaradas”
    Ele que passe a minha frente ou perto que verá o que é ser envergonhado

    Gostar

  23. 17 Setembro, 2012 10:35

    Registado:
    Primeiro: — Helena preocupada com a democracia. Está a evoluir!
    Segundo: — (um governo de salvação) “gera dois outros problemas. O primeiro é a desvalorização dos partidos e do parlamento. O segundo decorre do primeiro: se o governo de salvação nacional falhar quem é o salvador que se segue?” — Parece-me muito bem!…

    Gostar

  24. pedro permalink
    17 Setembro, 2012 10:54

    claro trill : ele não deu exemplos e não corta no que deve e já lá vai um ano .Falta-lhe muita leitura e cultura e perceber o povo. Penso que o governo vai cair e nós vamos a caminho de um governo estrangeiro . Só existia uma hipoótese :passos fazia numa semana o que não fez num ano : suprimir todas as viaturas distribuidas; suspender os subsídios de representação; cortar nas fundações;institutos; associações; observatórios; fim das excepções a vencimentos superiores aos do 1º ministro em todas as empresas do estado; corte de 20% nos vencimentos do pessoal político;privatização de refer,metro ,stcp,ana,tap ;proibição de qualquer despesa pública sem o visto do ministro das finanças; redução das câmaras e das juntas;mandar o relvas embora de imediato, com um bilhetinho de agradecimento pela m… que fez;estender estas medidas ao poder local e regional .De seguida se a contestação continuasse ou o escorpião o voltasse a picar apresentar de imediato a demissão,deve apresentar a demissão de imediato.

    Gostar

  25. tric permalink
    17 Setembro, 2012 10:57

    Acabou a coligação!!! venha o Governo de S.O.S. ! Jotitas que vaiam pastar e brincar as politicas para o … familias e familias em entrarem na pobreza e estes paspalhões a brincarem…é impressionante a capacidade do sistema partidario em gerar nulidades…socrates, passos, seguro…

    Gostar

  26. fredo permalink
    17 Setembro, 2012 11:48

    A ideia de um governo de salvação nacional é muito mais perigosa que a crise.

    A HM está fartinha de o dizer. Qualquer alternativa a este governo é sempre má.
    O único pormenor é que, manter este governo a governar como o tem feito até aqui, isso sim, é a pior das alternativas.

    Gostar

  27. Helena Matos permalink
    17 Setembro, 2012 11:51

    «Qualquer alternativa a este governo é sempre má.» – Pode vasculhar tudo o que escrevi e NUNCA encontrará uma única linha a favor da substituição de um governo democraticamente eleito por um governo de salvação nacional ou o que lhe quiserem chamar. Fui frontamente contra isso quando se colocou a hipóteses de demissão de Sócrates e sou-o agora.

    Gostar

  28. marafado permalink
    17 Setembro, 2012 15:22

    Governo de salvação nacional substituindo Passos por Capucho quer este senhor dizer.

    Gostar

  29. Gambino permalink
    17 Setembro, 2012 16:08

    Nenhum governo é democraticamente eleito pelos portugueses. Na realidade, elegemos apenas os deputados, que concorrem como partes integrantes de listas distritais.
    Um eleitor de Braga que tenha votado no PSD não elegeu Passos Coelho para nada e, definitivamente, não votou num programa de governo. Na prática, o eleitor não votou sequer em deputados singulares, mas sim em listas.

    Logo, qualquer governo de salvação nacional, desde que tenha por base o parlamento ou o PR, que é o único a ser eleito diretamente pelos cidadãos, terá toda a legitimidade.

    Gostar

  30. colono permalink
    17 Setembro, 2012 16:35

    Capucho… capuchinho… é feio ser vingativo ( até certo ponto malvado) tudo, porque PP Coelho não te deu cargo algum… Tivera dado… O capuchinho “laranja” não apelava ao lobo mau para comer o coelhinho!
    Esta crise … pelo menos… dará um contributo para edição de um calhamaço de livro “Paginas Negras”, onde constará a lista dos traidores, ressaibiados, oportunistas, ratazanas, cobardes… Portas começou a escancará-la!!! Será o 1º da lista!
    Seguros e quejandos… estão a representar: limpar a trampa do socrates e do PS.. O . PP a sacudir a água do capote… Portas, não tolera ver a sua partner mascote preferida… a levar com um ovo na “crista”… é um ultraje á honra do PP… E, a BEM da NAÇÃO… o filme repete-se… Foi assim com Durão Barroso! A culpa não é dele…. PPCoelho devia conhecer a peça…
    Porisso, PPC não tens perdão:
    ” SE ALGUÉM TRAI UMA VEZ, A CULPA É DELE. SE TRAI DUAS VEZES, A CULPA É SUA”
    (Eleoonor Rosevelt)

    Gostar

  31. António permalink
    17 Setembro, 2012 18:03

    Porque teimamos em chamar “democracia” a um sistema governado sempre pelas mesmas maçonarias? Devemos gostar muito do som da palavra.

    Gostar

  32. andresilva permalink
    17 Setembro, 2012 21:11

    Sem tropa e uma polícia frágil, não creio que possa haver governo “nacional”.

    Gostar

Indigne-se aqui.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: