Saltar para o conteúdo

casa de bragança e casa de nafarros

26 Setembro, 2012
by

O que é que pode justificar que o governo corte, e bem, a totalidade dos subsídios à Fundação Casa de Bragança, e apenas 30% à Fundação Mário Soares? Que a Casa de Nafarros tem, ainda, um peso considerável no regime, enquanto que a Casa de Bragança já não tem nenhum. Por outras palavras: como em quase tudo, este governo é forte com os fracos e fraco com os fortes. Assim não vai lá.

71 comentários leave one →
  1. Tim's avatar
    Tim permalink
    26 Setembro, 2012 13:14

    Será tolo?!…
    Já teve de consultar o espólio da Fundação Mário Soares e apercebeu-se do seu valor?
    Parece-me que não.
    Há vários países que pagariam várias vezes o que paga Portugal para ter por lá o espólio documental da Fundação Mário Soares.

    Gostar

  2. Fenris's avatar
    Fenris permalink
    26 Setembro, 2012 13:16

    É muito pouco aquilo que se sabe quanto ao corte nas fundações. A quantidade de nomes diz-me pouco, seria bem mais importante saber quanto do total do bolo foi cortado e qual o método que levou a esse corte.
    Seria, também, útil apurar se as fundações que são apenas estatais e sem qualquer outra participação levaram uma pancada significativa…sendo certo que a experiência nos diz, à partida, que não.
    .
    Quanto à fundação mário soares, desconheço o que faça, desconheço quem por lá ande (além do próprio) e, por tudo isso, não me faria qualquer diferença que desaparecesse; o mesmo não digo da Casa de Bragança, que sei o que é e o que faz.

    Gostar

  3. Cáustico's avatar
    Cáustico permalink
    26 Setembro, 2012 13:18

    Rui a.
    A resposta à sua pergunta, como quase sempre, deve procurá-la na resposta a uma questão colocada a contrario, i.e.:
    Porque razão havia o governo de cortar tanto na Fundação casa de Bragança como na Fundação Mário Soares?
    Cabe-lhe a si responder antes de fazer uma pergunta capciosa, preparadinha a jeito de poder dar uma resposta preconceituosa, a essa mesma pergunta.

    Gostar

  4. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    26 Setembro, 2012 13:19

    Caro Rui, o país está bloqueado, o governo patarata a tentar safar-se e Vc. a discutir trocos. ehehehe
    .
    .
    Analise o que se está a passar na Catalunha. Não sei porquê mas parece que está tudo com medo do que se irá passar a nível Ibérico. 😉

    Gostar

  5. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    26 Setembro, 2012 13:22

    A Catalunha e o que passa no resto da Península. É de pensar na coisa: http://tinyurl.com/c2w4djj

    Gostar

  6. trill's avatar
    trill permalink
    26 Setembro, 2012 13:25

    há que respeitar o baronato… o góvernu tem mêdo do sóares e da mulher que tb tem uma fundação / associação ou lá o que aquela porcaria é. Para além da óbvia utilização do(s?) carro (s?) c choffeur que o Estado paga ao marido… é fatásio este regime de barões.

    Gostar

  7. pedro's avatar
    pedro permalink
    26 Setembro, 2012 13:29

    quem conhece a história da europa no último milénio não se deve espantar de nada .As guerras foram sempre uma constante.

    Gostar

  8. Renato's avatar
    Renato permalink
    26 Setembro, 2012 13:33

    Há quem faça do espólio uma dádiva – à Torre do Tombo ou à Biblioteca Nacional, por exemplo.
    Há quem use espólio para justificar uma fundação a pagar por todos…
    O investimento na TT ou com a BN é absolutamente justificável… agora o “investimento” na Fundação Mário Soares…

    Gostar

  9. ora porra's avatar
    ora porra permalink
    26 Setembro, 2012 13:34

    A “afundação” da D. Barroso Soares fica no Largo da Estrela, mesmo ao lado da basílica, e não paga renda, claro. Qualquer dia ainda lhe dão aquilo tudo, como fizeram com os prédios que a “afundação” do marido ocupa na Rua de S. Bento.
    Este país é mesmo uma choldra. Basta ler a generalidade dos comentários que aparecem por aqui…

    Gostar

  10. piscoiso's avatar
    piscoiso permalink
    26 Setembro, 2012 13:36

    E quanto à Fundação Social Democrata da Madeira, com inquérito parado há dois anos?
    .
    Pois é, falta saber os critérios do governo, mas não será difícil perceber que não vai dar apoio ao que lhe não for útil.
    Pelos vistos o governo não conseguiu convencer os monárquicos da Casa de Bragança a serem sociaisdemocratas.

    Gostar

  11. PSC's avatar
    PSC permalink
    26 Setembro, 2012 13:53

    QUE VERGONHA!
    Não consigo encontrar palavras para definir esta situação, a não ser que estou envergonhado e muito muito triste por este (des)governo – com minúscula – desprezar a Casa de Bragança em detrimento da “dita Fundação Mário Soares” que já deveria ter sido extinta há muito tempo e que só serve a vaidade dum Sr(?) corrupto, mentiroso, demagogo e que está completamente XÉ XÉ!
    “Quosque tandem, Catilina, abutere patientia nostra?”

    Gostar

  12. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    26 Setembro, 2012 13:56

    Ontem o estimado LR obsequiou.me com este curioso link: http://tinyurl.com/9yduoz6
    .
    .
    Numa breve vista de olhos salta logo à vista um problema enorme do Estado: os gastos salariais do Estado (directos, fora os indirectos, deorçamentações, etc) pesam quase metdae do que os portugueses pagam nos seus impostos. 1 em cada 2 euros que os portugueses pagam ao Estado é para pagar salários do funcionalismo público.
    .
    .
    E agora Portugal está sob este problema. Ou tem salários a mais ou tem impostos a menos. Ou amabas as coisas. Mas o que é inegável é que Portugal tem um défice to tamanho do buraco do ozono, os salários não podem descer e, supostamente, os impostos subirem. (Mas que continuam e continuarão a subir.)
    .
    .
    E enquanto o país está bloqueado, não há solução à vista. Nem o Estado pode cortar no grosso das suas despesas (salários) nem deveria subir a carga fiscal. E a malta o que se entretém a fazer? A discutir uns cortes miseráveis (se chegar aos 200 milhões é muito) quando o tal filet mignon é intocável.
    .
    .
    Para desgraça ainda maior, usando dados desactualizados, descobri que Lisboa tem quase tantos funcionários públicos como o Norte e o centro juntos. lolololol
    .
    .
    A drenagem continua rumo a Lisboa. E o país bloqueado. Até quando?

    Gostar

  13. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    26 Setembro, 2012 14:20

    E se o Norte e o Centro pedissem a Independência?
    .
    .
    Se estas duas áreas do país se juntassem e abandonassem Portugal, a sua crise estaria resolvida.
    .
    .
    Estas duas regiões juntas têm um excedente comercial muito superavitário. E uma balança de pagamentos positiva.
    .
    Estas duas regiões concentram apenas quase 50% do número de funcionários públicos de todo o país mas com bastante mais população. Quase 2/3 da população portuguesa. (Dados do Ministério das Finanças, 2005) Se estas duas regiões do país se unissem e se tornassem Independentes, não teriam um défice orçamental. Provavelmente até seria muito excedentário.
    .
    .
    Estas duas áreas do país concentram a maioria da indústria portuguesa e exportadora. Não têm tantos excessos salariais para cortar, como no resto do país. (Que se recusam a tal.)
    .
    .
    Se o Norte e o Centro pedissem a Independência, sairiam da crise económica e orçamental, mesmo que herdasse a sua parte correspondente da dívida pública. (Em PPC claro, os ricos que paguem a crise.)
    .
    .
    A seguir à Catalunha, talvez ao País Basco e até mesmo a Galiza, o Norte e o Centro de Portugal têm tudo a ganhar em exigir a Independência e abandonar o regime político e económico bloqueado e falido de Portugal. Têm uma eocnomia sustentável e sustentada, teriam uma situação orçamental invejável e, mais que isso, seriam fortemente excedentárias na sua Balança de Pagamentos. Poderiam dar-se ao luxo de ter a sua moeda própria.

    Gostar

  14. luis moreira's avatar
    luis moreira permalink
    26 Setembro, 2012 14:24

    Não cortem em nada e mandem uma comissão permanente para convencer a Srª Merkel a pagar as contas. É humilhante mas acaba-se com a berraria…

    Gostar

  15. José Silva's avatar
    José Silva permalink
    26 Setembro, 2012 14:30

    Mas não se enganou em tudo, este Governo. A Fundação Social-democrata da Madeira manteve os apoios na totalidade. Ainda bem que o Governo não é totalmente desprovido de bom-senso.

    Gostar

  16. Anti-praticos's avatar
    Anti-praticos permalink
    26 Setembro, 2012 14:30

    Anti-comuna, se 65 ou 75% é com salarios e funcionarios , entao os outros 35% são de que? E vc sabia que a catalunha em simultaneo pediu o resgate? Olhe que a situação orçamental dessas regioes nao e assim tao invejavel não…

    Gostar

  17. Cáustico's avatar
    Cáustico permalink
    26 Setembro, 2012 14:31

    Muitos querem o fim da Fundação Mário Soares porque estão lá duas palavras: a palavra “Mário” e a palavra “Soares”.
    Para esses, é quanto basta.
    Por mim, resumia tudo numa palavra: burros!

    Gostar

  18. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    26 Setembro, 2012 14:37

    ” E vc sabia que a catalunha em simultaneo pediu o resgate? ”
    .
    .
    Então se eles mandam a massa toda para Madrid e pouco recebem, que remédio tiveram que pedir o resgaste.
    .
    .
    O mesmo se passa em Portugal, no tocante às autarquias. Não são elas as responsáveis pelo buraco orçamental. É o centralismo de Lisboa.
    .
    .
    A título de curiosidade. A Catalunha pediu um resgate que não chega ao dobro do da Madeira, mas com mais de 7 milhões de habitantes.
    .
    .
    O Norte e o Centro se se juntassem e pedissem a Indpendência, saiam da crise económica. E estariam numa posição invejável para ter um elevado crescimento económico. Desemprego mais baixo e, a médio e longo prazo, salários a condizer. Não faz sentido manterem-se neste país ingovernável, bloqueado e nas mãos de uma Constituição e TC que parece o antigo Conselho da Revolução, de muito má memória.
    .
    .
    Eu sou a favor detsa ideia de Independência. O Norte e o Centro juntavam-se e deixavam Lisboa entregues a si mesmo. Com o Alberto João Jardim. ehehehheheh

    Gostar

  19. JCA's avatar
    JCA permalink
    26 Setembro, 2012 14:42

    .
    Ora aí está. Mais outro tentado ‘tudo em festa’ a gritar ‘a equidade’ está a ser feita ….
    .
    Quando as isenções fiscais das fundações roubam mais de mil milhões de euros de receita fiscal ao Povo Português e aparecem os ‘sempre em festa’ com todas as bandeiras desfraldadas a gritar acabámos com 4 fundações e parece cortaram subisdios a umas pequenitas dezenas …… só ‘contaram para você’
    .
    e quando um outro dignificador do ‘corpo docente catedrática’ – a ‘elite’ representatativa dessas sapiência em poder está praticamente toda sob investigação policial (os representados no BPN, os Linos, Campos etc +por aí fora – o tal que até há puco tempo dizia ‘cobras e lagartos’ temos de abandonar o Euro, e não passa doutro estatista estrategicamente aliado dos Sovietes, vem agora dizer que o problema é a perseguição da fuga fiscal …. Então os mais de mil milhões de euros que a Governança dá às Fundações ao mesmo tempo que esquizofrenicamente quer por em martirio aos cidadãos justos deste País ?
    .
    E estou muito à vontade neste tema porque DEFENDO QUE EQUIDADE A SÉRIO DOUTRA GENTE RESPONSAVEL sem ‘complexos infantis de LEGOS no CONHECIMENTO de adultos’ é:
    .
    “Continuam a SITUAÇÃO (Governo) e a OPOSIÇÃO (governança) a DESTRUIÇÃO. Acabem com isto duma vez por todas. O contrário estão a incendiar a polis para incendiar (Espanha, Grécia, Portugal e já a seguir França e a propria Alemanha a juzante).
    .
    Para regressar aos mercados é preciso um déficit de 2,5% ? Agora é de 6,5% ? OE 2013 = EQUIDADE MAXIMA, corte de 4% transversal em todas as despesas e rubricas do Estado, em todas as DESPESAS dos Governos, Administração Central, Ministérios, Secretarias de Estado, Direções Gerais, Departamentos, Secções, Institutos Públicos, Autarquias, Freguesias, Empresas Publicas e Para-publicas. Os Empregados, Empregadores, Familias, Funcionalismo Publico médio-baixo civil, militar e militarizado ESTÃO FARTOS DISTO. É arrumar duma vez por todas em 2013”
    .
    os que chamam de não terem Soluções. Pois é basico quando não lhes agrada não ouvem, não existe. É tão básico, ingénuo e irresponsável …..
    .
    É o drama copiado milimétricamente dos martírios que vemos nas televisões e no YouTube daquela gente arabisada em procissão a chicotear-se num .
    Ora aí está. Mais outro tentado ‘tudo em festa’ a gritar ‘a equidade’ está a ser feita ….
    .
    Quando as isenções fiscais das fundações roubam mais de mil milhões de euros de receita fiscal ao Povo Português e aparecem os ‘sempre em festa’ com todas as bandeiras desfraldadas a gritar acabámos com 4 fundações e parece cortaram subisdios a umas pequenitas dezenas …… só ‘contaram para você’
    .
    e quando um outro dignificador do ‘corpo docente catedrática’ – a ‘elite’ representatativa dessas sapiências em poder está praticamente toda sob investigação policial (os representados no BPN, os Linos, Campos etc +por aí fora – o tal que até há puco tempo dizia ‘cobras e lagartos’ temos de abandonar o Euro, e não passa doutro estatista estrategicamente aliado dos Sovietes, vem agora dizer que o problema é a perseguição da fuga fiscal …. Então os mais de mil milhões de euros que a Governança dá às Fundações ao mesmo tempo que esquizofrenicamente quer por em martirio aos cidadãos justos deste País ?
    .
    E estou muito à vontade neste tema porque DEFENDO QUE EQUIDADE A SÉRIO DOUTRA GENTE RESPONSAVEL sem ‘complexos infantis de LEGOS no CONHECIMENTO de adultos’ é:
    .
    “Continuam a SITUAÇÃO (Governo) e a OPOSIÇÃO (governança) a DESTRUIÇÃO. Acabem com isto duma vez por todas. O contrário estão a incendiar a polis para incendiar (Espanha, Grecia, Portugal e já a seguir França e a propria Alemanha a juzante).
    .
    Para regressar aos mercados é preciso um deficit de 2,5% ? Agora é de 6,5% ? OE 2013 = EQUIDADE MAXIMA, corte de 4% transversal em todas as despesas e rubricas do Estado, em todas as DESPESAS dos Governos, Admnistração Central, Ministérios, Secretarias de Estado, Direções Gerais, Departamentos, Secções, Institutos Publicos, Autarquias, Freguesias, Empresas Publicas e Para-publicas. Os Empregados, Empregadores, Familias, Funcionalismo Publico médio-baixo civil, militar e militarizado ESTÃO FARTOS DISTO. É arrumar duma vez por todas em 2013”
    .
    os que chamam de não terem Soluções. Pois é basico quando não lhes agrada não ouvem, não existe. É tão basico, ingénuo e irresponsavel …..
    .
    É uma drama copiado milimétricamente daqueles ‘arabisados’ medievais a chicotear-se com correntes em procissões nacionais ‘quanto mais me sangrar melhor’ das ‘excelências’ que o lobby dos professores catedráticos fundamentalistas e talibãs sonham como o máximo do Conhecimento Humano.
    .
    Em pormenor de valor transitório. O Conselho de Ministros de hoje vai abrir a torneira para deitar mais gasolina sobre a fogueira … diz que para apagá-la. A Grecia e a espanha já estão a queimar tudo. Portugal põs CIVILIZADAMENTE o cartão vermelho em cima da mesa para expulsar a DESTRUIÇÂO que é o programa da Governança. Mas a Governança quer mesmo que que Portugal comece a arder. Anda triste porque ainda não lhe fizeram a vontade com que sonha. Insista que consegue mais cedo que espera. Teimem para rebentar a União a Europeia.
    .
    Mas se a Merkel e aquele senhor das Finanças em cadeira de rodas (não sei o nome dele) lhes passarem um livro de cheques em branco em que seja só preencher o valor e a data, eu retiro este ‘ofensivo’ comentário.
    .

    .
    .

    Gostar

  20. JCA's avatar
    JCA permalink
    26 Setembro, 2012 14:51

    Acima fiz repetições propositadas de paragrafos. Aos ‘cientistas’ em comunicação busquem, busquem … porque para a ‘vanguarda escriba e falante’ da Comunicação social esta é nova, não conheciam.
    .
    Pois é. E tantas outras mais que nem as veem e sem ser necessário para ganhar mais uns tustos ser filho daquela que dá o calice donde se parem filhos a qualquer um e que o filho fica zangado mas afinal nem tem culpa nenhuma porque o cálice nem é dele, e tantas vezes nem o tem.
    .

    Gostar

  21. Anti-praticos's avatar
    Anti-praticos permalink
    26 Setembro, 2012 14:53

    Então se eles mandam a massa toda para Madrid e pouco recebem, que remédio tiveram que pedir o resgaste.
    O mesmo se passa em Portugal, no tocante às autarquias. Não são elas as responsáveis pelo buraco orçamental. É o centralismo de Lisboa.”
    Ah mas naooo, nem a catalunha foi mal gerida nos ultimos anos, gastando dinheiro em patusquices nacionalistas e em embaixadas, nem tem uma enorme divida e defices orçamentais.Pois claro que nao.,Nem as autarquias estoiraram o dinheiro em piscinas,rotundas e pavilhoes desportivos que nao faziam falta.Claro, o estado é que as obrigou a estoirar o dinheiro nisso

    Gostar

  22. tric0001's avatar
    tric0001 permalink
    26 Setembro, 2012 15:02

    o Estado vai continuar a pagar 80% às Fundações Partidárias…no minimo 90% …depois de terem conduzido Portugal à Tragédia economica só se vai cortar 20% !!?? só pode mesmo ser um prémio…

    Gostar

  23. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    26 Setembro, 2012 15:03

    “Ah mas naooo, nem a catalunha foi mal gerida nos ultimos anos, gastando dinheiro em patusquices nacionalistas e em embaixadas, nem tem uma enorme divida e defices orçamentais.Pois claro que nao.,Nem as autarquias estoiraram o dinheiro em piscinas,rotundas e pavilhoes desportivos que nao faziam falta.Claro, o estado é que as obrigou a estoirar o dinheiro nisso”
    .
    .
    As autarquias fizeram e fazem mamarachos, mas estão equilibradas e até dão uma ajudinha ao défice. Não se pode dzer o mesmo do Estado Central.
    .
    .
    Na Catalunha gastaram o que gastaram, mas dão muito mais do que recebem do Estado Central. Tal como o Norte e o Centro, que estão a pagar a crise alheia. Se o Norte e o Centro se tornassem Independnetes, tinham a sua crise resolvida. Essa é que é essa. eheheheheh

    Gostar

  24. tric0001's avatar
    tric0001 permalink
    26 Setembro, 2012 15:05

    quando é que Portugal sai do Euro !!?? seria uma defesa contra a confusão que está a surgir em Espanha…e qt mais depressa melhor

    Gostar

  25. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    26 Setembro, 2012 15:08

    O Norte e o Centro juntos até poderiam emitir uma moeda própria, que mesmo herdando a sua parte correspondente da Dívida Pública portuguesa, tinham uma moeda forte e juros ao nível de uma Suiça ou Alemanha. Em termos económicos, estas duas áreas do país, são fortemente competitivas, não teriam que cortar salários e nem sequer voltarem a ter um arrastaão fiscal, que os está a esmagar.
    .
    .
    Faz todo o sentido o Norte e o Centro pedirem a Independência e até terem uma moeda própria se o precisassem. São as únicas regiões do país com uma economia sustentada e sustentável. E de fazer inveja a alguns estados alemães. ehehhhheh

    Gostar

  26. tric0001's avatar
    tric0001 permalink
    26 Setembro, 2012 15:10

    é necessario Portugal repor a fronteiras economicas e … enviando uma mensagem clara para a Espanha !!! em especial para a Judearia Espanhola e em especial a da Catalunha !! …

    Gostar

  27. J.J.Pereira's avatar
    J.J.Pereira permalink
    26 Setembro, 2012 15:14

    Um ´”país” que perdeu, definitivamente, o respeito por si próprio , pela sua identidade Histórica…
    A Casa de Bragança a ser nivelada pela “fundação” mário senil…
    O outro pode pecar por muito coisa, mas não pela falta de lucidez : ” biblicamente estúpidos”.

    Gostar

  28. Anti-praticos's avatar
    Anti-praticos permalink
    26 Setembro, 2012 15:18

    “mas estão equilibradas e até dão uma ajudinha ao défice. Não se pode dzer o mesmo do Estado Central.”
    A camara de Gaia (gerida pelo nosso amigos menezes) sendo a camara MAIS endividada do pais,está equilibradissima ahahaa.Tres capitais de disitrito fazem parte do conjunto de autarquias mais endividadas do pais.38 autarquias estão á beira do colapso financeiro.Mas a culpa é sempre do estado.

    Gostar

  29. Anti-praticos's avatar
    Anti-praticos permalink
    26 Setembro, 2012 15:19

    Ah e nao sei se percebeu anti-comuna, mas dar razão á catalunha é dar razão ao alberto joão.

    Gostar

  30. tric0001's avatar
    tric0001 permalink
    26 Setembro, 2012 15:21

    e repor a Monarquia em Portugal…a Catalunha abortista-Judaica-Maçónica-AntiCatólica ser independente na Peninsula Ibérica !!?? Portugal deve responder aos Judeus Ibéricos e aos principais paises apoiantes desta ideia, França, Holanda e Israel, com a reposição da Monarquia !

    Gostar

  31. javitudo's avatar
    javitudo permalink
    26 Setembro, 2012 15:28

    Anti comuna, a solução será mesmo essa.
    Nós não temos nada a ver com Lisboa que nos suga por todas as formas.
    A Galiza está nas mesmas condições que nós e em breve levantará questões semelhantes.
    O galaico português é um vector natural reforçado pela história e pela língua, pronto a afirmar-se.
    Aqueles que gostam de Lisboa podem ir para a sul onde gozarão de praia, erva, espectáculo e sei lá que mais.
    Amigos, amigos, negócios à parte. Neste momento parece uma fantasia, em breve se tornará uma tendência muito forte. Para mais um dos poucos políticos credíveis, capaz de dar a volta a esta miséria está cá.

    Gostar

  32. jif's avatar
    jif permalink
    26 Setembro, 2012 15:30

    Tim anda a soldo da afundação marocas

    Tim
    Posted 26 Setembro, 2012 at 13:14 | Permalink

    Será tolo?!…és mas é do regime né?
    Já teve de consultar o espólio da Fundação Mário Soares e apercebeu-se do seu valor?
    Parece-me que não….pois vai lá montes de gente
    Há vários países (quais só se for o Brasil e mesmo esse) que pagariam várias (põe várias nisso a torre do tombo e a hemeroteca não podiam guardar essas cousas tã boas) vezes o que paga Portugal para ter por lá o espólio documental da Fundação Mário Soares.

    Jornaes velhos comprados a peso por alfarrabistas e vendido a peso de ouro…com uns brindes ao comprador

    25 milhões gastos em papelada que nada valem

    uma coleção de jornais e panfletos similares foi para o lixo em coimbra em 2005….

    Gostar

  33. Anti-praticos's avatar
    Anti-praticos permalink
    26 Setembro, 2012 15:37

    Anti-comuna já agora, que culpa teem o alentejo e o algarve dos disparates em lisboa? Porque não antes expulsar lisboa do pais e mater o resto? Quem tem a culpa é que deve ser punido não?

    Gostar

  34. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    26 Setembro, 2012 15:38

    “A camara de Gaia (gerida pelo nosso amigos menezes) sendo a camara MAIS endividada do pais,está equilibradissima ahahaa.Tres capitais de disitrito fazem parte do conjunto de autarquias mais endividadas do pais.38 autarquias estão á beira do colapso financeiro.Mas a culpa é sempre do estado.”
    .
    .
    As autarquias fazem parte do Estado. Mas elas todas juntas estão aquilibradas. É um facto. E isso Vc. nunca conseguirá esconder, não é?
    .
    .
    O caso da Madeira é bem diferente do da Catalunha. A Madeira sobrevive à custa dos dinheiros do Continente. (E os Açores também, claro.) A Catalunha é quem ajuda a sustentar Madrid.
    .
    .
    O Norte e o Centro é que sustentam esta gente toda. Gulp! Madeira, Açores, Lisboa, etc.

    Gostar

  35. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    26 Setembro, 2012 15:39

    “Anti-comuna já agora, que culpa teem o alentejo e o algarve dos disparates em lisboa?”
    .
    .
    Eles que decidam por eles. Eu penso que os de fora rasgam canhotas. 😉

    Gostar

  36. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    26 Setembro, 2012 15:45

    “Anti comuna, a solução será mesmo essa.
    Nós não temos nada a ver com Lisboa que nos suga por todas as formas.”
    .
    .
    Pois claro. O sistema bloqueou. Está industentável. Por muitas migalhas que possam cortar, aqui e acolá, continuam a não mudar o que devia ser mudado. Se existe um TC que é uma espécie de Conselho da Revolução, que impede a própria regeneração do regime, que levou este país, e isto é que é deveras importante perceber, que levaram o país, três vezes à bancarrota. Três vezes em pouco mais de 30 anos. Inacreditável.
    .
    .
    E o sistema bloqueado, tanto a nível político como económico, o Norte e o Centro têm uma solução óbvia, com ganhos para eles: juntarem os trapinhos e pedirem a Independência. E resolvem quase por magia os seus problemas económicos e financeiros a médio e longo prazo, sem terem que sofrer ainda mais. Porque, não tenhamos dúvidas nenhumas. O Norte e o Centro vão sofrer ainda muito mais e poderiam evitar este sofrimento. Era juntarem os trapinhos e pedirem a Independência. Sem dramas nem gritarias. Apenas acompanhar o que se passa na Catalunha e aprender com eles. E fazer o mesmo. Portugal, como está e como se antevê nos próximos anos, será um inferno. Um verdadeiro inferno, onde ninguém conseguirá tirar o país do buraco. O actual regime mostrou-se incapaz de se auto-governar. Há que criar outro. E fugir a sete pés do que por aí está para vir. Saindo de Portugal, evitam sofrimento. Mantendo-se neste Portugal, irão continuar a pagar pelas asneiras alheias.

    Gostar

  37. Anti-praticos's avatar
    Anti-praticos permalink
    26 Setembro, 2012 15:46

    “O caso da Madeira é bem diferente do da Catalunha. A Madeira sobrevive à custa dos dinheiros do Continente. (E os Açores também, claro.) A Catalunha é quem ajuda a sustentar Madrid.”
    E a catalunha também sobrevive. á custa dos dinheiros de espanha, até porque há regioes autonomas como a galiza ou a comunidade de madrid que estão melhores que ela.Duvido que uma região com um das regiões com mais desemprego e divida de espanha sustente alguma coisa .Também murcia e a comunidade valenciana pediram resgate,e teem uma divida como a catalunha.O estado também consome o dinheiro destas?

    Gostar

  38. Anti-praticos's avatar
    Anti-praticos permalink
    26 Setembro, 2012 15:47

    “Eles que decidam por eles. Eu penso que os de fora rasgam canhotas. ;”
    Mas em relação ao alentejo qual o seu ponto de vista?

    Gostar

  39. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    26 Setembro, 2012 15:49

    “E a catalunha também sobrevive. á custa dos dinheiros de espanha”
    .
    .
    Se Vc. se informar, vai ver que não é bem assim.
    .
    .
    “Mas em relação ao alentejo qual o seu ponto de vista?”
    .
    .
    Se eu fosse Alentejano pedia a Independência do Alentejo, se Lisboa não quiser pagar ele. eheheheheh

    Gostar

  40. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    26 Setembro, 2012 15:51

    A Independência do Norte e do Cnetro é uma espécie de emigração. Mas não forçada, mas emigrando de Portugal, ficando em casa. eheheheheh

    Gostar

  41. Anti-praticos's avatar
    Anti-praticos permalink
    26 Setembro, 2012 15:56

    Anti-Comuna: mas então porque é que por exemplo a comunidade de valencia e murcia pediram o resgate também.Não será coincidencia a mais a catalunha ter uma das dividas mais altas do pais situando-se ao mesmo nivel que estas?Já agora o que pensa voce em relação ao pais basco? Regiao mais rica de espanha, julgo eu
    Eu na questão do alentejo estava a questionar-lhe acerca do potencial economico da região.Isto é, porque é que voce não junta o alentejo/algarve ao norte e ao centro, se só lisboa é que tem a culpa?

    Gostar

  42. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    26 Setembro, 2012 16:10

    “Já agora o que pensa voce em relação ao pais basco? Regiao mais rica de espanha, julgo eu”
    .
    .
    Não penso muito no assunto. Eles é que sabem o que querem fazer. Se eles defenderem a sua Independência pela via pacíficia, democrática e do voto, penso que fazem bem. Como qualquer país do mundo.
    .
    .
    Quanto às potencialidades económicos do Alentejo são enormes. Mas cabe a eles descobrierem o seu caminho. Se eu não ando a colatr cartazes para os americanos, muito menos pelos Alentejanos. Mas têm muitas potencialidades. Se eles pedissem a Independência, talvez as descobrissem.

    Gostar

  43. Esmeralda's avatar
    Esmeralda permalink
    26 Setembro, 2012 16:13

    Não foi em Nafarros que ficaram amavelmente alojados alguns dos que fugiram correndo das ex-colónias? Deve ser por isso!!!

    Gostar

  44. Esmeralda's avatar
    Esmeralda permalink
    26 Setembro, 2012 16:14

    Continuamos às apalpadelas!

    Gostar

  45. jif's avatar
    jif permalink
    26 Setembro, 2012 16:28

    continuamos?

    nã nem por isse tá tude normal

    agaija deve ser cega benzodeus

    Viva só Ares Deus grego da guerra
    e viva TinTin seu apóstolos ou diz-se Apistolos?

    Gostar

  46. Almeida's avatar
    Almeida permalink
    26 Setembro, 2012 16:44

    O Conselho de Ministros não devia extinguir as “FUNDAÇÕES”.
    Porém, o que não devia haver era comparticipação alguma para as que existem.
    Quem quer uma “Fundação” que a sustente.

    Gostar

  47. javitudo's avatar
    javitudo permalink
    26 Setembro, 2012 17:00

    O Alentejo tem enormes potencialidades, cabe aos alentejanos explorá-las.
    Não deixaremos de os visitar e passar lá férias, ajudá-los quando for caso disso. O Algarve é diferente, tornou-se uma emanação de Lisboa e dela não se livrará facilmente.
    Antes de mais o Norte terá que passar por uma fase de consolidação, os estragos foram muitos.
    Os que quiserem emigrar para o Sul estarão livre de o fazer. Tudo em paz.
    Os que emigram para o estrangeiro fazem o mesmo. Fazem bem.
    Cada um deverá escolher o sistema em que gosta de viver. Cada um opta pela constituição que lhe apraz.
    Não vale a pena convencer ninguém de coisa nenhuma. Cada um tem as suas razões, respeitáveis por certo.
    A partir de certo momento não serão tolerados obstáculos artificiais à separação.
    No Norte queremos de facto ser livres, é só, e seremos livres se quisermos.

    Gostar

  48. Paulo's avatar
    Paulo permalink
    26 Setembro, 2012 17:17

    A casa de Bragança tem receitas próprias, pois tem património que produz valor. Já agora convém referir que resultou da nacionalização dos bens particulares da familia real.
    A casa do Soares junta o espólio do sr. (grande parte dele conseguido enquanto governante, logo ao serviço do Estado, logo obviamente publico) e ao que dizem organiza e fomenta trabalho de historiadores (desde que o velho não tenha nada contra, pois a democracia é mais para dizer que para praticar). As instalações foram cedidas pela câmara da capital no tempo em que o filho era autarca. Terá interesse histórico, tudo bem desde que o ministério da cultura tenha fundos para manter, mas nada que a Torre do Tombo não pudesse fazer com menos custos e mais proveitos.
    .
    Em tempos as fundações eram instituições que começavam com ofertas generosas de beneméritos, e que tinham como objetivo servir o próximo.
    Entretanto passaram a ser uma forma de fugir aos impostos ou então de disfarçar as despesas do Estado, por via do governo central ou das autarquias. A função de muitas destas será até louvável, o que não se percebe é o esquema pouco transparente, e as mordomias pornográficas de administradores (boys e girl aos montes!).
    .
    Agora venham de lá os critérios, para vermos se não foi cortar nas dos desalinhados e deixar as dos amigos.

    Gostar

  49. António Costa's avatar
    António Costa permalink
    26 Setembro, 2012 17:24

    Só encontro uma palavra, um pouco mais delicada, para este”governo” : COBARDES!

    Gostar

  50. balde-de-cal's avatar
    balde-de-cal permalink
    26 Setembro, 2012 17:27

    o ‘guverno’ fez pipi nas calças

    Gostar

  51. Amtunes Montefrio's avatar
    Amtunes Montefrio permalink
    26 Setembro, 2012 17:33

    Duarte, o Sr. D.Duarte, o famoso Rei Faz de Conta, andou durante décadas a servir de alibi a esta república de bananas sem ter a coragem de soltar um grito de alarme. Comendo do bom e bebe do fino, pelo estipendio. Agora, na debâcle, perdeu a utilidade aos que se vêm em palpos de aranha. Já não têm necessidade, na debandada que se começa a notar, deste mordomo armado em monarca. E alijam criadagem nessea fuga para a frente que, pensam, lhes dá alguma credibilidade.
    É este o significado do corte. E Soares é um manteúdo típico, cortesão de fina beiçola, sedutor e videirinho do regime.

    Gostar

  52. Anti-praticos's avatar
    Anti-praticos permalink
    26 Setembro, 2012 17:36

    Oh Paulo, peço desculpa: mas então onde é que o governo devia cortar ou aumentar, como politica economica?

    Gostar

  53. PMP's avatar
    PMP permalink
    26 Setembro, 2012 17:47

    o AC tem razão, o Norte e o Centro deveriam ser independentes e ter uma moeda própria !
    .
    estar a sustentar o despesismo da capital ao fim de tantas décadas já não faz qualquer sentido.

    Gostar

  54. beirão's avatar
    beirão permalink
    26 Setembro, 2012 17:48

    Digo mais: como pode o poder político aceitar de cerviz curvada todos os disparates e todas as alarvidades que, dia sim, dia sim, o esclerosado do Marocas, sem um pingo de vergonga naquelas bochechas, bolça até à náusea?!
    Como podem os media – que tristeza! – calar, com ar reverencioso, todas as insanidades e irresponsabilidades da criatura Soares, sem que a façam descer à terra, à realidade, àquilo por que realmente passa o povo, neste aperto de cinto brutal, que o Sócrates e os socialistas – que deveriam estar engavetados por gestão danosa da coisa pública – nos deixaram de herança, uma herança de miséria e fome, de bancarrota, de dívidas de muitos milhares de milhões de euros, desbaratados sem tino nem nexo, e que os filhos dos nossos filhos irão ter que pagar com língua dse palmo.
    Obrigue-se Mário Soares a devolver ao Estado todos os subsídios com que inexcrupulosamente se tem abotoado ao longo dos anos par a sua “fundaçãozeca”.
    É necessário meter esta canalha toda na ordem. Abaixo as fundações e todos os parasitas que se alimentam do suor e do sangue de quem trabalha (no duro).

    Gostar

  55. Zebedeu Flautista's avatar
    Zebedeu Flautista permalink
    26 Setembro, 2012 17:50

    Andam para aqui uns loucos a querer retalhar a Nação. Será que são sintomas da doença infantil do liberalismo? Atinem!!!

    Gostar

  56. Anti-praticos's avatar
    Anti-praticos permalink
    26 Setembro, 2012 18:00

    O castelo de guimaraes é o berço de portugal.Portanto, a independecia do norte não é uma independencia, mas sim a expulsão de lisboa do pais.Pura e simplesmente

    Gostar

  57. Monti's avatar
    Monti permalink
    26 Setembro, 2012 18:10

    «vários países que pagariam várias vezes o que paga Portugal para ter por lá o espólio documental da Fundação Mário Soares»—Tim
    Brilhante, Soares & Berardo, a mesma luta.
    Sabemos da boa biblioteca da 1ª República Soares.
    Se o Pachá é incapaz de doar a mesma em vida, à Biblioteca Nacional, pois que a meta num certo sítio.
    E desapareça.

    Gostar

  58. Monti's avatar
    Monti permalink
    26 Setembro, 2012 18:14

    «Quanto à fundação mário soares, desconheço o que faça»—Fenris
    Meu caro, regresse alguns anos atrás.
    Gov Sócrates, ministro Little Sevariano (Defesa)
    Que financiam ambos, com umas dezenas de milhares de euros?
    Um oficial do Exército (no activo) e um profissional universitário: estudo sobre a Defesa!!!
    Utilidade:
    a) Dos autores, ocupação e alimentação do ego;
    b) Da Defesa, nada.
    Dá para entender?

    Gostar

  59. A C da Silveira's avatar
    A C da Silveira permalink
    26 Setembro, 2012 18:45

    A Fundação da Casa de Bragança tem um vasto patrimonio imobiliario, principalmente rustico, de onde retira os seus rendimentos, porque tem uma actividade agricola. Os 30 mil euros que andam referidos nos media como dinheiros publicos que a Fundação teria recebido, não são mais do que fundos europeus que lhe foram atribuidos como subsidio a um projecto de replantação de sobreiros, como foram atribuidos a outros agricultores nas mesmas condições. Portanto não são uma “renda” que o estado lhe pagaria anualmente como tem feito a centenas de outras fundações em Portugal, o estado portugues não contribui com dinheiro para pagar o funcionamento da FCB.
    Já o mesmo não podemos dizer em relação à Fundação Mario Soares, que vive à custa do erário publico e que eu ainda não percebi para o que é que serve, o que não quer dizer que não sirva para alguma coisa!

    Gostar

  60. fredo's avatar
    fredo permalink
    26 Setembro, 2012 19:04

    Estava e pensar em formar a “Fundação da Sandes de Coirato”. Assim uma espécie de tasca cultural, com gente de esquerda a atender, onde se venderiam sandes de coiratos.
    A Câmara cedia-me um bom imóvel, o Estado dava-me isenções fiscais e pagava-me uns milhões anualmente. E, já agora, pagava-me umas senhas de presença. Sim, que esta coisa dos coiratos está em vias de extinção, e é preciso que o país faça alguma coisa por eles, não é só dar dinheiro para o Teatro, Cinema e Cidade de Guimarães, que a cultura também é comer coiratos. Quanto aos lucros da coisa, esses, claro está, seriam para mim, que fui o da ideia.

    Gostar

  61. A. R's avatar
    A. R permalink
    26 Setembro, 2012 19:16

    Em vez das suas raízes Portugal opta não pelos que construíram a nação mas que dela viveram confortavelmente.

    Gostar

  62. orabolas's avatar
  63. Paulo's avatar
    Paulo permalink
    26 Setembro, 2012 20:25

    Anti-pratico
    Expliquei-me mal.
    Para mim as fundações particulares devem ser mantidas, eventualmente avaliar o interesse publico e se não tiver que sejam retirados os benefícios fiscais. Mas quando se vem dizer que a Gulbenkian é duvidosa, ou que a casa de Bragança depende do Estado, só pode ser engano.
    As fundações dependentes do Estado central que passem para os ministérios correspondentes, seja cultura, educação, segurança social ou o que seja. Depois se houver dinheiro mantém, se não houver fecha (e indemniza-se os funcionários). As administrações eram logo uma poupança, pois os dirigentes públicos recebem várias vezes menos e fazem o mesmo.
    As fundações das câmaras, que nasceram para fugir ao controlo (tribunal de contas, DGAL, etc.), que sejam integradas nas câmaras, e se os serviços prestados se justificarem que continuem, pois o dinheiro já é gasto atualmente, e sempre fica transparente. As inúteis parece-me que vão fechar sozinhas, pois ninguem as vai querer penduradas no seu setor. O grande problema é o que fazer com as chefias, quase todas ocupadas por ex-autarcas e pessoal do partido, e eram a aspiração dos imensos presidentes em fim de mandato. Em teoria todos os queremos na rua, na pratica vai ser mais fácil despedir os varredores que o sr. Presidente que nunca teve um trabalho fora da política.
    É claro que ter uma fundação em Gaia para promover o clube de futebol do Porto é estranho, mas se isso estiver nas despesas e açoes do departamento de desporto da câmara, todos os anos ao aprovar o orçamento alguém vai ter de ir à assembleia explicar a coisa, e nao passa na rubrica “apoio a instituições” ao molho com outras.
    .
    O que falta mesmo é a lista global, com todas e todos os critérios de avaliação, com a acreditaçao dos avaliadores, no fundo com a transparência. Vai sempre existir alguma queixa, mas é muito diferente de não se saber nada, assim parece descriminação.

    Gostar

  64. jonas's avatar
    jonas permalink
    26 Setembro, 2012 21:04

    Podes crer, fraco com os fortes, mas forte, presunçoso, com os fracos.
    E o primeiro um tal de coelho passos, quis fazer de sonso, aqui há tempos .

    Gostar

  65. trotil constipal's avatar
    trotil constipal permalink
    26 Setembro, 2012 21:39

    “deve haver equidade prá casa de cagança e prá casa de nababos” ass.: trotil constipal

    Gostar

  66. JDGF's avatar
    JDGF permalink
    26 Setembro, 2012 21:45

    O ‘reizinho’ de opereta que se dá pelo nome de Duarte nada tem a ver com a Fundação da Casa de Bragança. Foi assim que foi ditado por Salazar (em 1933!) e é assim que continua a ser. Só quase 50 anos depois (em 1982) foi considerada uma ‘pessoa colectiva de utilidade pública’.
    A situação de Mário Soares é distinta…

    Gostar

  67. JCA's avatar
    JCA permalink
    27 Setembro, 2012 00:28

    ,
    Anti-Praticos quando afirma “Mas a culpa é sempre do ESTADO.” ” não quereria dizer “Mas a culpa é sempre do GOVERNO.”. No salazarismo é que Governo e Estado eram a mesma coisa, ditadura.
    .
    Estado é uma coisa, Governo é outra. Percebe a diferença mesmo que pensasse em espirito estatista ou ditatorial. No seu caso parece-me que foi uma distração. Não uma convicção. Mas só o amigo nos poderá esclarecer se lhe apetecer.
    .

    Gostar

  68. Anti-praticos's avatar
    Anti-praticos permalink
    27 Setembro, 2012 00:35

    JCA, é isso sim, e obrigado pela chamada de atenção.Mas vc percebeu o que eu queria dizer

    Gostar

  69. hajapachorra's avatar
    hajapachorra permalink
    27 Setembro, 2012 14:58

    O espólio, que justificaria o subsídio à Fundação Soares, em grande parte não pertence à Fundação, foi, isso sim, espoliado à presidência da república. Todos os documentos e presentes que Soares substraiu ao Estado têm de ser devolvidos.

    Gostar

  70. Shakira's avatar
    11 Janeiro, 2013 16:28

    I would like to thank you for the efforts you have put in
    writing this site. I really hope to view the same high-grade
    content from you later on as well. In truth, your creative writing
    abilities has inspired me to get my own website now 😉

    Gostar

Trackbacks

  1. Prioridades (2) « O Insurgente

Indigne-se aqui.