Saltar para o conteúdo

“Crise TSU”: Lobos e cordeiros*.

1 Outubro, 2012
by

A Democracia é, segundo Benjamin Franklin (um dos “pais fundadores” dos Estados Unidos da América e o inventor do para-raios), dois lobos e um cordeiro decidindo conjuntamente o que comerão ao almoço. Porém, não há democracia sem liberdade e, para aquele político, diplomata e inventor norte-americano, esta traduzir-se-ia, naquele improvável conclave animal, no facto de o cordeiro estar suficientemente armado para poder impugnar os votos dos dois lobos – ou seja, dispor de poder suficiente para evitar transformar-se no almoço dos seus convivas. Dito de outro modo, em Democracia está em causa o voto da maioria, com limites “naturais”, superiores e tendencialmente absolutos, como o respeito pela liberdade e individualidade das minorias, sejam elas de “lobos” ou de “cordeiros”.

No entanto, há uma outra dimensão da Democracia que, embora subjacentemente, ressalta também do exemplo metafórico de Franklin e que não é, muitas vezes, realçada. Referimo-nos ao consenso. A Democracia é, em primeiro lugar, um regime de permanente busca de decisão consensual; os votos surgem e servem para se ultrapassarem impasses resultantes da impossibilidade de se alcançar uma decisão, tanto quanto possível, consensual. Claro está que, em tempo de crise aguda e de emergência financeira (como o que, infelizmente, vivemos em Portugal), os consensos são cada vez mais difíceis. A emoção toma frequentemente conta da razão e a vontade de contestar, de reagir contra um estado de coisas (e, sobretudo, de vida) cada vez mais cerceador, de facto e por penúria, da nossa liberdade quotidiana, dificulta a gestão política corrente: “em casa onde não há pão, todos ralham sem razão”.

Esta fase de rescaldo da “crise TSU”, suscita-me algumas conclusões que me fizeram recordar o exemplo de Franklin. Uma delas – uma entre várias – é a seguinte: por mais firmes e fundamentadas que sejam as convicções de quem exerce o poder, elas, por si só, não chegam para se decidir, legítima e validamente, em Democracia. Ora, se a fundamentação é titubeante e enigmática, ainda pior! Se procuramos o consenso, então, temos que saber comunicar as decisões que pretendemos tomar; temos que saber convencer e, simultaneamente, conceder – ou seja, temos que fundamentar politicamente aquilo que entendemos ser a melhor decisão possível. Coisa que o Governo, a pretexto dos anúncios que desencadearam a “crise TSU”, por razões ainda não entendidas (precipitação? imposição da “troika”? má perceção da realidade?) não conseguiu ou não pôde fazer. Dito de outro modo – e mesmo sem equacionarmos se a nossa austeridade já atingiu, ou não, os limites, em termos de vivência democrática – a “crise TSU” demonstrou que sem política (no bom sentido) não vamos lá! Seguramente, apenas com modelos tecnocráticos supostamente económicos, é que não iremos a lado nenhum. A não ser àquele em que já nos encontramos!

 

* Grande Porto (Semanário), ed. sexta feira, 28.09.2012.

54 comentários leave one →
  1. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    1 Outubro, 2012 10:58

    “Uma delas – uma entre várias – é a seguinte: por mais firmes e fundamentadas que sejam as convicções de quem exerce o poder, elas, por si só, não chegam para se decidir, legítima e validamente, em Democracia. ”
    .
    .
    Mais um problema de comunicação? ehheheehh
    .
    .
    90% dos que se oposeram ás mexidas da TSU, fizeram-no sem sequer entender o que disse o governo. Queriam derrubar os impostos que se abateriam sobre os funcionários públicos e manipularam o máximo que puderam. Os que poderiam ter feito um esforço para entender as medidas, juntaram-se aos comunistas e aos funcionários públicos, na “revolta” contra o governo.
    .
    .
    Ainda há gente que faz contas sem sequer ouvir/ler as propostas do governo. O país não quis ouvir o governo e achou que era bem feira, fazer uma revolta contra ele. E muito bem. Mas agora assumam as vossas responsabilidades. Não se pode andar a brincar com propaganda numa situação delicada destas.
    .
    .
    Agora aguentem-se. Estes tempos não são para meninos, que andam ainda a aprender os rudimentos da político. O Arménio e o Jerónimo metem a malta da direita num saco. Eles sabem fazer políticos, a maioria dos demais, limitam-se a brincar á política. Eles fizeram o seu 11 de Março, a direita ficou em casa a dormir na “noi do 25 de Novembro” a queixar-se da logística do seu exército: da comunicação. Ainda estão no tempo do pombo-correio e os comunistas já dominam as redes sociais, a imprensa e, agora, a rua. ehehheheh
    .
    .
    Ai que saudades eu tenho dos velhos tempos, de gente que sabia o que estava em causa, sempre que os comunistas berravam forte e feio, dominado a rua. Agora a nossa direita não passa de ferinhas amansadinhas, bem comportadinhas, envolvida em interesses até ao pescoço, com os seus mesquinhos interesses económicos a afectar-lhes a capacidade estartégica de pensar.

    Gostar

  2. josegcmonteiro's avatar
    1 Outubro, 2012 10:58

    Limitar os limites da democracia é um grande busilis.
    Até o demarcar de um lameiro dá facadas, sacholadas ou mortes.

    Gostar

  3. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    1 Outubro, 2012 11:23

    Uma coisa há que dar a mão á palmatória. O Serralheiro e o Elecricista, na arte da política, sabem mais, que grande parte da direita, cheia de sebentas e doutoramentos. É obra! Se não fosse trágico, é mesmo de admirar. A dupla, Arménio e Jerónimo, com a escola da vida e do sindicalismo, metem no bolso a canga toda cheia de títulos e armadilhada até ao pescoço nos seus interesses. ehehehheh
    .
    .
    Tiro o chapéu ao Jerónimo e ao Arménio, o Serralheiro e o Electricista, que vão dominar o país nos próximos meses. Vão conseguir bloquear Portugal, transformando-no numa nova Grécia, no fim, o sistema financeiro colapsa, vão haver nacionalizações em catadupa e, eles, irão dizer ao país: só uma frente de esquerda revolucionária tirará Portugal do caos em que a direita colocou o país. Muitos da própria direita aderirão em massa a esta nova frente revolucionária, com medo de perderem os seus interesses, mas depois, lá serão também sacrificados.
    .
    .
    Não há dúvida. Estes dois “pilantras” sabem mais de política que muitos que se intitulam de “politólogos”. eeheheheheh

    Gostar

  4. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    1 Outubro, 2012 11:28

    A direita portuguesa menospreza os seus adversários. Olhem o Jerónimo a tecer o seu caminho para o poder:
    .
    “Unidade inédita
    PCP e Bloco de Esquerda unem-se contra a austeridade”
    .
    in http://www.publico.pt/Pol%C3%ADtica/bloco-de-esquerda-1565253
    .
    .
    E a nossa direita, piegas, a queixarem-se da “logística” e dizerem: “eu sou também ignorante”. E são-no.
    .
    .
    Do ponto de vista do jogo político, o Jerónimo é o Principe. Tiro o meu chapéu ao homem, apesar do trágico que é, ver este homem a dominar Portugal. Da rua à imprensa, sindicatos, Estado, redes sociais, debate público e, claro, a rua. Se há coisa que os comunistas sempre foram fenomenais, foi na rua. Sempre. Mas sempre. Quem com eles privou, sabem que eles não são para brincadeiras e não dão ponto sem nó. ehehehhe
    .
    .
    Os nosso copinhos de leite têm muito que aprender. Muito.

    Gostar

  5. Carlos's avatar
  6. Tim's avatar
    Tim permalink
    1 Outubro, 2012 11:33

    Hoje não há Lobo, só Coelho…
    E o Lobo (Xavier) está mal impressionado pelo Coelho (Pedro)…

    Gostar

  7. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    1 Outubro, 2012 11:33

    “Enquanto o AC não responde às minhas perguntas no post sobre o Sr. António Borges:”
    .
    .
    Quanto paga? Paga-me? Se pagar, diga. Eu digo-lhe quanto quero. Não gosto de trabalhar de borla. O mérito paga-se. 😉 (Está a ver como dá para tudo. eheheheheh)

    Gostar

  8. piscoiso's avatar
    piscoiso permalink
    1 Outubro, 2012 11:40

    Este o senhor José Mujica, presidente eleito do Uruguai, que se desloca num carocha.

    Gostar

  9. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    1 Outubro, 2012 11:51

    O que a direita não sabe: http://tinyurl.com/9lh5ko5

    Gostar

  10. tric's avatar
    tric permalink
    1 Outubro, 2012 12:04

    a taxa de desemprego atinge o nivel que o Governo/Troika prevêm para 2013…

    Gostar

  11. tric's avatar
    tric permalink
    1 Outubro, 2012 12:10

    a taxa de desemprego atinge o nivel que o Governo/Troika prevêm para 2013…é urgente mudar este Governo, que se debate com grandes problemas com a realidade…tal como o Governo de Socrates…

    Gostar

  12. Francisco Colaço's avatar
    Francisco Colaço permalink
    1 Outubro, 2012 12:16

    Anti-Comuna,
    .
    Se há coisa que os comunistas sempre foram fenomenais, foi na rua. Sempre. Mas sempre.
    .
    Pelo que se viu em maio passado, 50% do Jerónimo do Pingo Doce valem mais que 100% do Jerónimo vermilhóide.
    .
    Basta que o Soares dos Santos avance aquando dos 11 de Março e dos primeiros maiotos, e teremos o problema da rua resolvido, com evidentes lucros para a Jerónimo Martins em termos de imagem. 😉

    Gostar

  13. malpica's avatar
    malpica permalink
    1 Outubro, 2012 12:17

    Quantos cordeiros para um lobo?
    Quantos pobres para um rico?
    Quntos ignorantes para um iluminado?
    Quantos algarvios para um cavaco?
    Quantos alentejanos para um latifundiário?
    Quantos galegos para um cacique?
    Quantos ortugueses para correr com esta cambada?
    .

    Gostar

  14. atom's avatar
    atom permalink
    1 Outubro, 2012 12:22

    Este é o governo mais incompetente de que há notícia neste território. Reparem que eu não digo que este governo é o mais incompetente de que há notícia, em Portugal. É que lendo a história do Dr. José Matoso, que se debruça também sobre a história antes da nacionalidade, não se detecta tanta incompetência governativa sobre este território como a do governo actual. E esta incompetência é um atentado à democracia.

    Gostar

  15. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    1 Outubro, 2012 12:24

    Ah! Esse Jerónimo? ehehheheh

    Gostar

  16. tric's avatar
    tric permalink
    1 Outubro, 2012 12:32

    eu não acredito que este Governo vá elaborar o Orçamento para 2012…ainda nem há uma semana previam uma previsão para o desemprego em 2013 de 16%…motivada pela estupidez da TSU !!! este governo não cai !!??

    Gostar

  17. tric's avatar
    tric permalink
    1 Outubro, 2012 12:33

    um Governo Emergência Nacional !!! please…

    Gostar

  18. Gonçalo's avatar
    1 Outubro, 2012 12:36

    Os tempos são novos.
    Os problemas também.
    As soluções e os instrumentos para os resolver não podem ser os mesmos de sempre.
    Desde os anos noventa que a globalização impôs-se. Sobrepôs-se a ideia que todas as necessidades e todos os problemas seriam acomodados e resolvidos de forma global. A produção seria alocada às zonas onde mais e melhor se produzisse.
    Tudo parecia bom. Os habitantes dos países desenvolvidos gostaram de passar a aceder a bens e serviços a preços inimagináveis quando as multinacionais se mudaram para os países (hoje emergentes) onde o custo da mão-de-obra era irrisório.
    Com o tempo, desmantelou-se de um lado e criou-se noutro. Mas tudo mesmo. A produção agrícola, a pesca, a indústria, os serviços.
    Paulatinamente, tudo se dirigiu para os países emergentes.
    Com o trabalho (foi o trabalho que se deslocalizou) seguiu a riqueza, o investimento e o capital. Nos países desenvolvidos ficou o consumo. Mas, cada vez mais, a partir de certa altura, financiado apenas pelo crédito…
    (é por esta razão simples que as medidas keynesianas não funcionam, pois ao potenciar o consumo, se acentuam os desequilíbrios com o exterior, criando mais dívida e mais trabalho … na China)

    http://notaslivres.blogspot.pt/2012/10/novos-problemas-solucoes-antigas.html

    Gostar

  19. tric's avatar
    tric permalink
    1 Outubro, 2012 12:39

    os partidos para o lixo…agora o sistema partidário que representa actualmente 20% da sociadade! este 20 por cento andam por ai a querer fazer uma guerrilha esquerda vs direita …palhaços!!!! Passos Coelho, Seguro, Portas, Louçã, Gerónimo…é só atrasados mentais!!! 20%…a brincar às guerrinhas ideológicas…atrasados mentais!!! palhaços !! a democracia é a maior porcaria que existiu em Portugal, a democracia baseada em ideologia da estrangeirada, não vale um euro furado…

    Gostar

  20. Anti-praticos's avatar
    Anti-praticos permalink
    1 Outubro, 2012 12:44

    Á atenção de AC e colaço, lembrem-se que o governo governa, não é a oposição que governa, e portanto o governo é responsável pelos seus sucessos ou fracassos.Portanto o argumento do jeronimo e do louçã , nao colhe…
    E agora por isso,as eleicoes nos açores serão este domingo a 8 dias

    Gostar

  21. neotonto's avatar
    neotonto permalink
    1 Outubro, 2012 12:47

    Claro está que, em tempo de crise aguda e de emergência financeira (como o que, infelizmente, vivemos em Portugal), os consensos são cada vez mais difíceis.

    uau
    Como há falta aquí ademais da opinao do Franklin de outra opiniao (alternativa) em como resolver-na -práctica ( “Claro está que, em tempo de crise aguda e de emergência financeira , como o que, infelizmente, vivemos em Portugal), os consensos são cada vez mais difíceis” nos paises prot e como resolvem o dilema nos paises cat.
    Só por ter uma outra alternativa nao discurso oficial neo…
    Vamos que hasta a Tatcher (aquela velha dama) tinha bem clarito , mais muito bem clarito quando lhe sentenciou o mesmisimo Friedman que o que era possivel fazer em Chile nao e possivel aplicar em UK. E por suposto que tinha razao…
    Mais antes de chegar a isso ,vaiamos por partes. Que é o mesmo que dizer . Vamos ir cobrindo as correspondientes etapas antes de chegar a meta (ou resultado) final…

    Gostar

  22. tric's avatar
    tric permalink
    1 Outubro, 2012 12:55

    Um Governo de Emergência Nacional urge…o FMI anda às aranhas tal como o Governo não acerta uma nas suas previsões…e mais inacreditável é que saia da instituição FMI uma previsão para o desemprego em Portugal de 16% e quando olhamos para a Europa…em especial par a Espanha, pergunta-se, como é que estes atrasados mentais vendem umas previsões completamente desfazadas da realidade e o Governo de Portugal e as Universidades Portuguesas aceitam tais valores como realistas…um Governo de Emergência…please…as micro-pequenas e médias empresas estão a cair que nem tordos…afirmar que a TSU iria estancar esta situação ou inverter é de uma pura ingenuidade económica e da dinâmica destrutiva que se apoderou da economia portuguesa…a questão da saida do Euro não é uma opção…é um imperativo nacional !!

    Gostar

  23. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    1 Outubro, 2012 13:01

    “Á atenção de AC e colaço, lembrem-se que o governo governa, não é a oposição que governa, e portanto o governo é responsável pelos seus sucessos ou fracassos.Portanto o argumento do jeronimo e do louçã , nao colhe…”
    .
    .
    Sim? Olhe para os gregos. Acha que eu estou preocupado em saber as tricas políticas internas deles? Quando Vc. vir o país a crashar, o desemprego rebentar pelas costuras, a banca nacionalizada, empresas nacionalizadas (vai ser um bom pretexo dos comunas, dizerem que vão salvar as empresas da falência, como fizeram em 75), vamos ver de quem é a culpa.
    .
    .
    Vè-se que o meu amigo é verdinho nestas questões. Enfim. Este filme que Vc. vai viver, não se esqueça, outros já o viveram. Os novos, da direita, coitadinhos, estão ainda de cueiros, neste tipo de questões políticas. ehheehhe
    .
    .
    O Jerónimo de Sousa é o Principe português. Só tenho que lhe gabar a capacidade que a generlaidade dos seus opositores não têm. E eu gosto de dar o mérito a quem o merece. Até o PS vai ser engulido, de tal forma, que vai ser ainda pior que durante a famosa FRS. ehehhehh

    Gostar

  24. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    1 Outubro, 2012 13:03

    Claro que, quando os comunas estiverem quase a dominar o poder… O Norte acordará. ahahhahhahah

    Gostar

  25. Anti-praticos's avatar
    Anti-praticos permalink
    1 Outubro, 2012 13:16

    Vè-se que o meu amigo é verdinho nestas questões. Enfim. Este filme que Vc. vai viver, não se esqueça, outros já o viveram. Os novos, da direita, coitadinhos, estão ainda de cueiros, neste tipo de questões políticas. ehheehhe”
    Verdes são as maçãs.O governo retirou a tsu porque quis.Que eu saiba tem maioria absoluta para governar.

    Gostar

  26. tric's avatar
    tric permalink
    1 Outubro, 2012 13:17

    “Claro que, quando os comunas estiverem quase a dominar o poder… O Norte acordará. ahahhahhahah”
    .
    anti-comuna…você só gosta dos comunas chineses…

    Gostar

  27. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    1 Outubro, 2012 13:32

    Vale a pena ler isto. Não concordo muito com o que lá vem escrito. Mas há uma coisa que diz assim:
    .
    “Reestruturar a economia portuguesa vai doer, tanto ou mais do que corrigir os seus desequilíbrios financeiros. António Borges engana-se quando diz que se trata de ignorância. Aquilo a que estamos a assistir é à defesa dos interesses do sector dos não transaccionáveis, aquele que mais pesa na economia e no poder económico, político e social do país. É a estrutura a resistir à mudança.”
    .
    in http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=581523&pn=1
    .
    .
    Estes interesses, colados aos comunistas, vão cavar a spultura que os há-de comer. Ainda não perceberam bem no que o país está metido. Andam entretidos a tentar salvar o que têm mas vão perder tudo, se não quiserem mudar. Se não quiserem perder tudo, terão que aceitar perder alguma coisa. Estes interesses instalados que meditem no que se passou em 74 e 75. E o que foi preciso fazer para inverter a marcha dos acontecimentos. A situação é análoga.
    .
    .
    Portugal não tem dinheiro, senão aquele que lhe advêm da Troika e das exportações. Os comunas, pensando nestas questões como deve ser (há gente que continua convencida que os comunas são mentecaptos, mas não são, vivem é numa utopia) sabem que precisamd e lançar o caos em Portugal. Transformar Portugal numa Grécia. E precisam de cortar os financiamentos ao pouco que ainda vai mantendo Portugal com as portas abertas. Mas, por isso, não é ingénuo que eles estão a lançar um ataque à Troika e tentam impedir que Portugal exporte. (Para já nos portos, mas veremos lá mais para a frente que se vai estender a tudo o que mexa em Portugal e traga dinheiro para a economia portuguesa.)
    .
    .
    Os comunas já conseguiram o apoio férreo do funcionalismo público, dos interesses que se banqueteiam á mesa do conusmo interno e, bereve, estenderão aos que ainda sobrevivem à custa do Estado. Irão aterrorizar com gereves e a rua, tudo o que possa impedir que se produza e exporte em Portugal. Para que Portugal tombe efectivamente.
    .
    .
    Quando a economia crashar, lá eles surgirão como os salvadores da pátria, os que combatem os ganaciosos capitalistas que fogem com os seus capitais e são anti-patriotas. Lá dirão que as grandes empresas a falir ou lá quase, têm que ser salvas pelo Estado e respectivas nacionalizações. Depois, nova moeda (é preciso imprimir para haver circulação monetária em Portugal), saída da UE e, por fim, saída da NATO.
    .
    .
    O filme é quase o mesmo de 1974/5. Lembram-se? Não, não, poucos se lembram. Mas então os mais velhos que se preparem, que a corrida ainda mal começou.
    .
    .
    Entretanto, a CGTP (PCP, claro) já conseguiu o apoio de algumas forças militares e das forças policiais deste país. Aprendam que eu não duro sempre. Repare-se que eles não irão cometer os mesmos erros de 74/5/6. Eles são mais inteligentes que parecem aos de cueiros, cheios de sebentas, títulos honoríficos e armadilhados nos seus interesses mesquinhos até ao pescoço. “A luta continua!”

    Gostar

  28. Francisco Colaço's avatar
    Francisco Colaço permalink
    1 Outubro, 2012 13:36

    Anti-Comuna,
    .
    O Jerónimo e o Arménio podem ser inteligentes; contudo o povo português não é assim tão burro. Aprende à custa dos seus erros, e não dos erros dos outros, o que não é um sinal de genialidade; mas aprende, o que demonstra não ser completamente estúpido.
    .
    Os comunistas ainda estão por apresentar um país comunista que seja mais rico que a sua contraparte capitalista. Os comunistas são muito malquistos nos países onde governaram. Fale de comunismo na Polónia e terá sorte se conseguir conservar os trinta e dois dentes.
    .
    Lembre-se que por cada português que foi à rua, dezenas ficaram em casa, desinteressados. Não creio que qualquer deles iria estar pronto a fazer uma manifestação em apoio do Passos Coelho, mas pode crer que nenhum deles iria ficar parado caso o Jerónimo tentasse fazer anti-democraticamente um golpe de estado para assegurar o poder.
    .
    Acho que nesses dias seríamos todos polacos, e os comunistas teriam o prazer de testar os serviços públicos nas áreas da ortopedia e da reconstrução dentária.

    Gostar

  29. JCA's avatar
    JCA permalink
    1 Outubro, 2012 13:41

    .
    Acabemos com as tretas da TSU.
    .
    Nos fatores de construção dum ‘preço português’ de Venda, a TSU conta praticamente zero para um Empregador. Há os outros que proibem a competitividade do ‘preço português’. Sequer é o peso da mão de obra o mais importante em 99% das empresas (sequer nos Bancos onde o cliente é o empregado quando faz o trabalho do Banco no Multibanco).
    .
    O peso é a carga fiscal que o Empregador paga na materia prima que compra, nos salarios brutos que paga ao empregado e nos diretos IRC-IVA-IC etc que paga.
    .
    São só bem mais de 50% do ‘preço português’ de Venda no mercado de concorrência mundial (import ou export). É só descascar a cebola fiscal e as elites que estiveram, estão, em Poder que não fujam do que só elas são responsáveis não só desde 2008 mas embora mais disfarçado antes.
    .
    Governo de RECONSTRUÇÃO NACIONAL contra GOVERNOS chico espertos de ‘SALVAÇÃO NACIONAL’. Está em cima da mesa UM CARTÃO VERMELHO contra a DESTRUIÇÃO NACIONAL. Ajeitam-se ou são ignorantes promovendo com VIOLENCIA ANARQUICA DE AVIÁRIO para provocarem VIOLENCIA A SÉRIO ?
    .
    É assim que está o País. Alguma duvida ? Ficaria feliz se me demonstrassem o contrário sem as habituais teorias academico-catedráticas dalguns nos corredores discretos e de veludo do Poder que como sempre são utopias por transitórias.
    .

    Gostar

  30. Anti-praticos's avatar
    Anti-praticos permalink
    1 Outubro, 2012 13:41

    Cof cof… o anti-comuna é que diz que nao e possivel privatizar as empresas , nem despedir funcionários, nem renegociar ppp e rendas.Afinal quem é que está proximo dos comunistas quem é quem é? xD

    Gostar

  31. javitudo's avatar
    javitudo permalink
    1 Outubro, 2012 13:41

    Caro AC, eu também os conheço há muito.
    Ao contrário do que pensa, os comunas andam a fazer a farsa com os berloques porque andam assustados.
    Procuram posições de salvaguarda para o que vier. Não virá nada de bom.
    Eles sabem melhor que ninguém que um dia a casa cai e nesse dia a grande maioria deixa de ser silenciosa.
    O AC está bem preparado em economia, avisa os incautos, mas sabe … os incautos não pensam nem se previnem.
    O máximo que conseguem é enrouquecer.
    O rectângulo é uma nesga microscópica regida por influências poderosas mal conhecidas na paróquia. Divertem-se com os palhaços, seja na rua , seja em S. Bento, seja no rato, seja em belém.
    http://www.ionline.pt/mundo/john-perkins-portugal-esta-ser-assassinado-muitos-paises-terceiro-mundo-ja-foram
    Por agora observam, mais tarde actuarão de acordo com os planos em cima da mesa há já um tempo.
    Numa segunda de manhã o anúncio sai de chofre e todos os artistas recolhem à pocilga com parcos escudos no bolso e sem salário por umas semanas. Quando finalmente o recuperarem com 50% de prejuízo até celebram.
    Quanto ao Norte como último recurso, estou consigo. Talvez nos deixem dar a volta a isto com pesadas contrapartidas.
    Ainda assim é muito preferível a ser confiscado e sangrado pela lisboa pérfida e sem vergonha.

    Gostar

  32. JCA's avatar
    JCA permalink
    1 Outubro, 2012 13:51

    .
    E VIOLENCIA A SERIO nem é partir, escavacar ou fazer atentados como depois de 1910 que surge como amostragem que os Portugueses não são dados a revoluções estilo ‘revolução francesa’ em que a multidão assalta as instituições e mete mete na ‘forca’ os que entende serem os culpados,
    .
    é a silenciosa que está em curso muito mais demolidora ………..
    .
    Busca, busca. O problema é se ambas involuntariamente acontecem no mesmo TEMPO.
    .
    Ñão gosto.
    .

    Gostar

  33. Esmeralda's avatar
    Esmeralda permalink
    1 Outubro, 2012 13:54

    Ai não vamos lá,não!

    Gostar

  34. Tiro ao Alvo's avatar
    Tiro ao Alvo permalink
    1 Outubro, 2012 14:02

    Também penso que Estado foi capturado pelo funcionalismo público, uns por acção, outros por omissão, a maioria liderada por sindicalistas com poucos escrúpulos. Entenda-se aqui funcionalismo públicos todos os fp propriamente ditos e todos os empregados dos institutos e das empresas estatais.
    Não é necessário ser bom observador para reparar que é esta gente quem, hoje, faz greves em Portugal, e que são os mesmos quem, maioritariamente, fazem engrossar as manifestações anti-tudo.
    E a maioria do povo a ver passar os comboios…

    Gostar

  35. javitudo's avatar
    javitudo permalink
    1 Outubro, 2012 14:11

    Tiro ao Alvo, tenha calma, lá mais para o inverno vamos precisar de si.

    Gostar

  36. Basto_eu's avatar
    Basto_eu permalink
    1 Outubro, 2012 14:42

    O Gerónimo, o Arménio e o Xico dominam (provisoriamente) porque os dominados são autênticos habitantes desta casa dos segredos…

    Gostar

  37. jojoratazana's avatar
    jojoratazana permalink
    1 Outubro, 2012 14:48

    Anti- comuna ” Vice Rei do Norte”, está já a preparar as suas gentes para atacar as sedes do PCP e do Bloco de Esquerda no Norte do país, afim de dominar a sua rebelião contra os mamões instalados.
    Nisto bate com a cabeça na mesa cabeceira e acorda, da sua demência sonhadora.
    Coitado no fim do seu caminho, o Conde Ferreira é o seu destino.

    Gostar

  38. Vivendi's avatar
    vivendipt permalink
    1 Outubro, 2012 15:15

    A esquerda vai dar o tudo por tudo neste momento árduo.
    Carlos Carvalhas até pode vir a ser o futuro presidente da (des)república…
    O que é certo é que Portugal está contaminado por um socialismo atroz transversal da esquerda a direita em que os impostos e o combate ao capital é a solução para resolver qualquer problema.

    Se boa parte do país escolher a via socialista marxista restará ao NORTE tornar-se independente juntamente com a nossa mui querida e estimada Galicia.

    Gostar

  39. jojoratazana's avatar
    jojoratazana permalink
    1 Outubro, 2012 15:31

    vivendipt, a direita trauliteira no seu melhor.

    Gostar

  40. Hawk's avatar
    Hawk permalink
    1 Outubro, 2012 15:47

    A-Comuna, creio que o que nos quer dizer é que não há direita digna desse nome em Portugal. Nos muitos anos que trabalhei no estrangeiro percebi que o que se chama direita nesses países, goste ou não dela, é gente muito diferente e com outro preparo e, principalmente, que sabe o que é TRABALHAR.

    Gostar

  41. Francisco Colaço's avatar
    Francisco Colaço permalink
    1 Outubro, 2012 15:47

    Malta,
    .
    Acalmem-se, não vai acontecer nada. As forças armadas até podem ter alguns comunistas ri-vol-ta-cráticos lá pelo meio, mas, como sempre, 80% das forças armadas e paramilitarizadas e policiais estariam prontos para lhes dar cabo do canestro. Os vermilhóides sabem-no bem, e, assim, as cobras mantêm-se nas suas tocas. Falam muito, falam.
    .
    Podem querer acabar com Portugal pela via económica, barrando os portos. Urge, para não lixar a substituição, fazer sair um decreto-lei (creio que não será preciso fazer lei aqui) com o seguinte texto:
    .
    1) Os trabalhadores em greve poderão ser substituídos por outros trabalhadores, nas mesmas condições salariais, pela duração da greve, por forma a assegurar a actividade económica e as funções laborais.
    .
    2) Caso a entidade patronal venha a verificar que o trabalhador substituto tenha mais proficiência e seja mais rendível que o trabalhador substituído, poderá optar por continuar o contrato de trabalho do segundo trabalhador com o primeiro, nas mesmas condições, sendo o segundo trabalhador despedido com junta causa e sem direito a indemnização.
    .
    Voilá, 1) não viola o direito à greve e 2) não creio que esteja contra qualquer lei, 3) promove a produtividade e 4) não aumenta o desemprego.
    .
    E acabavam-se as greves políticas, podem crer.
    .
    É o que dá haver Relvas no governo. Falta de bom-senso e de imaginação, sacrificadas à doença chamada comunicacite socratina.

    Gostar

  42. Francisco Colaço's avatar
    Francisco Colaço permalink
    1 Outubro, 2012 15:51

    O dito Decreto-Lei (que comecei como um chiste e acabou por fazer sentido), pelo menos ia meter o Arménio Dois Nomes Próprios na toca de onde saiu.

    Gostar

  43. Carlos III's avatar
    Carlos III permalink
    1 Outubro, 2012 15:57

    Anti-C
    Se os comunas são tão astutos como Vc. diz, eles (os líderes) sabem perfeitamente que um longo período de austeridade é inevitável e sabem perfeitamente como geri-lo. Nesse sentido dispõem, de facto, de uma autoridade moral de que nem o PS dispõe e que é indispensável a quem queira impôr um programa de austeridade equitativo. Julgo por isso que tarde ou cêdo haverá um novo “compromisso histórico”. Vc, Anti-C, ainda vai ver o Portas de braço dado com o Gerónimo. O instinto de sobrevivência da classe política é infindo.

    Gostar

  44. jojoratazana's avatar
    jojoratazana permalink
    1 Outubro, 2012 15:58

    Oh culaço vai lá troar de cuecas.

    Gostar

  45. jojoratazana's avatar
    jojoratazana permalink
    1 Outubro, 2012 15:58

    Trocar é claro?

    Gostar

  46. Vivendi's avatar
    vivendipt permalink
    1 Outubro, 2012 16:13

    jojoratazana
    vivendipt, a direita trauliteira no seu melhor.

    Para a esquerdalha só assim! É lembrar a recepção aos comunas no aeroporto do porto de G3 na mão. Podem dar meia volta.
    Se não tinha sido o norte o país tinha caído no comunismo. Vinham invadir propriedades privadas.

    Gostar

  47. Francisco Colaço's avatar
    Francisco Colaço permalink
    1 Outubro, 2012 16:23

    Jojoratazana,
    .
    Para quem escolheu tal nome (Ratazana não é sobrenome em Portugal, ao que conheço), posso considerar que é um daqueles bichos de toca à espera de que a rua e as armas ponham o poder nas mãos daqueles que o povo em eleições não quer nem dado?
    .
    Já agora, o meu nome é Colaço, e com maiúscula, como eu grafo o seu.

    Gostar

  48. jojoratazana's avatar
    jojoratazana permalink
    1 Outubro, 2012 17:17

    Jojoratazana apenas, por viver no meio de tantos ratos como tu e outros que por aqui vegetam.

    Gostar

  49. Tiro ao Alvo's avatar
    Tiro ao Alvo permalink
    1 Outubro, 2012 17:38

    jojoratazana, não havia necessidade de ser grosseiro. Vc não merece este espaço de liberdade.

    Gostar

  50. Filipe Pereira's avatar
    Filipe Pereira permalink
    1 Outubro, 2012 17:42

    Eh lá! Isto está bonito tá. Norte versus comunistas, comunistas versus capital, tsu versus corte nos subsídios e salários isto é a verdadeira a arte da guerra!!!

    Gostar

  51. jojoratazana's avatar
    jojoratazana permalink
    1 Outubro, 2012 18:44

    Tiro ao Alvo nas grosserias estás a incluir as mentiras e os insultos, com que uns milhares de portugueses são violentados diariamente, nestas páginas?
    Liberdade?
    Só conta a sua?

    Gostar

  52. Sebastien De Vries's avatar
    Sebastien De Vries permalink
    1 Outubro, 2012 19:21

    PMF, …vai-me desculpar mas a bela alusão a B. F. não pode ser destruída com o resto que escreve.

    É que a grande maioria das pessoas, e alguma elite nacional, nem sabem de que consenso se fala, pior!, como nunca ESTUDARAM, nunca tiveram CURIOSIDADE para SABER, nem sabem o que se passa de fundo em Portugal e no Mundo, a não ser a cunbersa-de-café, do “diz-se x, logo-é-z, vi-me ofendido-que-estou–feelings–love, ele-é-incompetente-ah-chamem-a-policia”. Durante os últimos 10 anos, não liam nada sobre o básico da economia, e o que se passa no mundo, não tinham curiosidade em ver (já não digo ler) a folha econômica do “expresso” ou da “visao”
    …era chato, …agoram cocem-se, pois esta crise é também e muito vossa.

    Gostar

  53. Fincapé's avatar
    Fincapé permalink
    1 Outubro, 2012 20:00

    Essa do Norte e dos comunistas dá vontade de rir. Não fosse Mário Soares na fonte luminosa com o PSD acagaçado que nem à rua veio, não fosse o célebre e histórico debate Soares-Cunhal onde Soares engoliu Cunhal, não fosse o PS desse tempo e veríamos!
    O Norte? O PSD? O CDS? É de partir o coco. Cuequinha borrada, mais nada.
    E eu não sou do Sul.

    Gostar

  54. JCA's avatar
    JCA permalink
    1 Outubro, 2012 23:38

    .
    É meteram-se numa alhada,
    .
    não há duvida que a Catalunha vai declarar a independencia contra a Monarquia de Espanha. Só quem nunca por lá andou é que não percebe o pulsar ….. É só 1/5 da criação da riqueza do reino de Castela. E ali pia fino.
    .
    A seguir bota o País Basco e a Galiza.
    .
    E a seguir bota …. aqui entramos nos motores da Europa com divisões escondidas piores que o Reino de Espanha ….. Silêncio que é lá com eles ….
    .
    Atalhar isto é quase como tentar explicar como é que um restito de franguito na cova dum dente que são os ‘pesos levissimos’ na Europa, Portugal-Grecia-Irlanda, são projetados como o GRANDE PROBLEMA DA UE e do EURO.
    .
    É tão simples, Portugal-Grecia-Irlanda pesam m*r** no colossal europeu. Mas tanto manejaram que a União Europeia e o Euro, a propria destruição de países como os conhecemos, estão na mão …… dos que são restito de franguito na cova dum dente …
    .
    O primeiro a sair rebenta com isto tudo. E abana não só o planetacom como essa coisa da globalização ….
    .
    Ao que isto chegou. O micro-micro Portugal ter o Mundo na mão. Ou a micro micro Grecia. Ou a micro micro Irlanda.
    .
    Não vejo os que tal construiram serem capazes de tal sairem. E estamos a falar a curtissimo prazo.
    .
    Não estou contra ninguém. Apenas constato além das discussões de ‘carteira com tinteiro para molhar aparos das canetas de pau’
    .
    Pois é.
    .
    Isto está mesmo no duro. Então por cá quando a juventude ocupa as ruas recorda-me quando na Praça de Londres a velharis do antes 25 de Abril mandava a bofia malhar no pessoal. E resolveu o quê ?
    .
    É pena que muitos os que lá andaram, ou não andaram, se tenham esquecido. E quando passaram a poder imitam os que lhes arrearam no lombo.
    .
    Maus amigos a juventude tomou conta da rua, é o poder a seguir, tal qual vós foram mas quando chegaram ao poder ….. ESQUECERAM-SE.
    .
    O mundo é deles. São eles que têm de acartar às costas as cagadas que os velhotes fizeram.
    .

    Pois é.
    .
    E aos velhadas metidos nisso até aos cabelos (não os que os topam de longe e também são velhos) e os putos candidatos a mamões que contrataram para paus de cabeleira. Isto ardeu. Nem o velho com mão de ferro se aguentou com a juventude na rua, quanto mais vocês e apartniks jovens à gula de mamarem.
    .
    Se a seguir o ciclo se repete ….. Não lhes interessa no momento. O mundo é deles como já foi nosso. Isto ardeu tudo. Mudou, Chamem-lhe inorgânico … pois, pois …
    .
    Pior nem desorientados nem sabem como lidar com isto. Mas há velhotes que sempre se cagaram para elites que sabem bem resolver a coisa. E vão ser aliciados ou contratados pela rua. E vão fazer o exito. Acabar com a DESTRUIÇÃO DE PORTUGAL e fundarem a RECONSTRUÇÃO DE PORTUGAL.
    .
    Se é com Partidos é lá com os Partidos que têm aparentemente na mão não provocarem uma DITADURA neste momento infelizmente a pender mais para soviética que não tem culpa. A governança em poder está-lha a oferecer de bandeja. E pior ninhuém se revoltará, quiçá apoiará decididamente, por exemplo a nacionalização da Banca, das auto-estradas. das PPP’s etc
    .
    Ora bem a tal elite enfaixou isto tudo. Pois é,
    .

    Gostar

Indigne-se aqui.