Saltar para o conteúdo

de fora

4 Outubro, 2012
by

Enquanto, por Portugal, os indígenas andam naturalmente obcecados com a extorsão fiscal que lhes tem sido imposta pelo “governo mais liberal de sempre”, o tal que ia resolver o défice das contas públicas pelo lado da despesa e não apenas da cobrança, o que se está a passar nos EUA poderá ajudá-los mais do que possam pensar: se Mitt Romney mantiver o bom discurso liberal-conservador de ontem e se com ele ganhar as eleições e orientar o governo do seu país, o futuro poderá demonstrar que uma economia em crise profunda se recupera diminuindo o paternalismo do governo e não aumentando-o, como acreditamos actualmente.

.

Sucede que Portugal e a generalidade dos países da Europa Ocidental Continental são particularmente sensíveis ao que vem de fora, e acompanham as tendências e os ciclos de influência ideológica dominantes. Nas décadas de 70 e 80 éramos socialistas à maneira de França e dos nórdicos, na década seguinte, graça a Reagan e a Thatcher, compreendemos que a “inevitabilidade do socialismo” era uma fraude mais do que indesejável, tendo regressado ao nanny state com Clinton e Blair, agravado, mais tarde, pelo governo de Barack Obama (e, agora, o inefável Monsieur Hollande), de que foram plagiadores sucessivos, em Portugal e Espanha, António Guterres, José Sócrates e Zapatero.

.

Por consequência, se a política americana voltar a desprezar o paternalismo do estado e se, a partir de uma situação de crise profunda como a que vive actualmente, conseguir provar que o que move a economia é menos e não mais estado, mais liberdade económica e menos proteccionismo, pode ser que, por cá, consigamos finalmente compreender que as medidas de engenharia fiscal deste e de qualquer outro governo, para manterem o que é já uma pálida sombra de um modo de vida ineficiente e suicida, só agravarão os nossos problemas, em vez de contribuírem para os resolver.

33 comentários leave one →
  1. ricciardi's avatar
    ricciardi permalink
    4 Outubro, 2012 14:41

    Sabe, caro rui a., estou agora a ler um livro “keynes vs hayek” aonde o autor afirma que Reagan foi mais keynesiano do que keynes.
    .
    Depois digo-lhe porque. Em todo caso Reagan saiu da presidencia dos eua como pais devedor, mas quando entrou os eua eram credores…
    .
    Rb

    Gostar

  2. Anti-praticos's avatar
    Anti-praticos permalink
    4 Outubro, 2012 14:49

    Rui A, voce sabe como na maior parte das matérias, discordo abertamente do que o Anti-Comuna costuma opinar.Mas em relação ao reagam ele tem toda a razão: reagan está longe de ser liberal.
    E tenho muito receio que o discurso de romney não passe de fogo de vista, como cá e em espanha aconteceu

    Gostar

  3. rui a.'s avatar
    rui a. permalink
    4 Outubro, 2012 14:56

    ” “keynes vs hayek” aonde o autor afirma que Reagan foi mais keynesiano do que keynes”
    É discutível, embora não me custe a acreditar que o Reagan ficou muito aquém do que poderia esperar dele. Todavia, não leram no post que os governos do Reagan e da Thatcher (outra sobre quem também há dúvidas…) tenham sido exemplos de excelência liberal, mas apenas e só (o que, para a época, foi muito, mas muito importante) que romperam com o paradigma socialista/estatista que dominava os EUA, a Inglaterra e a Europa da época. Nessa medida, não tenham quaisquer dúvidas que o depois do que ficou conhecido pela “Revolução Conservadora” da década de 80 foi muito melhor do que se vivia antes. E, por último, muito cuidado com a tentativa (muito em voga nos EUA, nos últimos meses, por óbvias razões eleitorais…) de encostar o Reagan ao Keynes, tal e qual o nosso Obama. O Krugman até já escreveu um artigo com esta tese, obviamente para tentar ajudar a reeleição do Obama.

    Gostar

  4. Mig PT's avatar
    Mig PT permalink
    4 Outubro, 2012 15:01

    Referir que um discurso pode ser “liberal-conservador” é o mesmo que dizer”estar um dia muito anoitecido”:)

    Gostar

  5. zazie's avatar
    zazie permalink
    4 Outubro, 2012 15:15

    «Referir que um discurso pode ser “liberal-conservador” é o mesmo que dizer”estar um dia muito anoitecido”:)»
    .
    ahahahahaha
    grande boca

    Gostar

  6. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    4 Outubro, 2012 15:16

    Ah! Os USA, esse farol da civilização. E o país onde criam dinheiro do nada para não pagarem impostos. lol
    .
    .
    Rui, parece que pelos USA não conhecem o paleio dos hayekianos tugas.
    .
    .
    http://www.brillig.com/debt_clock/

    Gostar

  7. BorNot2B's avatar
    4 Outubro, 2012 15:19

    Rui, não sei até que ponto o “nosso” estado é tão “social” quanto se apregoa…
    O que sei, e todos sabemos, é que o estado é grande e “gordo” e estúpido… À semelhança duma empresa que precisa repensar processos para ser mais competitiva, o estado deveria efectuar uma “reengenharia” global, com vista a optimizar e partilhar recursos (o que não passa por simplesmente “externalizar” funções…). Deveria reduzir de forma drástica a sua estrutura com menos níveis de decisão e mais contacto com o “terreno”.
    Se pretendermos (por dogmatismo político) “apenas” erradicar o estado social, correremos o risco de continuar a ter um estado ineficiente cujo “output” se traduzirá na redução do “retorno” que os cidadãos terão da carga de impostos que tem de suportar.
    Fala-se muito (de forma mais ou menos abstracta) em “reduzir gorduras”, mas muito pouco em reforçar os “neurónios” do estado.

    Gostar

  8. rui a.'s avatar
    rui a. permalink
    4 Outubro, 2012 15:20

    “O que sei, e todos sabemos, é que o estado é grande e “gordo” e estúpido… ”
    Luís, é isso o Estado Social.

    Gostar

  9. rui a.'s avatar
    rui a. permalink
    4 Outubro, 2012 15:23

    “grande boca”
    Não foi uma “grande boca”, Zazie. O “liberal-conservador” é uma provocação minha já mais do que tradicional, mas, de resto, muito bem sustentada, modéstia à parte…

    Gostar

  10. zazie's avatar
    zazie permalink
    4 Outubro, 2012 15:27

    ehehe
    Não sabia. Nesse caso, parabéns pela ironia.

    Gostar

  11. zazie's avatar
    zazie permalink
    4 Outubro, 2012 15:31

    Mas deixe cá ver, ó Excelentíssimo Rui. Se Vossência é liberal- e não consta ter feito contrição cataláctica, então considera-se um “liberal progressista” ou um “liberal austríaco” ou um clássico?

    Gostar

  12. zazie's avatar
    zazie permalink
    4 Outubro, 2012 15:32

    Isto porque, para Founding Father parece-me que se enganou no local de nascimento.

    Gostar

  13. rui a.'s avatar
    rui a. permalink
    4 Outubro, 2012 15:54

    “Mas deixe cá ver, ó Excelentíssimo Rui. ”
    Eu respondo, Excelentíssima Zazie, o “liberalismo clássico” é o “liberalismo austríaco” original, isto é, o dos Bohm-Bawerk, do Mises e do Hayek, descontando a deriva libertária da influência recente dos ancap, do Rothbard e do Hoppe (que têm coisas excelentes, mas pecam por uma indevida leitura da história e do constitucionalismo liberal), que, segundo parece, apanharam recentemente o Soto (eheheh!). Já o “liberalismo progressista”, resultado da má leitura da Revolução Francesa, que confunde, às vezes propositadamente, às vezes por ignorância, o progressismo republicano jacobino com a matriz liberal clássica, de influência constitucional americana, das origens da Revolução, da Declaração dos Diretos do Homem, de Lafayette, e da Constituição liberal de 1791, foi o que influenciou Portugal no século XIX (com excepção de Herculano, bem mais próximo da tradição inglesa), e que é um “liberalismo” político, no sentido de reclamar o fim do Ancien Régime e das limitações à liberdade política e à cidadania igualitária, mas não um liberalismo filosófico.
    Por fim, como é evidente e todos bem o sabemos, o “liberalismo clássico” austríaco, mais na versão do Hayek que de alguma coisa do Mises (embora este tambem não deva ser posto de fora), é profundamente conservador. Veja, por exemplo, o significado da “ordem espontânea” do Hayek, aka “mão invisível” do Smith, e a importância da tradição como fonte de transmição de conhecimento e de parametrização dos limites da moral política.
    Por fim, quanto ao meu local de nascimento intelectual, se me arranjar um liberalzinho português genuíno (deixemos o Herculano de lado, que também não era exactamente um inovador), ou mesmo uma razoável copy paste dos outros, não me importo de prescindir do Império Austro-Húngaro!

    Gostar

  14. Fenris's avatar
    Fenris permalink
    4 Outubro, 2012 15:57

    Acho que é de ficar de cara à banda quando se considera o discurso de Romeny “um bom discurso”. O de ontem não é o mesmo do de sempre.
    Já escrevi por aqui que ele estava a mentir ontem ou anda a mentir há mais de um ano; se tiver de escolher apenas um momento, escolho ontem.
    .
    Depois, ainda mais espantoso é perceber que a pretensa nova política de Romeny é uma reciclagem (é mais simpático do que dizer “cópia”) da cartilha Bush que os mandou para onde estão agora.
    Poderemos discutir se Obama fez muito ou pouco; se fez bem ou mal; mas o que é indiscutível é que ele pagou o que Bush fez (algo parecido com PPPs).
    Não deixo de pasmar como ainda se pode levar a sério o Sr. 47%…

    Gostar

  15. zazie's avatar
    zazie permalink
    4 Outubro, 2012 16:18

    Pois assim sendo, eu é que não me importava nada de ter o Caríssimo Rui A por Imperador.
    .
    Até já me sinta a Sissi nas valsas da mouraria

    Gostar

  16. zazie's avatar
    zazie permalink
    4 Outubro, 2012 16:20

    Bem, mas como estamos todos bismerkados até ao tutano, também não ficaria mal recitar a Banda do Casaco:
    .
    Imperador, a tua imperatriz é por um triz que não se diz ser meretriz… e merecia.

    Gostar

  17. piscoiso's avatar
    piscoiso permalink
    4 Outubro, 2012 16:31

    Essa da valsa na Mouraria está bem esgalhada.
    Faz uns tempos em que vagueava por aquelas ruelas paralelas à Almirante Reis cá em baixo, sou atraído para dentro de um tasco de onde se ouvia o violino de Helmut Zacarias, de um rádio.
    Entrei, mas o cheiro a esperma com bagaço espantou-me.

    Gostar

  18. Carlos Ferraz's avatar
    Carlos Ferraz permalink
    4 Outubro, 2012 16:57

    Tantos disparates num só post…
    Apenas um comentário 🙂
    O senhor não faz a mínima ideia do estado em que está os EUA e do que representa Mitt Romney…menos Estado com o Partido Republicano??? loool

    Gostar

  19. MayBeNot's avatar
    MayBeNot permalink
    4 Outubro, 2012 17:18

    “…se Mitt Romney mantiver o bom discurso liberal-conservador de ontem e se com ele ganhar as eleições e orientar o governo do seu país, o futuro poderá demonstrar que uma economia em crise profunda se recupera diminuindo o paternalismo do governo e não aumentando-o, como acreditamos actualmente”.

    Se o “paternalismo” do governo não tivesse injetado os 750 000 milhões de doláres a seguir ao colapso dos “Irmãos Lemos” eu queria ver como é que “…uma economia em crise profunda se recupera…” Balelas!!!

    Gostar

  20. O SÁTIRO's avatar
    4 Outubro, 2012 17:22

    Reagan revolucionou os USA
    tornou-os muito mais fortes em termos políticos…..militares..e económicos
    a sua política de abertura do mercado interno..na altura ocupado pelos japoneses……..obrigou os USA a dar largas á imaginação da criatividade privada para competir no mundo
    quem teve sorte foi clinton……q apanhou a boa fase da expansaão USA
    tal como no brasil
    as reformas de FHC deram bons resultados no tempo do ….lula

    ah.o reagan ainda ajudou a derrubar esse antro de tirania….e barbárie.chamado URSS
    grande VITÓRIA dos direitos humanos

    Gostar

  21. rui a.'s avatar
    rui a. permalink
    4 Outubro, 2012 17:46

    Prezado Carlos Ferraz,
    Antes de qualifiacar como “disparates” os textos alheios convém tomar certa cautela com os próprios, de modo a evitarem-se alguns disparates desnecessários, como, por exemplo, os gramaticais, no caso o “estado” dos “Estados” que “estão” e não o “estado” em que o “estado” (não) “está”. Está ver? É aquela coisa da concordância do predicado com sujeito. Enfim, um disparate!

    Gostar

  22. Filipe Pereira's avatar
    Filipe Pereira permalink
    4 Outubro, 2012 17:51

    De todos os políticos mencionados no post, falta um, o Grande playboy do Texas!!! Esse ao menos ainda vai comprando uns chapéus made in Madeira.

    Gostar

  23. Pedro Esteves's avatar
    Pedro Esteves permalink
    4 Outubro, 2012 18:10

    sem querer ser indiscreto nem desrespeitoso , mas o Sr Rui.A. não se sente cada vez mais isolado aqui no blasfémias ?

    Gostar

  24. Carlos's avatar
    Carlos permalink
    4 Outubro, 2012 18:16

    piscoiso
    Posted 4 Outubro, 2012 at 16:31 | Permalink

    Faz uns tempos em que vagueava por aquelas ruelas paralelas à Almirante Reis cá em baixo,…

    Homem, não tenha vergonha de dizer que andava às putas.

    Gostar

  25. BorNot2B's avatar
    4 Outubro, 2012 18:53

    Rui, obrigado pelo seu comentário (4 Outubro, 2012 at 15:23).
    Relativamente ao seu “reparo”, tenha em atenção que um estado “liberal” também pode ser “grande e “gordo” e estúpido…” na devida proporção do tamanho que venha a ter…
    O que pretendi dizer-lhe (comentário 4 Outubro, 2012 at 15:19) está de algum modo em linha com esta opinião: http://www.publico.pt/Pol%EDtica/opiniao-a-caminho-do-ultraliberalismo-1565896?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+PublicoRSS+%28Publico.pt%29

    Gostar

  26. the lost horizon's avatar
    the lost horizon permalink
    4 Outubro, 2012 18:55

    Reagan vs Romney. Querem lá ver que ainda vamos assistir à Guerra das Estrela II ?
    Aconselho os americanos a submeter o candidato republicano ao detector de mentiras, não vá ele revelar-se tão aldrabão como o rapaz do Ângelo se revelou.
    .

    Gostar

  27. PMP's avatar
    PMP permalink
    4 Outubro, 2012 21:25

    O Romney disse ontem e varias vezes antes que iria aumentar a despesa militar e baixar impostos , tal como o Reagan e o GW Bush, ou seja aumentar o deficit .

    O problema vai ser o AC e o Fernando S a jurarem a pés juntos que vão fixar sem dólares “daqui a dois anos ” ( é sempre daqui a dois anos ) !

    Gostar

  28. Francisco Colaço's avatar
    Francisco Colaço permalink
    5 Outubro, 2012 11:23

    PMP,
    .
    Compare o desempenho económico do Sr. Barack Obama no Governo Federal com o do Sr. Willard Romney no Estado do Massachussets. Um deles aumentou 50% a dívida, o outro debelou o défice., Um deles quer ser julgado pelas promessas que ainda mantém (verdade, confiram!), o outro ṕode ser julgado pelos indicadores económicos.
    .
    Há uma diferença entre o que diz que quer fazer apesar de não ter feito e aquele que mostra que já fez. Não me admira que o PMP seja todo Oba-boneco: também votaria no Sócrates se ele hoje prometesse 300.000 empregos (porquê ficar-se pelos 150.000, os quais não criou, nem poderia criar)?
    .
    Romney pode prometer os 12.000.000 de empregos. Meu caro, fica a saber que o seu consulado no Massachussets teve reporte positivo em termos de défice (anulou!), emprego (criaram-se!) e actividade económica (expandiu!). Ao contrário, o que tem o Obama para mostrar senão que «mantém as mesmas promessas que há quatro anos atrás»? Manter promessas é curriculum para político algum? Se não acredita no que digo, faça o favor de conferir. Se ao fim de conferir ainda tiver uma réstea de respeito pelo golfista semi-profissional, então reservar-me-ei o direito de o considerar ou sicofântico ou interessado ou ignorante ou simplesmente uma azêmola completa.

    Gostar

  29. PMP's avatar
    PMP permalink
    5 Outubro, 2012 11:33

    FC,
    .
    No meu tempo existia diferença entre um estado e um estado federal.
    .
    No meu tempoum crescimento económico de 2% ao ano após a maior recessão do pós guerra era um bom resultado.
    .
    No meu tempo um progressista como o Reagan ou o Nixon eram bons exemplos.
    .
    No meu tempo o dolar era fixe e parece que continua a ser , pois a malta empresta dolares a 5 anos por 1% ao ano !
    .
    Eu se fosse ao Obama prometia sempre mais 1000 empregos que o Romney, basta partir mais umas janelas e portas de uma país qualquer lá longe.

    Gostar

  30. Francisco Colaço's avatar
    Francisco Colaço permalink
    5 Outubro, 2012 12:07

    PMP,
    .
    Sendo que o Obama não envidou crescimento, não criou empregos (mesmo com duas guerras). Quer saber outro dado estatístico? 70% das baixas no Afeganistão e no Iraque não aconteceram nos oito anos Bush (ah!, o demónio Bush!), com seis anos de guerra, mas nos três anos primeiros da administração Obama. Factos são melhores que opiniões.
    .
    Eu percebo bem porque é que o Romney quer aumentar a despesa com os militares (e no entanto não concordo com essa decisão, acho que traz poucas vantagens em relação a procurar a auto-suficiência alimentar, energética e industrial no todo do continente americano). Enfraquecer os militares como aconteceu no consulado Obama deu o que deu, a ponto de a própria Russian Times dizer que a América decairá em guerra civil e será invadida em breve. Confira, procure, a emissão é da RT e o Google é seu amigo.
    .
    Товарищ волк знает, кого кушать (vantagens de ter o teclado cirílico configurado no Linux).

    Gostar

  31. manuelqueiroga's avatar
    5 Outubro, 2012 12:40

    Sr.Rui.a:
    Embora concorde teoricamente com a maior parte do seu artigo, não deve esquecer que a crise actual advém do excesso de falta de regulação dos mercados financeiros, começada pelo Sr. Reagan e Sra Tacher.Esqueceu-se do sub-prime?Como diz Medina Carreira a decadência do Ocidente deve-se ao fraco crescimento económico com origem na deslocação das industrias produtivas que criavam emprego e riqueza para oriente.Sabe que o mercado suportado pelos financeiros, que só esperam lucros com a especulação, não nos leva alado nenhum.

    Gostar

  32. Francisco Colaço's avatar
    Francisco Colaço permalink
    5 Outubro, 2012 13:35

    Manuel Queiroga,
    .
    A decadência do ocidente começou com consumidores ocidentais que não se importaram de comprar produtos provindos do Estremo Oriente, desde que o preço fosse mais baixo.
    .
    Não sou contra as lojas do chinês. Simplesmente não sou cliente habitual delas.

    Gostar

  33. PMP's avatar
    PMP permalink
    5 Outubro, 2012 14:34

    FC.
    No meu tempo crescer 2% ao ano depois de uma recessão enorme era um bom resultado,

    No meu tempo o Obama criar empregos no sector privado era mais liberal que o Bush criar empregos no sector publico e crashar economia por especulação excessiva .

    No meu tempo acabar com guerras era mais liberal que comecar guerras.

    Eu só discordo do Obama no que respeita ao orçamento da defesa . Eu teria gasto muito mais do que o record de gastos do Iabama , mas contrata novos tropas para o exercito em funções de defesa interna em vez de B2 a custarem 2 mililhoes cada um !

    O Obama é um piegas , um centrista !

    O Reagan é que era , e o Nixon , esses sim uns Keynesianos a serio .

    O Obama é um amador comparado com esses estadistas !

    Gostar

Deixe uma resposta para Francisco Colaço Cancelar resposta