Saltar para o conteúdo

Todos os animais são iguais mas uns são mais iguais que outros

9 Outubro, 2012

«A partir de Janeiro do próximo ano, os funcionários públicos que faltem por motivo de doença perdem a totalidade da remuneração nos primeiros três dias. A partir daí, e até ao trigésimo dia de falta, têm um corte de 10% do salário bruto, recebendo 90%. De acordo com a proposta enviada na segunda-feira aos sindicatos, estes cortes não se aplicam em casos de internamento hospitalar.
Actualmente, a lei prevê que, nos primeiros 30 dias de falta por doença, os funcionários percam um sexto do salário (correspondente ao vencimento de exercício). Mas o dirigente do serviço pode autorizar o pagamento dessa parcela e, na prática, a generalidade dos funcionários públicos acaba por receber a totalidade do salário.
(…) No sector privado, os trabalhadores de baixa também não têm direito a qualquer pagamento nos três primeiros dias. Daí para a frente e durante o primeiro mês, o subsídio de doença corresponde a 55% da remuneração de referência (até Julho era 65%).»

85 comentários leave one →
  1. manumatiasmatos's avatar
    manumatiasmatos permalink
    9 Outubro, 2012 17:51

    Sou doente crónica e por vezes tenho necessidade de 1 ou 2 semanas de baixa médica. Nunca recebi os primeiros 3 dias e sempre recebi o salário com o corte correspondente. Por vezes vou trabalhar ainda doente, porque sei o rombo que levo no final do mês. Acharia piada, se não fosse para chorar, aos brados de equidade entre público e privado!

    Gostar

  2. Tortulho no escroto's avatar
    Tortulho no escroto permalink
    9 Outubro, 2012 17:54

    Só tens meio porco? O teu vizinho tem meio porco e um salpicão?
    Vai lá buscar o salpicão ao vizinho.
    .
    Ainda me lembro do caso da prof. da minha filha, em Mangualde, que foi obrigada a trabalhar até uma semana antes de falecer de cancro. O famoso Estado não deixou a mulher ir para casa três meses antes, quando ela o solicitou.

    Gostar

  3. Fincapé's avatar
    Fincapé permalink
    9 Outubro, 2012 17:54

    Ai, ai, ai…
    Os liberais a exigirem uma sociedade igualitária! Se começarem com tendências demasiado esquerdistas passo-me para o Blog da Esquerda Marxista. 😉

    Gostar

  4. zeparafuso's avatar
    zeparafuso permalink
    9 Outubro, 2012 18:00

    Até que enfim que estão aos poucos a igualar os funcionários públicos aos privados. Falta só o regime geral de segurança social. E aí, então, os sacrifícios poderão ser iguais para toda a gente ( que trabalha, não estão incluidos os que nos governam, esses continuam a ter benesses )!!!

    Gostar

  5. PMP's avatar
    PMP permalink
    9 Outubro, 2012 18:07

    Continua a desigualdade, e já lá vão 15 meses de governo Passos / Borges / Gaspar !

    Gostar

  6. JCA's avatar
    JCA permalink
    9 Outubro, 2012 18:21

    .
    Porventura levianamente recusam escolher um corte a eito de cerca de 4% tranversalmente em TODAS as rubricas e despesas publicas para REALMENTE o deficit FICAR RESOLVIDO EM 2013,
    .
    então vamos lá ao ‘golpe de estado de secretaria’ em curso cujo objetivo imediato não surge ser resolver o deficit pois com as medidas que escolhe só lá para 2020/2025 (daqui a 8/13 anos) é que começariamos a inverter a situação e só lá para 2030/2040 (daqui a 18/28 anos) estariamos como em 2008:
    .
    Em vez de nivelar as mais regalias da ADSE em prejuizo das da S Social, porque NÃO NIVELAM POR CIMA e fazem das regalias da ADSE as da S Social ?
    .
    Ou porque é que não fundem tudo numa com as mesmas regalias hoje da ADSE ?
    .
    É uma sugestão. Ou só está bem quando é para exercicios de Martirios e Empobrecimento ?
    .
    E que isso já deu o que tinha a dar. Tudo já evoluiu para outra plataforma que se resume: a Alemanha está a ver a ‘àgua a chegar-lhe aos bigodes’; foi a Irlanda, foi a Grecia, foi Portugal, foi espanha, foi Itália e chegou a França. A onda está prestes a entrar também pela Alemanha dentro.
    .
    Isto também para não falar que o FMI acaba de reconhecer que a Austeridade que obrigou é muito mais recessiva que garantiu quando impôs à força as medidas de austeridade. Parece que agora o FMI deve indemnizar os prejuizos aos Países que, digamos, foram enganados com a mesma exemplaridade com que os obrigam a pagar e acumprir quando falham.
    .
    Pois é. Bonito serviço.
    .

    Gostar

  7. jonas's avatar
    jonas permalink
    9 Outubro, 2012 18:29

    Gatunos !
    Que nunca sobre joe e o averel (de passos) disse o povo mais, numa palavra …

    Gostar

  8. Poispois's avatar
    Poispois permalink
    9 Outubro, 2012 18:49

    Resumindo e concluindo:
    os animais que trabalham no público são uns privilegiados! Nomeados para a função por claro compadrio, quando não declarado tráfico de influências, e ao arrepio de qualquer concurso público (o qual, a ocorrer, estaria obviamente viciado), sem qualquer indício de competência ou apetência para o lugar, parasitam todo um universo de animais privados que com os seus impostos pagam os imerecidos e sumptuosos salários dos respetivos animais públicos. Acresce a esta injustiça toda uma enorme panóplia de vantagens e benefícios, desde um extraordinário sistema de saúde, ao exercício vitalício da função, férias intermináveis, direito ao cartãozinho CGD, etc, etc. É preciso combater este estado de coisas. Os animais públicos têm que ser colocados no lugar. Só um estado LIBERAL acabará com esta situação. Tu que és animal, mas privado, levanta-te e junta-te a nós. Nós, LIBERAIS, mostraremos a esses animais públicos o que é uma sociedade igualitária, sem classes e sem privilégios. Pois…

    Gostar

  9. Bolota's avatar
    9 Outubro, 2012 19:00

    Helena,

    E não nivelar por cima????Porque temos todos de comer merda???

    http://www.publico.pt/Política/empresa-de-que-passos-foi-gestor-dominou-fundo-gerido-por-relvas-1566221

    Gostar

  10. piscoiso's avatar
    piscoiso permalink
    9 Outubro, 2012 19:26

    A medida parece saudável.

    Gostar

  11. Zé Paulo's avatar
    Zé Paulo permalink
    9 Outubro, 2012 19:35

    Interessante… a Srª – ou Drª , sei lá – HM, seste post, lembra-me um alemão e um português a espera na paragem do autocarro, quando passa um gajo com um ferrari novinho em folha. O alemão pensa para consigo que vai lutar e trabalhar e um dia, quem sabe, ainda vai ter um igual. Já o português começa a barafustar e diz: fdp! um dia ainda te vou ver aqui ao meu lado.
    Boa questão colocada pelo Bolota: que tal menos inveja e nivelar por cima, hein Srª – ou Drª, sei ká – HM?

    Gostar

  12. Zé Paulo's avatar
    Zé Paulo permalink
    9 Outubro, 2012 19:46

    Já agora, Srª – ou Drª, sei lá – HM, um bocadinho de honestidade intelectual não lhe ficava mal. Contar a estória toda é de boa índole. O chefe não se limita a decidir que paga e pronto, assim sem mais nem menos. Antes tem de justificar o pagamento com serviços relevantes, enumerando que serviços relevantes o funcionário prestou.

    Gostar

  13. jonas's avatar
    jonas permalink
    9 Outubro, 2012 19:53

    Eh, o relvas e o passos, t’arrenego, são parceiros, uns tratantes .

    Gostar

  14. JCA's avatar
    JCA permalink
    9 Outubro, 2012 19:53

    .
    Mas eu sou um ‘sonhador’ pelas mãos do auql não passaram milhões, passaram miles milhóes. e apresento-me aqui com esta simplicidade SURPREENDENTE. Vamos lá isto às 20.32 de hoje (eu sei qie há muita gente com medo, o de cima é igual ao de baixo, e o de baixo é igual ao de cima, que depois pode traduzir-se num mais basico ‘esquerdo direito op dois’ nada perigoso;
    .
    1) Estão os desgraçados do tugas a pagar a reunificação alemã ?,
    .

    é a doer aos alemães, são extraordinariamente desjaeitados para, vé lá, para uma treta que há seculos chamam de globalização, nunca conseguiram em bora tentassem tantas tans vezes à porrada mesmo no imperio romano ou mais proximo no hitler; é o falhanço de gente que poderia hoje ser um farol como bismarck. Se alguém entender isto como contra ‘pangermanismo’ é obvio que nunca compreendeu o mundo. Mas teima, teima. teima, teima …. Organizem-se para vosso bem e nosso, historicamente o nosso nem depende disso mas é solidário se …..
    .
    2) Esta é mais terra a terra (para uns FC e outros que tantos que de boa fé sonham agarrados a esqueletos, e vão expelir ‘cobras e lagartos’ contra mi, ams vou vou por isto assim ao de leve porque segundo eles deve ser escondido da fraternidade povolaréu:
    .
    Reforma contra Reforma, a avançadissima experiência no Brasil (por ora não identifico porque esta gajada empranha nmais pelos ouvidos que pela razão) e como o imperialismo de Viena (o meio bigode passados 3 seculos foi lá parido) e a relação de tudo isto com Marquês de Pombal).
    .
    Parece tal e coisa, mas a verdade é que a rapaziada historiadora, como os das economias e das finanças, não dão ‘uma para a caixa’ ……. Borrados (eu prefiro cágados) com desculpas de ‘culpas sepultas em cemitérios’ disto daquilo e daqueloutro, e se não chegar, do aquém e do além.
    .
    A 3) é o ‘million dollar question’ ……
    .
    Traduzindo isto para tal e tal por cá para governar, sem ofensa a ninguém, é quse como comprar ‘bonecos da bola’ para ver se sai a ‘bola de cautchou’ …… Como é atual.
    .
    … nada mais …..

    .

    Gostar

  15. JCA's avatar
    JCA permalink
    9 Outubro, 2012 20:00

    .
    E a coisa é simples, depois dum esforço quase ‘extra planetário’ para usar as palavras do simplorio Mourinho, éconfrangedor como os alemães não tiveram o Conhecimento para se deslocarem do mais do mesmo. E ru aprecio-os, mas lamento como ainda hoje não acertam no omega, depois de centenas e centenas de seculos de marrarem.
    .
    Será que a catarse será no Tempo de Hoje. Seria bom para o Tempo dar mais um salto como o de Bismark que onda hoje é farol civilizacional para norte-medio orientes, xinas etc etc.
    .

    Gostar

  16. Bace's avatar
    Bace permalink
    9 Outubro, 2012 20:10

    A convergencia dos dois sectores esta bem vincada no corte de 10% no privado.

    Gostar

  17. JCA's avatar
    JCA permalink
    9 Outubro, 2012 20:11

    .
    Ora é mais que obvio que os tantos Povos Europeus, com tantos sangues-deuses-fés, descolam disto como, nao eu, mas a história confirma e reconfirma.
    ´
    E enquanto tal quem é que no planeta se caga a rir da telenovela europeia recauchutada ? E quem se fode ?
    .
    É uma chamada de atenção fortissima quem anda outra vez a sonhar. Por Portugal é uma pequena rapaziada que anda metida neste ‘jogo de matraquilhos’. Nada mais que isso porque se reacerta muito rapidamente apesar da “estatuaria” que se pensava de pedro mas que afinal era xisto a sonhar ser rocha.
    .
    E na Democracia e na Liberdade cabe isto. Tranquilamente. Cabe a fusão entre os 10 Mandamentos e os Direitos Humanos que tanta machadada têm levado nos ultimos tempos para vingança contra a Europa por supostos ‘esquerdas’ e ‘direitas’ ….
    .
    Be happy
    .

    Gostar

  18. Tiro ao Alvo's avatar
    Tiro ao Alvo permalink
    9 Outubro, 2012 20:11

    Lendo os comentários é fácil descobrir os que são funcionários públicos: estrebucham que mete dó. Bem dizem os brasileiros: “pimenta no cú dos outros…”

    Gostar

  19. balde-de-cal's avatar
    balde-de-cal permalink
    9 Outubro, 2012 20:15

    as sanguessugas da função pública castradora continuarão a chupar o sangue dos contribuintes.
    os ‘picanços’ não gostaram

    Gostar

  20. JCA's avatar
    JCA permalink
    9 Outubro, 2012 20:28

    .
    E simpaticamente peço eventualmente desculpa, quando o tema ESTADISTA (assim a modos que ‘de vida ou de morte”) que relevam para questão não passa que uma tentativade treino de ‘invejometro’, sabido a priori que é o ‘must’ de comunas e estatistas de direira, iguais uns aos outros, e eternamente aliados (não falemos da candonga do 25 de abril que ambos agora estão à rasca porque … passado tanto tempo … a puta da conta não é que apareceu em cima da mesa ?)
    .
    Odeio o revanchismo mas não fui eu que o provoquei ou criei. É o Tempo. Só o ‘acaso’ sabe o que vai suceder nos proximos segundos do relogio universal.
    .
    Pois … Mas também detesto ver rapaziada de ‘calças na mão’ nos habituais dum lado e do outro. Odeio sangue não por ter visto mas por ter visto sem medo tal qual como de berço os mais velhos ‘destruidos dos pulmões pelo pó da pedra que martelaram’ me ensinaram:

    quando uma parede cai ou uma bomda rebenta não se foge, fica-se para ver o que sucede para resolver
    .
    Até me falta paciência para estes essenciais para ‘putos de copo de leite’, anagrama antigo para ‘felizes criados em aviário’ (até tenho disto em 1º grau mas não lhes dou ‘tabela’ nem ‘bandeira’)
    ,

    Gostar

  21. Trinta e três's avatar
    Trinta e três permalink
    9 Outubro, 2012 20:41

    País miserável onde até a doença é pretexto para coleta.

    Gostar

  22. tdt's avatar
    tdt permalink
    9 Outubro, 2012 20:42

    é só em janeiro?

    bolas pensava que nã podia ir de férias nos feriades o 1º de novembro calha a quantos?

    o 1º de dezembro e o 8º são de aproveitar?

    e ADSE a 3,99 a con sul tá? con ti nua ou nã?

    e o dentista agente é funcionário púbico mas nã quer ser menos cus outros animaes

    tem porco que até é 1ª página de jornal

    tem porco que até manda em jornal

    e funk cio nário ordinário nã pode faltar puquê?

    bão-se todos…..nem posso passar 15 dias cum gripe?

    trabalhar cum gripe só ralé a 500 aeurrios ó mês…

    iste nã é uma thalassocracia meus….

    Gostar

  23. jonas's avatar
    jonas permalink
    9 Outubro, 2012 20:43

    Também digo, nivelar por cima, como ainda sem estudos, passos e o relvas a levam que nem lords, quais mânfios .

    Gostar

  24. Portela Menos 1's avatar
    Portela Menos 1 permalink
    9 Outubro, 2012 20:53

    e se os anti-FP’s primários se envergonhassem com ist0?
    http://economia.publico.pt/Noticia/fmi-reconhece-que-calculou-mal-o-impacto-da-austeridade-na-economia-1566589

    Gostar

  25. Zé Paulo's avatar
    Zé Paulo permalink
    9 Outubro, 2012 21:06

    Tiro ao Alvo
    Posted 9 Outubro, 2012 at 20:11 | Permalink
    “Lendo os comentários é fácil descobrir os que são funcionários públicos: estrebucham que mete dó. Bem dizem os brasileiros: “pimenta no cú dos outros…””

    Por acaso, fui mas já não sou. Ganho mais como liberal. hehehe
    O único que vejo estrebuchar é o sr, ou dr, sei lá, Tiro ao Alvo.
    Agora dizer que aquilo que escrevi não corresponde à verdade e contra argumentar, aí ta quieto…
    Estrebucha lá. Erraste o alvo por completo.

    Gostar

  26. JCA's avatar
    JCA permalink
    9 Outubro, 2012 21:10

    .
    Portela Menos 1 ”
    http://economia.publico.pt/Noticia/fmi-reconhece-que-calculou-mal-o-impacto-da-austeridade-na-economia-1566589
    .
    Tm toda a razão. Se calcularam mal o impacto, e quando calculam obrigam a cumprir nem que seja pondo os velhotes, os desempregados, recem nascidos e crianças a almoçarem/jantarem ‘nestles’ de comida para gatos com farinha de milho,
    .
    agora assumam (‘globalistas’ perfeitos e infaliveis senão não puniam os que falharam’) os prejuizos, indemnizem os PIIGS pelos prejuizos resultantes que provocaram.
    .
    creio que sim, Mlle ou Mme Lagarde é uma pessoa de bem.
    .
    Declaração de interesses, Portela menos um, não sou marxista mas aqui como homem de Direita anti-totalitario, neste ocasional coincidimos mas divergimos totalmente nos fins.
    .
    Nada de fanático, apenas a suave leveza do Tempo que a tantos, incluindo a si, parece tanto fazer perder a cabeça. Supomho digo eu, porque dentro da sua cabeça está você, e quando não há ‘tools’ o cortpo é que paga.
    ,
    Não interprete como mixordices triviais entre fanáticos, livre pensador ao seu dispor.
    .

    .

    Gostar

  27. António Fiúza's avatar
    António Fiúza permalink
    9 Outubro, 2012 21:23

    Como é que um doente sobrevive sem rendimento?

    Gostar

  28. Cáustico's avatar
    Cáustico permalink
    9 Outubro, 2012 21:30

    Fica uma proposta:
    – até 3 dias, inclusivé, de baixa por doença – ninguém recebe salário; apenas uma vergastada por cada ano de serviço;
    – mais de 3 dias – despedimento com justa causa e marcação com ferro da nação;
    Poderá haver cláusula de excepção para jornalistas que sofram de indigência mental…

    Gostar

  29. Paulo's avatar
    Paulo permalink
    9 Outubro, 2012 21:35

    Helena e outros
    É mentira que a generalidade recebe 1/6.
    Como é evidente não conheço todo o Estado, apenas a minha parte, e não é assim, não tem sido assim, e além de ter de passar pela decisão do chefe direto (que dirá tantas vezes sim como os chefes do privado), ainda tem de cumprir outras premissas, como nao ter estado de baixa mais que um certo nº de dias no ano anterior, não ter nenhuma falha disciplinar, ter tido avaliação de bom no ano anterior (já da era SIADAP). Se há serviços onde todos recebem que apliquem cotas, mas mais uma vez não nos coloquem todos no mesmo saco!
    E isso é válido para os antigos, os contratados e os que estão no Estado há menos de 8 anos têm a mesma segurança social dos privados, rigorosamente a mesma, e se está mesmo interessada fique a saber que para os subsídios de maternidade e paternidade se recebe mais na SS que no Estado, o mesmo para o apoio à familia.
    Por outro lado muitas empresas privadas pagam o remanescente que a SS não paga.
    Logo, o seu post é demagógico, assim como as notícias de hoje de vários jornalistas preguiçosos que reproduziram de forma idiota o que o gabinete de secretario de estado lhes impingiu.
    .
    Mas o fundamental para mim é outra coisa, pois se pagamos para ter proteção social (e muito, já que os nossos descontos são pela globalidade do salário e não temos habilidades), que sentido faz não a ter, públicos ou privados.
    Se querem retirar que o façam, mas já agora devolvam os 11% mais 1,5%Adse que nos sacam (sim, no Estado descontamos mais que os privados, a da ADSE por mim que a levem que com esse dinheiro faço um seguro na Medis e deixo de vos aturar de uma vez por todas!).
    Muitas pessoas pagaram durante 40 anos e nunca estiveram de baixa, sequer um dia, e depois disso na primeira vez que adoecem ainda recebem menos! Isso está mesmo à medida dos aldrabões que usam a baixa para os biscates.

    Gostar

  30. Paulo's avatar
    Paulo permalink
    9 Outubro, 2012 21:42

    Helena
    Mas já agora satisfaça-nos uma curiosidade.
    Se a idade de reforma fica igual, os benefícios sociais são iguais, e vão ser despedidos umas dezenas de milhar, qual é mesmo a razão para perdermos 3 subsídios enquanto os privados perdem 1?
    .
    E se encontrar resposta pense ainda no seguinte, os privados são despedidos colectivamente quando a empresa entra em insolvência, e por pouca culpa que tenham sempre terão alguma e tiveram um tempo de aviso. Agora ser despedido mesmo que se tenha um bom desempenho e tudo esteja a funcionar normalmente só para satisfazer alguns Portas é que não faz nenhum sentido.

    Gostar

  31. JCA's avatar
    JCA permalink
    9 Outubro, 2012 21:51

    .
    E para se sairem bem só têm que apresentar a demissão, assim uma espécie de reconciliação embora requentada por tanto tempo que perderam.
    ~.
    Porque essa coisa da ‘unidade contra os maus do estrangeiro ou das supostas adversidades’ faz por exemplo uma Democracia da Holanda, do Reino Unido, ou mesmo dum tempo de ‘socrates’ que não cumpriu o mandato, ou por exemplo hoje;
    ,
    uma País sob a ameaça de ser destruido pela ‘bomba atómica irã’ e que todos dias está sob a mira dos que considera seus inimigos, ou no omega, ameaçado da destruição total, vejam só,
    ,
    não tem medo de convocar eleições. Em Democracia e Liberdade dar a voz a quem lhe confere a representatividade para governar. Quem é ? Israel
    ..
    Ora bem em Portugal, onde está a Democarcia ? Qual Liberdade ?
    .
    Mas podem ‘arrasar’ isto já que se exemplificou, entre quase todos iguais por Democracia e Liberdade na União Europeia incluindo a Alemanha que muitos respeitam como, com Israel cai que nem ginjas uma arabes etc e tal.
    .

    Gostar

  32. JCA's avatar
    JCA permalink
    9 Outubro, 2012 22:08

    .
    Amavel Fiuza “Como é que um doente sobrevive sem rendimento ?”. No caso o doente tem rendimento, não quere é viver com o rendimento que tem, nem quere prescindir duma pequena parte (4%) do rendimento que tem para os outros continuarem a ter rendimento, Opta por meter os outros no campo de concentração do desemprego e na miséria. Se chamar Comunista a quem é contra isto ……. decerto vai tê-lo em cima .. pela sua propria ‘luta’ no ‘thin air’ supostamente nem sabe o quê, nem o porquê, nem o para quê etc etc assim aos modos de ‘aviário’ ou ‘torna viagens’ que chegou e ‘descobriu o mundo iludido com o seu grande saber e competência’ porque os que o receberam são uns ‘grandes nabos, atrasados mentais, vioviam no cu do mundo, não liam etc’ …
    .
    Fia-te e confia-te, ninguém te faz mal como donde tornaste viagem. E també não é preciso. Está a rodar tudo muito bem e não parece aos eternamente convencidos que não se movem de acordo com o que se move além, à volta.
    .

    Gostar

  33. andresilva's avatar
    andresilva permalink
    9 Outubro, 2012 22:12

    CÃES!

    Gostar

  34. samuelquedas's avatar
    samuelquedas permalink
    9 Outubro, 2012 22:34

    Tenha vergonha na cara, dona Helena!

    Gostar

  35. javitudo's avatar
    javitudo permalink
    9 Outubro, 2012 22:55

    Tenham cuidado. Com tanta algazarra, ao fazer 80 anos, podemos ver reedições.
    “Around noon on January 30, 1933, a new chapter in German history began as a teary-eyed Adolf Hitler emerged from the presidential palace as Chancellor of the German Nation.
    Surrounded by admirers, he got into his car and was driven down the street lined with cheering citizens.
    “We’ve done it! We’ve done it!” a jubilant Adolf Hitler exclaimed”.
    Nesse dia os blogs fecham.

    Gostar

  36. JCA's avatar
    JCA permalink
    9 Outubro, 2012 23:01

    .
    Entre os meus ‘tantos guias’ tenho por exemplo um, entre vários consanguineos, que correram as sete partidas do mundo desde acartar baldes de massa às costas até acabar não milionário mas multibilionário lá pelas Americas, outros por mais perto de cá, mas todos tão discretos como viver normal e sempre fraternos com quem não alcançou, e sempre ensonaram os mais novitos:
    .
    “em todo lado, e em tudo, há gente boa e má, nada de radicalismos”,
    .
    separem o trigo do joio, para RECONSTRUIR o que ‘pela calada da noite’ outros DESTRUIRAM, ou DESTROIEM, marginalizando-os da Reconstrução que são incapazes e incompetentes por natureza.
    .
    Quase milenar, e tão simples com os certos no certo que por simplicidade nem procuram nem ambicionam. Se for é, se não for não é.
    .

    Gostar

  37. Ana C's avatar
    Ana C permalink
    9 Outubro, 2012 23:27

    Eu devo ser muito estúpida….. mas, tratar “trabalhadores” iguais (sejam públicos ou privados), com regras diferentes não é inconstitucional???
    Mas porque raio é que não há só uma lei igual para todos
    Claro que o patrão dos públicos é o Estado. Mas, as regras de direito de trabalho na base não são iguais para todos?

    Gostar

  38. Ana C's avatar
    Ana C permalink
    9 Outubro, 2012 23:29

    Quando a HELENA refere “animais” quer dizer “CIGARRAS e FORMIGAS”? Ou “FORMIGAS PÚBLICAS E FORMIGAS PRIVADAS”?

    Gostar

  39. Tortulho no escroto's avatar
    Tortulho no escroto permalink
    9 Outubro, 2012 23:45

    A malta deve estar a começar a alegrar-se, pois o governo prepara-se para pôr a andar mais 30, 40 ou 50 mil funcionários públicos.
    Eu só me pergunto é o que será dessa gente.
    Por outro lado, ficarão os «antis» finalmente felizes por ver mais uns milhares na miséria ou a caminho dela?
    É que eu não tenho visto FP aos pulinhos de contente por ver funcionários do privado despedidos, ou com um subsídio cortado, etc. Mas, se o país assim melhora, vamos a isso: despeçamos todos os FP necessários até o barco navegar em águas calmas.
    Como diz o outro, 50 mil é pouco; tudo o que seja abaixo de 250 mil são meros trocos.

    Gostar

  40. piscoiso's avatar
    piscoiso permalink
    9 Outubro, 2012 23:50

    Nem todos são animais.
    Alguns são plantas, ou pelo menos estão lá plantados.

    Gostar

  41. Portela Menos 1's avatar
    Portela Menos 1 permalink
    10 Outubro, 2012 00:04

    também se pode fazer uma versão com “I was not a pubic employee”
    .
    When the Nazis came for the communists,
    I remained silent;
    I was not a communist.

    When they locked up the social democrats,
    I remained silent;
    I was not a social democrat.

    When they came for the trade unionists,
    I did not speak out;
    I was not a trade unionist.

    When they came for the Jews,
    I remained silent;
    I wasn’t a Jew.

    When they came for me,
    there was no one left to speak out.

    Gostar

  42. Carlos Dias's avatar
    Carlos Dias permalink
    10 Outubro, 2012 00:16

    Lendo os comentários é fácil descobrir os que são funcionários públicos: estrebucham que mete dó.

    Gostar

  43. jonas's avatar
    jonas permalink
    10 Outubro, 2012 00:38

    Podes crer, ó dias,
    carlos da seita, esses maçons
    traficantes têm carta branca, parece,
    são a máfia destes dias .

    Gostar

  44. v's avatar
    10 Outubro, 2012 00:47

    Atenção. Porque já existem funcionários a quem se aplica o regime da segurança social (privado), especialmente aos que serão despedidos ou dispensados no próximo ano.

    Gostar

  45. Portela Menos 1's avatar
    Portela Menos 1 permalink
    10 Outubro, 2012 01:01

    Tambem nao é dificil detectar os boys.

    Gostar

  46. jonas's avatar
    jonas permalink
    10 Outubro, 2012 01:12

    Por outra, ó carlos a dias, nem tu comme moi, lo creo, te acharás satisfeito de seres levado à semelhança no particular, cada dia, pelo duo de pinóquios, quais passos e o relvas das tramoias, como os jotas desonestos, que sa f…
    Pois é justo, ó carlos dias .

    Gostar

  47. Fincapé's avatar
    Fincapé permalink
    10 Outubro, 2012 01:50

    Diz a Ana C,
    “Eu devo ser muito estúpida…”
    Parabéns pela sinceridade. 😉

    Gostar

  48. Pinto's avatar
    Pinto permalink
    10 Outubro, 2012 06:13

    Paulo,
    Se a idade de reforma fica igual, os benefícios sociais são iguais, e vão ser despedidos umas dezenas de milhar, qual é mesmo a razão para perdermos 3 subsídios enquanto os privados perdem 1?
    .
    Ler e compreender o que está escrito é uma tarefa assim tão complexa?
    O post salienta precisamente a continuidade das desigualdades entre público e privado. Depois lêem-se comentários destes.

    Gostar

  49. Pinto's avatar
    Pinto permalink
    10 Outubro, 2012 06:19

    Lê-se repetidamente: e que tal nivelar por cima? E mandar a Merkel às favas?
    Como é possível ainda haver gente que acha que está tudo bem, que o Estado tem condições para dar continuidade ao socialismo dos últimos anos (à custa de endividamento) e até aumentar esse socialismo, quando são as agências de rating, são os economistas, é a Merkel, são todos a dizer que a situação anterior era insustentável?
    .
    É este tipo de gente que amanhã compra um carro acima das suas posses e no dia a seguir insulta a Cofidis.

    Gostar

  50. Paulo's avatar
    Paulo permalink
    10 Outubro, 2012 06:25

    Pinto
    Nós os funcionários públicos estamos há dois anos a aceitar ser descriminados negativamente (sim, o Sócrates já nos tinha tirado 3,5-10% e o Passos sacou mais dois subsídios) porque de facto teríamos algumas diferenças.
    Para mim não são assim tão grandes, mas existiam.
    Acontece que agora estão a retirar uma a uma, mas o equilíbrio de cortes continua a ser 25% para uns e 7% para outros.
    Percebeu o meu raciocínio?
    O que eu digo é que o principal argumento (vá lá, que seja a razão) para o tratamento diferenciado está a desaparecer.

    Gostar

  51. Antóniom Fiúza's avatar
    Antóniom Fiúza permalink
    10 Outubro, 2012 07:12

    1 – Os trabalhadores, quando estão doentes, devem ter rendimento, ou não?
    2 – Os funcionários públicos são o polícia que vai impedir um criminoso de vos assaltar, o professor que vai ensinar Português e Matemática aos vossos filhos, ou o médico que vai reanimar-vos, quando entrarem no hospital com paragem cardíaca. O manga de alpaca que está sempre de baixa, não faz nada, está sempre zangado com as pessoas que devia atender e tem todos os privilégios imagináveis só existe na vossa cabeça.
    3 – O estado deve proibir as empresas privadas de terem esquemas próprios de segurança social, que se adicionam aos que o estado oferece a todos, criando desigualdade em relação a todos os outros trabalhadores?

    Gostar

  52. António Fiúza's avatar
    António Fiúza permalink
    10 Outubro, 2012 07:17

    O normal, na Europa, é os estados terem cargas fiscais maiores do que em Portugal e gastarem (relativamente ao pib) mais em educação, saúde e segurança social.

    Gostar

  53. Basto_eu's avatar
    Basto_eu permalink
    10 Outubro, 2012 07:59

    Se todos os doentes recebecem por inteiro, nunca mais ninguém quereria trabalhar…

    Gostar

  54. Basto_eu's avatar
    Basto_eu permalink
    10 Outubro, 2012 08:09

    A assistencia médico/medicamentosa também faz parte do pacote do vencimento do doente, ou isso é de graça?…
    Bacanos, só fazem a conta àquilo que levam para casa…

    Gostar

  55. Tiradentes's avatar
    Tiradentes permalink
    10 Outubro, 2012 08:22

    Quando se falou em equidade e da suposta discriminação dos funcionários públicos, devia ter-se aberto uma caixinha de pandora, que apesar de tudo, das múltiplas referências que se fazem, não entra na cabeça da maioria dos beneficiários de um estado monstruoso de que muitos beneficiam e que vão muito além da idade de reforma como mencionado no post.
    Durante trinta anos as progressões automáticas na carreira que acarretavam automaticamente um custo de 5% na massa salarial dos servidores do estado, não incomodou nenhum dos beneficiários.
    Durante trinta anos o facto de o salário de um trabalhador no privado ser calculado depois do desconto dos encargos sociais do patronato (23.75) e isso não ser feito nos trabalhadores do estado não incomodou ninguém.
    Durante trinta anos o regime de comparticipações da ADSE versus SS em que ainda há disparidades de mais de 1000% (veja-se oftalmologia/odontologia) não incomodou os descriminados positivamente.
    Durante trinta anos o calculo da reforma ser feito aos “privados” sobre o total da sua carreira contributiva com um valor aproximado medio de 56% dela, não incomodou aos descriminados positivamente cuja reforma era calculada sobre o último ordenado em cerca de 90%.
    É claro que teoricamente devíamos estar todos a pugnar para que se nivelasse para cima. Ai que lindo !!! dizer uma coisa destas….principalmente quando os contribuintes líquidos não conseguem suportar nem as suas prestações sociais quanto mais a dos outros beneficiários que recebem dessas contribuíções.
    É claro que ninguém devia ficar satisfeito, mas também é muito natural que quem foi descriminado negativamente apesar de ser o contribuinte líquido, sinta que nunca houve equidade.
    Algumas destas coisas são fáceis de calcular e saber quanto custaram e custam ao estado, ou seja, aos contribuintes liquidos depois de descontada a contribuição dos servidores dele.
    Muitos teriam uma “bela” surpresa negativamente pois claro.
    Aí, minimamente sérios não falariam em descriminações negativas sobre os funcionários públicos.

    Gostar

  56. piscoiso's avatar
    piscoiso permalink
    10 Outubro, 2012 08:28

    Com um bocadinho mais de rigor,
    despede-se o doente.

    Gostar

  57. Birnbaum's avatar
    Birnbaum permalink
    10 Outubro, 2012 08:51

    Se fosse só essa a diferença entre os animais! O problema é que quem decide faz parte de outra casta e como tal puxa sempre a brasa à sua sardinha.

    Gostar

  58. Paulo's avatar
    Paulo permalink
    10 Outubro, 2012 08:53

    Tiradentes
    Mas está a falar de que país?
    É que esses benefícios da função publica em Portugal são falsos.
    Progressões automáticas! Estou cá há dezenas de anos e sempre tive de passar por concursos. Havia escalões como as diuturnidades do setor privado, mas estão congeladas há dez anos.
    A reforma do privado foi pela carreira contributiva? Nao seja palerma, o que não falta para aí são reformas milionárias de aldrabões que passaram a vida a descontar o salário mínimo e nos ultimos 2 passaram a gerentes e depois conseguiram a reforma pelo biénio. Isso sim é uma pouca vergonha!
    Lá pelo meio há um ou dois privilégios reais, mas a generalidade é falso.

    Gostar

  59. Luca's avatar
    10 Outubro, 2012 08:55

    Nivelar por cima ? IVA a 50% …

    Gostar

  60. Basto_eu's avatar
    Basto_eu permalink
    10 Outubro, 2012 08:56

    Conheço casos em que a malta é despedida, recebe a indemnização e, com o dinheiro da cuja, a primeira coisa que faz é comprar um carro…ilucidativo né?
    E, como sou um velho quase oitenta que trabalhou quase setenta, agora passo a vida na varanda a ver a banda, perdão, a ver a malta passar todo o dia para trás e prà frente… de pópó e a comer à conta dos velhotes.
    E cismo, como é que pode?…a gasosa é de graça?
    E quando acabar o subsídio? Fácil, vão pás manifs, culpar o Governo…

    Gostar

  61. António Fiúza's avatar
    António Fiúza permalink
    10 Outubro, 2012 09:01

    Não quero igualdade. Amanhã, os funcionários públicos também iam querer esquemas de seguros de vida e doença, horas extraordinárias, telemóveis e automóveis de serviços, viagens, outros pagamentos por fora, como nas empresas privadas e nós a pagar isso tudo. Era o que faltava.

    Gostar

  62. António Fiúza's avatar
    António Fiúza permalink
    10 Outubro, 2012 09:04

    Alguém recebe indemnização por ser despedido? Não digam isso, que quando os funcionários públicos souberem também vão querer, mas nós não andamos a trabalhar para pagar-lhes esses privilégios.

    Gostar

  63. Pinto's avatar
    Pinto permalink
    10 Outubro, 2012 09:43

    António Fiúza,
    Amanhã, os funcionários públicos também iam querer esquemas de seguros de vida e doença, horas extraordinárias, telemóveis e automóveis de serviços, viagens, outros pagamentos por fora, como nas empresas privadas e nós a pagar isso tudo.
    .
    E não têm. O que raio são os subsistemas de saúde se não um seguro? Com a particularidade de não se pagarem a si mesmos como acontece com os seguros de saúde privados – a diferença é paga por quem? Os FP não recebem horas extraordinárias? Recebem recebem. Vá ver o chinfrim que vai no meio dos motoristas por causa do corte de parte desse pagamento para ver como a coisa andava. Não têm telemóveis? Garanto-lhe que têm: desde deputados, passando por muitos polícias e funcionários camarários, há de tudo. Viagens? Quem paga então as viagens de deslocação de deputados, de oficiais militares, etc. etc. etc.?
    .
    Mais: eu não quero saber onde é que as empresas gastam o seu dinheiro, desde que paaguem os impostos – são privadas e o dinheiro é delas. O dinheiro público é do interesse de todos.
    Se a SONAE aumentar significativamente as viagens, telemóveis, seguros e consequentemente aumentar os preços dos produtos, eu não me ralo: vou ao Jumbo. Se for o Estado a fazê-lo e consequentemente aumentar impostos, eu fico sem alternativa: é-me imposto que pague. Por causa desta diferença da forma de obter receita é que os funcionários do Estado têm ordenados mais elevados: o Estado não está sujeito à concorrência nem à boa vontade do “cliente” para obter receita: ela é IMPOSTA.

    Gostar

  64. António Fiúza's avatar
    António Fiúza permalink
    10 Outubro, 2012 09:55

    1 viagens de lazer como prémios.
    2 os professores dos colégios ganham mais do que os do estado. e os médicos das clínicas também ganham mais do que os dos hospitais.
    3 os funcionários públicos devem ter o pior de tudo?

    Gostar

  65. helenafmatos's avatar
    helenafmatos permalink
    10 Outubro, 2012 10:10

    1 viagens de lazer como prémios.
    2 os professores dos colégios ganham mais do que os do estado. e os médicos das clínicas também ganham mais do que os dos hospitais.
    3 os funcionários públicos devem ter o pior de tudo?

    SE OS PRIVADOS FAZEM ISSO É UM PROBLEMA DELES. OS FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS SÃO PAGOS PELOS CONTRIBUINTES E ESTES NÃO CONSEGUEM PAGAR MAIS IMPOSTOS. É SÓ ISSO.

    Gostar

  66. António Fiúza's avatar
    António Fiúza permalink
    10 Outubro, 2012 10:38

    portanto está a dizer que os fp devem ter as piores condições de trabalho de todos os trabalhadores?

    Gostar

  67. ah e tal, pois é's avatar
    ah e tal, pois é permalink
    10 Outubro, 2012 10:58

    O comentador Paulo atrás já disse tudo. Os FP que entraram (até) à oito anos atrás já tem as mesmas condições e exigencias do sector privado. Confirmo pela minha mulher que está nesta situação e que quando esteve de baixa só recebeu 65% do ordenado.

    Felizmente o regime de “exclusividade” dos FP em algumas situações quando comparados com os restantes trabalhadores do Privado tende (e vai mesmo) acabar.

    No entanto, o comentário da Helena ainda é pertinente para 85% da FP.

    Gostar

  68. Tiradentes's avatar
    Tiradentes permalink
    10 Outubro, 2012 11:03

    Paulo.
    Palerma é o seu reflexo no espelho.
    Está a falar de quê? de burlões? de corruptos?
    Está a comparar com o funcionário público? Se é essa comparação faça-o também com aqueles que pedem um envelope, ou as compras em casa, para uma fiscalização de obras numa casa. Com aqueles que recomendam livros e depois passam na papelaria para receber a respectiva “recomendação”. Para os que tinham reformas antecipadas aos 55/57 e que devido ao” imenso desgaste que tinham sofrido na sua carreira” estavam/estão a trabalhar no privado.
    Está a fazer de mim e de muitos parvo? Não se esqueça que sendo 700 mil alguém próximo de cada um tem em concreto conhecimento próprio de vários casos.
    Além do mais só lhe vou dar um conselho. É que as suas qualidades de leitura e interpretação do meu texto deixam muito a desejar. Chamo-lhe apenas a atenção para os tempos verbais, que suponho seja natural não ter importância, para quem está há dezenas de anos na mesma função só tendo tipo alteração do seu vencimento depois de concurso, aprovação e vaga.
    Já agora, ( que me chamou palerma) deixe-me perguntar-lhe se passou nos concursos apesar de, no seu tempo. (dezenas de anos) ainda haver distinção entre o pretérito perfeito, imperfeito e presente e não os saber distinguir?

    Gostar

  69. Fincapé's avatar
    Fincapé permalink
    10 Outubro, 2012 11:38

    “SE OS PRIVADOS FAZEM ISSO É UM PROBLEMA DELES. OS FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS SÃO PAGOS PELOS CONTRIBUINTES E ESTES NÃO CONSEGUEM PAGAR MAIS IMPOSTOS. É SÓ ISSO.”
    Certo, Helena, certo!
    Os funcionários públicos são pagos pelos contribuintes. Muitos contribuintes são pagos pelos funcionários públicos. E todos os trabalhadores, na generalidade, são pagos pelos outros trabalhadores.
    Ou os mercados que explicam tanta coisa não conseguem explicar esta coisa tão simples?

    Gostar

  70. JCA's avatar
    JCA permalink
    10 Outubro, 2012 12:07

    .
    Pinto essa era para mi,
    “Lê-se repetidamente: e que tal nivelar por cima? E mandar a Merkel às favas?”
    .
    aguenta-te aí, vamos lá os 2 para a cabeeça do touro, da minha parte de putos de aviário e toma nota sou empresáruio e FUI EU em pleno o a estoirar com o processo nas nacionalizaçõez/PREC Cª Lda no terreno que eles usavam (tomates, dabes o que é ou andas à babuge como as bogas do Tejo ?)
    .
    Explica lé em termos de Direita e Capitalismo, fora de marxismo e não marxismo, qual a diferença em termos de criação de riqueza, entre novelar por baixo e nivelar por cima ? Toma lá, neste momento, nivelar por baixo é Comunismo, processo de sovietização ? Se tiveres duvidas atira-te que eu enfrento-te.
    .

    “E mandar a Merkel às favas ?” esta nem os travestis do ‘Finalmnte’ se lembrariam como tecnica de ‘liguilles’. Só Pinto se manda de cabeça ….
    .
    Vamos para o debate.
    .

    .

    Gostar

  71. helenafmatos's avatar
    helenafmatos permalink
    10 Outubro, 2012 12:11

    «portanto está a dizer que os fp devem ter as piores condições de trabalho de todos os trabalhadores?» Pessoalmente defendo uma redução drástica no número de funcionários públicos. Mesmo que fossemos um país rico defendia-o na mesma por uma questão de liberdade face ao estado. Quanto aos seus salários não é uma questão de defesa é uma questão muito prática: os contribuintes estão dispostos a pagar quanto e a quem?

    Gostar

  72. Tiro ao Alvo's avatar
    Tiro ao Alvo permalink
    10 Outubro, 2012 12:29

    Portela Menos 1, perspicaz, diz que também não é difícil detectar os boys. E eu lembro-lhe que muitos boys também são funcionários públicos…

    Gostar

  73. Fincapé's avatar
    Fincapé permalink
    10 Outubro, 2012 12:44

    Helena,
    esse seu jeito para provedora do contribuinte é uma coisa enternecedora.
    Mas vá lembrando o contribuinte que quando ele deixar de contribuir com X para a Saúde, passará a pagar X mais ordenados de luxo, carros de luxo e vivendas de luxo para os gestores da sua Saúde.
    E, para não me repetir, o mesmo para todos os outros setores em que o Estado fornece serviços aos tais contribuintes. E que fornece relativamente baratos para o que custariam fornecidos por privados.
    Vá-os avisando, não vão eles ficar chateados de passar a sustentar gente com poucos escrúpulos, como outros que já vão aturando por aí.

    Gostar

  74. Fenris's avatar
    Fenris permalink
    10 Outubro, 2012 13:11

    Não é uma questão de bater no ceguinho mas sempre me fez confusão como desde há muitos anos, quando comecei a frequentar, por exemplo, Repartições das Finanças, metade do pessoal estava de baixa e outra metade a trabalhar…e depois revezavam-se…
    Ah…e uma das vezes que escrevi no Livro de Reclamações atenta a má educação e falta de vontade de trabalhar de um funcionário, responderam-me, por escrito, que ou tinha sido um mal entendido ou era por conta do excesso de trabalho e das muitas horas do mesmo: EU tinha sido o primeiro tipo a ser atendido depois da hora do almoço…
    .
    A função pública irrita-me muito, tenho de o reconhecer.
    Alguns dos meus amigos que são funcionários públicos queixam-se de que quando querem fazer alguma coisa mais depressa ou, salve-nos!, com alguma competência são olhados de lado…como os miúdos da primária que são criticados pelos outros porque quando levantam o dedo para responder são pedantes.

    Gostar

  75. JCA's avatar
    JCA permalink
    10 Outubro, 2012 13:13

    .
    Helena com toda a simpatia, na sua casa se recebe X e tem mais um novo filho esse mesmo X tem que ser dividido pelos filhos + o novo filho.
    .
    Sendo a Governança uma mera projeção do que é a sua familia, embora mais ‘sotisfiqê’ mas igual, simplesmente com a mesma massa salarial tem que se dividir entre os que são filhos + os enteados,
    .
    os ditos contratos disto e daquilo mas fora do quadro para poderem ser descartados quando prejudiquem os NIVELADOS POR CIMA,
    .
    Como todos são filhos de Deus tem que dar para todos. Está escrito nas Fés dos SUPOSTOS GUARDIÕES dos 10 Mandamentos, na Igualdade-Franternidade-Liberdade e nos Direitos Humanos,
    .
    e não é Comunismo, nem Marxismo. Mas se falharem, ou trairem,
    .
    é claro que a Reforma Agraria e a Nacionalização da Banca são favas contadas com AMPLO APOIO CONSCIENTE e SUSTENTADISSIMO DOS PORTUGUESES, que os de hoje não são os ‘franganotes castrados ideologicamente do salazarismo’ que houve nos PREC’s,
    .
    e está tão longe e tão perto, a passos gasparados borgianos. Pois é, teóricos que também com tanta leitura deixam de ver o que está pespegado à frente dos olhos. Se querem o Comunismo, sigam.
    .

    .

    Gostar

  76. Pinto's avatar
    Pinto permalink
    10 Outubro, 2012 13:52

    António Fiúza,
    os professores dos colégios ganham mais do que os do estado
    .
    1) Se me disser que o professor a dar aulas numa escola privada ganha tanto como como na pública, eu digo-lhe que isso é falso. Garantidamente. Ainda ontem à hora de jantar propus a uma professora de História que ficou sem colocação para concorrer às escolas privadas. Disse-me que não o faria pois as escolas privadas só pagavam oitocentos e poucos euros e tinha de se trabalhar oito horas. JURO QUE FOI ESTA A RESPOSTA QUE OBTIVE.
    2) As empresas privadas, como bem referiu a Helena, pagam o que bem entendem. Não me ralo com o que ganha o Aimar ou o Luisão. O Benfica obtém as receitas dos sócios e das televisões, que por sua vez pagam porque têm audiências.

    Gostar

  77. Pinto's avatar
    Pinto permalink
    10 Outubro, 2012 14:04

    JCA, tente transmitir uma ideia.

    Gostar

  78. Arnaldo Madureira's avatar
    Arnaldo Madureira permalink
    10 Outubro, 2012 14:06

    A Helena Matos atira a eito contra OS FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS (OU SEJA, TODOS). Se há funcionários públicos que não têm trabalho para fazer, ou se têm funções que não deviam ser atribuídas ao estado, todos concordaremos que vão trabalhar para outro lado. Que vão trabalhar para outro lado quer dizer que vão trabalhar para outro lado, não é que vão para o desemprego. Se ficarem desempregados, não se ganha nada: ou se paga subsídio de desemprego; ou temos mais uns milhares de pobres. O que não pode acontecer é querer o trabalho de muitos funcionários públicos altamente especializados, competentes e produtivos (como a maioria dos médicos, enfermeiros, professores, polícias, juízes) em piores condições do que todos os trabalhadores das empresas privadas. E não é por causa da quantidade de funcionários públicos e da despesa pública com pessoal que o país está nesta situação miserável, porque muitos outros países têm , em termos relativos, mais funcionários públicos e maior despesa pública com o pessoal e não têm problemas com os credores.

    Gostar

  79. Arnaldo Madureira's avatar
    Arnaldo Madureira permalink
    10 Outubro, 2012 14:19

    Não sou responsável pelo que o António Fiúza escreve, nem sei qual é a profissão dele. Eu sou professor. Posso garantir que, se fosse professor numa escola privada, ganharia bastante mais. As tabelas salariais estão expostas nos sites dos sindicatos. Qualquer leigo pode comparar os salários, mas é necessário atender ao seguinte:
    – Nas escolas públicas, ao contrário das privadas, a contagem do tempo de serviço parou há vários anos. Por isso, não há subidas de escalão. Ainda acrescem os cortes salariais ditos temporários.
    – Nas escolas públicas os professores têm vencimentos mensais fixos correspondentes a 22 horas de aulas e 13 de trabalho não letivo (incluindo estudo e preparação de aulas; é insuficiente, por isso, realmente, trabalho muito mais do que 40 horas). Nas escolas privadas é vulgar os professores serem pagos por 25 horas de aulas (ou mais, conheço eu vários).

    Gostar

  80. Fenris's avatar
    Fenris permalink
    10 Outubro, 2012 14:41

    …o que mais me custa, quando se fala de professores, é saber que vou acabar por ouvir o gajo da FENPROF.

    Gostar

  81. Pinto's avatar
    Pinto permalink
    11 Outubro, 2012 05:49

    Arnaldo Madureira,
    Posso garantir que, se fosse professor numa escola privada, ganharia bastante mais
    .
    Assinou contrato vitalício com o Estado? Se ganha mais, mude.

    Gostar

  82. Fincapé's avatar
    Fincapé permalink
    11 Outubro, 2012 16:45

    Está feito, Arnaldo Madureira,
    Dá-lhes a mão e tomam-lhe logo o pé. São liberais, mas, se puderem, impõe-lhe aquilo que deve fazer.
    Depois queixam-se de ser considerados iguais aos estalinistas.

    Gostar

  83. josilva's avatar
    josilva permalink
    17 Outubro, 2012 23:29

    Por que razão devo ficar sem um salário se sempre trabalhei no privado? Alguém consegue explicar isto? Será que ser reformado é ser funcionário do estado?

    Gostar

Trackbacks

  1. “Equidade”, dizem eles… « O Insurgente
  2. Os filhos da mãe e os filhos da… truta ! « 25 de Novembro sempre !

Indigne-se aqui.