Saltar para o conteúdo

Cenários *

1 Dezembro, 2012
by

“(…) Há muitos cenários a circular. Uma grande parte deles (a maioria) converge na convicção (novamente, uma questão de fé) de que o Governo, a prazo, cairá. Divergem, contudo, quanto ao momento concreto e consequências. Para alguns, isso ocorrerá quando o PS quiser mesmo assumir o ónus da governação – o que só se verificará depois das próximas “autárquicas”. Para outros, no entanto, isso sucederá logo no fim do 1º trimestre de 2013 e após a 7ª avaliação da “troika”, apostando-se, simultaneamente, numa nota negativa e num previsível incumprimento das metas orçamentais. Para certos setores do próprio PSD, anseia-se, ainda, por uma espécie de “mal menor” partidário (irrealista?!), desejando-se que Belém demita o Governo atual para o substituir, sem eleições, por um outro de iniciativa presidencial, mas ainda liderado por alguém do PSD”.

(texto completo em Ler Mais)

“Esclarecedora”.

Foi assim que o PSD comentou, qualificando, a entrevista do Primeiro-ministro (quarta feira, TVI). Claro está que a oposição afinou por outro diapasão, ou seja, disse o costume: o Governo insiste em mais do mesmo, numa receita que já deu provas de, pelo menos orçamentalmente, falhar. Digamos que à professada por Passos Coelho na capacidade de, com esta receita, darmos a volta ao texto, contrapõe-se a repetição, em jeito de “karma” narrativo, de que “há outras alternativas”. Haverá, seguramente. O problema é que o risco (e agora só considero o esboço de alternativa menos desrazoável, ou seja, a de Seguro) de ainda nos afundarem mais e por mais tempo é, no mínimo, equivalente ao risco da receita atual. Talvez estejamos perante um incómodo dilema de fé. Por um lado, acreditarmos, acompanhando o Primeiro-ministro, que se vislumbrará, no final de 2013, alguma “luz ao fundo do túnel” (em rigor, “do buraco”) e, por outro, aderirmos à crença de que, com mais tempo e, portanto, mais dinheiro emprestado, conseguiríamos um tratamento mais lento, mas menos doloroso. Pormenor e pressuposto prévio importante: a convicção de que os nossos credores aceitariam – porque sim e sem mais! – esta segunda hipótese. Ora, dilemas de fé à parte, a entrevista foi efetivamente esclarecedora relativamente a, pelo menos, um ponto: o trunfo maior de Passos e, por consequência, do Governo. Qual é? (…)  a determinação (logo, a intensidade da  fé) demonstrada. O que justifica aquilo que, para muitos, é uma espécie de “hara-kiri” político, mas que, para outros, é um claro sentido de missão e de independência, consequente com o lema “que se lixem as eleições”.

Há muitos cenários a circular. Uma grande parte deles (a maioria) converge na convicção (novamente, uma questão de fé) de que o Governo, a prazo, cairá. Divergem, contudo, quanto ao momento concreto e consequências. Para alguns, isso ocorrerá quando o PS quiser mesmo assumir o ónus da governação – o que só se verificará depois das próximas “autárquicas”. Para outros, no entanto, isso sucederá logo no fim do 1º trimestre de 2013 e após a 7ª avaliação da “troika”, apostando-se, simultaneamente, numa nota negativa e num previsível incumprimento das metas orçamentais. Para certos setores do próprio PSD, anseia-se, ainda, por uma espécie de “mal menor” partidário (irrealista?!), desejando-se que Belém demita o Governo atual para o substituir, sem eleições, por um outro de iniciativa presidencial, mas ainda liderado por alguém do PSD.

O que me parece é que a determinação, muitas vezes e por si só, é fundamental para moldar a realidade. E esta, na política, raramente coincide com cenários a médio/longo prazo.

* Grande Porto, Ed. 30.11.2012.

21 comentários leave one →
  1. PiErre's avatar
    PiErre permalink
    1 Dezembro, 2012 09:55

    Se o líder da oposição quer pilotar um barco que está a afundar-se, será melhor aprender já a nadar.

    Gostar

  2. tric's avatar
    tric permalink
    1 Dezembro, 2012 10:39

    (…)O Ministério dos Negócios Estrangeiros diz ainda que “o Governo da República tem mantido regularmente informado o Governo Regional dos Açores”, que integra “como sempre” a delegação portuguesa à Comissão Bilateral Permanente, e que os Estados Unidos informaram esta semana a decisão sobre a redução da presença nas Lajes.
    .
    “O Departamento de Defesa do Governo dos Estados Unidos entregou esta semana ao Ministério dos Negócios Estrangeiros uma nota formal comunicando a decisão de proceder a uma forte redução da sua presença na Base Aérea Portuguesa n.º4”, diz o comunicado da diplomacia portuguesa.
    .
    Ler mais: http://expresso.sapo.pt/portugal-propoe-reuniao-extraordinaria-com-eua-sobre-lages=f770743#ixzz2DnJtJqx
    .
    Israel, via Estados Unidos, retalia Portugal face ao seu posicionamento na questão Palestiniana na ONU !! e na NATO…Inacreditável !!
    .
    http://www.youtube.com/watch?v=z2x1iL471n8

    Gostar

  3. javitudo's avatar
    javitudo permalink
    1 Dezembro, 2012 10:43

    “Enquanto vocês esperam ardentemente por mim lá vou passando o tempo no Bois de Boulogne. Quanto aos restaurantes de S. Germains des Prés vocês já sabem um pouco. Agora vejam como se me abre o apetite.
    Chego ao Bosque à tardinha. Os lilases brilham e sopram! As gotas de orvalho de pérolas perduram no corredor de acácias enlaçadas, túneis da luz solar prateadas à sombra, onde flocos de neve de borboletas levianamente perseguindo uns aos outros: vestidos de noiva branco a musselina casada tem aparência fresca como uma margarida, o noivo ao seu lado Os convidados esvoaçavam em volta dela com alegre riso; Eles caçam o chinelo, eles beijaram o anel. As árvores balançam, o vento emite o perfume delicado misto de mel e orvalho. A brisa explode em música gay . As meninas e os meninos dos faubourgs de Paris sempre presentes. Tipos anódinos correm pelos bosques semi nus. Ah, justo é o esplendor verde da floresta brilhando. Através do crepúsculo, verde perfumado, onde o espinheiro está mostrando uma brancura luminosa de florescer neve eu vagueio com uma lanterna até chegar à noite de núpcias.
    Eu sou o vosso salvador, venham-me buscar em coche dourado. Eu mudei muito. Agora sim, sinto a omnipotência conferida pelos santinhos que ajudei a engalanar em vilar de maçada. Já não ando de socas, lavo os dentes 5 vezes por dia e as mãos sempre que é preciso. Decidam-se de vez. Ou então habituo-me a isto e nunca mais ponho lá os pés.”
    Prontos.

    Gostar

  4. tric's avatar
    tric permalink
    1 Dezembro, 2012 10:49

    Anda meio Mundo chocado com a proposta de um dirigente húngaro, por pedir uma lista de Judeus no seu Território…os Judeus, tinham os seus caçadores de Nazis…os Húngaros tem todo o direito de terem os seus caçados de Judeus…ou não???
    .
    http://www.youtube.com/watch?v=GvcfRXqkYuk

    Gostar

  5. Rogério's avatar
    1 Dezembro, 2012 10:55

    À atenção do Sr. Piscoito, Sr. Portela, Sr. Sérgio Cravos, e demais pandilha.
    A CP fez greve hoje. O tribunal decretou serviços mínimos. Há inclusice no site um mapa com os horários de hora a hora.
    Desde as 5h da manhã não há comboios para Oeiras.
    Portanto, a culpa é do Governo. Ou são as criancinhas que passam fome.
    R.

    Gostar

  6. tric's avatar
    tric permalink
    1 Dezembro, 2012 11:05

    Gostar

  7. Ajom Moguro's avatar
    Ajom Moguro permalink
    1 Dezembro, 2012 11:23

    -O culpado é Passos Coelho porra. Este homem amaldiçoado por todos já reencarnou pelo menos uma 1/2 dúzia de vezes e continua de rédea solta a provocar estragos-. De admirar como é que um ruidoso exército de sábios a dar à costa em sucessivas levas diárias, desde notáveis da praça do poder, passando por intelectuailódes falidos, até comentadores e jornalista de farto saber não excomungam de vez o fantasma de todos os nossos tormentos e tomam conta cá do nosso martirizado rectângulo. Tanto saber esquecido e tanto talento desperdiçado. Vão-se refecundar, porra.

    Gostar

  8. piscoiso's avatar
    piscoiso permalink
    1 Dezembro, 2012 12:04

    Quanto a cenários futuros,…
    se o Governo não se expurgou do cancerígeno Relvas, agora só cai de podre.

    Gostar

  9. neotonto's avatar
    neotonto permalink
    1 Dezembro, 2012 13:36

    Metástase guvernativa, caro Piscoiso, apoderouse a metastase deste governo completamente. E contra desto nao será possivel solucao nenhuma; nem em hospitais privados para solucionar o processo…

    Gostar

  10. serrano's avatar
    serrano permalink
    1 Dezembro, 2012 13:48

    O tipo é mesmo tonto.

    Gostar

  11. MJRB's avatar
    1 Dezembro, 2012 14:20

    Este governo ESTÁ OBRIGADO, porque refém de compromissos, a cumprir a legislatura.

    Gostar

  12. javitudo's avatar
    javitudo permalink
    1 Dezembro, 2012 15:36

    Alguns comentadores estão manifestamente assintonizados com a realidade. Não é que o governo seja bom ou mau, é este governo que vai governar, mais nada. Ainda não compreenderam que estão num protectorado e permitem-se pensar que qualquer acção, justa, injusta, agressiva, pacífica, artística, horrenda cai sempre no mesmo saco.
    Vejam se compreendem quem manda (A Angela é apenas a intermediária tal como o queniano):
    “O ministro das Finanças alemão, Wolfang Schäuble, disse hoje que Portugal é um «brilhante exemplo» para toda a Zona Euro, mostrando que a receita que está a ser utilizada para estabilizar a moeda única é a «correcta».
    «Portugal está no bom caminho e é para todos nós, na Zona Euro, um brilhante exemplo de que a abordagem que tem vindo a ser seguida para estabilizar o Euro é a correcta”, afirmou Wolfgang Schäuble.
    O ministro das Finanças alemão falava numa declaração conjunta com o seu homólogo português, Vítor Gaspar, na sede do Ministério das Finanças, em Berlim, e antes de um encontro privado.
    Wolfang Schäuble realçou o «trabalho excepcional» que está a ser levado a cabo por Portugal numa situação de «grandes dificuldades» e teceu vários elogios ao ministro das Finanças português, que chamou de «amigo» e «prezado colega».
    «Apesar das grandes dificuldades que o país atravessa, quem olhar para os números reais, percebe que Portugal está a levar a cabo um trabalho extraordinário», vincou Schäuble.
    O governante alemão lembrou que este «feito» tem também sido confirmado «vezes sem conta» pela ‘troika’, «ainda agora», durante a sexta avaliação ao programa de ajustamento português.
    «Sabemos todos que Portugal está a cumprir com as suas obrigações», afirmou o ministro alemão.
    Lusa/SOL

    Vejam se percebem a importância das escalas técnicas e do café a preceito tomado na esplanada.
    Primeiro-ministro chinês passeou em Angra do Heroísmo, por DN.pt e Lusa27 junho 2012

    Presença de Wen Jiabao na ilha da Terceira, onde percorreu o centro histórico, resultou de uma escala técnica no regresso da cimeira sobre desenvolvimento sustentável no Rio de Janeiro.
    Um café numa esplanada de Angra do Heroísmo, uma visita ao centro histórico e uma deslocação ao Monte Brasil para apreciar a vista sobre a cidade marcaram hoje uma escala do primeiro-ministro chinês na ilha Terceira, nos Açores.
    O avião com a comitiva do chefe do Executivo chinês aterrou na Base das Lajes pouco antes das 09:00 (10:00 em Lisboa) e, depois de cumprimentos protocolares, Wen Jiabao seguiu de imediato para Angra do Heroísmo.
    O primeiro-ministro chinês, acompanhado por uma comitiva de cerca de uma centena de pessoas, entre os quais seis ministros, percorreu a pé algumas ruas do centro histórico, classificado como Património Mundial pela UNESCO. Wen Jiabao esteve sentado numa esplanada para tomar café e acabou por trocar algumas palavras com os restantes clientes. Na breve passagem por Angra do Heroísmo, Wen Jiabao entrou numa loja tradicional, mas também visitou um estabelecimento comercial gerido por um cidadão do seu país, antes de se deslocar ao Monte Brasil, onde admirou a vista sobre a cidade. Após um breve período de descanso numa unidade hoteleira e do almoço, o primeiro-ministro chinês voltou a embarcar, seguindo viagem de regresso à China.
    A visita de Wen Jiabao à Terceira resultou de uma escala técnica, no regresso da comitiva chinesa que esteve no Rio de Janeiro a participar na conferência da ONU sobre desenvolvimento sustentável Rio+20 e em visita à Argentina, Paraguai e Chile.

    Gostar

  13. Expatriado's avatar
    Expatriado permalink
    1 Dezembro, 2012 21:33

    E’ “comovente” a reportagem da TVI24 do Congresso do PCP……
    Aposto que os “novos” dirigentes vao ser eleitos, a’ porta fechada, claro, por UNANIMIDADE, ACLAMAÇAO, DE PE’ (e aos saltos, para ter mais impacto……
    Haja paciencia!

    Gostar

  14. Portela Menos 1's avatar
    Portela Menos 1 permalink
    2 Dezembro, 2012 00:37

    depois da nota de imprensa do Javitudo – Posted 1 Dezembro, 2012 at 15:36 – fica, para rirmos, o mais importante:
    (…) Não é que o governo seja bom ou mau, é este governo que vai governar, mais nada (…)

    Gostar

  15. MJRB's avatar
    2 Dezembro, 2012 01:11

    Hoje PPCoelho (em visita oficial) deu um passeio a pé, pelo Mindelo, cumprimentou bastantes cabo-verdianos.
    Questionado pelos jornalistas (sabe-se como certas perguntas surgem a pedido…), declarou que também dá bastantes passeios a pé em Portugal.
    Infere-se que após o seu trabalho como PM, janta, sai por Massamá fora, toma uma bica num café, é efusivamente cumprimentado como foi no Mindelo…
    Quer dizer : mentiu totalmente ? Não. Porque de facto em visitas oficiais em Portugal sai (escoltado por seguranças) do carro, dá uns passos nas ruas, avenidas, etc. Mentiu deliberadamente ? Óbvio que sim !
    Aconselho o chefe da comunicação do PM que não encomende perguntas que por certo terá mentiras como respostas… Habituou-se desde há muito tempo…

    Gostar

  16. O SÁTIRO's avatar
    2 Dezembro, 2012 01:57

    normalmente, a esquerdalhada invoca a constituição nos acasos em k é impossivel de cumprir…..
    e agora sobre governo, demissão, etc
    esquece-se completamente
    havendo maioria na AR
    como pode a esquerdalhada demitir o governo???
    dá para ir
    e cavaco dissolver a AR…….tipo capricho, de sampaio??
    não acredito

    Gostar

  17. JCA's avatar
    JCA permalink
    2 Dezembro, 2012 02:14

    .
    Corre bem.

    Mesmo a da perca de 5% dos que se reformem para o ano e seguintes, a culpa é da mamulhada da Esperança a tal que cantarola na governança o hip-hop ‘aumentou a esperança de vida’, esperança que caiu neste mês de Dezembro dum ovni. Só vale para os que ianda não se reformaram, coitaditos logo os unicos amaldiçoados ufologicamente pelo ‘aumento da esperança de vida’.
    .
    Então é assim, o lucro do Governo, de facto falamos de Empresa e não de Estado ou Poltica, é uns milhoesecos com essa dos 5% que quaisquer 0,05% sobre os reformados acima por exemplo de 3.000 € que dava 1.5 € cada um, cobria até com lucro (o neo-politicamente correto em poder, lucro) a chico espertice que um ingenuo qualquer engendrou:
    .
    aumento da idade de reforma para os 66,5 anos para já. Pela porta do cavalo, no vao de escada.
    .
    Mas que xaxada tão mal engendrada é esta ? De politicos que se arrimam de poder é muita vulgarzita, foleira.
    .
    Bom mas entendo-a como borrão de proposta ‘a lavoisier’ ainda tem tempo para tomar juizo.
    .
    .
    Uma nota a força deste País, a idade entre os 15 e os 35 anos, não têm duvidas: a Uniao Europeia e o Euro acabaram. Nem contam com isto para a sua Vida. É só a rapaziada da CS fazer um inquérito. Reverter como ?????? Estarão a maioria dos ‘cotas’ dos 40 aos 90 anos ultrapassados e incapazes ?????? Pois é…..
    .
    Só pergunto e constato.
    .

    Gostar

  18. JCA's avatar
    JCA permalink
    2 Dezembro, 2012 02:23

    .
    E a outra dos ‘bons alunos’ é igualzinha há que ouvi que ouvi ‘numa Escola’:
    .
    a atenção em massa tem de ser para os maus alunos e para os rebeldes, precisam de toda a ajuda, perdões, compreensões etc etc, tudo do melhor;
    .
    os bons alunos e os sossegadinhos já está resolvido, não precisa, de mais nada, aguentem-se e não bufam
    .
    Ora, ora.
    .

    Gostar

  19. JCA's avatar
    JCA permalink
    2 Dezembro, 2012 02:31

    .
    Até parece aquela que já ninguém aturava nem queria mas estavam todos manhosamente ‘envergonhados’ ou não queriam ser os culpados de dar a martelada final …… Ninguém queria assumir o odioso.
    .
    Pois é.
    .

    Gostar

  20. Rocco's avatar
    Rocco permalink
    2 Dezembro, 2012 18:15

    Se eu fosse ao PPC estava numa bem boa num lugar arranjado pelo amigo “Angecorreia” e não aturava esta tropa ranhosa e ordinária que tem como expoente máximo os “jornas” de serviço. O beiçolento do peiésse, o guterres, só viu isso ao fim de 6 anos e pirou-se… O “durão” era bastante mais molengas que o nome e pirou-se ao fim de 2… O “santinho” (bastante ingénuo, aliás) foi corrido por um tipo “super-honesto” (e sério, quando não está a rir)… O bandalho vigarista teria aguentado bastante mais que 6 anos, mas foram os mercados e nós, que votamos (eu incluído), que corremos com ele…
    Quanto tempo mais vai o PPC aguentar o ranho e a ordinarice?

    Gostar

  21. JCA's avatar
    JCA permalink
    3 Dezembro, 2012 15:46

    .
    (cont 02.14H)
    .
    e veio um ovni que disse ‘só os gajos que se reformam para o ano é q têm uma esperança de vida maior’,
    .
    MAS (e há sempre um ‘mas’ além da ufonologia)
    .
    a rapaziada que o ‘0vni’ se esqueceu,
    .
    os reformados com 50 anos de idade, os que por razões de ‘serviço publico’ com meia duzia de anos e por aqui e por ali e por causa disto e daquilo têm brutas reformas na banda dos 40/50 anos de nascidos no ano tal e tal etc etc,
    .
    pois ´o ‘ovni’ não fala para eles da tal da ‘esperança da vida’
    .
    e já têm em cima do lombo uns 70/80/90 anos,
    .
    essas dalgumas lojas do hipermercado tá com um ‘marketing muito foleiro’ , raio do ‘ovni’ está a meter àgua,
    .
    poque esse ‘resolver’ é mesmo em cima do joelho
    .
    Eu quero mais, estadistas onde realmente me movo.
    .
    Reacertem, se não qurem quem sabe fazer faça, egoismos que quem sabe nem são objetivo porque é taão longe, mas eles merecem estar e sê-lo. Mas quando chega a sê-los, aí PÁRA. O resto podem banhar-se, é um mais um verão, nada de significativo em termos de tantos verões,
    .
    sempre a sucederem-se uns aos outros, una ficaram na banhada, outros no bronze, outros nem foram lá e continuam iguais não ao Passado, nem ao Presente que apenas foi isso, mas no Futuro no exatamente a seguir, não aquele longo que os tais não percebem por ‘tão complicado’,
    .
    ::::: )))))))) talvez ‘deus deu nozes a quem não dentes’ ou ‘quem não unhas …” , pois é puxem quem saberia que não fossem o que sabem.
    .
    por ora assim.
    .
    Mas essa dos 5% nrm a Nossa Senhora de Fatima,. nem o Arquiteto, é uma borrada de alto abaixo, assim uma diarreia em cima do joelho que se arrisca a ficar conhecida como o que achavam ficar na revolta e na História como o capitulo ‘o passos seguro’ na politica da cubata.
    .
    Declaração de interesses, se estivesse à espera dessada reforma à la tuga estva bem fuck,
    .

    Gostar

Indigne-se aqui.