Saltar para o conteúdo

Menos emissões de CO2 geram rendas excessivas

14 Dezembro, 2012

“quem produzir com menos emissões vence, quem produzir com mais emissões perde, porque coloca os produtos mais caros” Jorge Moreira da Silva

38 comentários leave one →
  1. Anti-gatunagem's avatar
    Anti-gatunagem permalink
    14 Dezembro, 2012 12:31

    Este jorginho jotinha é uma besta, que nunca trabalhou na vida, não faz ideia de nada e vem a coberto da aldrabice vergonhosa do aquecimento global querer exercer poder sobre quem tem de trabalhar para viver, para com isso ter proveitos pessoais que os seus inexistentes méritos próprios nunca lhe permitiriam. Temos de começar a dar porrada forte e feio nestes cães tinhosos, nestas hienas nojentas, nestes parasitas estatais e estatizantes

    E há muito mais, é só procurar e estudar (coisa que estes canalhitas joteiros nem no liceu fizeram).

    Gostar

  2. Anti-gatunagem's avatar
    Anti-gatunagem permalink
    14 Dezembro, 2012 12:40

    http://www.4shared.com/office/jOvz964S/Physics_of_Climate_-_Peixoto_9.html
    Dêem isto para ler ao palhacito que ele passa o resto da vida a tentar passar da introdução e já não parasita mais a malta.

    Gostar

  3. Anti-gatunagem's avatar
    Anti-gatunagem permalink
    14 Dezembro, 2012 12:42

    Acima este pode passar despercebido:

    Gostar

  4. pedro's avatar
    pedro permalink
    14 Dezembro, 2012 12:48

    este gajo atacou o ministro da economia por causa da reindustrialização ,não conhece nada deste país ,concordo com o anti. Saberá este jota que já houve um plano marshall e um plano de fomento na nossa terra e as indústrias nasciam ao lado do curral das vacas ,com as poupanças dos pequenos agricultores ,no tempo em que as empresas eram ricas e os empresários pobres . Parece que voltaram as palavras dos sócretinos! Temos de sobreviver no meio desta hecatombe económica .O P.R. impávido aguarda o 2º resgaste,ou seja,bancarrota Passos.

    Gostar

  5. tric's avatar
  6. tric's avatar
    tric permalink
    14 Dezembro, 2012 13:16

    Gostar

  7. tric's avatar
    tric permalink
    14 Dezembro, 2012 13:23

    “quem produzir com menos emissões vence, quem produzir com mais emissões perde, porque coloca os produtos mais caros” Jorge Moreira da Silva
    .
    do acual PSD/CDS só sai disto…inacreditável ! Portugal necessita urgentmente de uma politic economica defesa a sua produçao nacional, que passa por medidas protecionisas…sem qualquer margem para duvidas!!
    .
    ““quem produzir com menos emissões vence, quem produzir com mais emissões perde, porque coloca os produtos mais caros”
    .
    que se fodam as emissões, salvem mas é o que há para salvar da produção nacional…

    Gostar

  8. André's avatar
    André permalink
    14 Dezembro, 2012 13:30

    A economia verde, ou sustentável, ou como quiserem chamar, tem pontos que podem ser aproveitados por um país como o nosso.
    Nós, em Portugal, temos de importar recursos como o petróleo, o gás natural e o carvão, tudo isso, faz com que tenhamos de equilibrar a balança comercial com produtos exportáveis (que são poucos e menos valiosos). Assim, seria de esperar que o nosso país começasse por usar ao máximo todas as fontes de energias renováveis (mas deixando de investir em projetos megalómanos e passando a investir em sistemas de microgeração para as habitações). Desse modo, não importariamos tanto carvão para as centrais térmicas (o que seria bom para a balança comercial).
    Quanto à mobilidade, eu não sou especialista, mas se nós tivessemos investido durante os tempos do Cavaco (lembram-se dele, um PM do PSD?) em eletrificar as vias férreas e não em construir “milhentas” autoestradas, onde pudessem andar comboios um pouco mais rápidos, mais cómodos e não gastadores de diesel, talvez agora não importássemos tanto petróleo (para o combustível dos carros, autocarros, comboios a diesel, barcos, aviões), talvez agora consumissemos eletricidade (que poderia ser produzida a partir de fontes renováveis).
    Quanto à indústria, estava a pensar num bom exemplo de como é possível exportar produtos ecológicos e lembrei-me da cortiça. A corticeira Amorim, uma grande empresa de um dos maiores grupos económicos portugueses, exporta bastantes produtos de cortiça, começando por rolhas até peças para aviões. Simplesmente, poderiamos aproveitar essa empresa (incentivando-a, sem a nacionalizar) a conseguir novos contratos (nacionais e internacionais) que diminuissem a presença do plástico (olha, outro derivado do petróleo). Também podiamos investir na agricultura e nas pescas, como setores estratégicos da economia (de novo para diminuir as importações, de modo a reduzir o défice na balança comercial).
    Ontem também ouvi na televisão o ministro da economia a falar do consumo de produtos portugueses e lembrei-me que o ministério podia aobrigar todos os distribuidores portugueses a comprar apenas azeite português (em vez da invasão do azeite espanhol), criavamos postos de trabalho no setor e aumentavamos a economia verde. É claro que existe a PAC, mas a UE ia compreender, apenas estávamos a restringir o défice da balança comercial numa medida especial para a crise.
    Com este pequeno comentário espero ter lembrado que Portugal é um país que pode investir na economia verde pelo simples facto de ser a única coisa que tem.

    Gostar

  9. Duarte's avatar
    Duarte permalink
    14 Dezembro, 2012 13:35

    A coisa já está a entrar no domínio da histeria.
    Que se foda o País . Eis a mensagem neoliberal taliban

    Gostar

  10. André's avatar
    André permalink
    14 Dezembro, 2012 13:36

    Ah, também me esqueci que podíamos investir na arborização (mas não eucaliptos, talvez sobreiros e oliveiras no Alentejo, pereiras na região oeste, laranjeiras no Algarve, vinhas no Douro, e muitos pinheiros e carvalhos noutras áreas do país). Com essas árvores produziriamos matérias primas como as azeitonas (para fazer azeite), a cortiça (para transformar em fábricas), as bolotas (para fazer rações para animais), as pêras e as laranjas (para comer e fazer sumos), as uvas (para fazer vinho, vinagre, sumo, ou simplesmente comê-las na sobremesa). Se calhar, o nosso país podia ser autossuficiente em termos alimentares, talvez até pudesse exportar muito mais.

    Gostar

  11. Wall Streeter's avatar
    Wall Streeter permalink
    14 Dezembro, 2012 13:37

    Nem o parlamento europeu conseguiu melhorar a parca inteligência de tal ex-J…

    Eis o nível actual do PSD.

    Gostar

  12. Maya's avatar
    Maya permalink
    14 Dezembro, 2012 13:58

    Com lideres como este Jorge Moreira da Silva, prevejo um futuro negro para o PSD…

    Gostar

  13. Minhoto's avatar
    Minhoto permalink
    14 Dezembro, 2012 14:01

    “quem produzir com menos emissões vence, quem produzir com mais emissões perde, porque coloca os produtos mais caros” esta frase só tem sentido se for acompanhada de “quem produzir com mais emissões perde, porque leva uma multa do caneco logo coloca os produtos mais caros”. Deve ser o que ele queria dizer embora eu não acredite em nada dessa treta do aquecimento global, preocupa-me sim é o ar que respiramos.

    Gostar

  14. Fincapé's avatar
    Fincapé permalink
    14 Dezembro, 2012 14:29

    Meia dúzia de aldrabões, normalmente ligados às indústrias e energias poluidoras, negam o aquecimento global e as consequências já bem visíveis no planeta.
    O ultraliberalismo predador e depredador, que quer enriquecer em minutos sem ter de vergar a mola, serve-se da cantilena de que o planeta e os seus recursos não têm fim. Para eles, a Terra é uma bola para ser usada na sua jogatana. Esta burrice insana trouxe consequências que jamais serão reparadas. A sorte (se vier a dar-se) vai ser a “bomba explodir de vez nas mãos de um qualquer presidente republicano nos EUA.
    Nessa altura, todos os detratores dos milhares de cientistas sérios, das melhores universidades sérias do planeta, esconder-se-ão debaixo das saias das mamãs e negarão que era uns ceguetas que pensavam errada e impunemente.
    Já quanto à industrialização, não velo qual o problema se ela obedecer às regras ambientais estabelecidas. Portugal goza de vantagens enormes em relação aos alemães que têm uma indústria forte: mão-de-obra cinco vezes mais barata e o investimento bastante mais barato, além de outros custos menores.
    O que há de mais é burocracia e a falta de um sistema de justiça que funcione. Isto é dito há décadas e nenhum desses politicozecos que giram por aí fez nada para alterar.

    Gostar

  15. JP Ribeiro's avatar
    JP Ribeiro permalink
    14 Dezembro, 2012 14:42

    Há sempte um socialista moralizador convencido atrás de quem menos se espera, e para esses convém dizer que sim senhor, que façam os investimentos que quiserem nas energias verdes, mas por favor não obriguem os outros a fazê-lo só porque acreditam nessa religião.

    Gostar

  16. Lucas Galuxo's avatar
    Lucas Galuxo permalink
    14 Dezembro, 2012 15:32

    Tem graça ver o Coordenador Político do PSD defender as prioridades políticas do governo anterior e atacar as do actual. Em matéria de troca-tintas e hipocrisia, o céu é o limite.

    Gostar

  17. JCA's avatar
    JCA permalink
    14 Dezembro, 2012 15:36

    .
    André essa dos sobreiros e da cortiça ….. Informe-se quanto pagam ao produtor pelo corteda cortiça )e de 7 em 7 anos). Uma vergonha, ao preço da uva mijona. Quem tem sobreiros sabe bem dessa ilusão e do que fala.
    .
    Mais vale cortar os sobreiros para lenha. Já foi tempo que era o ‘ouro da floresta’ quando estava protegido contra o atual praticamente monopolio da cadeia de produção da cortiça
    .

    Gostar

  18. André's avatar
    André permalink
    14 Dezembro, 2012 16:06

    JCA,

    Mas o Estado pode intervir no mercado (mesmo não sendo a empresa pública). O Estado pode forçar tabelas de preços para a compra de cortiça não transformada e pode diminuir os impostos aos produtores de cortiça, especialmente os impostos relativos às propriedades. Quanto ao ser de sete em sete anos, é verdade, mas também se se cortar a árvore se tem de esperar mais tempo até que as outras cresçam. Já para não falar de que num terreno razoavel é possível plantar, por exemplo, sete conjuntos de pinheiros de modo a tirar cortiça de cada um dos conjuntos ao longo de cada ano.
    Para mais, ainda existe aquela frase do Salazar (apesar de não gostar dele, há certas políticas económicas protecionistas e autárcicas que admiro na figura) de “Cultiva batata na vinha, encherás a adega e a cozinha”. Como é óbvio, não pretendo que se plante batatas (nem me refiro a vinhas, refiro-me a sobrais), mas de acordo com os biologos, botânicos e todos esses que estudam as plantas, os sobreiros ajudam à não erozão dos solos, um motivo que faria com que se pudesse ter pequenas plantações junto às árvores com o objetivo único de compensar o terreno ao longo dos anos.

    P.S. Tem razão, não posso falar daquilo que não sei. Na minha família os terrenos que temos só estão aproveitados para o cultivo de alguns legumes (na verdade estão arrendados a quem os cultiva, mas pronto).

    Gostar

  19. JCA's avatar
    JCA permalink
    14 Dezembro, 2012 16:32

    .
    e a dos eucaliptos, sabe quanto Portugal importa de eucaliptos, a riqueza para EXPORTARMOS papel e pasta de papel, ou pelo menos NÃO IMPORTARMOS ? Alguma vez se esnou num muro do porto de Leixões a ver os estivadores a descarregarem troncos de eucalipto, uma importação ?
    .
    Não se zangue, afinal compreendo e aceito muito bem o seu voluntarismo, jovem com generosidade e sangue na guelra. Também já fui assim, como irá dizer o mesmo qundo lhe passarem uns 40 anos de uso por cima, como a todos. É a vida e andamos cá todos a viver.
    .

    Gostar

  20. JCA's avatar
    JCA permalink
    14 Dezembro, 2012 16:44

    .
    André, correto. O Estado pode, pode, pode … etc e tal. Pois pode, quem não pode é o proprietário que tem a terra ocupada com sobreiros só para ‘mirone ver’ …. porque é com € que se compra a bucha, a escola dos putos, etc etc etc
    .
    Ter a terra ocupada por exemplo com 20 sobreiros, plantados há 100 anos, e depois dizem-lhe a cortiça vale 50 euros …. :))) e ainda por cima a Comunicação Social cantar que é o negocio do seculo, a rapaziada coriceira que aparece nos rankings dos mais e tal e coisa.
    .
    É obvio que quem quere criar riqueza com a terra, se ocupada com sobreiros que para darem BEM a cortiça levam umas pesadas dezenas de anos a atirar quase para o centenário e tem de pagar a lenha para a lareira mais cara que a cortiça, manda os osbreiros abaixo e queima-os na lareira. Ganha dinheiro e não perde para dar a ganhar dinehiro ao monopolio aos ‘rolhistas’
    .
    A sua ideia seria boa mas …..
    .

    Gostar

  21. Tiradentes's avatar
    Tiradentes permalink
    14 Dezembro, 2012 17:53

    Fincape.
    Gostaria de lhe fazer uma proposta de pesquisa e leitura.Para isso vou transcrever duas frases que por si mesmo poderá ver quem as proferiu e quando.
    1-“Antes do fim do século biliões de pessoas morrerão e os poucos casais sobreviventes ficarão no artico onde o clima será tolerável.”
    2-“O problema é que nós não sabemos o que o clima está a fazer. Há vinte anos nós achavamos que sabíamos. Isso levou a livros alarmistas-incluindo o meu-porque parecia muito claro mas não aconteceu.”

    Gostar

  22. Wall Streeter's avatar
    Wall Streeter permalink
    14 Dezembro, 2012 18:04

    O que andarão a colocar no café lá pela sede do PSD?!…

    Gostar

  23. Anti-gatunagem's avatar
    Anti-gatunagem permalink
    14 Dezembro, 2012 18:35

    Óó Fincapé,
    quanto é a primitiva de x ao quadrado?

    Gostar

  24. Fincapé's avatar
    Fincapé permalink
    14 Dezembro, 2012 19:53

    Tiradentes,
    não me lembro de ter dito que não há exageros ambientalistas. Mas, meu caro, esquece-se das extraordinária alterações que forem feitas, tanto em novas tecnologias amigas do ambiente, como na eficácia nos consumos de combustíveis fósseis, como, ainda, na substituição de matérias-primas que provocavam graves danos no ambiente. Já imaginou o que seria se usássemos ainda a máquina a vapor primitiva para termos hoje disponíveis as potências que temos?
    —–
    Esta da primitiva não era uma piada ao “Anti-gatunagem” que parece que gosta. E, sim, estude derivadas e integrais que para si é, Anti-gatunagem. Um conselho de amigo: faça muitos exercícios, não se limite a usar a máquina e/ou o computador.
    Ao mesmo tempo, poderá exercitar a sua inteligência (capaz de calcular a primitiva de x2) para tentar preservar o seu e meu planeta. As duas coisas não são incompatíveis.

    Gostar

  25. Tiradentes's avatar
    Tiradentes permalink
    14 Dezembro, 2012 22:28

    Pronto…estou esclarecido que não quis fazer a pesquisa e não quis informar-se por si próprio.Preguiça ou falta de tempo.
    Mas vou-lhe dar um nome pois as duas frases são da mesma pessoa que se chama James Lovelok.
    Se mesmo assim não lhe diz nada acrescento-lhe que foi chamado de “pai do aquecimento global” e a primeira é uma declaração de 2006 sendo que a segunda é de 2012.
    Acredita mesmo que ele em 2012 não tem toda a parafernália de que fala em termos tecnológicos. Antes ou depois de qual das declarações? As de 2012?
    A segunda declaração resulta do facto de ter sido confrontado à cerca de dez anos as temperaturas médias do planeta terem vindo a baixar.
    Muito teria para lhe dizer mas creio que não vale a pena quando se mistura ciência com politiquice preconceitos ideológicos com dados e mais um sem numero de barbaridades que hoje são comuns na “inteligência” mediática.
    Neste mundo em que se pode provocar Tsunamis e terramotos, condenar geólogos por não terem previsto, onde se acredita que virus e cancros podem ser induzidos e criados nas pessoas, carros movidos a água e coisa e tal o aquecimento global passou a ser mais uma, principalmente se o querem atribuir ao antropologico.
    Resultado de muita leitura de jornais revistas e outros planfetos, alguns mesmo de carácter científico que se corromperam para fazer o favor a interesses geoplíticos. Nesse campo melhor mesmo é ler a “Bola” e acreditar que o Benfica não ganha só por culpa dos arbitros. Como são muitos até pode ser que seja verdade.
    Mais um fé do que qualquer outra coisa e como fé deve ser respeitada.
    E olhe que o planeta aqueceu mesmo, pelo menos desde a ultima era glaciar (12.000 anos) tirando um pequeno periodo na idade média em que voltou a esfriar.
    Mas chega não vou discutir a sua fé que respeito.

    Gostar

  26. Duarte's avatar
    Duarte permalink
    14 Dezembro, 2012 23:21

    ” A ignorância permite-nos uma larga gama de possibilidades”
    George Eliot
    Escritora Inglesa
    1819-1880

    Gostar

  27. Anti-gatunagem's avatar
    Anti-gatunagem permalink
    15 Dezembro, 2012 00:16

    Ó Fincapé,

    Se sabes a matemática podes ler o livro, http://www.4shared.com/office/jOvz964S/Physics_of_Climate_-_Peixoto_9.html , que só faz bem. De caminho fica a saber que o Peixoto, que era a grande autoridade mundial em circulação geral da atmosfera, sempre avisou que os dados o que melhor indicavam era um arrefecimento, absolutamente natural e inevitável e de acordo com o registo de épocas anteriores. Podes encontrar isso nos gráficos do vídeo do Bob Carter.
    Interesses obscuros (porque não têm mais interesse nenhum) têm os medíocres que fazem religião ecologista, em vez de ciência, que querem poder político assustando as pessoas e se recusam a submeter os seus dados e modelos a validação externa, como é a base da actividade científica. Medíocres são os que papagueiam umas patetices descredibilizadas (sim, o Steve Mcyntire, que também sabe um bocadinho de matemática, mostrou como foram falsificados os dados para se construir o famigerado stick de hóquei e entretanto o assalto aos mails dos aquecimentistas mostrou-os a combinarem como falsificar os dados, porque não estavam a obter os resultados pretendidos – dá um salto ao Climate Audit e vê por ti e de caminho podes ir beber muita informação ao mitos-climaticos.blogspot.com, que coisas para ler e aprender não faltam lá e em muitos outros sítios).
    Interesses obscuros têm os politiqueiros que, com o nosso dinheiro, subsidiam e licenciam as empresas de “energias renováveis”, eólicas e fotovoltaicas, de que são accionistas. Sabes o que aconteceu na maravilhosa central da Amareleja que ia alimentar 100.000 habitantes? Sabes? Naquela que tiveram de refrigerar as células (e só quem não sabe o elementar sobre o assunto estranha) para aquilo produzir alguma coisa e agora vêem-se à rasca para aquilo produzir o suficiente para alimentar o sistema de refrigeração que instalaram para aquilo produzir alguma coisa. Sabes quanto pagamos a mais na conta eléctrica para pagar eólicas qyue produzem pouco, caro e maioritariamente a horas em que não há consumo? Sabes? Cerca de 40%. Sabes que agora querem bombear a água de volta para as barragens para produzir mais electricidade? Sabes? Conheces a 2ª lei da termodinâmica? Sabes? Vês a estupidez? e porquê? porque não sabem o que fazer ao pouco que os seus “moínhos de vento” (sim, não são gigantes) produzem a horas em que não interessa. Vês o buraco em que se está metido? Curiosamente (ou não, claro) a única vez em que falaram de solar térmico, que faz todo o sentido em Portugal, desde que correctamente dimensionado e com sistema de apoio, a gás, não eléctrico, para os meses de Outubro a Maio, foi quando o corrupto engenheireiro que fugiu para Paris, pôs, ao dobro do preço do mercado, painéis que depois nós todos (subsídios) pagávamos metade e quem os comprava ainda pagava os juros ao banco.
    Precisas duma religião, mas não te deixas percebê-lo e abastardas a ciência com essas crendices para te sentires “bonzinho e melhor que os outros”? Vai à igreja, à sinagoga, ao templo hindú, ao cinema império, ao cromeleque dos almendres, aos búzios da baihana… ou faz a tua.

    Gostar

  28. Fincapé's avatar
    Fincapé permalink
    15 Dezembro, 2012 00:21

    Desculpe, Tiradentes.
    Realmente não fui ver quem tinha dito as frases. Não me pareceu que fosse importante, dado que ultimamente foram publicados bastantes dados, obtidos por múltiplos cientistas de variadíssimas universidades importantes. E como sabe a NASA está envolvidas em múltiplos estudos, inclusive os que refiro. Não vou procurar links dado que foram bastante noticiados. Mas nas últimas décadas tem sido sempre essa a tendência. Um nome no meio de milhares não me pareceu importante, foi só isso.
    De resto, pareceu-me também que o que disse no comentário acima, sobre as imensas medidas que já foram tomadas ao longo das décadas, respondia em parte ao seu comentário. Por exemplo, se os CFC contribuíam para a destruição da camada de ozono, retirados os CFC é natural que o problema seja atenuado. Não vale depois dizer-se que afinal a camada de ozono não foi destruída. Claro que não, porque houve medidas drásticas.
    E não sei se reparou no meu primeiro comentário. Quando eu falo nos aldrabões do petróleo, sabe aqueles tipos que dizem que o petróleo “nasce outra vez”? Quer dizer, o planeta está sempre a fabricá-lo? Era interessante eles dizerem de onde é que ele vem? É a tentativa de manterem os privilégios que mantiveram durante mais de uma centena de anos. E há um banco famoso, conhecido por o “Banco” que está ligado a esse setor, como a outros, e ao caso BP. Ainda se lembra?
    Quanto a fé, tenho poucochinha.

    Gostar

  29. Fincapé's avatar
    Fincapé permalink
    15 Dezembro, 2012 00:31

    Anti-gatunagem,
    É curioso constatar o que eu dizia há muito tempo. Muitos dos senhores das energias fósseis fizeram tudo para que não houvesse qualquer evolução nas energias renováveis. Conseguiram criar um lóbi de cidadãos anónimos que os defendem sem saber bem porquê.
    Agora, que se constata um extraordinário avanço na última década em relação às energias renováveis (as únicas que podem garantir o futuro da vida no planeta) parece que anda tudo em pânico.
    Não estou para aqui a defender a utilização a qualquer custo das energias renováveis, mesmo que não funcionem. Defendo apenas que o planeta deverá ser preservado, pois só há este. E que as energias do futuro terão de ser renováveis. É que não vai haver outras.

    Gostar

  30. duarte's avatar
    duarte permalink
    15 Dezembro, 2012 00:45

    O problema da cortiça e de outras riquezas portuguesas, é quererem viver à conta de 20 sobreiros, sem mais nada fazerem.
    Trabalhar.

    Gostar

  31. Fincapé's avatar
    Fincapé permalink
    15 Dezembro, 2012 01:14

    Ainda para o Anti-gatunagem que terminou o último comentário com uma certa azia.
    É curioso como eu desde miúdo me questionava como é que era possível a atmosfera (pouco maior do que uma película de verniz numa bola de futebol – comparando a bola com a Terra, claro) absorver toda a porcaria que para lá mandavam todas as indústrias, centrais e máquinas de toda a ordem. A dois mil metros de altitude (caso da Serra da Estrela, a diferença de pressão já é bem notada). A partir de quatro ou cinco mil metros são conhecido os problemas para os alpinistas. É isto a atmosfera. E esta malta pensa que ela aguenta tudo. E mais. Que aguenta tudo sem que haja consequências no clima e não só. Grande parte do CO2 absorvido pelos oceanos, está a dar outro notável resultado.
    Era malta assim que também pensava que os oceanos poderiam servir de lixeira eternamente. E fizeram mesmo deles uma lixeira. Por sorte, os oceanos devolviam grande parte do lixo às costas oceânicas. Senão estávamos agora bem tramados. E foram realmente as grandes alterações que já foram sendo feitas que vos permite apresentarem-se agora como se estivessem cheios de razão. Só que o processo de degradação ainda nem sequer estabilizou.
    Mas podes continuar a ver as fórmulas matemáticas, sem olhar pela janela. O Gaspar também o tem feito com os brilhantes resultados que se conhecem. 🙂
    Pelos vistos quem está cheio de fé és tu Anti-gatunagem! 😉

    Gostar

  32. Anti-gatunagem's avatar
    Anti-gatunagem permalink
    15 Dezembro, 2012 02:05

    “Anti-gatunagem,
    É curioso constatar o que eu dizia há muito tempo. Muitos dos senhores das energias fósseis fizeram tudo para que não houvesse qualquer evolução nas energias renováveis.”

    Que conversa de chacha! As tecnologias não têm rendimento porque não têm. Ninguém as travou, ainda ninguém as desenvolveu o suficiente e quem o fizer, se algum dia o fizer ganha uma pipa de massa, pelo que “os senhores das energias fósseis”, como outros andam de volta disso, basta passar numa bomba da bp para o perceber. O fotovoltaico é mesmo assim, precisa de muito sol para produzir corrente e de pouco para a temperatura não subir muito (numa cápsulo que é uma pequena estufa) porque isso baixa a tensão Como a potência, a energia produzida em cada instante é o produto da intensidade da corrente pela tensão. Claro que se se fôr para o espaço, com células de semi-condutores, caríssimas, “é mais barato do que levar um cabo da edp atrás”. Aliás quem tem travado o desenvolvimento dessas tecnologias é quem subsidia sistema ineficazes porque assim as empresas estão a produzir coisas que não interessam em vez de investigarem e desenvolverem sistemas. Por exemplo, poderá um dia fazer sentido o solar térmico para produzir electricidade mas em vez de se investigar isso instalou-se a Amareleja

    “Conseguiram criar um lóbi de cidadãos anónimos que os defendem sem saber bem porquê.”

    Isto nem merece resposta. Não respondes a nada do que te digo e eu é que faço parte dum lóbi e nem sei bem o que digo. Olha o careca da quercus andava pela fcul ao lado do mediocre que agora dá climatologia e que recebe subsídios para modelar o stick de hóquei que o Steve Mcyntire mostrou ser uma reles falsificação, já muito depois da demonstração. O mediocre do soromenho marques, foi como assessor para as alterações climáticas, do traidor barrosso que deixou de ser durão, ele que é de filosofia. Esses fazem parte de quê? (e tu, já agora?). Não é dum lóbi é de quê? cozinha? casa-de-banho? despensa recheada?

    “Agora, que se constata um extraordinário avanço na última década em relação às energias renováveis (as únicas que podem garantir o futuro da vida no planeta) parece que anda tudo em pânico.”

    Mais conversa de chacha! extraordinário avanço??? qual????

    As únicas que podem garantir o futuro do planeta??? que parvoíce! sabe-se lá o que é um recurso até a inovação tecnológica o tornar num recurso. O petróleo é o melhor exemplo, durante milhares de anos nem para queimar em candeias servia por causa do cheiro pestilento, usava-se, por exemplo, azeite.
    Imenso potencial tem, como é evidente, a fusão nuclear. O que se passa no ITER? Como anda a coisa? E a fissão não pode de maneira nenhuma ser posta de lado, basta ver o que aconteceu à Alemanha.

    “Parece que anda tudo em pânico”? Anda é revoltado de ser roubado por medíocres desonestos e ainda ter de aturar as beatas do ecologismo a darem-se ares de arrogância bacoca.

    “Não estou para aqui a defender a utilização a qualquer custo das energias renováveis, mesmo que não funcionem.”
    Óptimo! Parabéns!

    “Defendo apenas que o planeta deverá ser preservado, pois só há este.”
    Beatice e arrogância bacoca a presunção de que quem diz o contrário de ti não o quer preservar. Vive-se muito melhor agora do que alguma vez se viveu, embora se viva muito pior em algumas zonas do que era humanamente possível e desejável. Por exemplo, se já se irradicou a malária dos países desenvolvidos (e não é só por causa do calor porque havia surtos epidémicos de malária na Sibéria no início do sec XX), porque não se irradica isso em África? Morrem 2.000.000 de pessoas anualmente de malária, ai mas os ecologistas e os pesticidas… morrem milhões de pessoas por causa duns badamerdas metidos nos seus gabinetes dizerem umas parvoeiras para terem poder.

    “E que as energias do futuro terão de ser renováveis. É que não vai haver outras.”

    Repetido-me, um recurso passa a sê-lo através da inovação criativa. Do desenvolvimento, do avanço, do conhecimento, daquele que resulta do avanço da ciência, daquele que vem da compreensão e aplicação dos princípios fundamentias da Física e não de blábláblá. Isso vem de não travar o desnvolvimento, o conhecimento e para isso é preciso não exaurir os países roubando o dinheiro de quem trabalha para os bolsos de corruptos e incompetentes que nada produzem, como se fez e se continua a fazer, em Portugal, com o apoio de uns tipos que acham que fica bem dizerem que são muito bonzinhos e os outros muito malandros porque estão contra eles que só querem o bem de todos (beatices!).
    Se se conseguir arranjar uma máquina para produzir energia através de palavras ocas, conversa de chacha, políticos corruptos, jornalistada igorante e vendida e beatice não assumida, Portugal passará a ser o maior produtor mundial de energia.

    (E já agora, desviando um bocadinho a conversa, explica-me lá, se fazes favor, que eu sinceramente não sei, como é que, se os hidrocarbonetos são fósseis, Titã tem lagoas e lagoas de metano).

    Melhores cumprimentos.

    Gostar

  33. Anti-gatunagem's avatar
    Anti-gatunagem permalink
    15 Dezembro, 2012 02:18

    Mas que burrice arrogante, desde quando é que CO2 é poluição??? Isso é conversa da treta aquecimentista e recente. Poluição é CO e outros que tais. Há no registo geológico níveis de CO2 dez(!!!!!!) vezes maiores que os actuais (e a Temp era mais baixa!). Os vulcões emitem muito mais do que o homem. Sendo a constante solar (que não é constante nenhuma, mas não é disso que falamos aqui) de 1360w/m2, o CO2 antropogénico poderia ter no máximo o equivalente a 1w/m2.
    A sorte foi não andarem por cá na altura ou teriam tentado proibir as ciano-bactérias.

    Gostar

  34. Anti-gatunagem's avatar
    Anti-gatunagem permalink
    15 Dezembro, 2012 02:22

    Experimentem fazer leis a proibir a água, porque o vapor de água é o principal gás de efeito de estufa, com uma contribuição dupla da do CO2. Que idiotice.

    Gostar

  35. JCA's avatar
    JCA permalink
    15 Dezembro, 2012 05:13

    .
    àcidas:
    .
    não me está a apetece fazer ‘linguados’ copy and past para dançar valsas cientificas ou de super bem informado em ?Informação’ , vai direto:
    .
    EXTREME WEATHER REPORT 2012

    Click to access ClimateDepot-ExtremeWeatherReport2012.pdf

    .
    =E sobre tal e coisa,
    .
    BBC told to put more gay people on children’s TV
    The BBC should feature more lesbian, gay and bisexual people in children’s television, a report has found.
    http://www.telegraph.co.uk/culture/tvandradio/bbc/9744094/BBC-told-to-put-more-gay-people-on-childrens-TV.html
    .
    =E de Natal, Pinheiros, Cogumelos, Renas e Vermelho:
    .
    Santa Claus and the Magic Mushrooms
    http://www.zengardner.com/santa-claus-and-the-magic-mushrooms/
    .
    Sobre money para o deficit,
    .
    Demand £500m back for Tamiflu, urge MPs
    Ministers should demand that the pharmaceutical firm Roche returns £500 million to the NHS if it is found to have sat on trials data showing the flu drug Tamiflu to be ineffective, say MPs.
    http://www.telegraph.co.uk/health/healthnews/9742581/Demand-500m-back-for-Tamiflu-urge-MPs.html
    .
    Para a conspiração:
    .
    How The CIA Trained Shooter In Connecticut! Shooting Tied To European Court Ruling Against The CIA!
    http://beforeitsnews.com/conspiracy-theories/2012/12/how-the-cia-trained-shooter-in-connecticut-shooting-tied-to-european-court-ruling-against-the-cia-2446674.html
    .
    Também era giro o Presidente imitar a Rainha:
    .

    Queen gives Bank chiefs a ticking orf over the crash as she visits vaults
    · HM suggested Financial Services Authority watchdog ‘did not have teeth’
    · Queen asks about economic crash and says: ‘People got lax, didn’t they?’
    · Prince Phillip then tells Bank staff: ‘Don’t do it again!’

    http://www.dailymail.co.uk/news/article-2247578/Queen-gives-Bank-chiefs-ticking-orf-crash-visits-vaults.html#ixzz2F5QByF00
    Follow us: @MailOnline on Twitter | DailyMail on Facebook

    Gostar

  36. Tiradentes's avatar
    Tiradentes permalink
    15 Dezembro, 2012 09:58

    Fincapé.
    A minha primeira proposta era exactamente para que começasse a investigar a sério sobre o assunto e nada melhor que os dois “pais do aquecimento global” (mencionei só um de propósito) e a evolução que eles próprios tiveram nas suas teorias sobre o aquecimento global para depois poder partir à busca de dados, não de opiniões, para poder estar mais esclarecido.
    Por favor não faça mistura de assuntos. Aquecimento global é aquecimento global, Se há ou não mais reservas petroliferas enquanto tal não “mexe” com ele.Quanto ao ozono e os CFCs vá pesquisar a produção mundial do mesmo e terá a infeliz surpresa de perceber que hoje se produz mais CFCs do que aquando do famoso buraco de ozono, pela China que se está positivamente a cagar para as suas e deles teorias de buracos e diz que precisa do gás para fornecer ao seu povo melhores condições de vida e que eu saiba o famoso buraco depois de” tapado” com o capitalismo a substituir o gás, não reabriu, possivelmente porque o CFC produzido agora será porventura de outra ideologia.
    Mas vc quer me levar para uma discussão que eu não entro. Fico-me apenas pelos dados e já que mencionou a capitalista agência espacial, ainda por cima norte-americana ( o diabo) desde que faz a monitorização das temperaturas por satélite verifica que de há 10/12 anos para cá as temperaturas tem tido em termos globais uma descida. Supostamente os satélites estarão “comprados” pela industria petrolífera. Mesmo quando fala dos interesses da industria petrolífera vc desfoca o seu alvo pois sendo que ela tem ainda bastante importância para os EUA não se esqueça que ela é hoje dominada por diversos países a começar pelos árabes. Não sei se Alah lhes perdoará. Quanto a reservas esteja atento que os “maricanos” descobriram e brevemente vão desenvolver tecnologia para explorar a maior reserva de petróleo jamais encontrada que fará deles dentro de 5/10 anos o maior produtor mundial do dito cujo. É que a humanidade nestes últimos cento e poucos anos que usa hidrocarbonetos gastou cerca de um trilião de barris do dito cujo e a reserva descoberta deverá ter três triliões do mesmo.
    Mas continuo a dizer-lhe as reservas não exploradas não influenciam o clima.
    Toda a sua conversa não tem um único dado é só conversa politiqueira partindo de pressupostos e preconceitos de carácter ideológico e por isso foge daquilo que poderia ser uma discussão séria sobre o que se passa no clima, se é que se passa algo diferente depois de uns 50 anos em que tomamos as coisas como certas e descobrimos agora que elas nunca foram certas.
    Me diz que não vai procurar links na medida em que são bastante noticiados. Ora aí está o que não deve fazer se quer ter discussão séria sobre um assunto. Notícia nunca será ciência porque é notícia.
    Vou lhe dar um exemplo extra. Há poucos dias uma TV nossa noticiava que os TRÊS GRANDES” do futebol português AUMENTARAM as suas dívidas em cerca de 17%. Sabe o que pessoas como vc que leem noticias apreendem? Que os três grandes clubes cada um per si aumentaram efectivamente as suas dívidas. Pois é mentira!!!! Um deles baixou a sua dívida em cerca de 2%. É claro que se vc o incluir nos três e na medida em que os outros aumentaram mais que 17% ele também, em média supostamente aumentou. Ou terá baixado a média dos outros?
    É deste tipo de notícia que vc se alimenta mas isso não tem a ver com os números reais.Se a ciência fosse feita de notícia estavamos fritos Thomaz Edison seria jornalista e vc não teria lampada para lhe iluminar a noite.
    Não dá para continuar a falar de baboseiras. Obrigado de qualquer maneira.

    Gostar

  37. Fincapé's avatar
    Fincapé permalink
    15 Dezembro, 2012 18:14

    Realmente, apesar do prazer que me deu a”escutar” as vossa opiniões, fico um bocado dececionado, por duas razões:
    – Uma delas é não me terem respondido a uma observação minha (pouco científica, é certo) que é esta: como diacho pode alguém pensar que altera completamente a atmosfera (e não só) e que fica tudo o resto igual;
    – Outra é utilizarem dados provavelmente retirados dos “bruxos” e da fé de que se pode alterar tudo à nossa volta, mas tudo continaurá igual.
    É verdade que acompanho com interesse as questões do ambiente, não sendo contudo a minha área de estudo; é verdade que não sou extremista; é também verdade que apoio (de longe) muitas das iniciativas em prol do ambiente; é também verdade que sempre me pareceu que aqueles que desmentem a influência das alterações atmosféricas no clima, e não só, sofrem de uma incapacidade no raciocínio que não os deixa ver que se existem alterações num meio ele não poderá ficar igual.
    o Tiradentes acha que eu misturei os assuntos (CFC, CO2…). Nada disso. Pareceu-me que ficaram bem visíveis essas diferenças. As atividades humanas produzem efeitos. Esta é a origem. As consequências dependem da atividade. Se eu lançar CFC na atmosfera tenho uns efeitos e respetivas consequências, se lançar CO2, tenho outras. Não percebo a confusão.
    Para o Tiradentes, deixo este link. Foi o mais rápido que consegui. Se pensasse que era mesmo a sua grande vontade, teria deixado dezenas deles. Pensei que o discurso correto que fiz fosse suficiente. Pronto, fica este:

    Click to access Objectivo_7.pdf

    —–
    Já o Anti-gatunagem considera que CO2 não é poluição, mostrando ter ideias estranhas do que é a poluição, deverá reler esses conceitos. O CO2 não é um gás venenoso, como o CO, o que é diferente. De resto, todo o discurso é completamente errado. Parece desconhecer a quantidade de habitações que utilizam painéis solares para produção de energia, a utilização massiva de torres eólicas noutros países, designadamente offshore, e toda a investigação que se faz por todo o planeta nestas áreas. Os chineses, quando infelizmente ficaram com a EDP, tiveram este aspeto como importante.
    Para si, deixo apenas o link seguinte. Veja dados e previsões, sendo que, com o avanço da tecnologia, a tendência é a aceleração. Este até é uma dissertação de mestrado, 2007, no IST, onde, como sabe, há uns lóbis estranhos em favor de outras energias. Estranhos, mesmo. Incida na página 18, p.e.

    Click to access Tese%20-%20A%20Energia%20Solar%20Fotovoltaica%20em%20Portugal.pdf

    Isto foi um pouquito à pressa, mas olhe que há tanta coisa que não lhe falta documentação se assim quiser.
    E, vá lá, deixem-se de esticar o peito para fora. É que se “nós” tivermos razão, depois de destruído o planeta não há outro. Se “vocês” tiverem razão, a única consequência é, apesar de tudo, termos um planeta mais limpo e com múltiplas tecnologias novas.
    PS: Ah, pois! A fusão nuclear tem imenso potencial, mas, como sabe, tem-no há muitas dezenas de anos. E, a frio, só mesmo aqueles aldrabões que acabaram abandonados. Mas, sim, ainda tenho esperança que se chegue lá… um dia. Suponho que nunca a frio, mesmo que este “frio” seja uma calorzito apreciável.

    Gostar

  38. imperador's avatar
    imperador permalink
    15 Dezembro, 2012 19:57

    O jorge Moreira não sabe do que fala, mas percebo que está ligado ao lobby ambiental que é muito forte
    São os criadores de regulamentos , leis ambientais, inspectores de ambiente, multas altissimas por irrelevancias .Conheço bem o problema na agricultura . Convido a experimentarem a constituir uma pequena pecuaria e lerem o DL 214/2008 e 316/2009 e as portarias associadas . Entidades envolvidas : APA agencia port. do ambiente,ARH Adm de recursos hidricos ,camaras municipais,CCDR ,DGS ,DGV e direccão das condiçoes de trabalho e outras previstas em legislação propria .Mete medo

    Gostar

Deixe uma resposta para JP Ribeiro Cancelar resposta