Saltar para o conteúdo

uma noite no recife

6 Março, 2013
by

No dia da morte de Chavez, aproveito para recordar um episódio que me fez cruzar com ele lá para os idos de 2003, 2004, já não tenho a certeza exacta.

Estava eu a começar a jantar com um casal amigo numa churrascaria da praia da Boa-Viagem, no Recife, quando um ligeiro e breve sururu se fez sentir na sala. Procurei perceber o motivo e percebi que Hugo Cavez tinha entrado para jantar, acompanhado por uma reduzida comitiva de algumas pessoas, que não chegariam a uma dúzia, e um segurança de plantão, discretamente encostado a uma parede. Tinha tido, nesse dia, uma cimeira com Lula, a cimeira acabara e ele e os seus decidiram ir jantar a um bom restaurante, desprovidos do protocolo, sem as tradicionais honras de estado, despretensiosamente. Quem os visse mais pareciam um grupo de pernambucanos esfomeados, animados pela ideia de limparem uns quilos de picanha e alcatra, regados com umas caipirinhas geladas, o que certamente terão feito. Pensei, na altura, que uma cena destas seria impossível na Europa Ocidental, onde o protocolo de estado não deixa um segundo de privacidade a um governante de visita a um país estrangeiro. Isso reforçou a minha já então grande simpatia pelo tom despretensioso com que, na generalidade, os latino-americanos se tratam e convivem, mesmo nas relações mais formais.

Hoje, o homem morreu e deu, involuntariamente, a sua melhor lição de vida, aquela que só um homem poderoso pode dar a quem a quiser entender: o poder, todo o poder, mesmo o endeusado como foi o seu, é sempre precário e efémero. Ou, como se diz nas terras transmontanas, cheios de homens insubstituíveis estão os cemitérios.

17 comentários leave one →
  1. salino's avatar
    salino permalink
    6 Março, 2013 00:50

    Belo post, sereno, humaníssimo .
    Como digno este retrato do CM :
    http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/internacional/mundo/morreu-hugo-chavez

    Gostar

  2. Aladdin Sane's avatar
    Aladdin Sane permalink
    6 Março, 2013 01:03

    “Eu
    Sonho com gládios Sabendo que mais tempo do que eu
    Durará a exploração em que tomo parte
    Mais tempo do que eu a fome que me alimenta”
    Heiner Müller, trad. Afonso L. Canibal

    Gostar

  3. Aladdin Sane's avatar
    Aladdin Sane permalink
    6 Março, 2013 01:04

    MORTE DE TEATRO
    [Heiner Müller – Adolfo Luxúria Canibal / Miguel Pedro]

    “Teatro vazio. Em cena um actor
    Que morre segundo as regras da sua arte
    O punhal na nuca. O ardor retomado
    Um último solo, para pedir os aplausos.
    E nem uma mão. Num camarim vazio
    Como o teatro, um fato esquecido.
    A seda sussura o que o actor grita.
    A seda tinge-se de vermelho, o fato torna-se pesado
    Com o sangue do actor que na morte se derrama.
    Sob o esplendor dos lustres, que faz empalidecer a cena
    O fato esquecido bebe e esvazia as veias
    Do moribundo, que não se assemelha mais do que a ele mesmo
    Perdida a alegria e o terror da metamorfose
    Seu sangue uma mancha de cor sem retorno”

    Gostar

  4. Fincapé's avatar
    Fincapé permalink
    6 Março, 2013 01:05

    Interessante coincidência.
    Concordo com Salino: Belíssimo post.

    Gostar

  5. Portela Menos 1's avatar
    Portela Menos 1 permalink
    6 Março, 2013 01:13

    O Rui A, autor deste post, foi o mesmo que escreveu o anterior?

    Gostar

  6. rui a.'s avatar
    rui a. permalink
    6 Março, 2013 01:16

    Portela -1, vê alguma contradição nos dois textos?

    Gostar

  7. Portela Menos 1's avatar
    Portela Menos 1 permalink
    6 Março, 2013 01:25

    Rui A,
    sempre houve contradição entre discurso ideológico e narrativa humanista.
    aproveito para divulgar esta informação, após 14 anos de “ditadura”; podíamos comparar com os últimos 14 anos de bloco central tuga …

    Hugo Chávez, 1954-2013

    Gostar

  8. Expatriado's avatar
    Expatriado permalink
    6 Março, 2013 02:16

    Calendario das greves dos transportes
    .
    http://hagreve.com/

    Gostar

  9. eramasfoice's avatar
    eramasfoice permalink
    6 Março, 2013 03:03

    Essa ideia de que os sul-americanos são menos formais é falsíssima, parecem mas não são. E por uma razão bem simples, lá, em qualquer país das américas, cada macaco no seu galho, a mobilidade social é simplesmente impossível, por mais lulas e chavez que apareçam. Aliás estes são paus-mandados da clique de privilegiados que domina a universidade, a imprensa, a televisão.

    Gostar

  10. eramasfoice's avatar
    eramasfoice permalink
    6 Março, 2013 03:07

    Esquerda caviar existe mesmo é na américa latrina e está no topo dos privilégios, a esquerda operária serve-a muito contentinha. É por isso que qualquer BSS faz furor no hemisfério sul: diz as barbaridades igualitárias que agradam aos que vivem na redoma do topo salarial, em condomínios fechados e em jipões de esquerda. Sei bem do que falo: é assim no México, na Argentina, no Brasil.

    Gostar

  11. Paulo's avatar
    Paulo permalink
    6 Março, 2013 08:47

    Esta mania de endeusar ditadores de esquerda é um nojo.
    O tipo estava muito mal de saúde. Mesmo assim candidatou-se a umas eleições, sabendo que com este desfecho provável traria nomes prejuízos ao pais e ao tal povo que dizia defender.
    Foi de um egoísmo absoluto.
    .
    Ainda gostava de saber a diferença entre este, o Pinochet e o Kadafi (para lá das simpatias do ex. Ministro Pinho!)

    Gostar

  12. josegcmonteiro's avatar
    6 Março, 2013 09:47

    Gostei de ler o texto de Rui A.

    Gostar

  13. 1berto's avatar
    1berto permalink
    6 Março, 2013 09:47

    Paulo,
    Posted 6 Março, 2013 at 08:47

    Há de facto muita diferença. Não consta, eu pelo menos não conheço, que Chavez tenha assassinado ou mandado assassinar algum opositor, coisa que os Pinochets e Kadhafis desta vida foram peritos. Além disso Chavez foi eleito em eleições democráticas reconhecidas internacionalmente. Pode-se não gostar do estilo (eu não gosto, porque não gosto de militares com poder), mas a América Latina tem a sua história a transbordar de ditadores militares que chegaram ao poder através de golpes de estado e banhos de sangue. Não sei se o Chavez foi bom ou mau para a Venezuela, isso é uma discussão para os cromos da direita-esquerda, mas talvez o povo venezuelano possa responder a isso melhor do que nós que andamos aqui a aturar personagens bem mais execráveis que Hugo Chavez.

    Gostar

  14. Paulo's avatar
    Paulo permalink
    6 Março, 2013 10:32

    1berto
    Ai consta pois, até candidatos em plena campanha eleitoral a serem eliminados à bomba.
    .
    De resto concordo, a América latina é grande parte assim, e continua.

    Gostar

  15. Fincapé's avatar
    Fincapé permalink
    6 Março, 2013 11:40

    Caro Paulo,
    Se você não consegue ver diferenças, então ninguém lhe conseguirá ver as diferenças,.. enquanto não retirar os óculos que lhe turvam a realidade.
    Mesmo que 1berto lhe explique como deve ser, não compreenderá. É tempo perdido.

    Gostar

  16. Paulo's avatar
    Paulo permalink
    6 Março, 2013 12:18

    Fincapé
    Pois o problema dos óculos também é real, até há quem chame democracia à monarquia absolutista de Cuba!

    Gostar

  17. Fincapé's avatar
    Fincapé permalink
    6 Março, 2013 12:22

    “… até há quem chame democracia à monarquia absolutista de Cuba!” Pois há, Paulo.
    Mas não sou eu, pois não?

    Gostar

Deixe uma resposta para Paulo Cancelar resposta