Saltar para o conteúdo

“conhece-te a ti mesmo”…

23 Março, 2013
by

“PS” (leia-se, António José Seguro e Carlos Zorrinho) “escreveu à “troika” garantindo que honrará compromissos”.

.

Então, mais isto não é o que o governo de Passos Coelho tem andado a fazer? A honrar os compromissos assumidos no acordo assinado há dois anos e aqueles que a troika lhe vem exigindo, a cada visita trimestral? Mesmo assim, note-se, ficando aquém do que a troika deseja, como as reformas do estado, que levariam a muito mais despedimentos na função pública do que os que já foram feitos e os que estão previstos, e a maiores reduções nas pensões e no financiamento da educação e de outros sectores tradicionais do Estado Social que o PS tanto estima. São os famosos 4 mil milhões de cortes que a troika impõe, que o PS de Seguro quer “honrar”? É só isto, afinal, que o PS de Seguro tem para oferecer aos descontentes? Olhe que, se calhar, no PS há quem esteja disposto a oferecer mais. Como dizia o outro, “conhece-te a ti mesmo”

48 comentários leave one →
  1. Sousa Pinto's avatar
    Sousa Pinto permalink
    23 Março, 2013 15:54

    Andam por aí umas pessoas muito irritadas com o Governo do Passos Coelho. Inquietas, nervosas. Querem derrubá-lo à viva força.
    Os mais assanhados são os que mais contribuíram para a situação a que Portugal chegou.
    Passos, faz o teu trabalho, és um Herói a remar contra ventos e marés.
    Não faças caso deles, eles não sabem fazer mais nada e vivem disto, da pulhítica.
    A tua política é nobre, porque contribui para a resolução dos problemas do país. Que eles arranjaram.
    Portanto avança, não lhes dês importância porque eles não a merecem.
    Falam, discutem, engendram moções de censura porque querem, a prazo, não agora, atingir outra vez o poleiro, para se lamberem outra vez. A vida deles é isso!
    Por isso faz por te aguentar Passos, dobra o cabo das Tormentas, dos fracos não reza a História.
    E fica sabendo que tens cá por baixo muitos admiradores que te dão valor e que sabem bem que não querem cá outra vez os línguas de trapo a governarem-se à custa dos impostos que todos pagamos.
    Fora com os vendedores da banha da cobra.

    Gostar

  2. João Lisboa's avatar
  3. Andre's avatar
    Andre permalink
    23 Março, 2013 16:13

    A história escreve-se e reescreve-se:
    Passos lá para fora
    http://www.jornaldenegocios.pt/economia/detalhe/passos_coelho_no_wsj_medidas_do_pec_iv_quotnatildeo_iam_suficientemente_longequot.html
    Seguro cá para dentro
    http://expresso.sapo.pt/itroikai-e-governo-de-um-lado-e-ps-do-outro=f741228

    Mais ou menos farinha do mesmo saco.

    Gostar

  4. A C da Silveira's avatar
    A C da Silveira permalink
    23 Março, 2013 16:36

    Qual é a surpresa? o PS tem várias caras, vários discursos, é um cata-vento. O Tozé diz os disparates que quer e ninguém dos média o questiona.
    Ele anuncia uma moção se censura sem prazo, (as moções de censura ou de confiança, anunciam-se e apresentam-se de imediato), que na prática é uma censura às medidas exigidas pelo memorando que o PS redigiu, negociou e assinou e depois escreve à troika a dizer que não há problema, que ele quando for pró governo cumpre as medidas que agora censura e ninguém lhe pergunta se tudo isto faz sentido. É este tipo que os intelectuais de esquerda que se aliviam aqui no Blasfémias, querem para governar Portugal? O Passos Coelho é fraquinho, mas o Seguro e o Zorrinho juntos, nem para porteiros do Largo do Rato servem, quanto mais para governarem o país. Talvez com uma canga em cima dos cachaços consigam puxar juntos uma carroça ou um arado!

    Gostar

  5. Duarte de Aviz's avatar
    Duarte de Aviz permalink
    23 Março, 2013 16:47

    Seguro encheu o copo de cicuta que ele mesmo terá que beber numa questão de semanas, não meses. Quando o balão da moção de sensura rebentar e o PS acordar do pesadelo de ter ganho “zero” da aventura, Jorge Coelho fará mais umas declarações e Seguro não terá saída. E a ironia de tudo isto é a implosão do PS antes de expirar o prazo de validade que tinha sido dado a Gaspar e Coêlho.

    Gostar

  6. Duarte's avatar
    Duarte permalink
    23 Março, 2013 17:02

    É a ruptura radical.

    Gostar

  7. Portela Menos 1's avatar
    Portela Menos 1 permalink
    23 Março, 2013 17:10

    Eu espero que PCP e BE “escrevam” uma carta ao PS para ver se ganha juizo …

    Gostar

  8. António's avatar
    António permalink
    23 Março, 2013 17:10

    PS e PSD duas faces da mesma moeda.

    Gostar

  9. Wall Streeter's avatar
    Wall Streeter permalink
    23 Março, 2013 17:25

    Rui A.,
    não simule ingenuidade.

    Os compromissos com a troika serão cumpridos após renogociação e adaptação à realidade portuguesa.

    Para «ajustamento tresloucado para lá da Troika» já bastaram estes 2 anos de desnorte e desvario.

    Gostar

  10. Pffff !'s avatar
    Pffff ! permalink
    23 Março, 2013 17:28

    Ora Porra !!

    Não sabia que havia tanto adivinho na terra dos portugas !
    Sempre pensei que a “Santa” Inquisição os tivesse queimado todos !

    Podem começar a mandar vir OOOOOOO pitonisas.

    Gostar

  11. licas's avatar
    licas permalink
    23 Março, 2013 17:57

    O que é preciso, e vez de *faladuras*
    é aceitar o princípio básico : são as urnas que escolhem . . .
    Pedir ao ovupante do Palácio de Belém que dissolva o Parlamento
    é sugerir um golpe Palaciano à Sampaio. . .

    Gostar

  12. piscoiso's avatar
    piscoiso permalink
    23 Março, 2013 18:05

    Se Coelho ficou aquém do que a troika deseja…
    não honrou o compromisso.
    E se ficasse além, também não honrava.

    Gostar

  13. JP's avatar
    23 Março, 2013 18:10

    Isto é COMÉDIA.

    Gostar

  14. rui a.'s avatar
    rui a. permalink
    23 Março, 2013 18:13

    «Os compromissos com a troika serão cumpridos após renogociação e adaptação à realidade portuguesa.»

    Wall Streeter, deixe-se de conversa fiada.

    Gostar

  15. maria ferreira's avatar
    maria ferreira permalink
    23 Março, 2013 18:29

    todos falam mas ninguém diz onde vai buscar a massa! Se a despesa é 90 e os impostos são 80, quem paga os 10 que faltam?
    Isto vai ao fundo e depois digam que a culpa é da Merkel!

    Gostar

  16. MJRB's avatar
    23 Março, 2013 19:02

    Isto só “entra nos eixos” quando Vitalino Canas fôr PRepública e Jorge Lacão PMinistro !
    E, Carlos Zorrinho vice-PM e ministro de Estado, José Lello ministro da Administração Interna, e tais.
    AJSeguro, por exemplo como secretário de estado da Juventude.

    Gostar

  17. Duarte's avatar
    Duarte permalink
    23 Março, 2013 19:04

    Confirma se

    Ministro Relvas ‘aplaudiu’ convite da RTP a Sócrates
    O ministro Miguel Relvas foi informado e achou bem o convite que a RTP fez ao antigo primeiro-ministro José Sócrates para ser comentador semanal na estação pública, noticia o Expresso.
    DR POLÍTICA
    08:20 – 23 de Março de 2013 | Por Notícias Ao Minuto

    O ministro Adjunto e dos Assuntos Parlamentares, Miguel Relvas, e Nuno Morais Sarmento, antigo ministro do PSD que também vai passar a ter um espaço semanal de comentário na RTP, consideraram existir vantagens na contratação do antigo primeiro-ministro José Sócrates, noticia hoje o Expresso.

    De acordo com o jornal, Relvas foi previamente informado achou bem. Formalmente, o ministro da tutela afira que a contratação de Sócrates para a estação pública “só prova a total independência editorial da RTP”.

    Os argumentos difundidos para dentro do PSD foram, de acordo com o Expresso, o de que o convite a Sócrates “ressuscita o pior do PS”, divide os socialistas”, “afasta os holofotes da contratação de Sarmento, que é do PSD” e “fragiliza Seguro”.

    Gostar

  18. Fincapé's avatar
    Fincapé permalink
    23 Março, 2013 19:23

    “conhece-te a ti mesmo”…
    O sempre inspirador Sócrates.
    ——
    É dito pelo PSD-CDS que Seguro não honrará os compromissos se for governo, pelo facto de se apresentar demasiado facilitista em relação aos problemas do país. Isso talvez o tenha levado a escrever a carta.
    Ou então, alguma atração física pela Lagarde. Esta última hipótese poderá ter relação com as últimas notícias sobre a investigação a que está sujeita. O dinheiro é afrodisíaco, até em relação à Lagarde. 😉
    ——
    Mais a sério, o que é assustador é olhar à volta de Seguro e ver o vácuo. Depois, olha-se para o centro e vê-se o vácuo. Depois, olha-se para o governo e vê-se o vácuo. Depois, tentamos ouvir as cascatas de comentadores, mas só ouvimos o som do vácuo. E alteramos as leis da Física. O vácuo vê-se. O vácuo tem som. O vácuo tem matéria.
    E desmorona-se o vácuo em nós. E o vácuo dói-nos.

    Gostar

  19. A C da Silveira's avatar
    A C da Silveira permalink
    23 Março, 2013 19:23

    “A renegociação e adaptação dos compromissos da troika à realidade portuguesa” de que falam os seguristas , representa o quê? troika até 2020? Esta faz-me lembrar a “austeridade virtuosa” do Hollande só porque é socialista: um corte de 36000 milhões, só este ano! O Seguro já anda a falar em “dar sentido” à austeridade, que vai dar ao mesmo!

    Gostar

  20. A C da Silveira's avatar
    A C da Silveira permalink
    23 Março, 2013 19:25

    Fincapé, parece-me que o que lhe dói, não é o vácuo; é o levanocuo!

    Gostar

  21. MJRB's avatar
    23 Março, 2013 19:27

    Mas alguém medianamente atento à vida política tuga, melhor, a este tipo de bastidores políticos, acredita que Relvas “foi informado” ?, quando partiu de Relvas & não só, a iniciativa ?
    E, a Alberto da Ponte (paquete do governo na RTP) alguma vez Relvas permitiria essa “independência” contratual, dum ex-PM ?, de Sócrates ?
    Será difícil entender QUE ESTAMOS PERANTE MAIS E HABITUAIS FAVORES, E TROCAS INTERPARTIDÁRIOS E PESSOAIS ?
    Não há CGD (por exemplo) nem organismo internacional para COLOCAR um ex-PM, mas há, “deixa cá ver”…a RTP. “Oh Alberto, é pá, temos um caso para resolver, almoçamos ou jantamos quando ?”

    Gostar

  22. Fincapé's avatar
    Fincapé permalink
    23 Março, 2013 19:29

    Que felicidade para si. Já não lhe dói. 😉

    Gostar

  23. vivendipt's avatar
    vivendipt permalink
    23 Março, 2013 19:39

    O único compromisso a cumprir é o de fazer o ajustamento em 2/3 pela despesa e 1/3 pela receita.

    Gostar

  24. MJRB's avatar
    23 Março, 2013 19:39

    Outro assunto, embora também político.
    Vale o que vale dadas as circunstâncias, mas foi histórico o que hoje assistimos via televisão : o encontro de dois Papas ! Momento único !

    Gostar

  25. MJRB's avatar
    23 Março, 2013 19:41

    Bem…segundo opinião do ex-estudante de filosofia, a dívida (e os compromissos) para com a Troika, “não é para pagar !”
    Lembram-se ?

    Gostar

  26. javitudo's avatar
    javitudo permalink
    23 Março, 2013 19:42

    Os ratos não apresentam já a moção de censura, admiram-se?
    Não sabem como a redigi-la.
    O ridículo mata.

    Gostar

  27. Portela Menos 1's avatar
    Portela Menos 1 permalink
    23 Março, 2013 20:02

    Como é que me continuo a surpreender com idiotas que pensam que esta divida é pagável nas actuais circunstâncias?

    Gostar

  28. salino's avatar
    salino permalink
    23 Março, 2013 20:06

    Ora, ora, se toda a gente negoceia, até os pobres, por que carga de água vem um tipo fazer tudo ao contrário do prometido, ser mais mau que a troika, como o tirano subido ao poder tratar de alto a malta, que agora é que vão conhecer-me, eu sou mau, sou muito mau, e posso dar cabo de n empresas por dia, mandar à média de 600 para o desemprego por dia, de braço dado co Ervas sem estudos, gozar ca malta, que ao fim dá tudo certo, quando eu tiver espremido bem o sumo e o orgulho a esta gente, tornar ao tempo do meu avô Salazar, paga-se num ai a dívida e ainda me hão-de agradecer, até que enfim, gostamos é dos tiranos, viva Passos, Dr.Ervas.
    E na sua normalidade nem todos se levam assim da vaidade como o Coelho, mais estúpido, alguém disse, que até Seguro já viu, atento à realidade, a vaidade cega o gajo. A ver se não me deslumbro como ele .

    Gostar

  29. Tiradentes's avatar
    Tiradentes permalink
    23 Março, 2013 20:33

    Numa coisa o Portela tem razão. Como é possível que haja idiotas que se endividaram desta forma sobretudo nos últimos 5 anos do governo Socrático em que se duplicou a dívida com o apoio entusiatico do BE e o PCP que ainda votaram a favor de mais dívida no final do ultimo governo para o famoso TGV?
    Não pensavam como ele que as dívidas eram para se ir pagando ad eternum?
    Endividaram-se e apoiaram com esse intuito? de poderem dizer que não é pagável?
    Quem começou então a ser idiota?

    Gostar

  30. Portela Menos 1's avatar
    Portela Menos 1 permalink
    23 Março, 2013 20:41

    Dentista, ja podes retirar a carapuça.

    Gostar

  31. salino's avatar
    salino permalink
    23 Março, 2013 21:05

    Vá lá, ó dentista, a coisa não será assim tão simples, ao que leio…
    “Sabe o caro (…) quanto é nos tempos que correm a divida total de Portugal? se está perto de uma cadeira sente-se: perto de 1 500 000 de milhões de euros, qualquer coisa como 9 vezes o valor do PIB, e assim distribuidos:
    Empresas: +/- 500 000 milhões,
    Bancos: +/- 600 000 milhões,
    Estado: +/- 200 000 milhões,
    Particulares: +/- 200 000 milhões.
    Agora imagine o que seria estes valores duplicarem de um dia para o outro. Se acha que o que se está a passar é mau, então a saída de Portugal do euro, ordenada ou desordenada, seria atirar os portugueses para niveis de vida do tempo da 1ª Républica.”
    Alexandre Carvalho da Silveira
    http://arrastao.org/2777109.html

    E a maltosa que tanto gosta de atirar tudo às costas do Sócrates, provavelmente, exagera, diz de cor a enciclopédia, se a dívida do Estado nem é a mais pesada.

    Gostar

  32. MJRB's avatar
    23 Março, 2013 21:28

    Portela 20:02
    Eu quis referir-me ao modo como o ex-estudante de filosofia resolveria a liquidação da dívida, tipo “não pgamos” e não ao modo como pagá-la. Lembra-sa do que de Paris, Sócrates quase sentenciou ?
    E como é que Sócrates, naquele momento, quase 1 ano após a entrada da Troika em Lisboa, justificaria, com que argumentos perante esta, tal recusa ? Enganámo-nos ? Vocês querem enganar-nos ?

    Gostar

  33. MJRB's avatar
    23 Março, 2013 21:32

    Acabo de receber uma informação e lamento, pelo futuro do Sporting : BCarvalho será o próximo presidente.
    “Sorte”, a chamada “sorte”, muito precisam dela !

    Gostar

  34. Portela Menos 1's avatar
    Portela Menos 1 permalink
    23 Março, 2013 21:38

    MJRB
    BCarvalho? Ora aí está uma boa notica !

    Gostar

  35. A C da Silveira's avatar
    A C da Silveira permalink
    23 Março, 2013 21:45

    Sr Salino, muito obrigado pela citação.
    A diferença entre a divida do estado e as dividas dos privados, sejam bancos, empresas ou familias, é que estes ultimos só se conseguem endividar se derem garantias reais. ( No BPN não era assim, mas essa é outra questão).
    No caso do estado, o endividamento exagerado tem reflexos na vida das populações. Toda a gente sabe que no OGE português, a maior despesa é a relativa aos juros da divida. Quanto mais divida, mais juros para pagar; quantos mais juros para pagar, mais impostos e menos estado social. É tão simples quanto isso. Mas parece que só no Largo do Rato é que ainda não perceberam uma coisa tão simples!
    Há quem defenda que a divida publica portuguesa não é para pagar; mas é para amortizar, e se nos próximos anos ela não voltar para niveis de 2005, 60-70% do PIB, acredite que não vai haver dinheiro nem para mandar cantar o céguinho!

    Gostar

  36. Hawk's avatar
    Hawk permalink
    23 Março, 2013 21:46

    Eu julgo que o tal perdão, renegociação, reestruturação da dívida ou o que lhe queiram chamar, é apenas uma questão de tempo. Mas vai ter um preço financeiro, económico ou político (saída do euro “a bem”?) e esse é que ainda está muito longe de ter sido ajustado.

    Gostar

  37. MJRB's avatar
    23 Março, 2013 21:52

    Portela, 21:38
    “O dinheiro ? O dinheiro está a chegar neste momento” — Vale e Azevedo, presidente do SLBenfica.

    Gostar

  38. Fincapé's avatar
    Fincapé permalink
    23 Março, 2013 21:53

    O A C Silveira hoje já é a segunda vez que me faz rir. 😉
    “…se nos próximos anos ela não voltar para níveis de 2005, 60-70% do PIB…”

    Gostar

  39. Hawk's avatar
    Hawk permalink
    23 Março, 2013 21:55

    E acrescento que o que me parece é que o problema não está em não pagar a dívida. O problema está em que se não for paga, não aparecerão mais financiamentos. E como o verdadeiro credor não são os agiotas da Wall Street (meros intermediários de realidades que os ultrapassam), mas sim o próprio valor da moeda, a fé (fiducia) no poder de solvência futura do sistema, a recessão tornar-se-à inevitável. Inevitável para todos, credores ou devedores.

    Gostar

  40. salino's avatar
    salino permalink
    23 Março, 2013 21:59

    De mais, contra a ideia de Amado, ex-socrático, que vê neste governo o suprassumo (os homens também se vendem), tenho que maioria da gente prefere quem seja honesto, decente, humano, quem olhe o poder com um espírito de serviço, humilde, todo o oposto do emproado que nos engana e, sobranceiro, acha que ninguém o cence enquanto serve os mais fortes, da banca às PPP, fundações, institutos e observatórios, do tacho dos amigos do poder contra os mais desgraçados, que lá se enforquem.
    E nunca eu votaria no Passos ou Sócrates, não obstante a esperança que cheguei a depositar em ambos.
    De modo que até será bom topar a descrença de uns bem-falantes sobre José Seguro, por fóruns, debates e eixos da treta, dada a natureza honesta, humilde, serena, sem aqueles fogos de banha da cobra e mentira, que outros nos habituaram e bem nos levaram… Quem sabe ainda o Seguro nos surprende, desassombrado, capaz e magânimo, autêntico José Seguro, conquanto denote o homem em quem o povo confie. Um Homem, que não mais trafulha .

    Gostar

  41. salino's avatar
    salino permalink
    23 Março, 2013 22:39

    Tem razão, Silveira. O céu está de raios e coriscos e perigoso temporal.
    E contudo agradou-me citá-lo por fazer a destrinça que mais vezes não se vislumbra.
    Mas gente de saber como você é que devia falar às orelhas dos primeiros ministros, das finanças e da economia, para começar. Pensar a melhor saída ou saídas, sem falta de um reparo repetido sobre as variantes possíveis de reconversão dos juros e prazos e termos da dívida. Ou como se compreende que se peça ao devedor que se afunde mais e mais à falta de condições decentes nem esperança de se libertar? Isto enquanto os mesmos credores se engordam ao crédito de juros a zero e mais lucrativo?
    Por outro lado, também oiço dizer que A Grécia não se dá nada mal na sua agressividade selvagem, juntando a um perdão substancial juros que não distam dos nossos e da Irlanda, sem vender um barco, uma empresa e nem gamar subsídios, depois só subtrair um 15º mês e o primeiro ministro Antonio Samaras declarar do alto o fim da austeridade, essa deusa pertante quem se prosternam os nossos governantes, que mais que bons alunos parece juram que ela é santa, digna de que morra e se enforque quem não acredite e não emigrar .

    Gostar

  42. Tiradentes's avatar
    Tiradentes permalink
    23 Março, 2013 23:08

    Portelita negativo.
    Já tirei a tua carapuça e continuas sem ver nada apesar disso.Não me peças para tirar outra vez.

    Gostar

  43. J. Madeira's avatar
    J. Madeira permalink
    23 Março, 2013 23:09

    Passado Coelho e o mago Gasparoika, quizeram ser mais papistas do que o Papa!
    Adulteraram o memorando inicial negociado pelo Governo de gestão em exercício,
    com efeito, dado o Gasparoika perceber tanto de macro-economia, como eu percebo
    de fazer vinhos, apesar de entre os habituais comentadores deste blog se contarem
    grandes apreciadores dos néctares de Baco, resolveu duplicar os cortes (austeridade)
    conduzindo assim, o País para o abismo da real bancarrota e, paulatinamente, vão
    destruindo o tecido económico … alavancando o galopante desemprego! Capice ???

    Gostar

  44. Portela Menos 1's avatar
    Portela Menos 1 permalink
    23 Março, 2013 23:12

    Tiradentes, Posted 23 Março, 2013 at 23:08
    .
    dentista, agora só falo do Sporting e da previsível derrota do BES 🙂

    Gostar

  45. Tiradentes's avatar
    Tiradentes permalink
    24 Março, 2013 07:54

    Naturalmente Portelita Negativo você só fala do terreno negativo depois dele acontecer ( e muitas vezes ter colaborado (Sporting ou Cepórtém). Normal para quem ainda não descobriu que os gorros não se usam até ao pescoço.

    Gostar

  46. Wall Streeter's avatar
    Wall Streeter permalink
    24 Março, 2013 16:22

    A questão a colocar à Troika é: querem perder tudo ou somente parte?!…

    Gostar

  47. A. R's avatar
    A. R permalink
    24 Março, 2013 18:42

    Seguro já tem que dizer que é honesto. Enquanto não segura os esfincteres que o levam a jorrar vacuidades televisivas devia tomar de emenda e ir para escritor: de preferência de literatura de cordel.

    Gostar

  48. Castrol's avatar
    Castrol permalink
    25 Março, 2013 09:40

    Ele está de volta!!!!
    Tenham medo, tenham muito medo….

    Gostar

Deixe uma resposta para MJRB Cancelar resposta