Saltar para o conteúdo

Desinformação do dia

26 Março, 2013

A qualidade da informação em Portugal é fraquita, provavelmente porque quem a consome prefere informação que vá de encontro aos seus preconceitos. O caso Silva Carvalho é um bom exemplo. Veja-se como a notícia foi dada pela maior parte da comunicação social:

 
Passos cria lugar para Silva Carvalho na Presidência do Conselho de Ministros

Ex-espião vai para a Presidência do Conselho de Ministros

Ex-espião Jorge da Silva Carvalho vai trabalhar para a Presidência do Conselho de Ministros

Despacho de Passos e Gaspar dá emprego a ex-espião

Passos e Gaspar dão emprego a antigo espião acusado de corrupção

Em resumo, os malandros do governo  contrataram um corrupto. Qual é a verdade neste caso? Lei de 2007 torna obrigatória a integração no Estado de ex-membros das secretas com mais de 6 anos de serviço.

69 comentários leave one →
  1. JP's avatar
    26 Março, 2013 20:28

    Promulgada em 8 de Fevereiro de 2007.
    Publique-se.
    O Presidente da República, ANÍBAL CAVACO SILVA.
    Referendada em 8 de Fevereiro de 2007.
    O Primeiro-Ministro, José Sócrates Carvalho Pinto de Sousa

    Gostar

  2. Fincapé's avatar
    Fincapé permalink
    26 Março, 2013 20:33

    Totalmente de acordo em relação à qualidade da informação. Muitos jornalistas nem sequer conseguem interpretar a informação que lhes dão para construírem a notícia.
    Provavelmente, é por isso que interessa bastante ter uma maltita nova, tipo estagiários permanentes, não vá o diabo tecê-las e as notícias passarem a explicar bem a realidade portuguesa.
    Vamos supor que era um jornalista do quadro, sabidão, a fazer a notícia. Poderia acontecer esse sabidão interessar-se mais por saber se a integração era para todos os da secreta, mesmo para aqueles que não guardam segredos. E estas coisas só dão chatices.

    Gostar

  3. zépovinho's avatar
    zépovinho permalink
    26 Março, 2013 20:55

    Não há problema. É mais uma gaiola dourada que o contribuinte paga, Quem acode aos contribuintes?!!!!!!

    Gostar

  4. javitudo's avatar
    javitudo permalink
    26 Março, 2013 20:58

    Os mesmos jornalistas não nos informam porque é que a mãezinha deixou de alimentar o filhinho.
    A vida está tão cara e ele coitadinho já não tinha onde comer nem dormir.
    Tentou debaixo da ponte mas só lhe apareciam tipos desdentados.
    http://letras.mus.br/os-tenores/1678567/#

    Gostar

  5. pedro's avatar
    pedro permalink
    26 Março, 2013 21:23

    Dr joão Miranda : penso que alguns jornalistas não percebem o que escrevem . Eles fazem cópia e colados textos da lusa e quando tentam dar cunho pessoal borram a pintura .Mas o senhor também parece um bombeiro voluntário! O governo não tem um porta voz ou um ministro para estas correcções?

    Gostar

  6. augusto brito's avatar
    augusto brito permalink
    26 Março, 2013 21:24

    por força da lei o gajo é reintegrado. e como não tinham mais nenhum sítio onde o meter, vai prá presidência do conselho de ministros… perfeitamente normal, claro.

    Gostar

  7. JoaoMiranda's avatar
    JoaoMiranda permalink*
    26 Março, 2013 21:31

    augusto brito,
    .
    Se ler o último link do post perceberá que a lei determina que tem que ser integrado na Secretaria de Estado da Presidência de Conselho de Ministros.

    Gostar

  8. BorNot2B's avatar
    26 Março, 2013 22:04

    Obrigado João Miranda! Este “post” tornou o meu dia mais agradável. Rebolei de riso!…

    Gostar

  9. Portela Menos 1's avatar
    Portela Menos 1 permalink
    26 Março, 2013 22:07

    ai e tal, a lei é a lei mas, sobre o core do acontecimento, JM prefere fazer um post tipo HFMatos – contra o jornalismo de causas, como ela diz 🙂
    temos, então, um arguido, que é acusado de causar danos ao Estado e o Estado … cumpre a lei. Foda-se, para cumprir outras leis – que impedem o ROUBO dos salários e pensões – não actuam como deveriam, nem têm joãosmirandas a armarem-se em legalistas e intervencionistas. Foda-se.

    Gostar

  10. Portela Menos 1's avatar
    Portela Menos 1 permalink
    26 Março, 2013 22:20

    titulo do Público online:
    Passos cria lugar para Silva Carvalho na Presidência do Conselho de Ministros
    .
    parte da noticia:
    (…) Silva Carvalho, acusado de abuso de poder, violação de segredo de Estado e de acesso indevido a dados pessoais no caso das secretas (…)

    Gostar

  11. BorNot2B's avatar
    26 Março, 2013 22:27

    Calma Portela Menos 1, a lei citada pelo Miranda prevalece sobre “acusações de abuso de poder, violação de segredo de Estado e de acesso indevido a dados pessoais”, e o corte nos funcionários públicos limita-se a contínuos e jardineiros.

    Gostar

  12. lica's avatar
    lica permalink
    26 Março, 2013 22:38

    a puta é filha da vida
    a vida é filha da puta
    eu nunca vi tanto filho da puta
    na puta da minha vida

    du boucage

    Gostar

  13. Portela Menos 1's avatar
    Portela Menos 1 permalink
    26 Março, 2013 22:39

    O bom filho à casa torna
    por Sérgio Lavos
    Jorge Silva Carvalho, o ex-espião que passou documentos secretos a empresas privadas, espiou jornalistas, enviou clippings ao Dr. Relvas e deu sugestões para o programa de Governo, vai voltar a trabalhar directamente com o Dr. Relvas, seu confrade maçónico. Certamente que esta “contratação” terá a aprovação de maçons como Nuno Magalhães, líder da bancada do CDS-PP, e Carlos Zorrinho, líder da bancada do PS. E de certeza que tem o beneplácito do seu irmão da loja Mozart, Luís Montenegro, líder parlamentar do PSD. Até pode acompanhar o irmão Relvas dando um jeitinho nas reuniões com João Proença, outro irmão de avental que tudo fará para manter este Governo em funções. O bom filho à casa torna.

    Gostar

  14. licas's avatar
    licas permalink
    26 Março, 2013 22:39

    Portela Menos 1
    Posted 26 Março, 2013 at 22:07 | Permalink
    ai e tal, a lei é a lei mas, sobre o core do acontecimento, JM prefere fazer um post tipo HFMatos – contra o jornalismo de causas, como ela diz 🙂
    temos, então, um arguido, que é acusado de causar danos ao Estado e o Estado … cumpre a lei. Foda-se, para cumprir outras leis – que impedem o ROUBO dos salários e pensões – não actuam como deveriam, nem têm joãosmirandas a armarem-se em legalistas e intervencionistas. Foda-se.
    ____________________
    Porque toda a propriedade é roubo (Marx) porque não estender o
    conceito aos ordenados, salários e pensões?

    Gostar

  15. JDGF's avatar
    JDGF permalink
    26 Março, 2013 22:40

    Bem. Vamos admitir que os títulos da imprensa estão incorretos e há ‘má informação’ o que é diferente de ‘desinformação’…
    Mas porque razão o post não se pronuncia sobre a ‘substância’ do caso?
    O referido funcionário não pediu a exoneração para exercer funções Ongoing?
    Ao pedir a exoneração não abdicou dos direitos?
    As perrogativas estipuladas no nº. 4 do artigo 50. da Lei n. 9/2007, de 19 de Fevereiro devem-se ao permanente dever de guardar sigilo profissional. Esta situação que terá sido violada com a ida para o exercício de um cargo directivo na Ongoing?
    Durante 02 Janeiro de 2011 e 26.01.2012 (período em que exerceu funções na Ongoing) vai acumular retribuições com os emulumentos que deverá receber pela sua (re)integração a contar da data de exoneração (01.12.2010)?
    Não existem leis que proibem este tipo de acumulações? Ou também não se aplicam às ‘secretas’?
    Não será melhor analisar bem esta ‘história’ antes de começar a pagar e a ter de carregar este ‘fardo’ (pesado por sinal).

    Gostar

  16. Portela Menos 1's avatar
    Portela Menos 1 permalink
    26 Março, 2013 22:48

    JDGF…não distorça a narrativa do liberal JMiranda.
    Como dizem/diziam os americanos, dizem agora os maçónicos : o gajo pode ser um filho da puta, mas é o nosso filho da puta. Nojo.

    Gostar

  17. Expatriado's avatar
    Expatriado permalink
    26 Março, 2013 22:53

    Em Marte e’ assim que alimentam o neuronio ( 1 para todos) dos marcianos……

    Gostar

  18. anonimo's avatar
    anonimo permalink
    26 Março, 2013 22:55

    João Miranda, e mudar essa lei, não?? O facto de uma lei existir, não significa que não possa ser derogada ou mudada.

    Gostar

  19. salino's avatar
    salino permalink
    26 Março, 2013 22:58

    A gente sabe, é claro, a máfia adora a família.
    Lei de 2007 obriga que se dê tacho grande ainda que seja a malandros, abusadores dos cargos exerçam, mesmo bufos desonestos e toda a série de tratantes. Sem ressalva, pelos vistos.
    E está certo, os bichos sabem que ao cabo precisam mais certo de contar com o benepácito da seita .

    Gostar

  20. salino's avatar
    salino permalink
    26 Março, 2013 23:04

    Está bem, JDGF, mas estes dois anos que andou a fazer o governo?, a cuidar de dar a volta à trapalhada, trazer de volta o irmão pródigo, a gente esquece, volta ao rebanho, irmão, volta à loja, com base numa lei iníqua, grossa, que não se te aplica, já, depois da borrada, mas fazemos de conta e culpa-se o Sócrates, com a assinatura do Cavaco .

    Gostar

  21. javitudo's avatar
    javitudo permalink
    26 Março, 2013 23:06

    O inginheiro fazia muito pior quando e como pretendia e ninguém deu por isso.
    Um espião ao luar deixa de ser espião, maralha!

    Gostar

  22. Paulo's avatar
    Paulo permalink
    26 Março, 2013 23:07

    O coordenador da SICN ainda vai mais longe.
    A lei existe, mas nada impede o Passos Coelho de a ignorar!
    O tipo ainda nao foi condenado de nada, é inocente até prova em contrario, mas devia ser impedido de ter um emprego (!).
    Enfim, como o outro supostamente andou a investigar o Balsemão e a SIC é da Impresa cujos donos também são a Ongoing, vamos lá lamber as botas do chefe.
    Nem na RTP! Fda-se

    Gostar

  23. Paulo's avatar
    Paulo permalink
    26 Março, 2013 23:09

    Agora o que ainda não ouvi foi o Arménio da CGTP a defender o homem e a exigir o cumprimento da Lei!
    .
    Se calhar estava mais interessado em ajudar a levar ao fecho dos estaleiros de VC.

    Gostar

  24. salino's avatar
    salino permalink
    26 Março, 2013 23:10

    Porreiro, pá, para uns vai tudo, de acumulações a especialistas, boyada, a gente andava precisada deste regabofe…
    e para outros, nada, desemprego, corte de subsídios, corte aos vencimentos, porrada para ver se emigram ou que lá se matem,.
    Que bem nos importa agora o comércio, lojas que fecham, os estaleiros de Viana do Castelo, coisas dessas, governo que se prese não é eleito para isso, mas para contrapor, equilibrar, se dizer pode, a tachada, das câmaras e fundações às PPP, às empresas e à banca, até ao conselho de ministros. Mas é claro .

    Gostar

  25. @!@'s avatar
    @!@ permalink
    26 Março, 2013 23:12

    O Relvas realizou que o Sócrates voltou.

    Gostar

  26. ARP's avatar
    ARP permalink
    26 Março, 2013 23:14

    JDGF
    A lei não estabelece excepções. E não existe automaticamente violação de sigilo se se vai para um empresa privada. Mesmo com o caso em julgamento a lei não estabelece que ela perca o vínculo por essa razão. Note que a integração não é nos serviços de informações. É no lugar estabelecido por lei.
    Os retroativos a 2010 não incluem obviamente os período Ongoing (li isso já em qualquer lado), uma vez que é como se ele tivesse uma licença sem vencimento durante esse período. Recebeu da Ongoing e por aí fica. Esses valores serão apurados desde a saída da Ongoing.
    O problema que temos neste país é a proliferação de leis obscuras, muitas das quais nem foram elaboradas na AR. Resultaram de autorizações legislativas dadas pela AR ao executivo (Sócrates usou isto abundantemente). Mas muitas das vezes as leis passam na AR e são duma qualidade miserável o que diz bem da qualidade de quem as redige e de quem as vota.
    Na lei não há “mas” como muitos dos comentaristas parecem acreditar. Se a lei é aplicável o homem é reintegrado e acabou. Ninguém se vai por a dizer “ah mas ele está a ser julgado” ou “mas ele saiu porque quis”.
    A lei diz 6 anos de serviço sem interrupção = reintegração na Presidência do Conselho de ministros.
    Simples e linear.

    Gostar

  27. salino's avatar
    salino permalink
    26 Março, 2013 23:14

    É do piorio,
    esta e mais aquela central cambada !

    Gostar

  28. @!@'s avatar
    @!@ permalink
    26 Março, 2013 23:19

    Com o carvalho.

    Gostar

  29. salino's avatar
    salino permalink
    26 Março, 2013 23:24

    O ARP tem razão.
    A coisa é feita assim, a jeito,
    e nem admira que o ARP esteja
    por dentro, co-autor, especialista, que
    isto precisa estudo, o Relvas aprendeu sem
    estudos ao contato desses figurões de
    leis formados a partir da encena-
    ção folcórica e militâncias jo-
    tas, dr ervas, licenciado
    a compadrio, golpes.

    Gostar

  30. BorNot2B's avatar
    26 Março, 2013 23:33

    @ ARP — Posted 26 Março, 2013 at 23:14
    … e portanto o Estado, uma vez que a “Lei de 2007 torna obrigatória a integração no Estado de ex-membros das secretas com mais de 6 anos de serviço”, não há volta a dar-lhe. Nem que o dito se tivesse tornado espião duplo, traidor à pátria, ou simplesmente um criminoso de delito comum. Não existem leis que impeçam este “automatismo”; a idoneidade não conta, a contratação é apenas e só uma inevitabilidade. E foi atendendo a esta situação legal que o homem foi admitido. Para se cumprir com “aquela” Lei…
    Tá bom! Acredito no Pai Natal. Da mesma forma que passei em absoluto a acreditar na inexistência de “espinha vertebral” em muita gente… Jamais seremos um País decente enquanto as pessoas venderem a sua capacidade crítica e valores éticos a troco de “conjuntivite” ideológica ou partidária. Seja qual for a “cor”…

    Gostar

  31. ARP's avatar
    ARP permalink
    26 Março, 2013 23:52

    Luis FA,
    Se ler atentamente não é isso que diz. Aliás, isso que descreve é regulamentado noutra sede. Da mesma forma que um processo disciplinar com a cessação do vínculo faria com que nem sequer pudesse pedir a reintegração.
    Claro que se ele for um traidor e essas coisas todas que diz provavelmente há consequências que o impedem sequer de requerer o que requereu. Mas não há. Pelo menos não há provado em tribunal até o processo terminar (e nem sei se as acusações levariam a esse resultado. Não sei de que é acusado)
    O que está em causa é que de acordo com esta lei e verificados os pressupostos, ele tem de ser reintegrado.
    Não sei se lida com leis e regulamentos no seu dia a dia. As coisas são mais compartimentadas do que possa parecer ao normal cidadão. Daí que seja tão complicado lidar com certos casos. E daí que seja incompreensível para a maioria dos cidadãos.
    Lembre-se do caso de Fátima Felgueiras. Não continuou ela a receber o salário? Perdeu o mandato? Não.
    Porque as condições para a perda do mandato (previstas na lei) não se verificaram (como no caso de Macário Correia).
    Não concordo de maneira nenhuma com a reintegração e fico surpreendido por ser possível que ele volte à função pública. Mas se a lei que o define é aplicável não deve haver muito que se possa fazer. Ou então haveria incumprimento por parte do Estado. E para isso lá estaria o Tribunal Administrativo para se pronunciar.
    Acresce que o processo em que ele é arguido é um processo criminal e a menos que esteja previsto que ele possa não possa ser funcionário do Estado (deve haver uma lei qualquer… há tantas) até ver, ele tem de ser reintegrado. Já atrasaram o processo de reintegração durante dois anos mas pelos vistos não chegou.
    Veremos o que resulta da condenação (se ela existir) no processo em que ele é arguido.
    Mas alguma prudência e algum conhecimento da matéria é desejável quando se questionam estas coisas. O que lhe parece completamente lógico a si parece não ter sido considerado pelo legislador.
    E se a aplicação de uma lei estiver sujeita a apreciações de ordem pessoal, então não estaríamos num Estado de direito mas sim numa qualquer ditadura em que a apreciação de um requerimento seria determinada pela convicção de quem o aprecia em vez de o fazer de acordo com a lei. Verá que o despacho diz “nos termos do artigo x da lei y, o Sr. tal e tale reintegrado” etc etc. Não diz “Porque Passos Coelho e Vitor Gaspar me mandaram”…

    Gostar

  32. ARP's avatar
    ARP permalink
    26 Março, 2013 23:55

    salino, corte na pinga. Isso não lhe está a fazer bem nenhum

    Gostar

  33. salino's avatar
    salino permalink
    27 Março, 2013 00:06

    O problema, disse um juiz, é a justiça estar tomada pela maçonaria, de compadrio com a política e negócios de família .

    Gostar

  34. javitudo's avatar
    javitudo permalink
    27 Março, 2013 00:06

    Já está tudo inventado, é só uma ligeira e doce adaptação. O centrão já tem muita prática.
    “La famiglia è mediamente composta da una cinquantina di membri, difficilmente giunge a contarne 200/300; controlla un proprio territorio entro cui nulla può avvenire senza il consenso del capo. I capifamiglia di una provincia eleggono il rappresentante provinciale; a Palermo le funzioni di coordinamento provinciale sono svolte dalla Commissione o Cupola, costituita da tutti i capi-mandamento (cioè i rappresentanti di tre famiglie).

    I rappresentanti provinciali e un delegato della Cupola compongono la Commissione Regionale.
    La famiglia mafiosa è al di sopra di ogni altra cosa. Quando la famiglia ha bisogno occorre andare a occhi chiusi, lasciare qualunque cosa si stia facendo e accorrere alla chiamata.
    “Quando loro hanno deciso, non sono più padrone di me stesso. Possono ordinarmi di uccidere una persona conosciuta, un parente, una persona cara, e io non avrei scelta:lo dovrò fare. Se hanno deciso di eliminare mio fratello, quasi certamente chiederanno ad altri di farlo, ma io dovrò accettare la decisione. O si china la testa o si fa la guerra.[…]. Può succedere che la famiglia – attraverso il capodecina – comunichi a un soldato che deve uccidere un suo amico. Se il soldato non se la sente di eseguire materialmente l’omicidio, la famiglia incarica un altro, gli assegna un compagno, che ha il compito di sparare, strozzare, accoltellare ecc. Ma il primo deve collaborare aiutando il killer ad avvicinare la vittima senza farla insospettire, proprio perché sono amici, sfruttando la fiducia insita nel rapporto di amicizia.
    La parentela, l’amicizia non valgono niente di fronte alla fedeltà alla Famiglia. Se è in gioco l’interesse della famiglia, tutti questi sentimenti scompaiono, passano in secondo piano. Vengono utilizzati, anzi, per colpire meglio, per raggiungere più facilmente lo scopo. Nessuno si sente particolarmente imbarazzato di ciò, e nessuno parla di tradimento in queste circostanze.” (Antonino Calderone, capo mafioso).

    La vita all’interno della famiglia mafiosa

    Il comportamento all’interno della famiglia mafiosa è regolato da severe norme fondate sul rispetto, sulla lealtà e sull’omertà. Gli uomini mafiosi difficilmente sono loquaci. Parlano una loro lingua, fatta di discorsi molto sintetici. L’interlocutore capisce esattamente cosa vuole dire l’altro. Il linguaggio omertoso si basa sull’essenza delle cose. I particolari, i dettagli non interessano, non piacciono all’uomo d’onore e le domande non sono ben viste.
    Un altro cardine dell’uomo d’onore mafioso è la verità. Se l’obbligo di dire la verità in presenza di un uomo d’onore non è più rispettato dai mafiosi, è segno inequivocabile che o sarà lui a morire o sarà il suo interlocutore a essere soppresso. Il mafioso è autorizzato a parlare solo di quanto concerne il cerchio stretto delle sue competenze. Altrimenti si pone al di fuori delle regole e a quel punto non lo protegge più niente e nessuno. Le regole costituiscono l’unica salvaguardia del mafioso”.

    Gostar

  35. tric's avatar
    tric permalink
    27 Março, 2013 00:29

    Gostar

  36. Expatriado's avatar
    Expatriado permalink
    27 Março, 2013 00:30

    O ARP ainda atira perolas a porcos…. que falam pela voz do dono e so’ conseguem grunhir um “sound bite.”
    .
    Sao marcianos…..

    Gostar

  37. Portela Menos 1's avatar
    Portela Menos 1 permalink
    27 Março, 2013 00:32

    não se desse o caso de existência de promiscuidade entre a função de fazedor de leis e “o meu part-time” no escritório de advogados e a leitura do comentário de ARP seria mais fácil. Admito que à luz do enquadramento que faz seja tudo legal e limpinho . O problema são os dois pesos e duas medidas da justiça, no que aos sem poder diz respeito (vidé os casos “esaltinos”). Por isso é que eu ainda acredito, para além da letra da lei, no espírito da dita; talvez por isso, ande tanta gente nervosa com as decisões que o TC se prepara para tomar sobre o OE2013 …

    Gostar

  38. MJRB's avatar
    27 Março, 2013 01:05

    OK ! Esta e outras leis são para cumprir. Num estado de direito tem de ser assim. Embora algumas não sejam cumpridas.
    Só que…há leis “esquisitas”, e esta é uma delas.
    Há leis feitas pela, e para a eterna, poderosa e interesseira troika tuga: P”S”, P”SD” e PR, para COLOCAÇÃO de todo o tipo de gentinha e gentalha que cesse funções governativas, administrativas, directivas.
    Há leis propositadamente com “vírgulas” para evitar mal-emtendidos.
    Há leis que não precaveeem a contratação, nomeação ou reintegração de canalhas e patifes acusados de peculatos, lenocínios, de todos os tipos de abusos de poder.
    Etc, etc.
    “Tá” certo : Portugal é assim. E assim continuará porque o poveco-NADA (tão responsável pela situação do país como os causadores da hecatombe social, económica, financeira), disto e doutras perturbações institucionais às suas vidas, não quer saber : “isso é lá com os políticos”.
    Piratas por piratas, prefiro (mas não apoio) os piratas da Somália, porque estes, toda a gente atenta sabe quem são, o que e quem asaltam, e porque saqueiam daquele modo no mar.
    Óbvio que certas nomeações tugas SÃO FAVORES entre o P”S” e o P”SD”. Sem decoro, sem vergonha. Vale tudo.

    Gostar

  39. tric's avatar
    tric permalink
    27 Março, 2013 01:20

    Gostar

  40. ARP's avatar
    ARP permalink
    27 Março, 2013 01:28

    Esta coisa da lei é lixada. A lei e a justiça são duas coisas bem diferentes.
    As famosas (infames) leis de Nuremberga são bem prova disso. Não sei se esta lei foi proposta na AR ou se resultou duma autorização da AR ao governo para legislar. Parece-me sensato que um indivíduo que conheça segredos de Estado não ande por aí à “solta” e a ideia da reintegração reflecte isso.
    Mas no caso ele já andou à “solta” e a lei não acautela esse “detalhe”. Claro que se ao andar à solta cometeu algum crime, aplicar-se-ão as leis adequadas ao caso. Se da violação dessas leis decorre que ele não possa ser reintegrado, ou cumpra pena de prisão, isso é outra guerra. Para já esse não é o caso. Para já…
    Acho uma certa graça quando alguém acha que a lei não lhe convém ou quando não concorda com ela lembra-se sempre de que ela devia ser mudada. Provavelmente nem a conhecia, como parece ser o caso do PCP que agora à semelhança de muitos comentadores vem dizer “ah e tal, mas isto assim não está bem” etc etc. Azarito. Se estão na assembleia e não deram por ela então são uns belíssimos incompetentes. Passaram-lhes estas pelas barbas mas estavam distraídos. Ou podem até ter votado contra mas perderam. Pois isso é a democracia. A ditadura das maiorias. E em 2007 o PS tinha maioria absoluta lembram-se?
    MJRB
    Se são favores foram feitos e pensados com a criação da lei e com a sua publicação. Já se sabe que se pode fazer toda a espécie de leis. No Chipre até fizeram uma para sacar até 40% dos depósitos acima de 100 mil euros.
    É legal? É.
    É justo? Dificilmente. Muito menos se forem os “meus” 100 mil euros.
    Este é um caso de repercussão nacional e só agora muitos acordaram para o facto. Ninguém se lembrou quando os outros dois arguidos foram reintegrados há 2 anos. Só agora é que a coisa vem a lume com este. Porque é mais grave e porque é mais conveniente.
    A verdade é que o cidadão comum se está a c**** para saber dessas coisas até se confrontar com elas. E aí é tarde demais.
    Mas como tantas outras coisas neste país vai haver indignação, petições, comentários do facebook e dentro de uma semana vai haver outro fait divers que faz esquecer tudo isto.
    Cidadania é ter as pessoas preocupadas com estas coisas todos os dias. Escrutinar estas coisas antes de ser tarde de mais. Cidadania não é entrar na corrente, mal informado e aos gritos. Mas como o tuga quando está contente até acha que nem existe Governo, acontecem destas e muito piores que estas (PPP’s, negociatas, nomeações da treta, currículos aldrabados). Mas até gosta. Porque a bela da SCUT permite-lhe andar a 140 quando antes andava a 80. Quem paga? Quero lá saber. É o Estado… Pois mas o “Estado” somos nós que o sustentamos.
    Cada povo tem o que merece. E somos nós que votamos em gente sem integridade e sem qualidade. E de cada vez que isso acontece há quase metade que está do contra.
    Mas isso é a democracia que nós como povo parece que não temos a capacidade para exercer.

    Gostar

  41. Portela Menos 1's avatar
    Portela Menos 1 permalink
    27 Março, 2013 01:44

    pois muito bem, vamos dormir descansados porque não temos nada com que nos preocupar; eles velam por nós e daqui a pouco passa por aqui mais uma vez o Troll de serviço a dizer que viu marcianos em Massamá…

    Gostar

  42. Fincapé's avatar
    Fincapé permalink
    27 Março, 2013 01:47

    Eu também acho que as leis são para cumprir. Esta e as outras, designadamente as que são lembradas ao governo pelo TC. Tudo bem.
    Mas faz sentido uma lei que obriga a integrar um indivíduo que foi para o setor privado diretamente das secretas? A lei não deveria ser também para garantir que o espião não levasse conhecimentos confidenciais para fora da área do Estado? É uma lei da treta, feita por gajos da treta.
    Mas tem uma vantagem. Quando houver na presidência do conselhos de ministros uma dezena de espiões podem despejar o governo e tomar conta da coisa. Sempre terão mais informação do que o Passos/Gaspar e não governarão pior.

    Gostar

  43. tric's avatar
  44. tric's avatar
  45. tric's avatar
    tric permalink
    27 Março, 2013 02:16

    Foi simplesmente inacreditável o que Salazar e a Geração de Ouro que o acompanhou, fizeram!! o contexto em que viveram…e o que fizeram…simplesmente, inacreditável!
    .

    Gostar

  46. MJRB's avatar
    27 Março, 2013 02:21

    ARP,
    De acordo.
    Um exemplo de bovinização do poveco-NADA, para quem o presente caso da reintegração desta criatura, não lhe interessa : absolutamente dependente de programas prejudiciais ao desenvolvimento intelectual, cultura, sociall e cívico. Galas. Telenovelas. Futebóis. Fadunchos. Cançonetas. Concursos. Entretenimentos inócuos. Famosos. Religião. Etc, etc. Esta gente vota, esta gente prejudica o país e a si própria. Não dá por isso, está drogada.
    Não por acaso, regimes corruptos e corruptores têm a sua televisão estatal. Seguidista, ao dispôr do chefe e do seu rebanho. Portugal não pode prescindir do “serviço público” da RTP. Por isso foi nomeado o actual presidente e não será privatizada. Serve actualmente o P”SD” e o P”S” faz o seu “papel” de insurgido, mas quer por tudo servir-se da RTP quando regressar ao governo.
    E, enquanto perdurarem névoas e negritudes para não aplicar leis punitivas de bandidos “graúdos”, enquanto não existirem leis que punam propositadas(!!!) más gestões da “coisa” pública, este país não progredirá e de hoje a 15 ou 20 anos, atrerrará na Portela mais uma troika.

    Gostar

  47. MJRB's avatar
    27 Março, 2013 02:27

    Hoje à noite ligo a SICN. Um debate, nem sei qual o tema. Apanho isto, dum demagogo deputado do P”S” : “pois, qualquer dia a oposição culpa o P”S” por tudo o que foi mal feito desde D.Afonso Henriques…”. Desligo a tv. Enojado. Esta gentinha enoja-me.

    Gostar

  48. MJRB's avatar
    27 Março, 2013 02:34

    E quanto às conclusões de alguma gente, comentadortes incluídos, de que Sócrates-o-comentador vai “enterrar-se” (“porque as pessoas têm ainda na memória o mal que fez”), desenganem-se : para além de ter os seus fiéis e órfãos, paulatinamente conquistará e reconquistará apoiantes e outros, misericordiosos “porque afinal não foi tão mau como estes”. Sócrates, mais os seu apaniguados, mais os imbecis, estão todos bem uns para os outros. Siga o baile.

    Gostar

  49. tric's avatar
    tric permalink
    27 Março, 2013 02:40

    Gostar

  50. tric's avatar
    tric permalink
    27 Março, 2013 02:57

    Gostar

  51. tripalio's avatar
    27 Março, 2013 06:22

    é curioso a conversa da lei. quantas leis não cumpre o Governo? Quando despede profs contratados ´paga lhes a indeminização que a lei prevê? Não tèm de ir para tribunal. Quando tem pessoas na função publica contratadas a prazo anos a foi cumpre a lei? Desta vez não devia ter cumprido a lei , Jorge Silva Carvalho que tivesse ido para tribunal, mas como eles são todos muito amigos uns dos outros,,,O ciclo Sócrates- Passos/portas tem aqui bom exemplo

    Gostar

  52. André's avatar
    André permalink
    27 Março, 2013 08:18

    Sinceramente acho que João Miranda toca em dois pontos fulcrais.
    O primeiro é que a qualidade da informação não se deve aos em si, mas àquilo que o público quer ler/ouvir. Como ele diz “provavelmente porque quem a consome prefere informação que vá de encontro aos seus preconceitos”. Concordo plenamente, como a informação precisa de vender (independentemente de ser numa estação pública ou privada, porque agora a pública também já precisa de vender), os jornalistas são obrigados a escrever informação facciosa e sensacionalista.
    O segundo é a existência de uma lei disparatada. A lei obriga a que os ex-espiões (com mais de seis anos ao serviço) sejam integrados na presidência do conselho de ministros. Tudo bem. Para fazer exatamente o quê? Ainda se torna mais evidente que a lei é errada quando olhamos para o facto de ter sido aprovada por José Sócrates, um dos padrinhos máximos da corrupção em Portugal. É claro que ele pode ser demitido, se as acusações contra ele forem justificadas em tribunal. Ora, todos sabemos que a justiça neste país é altamente corrupta, ou seja, ele nunca vai ser condenado em tribunal. Ou seja, a lei é disparatada e tem como único objetivo proteger os criminosos.

    Gostar

  53. JDGF's avatar
    JDGF permalink
    27 Março, 2013 08:59

    A Lei é iníqua porque ‘compromete’ o Estado.
    Assim: Ao fim de 6 anos pressupõe que o ‘espião’ sabe demais e, portanto, o Estado é ‘obrigado’ a comprar o seu silêncio? …

    Gostar

  54. André's avatar
    André permalink
    27 Março, 2013 09:41

    No meu comentário anterior, na primeira frase do segundo parágrafo queria dizer “aos jornalistas em si” e não “aos em si”.

    Gostar

  55. piscoiso's avatar
    piscoiso permalink
    27 Março, 2013 09:53

    Caramba, mas afinal quantos ex-espiões há em Portugal?
    A Presidência do Conselho de Ministros deve ser um local pouco recomendável com eles a atropelarem-se!

    Gostar

  56. Paulo's avatar
    Paulo permalink
    27 Março, 2013 10:14

    O regresso das virgens.
    É curioso ver as mesmas alminhas que regularmente defendem o vinculo obrigatório e definitivo dos professores ao Estado ( mesmo que não existam alunos) agora a criticar o vinculo do espião (que convenhamos deve ter acesso a um grau de informação mais elevado).
    Depois ainda há os que criticam o governo por não cumprir as supostas interpretações do TC sobre o OE, que ainda não são conhecidas, mas em simultâneo condenam o cumprimento de uma lei em vigor.

    Gostar

  57. André's avatar
    André permalink
    27 Março, 2013 10:50

    Paulo, nunca condenei a aplicação da lei, mas condenarei sempre ESTA lei, por considerar que ESTA lei serve apenas para proteger os corruptos.

    Gostar

  58. 1berto's avatar
    1berto permalink
    27 Março, 2013 10:50

    Ainda que mal pergunte: o espião em causa não se demitiu para entrar na Ongoing? E depois de se demitir a lei ainda permite a sua reintegração? Há aqui qualquer coisa que não bate bem.
    Outra questão: o espião não ameaçou o Coelho e o Gaspar com um processo caso não fosse reintegrado?
    Cá para mim a malta do avental tem alguma coisa a ver com isto.

    Gostar

  59. Duarte's avatar
    Duarte permalink
    27 Março, 2013 11:22

    Falácias

    “Se é verdade que a lei prevê que os funcionários dos serviços de informações possam ser colocados na PCM tendo em conta que estão vinculados a um dever de sigilo que o acompanha ao longo da vida, sendo essa uma solução aplicável a situações normais, já nos parece que o caso do doutor Silva Carvalho não é uma situação normal”
    Sililva Carvalho “saiu dos serviços de informações para uma empresa” e que corre actualmente contra ele “um processo-crime”, porque alegadamente “violou deveres funcionais e o dever de sigilo a que estava obrigado”.

    A lei so se aplicaria se ele tivesse sido afastado por conveniência de serviço.

    Fretes e medo estão na decisão de Passos Coelho.

    O resto é conversa fiada.

    Gostar

  60. josegcmonteiro's avatar
    27 Março, 2013 11:33

    Somos um povo de capelinhas!
    Quem não tem capela não mama.
    A maçonaria é onde mais mama o Relvas.
    Só os maçónicos podem correr o burlão Relvas do nosso misarável governo.

    Gostar

  61. Duarte's avatar
    Duarte permalink
    27 Março, 2013 11:41

    O ministro-Adjunto e dos Assuntos Parlamentares, Miguel Relvas, confirmou hoje ter estado presente numa reunião entre a empresa Finertec, da qual foi administrador, e a Ongoing, que esteve representada, entre outros, por Jorge Silva Carvalho.
    A realização de uma reunião entre estas duas empresas, com a participação de Miguel Relvas e de Jorge Silva Carvalho, foi noticiada hoje pela revista Visão, na sua edição online.

    E aplica-se a lei? brincalhões e trafulhas!

    Gostar

  62. Tiradentes's avatar
    Tiradentes permalink
    27 Março, 2013 11:47

    Os espiões tem lugar assegurado na presidência do concelho de ministros por lei (ganho civilizacional-antigas conquistas de Abril-direitos adquiridos)por mão do governo do Pinto de Sousa ex-amado líder que volta de Marrocos (ops França) qual D. Sebastião.
    Qualquer coisa em contrário a esta lei é neoliberalismo fascizante, ou seria, se o nosso delegado de propaganda médica continuasse nos destinos do país.
    Aliás ele não continuou apenas porque as forças do capitalismo reaccionário e neoliberal não deixou o rapaz se endividar mais, cortando-lhe o crédito senão aos 93 mil milhões que endividou o país em cinco anos teria somado mais 100, 200……..pois elas não eram propriamente para se pagar.

    Gostar

  63. Duarte's avatar
    Duarte permalink
    27 Março, 2013 11:48

    « post anterior | home | post seguinte »
    TERÇA-FEIRA, 26 DE MARÇO DE 2013
    O bom filho à casa torna
    por Sérgio Lavos
    Jorge Silva Carvalho, o ex-espião que passou documentos secretos a empresas privadas, espiou jornalistas, enviou clippings ao Dr. Relvas e deu sugestões para o programa de Governo, vai voltar a trabalhar directamente com o Dr. Relvas, seu confrade maçónico. Certamente que esta “contratação” terá a aprovação de maçons como Nuno Magalhães, líder da bancada do CDS-PP, e Carlos Zorrinho, líder da bancada do PS. E de certeza que tem o beneplácito do seu irmão da loja Mozart, Luís Montenegro, líder parlamentar do PSD. Até pode acompanhar o irmão Relvas dando um jeitinho nas reuniões com João Proença, outro irmão de avental que tudo fará para manter este Governo em funções. O bom filho à casa torna.

    Gostar

  64. neotonto's avatar
    neotonto permalink
    27 Março, 2013 12:07

    Jorge Silva Carvalho, o ex-espião que passou documentos secretos a empresas privadas, espiou jornalistas, enviou clippings ao Dr. Relvas e deu sugestões para o programa de Governo.

    E tudo isso saiu assim de “motu propio” daquela cabeçinha?
    Que bom espiao perdeu o MI5…

    Gostar

  65. MJRB's avatar
    27 Março, 2013 13:00

    Prova, mais uma, que há banditismo(!) nos governos, nos partidos do centrão !
    Banditismo que (des)governa o país !

    Gostar

  66. atom's avatar
    atom permalink
    27 Março, 2013 13:48

    O da “sacreta” tem o bom hábito de coleccionar dossiês sobre tudo o que mexe. A rapaziada que se dedicava a pequenos saques sobre os fundos da UE para a formação, sabe que ele colecciona dossiês. Sendo assim ele não tem medo de ninguém e a rapaziada sabe. Porque a rapaziada dos golpes valoriza aquele ditado popular com a seguinte versão alentejana: Quem tem telhados de vidro, arrisca-se a ficar com um corno partido…

    Gostar

  67. murphy's avatar
    murphy permalink
    27 Março, 2013 16:30

    O tratamento mediático dado a este caso da “contratação do ex-espião”, é mais um exemplo da vergonha de jornalismo que temos. Definitivamente, as redacções deixaram de fazer jornalismo para se dedicarem à doutrinação ideológica dos leitores e o repetido frete à esquerda…
    http://jornalismoassim.blogspot.pt/2013/03/mais-do-jornalismo-de-intriga.html

    Gostar

  68. Duarte's avatar
    Duarte permalink
    27 Março, 2013 17:24

    Além disso , como o governo vai cair para a semana, convinha deixar este frete ao espião pronto, poruqe ele sabe muita coisa.

    Gostar

  69. JDGF's avatar
    JDGF permalink
    27 Março, 2013 18:32

    Afinal a Lei de 2007 é a sequência de um Decreto anterior de 1985 (Gov. Mário Soares), Decreto-Lei n.º 225/85 http://www.dre.pt/cgi/dr1s.exe?t=dr&cap=1-1200&doc=19851684%20&v02=&v01=2&v03=1900-01-01&v04=3000-12-21&v05=&v06=&v07=&v08=&v09=&v10=&v11='Decreto-Lei'&v12=225/85&v13=&v14=&v15=&sort=0&submit=Pesquisar
    onde no art. 30º, nº. 1 se lê:
    (Aquisição de vínculo ao Estado)
    1 – Quando completar 6 anos de serviço sem interrupção, o agente provido por contrato administrativo pode adquirir o direito a vínculo definitivo ao Estado, se a direcção do SIS atestar que aquele revela aptidão e idoneidade para o exercício de funções públicas…

    Gostar

Deixe uma resposta para 1berto Cancelar resposta