Saltar para o conteúdo

um pouco de bom senso

10 Abril, 2013
by

Oliveira Martins, militante e antigo dirigente do PS e ex-ministro da educação do governo de António Guterres:

.

“Despacho de Gaspar é perfeitamente compreensível”.

32 comentários leave one →
  1. jsf's avatar
  2. MJRB's avatar
    10 Abril, 2013 21:13

    …Portanto, Oliveira Martins, embora com “um pouco de bom-senso” como titula Rui A. (“um pouco”,é pouco !), é temporariamente bem-vindo à “família” sensata ; JPacheco Pereira tem de ser banido, quiçá entregando na Lapa o cartão de militante.

    Gostar

  3. Me's avatar
    10 Abril, 2013 21:33

    pois claro que é normal. o que não é normal é que não alarguem o estado de excepção ao resto das empresas e as obriguem a gastar dinheiro em tretas. o estado não tem dinheiro , não gasta , pode , não lhe acontece nada ; as empresas não têm dinheiro e são obrigadas a gastar o que não têm nas tretas dos palermas de bruxelas sob pena de multas ? quer dizer , vão dar banho ao cão , ou comem todos ou há moralidade , né ?

    Gostar

  4. Fincapé's avatar
    Fincapé permalink
    10 Abril, 2013 21:34

    Sinceramente, também me parece haver reações excessivas. Criticar o governo por não estar preparado para o chumbo do TC (Aguiar Branco disse na entrevista à RTP1 que acreditavam que o TC não chumbaria as normas), muito bem. Estas críticas, embora resultando da anterior impreparação do governo, poderão ser excessivas. Digo poderão, porque só mais tarde se verá se o despacho comprometeu ou não o funcionamento de setores essenciais.
    Já agora, também isto me parece excessivo. O liberalismo confirma aqui a canonização da sua santa para competir nos céus com Hugo Chávez. Provavelmente, jogarão golf e beberão uns uísques, enquanto espreitam os seus resultados póstumos na Terra.
    http://www.rtp.pt/noticias/index.php?article=642836&tm=7&layout=122&visual=61

    Gostar

  5. João Lisboa's avatar
    10 Abril, 2013 21:38

    Já é um progresso. Mas há outros: http://lishbuna.blogspot.pt/2013/04/blog-post_2415.html

    Gostar

  6. MJRB's avatar
    10 Abril, 2013 21:54

    Mais tretas : que o governo não esperava o chumbo do TC… Se assim foi, porquê tantas afirmações e “avisos”, inclusivé do PM antevendo esse posicionamento ?
    VGaspar e o governo afirmaram que não tinham “plano B”. Ora, não o tendo, afinal para quê secretários de estado e tantos assessores no seu ministério ? Não precaveram a situação — apanhados de “surpresa” (para quem acredita…) vingaram-se(!) do modo que se sabe, cercearam mais uma vez a economia e não só, cortaram fortuitas esperanças aos tugas, que doutro modo serão penalizados.
    JSócrates e PPCoelho são “farinha do mesmo saco”. Afornada é péssima. E urgentemente substituível — mas, por quem ? Por quem ?

    Gostar

  7. Me's avatar
    10 Abril, 2013 22:09

    e era muito simples resolver os problemas do país : sair da UE , queimar toda a diarreia legislativa pós 25 de abril e adaptar as leis ante 25 de abril aos tempos de hoje. quando há instrumentos eficazes já feitos é perda de tempo e dinheiro brincar a fazer novos.. e o botas até tinha leis a limitar ordenados milionários de gestores , e usura e lucros excessivos , quem diria , não é ? claro , os “legisladores” iam quase todos pró desemprego , mas , sinceramente , não estou nada ralada com o «desemprego dos “juristas”. até me dá uma grande alegria os fabricadores de ligaduras serem reduzidos a um número inofensivo para a sociedade civil.

    Gostar

  8. comunista corno's avatar
    comunista corno permalink
    10 Abril, 2013 22:19

    Este Oliveira Martins é um fascista, salazarento. Está ao serviço dos imperialistas e do grande capital.

    Gostar

  9. Portela Menos 1's avatar
    Portela Menos 1 permalink
    10 Abril, 2013 22:20

    Para um perfeito liberal como Rui A, até que nem parece idiota defender o intervencionismo estatal através de um despacho…

    Gostar

  10. Bolota's avatar
    10 Abril, 2013 22:40

    Rui a,

    Olivira Martins, confirma a regra, farinha do mesmo saco. Ou tem duvida que vamos mamar com a TROIKA interna por muito e bons anos???
    Sabe porquê??? Porque Cavaco não tem colhões para mais

    Gostar

  11. Golp(ada)'s avatar
    Golp(ada) permalink
    10 Abril, 2013 22:40

    Rasguem os contratos PPPs por dolo:
    .
    http://expresso.sapo.pt/as-parcerias-publico-privadas-foram-um-desastre=f799412
    .
    Neste momento estão assinar novas PPPs no sector das Águas.
    Milhões para pagar “ad eternum”
    .
    Acordem…

    Gostar

  12. Portela Menos 1's avatar
    Portela Menos 1 permalink
    10 Abril, 2013 22:42

    para além de OMartins, quem tem demonstrado bom senso é o consultor de “ambos os dois” lados, de seu nome José Luis Arnaut. A cada debate televisivo se aprofunda a fragilidade argumentativa de um radical “yes man” deste sistema de bloco central de interesses; um nojo, até pelo ruído e terrorismo verbal na interrupção sistemática do adversário de debate.

    Gostar

  13. javitudo's avatar
    javitudo permalink
    10 Abril, 2013 22:44

    Ó portela andas com medo do ruído, então como vai ser quando as tuas ideias estoirarem?

    Gostar

  14. Expatriado's avatar
    Expatriado permalink
    10 Abril, 2013 23:02

    O GOVERNO CONGELA NOVA DESPESA!!!!
    http://www1.ionline.pt/conteudo/120736-governo-congela-nova-despesa-partir-maio

    Gostar

  15. Ricardo's avatar
    Ricardo permalink
    10 Abril, 2013 23:04

    Portela menos 1,
    Um despacho que manda parar os gastos e’ um despacho que promove a intervencao do Estado? Acha mesmo que liberalismo consiste em aplicar o laissez faire na administracao publica? Isso chama-se socialismo, meu caro. Ou bandalheira, como preferir.

    Gostar

  16. trill's avatar
    trill permalink
    10 Abril, 2013 23:49

    “Segundo Guilherme d’Oliveira Martins, a educação, a ciência e a cultura devem ser “assumidas, claramente, como prioridades da sociedade e do Estado”.

    Gostar

  17. Sousa Pinto's avatar
    Sousa Pinto permalink
    11 Abril, 2013 00:41

    Foi admirável a reação dos partidos da oposição na Assembleia da República ao despacho do Ministro Gaspar.
    O Governo está a conseguir pôr a Esquerda toda histérica.
    Figuras como o Sr Zorrinho estão a ser reduzidas à sua verdadeira dimensão.
    Se bem me lembro, era este homenzinho a figura de proa do “Plano Tecnológico” do Governo do comentador Sócrates.
    Será que o homenzinho sabe apertar um parafuso?

    Gostar

  18. Portela Menos 1's avatar
    Portela Menos 1 permalink
    11 Abril, 2013 00:47

    javiquasetudo,
    troca aí umas ideias, se é que as tens, com o teu amigo trollExtraviado 🙂

    Gostar

  19. Portela Menos 1's avatar
    Portela Menos 1 permalink
    11 Abril, 2013 00:51

    esta fez um intervalo na suspensão da democracia…
    http://www.publico.pt/politica/noticia/manuela-ferreira-leite-acusa-governo-de-dramatizacao-e-teatralizacao-1590869

    Gostar

  20. MJRB's avatar
    11 Abril, 2013 00:59

    Bom senso seria a saída do governo de Miguel Relvas imediatamente após o próprio ter publicamente renunciado ao cargo, renúncia “aceite” (ipsis verbis) pelo PM, e entretanto participada ao PRepública.
    —————————-
    Bom senso seria o PM ter apresentado no dia seguinte o substituto de MR. Que não havia, nesse momento — “não há pressa”(!)…
    —————————-
    Bom senso seria evitar mais uma despesa do Estado, ao pagar o salário mais inerentes mordomias a um “ex” que anunciou a renúncia ao cargo. Só num país governado por trafulhas e eleito/suportado por patetas, tal acontece…E não falem em maus exemplos africanos ou latino-americanos…
    —————————-
    Bom senso seria a imediata suspensão do “trabalhinho” de MR, que está a “arrumar a casa”, ou seja, a manobrar e deixar “firmes” as inevitáveis “correias de transmissão” de lobbys, da estabilização de “companheiros”, de assegurar futuros extra-governamentais…
    —————————-
    Bom senso não impera, obviamente, na permanência de MR, porque, repito, afinal o PM entende que o “ex” ainda não tem “o trabalho feito” nos seus pelouros (RTP e TAP incluídos) e, as listas para as autárquicas não estando definidas, encontram-se em convulsão pelas reformas anunciadas.
    —————————-
    E vem esta gente neoliberal dar lições de moral, invocar o bom senso e perturbar uma vez mais a vida das pessoas cumpridoras, dos cidadãos exemplares…
    —————————-
    Bom senso será tentarmos ajudar o país a recuperar, banindo (eleitoralmente) dos gabinetes esta gentinha e gentalha ! Mas, ressurge a questão : quem, para os substituir ? AJSEguro, amarrado à “árvore das patacas” do P”S” ?

    Gostar

  21. Expatriado's avatar
    Expatriado permalink
    11 Abril, 2013 01:32

    “Bom Senso” e’ um conceito terreno, therefore estranho aos extra-terrestres……

    Gostar

  22. Buiça's avatar
    Buiça permalink
    11 Abril, 2013 02:27

    por falar em bom senso…
    http://www.spiegel.de/international/business/interview-with-harvard-economist-carmen-reinhart-on-financial-repression-a-893213.html

    “The best way of dealing with a debt overhang is to never get into one. Once you have one, what can you do? You can pray for higher growth, but good luck! Historically it doesn’t happen — you seldom just grow yourself out of debt. You need a combination of austerity, so that you don’t add further to the pile of debt, and higher inflation, which is effectively a subtle form of taxation …”

    Gostar

  23. JCA's avatar
    JCA permalink
    11 Abril, 2013 03:01

    .
    Há fortissimas probabilidades do Senhor Ministro das Finanças e do Senhor Governador do Banco de Portugal serem diplomaticamente despachados de Dublin de mãos a abanar. Orai.
    .
    Da intervenção na Assembleia da Republica do Senhor Ministro das Finanças retive apenas o que relmente interessa. O ‘trampolim para o frenesim’ que invocou. Desafio o essencial visto de fora da confusão em curso, com uma visão por cima de tudo: qual o ‘trampolim’, a revolução interna, para o ‘frenesim’, o reacender imediatamente Portugal para a banda dos 6%-10% anuais de crescimento do PIB ? A unica via para resolvermos 1 milhão de desempregados e quasi 80% das Empresas Portuguesas já encerradas ou abertas mas falidas ?
    .
    Está lá nas ‘Reformas Pombalinas’ que divulguei em 2008.
    .
    Mas esta rapaziada ainda não saiu do mundo das fantasias, anda há 5 anos a sonhar que dá a volta com treta.
    .
    Se estiver errado lá para 2030 penintecnciar-me-ia. Entretanto sigam os ‘folhetins’ e as ‘telenovelas’ dos que ainda sonham que … e que … mais o que … porque … para que … a não ser que … porque seria que …. só que’s.
    .

    .

    .

    Gostar

  24. André's avatar
    André permalink
    11 Abril, 2013 06:04

    Mas é claro que a decisão tem razão de ser, se for durante pouco tempo. Se for durante muito tempo o mais provável é enchermos o ministério das finanças de burocracia a pedir dinheiro para comprar resmas de papel, lápis, canetas, todas essas coisas essenciais para que o ministério se esquece de mandar dinheiro. Com esses pedidos de exceção é que o Estado ia gastar muito, mas muito dinheiro desnecessário. Esperemos que o governo tome uma decisão rapidamente.
    .
    PS: Já era quase evidente que o Tribunal Constitucional ia chumbar uma parte das medidas. Seria de esperar que um governo competente já tivesse preparado novas medidas ao longo do tempo, só para prevenir. Infelizmente este governo preferiu não o fazer, agora estamos naquela de fazer tudo à pressa porque não temos tempo.

    Gostar

  25. @!@'s avatar
    @!@ permalink
    11 Abril, 2013 07:17

    Absolvição do governo de Guterres?

    Gostar

  26. Churchill's avatar
    Churchill permalink
    11 Abril, 2013 07:19

    Não esquecer que GOM é o chefe do bando que chateia até ao infinito toda a gente com porcarias de cêntimos e deixa passar milhares de milhões de Euros debaixo do nariz sem dar por nada.
    Aliás, esse bando é mais um grupo de artistas que só acordam para a vida quando se reformam, como o Moreno. Antes disso vivem alegremente com os 16 salários anuais que nunca vi explicar em lado nenhum!

    Gostar

  27. Tiradentes's avatar
    Tiradentes permalink
    11 Abril, 2013 07:43

    Um “gaijo” está sempre a aprender………. o portelita chama “intervencionismo estatal” a um despacho que impõe regras (absurdas creio) ao funcionamento do próprio estado. O que chamará à intervenção do estado na economia privada? “fàssismo”? Assim tipo partido comunista?

    Gostar

  28. Tim's avatar
    Tim permalink
    11 Abril, 2013 12:24

    Os mortos não ressuscitam com injecções de adrenalina…

    Gostar

  29. Expatriado's avatar
    Expatriado permalink
    11 Abril, 2013 15:23

    Do Facebook de Nogueira Leite: “Muita conversa por aí. Factos: salários + pensões pagas pelo estado sao mais de 90% do total dos impostos. Com os juros passam dos 105%. Para que Portugal tivesse uma despesa publica comportável sem hipotecar ainda mais o futuro, teriam de desaparecer entre 8 e 9 mil milhões. Esta é a realidade. O resto, de uma forma ou de outra, serão um montão de sacrifícios. Digam o que disserem os comentadores.”
    .
    http://oinsurgente.org/2013/04/10/agora-e-que-vao-ser-elas/

    Gostar

  30. Portela Menos 1's avatar
    Portela Menos 1 permalink
    11 Abril, 2013 15:38

    Dentista,
    Nao tenho “condicoes anímicas” para discutir contigo. Aproveita a presença do troll Extraviado para enviar bitaites, eu passo.

    Gostar

  31. Luis's avatar
    Luis permalink
    12 Abril, 2013 00:14

    O dr. Oliveira Martins além de ministro da educação também foi ministro das finanças no segundo governo do eng. Guterres (sucedeu ao dr. Pina Moura), o que lhe confere maior credibilidade ao apoiar o despacho do Gaspar. Mas claro basta o elementar bom senso e algum conhecimento da administração publica para perceber a necessidade do despacho.

    Gostar

Trackbacks

  1. Bom senso | O Insurgente

Indigne-se aqui.