O conselheiro de Estado defende também um entendimento entre o PS e o Bloco de Esquerda com vista ao derrube do Governo. “Para atirar este Governo abaixo, é preciso que todos estejam de acordo”, diz Mário Soares, sublinhando ser possível um entendimento bastante grande do PS com o Bloco de Esquerda, porque está numa “situação de muita clareza”.
“Já o PCP ainda pensa como pensava o Cunhal. Com uma diferença, não tem a capacidade tática de Álvaro Cunhal, que diz mal do PS. Que não é normal um partido da oposição atacar sempre outro partido da oposição”, acrescenta.
Mário Soares revela ainda ter tido algumas conversa com figuras de vários partidos, com vista a procurar “uma solução para o ante e pós este Governo”. “Não são conversas por prazer, é porque acho que devo falar com eles”, remata.
Resta saber se o BE que segundo Soares está numa “situação de muita clareza” é o de Catarina Martins, João Semedo ou Fazenda e se o PS golpista e kircheneriano por que Soares almeja num governo com o BE é o de Seguro, Costa ou Sócrates. Mas a propósito desta estratégia de coligações digamos que aquilo que Soares propõe é uma fusão entre a Frente Republicana e Socialista (FRS) e a FUR.
Se o governo agradece cada vez que Soares fala, porque é que a Helena se zanga com ele?
Também já não gosta do governo? 😉
GostarGostar
Lá se abriu, mais uma vez, a cloaca…
GostarGostar
O que tem sido ‘permitido’ à Direita, para a Esquerda torna-se uma apostasia?
Não percebi o raciocínio…
Finalmente, todos sabemos que Mário Soares não é um ‘político inocente’. Pelo que os ‘agradecimentos’ são, no mínimo, extemporâneos.
GostarGostar
Helena, estou a pensar no que disse Soares também há uns tempos, de que o PCP não queria negociar com ele. Sabe, eu se fosse do PCP certamente que gostaria de iniciar contactos com Soares, outro murro na cara não lhe ficava mal.
Vamos lá ver algumas incoerências de Soares: é do PS, mas aparece descrito num documento norte-americano do pós 25 de abril, como um “fervoroso liberal” que não exitará escolher entre um regime de caráter socialista e uma democracia liberal ocidental.
Não aceita a troika agora, mas quando ele esteve no governo todos devíamos fazer sacrifícios.
Diz que pediu a Sócrates ao telefone que pedisse urgentemente a ajuda externa, agora diz que a troika é má e nunca devia ter vindo.
É contra a despesa supérflua do Estado mas tem uma reforma enorme à custa desse mesmo Estado, uma fundação também à custa desse Estado e ainda regalias por ser ex-presidente e ex-primeiro-ministro, tal como pertencer ao Conselho de Estado (por ter sido ex-PR).
Sim, Soares é um homem perfeitamente coerente (ironia), só não percebo porque razão a Helena não se dedica a criticar pessoas inteligentes e não os pacóvios caquéticos do regime. Ficava-lhe melhor (a não ser que não se sinta com nível suficiente para criticar outro que não Soares, mas isso é lá consigo…).
.
PS: Obviamente que o PCP tem de criticar o PS, não nos podemos esquecer de qual foi o último partido a governar antes deste e um dos principais culpados da atual situação. Só demonstra que existe um certo nível de coerência dentro do PCP, que continua a defender que o que o PS, PSD e CDS-PP fizeram está errado. Realmente é verdade que o PCP está paralisado na guerra fria, mas é de esperar que isso passe rapidamente após a queda da velha guarda dentro do partido.
GostarGostar
adorava ver
semedo na saúde, fazenda no fisco, catarina nos estrangeiros
GostarGostar
quando é que é o 1º Orçamento Rectificativo de 2013?
GostarGostar
Gaspar estás proibido de vender ouro !!!
GostarGostar
Soares continua igual a si próprio, isto é, um tipo que se move apenas pelos seus próprios interesses. Se for do seu interesse, dirá agora precisamente o contrário do que disse há cinco minutos, sem um estremecimento de vergonha, sem corar minimamente com o despudor da mentira. E tem deixado claramente expresso o seu entendimento da função presidencial: o OPresidente da república, para ele, serve para apoiar os amigos e dar cabo dos outros. Sempre assim foi. Basta ver como se comportou quando foi presidente da república. Ou já se terão esquecido?
GostarGostar
Se cada vez que Soares fala o Governo agradece, deve estar na altura de o convidar para o Governo.
Nem que se tivesse de criar um novo Ministério, como por exemplo:
Ministério dos Assuntos Republicanos.
GostarGostar
Mais um comentário duma retornada ressabiada que ainda sonha com o império colonial.
GostarGostar
Esta Helena anda mesmo mal, cuidem dela enquanto antes
GostarGostar
André,
“Realmente é verdade que o PCP está paralisado na guerra fria, mas é de esperar que isso passe rapidamente após a queda da velha guarda dentro do partido.”
Are you on dope? Bernardino Soares, Manuel “man in black” Tiago… vislumbra alguma abertura naquelas cassetes?
GostarGostar
E as sondagens dão o PCP a subir 50%. Tenham medo, muito medo
GostarGostar
mais um post da cão de Pavlov
GostarGostar
Por acaso, ninguém melhor dos que os simpatizantes do PSD/CDS para falar de coesão partidária…
GostarGostar
É criminoso não aproveitar a experiência acumulada de MSoares:—
Chamada do FMI por duas vezes.
Como obter a instalação duma Fundação, tendo como presidente da Camara de Lisboa, o próprio filho.
Como obter uma sentença judicial ” prende-se o corrupto/ solta-se corruptor ( Macau Triade)
Como ser amigo de Jonas Sabimbi….etc, etc
Os “etc” seriam suficientes para o exilar!
GostarGostar
INAPTOCRATIE : un système de gouvernement où les moins capables de gouverner sont élus par les moins capables de produire et où les autres membres de la société les moins aptes à subvenir à eux-mêmes ou à réussir, sont récompensés par des biens et des services qui ont été payés par la confiscation de la richesse et du travail d’un nombre de producteurs en diminution continuelle.
> PETITE QUESTION …
> Il n’y a pas lieu de désespérer parce que comme l’a dit Margaret Thatcher : “Le socialisme ne dure que jusqu’à ce que se termine l’argent des autres”
> Ou comme l’a dit Winston Churchill : ” Les socialistes, c’est comme Christophe Colomb, quand ils partent ils ne savent pas où ils vont et, quand ils arrivent, ils ne savent pas où ils sont.”
> A l’école primaire des socialistes, on apprend les 4 opérations :
> – L’addition des impôts
> – La soustraction des revenus
> – La multiplication des fonctionnaires et des immigrés
> – La division du travail.
Aux élections prochaines, votez pour Ali Baba. Au moins vous serez sûrs de n’avoir que 40 voleurs.
JEAN D’ORMESSON
GostarGostar
agora nos posts de HFMatos só me interessam os comentários de Javiquasetudo” 🙂
GostarGostar
Nunca é de mais divulgar as atitudes de tanto patriotismo!!!
Sua Alteza Real, D. Mário Soares
Clara Ferreira Alves, no ExpressoTudo o que aqui relato é verdade. Se quiserem, podem processar-me.
Eis parte do enigma. Mário Soares, num dos momentos de lucidez que ainda vai tendo, veio chamar a atenção do Governo, na última semana,para a voz da rua.
A lucidez, uma das suas maiores qualidades durante uma longa carreira politica. A lucidez que lhe permitiu escapar à PIDE e passar um bom par de anos, num exílio dourado, em hotéis de luxo de Paris.
A lucidez que lhe permitiu conduzir da forma “brilhante” que se viu o processo de descolonização.
A lucidez que lhe permitiu conseguir que os Estados Unidos financiassem o PS durante os primeiros anos da Democracia.
A lucidez que o fez meter o socialismo na gaveta durante a sua experiència governativa.
A lucidez que lhe permitiu tratar da forma despudorada amigos como Jaime Serra, Salgado Zenha, Manuel Alegre e tantos outros.
A lucidez que lhe permitiu governar sem ler os “dossiers”..
A lucidez que lhe permitiu não voltar a ser primeiro-ministro depois de tão fantástico desempenho no cargo.
A lucidez que lhe permitiu pôr-se a jeito para ser agredido na Marinha
Grande e, dessa forma, vitimizar-se aos olhos da opinião pública e vencer as eleições presidenciais.
A lucidez que lhe permitiu, após a vitória nessas eleições, fundar um grupo empresarial, a Emaudio, com “testas de ferro” no comando e um conjunto de negócios obscuros que envolveram grandes magnatas internacionais.
A lucidez que lhe permitiu utilizar a Emaudio para financiar a sua segunda campanha presidencial.
A lucidez que lhe permitiu nomear para Governador de Macau Carlos Melancia, um dos homens da Emaudio.
A lucidez que lhe permitiu passar incólume ao caso Emaudio e ao caso Aeroporto de Macau e, ao mesmo tempo, dar os primeiros passos para uma Fundação na sua fase pós-presidencial.
A lucidez que lhe permitiu ler o livro de Rui Mateus, “Contos Proibidos”, que contava tudo sobre a Emaudio, e ter a sorte de esse mesmo livro, depois de esgotado, jamais voltar a ser publicado.
A lucidez que lhe permitiu passar incólume as “ligações perigosas” com Angola, ligações essas que quase lhe roubaram o filho no célebre acidente de avião na Jamba (avião esse transportando de diamantes, no dizer do então Ministro da Comunicação Social de Angola).
A lucidez que lhe permitiu, durante a sua passagem por Belém, visitar 57 países (“record” absoluto para a Espanha – 24 vezes – e França – 21), num total equivalente a 22 voltas ao mundo (mais de 992 mil quilómetros).
A lucidez que lhe permitiu visitar as Seychelles, esse território de grande importância estratégica para Portugal, aproveitando para dar uma voltinha de tartaruga.
A lucidez que lhe permitiu, no final destas viagens, levar para a Casa-Museu João Soares uma grande parte dos valiosos presentes oferecidos oficialmente ao Presidente da Republica Portuguesa.
A lucidez que lhe permitiu guardar esses presentes numa caixa-forte blindada daquela Casa, em vez de os guardar no Museu da Presidência da Republica.
A lucidez que lhe permite, ainda hoje, ter 24 horas por dia de vigilância paga pelo Estado nas suas casas de Nafarros, Vau e Campo Grande.
A lucidez que lhe permitiu, abandonada a Presidência da Republica, constituir a Fundação Mário Soares. Uma fundação de Direito privado,que, vivendo à custa de subsídios do Estado, tem apenas como única
função visível ser depósito de documentos valiosos de Mário Soares. Os mesmos que, se são valiosos, deviam estar na Torre do Tombo.
A lucidez que lhe permitiu construir o edifício-sede da Fundação violando o PDM de Lisboa, segundo um relatório do IGAT, que decretou a nulidade da licença de obras.
A lucidez que lhe permitiu conseguir que o processo das velhas construções que ali existiam e que se encontrava no Arquivo Municipal fosse requisitado pelo filho e que acabasse por desaparecer convenientemente num incêndio dos Paços do Concelho.
A lucidez que lhe permitiu receber do Estado, ao longo dos últimos anos, donativos e subsídios superiores a um milhão de contos.
A lucidez que lhe permitiu receber, entre os vários subsídios, um de quinhentos mil contos, do Governo Guterres, para a criação de um auditório, uma biblioteca e um arquivo num edifico cedido pela Câmara de Lisboa.
A lucidez que lhe permitiu receber, entre 1995 e 2005, uma subvenção anual da Câmara Municipal de Lisboa, na qual o seu filho era Vereador e Presidente.
A lucidez que lhe permitiu que o Estado lhe arrendasse e lhe pagasse um gabinete, a que tinha direito como ex-presidente da República, na… Fundação Mário Soares.
A lucidez que lhe permite que, ainda hoje, a Fundação Mário Soares receba quase 4 mil euros mensais da Câmara Municipal de Leiria.
A lucidez que lhe permitiu fazer obras no Colégio Moderno, propriedade da família, sem licença municipal, numa altura em que o Presidente era… João Soares.
A lucidez que lhe permitiu silenciar, através de pressões sobre o director do “Público”, José Manuel Fernandes, a investigação jornalística que José António Cerejo começara a publicar sobre o tema.
A lucidez que lhe permitiu candidatar-se a Presidente do Parlamento Europeu e chamar dona de casa, durante a campanha, à vencedora Nicole Fontaine.
A lucidez que lhe permitiu considerar Jose Sócrates “o pior do guterrismo” e ignorar hoje em dia tal frase como se nada fosse.
A lucidez que lhe permitiu passar por cima de um amigo, Manuel Alegre, para concorrer às eleições presidenciais mais uma vez.
A lucidez que lhe permitiu, então, fazer mais um frete ao Partido Socialista.
A lucidez que lhe permitiu ler os artigos “O Polvo” de Joaquim Vieira na “Grande Reportagem”, baseados no livro de Rui Mateus, e assistir, logo a seguir, ao despedimento do jornalista e ao fim da revista.
A lucidez que lhe permitiu passar incólume depois de apelar ao voto no filho, em pleno dia de eleições, nas últimas Autárquicas.
No final de uma vida de lucidez, o que resta a Mário Soares? Resta um punhado de momentos em que a lucidez vem e vai. Vem e vai. Vem e vai. Vai…. e não volta mais.
Sua Alteza Real, D. Mário Soares
Enquanto tivemos empréstimos, já se lembrou que éramos pobres e que a regra é deixar património para os filhos e não uma herança de dividas?Para quem tem memória curta!
Não é por acaso que foi cognominado de viajante
A Moral dum exímio gastador!!!!!
Alguém se lembra do nosso Presidente Soares e das suas viagens?
Vamos lá fazer um resumo de onde foram gastos milhões dos nossos impostos, só em viagens, com a sua comitiva… tudo pago pelo contribuinte, claro!1986
11 a 13 de Maio – Grã-Bretanha
06 a 09 de Julho – França
12 a 14 de Setembro – Espanha
17 a 25 de Outubro – Grã-Bretanha e França
28 de Outubro – Moçambique
05 a 08 de Dezembro – São Tomé e Príncipe
08 a 11 de Dezembro – Cabo Verde
1987
15 a 18 de Janeiro – Espanha
24 de Março a 05 de Abril – Brasil
16 a 26 de Maio – Estados Unidos
13 a 16 de Junho – França e Suíça
16 a 20 de Outubro – França
22 a 29 de Novembro – Rússia
14 a 19 de Dezembro – Espanha
1988
18 a 23 de Abril – Alemanha
16 a 18 de Maio – Luxemburgo
18 a 21 de Maio – Suíça
31 de Maio a 05 de Junho – Filipinas
05 a 08 de Junho – Estados Unidos
08 a 13 de Agosto – Equador
13 a 15 de Outubro – Alemanha
15 a 18 de Outubro – Itália
05 a 10 de Novembro – França
12 a 17 de Dezembro – Grécia
1989
19 a 21 de Janeiro – Alemanha
31 de Janeiro a 05 de Fevereiro – Venezuela
21 a 27 de Fevereiro – Japão
27 de Fevereiro a 05 de Março – Hong-Kong e Macau
05 a 12 de Março – Itália
24 de Junho a 02 de Julho – Estados Unidos
12 a 16 de Julho – Estados Unidos
17 a 19 de Julho – Espanha
27 de Setembro a 02 de Outubro – Hungria
02 a 04 de Outubro – Holanda
16 a 24 de Outubro – França
20 a 24 de Novembro – Guiné-Bissau
24 a 26 de Novembro – Costa do Marfim
26 a 30 de Novembro – Zaire
27 a 30 de Dezembro – República Checa
1990
15 a 20 de Fevereiro – Itália
10 a 21 de Março – Chile e Brasil
26 a 29 de Abril – Itália
05 a 06 de Maio – Espanha
15 a 20 de Maio – Marrocos
09 a 11 de Outubro – Suécia
27 a 28 de Outubro – Espanha
11 a 12 de Novembro – Japão
1991
29 a 31 de Janeiro – Noruega
21 a 23 de Março – Cabo Verde
02 a 04 de Abril – São Tomé e Príncipe
05 a 09 de Abril – Itália
17 a 23 de Maio – Rússia
08 a 11 de Julho – Espanha
16 a 23 de Julho – México
27 de Agosto a 01 de Setembro – Espanha
14 a 19 de Setembro – França e Bélgica
08 a 10 de Outubro – Bélgica
22 a 24 de Novembro – França
08 a 12 de Dezembro – Bélgica e França
1992
10 a 14 de Janeiro – Estados Unidos
23 de Janeiro a 04 de Fevereiro – India
09 a 11 de Março – França
13 a 14 de Março – Espanha
25 a 29 de Abril – Espanha
04 a 06 de Maio – Suíça
06 a 09 de Maio – Dinamarca
26 a 28de Maio – Alemanha
30 a 31 de Maio – Espanha
01 a 07 de Junho – Brasil
11 a 13 de Junho – Espanha
13 a 15 de Junho – Alemanha
19 a 21 de Junho – Itália
14 a 16 de Outubro – França
16 a 19 de Outubro – Alemanha
19 a 21 de Outubro – Áustria
21 a 27 de Outubro – Turquia
01 a 03 de Novembro – Espanha
17 a 19 de Novembro – França
26 a 28 de Novembro – Espanha
13 a 16 de Dezembro – França
1993
17 a 21 de Fevereiro – França
14 a 16 de Março – Bélgica
06 a 07 de Abril – Espanha
18 a 20 de Abril – Alemanha
21 a 23 de Abril – Estados Unidos
27 de Abril a 02 de Maio – Grã-Bretanha e Escócia
14 a 16 de Maio – Espanha
17 a 19 de Maio – França
22 a 23 de Maio – Espanha
01 a 04 de Junho – Irlanda
04 a 06 de Junho – Islândia
05 a 06 de Julho – Espanha
09 a 14 de Julho – Chile
14 a 21 de Julho – Brasil
24 a 26 de Julho – Espanha
06 a 07 de Agosto – Bélgica
07 a 08 de Setembro – Espanha
14 a 17 de de Outubro – Coreia do Norte
18 a 27 de Outubro – Japão
28 a 31 de Outubro – Hong-Kong e Macau
1994
02 a 05 de Fevereiro – França
27 de Fevereiro a 03 de Março – Espanha (incluindo Canárias)
18 a 26 de Março – Brasil
08 a 12 de Maio – África do Sul (Tomada de posse de Mandela)
22 a 27 de Maio – Itália
27 a 31 de Maio – África do Sul
06 a 07 de Junho – Espanha
12 a 20 de Junho – Colômbia
05 a 06 de Julho – França
10 a 13 de Setembro – Itália
13 a 16 de Setembro – Bulgária
16 a 18 de Setembro – – França
28 a 30 de Setembro – Guiné-Bissau
09 a 11 de Outubro – Malta
11 a 16 de Outubro – Egipto
17 a 18 de Outubro – Letónia
18 a 20 de Outubro – Polónia
09 a 10 de Novembro – Grã-Bretanha
15 a 17 de Novembro – República Checa
17 a 19 de Novembro – Suíça
27 a 28 de Novembro – Marrocos
07 a 12 de Dezembro – Moçambique
30 de Dezembro a 09 de Janeiro 1995 – Brasil
1995
31 de Janeiro a 02 de Fevereiro – França
12 a 13 de Fevereiro – Espanha
07 a 08 de Março – Tunísia
06 a 10 de Abril – Macau
10 a 17 de Abril – China
17 a 19 de Abril – Paquistão
07 a 09 de Maio – França
21 de Setembro – Espanha
23 a 28 de Setembro – Turquia
14 a 19 de Outubro – Argentina e Uruguai
20 a 23 de Outubro – Estados Unidos
27 de Outubro – Espanha
31 de Outubro a 04 de Novembro – Israel
04 e 05 de Novembro Faixa de Gaza e Cisjordânia
05 e 06 de Novembro – Cidade de Jerusalém
15 a 16 de Novembro – França
17 a 24 de Novembro – África do Sul
24 a 28 de Novembro – Ilhas Seychelles
04 a 05 de Dezembro – Costa do Marfim
06 a 10 de Dezembro – Macau
11 a 16 de Dezembro – Japão
1996
08 a 11 de Janeiro – Angola
Durante os anos que ocupou o Palácio de Belém, Soares visitou 57 países (alguns várias vezes como por exemplo Espanha que visitou 24 vezes e a França 21 vezes), percorrendo no total 992.809 KMS o que corresponde a 22 vezes a volta ao mundo… Para quê? Expliquem ao povo para que serviu tanta viagem…
Eis um dos porquês do nosso recurso ao acordo da troika.Para o qual esta Alteza agora quer deixar de ser ” fiel “…
– Economia – Jornal de Negócioswww.jornaldenegocios.pt
GostarGostar
PCP e Bloco valem mais de 20 por cento
Sondagem da Eurosondagem para o Expresso e SIC para o mês de abril mostra que os partidos do arco da governação são penalizados.
12:00 Sexta feira, 12 de abril de 2013
Tenham medo, muito medo.
Ler mais: http://expresso.sapo.pt/pcp-e-bloco-valem-mais-de-20-por-cento=f799799#ixzz2QFXB5cDs
GostarGostar
Assim como a parte do “prestígio internacional” de Gaspar é algo que não me admira num mundo que levou o Zé Manel para a presidência da UE. http://educar.wordpress.com/2013/04/12/quem-fala-verdade/
GostarGostar
Esse velho senil devia ser enforcado….puta que o pariu!
GostarGostar
Duarte,
tranquilo: actualmente na AR PCP+BE representam cerca de 15% dos assentos. Mas não se esqueça que na altura das eleições o eleitorado joga pelo seguro, e nesses “second thoughts” muitos deles trocam os radicalismos “rasgue-se o memorando” por outras opções.
E de resto, para que serviriam esses 20% se eles não se aliam, e nenhum deles se alia ao PS?
GostarGostar
Mário Soares, neste caso-opinião, desorientou-se, quis sonhar e ainda não acordou — “pubique-se”.
Derrubar este governo, daquele modo ? Com aquelas “parcerias” ?
Constituir um governo liderado pelo P”S”, com o BE, ostracizando o PC ? O Conselho de Estado quer em S.Bento o P”S”+BE ?
“Para atirar este governo abaixo” !? — MSoares não se lembra dos seus mandatos enquanto PM ? E dos executivos dos seus amigos e camaradas Guterres e Sócrates ? Não se recorda do que disse e escreveu nos momentos estrebuchantes do governo de Sócrates ?
GostarGostar
Ó Dr Soares.
Desapareça!
GostarGostar
Há indícios de que o BE, quando se sentir “esgotado”, se “repense”. Provavelmente concluindo que a sua (então reduzida) sobrevivência seja…a entrega das chaves algures no Largo do Rato. Tipo MES…
Quem é, quem é, o ex-BE já entusiasmado entre amigos, porque integrará as listas do P”S” nas próximas legislativas ?
GostarGostar
O rato ai jesus clama «Por isso, duvida-se que o ministro da Economia ainda tenha força anímica para continuar no Governo», disse o vice-presidente da bancada do PS.
Só que há gajos com mais força anímica do que outros.
GostarGostar
MJRB agora deu para fazer concorrencia à bruxa Maia 🙂
GostarGostar
Portela nem vai acreditar quando constatar dois conhecidos ex-BE nas listas do P”S”. Perguntará à bruxa Maia “porquê ?”, “como é possível ?”
GostarGostar
El-Rei Sóares, agora que tem as soluções todas porque é que não as usou quando lé esteve, ou depois no pântano Guterral e no PANTANAL do seu “menino d’oiro”?
.
Chavões qualquer um debita, mas poderia começar por DOAR o que recebe na Fundação prá sopa dos pobres.
Pagar a água e luz como toda a gente e já agora os polícias que lhe guardam as mansões.
.
Cuide dos netos que do país viu-se a herança que deixou…MISÉRIA!!!
GostarGostar
Mário Soares prejudicou bastante os portugueses do continente para dar emprego aos antigos retornados das chamadas colónias. Esse foi aparentemente um maior erro que ele cometeu. Porquê?
– Primeiro, porque não acalmou o ressabiamento de muitos retornados, principalmente dos que tinham a mania que lá eram ricos, mas que tiveram de deixar tudo.
– Segundo, porque mesmo a história ensinando (e os factos demonstrarem) que a maioria (aliás, a totalidade) dos portugueses não queria sacrificar os seus filhos naquela guerra e os soldados já se recusavam a embarcar, não há forma de eles entenderem.
Digo aparentemente porque, apesar de ter sido bastante prejudicado, compreendi a situação e perdoei a Soares. Mas não me considero rancoroso. Ao contrário de outros.
——-
Soares teve realmente o FMI num dos seus governos. É que o anterior governo do PSD/CDS deixou o país de pantanas em 1983. Soares teve de liderar um governo com Hernâni Lopes nas Finanças e coligado com o PSD. Aliás, quando tomou posse já se sabia que era para trazer o FMI.
Foi fantástico o trabalho da direita para convencer outros de direita de que Soares, no dia em que tomou posse, em junho de 1983, provocou logo umaa crise que o obrigou a chamar o FMI. Esta nem Goebbels conseguiria.
GostarGostar
MJRB, Posted 12 Abril, 2013 at 19:27
.
eu acho que o MJRB está a ver um caso extraordinário onde (no futuro) poderá ser um acontecimento…normal!
GostarGostar
De certa forma vou dar razão á Helena…Soares critica o PSD de maltratar o PS e depois pedir que o PS colabore com o governo. Ele Soares, diz que o PS é de esquerda, mas fazer alianças com o PC é que-…já que o PCP ainda vive no tempo de Cunhal.
O Bolota enquanto comunista desencartado, acha que as meias são para as pernas, já que o PS está muito longe de ser de esquerda e o BE enquanto me lembrar do empurrões ao Vital Moreira…vindo depois o malogrado Miguel Portas acusar o PCP quando foi gente do BE a provocar toda aquela algarzarra, alguma coisa tem de ser clarificado e como é obvio, a direita agradece.
Mas que a hipoteses do PC atingir numeros historicos está a deixar a bicharada inqueita
GostarGostar
Obviamente, estão a falar de Daniel Oliveira.
Mas se as eleições forem só daqui a dois anos muita água há-de correr debaixo da ponte.
E muitas promessas quebradas. Mesmo que já tenham sido feitas.
GostarGostar
MJRB,
qual a surpresa? É a ordem natural das coisas. Olhe o Zé que faz falta. E depois, o que é que isso muda?
GostarGostar
Portela, 21:46,
Sei onde Vc. quer chegar com essa conclusão. Mas não constatará em mim qualquer “acontecimento…normal”. Muito menos engajamento partidário. E jamais vendido.
Penso por mim, e com respeito (com direito a discordância) de quem se move por qualquer arrastão partidário, sou indomável.
Tenho a humildade suficiente para pedir desculpa se me engano ao “julgar” políticos e políticas. Porque sou, creia, livre !
GostarGostar
Compreendo que o Portela (e não só) conclua que as minhas opiniões tanto estão “à direita”, como ao “centro” ou na “esquerda”. Esclareço : não faço distinção, não recuso apoiar a qualidade, a seriedade, a competência, a inteligência, esteja ela num lado ou noutro. Sem constrangimentos nem dependências.
GostarGostar
MJRB,
Coincidência, estive a ler o Público – um músico sueco chamado Karin Dreijer Andersson – e lembrei-me dos seus 2 últimos comentários. Diz o nórdico: “Não existem formas neutrais de se ser. Tudo acaba por ser determinado socialmente”; eu acrescentaria … e politicamente!
GostarGostar
Portela,
Obviamente “não existem formas neutrais de se ser”. Em nada. Em nenhum comportamento. Ou decisão.
Eu, por exemplo, nunca fui nem serei politicamente “de direita” e muito raramente apreciei algum acto, atitude ou criatividade de direita — que as houve.
Tento, isso sim, ser neutral quando analiso e concluo sobre algo. Não vem (certamente de mim) “nenhum mal ao mundo” por não estar dependente de qualquer partido, seita ou religião. E muito menos dum “dono”.
GostarGostar
Mário Soares não está bem. Manifesta no mínimo inquietação, desejo de algo que nos escapa (o que será ?) para além da sua preocupação com a vigente pobreza, miséria, incertezas, involução.
Manchete de hoje do jornal i : “Por muito menos que isto foi morto o rei D.Carlos”, MSoares dixit. Esta frase (há meses “avisou” o PM sobre um possível atentado) foi para alertar Cavaco Silva na qualidade de PR. Ora, ninguém pode garantir que não haja uma tentativa de atentado por exemplo contra PPCoelho. Mas, um ex-Presidente da República não deve “avisar” CSilva, sobre, em público. Di-lo num Conselho de Estado, telefona-lhe ou escreve-lhe uma carta. A frase é fortíssima — incita à violência máxima.
GostarGostar
.
Incendiar,
.
no meu fraco entender Mario Soares é um dos ultimos puristas da União Europeia. Com todos os defeitos humanos e egoismos pessoais que os acusadores também teem, rezem ou não rezem, consoante as respetivas fés.
.
Só que na ‘evolução’ das coisas ‘União Europeia’ ou ‘Euro’ tudo descambou para UM LEILÃO como sistema politico ‘orientador’ da ‘união’ e da ‘moeda unica’.
.
É uma fase tão normal como cairem os dentes de leite em favor dos definitivos, onde os sonhadores e oportunistas são os que ficam entalados.
.
Se a coisa merkelizada está a CORRER PARA A COLONIZAÇÃO DOS DESCOLONIZADORES, uns maoistas outroos istas daqui e dacolá,
.
é coisa que está a ‘partir a moca a rir” nos outros Continentes antes colonizados, Africa, Asia e Americas, a vingança serve-se a frio, caiem todos juntos,
.
ou se a coisa está CORRER PARA A UNIÃO DOS DESCOLONIZADORES com o EURO uma imitação tardia dollar mesma troikada,
,
nem os deuses sabem, será um acaso porque num LEILAO é o acaso que preside, salvo se for martelado mas este ‘por dentro’ ninguém o consegue martelar, só se for por fora,
.
e aqui estão vários cavalos de Troia prontos para entrar pela primeira brecha para derrubar a Helena Merkel. E as brechas está a Helena sonhadora a obrigar nos BRIICS,
.
e aí a Europa (Holanda’s, eixos daqui e dali) serão alvo das badaladas globalizações tao frequentes neste seculos todos que passaram a que a Helena acusará de ‘malvadas hienas’,
.
para sacudir, outra vez na Europa de pan’s )esta é para entendidos) daqui e dacolá.
.
Ebtretabto corre bem para todos menos nos ‘entretantos’ devorados mais enfezados para pasto dos aparentementemente mais gorditos que precisam de se esgatafanhar para se irem mantendo à tona ‘a culpa é daqueles’ até naufragarem e levarem tudo consigo no seu afogamento. No seculo passado, os deste Continente têm os filmes.
.
E nós ? Não a unhas nos que enfezados se põem bicos de pés a esticarem-se para parecerem enfezados mas dos gorditos,
,
E é tão simples jogar zadrez no meio de tantos aprendizes de Mundo.
.
Pois, não há Estadistas, mas em Portugal. Ou seja há, mas se por uma lado estão proibidos por outro são eremitas tranquilos.
.
Se forem precisos são. Se não forem continuarão tão felizes como se o tivessem sido. Gente, dois ou três ou quatro, estranhos não é ? Percebe tão bem isto tudo com a sofistificação da simplicidade dumas ‘varinhas magicas’ que dão a volta nisto tudo duma pota à outra. Como as elites se revoltariam. Mas não se preocupem, gozem as vossas fantasias, a carteira falar-vos-à. O que lamento com toda a sinceridade.
.
Mas, pois é.
.
.
GostarGostar
Incendiar,
.
no meu fraco entender Mario Soares é um dos ultimos puristas da União Europeia. Com todos os defeitos humanos e egoismos pessoais que os acusadores também teem, rezem ou não rezem, consoante as respetivas fés.
.
Só que na ‘evolução’ das coisas ‘União Europeia’ ou ‘Euro’ tudo descambou para UM LEILÃO como sistema politico ‘orientador’ da ‘união’ e da ‘moeda unica’.
.
É uma fase tão normal como cairem os dentes de leite em favor dos definitivos, onde os sonhadores e oportunistas são os que ficam entalados.
.
Se a coisa merkelizada está a CORRER PARA A COLONIZAÇÃO DOS DESCOLONIZADORES, uns maoistas outroos istas daqui e dacolá,
.
é coisa que está a ‘partir a moca a rir” nos outros Continentes antes colonizados, Africa, Asia e Americas, a vingança serve-se a frio, caiem todos juntos,
.
ou se a coisa está CORRER PARA A UNIÃO DOS DESCOLONIZADORES com o EURO uma imitação tardia dollar mesma troikada,
,
nem os deuses sabem, será um acaso porque num LEILAO é o acaso que preside, salvo se for martelado mas este ‘por dentro’ ninguém o consegue martelar, só se for por fora,
.
e aqui estão vários cavalos de Troia prontos para entrar pela primeira brecha para derrubar a Helena Merkel. E as brechas está a Helena sonhadora a obrigar nos BRIICS,
.
e aí a Europa (Holanda’s, eixos daqui e dali) serão alvo das badaladas globalizações tao frequentes neste seculos todos que passaram a que a Helena acusará de ‘malvadas hienas’,
.
para sacudir, outra vez na Europa de pan’s )esta é para entendidos) daqui e dacolá.
.
Ebtretabto corre bem para todos menos nos ‘entretantos’ devorados mais enfezados para pasto dos aparentementemente mais gorditos que precisam de se esgatafanhar para se irem mantendo à tona ‘a culpa é daqueles’ até naufragarem e levarem tudo consigo no seu afogamento. No seculo passado, os deste Continente têm os filmes.
.
E nós ? Não a unhas nos que enfezados se põem bicos de pés a esticarem-se para parecerem enfezados mas dos gorditos,
,
E é tão simples jogar zadrez no meio de tantos aprendizes de Mundo.
.
Pois, não há Estadistas, mas em Portugal. Ou seja há, mas se por uma lado estão proibidos por outro são eremitas tranquilos.
.
Se forem precisos são. Se não forem continuarão tão felizes como se o tivessem sido. Gente, dois ou três ou quatro, estranhos não é ? Percebe tão bem isto tudo com a sofistificação da simplicidade dumas ‘varinhas magicas’ que dão a volta nisto tudo duma pota à outra. Como as elites se revoltariam. Mas não se preocupem, gozem as vossas fantasias, a carteira falar-vos-à. O que lamento com toda a sinceridade.
.
Mas, pois é.
.
GostarGostar
O povo concorda com Soares!…
E esta, hein?!…
«A atuação do Governo não parece convencer os portugueses: 60 por cento dos inquiridos na sondagem defendem que o Executivo de Passos Coelho não deve ir até 2015.
Apenas cerca de metade, 32,5 por cento, entendem que o Governo deve cumprir o seu mandato até ao limite estabelecido.»
http://expresso.sapo.pt/governo-deve-cair=f799832#ixzz2QKauzgn1
GostarGostar
Conselheiro ou cangalheiro? Por muito mais que isto ainda não foi morto Mário Soares.
GostarGostar
Afinal quem é o lider da Oposição !
O esquizofrénico Mário Soares ou o Inseguro Seguro ?
GostarGostar
.
Se admitido que há alguma Oposição. Não obstante também se pode admitir que há uma UNIÃO NACIONAL com uma nuance relativamente à de Salazar, as correntes chamam-se agora Partidos. Ou admitirmos também que a herdeira caetanista, Ação Nacional creio, parece surgir hoje expressa na ideologia discursiva presidencial/situação/oposição de ‘TEMOS DE ESTAR TODOS UNIDOS” no que etiquetam a seu gosto como emergencia nacional.
.
Como isto está tão longe da DEMOCRACIA, relembremos entre tantas Churchill na 2ª WW II, Israel atualmente etc etc. Uma VERDADEIRA BLASFEMIA no Portugal de hoje, na Situação/Oposição em poder.
.
Por isso, e por isto, estamos como estamos, donde assim nunca sairemos, não há unhas no Poder
.
e onde as há ou estão proibidas pela governança transitoriamente em Poder ou pura simplesmente sabem com funciona e como funciona é inadaptavel para reacender Portugal que aqueles apagaram,
.
e não desistem até aparecer o cadáver. Ou têm alguma duvida que nunca resolverão nada por longuissimos e bons anos ? As ‘nossas senhoras de fatima’ para crentes ou não crentes não existem em Politica.
.~
.
GostarGostar