Duas falácias para alegrar o dia
A intervenção, como exercício de argumentação, em jornais ou blogs e respectivas caixas de comentários, nas redes sociais ou no café do bairro, tende a sofrer de várias falácias. Duas das minhas falácias preferidas são o bulverismo e o apelo à vaidade.
No bulverismo, o oponente assume imediatamente a falsidade do argumento, especulando sobre as motivações escondidas do proponente para a elaboração do mesmo.
No apelo à vaidade, o oponente tece considerações de lisonja sobre o proponente para, por outro lado, enfraquecer o argumento apresentado, considerando-o, por exemplo, abaixo das possibilidades intelectuais ou do histórico conjectural previamente apresentado.
Apenas com estas duas falácias em mente, é possível desmontar um número significativo de críticas. Usem isto nos artigos de opinião. Num dia de extrema benevolência, e caso possuam grande tolerância ao desenvolvimento de vícios, podem experimentar nos comentários nas caixas de jornais e blogs.

a cx de comentários do Blasf. é muito democrática…não tem só opositores à agenda dos editores, também tem muito “yes man”.
GostarGostar
Actual coligação de Merkel não consegue maioria para governar
http://www.jornaldenegocios.pt/economia/politica/detalhe/sondagem_actual_coligacao_merkel_nao_consegue_maioria_para_governar.html
Esta é a não falácia do dia.
GostarGostar
Chamem o Seguro. Ou o Portas.
GostarGostar
Acho que ela prefere chamar os Verdes.
GostarGostar
vitorcunha passista?mas este não é um governo socialista?
GostarGostar
Nunca me “ouviu” dizer isso. Poderei ter dito isso sobre o PSD, não sobre o governo.
GostarGostar
ha! o goberno é vom carágo!
GostarGostar
Vom poderá ser um nadinha exagerado. Mas percebeu a diferença.
GostarGostar
claro, PSD e Governo são duas entidades muita distintas; se me dissesse que apoia o governo por via da existência de VGaspar, vá lá!
GostarGostar
Podia fazer isso, realmente.
GostarGostar
Ó caro Vítor, a frase acima é ironia, não falácia. 😉
GostarGostar
Van Karagán.
GostarGostar
Duas falácias podem ser uma ajuda. Mas muitas vezes a verdade chega e sobra. A não ser que os alvos ou afins considerem que são falácias. 😉
GostarGostar
Falácias não dependem das considerações dos intervenientes.
GostarGostar
Podem depender. Nunca ouviu a seguinte resposta de um alvo: “isso é uma falácia”?
GostarGostar
Sim: ou identifica a falácia ou incorre na falácia de conclusão irrelevante.
GostarGostar
Não me custa concordar. Está a ver? 🙂
GostarGostar
vai uma aposta que uma critica no Blasfemias a este tipo de informação http://arrastao.org/2815615.html#comentarios
daria para mais uma sessão de bulverismo e apelo à vaidade ?
GostarGostar
Falácia de teoria irrefutável.
GostarGostar
comentário, de muitos no Insurgente, acerca deste tema :
(…) É tão bonito ver estes miudos tão responsaveis, tão certinhos, com as ideias tão arrumadinhas e cheios de certezinhas, armados em homens do povo, daqueles q se batem com os punhos cerrados, a mostrar como sao machos mas pouco sofisticados. armados em gente que merece apenas uma sopinha e um cantinho em troco de trabalho (…)
GostarGostar
Falácia de argumentum ad populum. Você, Portela, é uma enciclopédia de falácias. É do Bloco?
GostarGostar
vitorcunha, não perca tempo comigo; tenho emprego no privado e, para além de ter estudado segundas derivadas, também estudei “finanças publicas” pelo livro do reformado Cavaco, mas faço parte do grande bloco contra este governo, os seus boys e o empobrecimento forçado a que estão a sujeitar as pessoas mais desprotegidas – desempregados, principalmente; popular? que seja, mas é justo.
GostarGostar
Isto sem o molho de um gráfico é pouco comestível.
GostarGostar
Alguém devia avisar este rapaz de que ainda é pior que o Cáardoso, com os mãos.
GostarGostar
GostarGostar
GostarGostar
http://www.youtube.com/watch?v=0TIgH8VRmuM
GostarGostar
GostarGostar
“WASHINGTON – The United States will rigorously enforce “without fear or fail” sanctions starting on July 1 that ban governments or private companies from selling gold to Iran, a top Treasury official said on Wednesday.
David Cohen, the Treasury Department’s undersecretary for terrorism and financial intelligence, told lawmakers in testimony there had been an increase in gold sales to Iran in response to the sharp depreciation in Iran’s currency, the rial.
The rial has lost two-thirds of its dollar value since late 2011 as a result of Western sanctions targeting the banking system and oil exports over Tehran’s disputed nuclear activities, putting many Iranians under financial pressure.
“I can assure you we are looking very carefully at evidence that anyone outside of Iran is selling gold to the government of Iran,” Cohen told the House of Representatives’ Foreign Relations Committee in testimony on Iran.(….)”
GostarGostar
Então Vitor, em todos aqueles posts aqui no Blasfémias em que se divertem a dar alumas opções, sendo que se pode fazer muito mais, podemos considerar um falso dilema? Se sim, é melhor terem cuidado com o João Miranda, porque a partir de agora vou-me divertir imenso de cada vez que ele publicar um post desses.
PS: Sim, tenho consciência que me desviei do assunto do post, as duas falácias referidas. Mas foi só para dar sentido de humor ao texto.
GostarGostar
O VC que é uma pessoa tão ponderada e inteligente a dizer uma barbaridade destas? O que vale isto deve-lhe passar rápido 🙂
GostarGostar
Eis as facécias típicas a que se prestam aqueles que na vez de estudar Lógica, lêem livros e receituários do como argumentar…
A dialéctica erísitica, mesmo inconsciente, é muito própria a tais seres que tomam como equivalentes a solaridade da Lógica (que não conhecem mas supoem…), com os laivos de nevoeiro racional em que vivem embrenhados.
GostarGostar
Falácia de apelo ao ridículo.
GostarGostar