catecismo laico
16 Maio, 2013
Em substituição das aulas de moral e religião, onde as criancinhas aprendiam sobre a relação dos homens com a transcendência divina, os socialistas portugueses querem pô-las a estudar a relação dos portugueses com a transcendência estatal. Muito interessante para a Venezuela de Chávez ou de Maduro, mas ainda prematuro para uma sociedade tão subdesenvolvida como a nossa. Ainda é cedo, camaradas!
11 comentários
leave one →

Não viria mal ao mundo se a lei fundamental fosse estudada nas escolas.
Fernando Negrão, presidente da Comissão de Assuntos Constitucionais que nunca deve ter lido a Constituição, não gosta da ideia.
Era um problema se os putos soubessem mais sobre a Constituição do que ele.
GostarGostar
Existe igualmente o programa Parlamento dos Jovens, basta abrir a página para se ficar com uma idea do grau vagamente episcopal, pentecostal da coisa http://app.parlamento.pt/webjovem2012/index.html
GostarGostar
Por falar em catecismo, que dizer desta negociata em Braga?
Maioria PS na Câmara de Braga aprovou expropriação polémica
Prédios contíguos à Casa das Convertidas pertenciam, até à semana passada, à filha do presidente da câmra, Mesquita Machado.
GostarGostar
Concordo com o Rui, cheira a catequese e não é pouco.
GostarGostar
Ao Rui A. parece escapar o facilitismo forçado a que é obrigado para tornar análogas as situações por si invocadas e paralelizadas: é que se a formatação/educação religiosa se abalança na transcendência (esse labirinto para presdigitadores amadores e profissionais…), já a formatação/educação para a cidadania nada tem de transcendente ou mágico.
GostarGostar
O conteúdo dos manuais escolares da escola pública, constitui-se como o principal pilar da república socialista portuguesa…
http://jornalismoassim.blogspot.pt/2013/02/portugal-lisboa-e-o-resto-do-pais-1.html
GostarGostar
Momento em consonância:
«Papa Francisco foi eleito após «sinais» divinos, revela cardeal (Visão)
Um dos cardeais que participou no conclave que levou à eleição do Papa Francisco anunciou, perante uma plateia de 5 mil pessoas, que foi uma série de “sinais” sobrenaturais que levaram à escolha surpreendente de Jorge Bergoglio.»
GostarGostar
Rui A.,
Mas hoje, em Portugal, quantas “criancinhas”(sic) querem “aprender sobre a relação dos homens com a transcendência divina”, nas aulas de moral e religião” ?
As “criancinhas” tugas não são tão bananinhas como nas décadas do cardeal Cerejeira ou do cardeal António Ribeiro…
Hoje, a maioria das “criancinhas” tugas veem televisão, ouvem noticiários, leem (pelo menos) títulos de jornais, utilizam a net, O RELACIONAMENTOS ENTRE ELAS É MUITÍSSIMO DIFERENTE do que a igreja católica e os governos pensam, e muitas, infelizmente quando saem de casa para a escolanão têm a alimentação necessária e quando regressam os pais, nervosos, irritados ou desesperados dizem-lhes qual o mal para as precaridades : os homens, os políticos, as sanguessugas dos poderes, os quais Deus –se existe- não penaliza e tudo permite.
A catequista, a igreja, já não têm respostas para a miséria e perguntas incómodas das “criancinhas”…
Qual o mal para a sociedade tuga, o estudo adequado para cada idade escolar, da Constituição ?
Qual o retrocesso civilizacional ao entenderem a Constituição ?
O que perdem ao consubstanciarem Conhecimento para mais tarde fazerem valer os seus direitos, numa sociedade cada vez mais manobrada por trafulhas ?
Quer. o Estado, a igreja católica braço-dado com o governo, impôr de novo a obrigatoriedade da disciplina ? Bem, quando o PRepública crê que a avaliação da 7ª avaliação da Troika teve ajuda e inspiração divina, quando o ministro das finanças jura por “sacrossant0” compromisso que não mexe nas contas bancárias acima dos 100.000 Euros, quando de novo o PR invoca S.Jorge…Tudo, já tudo se deve esperar…
As “criancinhas”, hoje, são mais terrenas, Rui A. ! Não se deixam iludir, enganar, anestesiar, bovinizar facilmente…
GostarGostar
Sobre a transcendência muito haveria a dizer… http://lishbuna.blogspot.pt/2013/05/blog-post_16.html
GostarGostar
A Constituição até se pode modificar. Basta arranjar 2/3 dos gajos.
Modificar uma religião, nem com três terços….
E uma avé-maria.
GostarGostar
Fónix, você andou a consumir cogumelos alucinogénicos lá por Fátima, foi?
GostarGostar