a «revolução» sem rosto

No Brasil, o poder está prestes a cair na rua. O país enfrenta manifestações diárias de descontentamento com o status quo, que têm degenerado em actos de violência crescente, perpetrados por minorias radicais de filhos de classe média e criminosos comuns. Nas grandes cidades, para além das pilhagens ao comércio, têm-se verificado tentativas de assalto dos edifícios dos poderes públicos, e ontem, em Brasília, os limites foram ultrapassados com as ameaças ao Itamaraty e ao Congresso Nacional. Oitenta cidades tiveram manifestações simultâneas, as grandes estradas do país e das principais cidades foram cortadas por horas seguidas, aeroportos têm sido encerrados, centenas de pessoas já ficaram feridas e as mortes, embora em número ainda reduzido, já começaram a acontecer. Rio, Ribeirão Preto, Fortaleza, Salvador, Brasília, Recife, São Paulo e outras cidades têm sido palco de cenas diárias de extrema violência. Os poderes públicos mostram-se incapazes de uma reacção consistente. Governo do Estado e Prefeitura de São Paulo cederam à primeira exigência dos manifestantes (revogaram o aumento dos transportes públicos que iniciou os protestos), e as manifestações continuam sem parar, com animosidade crescente. Dilma e o governo federal permaneceram quase todo o dia em silêncio, visivelmente sem saberem o que dizer. Ao fim da tarde, emitiram um comunicado patético anunciando que estavam a ser estudadas fotografias dos cartazes exibidos nas manifestações, para se entender «o perfil dos manifestantes» e as suas reclamações. As polícias, por outro lado, oscilaram entre entradas duríssimas, no começo dos acontecimentos, e, agora, a quase ausência de reacção, provocada pelo medo de críticas e por falta de definição estratégica.
As revoluções costumam começar assim: com a eclosão de fúrias acumuladas, provocada por questões secundárias. E se é certo que o Brasil não enfrenta propriamente uma revolução – até porque o gigantismo do país é incompatível com um movimento revolucionário global – a verdade é que os poderes públicos estão sem conseguir responder ao que se está a passar. Em boa medida, porque os próprios manifestantes não sabem o que estão a exigir. Para além de uma sensação comum de desagrado com o status quo, as exigências e reivindicações concretas são dispersas e muito abstractas. E não há interlocutor. Não há um rosto, uma cara, um comité, ou seja o que for, que represente estas pessoas e as exigências que ninguém consegue ao certo determinar.
Ora, esse é o grande perigo da situação que o Brasil vive: não há um caderno de reivindicações, nem com quem negociar. De modo que, ou os poderes públicos conseguem rapidamente descobrir um interlocutor no meio da multidão, ou não se pode antecipar o que acontecerá.

Não há um interlocutor nem poderá haver. É preciso perceber que é o próprio paradigma da sociedade humana que está a transformar-se.
GostarGostar
Ai,ai, ai.
Os tugas em comparaçao com os brazucas sim que aguentam. Pois. Aguentam, aguentam.
GostarGostar
os tugas era o nome depreciativo que os fulas do óleo fula davam à tropa fandanga que ia deixando lá a pele para defender o monopólio da CUF
gosto de tuga nomine non
os putosgoeses são velhos….as reve louções e as ditaduras que lhes seguem
são feitos por gente moça
que morre atropelada ou fuzilada
assim foi em tianamen desde a queda DO império manchu até aos anos de 1989
ano do dragão ou do cão
para os mortos tanto faz
assim foi a primavera dos cabilas argelinos
afogada em sangue na contra-revolução de 91
assim foi a revolução contra Siade Barre por uma somália livre da corruPTão
e dos PTartidos PTolíticos fossem eles únicos ou bicéfalos
é a ilusão da mu dança
dança grega velha como o mundo
humano
os dinossáurios tinham disso não…
GostarGostar
“Em boa medida, porque os próprios manifestantes não sabem o que estão a exigir.”
Dentro dos 20 centavos tão apregoados, o Jô explica.
“JÔ Explica….
Pra quem não entendeu ainda: os vinte centavos, um por um:
00,01 – a corrupção
00,02 – a impunidade
00,03 – a violência urbana
00,04 – a ameaça da volta da inflação
00,05 – a quantidade de impostos que pagamos sem ter nada em troca
00,06 – o baixo salário dos professores e médicos do estado
00,07 – o alto salário dos políticos
00,08 – a falta de uma oposição ao governo
00,09 – a falta de vergonha na cara dos governantes
00,10 – as nossas escolas e a falta de educação
00,11 – os nossos hospitais e a falta de um sistema de saúde digno
00,12 – as nossas estradas e a ineficiência do transporte público
00,13 – a prática da troca de votos por cargos públicos nos centros de poder que causa distorções
00,14 – a troca de votos da população menos esclarecida por pequenas melhorias públicas (pagas com dinheiro público) que coloca sempre os mesmos nomes no poder
00,15 – políticos condenados pela justiça ainda na ativa
00,16 – os mensaleiros terem sido julgados, condenados e ainda estarem livres
00,17 – partidos que parecem quadrilhas
00,18 – o preço dos estádios para a copa do mundo, o superfaturamento e a má qualidade das obras públicas
00,19 – a mídia tendenciosa e vendida
00,20 – a percepção que não somos representados pelos nossos governantes
Se precisarem tenho outros vinte centavos aqui, é só pedir.”
Como podes ver, alguns centavos – aqui cêntimos – enquadram-se perfeitamente no actual contexto de Portugal.
GostarGostar
Os 00,19 centavos então, é a carapuça perfeita para alguns…
GostarGostar
a mérdia tendenciosa craro pois alguém tem de a pagar né
mesmo se for pública sempre será tendenciosa
faltou o 21…..o estado que vive para servir o estado e servir-se fingindo servir a populaça
mas faz mal não dava inda prós 99 centavos e superava nota de 2 reais
cê quer 4 reais por um eurro
mim vende
GostarGostar
Nem mais! E parece que os politicos ainda não perceberam. Achavam que ia durar para sempre?
Por cá temos um PR que lucrou com o BPN, um ex-PM que fez os contratos das PPP pouco recomendaveis, licenciou Freeports em locais onde cemitérios eram considerados excessivos em termos de ocupação territorial e fala da TV como se nada fosse, um PM que vendeu formações para aeroportos que nunca funionaram, um ministro que aldrabou na lidenciatura e achava que podia dar palestras em universidades…..
Sou contra a anarquia e a violência, mas os politicos a gozarem com a nossa cara tem os seus limites.
GostarGostar
o movimento tem rosto e quase uma década de existência.
já esteve representado há uns anos no Forum de Porto Alegre
GostarGostar
o movimento são pessoas anónimas
o rosto é dos parasitas que cavalgam todas as reve louções
já conheci vários e de várias cores
inté múmia já cavalgou reve loução né….
GostarGostar
“E se é certo que o Brasil não enfrenta propriamente uma revolução – até porque o gigantismo do país é incompatível com um movimento revolucionário global…”
.
Incompatível?! Então e a Rússia 1917, a China 1949, não foram revoluções?
Até que no Brasil há mais homogeneidade cultural do que na Rússia, ou mesmo na China.
Tudo é de esperar, inclusive que tudo fique em águas de bacalhau ou talvez não. Vamos a ver.
GostarGostar
E o Pelé-Crato a dissentir com o estabelecemento do calendario que ia por em perigo e ameaçar o jogo da bola !
Nao façam a sua revoluciocinha até nao passar o Mundial. Este tipo de coisas só pode ser depois do Mundial. Nao sejam malucos.
E que…tem bolas o rei da bola!
GostarGostar
Será então a primeira revolução em que os revolucionários querem escolas ao nível do melhor que ha nos paises capitalistas, hospitais e cuidados de saude como na america, smart phones e um aocnta no Twiter. Podemos estar perante um caso raríssimo na histpria contemporanea. Um regime socialista, democrático embora, a cair na rua às mãos da turma pro-capitalista.
GostarGostar
Este não é apenas um perigo no Brasil. É um perigo latente em qualquer país onde a política provoque o arrastamento de milhões de cidadãos para situações de vivência incomportáveis, em simultâneo com a exibição de riqueza por minorias protegidas.
.
No futebol, os jogadores são por vezes roubados no campo pelo árbitros.
Na Taça das Confederações, os jogadores andam a ser roubados nos hotéis, como noticia o jornal Marca sobre a selecção espanhola.
GostarGostar
«É isso aí! Enchem a boca que o Brasil é um país abençoado e dos mais ricos do mundo, mas isso é só para os de sempre, essa minoria milionária e corrupta que compra os políticos e controla e explora o país tal qual coisa deles. O resto da galera é condenada à uma sobrevivência esforçada e ao medo da miséria no virar de cada esquina deste país! O Brasil acordou e esses urubus têm de saber que o seu tempo acabou! O povo brasileiro não vai aceitar mais que a imensa riqueza deste país continue sequestrada por uma minoria privilegiada que tenta legalizar esses status quo por lei encomendada e paga a políticos corruptos. A lei têm de passar a defender de fato o interesse do povo brasileiro e não da minoria do costume. O mundo precisa de saber que o Brasil é controlado por uma máfia económico-financeira gananciosa e auxiliada por políticos em escandalosa comissão de serviço para essa máfia. Isso tem de acabar!»
(manifestante em entrevista directa para uma repórter de TV)
GostarGostar
Preocupado com Dilma, ou com a possibilidade do rastilho chegar cá? Há-de chegar, um povo não pode ser cavalgadura eternamente…
GostarGostar
(…) os próprios manifestantes não sabem o que estão a exigir (…)
tal como Pelé, não querem perceber o que se está a passar!
GostarGostar
O que está a acontecer no Brasil é o resultado de dez anos de demagogia e subsidiodependência.
Num país como o Brasil, assim como na Venezuela, o dinheiro do petróleo não é a solução para tudo, como os brasileiros estão amargamente a descobrir. Os ex revolucionários do PT, agora promovidos a quadrilha de ladrões , não foram capazes de construir nem um arremedo de estado social, e até estão a deixar degradar as poucas infraestruturas que já existiam. Agora estão a deitar-se na cama que fizeram.
GostarGostar
(…) O mundo precisa de saber que o Brasil é controlado por uma máfia económico-financeira gananciosa e auxiliada por políticos em escandalosa comissão de serviço para essa máfia. Isso tem de acabar (…)
GostarGostar
Outro que não quer ouvir nem ver o que os manifestantes expressa e explicitamente dizem, preferindo uma análise «à peça», por conveniência ideológica.
GostarGostar
Vossa excelentìssima sigla, tem um problema: não percebe o que lê, ou então lê o que lhe apetece. Lamento, mas não o posso ajudar…já agora, o que é que os manifestantes “expressa e explicitamente” dizem?
GostarGostar
Ando há dois anos a dizer isso e ninguém acreditava… O PT criou uma bolha brutal que a inflação está a encher a um ritmo incrível.
GostarGostar
Não era o Mário Soare que dizia, à saida do encontro com a Dilma, que o Brasil ia de vento em popa rumo ao socialismo e que a mesma Dil,a era o ai jesus das forlas progressistas?
GostarGostar
Se conhecesse o Brasil de há 20 anos atrás compreenderia que a situação era bem pior.
Mas o que mais incomoda as pessoas é saberem que persiste uma cultura de grupos de privilégios onde subsistem uns poucos que travam poderosamente o melhorar mais rápido das condições de vida do grande número.
GostarGostar
Como assim? Explica lá como é que isso funciona?
GostarGostar
Ó Portela Menos 1, não acredito que assim seja então o Brasil é governado por gente de esquerda,revolucionários e sindicalistas tudo gente boa enquanto pobres sem acesso ao dinheiro,quando o tem não se distingem de todos os outros mafiosos.
GostarGostar
É claro que o vento em popa foi para o socialismo que já lá vai com mais de 12 anos de governação. Continua o salve-se quem puder no saque agora protagonizado por estes , camuflado por ideologia do “bem do povo” que não é mais do que o pôr sequestrado na sua dependência para o voto. Exemplo disso são os programas das bolsas que cobrando ao contribuinte trabalhador dão ao votante seu, e por outro lado tudo quanto é lulista enriquecer a seu exemplo e do filho que de metalurgico e guarda de zoológico passaram a pertencer ao grupo dos 500 mais ricos do planeta.
O “esquerdismo” no seu melhor.
GostarGostar
CE N’EST PAS ESQUERDISMO OU direitismo é a natureza humana no seu melhor
a acumulação de bens gera sentimentos de segurança em relação ao futuro
aumenta a fitness reprodutiva pô
ou a cu adoPTão
uma dessas
en simplex
O MITO O O MYTHO DA REVOLUÇÃO OU REVE LOUÇÃO TRIUNfante agora com o sponsor pelas bolhachas da Triunfo …AND THE REVE LOTION GOES ON, BUY SOYLENT RED NOW WITH EXTRA BLOOD
bolhas e bolhões económicos dão nisto né….
viva São carlos cruz e o euro 2004
GostarGostar
É falta de educação.
– Vocês não têm educação?, disse o Blatter.
– Pois não, não têm educação, não têm saúde, não têm trabalho e nem segurança, Dilma confirma ele, completamente .
GostarGostar
Nada está destinado a repetir-se infinitamente sem jamais mudar..Esperamos mais uma vez que a sujeira possa ser varrida da nossa história.
GostarGostar
vai esperando sentada a sujeira se renova continuamente
é inumano esperar que os corruPTos se extingam…
GostarGostar
No Brasil, 1 milhão de espoliados saiu à rua por uma desvalorização dum real que já não é oque era, duma inflação que atinge o feijão e o arroz, numa onda de desvarios de corruPTos do cimento e das rodovias
1 milhão das dezenas de milhões que o Brasil alienou….favelou degradou salarialmente
aposentou com salário mínimo
endividou
num mensalão permanente que aproveitou a muito poucos
o poder não está prestes a cair na rua é um motim gigante a abrir o inverno carioca
O país tal como dezenas de outros antes dele enfrenta manifestações de DesCONptAmento diárias
de descontentamento com o nível de vida de uns
e o status quo, de outros
que como em todos os motins que não geram revoluções mais pesadas
têm degenerado em actos de violência crescente e decrescente com a polícia a desertar e a fazer sit in’s
não é, perpetrados por minorias radicais de filhos de classe média e criminosos comuns
é perpretado por massas humanas empobrecidas e falhas de direitos básicos
. As polícias, por outro lado, oscilaram entre entradas duríssimas, no começo dos acontecimentos, e, agora, a quase uma empatia com os revoltados pela CorruPTão vigente
As revoluções não costumam começar assim: pois as revoluções e reve louções necessitam de homens armados de trânsfugas do exército de golpes de estado
pois sem eles a revolução estiola e é esmagada
assim foi com Napoleão assim não foi com Siade Barre
ou com Jean Bedel Bokassa a quem os franceses tiraram o apoio depois de sacarem todo o tesouro do Império
a eclosão de fúrias acumuladas, é sempre provocada por questões secundárias.por mais uma taxa sobre o chá ou um direito retirado pelos Cabrais
E é certo que o Brasil não enfrenta propriamente uma revolução – não porque o gigantismo do país seja incompatível com um movimento revolucionário
pois são Paulo em 1930 declarou guerra ao governo federal
a verdade é que os poderes públicos estão também manietados pelos problemas do brasil tendo a polícia já entrado em greves de semanas em 2012
o governo é que está sem conseguir responder ao que se está a passar.
Em boa medida, porque os próprios manifestantes não sabem se vão conseguir o que estão a exigir.
Uma Melhor Vida
Para além de uma sensação comum de desagrado com o status quo, as exigências e reivindicações concretas são dispersas e muito abstractas pois o que é ter uma vida melhor
uma escola ou hospitais melhores é algo vago né
bom é esperar semanas por consulta no SNS
e sair da escola mais bruto do que lá se entrou
manifestando agrado por não ter exames nem pautas afixadas
sim ter uma vida melhor é algo abstracto
E não há interlocutor porque recusam e atacam o pessoal com bandeiras partidárias
é toda uma rejeição dum sistema
Não há um rosto, uma cara, um comité, ou seja o que for, que represente estas pessoas e as exigências que ninguém consegue ao certo determinar.
pois o que é querer uma vida melhor
eles que se habituem à vida e às favelas que têm
como Soares esse poeta tão bem disse Cadastrados vulgares
com os quais teve de conviver ou con viver na prisão
gente reles
piolheira
sub-humanos né?
PTois…..
GostarGostar
ué PTarou foi
25 siècles de motins sur mer et sur terre
desde os motins raciais do bronx e de los angeles
aos motins gregos a favor do cu ruPTor sócrates o grego
e viva na cu bunda sore….acho que foram os sumérios os primeiros a darem no alho porro pôrra…
par toutatis et nibiru
GostarGostar