para quem pensava que isto não tinha nada a ver com a dilma
Popularidade de Dilma cai de 57% para 30%, segundo a Datafolha.
Cai e cai muito bem, porque Dilma é um artefacto político artificial, criado por um génio do marketing chamado Lula da Silva, uma governante presunçosa, convencida que vai deixar uma marca indelével no Brasil («a erradicação definitiva da pobreza»…), que está a destruir a economia do país ao jogar para cima dela dinheiro a rodos, que não lhe pertence. Dilma acha-se um génio da economia e pensa que a economia funciona como ela determinar. Com isso tem gerado, ao invés do que estava convencida e do que lhe diziam alguns «sábios» (Delfim Neto, o rei da inflação brasileira, parece ser um deles), inflação, desconfiança dos investidores e empresários, queda do PIB e, obviamente, o descontrolo das contas públicas, com um défice crescente que todos os brasileiros hão-de pagar, mais tarde ou mais cedo. Foi por terem a percepção de que a sua vida estava a começar a piorar e que, se não se inverter rapidamente o rumo das coisas, irá de mal a pior, que os brasileiros vieram para as ruas. Como ainda não percebeu o que se está a passar com o seu governo e com o Brasil, a resposta que Dilma dará a esse descontentamento será continuar a queimar dinheiro que não lhe pertence, o que agravará mais ainda a situação. Por esse caminho, daqui por um ano e meio, quando for a votos, nem o Lula a salvará. Isto se Lula estiver disposto a tentar salvá-la (já agora, alguém sabe dele nesta crise?) ou se Dilma se chegar a candidatar, o que começa a ser cada vez mais indesejado pelos sectores mais pragmáticos do PT.

Vejo em Portugal um (des)governo fazer fazer pior só que aqui o povo aguenta mais, e até já nem se lembra das mentiras de Passos em campanha eleitoral
GostarGostar
“Vejo?” Escreve, vejo? Era cego? Acontece que o que vê, é o resultado do que não viu.
GostarGostar
oh Alberto, és sábio!
GostarGostar
vejo, era cego
qual borrego
pastando ao livre ar
num mar de fotões a radiar
cego no verão
cego que nem um cão
de cego já sem sossego
ou sem su cego
é a dança virtual
da radiação ultra violeta
é fatal
para olho sem cegueta
a cegueira é a meta
é o verão do cegão
apanha banho de sol não
mermão
GostarGostar
Pensando melhor, Alberto: És o sábio
do poema “do Homem Bom”, de Bertolt Brescht
GostarGostar
Há mais ou menos um ano trabalhei na avaliação de um grande projeto de investimento no Brasil. Precisei de uma pessoa com conhecimentos de um certo software (mais ou menos comum nas economias avançadas da Europa e US) e apareceu um jovem finalista de engenharia que pouco mais tinha que as competencias e experiência mínimas exigidas. Custou-me 20 mil dolares por mês. Em Lisboa não custaria mais que 4 ou 5 mil. Por esta e outras coisas como esta, o projeto morreu. O Brasil criou uma bolha gigantesca e quanto mais depressa perceber isso mais depressa pode começar a corrigir os erros. Se os brasileiros e os patrícios romantico-revolucionários-de-sofá portugueses pensam que vão corrigir o problema com baderna e porrada nas ruas, sugiro que se desenganem.
GostarGostar
E tem sangue nas mãos esta camarada! Ajudou a matar a matar … é terrorista e perigosa além de ser uma despesista com a presidência como nunca ninguém foi. O Diabo que a carregue
GostarGostar
Se…10% do que se passa em Portugal, acontecesse no Brasil já não tinhamos governo!
GostarGostar
Aconselho-o a saber (desde o Lula) qualquer coisinha mais do que se passa no Brasil.
GostarGostar
bastará ver este video do grande LuLa no tempo em que era presidente: “O Problema da poluição é o mundo ser redondo” em
GostarGostar
o filme proposto deu erro: será isto…
LuLa no tempo em que era presidente: “O Problema da poluição é o mundo ser redondo”
GostarGostar
Diria mais, no Brasil este governo teria caído logo no seu primeiro mês.
GostarGostar
Quando o FMI for chamado ao Brasil que nome lhe darão ? Unóica ?
GostarGostar
> Unóica ?
Mononucleose …
GostarGostar
mononucleose é legião………de incontáveis triliões ou quintiliões de cápsides proteícas e informação virtual condensada em ácidos vários
larga o LSD meu …LIGA SOCIA De Mó CRATA é um novo partei para o após calypso economique
o fmi num é chamade ó brésil
inflação e cu rrupção nã distroem inconomie cum mensalão
e como vai o marché de pommes frites e milho nos states
o brasil vai vender bué…e bué da caro
dois verões de seca seguidos e EVT alta
Esquerda Volátil Taxista vulgo evapotranspiração económica
GostarGostar
Quando o FMI for chamado ao Brasil que nome lhe darão ? Unóica ?
.
Sempre o mesmo nome nos lugares onde acode: Bombeiro-Piromano.:)
GostarGostar
A normalidade do desgaste de quem governa pelos protestos de quem está indignado é Perfeitamente Normal.
Retirar a conclusão que afinal os protestos eram contra a Dilma é uma visão redutora do que se está a passar.
Os números não enganam , decréscimo de popularidade e de aprovação de quem governa mas para ser contra teria de favorecer alguém , consegue demonstrar a subida de Aécio , o aparecimento de uma Marina convincente ou de um PSDB inequivocamente alternativo ???
Claro que houve uma subida destes por decréscimo da Dilma mas onde ficaram os votos contra a Dilma ?? em Campos ??? em Aécio ??? em Marina ?? em Alckmin ou Serra ??? onde está a renovação ou a alternativa ???
Aliás era preciso prever um desfecho como este ? era preciso ser um tremendo analista político para ter a quase certeza que Dilma / Governo seriam afetados ?
Agora entre isso e os protestos , manifestações e movimentos terem / serem contra a Dilma isso os números não refletem´e trata-se de uma conclusão pessoal do rui. a
Dissipam-se as dúvidas fica a certeza…quem está no poder teria que sofrer com este desgaste , nada mais que isso , a outra conclusão é Forçada !!!
Dilma ainda ganharia hoje apesar de obrigar a um segundo turno que e segundo todos os analistas Brasileiros e historia de outras eleições é profundamente NORMAL , vide a última eleição do próprio: LULA que precisou de uma segunda volta.
GostarGostar
é contra o sistema partidário que suporta dilma ou collor de melo ou o senhor general que se segue
mim aposta que vai ser almirante de porta-avião …..
daqui a 10 anos claro
a democraxcia von bettino craxi aguenta até 2023 no brasil
até 2024 duvido muito
em 2024 até os states têm teocracia mórmon
GostarGostar
Você não tem razão alguma no que escreveu, caro Roberto. Vejamos.
Primeiro, a DIlma é «presidenta» há dois anos e meio, o que, para «desgaste governativo», estamos obviamente conversados. Se ela estivesse a meio de um segundo mandato, ainda vai que não vai. A meio do primeiro é que não há desgaste possível, a não ser por absoluta incompetência de quem governa.
Segundo, a Dilma não herdou um país falido, sob intervenção externa, mas um país em grande crescimento económico, com o PIB a subir exponencialmente, a moeda estabilizada, praticamente sem inflação e com indíces económicos muito satisfatórios. Em dois anos e meio tudo isso está desfeito e, a continuar por este caminho, certamente que piorará.
Terceiro, a Dilma prometeu «erradicar a pobreza do Brasil», continuar o crescimento económico, dominar a inflação, etc. e tal. Para isso, fez o que bem lhe apeteceu, já que tem gozado – até ao início destas manifestações – de um poder político quase absoluto. Os resultados estão bem à vista e veremos o que o futuro próximo nos vai reservar.
Quarto, num breve período de tempo, por sinal coincidente, em parte, com os protestos, a popularidade da «presidenta» desceu para metade. Isto não representa nada? Será uma simples coincidência as pessoas terem vindo protestar para as ruas e a popularidade da «presidenta» e do seu governo, no mesmo período, terem descido de 57% para 30%? Olhe que nessa nem a Dilma acreditou, bastando reparar na cara com que apareceu na comunicação social e o genuíno espanto com que encarou o que se está a passar. Quando a Dilma achava que as coisas não iam nada mal, o povo deu-lhe a resposta e logo nas ruas. De duas uma, ou estão enganadas as pessoas, ou está enganada a «presidenta». Por mim, que sou um genuíno democrata, não duvido que as pessoas tenham razão.
Por último, quanto à transferência de votos como critério validador do pressuposto de que as pessoas se manifestam contra o governo federal, era necessário que houvesse já campanhas assumidas no terreno. Como você bem sabe, Roberto, no Brasil as sondagens para as presidenciais não são feitas em torno de partidos políticos – que não contam, por aí além – mas em torno dos candidatos. Estamos a um ano e meio das eleições e as candidaturas da oposição já se adivinham, mas não estão ainda no terreno. Como pode você querer que alguém se pronuncie em apoio de candidatos e de candidaturas que ainda não existem ou que se façam sondagens fidedignas entre uma «presidenta» e futura candidata e candidatos fantasma? Não pode ser, meu caro.
E, já agora, eu não digo que a Dilma tenha a eleição perdida. O que digo, e peço atenção para isto, porque poderemos verificar, daqui por algum tempo, se tive razão ou não, é que SE A DILMA CONTINUAR COM ESTA POLÍTICA ECONÓMICA, VAI AGRAVAR A SITUAÇÃO DO PAÍS E PERDER AS ELEIÇÕES. E, neste caso, afirmo mesmo que nem uma candidatura do Lula seria ganhadora. Ora, como a Dilma – ao invés do Lula, que é um pragmático – é ideologicamente socialista e keynesiana, vai continuar a queimar dinheiro com políticas públicas absolutamente fracassadas e vai continuar a enterrar o país e a enterrar-se. Aliás, há uma coisa em que você tem piada, meu caro: como quer você que quaisquer políticas públicas económicas possam dar bons resultados, mesmo admitindo que elas os dêem, no que você sabe que eu não acredito, num sistema de corrupção generalizada, como se vive no Brasil? Para onde vão os recursos? Para a economia ou para o bolso da corja de corruptos que governa o Brasil? Como é que se pode acreditar que o investimento público, em regime de corrupção generalizado, possa dar bons resultados económicos, mesmo acreditando que isso possa suceder sem corrupção, como acreditam os keynesianos?
Enfim, os próximos meses dirão se tive razão ou não.
Abç.,
GostarGostar
1º ou secundus ou mesmo tertius
o brasil é uma potência de matérias primas….
não é uma potência económica auto-suficiente e militarizada
ou seja não é uma china que pode exportar 5 milhões de famintos armados
OU um states que nem precisam de estar famintos para o fazer….
GostarGostar
Confesso que não entendo onde foi buscar essa ideia do Lula ser um “génio do Marketing”, são os dois fantoches da mesma máquina. Se na mesma sondagem perguntassem pela popularidade do “homem que não sabia de nada” veria que andava pelos mesmos números da da Dilma. Este mandato é mera continuação do anterior.
GostarGostar
é um génio de mensalão e de cartão ….de crédito
o que é melhor que ser génio de garrafa ou lâmpada
ou tigre de papel ….em cruzados ou cruzeiros
teve uns bons anos e capitalizou no real que era de outros….
chegou ao fim como o velho bolívar ou os novos bolívares em notas de 100….que compram cada dia menos
e a 54º de verão
é capaz de não ver outro mensalão
GostarGostar
O Lula elege postes, como se diz no Brasil. A Dilma foi o primeiro e mais flagrante, o Haddad, com 3% a meio ano da eleição em SP, foi o outro. Vejamos até quando manterá esse “dom”…
GostarGostar
“Last time I checked” (CIA Factbook) o Brasil estava com superavit. Onde se podem ver dados recentes e fiáveis?
GostarGostar