um estado com direito
Uma decisão provisória do Tribunal Constitucional, conhecida a menos de dois meses do dia das eleições, permite a candidatura, também ela provisória, do Dr. Seara à municipalidade lisboeta. O Dr. Seara ficou feliz, embora resmungue umas coisas sobre a desvantagem em que se encontra nas sondagens, e a Dra. Teresa Coelho, o seu número dois na lista, rejubilou. Todavia, se algum Conselheiro do eminente Tribunal resolver sair da letargia habitual da classe e, quem sabe, interromper as férias (caso isso seja legalmente admissível) para apreciar a substância do problema, o Dr. Seara poderá muito bem ficar, a dois três dias de eleições, com a candidatura inviabilizada, como bem assinalou o Sr. Pedro Pereira Pinto, do insuspeito Movimento Revolução Branca. Isto, obviamente, se o distinto Tribunal não decidir pronunciar-se lá pelos idos de Março, com Seara eleito presidente ou vereador, ficando, então, sem se saber o destino dos eleitos e dos órgãos municipais a que se candidataram “provisoriamente”. Por outro lado, ignora-se ainda se esta decisão beneficiará, ou não, as candidaturas de Menezes e dos outros candidatos em iguais circunstâncias, e se estes podem, a partir de hoje, ser também candidatos provisórios nas próximas eleições autárquicas. São coisas como estas que garantem a segurança jurídica da República, e que fazem de Portugal não um estado de direito, mas um estado com direito. Uma beleza!

Seara “alheio”… aos problemas reais dos lisboetas?
Pelo menos, ainda não se lhe ouviu uma palavra em relação a problemas tão simples como o lixo, os arrumadores, os grafitos, a caca de cão, os passeios esventrados…
De facto, nada parece mais fácil do que ganhar as eleições a António Costa.
Recorrendo a alguns exemplos bem reais e actuais, veja-se como e porquê [AQUI].
GostarGostar
Os problemas que Vc. coloca no primeiro parágrafo, não interessam a ACosta nem…a FSeara.
Seara quer sempre o palco e nunca a plateia. “Minudências” desde o lixo aos passeios com buracos, só –se–, na propaganda eleitoral.
GostarGostar
Não querendo defender António Costa… Não foi precisamente na recolha de lixo o único setor e que a CML aumentou o número de efetivos (o problema do lixo e dos graffiti não se resolve por iniciativa camarária, mas por respeito e cidadania, coisa que os portugueses não sabem o que é). Quanto ao arrendamento de espaço público, quem é que acha que paga as grandes obras? Os impostos? Tenha santa paciência… O trânsito e estacionamento ilegal seria mais fácil de resolver se a porcaria de um bilhete do metro não fosse 1,40€ (preço lançado por uma empresa que não é de alçada municipal, mas do governo), mas mesmo ignorando isso, só com respeito e cidadania da parte dos cidadãos poderia ser combatido esse problema. Confesso que nem vi nada mais abaixo, já estava farto de ver problemas que não vão ser resolvidos (a não ser que se mate os portugueses e se coloque nórdicos a viver em Lisboa).
GostarGostar
Estranho, não me lembro de ter votado no TC. Devo ter ido á Costa da Caparica
GostarGostar
O multiusos FSeara não sabe porque e para que, foi feita a recente Lei impeditiva dum quarto mandato consecutivo EM QUALQUER autarquia ?
Essa sumidade do lambebotismo Teresa, também não sabe ler e interprfetar a Lei ?
GostarGostar
Atenção lisboetas, Atenção.
O Emplastro da alameda de Sintra, vai atacar.
Fujam para longe, parem apenas em Bruxelas.
GostarGostar
FSeara não vence a Lei, nem, se candidato, as autárquicas.
Afinal, se o P”SD” perder –creio que perde– em Lisboa, a culpa é de quem ? Da Lei ? De FS ? Ou, do partido, que permitiu a candidatura ?
GostarGostar
Rui A.,
Atente no segundo parágrafo do meu comentário surgido às 22:48.
A culpa é de quem ?
GostarGostar
Os inenarráveis que estão na AR e não quiseram, por preguiça e/ou interesse direto no assunto, tomar posição sobre o assunto, estão a pagar a sua indigência.
Não é por esta razão nem por boas razões que o TC não decide em definitivo, mas, se fosse, até dava um certo gozo. 😉
GostarGostar
O Senhor Seabra vai levar um gigante cartão vermelho porque vai perder com todas as letras. Eu sempre votei no PSD e nele recuso-me a colocar o meu voto. E comigo estão milhares de lisboetas que estão fartos destas sanguessugas.
GostarGostar
Se eu verificasse que Seara estava com uma percentagem próxima de Costa, até eu votava no “socialista”.
Seara ambiciona Lisboa por vaidade pessoal.
GostarGostar
Disse hoje o multiusos Seara, no relançamento da candidatura : (…)”não sou candidado ao Parlamento Europeu nem a Belém”. Mentira. Hoje não é ; mais tarde tentará sê-lo.
Ora, perdida a câmara de Lisboa, Seara quer um palco. Um “lugar”. Na ARepública (presidente ?) via legislativas ou no PEuropeu.
Candidato a Belém ? Mais tarde. Vai posicionar-se para tal, o “estadista” não quer menos do que isso.
GostarGostar
E como vão ser impressos os boletins de voto?
Candidatos efetivos e candidatos provisórios?
E vai haver campanha: “VOTE NOS PROVISÓRIOS“?
GostarGostar
Aquando da candidatura a Sintra, ouvi-o numa TV : “votem no careca do Benfica !”
A teta do SLBenfica dá para tudo e também Seara sabe bem o que isso é… Mas desta vez os Benfiquistas têm dois candidatos Benfiquistas… e não lhe garantem votos… Acresce que o Vieira está mais pró-Costa do que pró-Seara…
“Aposto” que Costa e Seara vão pavonear-se no camarote presidencial do Clube em Setembro…
GostarGostar
Mas o Seara vai a votos , mas o PSD nao tem que desaparecer ?! O povo ja nao esta farto do PSD?! Ou quer mais do mesmo?!
O masoquismo em Portugal vai ter grandes adeptos em Lisboa………a ver vamos.
GostarGostar
Ao contrário do que sujere o post, o Tribunal Constitucional não encerra
em agosto para férias.
GostarGostar
Começam cedo as ‘incomodidades’ justificativas de erros políticos de palmatória.
F. Seara afirma-se ‘confortável’ com a decisão (provisória) do TC e decide levantar a lebre acerca de outras candidaturas (europeias e presidenciais), exactamente porque se sente ‘desconfortável’. Mas, na boa linha desta ‘maioria’, resolve chafurdar os ‘outros’ (neste caso os lisboetas).
Este parece ser o momento de todas as transferências (como no futebol): de capitais (Reforma do Estado), de responsabilidades (a constitucionalidade ‘provisória’ ), de lugares (Municípios), …
GostarGostar
Mas se o PSD está incomodado com a situação tem um bom remédio: mude agora de candidato e já não arrisca a ver o seu candidato impedido de ser eleito. Não percebo qual é a grande dificuldade. Aliás, em Lisboa até podiam candidatar o Santana Lopes: com a porcaria que ele fez na cidade talvez os lisboetas nunca mais votassem no PSD…
GostarGostar
O TC encarregar-se-á de acabar o trabalho do PS, não permitindo que Seara e Meneses possam ser candidatos !
Ou duvidam ?
Os Juízes do TC não são mais que políticos ao serviço dos seus partidos, que os indicaram !
GostarGostar