Saltar para o conteúdo

O chamamento para um mundo melhor, e tal

17 Agosto, 2013

pessoas que sentem o chamamento do compromisso, dedicando-se à comunidade, criando-a nos seus próprios moldes, segundo as suas próprias regras, fora do capitalismo selvagem e do ultraneoliberalismo galopante, mordaz, que, porém, permite a sua existência autónoma em contra-corrente com a criação de sociedade interna de cariz conservador.

A liberdade, a externa, permite a sua existência, porém, a comunidade em si, não permite novas intra-comunidades fora das regras de funcionamento do movimento estatutário interno, contrariamente a este país, o tal que alguns dizem tender para a ditadura dos mercados (ou lá o que é).

Sou totalmente a favor disto. É a iniciativa privada a funcionar, como é suposto, através da livre associação de pessoas. A parte que não entendo é “recebe patrocínio público apenas para alguns projectos“. Mas quais projectos? E porque haveria uma comunidade independente necessitar de “patrocínio público”, eufemismo para dinheiro dos contribuintes? Não fui chamado a decidir se pretendia disponibilizar a minha quota de “patrocínio público”. Vocês foram?

Adenda: Está difícil de compreender, como habitual. E se for uma comunidade de nazis? Ou de teóricos anti-sionistas? Ou de admiradores do Cónego Melo?

48 comentários leave one →
  1. YHWH's avatar
    YHWH permalink
    17 Agosto, 2013 14:12

    Observo no VC um conceito sofisticado e superiormente burilado de nação…

    Gostar

  2. tric's avatar
    tric permalink
    17 Agosto, 2013 15:55

    Gostar

  3. gr0uch0marx's avatar
    gr0uch0marx permalink
    17 Agosto, 2013 15:57

    Caro vitorcunha, regra geral ve-se q tem pouca experiencia sobre os assuntos de que fala. Quero dizer, sendo mais justo, talvez tenha sonbre alguns assuntos mas como fala sobre quase tanta coisa como o J Miranda, arrisca-se…

    Eu tb nao acho piada nenhuma a tretas new age, e concordo consigo que desde q nao me aborreçam, podem fazer o que lhes apetecer.

    Agora se os tipos tiverem um projecto qq daqueles em que o Estado e a UE gosta de meter dinheirinho do contribuinte, tanto faz serem estes como uma camara, como um empresario tuga,como a EDP… candidatam-se com os outros e se reunirem as condicoes é-lhes atribuida a maçaroca.

    Deve ser a isso que eles se referem.

    Nao é por voce se irritar particularmente com este people que as coisas mudam (a mim tb me aborrecem um pouco, sim).

    Gostar

  4. Pffff !'s avatar
    Pffff ! permalink
    17 Agosto, 2013 16:04

    Este cromo de lápis azul…não deve viver na Portugalandia !

    Já cá se recebe patrocínio público, desde 1143…

    Gostar

  5. tric's avatar
  6. tric's avatar
  7. @!@'s avatar
    17 Agosto, 2013 16:15

    Curiosamente Tamera foi fundada próximo do local onde um dos primeiros anarquistas portugueses fundou uma comunidade.
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Comuna_da_Luz

    “A liberdade, a externa, permite a sua existência, porém, a comunidade em si, não permite novas intra-comunidades fora das regras de funcionamento do movimento estatutário interno, contrariamente a este país, o tal que alguns dizem tender para a ditadura dos mercados (ou lá o que é).

    Sou totalmente a favor disto. É a iniciativa privada a funcionar, como é suposto, através da livre associação de pessoas. ”
    Traduzindo: aceita o “estado” privado em que um comité de individuos auto-nomeados regula o funcionamento do “estado” e é contra o “estado” público em que um comité de indivíduos escolhidos pelos comuns regula o funcionamento do estado.

    Gostar

  8. Piscoiso's avatar
    17 Agosto, 2013 16:26

    Se calhar o Bitinho não gosta deles porque são alem~es.

    Gostar

  9. Manuel Silva's avatar
    Manuel Silva permalink
    17 Agosto, 2013 16:28

    Eu fui chamado.
    Fui-o ao votar para eleger os meus representantes e gestores do dinheiro público
    O Vitor também foi. se calhar estava distraído e não tem reparado nos chamamentos.

    Ou então reparou mas decidiu continuar a afundar o Blasfémia em direção à indigência mental.

    Gostar

  10. Pffff !'s avatar
    Pffff ! permalink
    17 Agosto, 2013 16:29

    Este, dedicou-se inteiramente à comunidade !

    BPN Gestor Tem Pensão Milionária
    Bpn – O Maior Escândalo Financeiro Na História De Portugal. nem deveria ter direito a prisão domiciliária, quanto mais pensão milionária Processo: Ex-administrador interpôs acção no tribunal do Trabalho Gestor do BPN com pensão milionária Tribunal atribuiu ainda uma indemnização e um carro de luxo. 08 Julho 2012 O Tribunal do Trabalho do Porto condenou o BPN, enquanto banco nacionalizado, a pagar a António Coelho Marinho, seu ex-administrador, um complemento da pensão de reforma de cinco mil euros líquidos por mês. Coelho Marinho tem também direito, segundo a decisão do tribunal, a receber uma indemnização de 178 655 euros, relativa ao complemento da pensão e à pensão de reforma vencidos até ao final de Maio de 2009. O tribunal decretou ainda que o BPN tem de transmitir para Coelho Marinho a propriedade do Mercedes E280 CDI que era usado por este enquanto gestor.

    Gostar

  11. Fincapé's avatar
    Fincapé permalink
    17 Agosto, 2013 16:51

    Bom, bom, não acusem o Vítor de certas coisas. Ele nunca visitou os Jerónimos em protesto contra os patrocínios públicos que teve.
    E tem toda a razão quando grita aos quatro ventos por causa do seu rico dinheirinho obrigado a entrar devido ao estatuto de contribuinte.
    Eu acho um abuso a estrada frente à casa do Vítor ser feita e conservada sem que ninguenzinho me tenha perguntado diretamente se eu concordava. Nem uma carta, um fax, um email, um pombo correio, uma fogueira com sinais de fumo… nada. Imaginemos que eu não queria lá tal estrada ou mesmo esgotos e outros requintes…
    Chama-se a isto democracia ultradireta, ouviram? Ultradireta! Ou mais propriamente totalidireta, por terem de perguntar a todos os cidadãos “qual é a sua, ó meu”. Nada dessas democracias representativas que pululam pelo planeta! 😉

    Gostar

    • vitorcunha's avatar
      vitorcunha permalink*
      17 Agosto, 2013 16:59

      Isso mesmo. Acabou de destruir os críticos da estátua do cónego de Braga.

      Gostar

      • Fincapé's avatar
        Fincapé permalink
        17 Agosto, 2013 17:11

        Enganou-se de novo, Vítor. Não retirei qualquer legitimidade à decisão com base nos impostos. Achei-a apenas politicamente disparatada. E perguntei-lhe se o contributo com o dinheiro dos seus impostos (eu sei que a estátua foi oferecida por particulares, mas houve outros gastos) para a colocação daquela “escultura” (arte, percebe?) contava com a sua tolerância. 😉

        Gostar

      • vitorcunha's avatar
        vitorcunha permalink*
        17 Agosto, 2013 17:15

        Se houve outros gastos, Fincapé, foram ao nível dos esgotos e tal que pagou cá para casa sem lhe darem cavaco. Está a ver? Estamos ambos chateados lá com a legitimidade dos “dinheiros públicos”.

        Gostar

      • Fincapé's avatar
        Fincapé permalink
        17 Agosto, 2013 17:34

        Vítor, você engana-se de mais para uma pessoa inteligente. A minha questão é a nível simbólico. Mas já que falou em esgotos, faço a minha cedência. 🙂

        Gostar

      • vitorcunha's avatar
        vitorcunha permalink*
        17 Agosto, 2013 17:42

        A minha também é a nível simbólico. Ou rastafari.

        Gostar

      • Portela Menos 1's avatar
        Portela Menos 1 permalink
        17 Agosto, 2013 18:05

        ainda bem que o boneco do cónego está em propriedade privada 🙂 dizem que perto do cemitério…

        Gostar

      • vitorcunha's avatar
        vitorcunha permalink*
        17 Agosto, 2013 18:07

        Sim, o problema da estátua é o terreno onde está. Pertence aos progressistas ateus.

        Gostar

      • Portela Menos 1's avatar
        Portela Menos 1 permalink
        17 Agosto, 2013 18:18

        mas não houve um privado-zinho que oferecesse o seu quintal para colocar a obra d’arte? tá mal 🙂

        Gostar

      • vitorcunha's avatar
        vitorcunha permalink*
        17 Agosto, 2013 18:20

        Lá vai uma, lá vão duas, três cidades a voar; uma é minha, outra é tua, outra de quem a apanhar.

        Gostar

  12. tric's avatar
  13. Portela Menos 1's avatar
    Portela Menos 1 permalink
    17 Agosto, 2013 18:39

    aqui vai um bom exemplo da reforma do estado deles:
    http://sol.sapo.pt/inicio/Sociedade/Interior.aspx?content_id=82494.
    .
    Não tens seguro de saúde? Fala com estes:
    http://www.rtp.pt/noticias/index.php?article=673387&tm=6&layout=122&visual=61

    Gostar

  14. tric's avatar
  15. Trinta e três's avatar
    Trinta e três permalink
    17 Agosto, 2013 19:27

    Começa a ser dificíl perceber o que defende o vitorcunha. Diz-se um arauto do livre mercado, mas propagandeia medidas que pura e simplesmente condicionariam a concorrência, diz-se defensor da iniciativa privada, mas desconfia de iniciativas cívicas; ignora ou finge ignorar que, em todas as épocas, a cultura viveu de mecenas (estatais ou privados). Para cúmulo, compara iniciativas cívicas, com outras de exclusivamente viradas para a tomada do poder (nazis) ou que em nada respondem a necessidades sociais (estátua do cónego). A final de contas, como se define o vitorcunha politicamente?

    Gostar

    • vitorcunha's avatar
      vitorcunha permalink*
      17 Agosto, 2013 19:28

      Defino-me politicamente trinta e quatro.

      Gostar

      • Trinta e três's avatar
        Trinta e três permalink
        17 Agosto, 2013 19:37

        Que se refugia em tiradas irónicas, já sabemos. O resto é que não.

        Gostar

      • vitorcunha's avatar
        vitorcunha permalink*
        17 Agosto, 2013 19:41

        “Sabemos”? Quem é o “nós”?

        Mas é um confessionário? Vamos começar pelos nomes: o meu é Vitor Cunha.

        Gostar

      • Trinta e três's avatar
        Trinta e três permalink
        17 Agosto, 2013 20:19

        Até pode ser o Napoleāo. Mas, o que se discute sāo ideias. Quais sāo as suas?

        Gostar

      • vitorcunha's avatar
        vitorcunha permalink*
        17 Agosto, 2013 20:40

        Ó Trinta e Três, você faz isto de borla?

        Gostar

  16. ti miguel antonio's avatar
    ti miguel antonio permalink
    17 Agosto, 2013 19:29

    continue Victor cunha, a caridade para estes indigentes de esquerda tambem faz parte da doutrina social da igreja. Parabens pela sua capacidade argumentativa e pela sua sabedoria.

    Gostar

    • Fincapé's avatar
      Fincapé permalink
      17 Agosto, 2013 19:44

      Bom humor, essa da doutrina social de igreja. “Estamos” a caminho da social-democracia, Vítor. 🙂

      Gostar

  17. Portela Menos 1's avatar
    Portela Menos 1 permalink
    17 Agosto, 2013 19:34

    o papel do timiguel é bater palmas!
    depois de dar animo a HFM, acarinha vitorcunha 🙂

    Gostar

  18. Portela Menos 1's avatar
    Portela Menos 1 permalink
    17 Agosto, 2013 19:43

    reforma, do estado a que isto chegou!
    http://expresso.sapo.pt/estado-paga-no-privado-o-que-recusa-no-publico=f826252

    Gostar

  19. MJRB's avatar
    17 Agosto, 2013 20:12

    Porra, abrenuncio, vaderetro, que o título deste post parece “obra” duma qualquer seita religiosa !…

    Gostar

  20. MJRB's avatar
    17 Agosto, 2013 20:19

    Podemos esperar sentados por um post no Blasfémias sobre os dinheiros do Estado (via contribuintes !) muito dele dados(!) abusivemante a clubes de futebol e de outras modalidades…
    Não esquecendo fugas ao Fisco, milhões “por baixo da mesa”, mais perdões fiscais !… — o tuga, alarve, contentinho pelo clube adorado, paga. Paga as trafulhices dos dirigentes e, paga impostos.
    Dinheiro para a Cultura, “que se auto-sustente” ; dinheiro para o futebol, “é justo”.

    Gostar

    • Trinta e três's avatar
      Trinta e três permalink
      17 Agosto, 2013 20:37

      Até há quem defenda (sem rir) que os clubes de futebol sāo modelos de gestāo empresarial…

      Gostar

      • MJRB's avatar
        17 Agosto, 2013 20:59

        Sim, sem se rirem, há quem (ainda) os apresente como modelares sociedades…
        E as Finanças assobia para o lado perante imcumprimentos… Com a con ivência da LIga de Futebol e da Federação…
        Presidentes trafulhas coadjuvados por vices igualmente trafulhas e oportunistas caniches para “trabalharem” o poder governamental e financeiro… Não por acaso qualquer políticoseco de meia-tijela (seja do governo ou autarca) ou polícia(!) tem fácil acesso aos camarotes presidenciais… Banditismo “de colarinho branco”…

        Gostar

  21. licas's avatar
    licas permalink
    17 Agosto, 2013 20:41

    Os Clubes também têm que se auto-sustentarem, tal como os Bancos, SENÃO. . .
    É a lei da vida.

    Gostar

    • MJRB's avatar
      17 Agosto, 2013 21:05

      SENÃO, nada nem ninguém os prejudicará ! Os dirigentes das SAD (puníveis pelos Estatutos e pela justiça) passam incólumes perante a justiça e os sócios…
      É um mundo intocável pela justiça, pelas Finanças, pelo governo.

      Na época desportiva transacta, se a Lei da Liga, da FPFutebol fossem cumpridas e se as Finanças quisessem actuar, cinco clubes não podiam participar no campeonato…

      Gostar

  22. gr0uch0marx's avatar
    gr0uch0marx permalink
    17 Agosto, 2013 21:10

    Unsubscribe

    Gostar

  23. MJRB's avatar
    17 Agosto, 2013 21:16

    Caras e caros,
    Não vos respondo mais por hoje, agora vou ali (já atrasado) ouvir e ver o Prince. Boa noite.

    Gostar

  24. Portela Menos 1's avatar
    Portela Menos 1 permalink
    17 Agosto, 2013 22:09

    aproveitem o tempo para comentar porque deve estar por aí a aparecer o “und/ora” 🙂

    Gostar

  25. JDGF's avatar
    JDGF permalink
    17 Agosto, 2013 23:23

    Um post timidamente ‘neo-anarquista‘…
    Só que no meio desta inovadora concepção o cónego é um erro de casting

    Gostar

  26. antonio caeiro's avatar
    antonio caeiro permalink
    18 Agosto, 2013 13:48

    A livre associação de pessoas que é Portugal decide, de quatro em quatro anos (às vezes, menos) que o projecto de Governo que quer para o seu País envolve ajudar e apoiar socialmente através do dinheiro recolhido pelo pagamento de impostos por parte dos que constituem a livre associação de pessoas que é Portugal.

    Se quer fazer parte de Portugal, terá de seguir este modelo livremente decidido pelos seus livres associados. Se não quer estar envolvido nisto, sugiro que saia do País. É que também é livre de não estar associado a Portugal. Ninguém o obriga a cá estar.

    Gostar

    • vitorcunha's avatar
      vitorcunha permalink*
      18 Agosto, 2013 13:51

      Idem. Respeite o governo.

      Gostar

      • antonio caeiro's avatar
        antonio caeiro permalink
        18 Agosto, 2013 14:30

        Não sou eu o terrorista aqui.

        Gostar

      • vitorcunha's avatar
        vitorcunha permalink*
        18 Agosto, 2013 14:33

        Já experimentou mudar o canal?

        Gostar

  27. antonio caeiro's avatar
    antonio caeiro permalink
    18 Agosto, 2013 15:04

    Já. Apareceu a Judite. Voltei para este.

    Gostar

Indigne-se aqui.