Saltar para o conteúdo

IVA dos ginásios, perdão, da restauração

18 Agosto, 2013

Não há nada a fazer: um país de clientelas e políticos dispostos a excepções de benefício de uns em prejuízo dos restantes é um país que merece toda a mediocridade que deseja.

64 comentários leave one →
  1. Fincapé's avatar
    Fincapé permalink
    18 Agosto, 2013 21:36

    Eu também discordo de Seguro. Deveria baixar o imposto dos diamantes e dos Ferrari. Mas o Seguro lembrou-se logo da comida. Coitado, deve andar cheio de fome. 😉

    Gostar

    • economista's avatar
      economista permalink
      18 Agosto, 2013 21:42

      Sabia que o IVA de uma sopa é igual ao de um casaco de vison ???

      Gostar

      • Fincapé's avatar
        Fincapé permalink
        18 Agosto, 2013 21:47

        É a sociedade que temos. Para os nossos génios políticos da direita liberal uma sopa é igual a um vison e um medicamento igual a uma garrafa de uísque.

        Gostar

      • economista's avatar
        economista permalink
        20 Agosto, 2013 00:44

        votos de boa saude

        Gostar

      • André's avatar
        André permalink
        19 Agosto, 2013 07:41

        Mas em vez de se baixar o IVA da sopa, pode-se criar uma taxa de luxo para o casaco de Vison…

        Gostar

      • economista's avatar
        economista permalink
        20 Agosto, 2013 00:33

        ANDRE
        Infelizmente nem todos têm a possibilidade de cozinhar em casa … 23% mais restantes impostos quanto custa a sopa ? E se não tiver qualidade qual é o custo para o já falido SNS ?

        Gostar

  2. economista's avatar
    economista permalink
    18 Agosto, 2013 21:41

    O IVA da restauração e a inexistência do financiamento da economia real , são os melhores espelhos das danosas incompetências de Passos & Cª

    Gostar

  3. Eleutério Viegas's avatar
    Eleutério Viegas permalink
    18 Agosto, 2013 21:48

    Esse “economista” aí acima deve ter sido formado na fornada do palhaço socas na “Indie”… Ó “economista”, quem deixou “isto” nesta miséria foi o mencionado bandalho, capice?

    Quanto a esta pré-ocupação do inseguro, é mais uma lágrima que ele deita por “empresários” que, em vez de buscarem a rentabilidade dos seus negócios, choramingam pelo tempo que já passou… E não volta mais. Nem que o IVA vá a 0%. Nem que tenhamos a desdita de levar com o peiésse outra vez.

    Gostar

    • Fincapé's avatar
      Fincapé permalink
      18 Agosto, 2013 21:54

      “… em vez de buscarem a rentabilidade dos seus negócios…”
      O Eleutério Viegas vê muito filmes sobre a busca do Santo Graal. Mas não percebe os finais em que a relíquia não aparece. 😉

      Gostar

      • Eleutério Viegas's avatar
        Eleutério Viegas permalink
        18 Agosto, 2013 23:28

        Para ti tudo vem do Santo Estado, não é? Deves ser um daqueles com as mesadas da Caixa de “Aposentações” (curiosa palavra)

        Gostar

      • Fincapé's avatar
        Fincapé permalink
        19 Agosto, 2013 00:18

        Ó Eleutério, és mesmo cusco. E muito pouco liberal. Já estavas preparado para criticar as minhas opções individuais. 😉

        Gostar

    • economista's avatar
      economista permalink
      20 Agosto, 2013 00:42

      Eleuterio Viegas
      Argumentum ad hominum
      (o insulto é próprio dos mediocres…)
      E para entrar nesta mediocridade teria que lhe chamar palhaço …
      P.S.
      Quando me licenciei em Economia ainda os duvidosos espermatozoides do vosso Pai estavam nos tomates do vosso simpático Bisavô …

      Gostar

  4. manuel's avatar
    manuel permalink
    18 Agosto, 2013 21:50

    Concordo com tudo o que seja descer impostos. Mas o sr Seguro tem de dizer onde corta no “monstro”, o valor igual à receita perdida ,não podemos orçamentar com base em expectativas de crescimento de emprego,mais descontos para a segurança social,etc. Dou duas ideias ao sr seguro : cortar nas subvenções dos partidos e nas despesas de representação dos dirigentes públicos.Sr Seguro ,mostre que tem tintins para governar.

    Gostar

  5. VM's avatar
    18 Agosto, 2013 21:57

    Concordo consigo. Em termos fiscais, acompanhar uma refeição com sumo(6%), vinho(13%) ou água(23%), faz toda a diferença. O estado devia de ficar fora disto, cada um que pagasse o IVA que quisesse.

    Gostar

  6. MJRB's avatar
    18 Agosto, 2013 22:21

    Este IVA sobre a restauração aniquilou mais uma parte da sociedade tuga.
    Prejudicou o empresariado, estrangulou assalariados, dificultou consumidores. Grande parte dos restaurantes obrigados a encerrar, não mais poderão voltar a laborar.

    O turismo, a gastronomia, as receitas do Estado recentem-se. Mas tudo isto não interessa a estes neoliberais, prova mais uma, o título deste post.
    Para certos governantes, a noção de restaurante é mesas, cadeiras, bife com batatas fritas, peixe e carne mal cozinhados, tintol, bagaço e café. Javarda conclusão.
    (As pessoas, as PME que se phodam, né ?)

    Gostar

    • Fincapé's avatar
      Fincapé permalink
      18 Agosto, 2013 22:32

      A falta de tomates do Passos Coelho e dos seus muchachos não lhes permitiu mandarem barda… os tipos da tróica quando eles cá entraram. Os gajos, habituados a comer em restaurantes chiques, pensavam que em Portugal era tudo assim. Não faziam a mínima ideia que a restauração era o sustento de muitas famílias e que os preços eram acessíveis, permitindo a muitos portugueses almoçarem nos restaurantes, sem grandes custos. Assim, enviaram milhares de famílias e respetivos empregados para a segurança social. E apesar do Gaspar ter confessado o seu fracasso estas aventesmas não alteraram nada. Mantém a comida com taxas iguais aos produtos de luxo.
      Quando se governa sem conhecer a realidade é o que acontece.

      Gostar

      • vitorcunha's avatar
        vitorcunha permalink*
        18 Agosto, 2013 22:37

        Ginásios.

        Gostar

      • Fincapé's avatar
        Fincapé permalink
        18 Agosto, 2013 22:45

        Até me fazia jeito ir ao ginásio. Mas, por um lado, ando preguiçoso; por outro, gosto de vir aqui ajudar o Vítor a ser uma pessoa melhor. Se calhar, deveria ter sido missionário ou coisa assim. 🙂

        Gostar

      • Eleutério Viegas's avatar
        Eleutério Viegas permalink
        18 Agosto, 2013 23:30

        Há uns cursos de cozinha óptimos, que permitem cozinhar em casa e fazer refeições económicas… Para preguiçoso é chato, mas tem que ser…

        Gostar

      • Fincapé's avatar
        Fincapé permalink
        19 Agosto, 2013 00:16

        Ainda consigo comer por 5,50 ou 6,00 euros. Refeições completas. O custo do gasóleo para vir a casa é quase esse. O Eleutério tinha pensado nesta hipótese? Mas já agora diga-me onde existem esses cursos. Quero surpreender a minha companheira. 😉

        Gostar

      • Rui Silva's avatar
        Rui Silva permalink
        19 Agosto, 2013 06:34

        Caro Sr. Fincapé,
        Ainda não lhe ocorreu que levar de casa lhe fica mais barato ?
        RSilva

        Gostar

      • Fincapé's avatar
        Fincapé permalink
        19 Agosto, 2013 12:57

        Caro Sr. Rui Silva.
        Ocorreu.

        Gostar

      • Rui Silva's avatar
        Rui Silva permalink
        19 Agosto, 2013 22:03

        Então se já pensou na solução, porque é que se está a queixar ?

        Gostar

      • ora's avatar
        ora permalink
        19 Agosto, 2013 22:06

        a solução é uma falsa poupança

        pois retira poder distribuitivo ao estado

        e retira valor acrescentado

        logo diminui el PiBe

        maradona

        Gostar

      • ora's avatar
        ora permalink
        19 Agosto, 2013 22:08

        este finca-pé diz ser um portela jovem e ter companheira inda viva

        é tudo snow den’s….

        Gostar

      • Fincapé's avatar
        Fincapé permalink
        20 Agosto, 2013 01:38

        Ao Rui Silva e ao und agradeço a grande preocupação com a minha vida pessoal. O Rui Silva, como excelente liberal que é, quer ajudar-me a não me preocupar com a sociedade e com a ação política do governo, propondo-me soluções, descontração na vida e, talvez, força na verga, coisa com que não necessita de se preocupar; ao und agradeço a tentativa de realização do retrato social sem a qual qualquer cidadão será apenas uma “não inscrição”, de acordo com o filósofo José Gil.
        ———–
        Aos dois renovo os meus agradecimentos e reconheço-vos… idiotas. 😉

        Gostar

    • Me's avatar
      19 Agosto, 2013 01:16

      pois , um dia , depois de só já haver masc e cº das sandes , ainda vamos ouvir o Passos amnésico a dizer, que é preciso recuperar as tascas e restaurantes , a gastronomia e bla bla de que os estranjas gostavam tanto ,, pq o turismo é a salvação de Portugal . a modos de cavaco e agricultura 🙂

      Gostar

  7. Tiradentes's avatar
    Tiradentes permalink
    18 Agosto, 2013 22:27

    E quando se recentem-se ressentem-se mesmo. O engraçado disto é que quando o IVA era mais baixo 99% deste empresariado que agora os anti-liberais defendem não pagava imposto nenhum vendendo por baixo da porta e ninguém se recentia ou ressentia.

    Gostar

    • MJRB's avatar
      18 Agosto, 2013 22:43

      Também corresponde à verdade ! Durante décadas muuiiiiiiitos (!) tipos da restauração obtiveram lucros a partir de facturas não passadas, dinheiro não registado na caixa, dinheiro da venda de cafés metido “ao lado”, etc, etc.

      Mas…este insensível aumento, de facto igual a um vison ou outro objecto de luxo, aniquilou de vez milhares de restaurantes e destroçou vidas…sem futuro laboral e digno.

      Gostar

    • Jorge's avatar
      Jorge permalink
      18 Agosto, 2013 23:38

      Pois, eu, que tenho um restaurante, sei muito bem que o que está a “asfixiar” os restaurantes não é o facto do IVA ter passado de 13 para para 23%.
      O maior problema é que, em paralelo com o aumento do IVA, aumentou o “cerco” das Finanças e está muito mais difícil de fazer o que faziam antes, que era apropriarem-se do valor de IVA que os clientes pagavam e que não o declarar às Finanças.

      Gostar

      • Fincapé's avatar
        Fincapé permalink
        19 Agosto, 2013 00:12

        O que o Jorge está então a dizer é que o problema não foi o IVA passar de 13% para 23%, mas sim passar de 0% para 23% para os empresários da restauração?

        Gostar

      • Portela Menos 1's avatar
        Portela Menos 1 permalink
        19 Agosto, 2013 01:02

        pagar impostos e morrer, as últimas coisas a fazer 🙂

        Gostar

      • Tiradentes's avatar
        Tiradentes permalink
        19 Agosto, 2013 09:28

        O problema é muitas vezes nem sequer saber ler. Então o “cerco fiscal” referido pelo Jorge é o aumento? Ou será o sistema de registo e envio informatico da actividade? Aumentar de 0 para 23 nunca teria efeito se não fosse isso e por si só nunca seria referido como cerco..Eu sei que na novilíngua tudo pode ser considerado mas ainda não está no dicionário dela o sinónimo de aumento= cerco.

        Gostar

      • Fincapé's avatar
        Fincapé permalink
        19 Agosto, 2013 12:59

        Ó Tiradentes,
        Você anda des-humorado de todo, homem! 😉

        Gostar

    • JCA's avatar
      JCA permalink
      19 Agosto, 2013 03:18

      “O engraçado disto é que quando o IVA era mais baixo 99% deste empresariado que agora os anti-liberais defendem não pagava imposto nenhum vendendo por baixo da porta e ninguém se recentia ou ressentia.”
      .
      Engraçado, quiçá o trágico, é que a LUCRATIVIDADE do Tecido Economico Português, a tal de COMPETITIVIDADE MUNDIAL PORTUGUESA inovação e apregoada Cª Lda é mesmo essa,
      .
      para esse tipo de Empresas em Portugal, tal a carga fiscal, só como diz e o realismo tiga assimila e funciona de acordo para gerar riqueza.
      .
      Quando paranoicamente perseguem isso têm o resultado final e certo: nenhum ddesses ‘bandidos’ que om o IVA mais baixo e fugia aos impostos ficou rico quando aessa mesma carga fiscal os obrigou a falir ou a fechar a tenda. Foram ingénuos burros por acreditarem que viviam num País que já era Mundo, ou mais perto Europa.
      .
      Apenas um discorrer teórico, ‘intelectual tuga’. Nada mais.
      .
      Enquanto Portugal não for um TECIDO ECONOMICO LUCRATIVO bem podem ladrar e tecer loas com tretas de ‘aumentos de exportações’ etc e tal. É sempre a aterrar ou a borregar aterragens.
      .
      Estou a falar não em termos marxistas, mas CAPITALISMO PURO.

      Gostar

      • Tiradentes's avatar
        Tiradentes permalink
        19 Agosto, 2013 09:34

        Muito bem…então é apologista que se possa cobrar ao consumidor o imposto e depois não o entregar ao estado que é exactamente o que a grande maioria desses empresários fazia. Mas se eram “capitalistas puros” e portanto avessos à taxação para o estado porque será que o cobravam?
        É claro que concordo consigo que a perseguição fiscal em tudo que mexe vai enterrar os sistemas económicos ocidentais que por muito que lhe chamem capitalistas já o deixaram de ser faz muito tempo, passando a ser socialistas por isso mesmo. Cada traque é taxado para “redistribuição de riqueza” e “custos sociais “.

        Gostar

      • JCA's avatar
        JCA permalink
        19 Agosto, 2013 22:13

        .
        Fincapé, quem recebe lucros empresariais de contratos com o Estado ou vencimentos pagos com o dinheiro dos impostos doutros que não recebem lucros empresariais de contratos com Estado nem ordenado dos impostos que pagam,
        ,
        fica muito mal na fotografia que retrata. É que não pagam impostos nenhuns liquidos, dinheiro vivo, devolvem uma pequena parte do recebem integralmente dos impostos para impostos.
        .
        Naturalmente pessoalmente não têm culpa nenhuma, o responsavel é quem fez o ‘sistema’ ao qual se candidataram como qualquer um faria.
        .
        Mas daí ao seu discurso que atento como de boa fé vai a diferença da noite para o dia….
        .
        Apesar de tudo haja decoro e bom senso pois toda a gente percebe o resultado final do tal ‘sistema’ e como se está a teimar aguentá-lo à boleia da tal coisa da ‘crise e austeridade’ tão ingénua são as propostas.
        .
        Tenho pena. Se não querem pelo menos podiam ser mais inteligentes. Até ao fim do ano vem a conta …. É o que parece, sugere e surge.
        .
        Se não é explique-se melhor para ficarmos todos mais tranquilos. Ou também acredita que a Óropa vem cá manter a coisa ??
        .
        Admiro-o.
        .

        Gostar

      • JCA's avatar
        JCA permalink
        20 Agosto, 2013 14:43

        .
        Não, pelo contrário. Se o Consumidor paga o IVA propriedade do Estado a estupidez é o Estado arranjar o intermediario produtor para lhe cobrar os impostos. Até tem uma certa dose de ‘chico-espertismo’ arranjamos aí uns gajos que colectam impostis por nés e não lhe pagamos nada.
        .
        Oh meu amigo é simples o que o Consumidor paga para o estado deve ser no mesmo momento creditado na conta bancaria do Estado.
        .
        E não me venha com dificuldades, qualquer programador mediano sabe como transformar o programa de faturação unico, ou o proprio Multibanco, para o cacau que você paga na fatura do ‘maldito empresario ora cobrador de impostos’, cair logo na conta bancaria do estado.
        .
        Mas claro nesta Tugalandia de se embasbacarem uns aos outros, os gajos que programarem uma ‘cagada’ destas de lana caprina no dia seguinte estão na 1ª pagina dos jornais como ‘génios’, “primeiros no mundo” e tal e coisa, couves cozidas.
        .
        Por isso não tenha sonhos, assente os pés no chão. Como ora não vai a lado nenhum. Os ‘Oropas’ não são os dos ‘brasis e africas’. Também lá andaram e sabem-na toda, muito mais que os Tugas que no lavar dos cestos (‘globalmente’) foram os convencidissimos grandes otários a lamber feridas com uma merda que chamam ‘saudades’. É só ler a nossa História e as dos outros
        .
        Pois é, mas acabava-se essa mama demagogica dos ‘empresarios são uns ladrões’ ou a tal ‘mina de corrupção’ com balcoes de vão de escada alimentada pela tal coisa que toda a gente sabe:
        .
        -criar dificuldades (leis e regulamentos e Cª Lda) para vendermos facilidades à parolada tuga.
        .
        -os de baixo roubem com a ponta da pistola, os de cima com a ponta da caneta.
        .
        .
        Assim sendo, tá tudo numa boa. Resta saber, quem paga a conta ? Nonguém quere pagar. O otário que se deixe ficar para ultimo é o otário que fica com as culpas, sem saber ler nem escrever.
        .
        Não estou revoltado. São opções como outras quaisquer.
        .

        Gostar

    • André's avatar
      André permalink
      19 Agosto, 2013 07:45

      E não se esqueça que muitas vezes nós pagávamos os preços com IVA incluído, ainda que o IVA nunca chegasse ao Estado.

      Gostar

      • JCA's avatar
        JCA permalink
        19 Agosto, 2013 22:20

        .
        Isso é outra questão. Em qualquer País minimamente organizado todo o IVA chega ao Estado sem ser preciso a paranoia da perseguição tão tuga. Não sabe como ? Se quizer explico-lhe. É simples e sem tanta treta.
        .

        Gostar

      • JCA's avatar
        JCA permalink
        19 Agosto, 2013 22:29

        .
        Pois é, impera mais a àrea do legislar dificuldades para se poder vender facilidades. A receita para o Estado afinal fuck it.
        .
        E não se surpreenda porque não estou a dar novidade nenhuma. Qualquer Português sabe. É claro depois vem a bola de neve, a revolta pacifica tão manhosa como os manhosos que a originaram.
        .
        Sim de facto, não se sai daqui, do mais do mesmo. Salvo se ameaçarem com a ocupação dos portos como em principios do sec XX porque por dentro e cá dentro é a sudade, o sempre mais do mesmo. Mas já não há brasis nem africas ….
        .

        Gostar

  8. Tiradentes's avatar
    Tiradentes permalink
    18 Agosto, 2013 22:29

    Depois o IVA a 23% é como as portagens no Al-garbe que o ia tornar um deserto. Nem um turista iria jamais para o dito cujo . Surpreendentemente está cheio de IVA, ops portagens.

    Gostar

    • André's avatar
      André permalink
      19 Agosto, 2013 07:46

      E acidentes na n.125…

      Gostar

      • Tiradentes's avatar
        Tiradentes permalink
        19 Agosto, 2013 09:22

        a sinistralidade não tem diminuido? andam a mentir-nos? Os acidentes na 125 superam todas as médias nacionais e aumentam a diminuição …ora essa

        Gostar

      • André's avatar
        André permalink
        19 Agosto, 2013 09:36

        Vamos fazer um exercício fácil de estatística. Há duas estradas, cada uma tinha 50 acidentes por ano. No ano seguinte, uma passa a ter 30 e a outra 60. Há uma redução da sinistralidade, ainda que numa das estradas a sinistralidade esteja a aumentar.

        Gostar

      • Tiradentes's avatar
        Tiradentes permalink
        19 Agosto, 2013 12:33

        ora ora estatistica descritiva a estas horas.Está a aumentar em relação a quê?de quando não havia viaturas a circular nela ? ai aumenta aumenta, não tenha dúvidas nenhumas. Mas o conceito de taxa e de proporcionalidade não foi-lhe dado nessa cadeira de estatística?
        É caso para dizer que numa ilha deserta não morre ninguém portanto a taxa de mortalidade é zero.

        Gostar

      • André's avatar
        André permalink
        19 Agosto, 2013 13:19

        Chegou mesmo onde eu queria que chegasse.
        A ver se eu percebi o seu raciocínio, temos duas estradas que servem a mesma população, uma bastante mais segura do que a outra. Ambas são gratuitas.
        Por decisão governamental, a estrada mais segura passa a ser paga, o que faz com que grande parte da população passe a usar a via mais insegura, ainda gratuita. Assim, a via mais insegura acaba por ter bastante mais acidentes.
        No seu raciocínio, defende que mais acidentes se deve a um maior nível de tráfego na estrada, não tenho nada contra. Agora, se for analisar o tráfego total na região, verá que a medida só conseguiu aumentar o número de acidentes com a mesma população.
        Tendo em conta que a estrada mais segura passou a ser paga para diminuir a despesa do Estado (e aqui já não estou a falar de estatística), podemos concluir que a medida surtiu apenas efeitos negativos. O Estado gastou dinheiro na instalação de pórticos (que as portagens não conseguem compensar), o Estado gasta mais dinheiro na vigilância da estrada menos segura, o Estado gasta mais dinheiro em serviços de emergência quando há acidentes (e nós sabemos que há mais acidentes naquela estrada), logo, o Estado gasta mais dinheiro. Aqui está a gestão custos/benefícios que até um aluno de secundário consegue fazer que o Estado não se deu ao trabalho de pensar.
        Visto que os defensores da diminuição da despesa pública gostam tanto daquele exemplo da dona de casa que não tem dinheiro, eu deixo aqui uma frase típica das donas de casa: o barato sai caro.

        Gostar

      • vitorcunha's avatar
        vitorcunha permalink*
        19 Agosto, 2013 13:20

        O André resolvia isso tudo nacionalizando as concessões das estradas que, de facto, as pagaram.

        Como um vulgar ladrão de carteiras.

        Gostar

      • Fincapé's avatar
        Fincapé permalink
        19 Agosto, 2013 13:49

        Os acidentes ajudam o PIB a crescer. Ou pelo menos a não descer tanto. 😉
        Eu não sou muito contra as portagens nas SCUT, porque só uso em passeio. Não me queixo disso.
        Queixo-me, sim, do “negócio” que elas proporcionaram àqueles que os nossos “liberais” defendem com unhas e dentes. 😉

        Gostar

      • vitorcunha's avatar
        vitorcunha permalink*
        19 Agosto, 2013 13:50

        Cravinho, esse liberal.
        Reparou na falácia do vidro partido?

        Gostar

      • Fincapé's avatar
        Fincapé permalink
        19 Agosto, 2013 14:03

        Falácia do vidro partido? Não reparei. Provavelmente, perdeu-se no meio das outras. Ainda por cima com o país escaqueirado como quer que repare num simples vidro. 😉

        Gostar

      • André's avatar
        André permalink
        19 Agosto, 2013 17:17

        O problema podia ser resolvido de várias maneiras, mas as concessões são um bocadinho estúpidas, quando pensamos que grande parte das SCUT foram construídas com fundos comunitários, ou seja, o dinheiro não foi gasto pelo Estado Português, mas pela UE. No mínimo é indecente (no máximo ilegal) que empresas privadas retirem lucros de infraestruturas pagas por instituições internacionais.

        Gostar

      • vitorcunha's avatar
        vitorcunha permalink*
        19 Agosto, 2013 17:19

        Fundos comunitários = uma espécie de teta mágica que produz leite mesmo sem comer ervinha. É isso?

        Gostar

  9. MJRB's avatar
    18 Agosto, 2013 22:52

    Ainda há quem pense que os usufruidores dos ginásios são semelhantes a javardos que exibem a pança depois dum manjar, que são só tipos e tipas que trabalham o corpo para o exibir. E qual o problema, se a motivação de todos fosse só essa ?
    Para certa gente, nos ginásios não há pessoas que recuperam de lesões, de problemas de saúde, que querem manter uma saúde regular, etc., etc…

    Gostar

  10. Portela Menos 1's avatar
    Portela Menos 1 permalink
    18 Agosto, 2013 23:15

    estou confuso; este post não era para ser sobre a baixa de IRC para o PSI20? Ou seria sobre a diminuição dos rendimentos do trabalho?

    Gostar

  11. johnas's avatar
    johnas permalink
    18 Agosto, 2013 23:53

    Mas,
    http://rr.sapo.pt/informacao_detalhe.aspx?fid=27&did=118666

    mother of god,
    é claro, é justo !

    Gostar

  12. MJRB's avatar
    18 Agosto, 2013 23:53

    Eleutério,

    Uma quantidade enorme de clientes almoçam e não jantam em restaurantes. Porquê ? Porque trabalham longe de casa e não têm por isso, diaponibilidades várias (tempo, desgaste físico e pricológico, transporte ou dinheiro para a gasolina ou gasóleo…) para irem a casa fazer ou aquecer comer.

    Gostar

  13. javitudo's avatar
    javitudo permalink
    19 Agosto, 2013 00:19

    Eu gosto muito do seguro, quando o seguro mandar já posso ir ao restaurante todos os meses comer à vontade.
    Com o seguro a nossa vida vai ser linda a valer.
    As pessoas não deviam ter dúvidas sobre o homenzinho porque ele é bem intencionado.
    Ainda temos a segurança de que se ele borregar lá estará um velhinho para o repreender.
    Pode fazer algumas tolices de início, mas acabará por aprender.

    Gostar

  14. atento's avatar
    atento permalink
    19 Agosto, 2013 02:07

    Digam-me quais são os países da Europa em que a taxa normal de iva é aplicada na restauração?

    Gostar

  15. JCA's avatar
    JCA permalink
    19 Agosto, 2013 03:31

    .
    Um País tão confuso que tanto se confudem a si proprios, embrulhado em tanta confusão inenarravel e tão simples por 10 milhões de habitantes serem metade duma cidade como S Paulo, Toquio, Cidade do Mexico, Nova Iorque etc,
    .
    sem isto não se resolve nem internamente nem a nivel iberico nem Europeu nem Africano nem Mundial mas continua a marrar no absurdo pela mão dalguns dos seus ‘sacerdotes’ construtores de castelos de areia teóricos:
    .
    ..
    -APROVAÇÃO PELA AR e EVENTUAL INCLUSÃO POSTERIOR NA CONSTITUIÇÃO (embora não necessária):
    .
    1) RACIO máximo PIB/Carga Fiscal.
    .
    2) RACIO máximo PIB/Despesas do Estado (*)
    .
    (*) Provocadora da Reforma séria da estrutura de Governança, da Burocracia Publica e do Orçamento Geral do Estado. A ultrapassagem destes racios só viabilizada por 2/3 ou 3/ 4 de votos da AR.
    .
    -BANCA EM PORTUGAL e GARANTIA DOS DINHEIRO DOS DEPOSITANTES:
    .
    3) SEPARAÇÂO ABSOLUTA da Banca Comercial de quaisquer actividades especulativas nomeadamente Sociedades de Investimentos Financeiros ou Hedge Funds, para protecção absoluta das Poupanças e Dinheiro dos Depositantes para regresso da confiança nos Bancos.
    .
    4) TAXA PARA GARANTIAS BANCÁRIAS calculada sobre todos os negócios e receitas da Banca robustecendo financeiramente o Fundo de Garantias Bancárias para devolver a qualquer momento os Depósitos dos Cidadãos, Empresas e Entidades Publicas que confiaram no Banco que ficou inviabilizado, faliu ou fechou.
    .
    .
    -IMPOSTOS E FISCALIDADE:
    .
    5) ABOLIÇÃO de todos os Impostos substituindo-os por um único: INU – Imposto Nacional Único colectado sobre tudo o comprado e facturado dentro de Portugal (**)
    .
    (**) Pagamento dos Ordenados Brutos aos Empregados pelas Entidades Patronais.
    .
    6) AMNISTIA Fiscal para estancar o estado de falência do Tecido Económico Nacional e a insolvência dos Cidadãos, já praticado antes e depois do 25 de Abril.
    .
    .
    -SEGURANÇA SOCIAL:
    .
    7) ABOLIÇÃO dos Descontos mensais de Empregadores e Empregados substituindo-os pelo IUSS – Imposto Único de Segurança Social colectado sobre tudo o comprado e facturado dentro de Portugal (***)
    .
    (***) Pagamento dos Ordenado Brutos a todos os Empregados pelas Entidades Patronais.
    .
    8) Instauração da PENSAO NACIONAL UNICA, igual a 2 ou 3 vezes o SMN-Salario Mínimo Nacional, universal e igual para todos os Reformados Portugueses (****)
    .
    9) Criação do Fundo Nacional de REFORÇO DA PENSÃO NACIONAL UNICA, gerido pelo Estado, para quem queira depositar mensalmente um valor incerto a qualquer momento para assegurar um reforço publico do valor mensal da Pensão Nacional Única atingida a idade de reforma até ao falecimento (****)
    .
    (****) Na transição do velho para o novo Sistema, passariam para o Fundo de Reforço da Pensão Única, os valores já descontados por Empregados e Empregadores correspondentes à diferença entre o valor da Pensão Única e a Pensão em vigor no momento da Inscrição na Segurança Social
    .
    .
    -MEDIDAS ADICIONAIS PARA REFORÇO DA SUSTENTAÇÂO DOS DIREITOS CIVILIZACIONAIS IRREVERSIVEIS DOS PORTUGUESES na Civilização Europeia avançada no Mundo:
    .
    a) BAIXAR A IDADE DE REFORMA PARA cerca de 55 ANOS para desempastelar POSTOS DE TRABALHO PARA OS JOVENS, NOVOS LICENCEADOSe DESEMPREGADOS: admissão obrigatória de jovens ou desempregados até ao limite do ordenado que o reformado auferia.
    .
    b) Libertar os Encarregados de Educação, CHEQUE-EDUCAÇÃO de valor fixo e único como instrumento de racionalização da Despesa Publica para o Estado: cada um endossa-o depois à Escola com vagas que LIVREMENTE escolha para os filhos seja publica, privada ou cooperativa
    .
    c) SAÚDE, reactivação de todos os Postos de Saúde e Equipamentos abandonados, recrutamento médicos estrangeiros com novo contrato de trabalho diferente dos actuais, receituário obrigatório por principio activo, e se necessário eventual reactivação dos Laboratórios Farmacêuticos do Estado (exº antigos Laboratorios Militares), acabar com modelos de ‘capitalismo selvagem’ que ocasionalmente existam no direito civilizacional da Saúde a todos.

    Gostar

  16. Piscoiso's avatar
    19 Agosto, 2013 09:44

    Aparentemente para o articulista, não interessa a medida mas quem a toma.
    Se fosse Coelho a aventá-la já ficaria satisfeito, pois a lagosta suada ficava mais barata.

    Gostar

    • vitorcunha's avatar
      vitorcunha permalink*
      19 Agosto, 2013 10:04

      O Piscoiso quer que o governo se mantenha ou quer eleições já? Admito que não tenho visto TV ao Domingo.

      Gostar

      • Piscoiso's avatar
        19 Agosto, 2013 12:04

        Vi o Benfica perder, o que deu gozo.
        Quanto às eleições, gosto muito.
        Não perco nenhuma das misses.

        Gostar

  17. Z's avatar
    19 Agosto, 2013 09:48

    Não percebo o porquê deste problema do IVA na restauração.
    Eles, de qualquer forma, não o pagam…

    Gostar

Indigne-se aqui.