Saltar para o conteúdo

Contradições

27 Agosto, 2013

A morte de António Borges levou a que mais uma vez caísse a máscara àquela turba que vive a achar-se moralmente superior aos outros. Naquele universo meio aloucado onde vivem e onde a humanidade se divide em pessoas boas que são aquelas que pensam como eles e que por isso são cheias de qualidades morais e intelectuais e os outros, os maus, que só querem fazer mal ao mundo e  que tudo o que têm foi roubado há um dogma que não deixa de me surpreender: o de que os hospitais públicos são péssimos. Porque eles, os bons, se tivessem dinheiro iam como ricos para os hospitais privados onde se dão os medicamentos devidos às pessoas e e existem equipamentos excelentes. Por razões umas muito boas e outras muito más tive alguma convivência com o SNS em 2012. Da gestão, organização, horários, desperdícios… não sei. No que respeita  ao tratamento dos doentes foram inexcedíveis  quer nos tratamentos quer na atenção Em nenhum dos casos se teria feito outra opção que não fosse a daqueles estabelecimentos hospitalares públicos.  Politicamente acho que as pessoas devem poder escolher.  E devem poder escolher se o Estado lhes paga o tratamento no público ou no privado. Mas esse imaginário dos hospitais privados como uns locais cheios de qualidades versus uns hospitais públicos que parecem saídos de um cenário de Dickens é um retrato falso e perigoso. Tão falso e perigoso quanto achar-se as pessoas que falam muito de trabalhadores e de pobreza defendem mais os trabalhadores e os pobres do que aqueles que falam de mercado e de produção de riqueza.

6 comentários leave one →
  1. 27 Agosto, 2013 11:11

    Excelente post.
    É suma verdade que os hospitais públicos são bons.
    Já eram antes do 25 de Abril e eu tenho, infelizmente, prova disso, pelo excelente tratamento que me ministraram em Fevereiro e Março de 1974 na sequência de uma queda de bicicleta, muito complicada que me trouxe de Portel até ao S.José.
    Mais até, os hospitais privados tratam até ao momento em que a pessoa tem de ser transferida para os hospitais públicos.
    Ou porque acabou o dinheiro para tratamento privado, ou porque os meios públicos são os mais adequados.
    É bom ter hospitais privados , mas o SNS é vital.

    Gostar

    • manuel permalink
      27 Agosto, 2013 11:49

      Concordo consigo . Já lá fui tratado e é excelente . O Ministro está a tentar acabar com a roubalheira (horas extraordinárias/não necessárias ou não feitas,desvio de material,roubalheira ,má gestão ,etc. Se conseguir poderemos ter SNS por muito menos custo.

      Gostar

  2. atom permalink
    27 Agosto, 2013 11:41

    Um “génio” em Portugal… Mas que trabalho científico e de investigação original publicou? Qual o reconhecimento científico que granjeou na comunidade científica internacional da sua área de formação? Quais os prémios que recebeu internacionalmente pela sua atividade de investigação?
    Em Portugal o título de “génio” é atribuído por um grupo de figuras da mesma área que esperam também idêntico por idêntico título atribuído em circuito fechado. Assim quando desaparece um “génio” vemos todos os outros “génios” a despedirem-se a proclamar a condição de “génio” do desaparecido, na esperança de quando também eles desaparecerem os proclamem também “génios”. Até a comunicação social colabora com a miragem de “centenas de pessoas” a despedirem-se do “génio”, na esperança de que o país veja essa miragem…

    Gostar

  3. Fincapé permalink
    27 Agosto, 2013 12:43

    Para finalmente elogiar serviços públicos, neste caso da saúde, a Helena poderia ter ido diretamente ao assunto. Se assim fosse, eu concordaria 100%. Assim, concordo 100% menos um pedacinho. 😉

    Gostar

  4. Miucha permalink
    27 Agosto, 2013 17:04

    Vou particularizar e particularizando concordo consigo: estive no hospital público há 2 meses atrás, numa 1ª fase durante 5 dias e passada uma semana outros 2. Fui tratada excelentemente por médicos e enfermeiros. De tal forma que quando sai, das 2 vezes, senti-me na obrigação de o dizer pessoalmente e agradecer aos responsáveis de serviço. O SNS é muito caro? Provavelmente, mas péssimo não é de certeza.

    Gostar

  5. Pinheiro permalink
    27 Agosto, 2013 23:18

    A propósito de hospitais públicos versus hospitais privados creio que vale a pena ler este post.

    Das desigualdades da morte.

    Gostar

Indigne-se aqui.