Saltar para o conteúdo

eu chamar-lhe-ia socialismo

27 Agosto, 2013
by

O Professor Adriano Moreira, um homem frequentemente ponderado e sensato em questões de política internacional, parece não ter perdido os antigos traumas e fantasmas de António de Oliveira Salazar a respeito do liberalismo. Salazar não estimava o liberalismo jacobino republicano português por razões de proximidade histórica e antagonismo evidentes, nem a tradição liberal democrática inglesa por isso mesmo, por ser democrática. Já o Professor Adriano Moreira não aprecia esta “Europa liberal”, em que ele afiança que vivemos, e que terá sido, segundo ele, causadora de “desemprego, espoliação fiscal, quebra de serviços públicos e da credibilidade dos agentes”. O Professor Adriano Moreira acha que todas estas desgraças foram culpa do “liberalismo, sem ética, sem regras”, ou seja, do mercado, da propriedade privada, da liberdade individual, em suma, da falta de governos europeus fortes, interventores e politicamente dirigistas. Ou o Professor Adriano Moreira não viveu nos últimos cinquenta anos na Europa, ou precisa urgentemente de rever alguns conceitos elementares.

29 comentários leave one →
  1. manuel caçoilo permalink
    27 Agosto, 2013 05:28

    Alguém tem que rever alguns conceitos elementares e revisitar a realidade europeia do pós-guerra, mas não me parece que tenha que ser o Prof. Adriano Moreira.

    Gostar

  2. manuel caçoilo permalink
    27 Agosto, 2013 05:32

    Já agora acrescentarei que esse vezo anti-salazarista parece maleita de cristão-novo.

    Gostar

  3. Portela Menos 1 permalink
    27 Agosto, 2013 06:49

    Excluindo o que chamou ignorante aos empresarios acerca da tsu – fora os boys radicais do blasfemis/insurgente – nao consta que Mexia, Ulrich, Carrapatoso ou Borbon se andem por aí a queixar destes 27 meses de ajustamento socialista-comunista-bloquista…

    Gostar

  4. André permalink
    27 Agosto, 2013 08:16

    Há um ponto interessante neste texto, com que então o socialismo é o causador da “quebra de serviços públicos”? Muito interessante… E eu que pensava que era o liberalismo que não queria serviços públicos. Quanto ao desemprego, sai muito mais barato produzir na China do que na Europa, por isso é normal que os empresários deslocalizem as empresas. É claro que me poderia dizer que se os salários fossem mais baixos na Europa, os empresários mantinham-se cá. Só uma questão, depois quem é que consumia? Com um salário ao nível chinês consome-se uma taça de arroz por dia e já é muito. É claro que o mercado também pode tomar contado processo, ao fim de umas décadas os empresários já pagavam altos salários, mas quantas pessoas morreriam no processo? Afinal, também não podia haver impostos nem serviços públicos para que as pessoas se pudessem manter vivas… É a tal coisa, o liberalismo pensa em tudo, só se esquece que para haver economia convém haver consumidores (de preferência vivos).

    Gostar

    • neotonto permalink
      27 Agosto, 2013 11:32

      Só uma questão, depois quem é que consumia?
      .

      Em questao de liberalismos também há as suas diversas tendencias.
      Há o liberalismo americano o afroliberalismo e para terminar temos o afroamericano. Sempre ao gosto do consumidor final…

      Gostar

    • rui a. permalink*
      27 Agosto, 2013 13:06

      Essa é, de facto, uma excelente ironia: os tais serviços públicos que o liberalismo não estima, por aí além, terem-se eclipsado em resultado das políticas que os pretendiam promover. É fantástico, não é? Por que terá acontecido? Acha mesmo que foram os sinistros ‘mercados» que deram cabo deles, ou será que não se pagaram impostos suficinetes, nas últimas décadas, para que eles pudessem ser serviços decentes, nas mãos de gestores competentes? Continuamos sem perceber o que nos aconteceu e o que aconteceu a Portugal, não é?

      Gostar

      • André permalink
        27 Agosto, 2013 13:13

        Conhece a minha opinião sobre permanência e excesso de burocracia que destrói as possibilidades de trabalhar nos serviços públicos. Curiosamente essa burocracia sempre foi aumentada pela direita no poder. Provavelmente são só coincidências…

        Gostar

    • rui a. permalink*
      27 Agosto, 2013 13:27

      Desculpe lá, mas essa da «burocracia», sem mais, não é resposta. Desde logo, lhe poderá ser colocada a seguinte pergunta: por que razão cresce a burocracia? E por que razão nenhum governo a detém. Pense lá um pouco mais em profundidade neste assunto, e verá que as conclusões a que chegará o surpreenderão. lembre-se das famosas palavras da antiga ministra socialista da cultura Ana Canavilhas…

      Gostar

      • André permalink
        27 Agosto, 2013 15:30

        Por que razão cresce a burocracia? Quanto mais secretarias houver, mais postos de emprego para os amigos e camaradas do partido (seja a nível nacional como a nível local) existem. Haver muita burocracia é uma forma simples de alimentar a máquina partidária que assegura o poder dos sucessivos governos, pelo que responder a esse problema não está (nem pode estar) nas agendas dos partidos. Assim, não é de estranhar a fantochada do Simplex, ou se quisermos tempos mais remotos, a grande máquina burocrática de Barroso (e Santana Lopes, mas considero o mesmo governo), Guterres e Cavaco (estes últimos dois eram mestres na arte de encher com papelada para que as pessoas nem tivessem tempo de pensar). Mais recentemente temos os requerimentos que o Ministério das Finanças devia querer que se fizesse para comprar lápis quando as contas estavam congeladas. Aliás, até iam ser feitas contratações nas finanças.

        Gostar

  5. manuel permalink
    27 Agosto, 2013 08:25

    Se a regulação e a justiça funcionassem o liberalismo podia existir. Nesta cleptocracia pseudo-repúblicana o estado não funciona é corrupto e polariza assimetrias e uma distribuição de riqueza desigual ,ou seja,tira ao sector produtivo para o sector rentista e financeiro ,este ,parasita a sociedade. No meu entender ,mais uma vez na sua vida ,Adriano Moreira tem razão como teve no Estado Novo e saiu em conflito com Venâncio Deslandes ,Salazar não teve força suficiente para vergar os seus ultras.

    Gostar

  6. Monti permalink
    27 Agosto, 2013 08:30

    «O Professor Adriano Moreira acha que…»
    Fico realmente passado, coisa que já não devia ficar há anos.
    Como é possível, vindo de uma mente brilhante como a de AM?
    Ele acha que é disto que se está a passar?
    Nada a dizer, sobre o que se passou nas duas últimas décadas:
    Das auto-routes à TTT e TGV pelo caminho?
    Dos novos templos sociais, Shopings e Estádios?
    PS: a primeira amostra do monstro cavaquista, estava ontem quase totalmente encerrado.
    As bilheteiras a funcionar, de 15 a 31 de Agosto.
    O resto, passeios habituais de nacionais e turistas estrangeiros, fechado.
    O magnífico CC de Belém.

    Gostar

  7. Jorge Araujo permalink
    27 Agosto, 2013 08:54

    Enfim, bem haja Adriano, dos poucos bem despertos. o resto é quase tudo papagaios

    Gostar

  8. Tony permalink
    27 Agosto, 2013 09:06

    você é desonesto intelectualmente tenta distorcer manipular não foi nada disso que o homem disse as suas interpretações são como você alienadas

    Gostar

  9. 27 Agosto, 2013 09:20

    Há uma parte do texto em causa que respigo:
    … a única censura é não ter a capacidade de o reconhecer. Porque a falta dessa capacidade coloca então em perigo, não apenas discutir o liberalismo, mas o respeito pela legalidade “derrubada por uma fonte de caudal abundante”, que não respeita as manifestações legais de reprovação, de queixa, de infelicidade acumulada, de futuro perdido.
    Parece haver efectivamente uma certa incapacidade de auto-crítica para reconhecer os erros, bem expressa na frase cavaquista “nunca tenho dúvidas e raramente me engano”.
    Amen.

    Gostar

  10. YHWH permalink
    27 Agosto, 2013 09:27

    Triste figura a do anão insuflado na tentativa de se altear ao nível de um gigante da inteligência e da sabedoria.

    Gostar

  11. 1berto permalink
    27 Agosto, 2013 10:07

    AM fala em liberalismo “sem ética e sem regras” pressupondo que existe um liberalismo “com ética e com regras”. Se o Rui A. discorda desta premissa é porque para si a definição de liberalismo é o salve-se quem puder, que se lixem as regras e a ética. Mas o que mais me faz rir é a insistência sistemática nas culpas do “socialismo”. Sugiro ao Rui A., cujas argumentações aprecio embora discorde na maioria das vezes, que tenha mais cuidado com o que escreve e que se informe bem sobre o que na verdade é o socialismo, que não tem nada a ver com a amálgama purulenta do PS, PSD e CDS que levaram o país a este estado que só na cabecinha de algumas alimárias é que se confunde com “socialismo”. Acho que o Rui A. não pertence nem merece pertencer a esse clube.

    Gostar

  12. helenafmatos permalink
    27 Agosto, 2013 10:53

    Na verdade muito daquilo que o professor Adriano Moreira escreve e diz insere-se na linha de pensamento do salazarismo. E frequentemente aquilo que a esquerda mais aprecia nas palavras de Adriano Moreira são precisamente as linhas em que o antigo ministro de Salazar praticamente o cita

    Gostar

    • manuel permalink
      27 Agosto, 2013 12:03

      Dra helena: AM tem conceito estragégico e pensa com conceitos estruturados de um país com quase mil anos e que ele projecta para mais mil. Hoje ,não temos o analfabetismo da 1ª república (80%) mas a população iletrada não deve andar longe.Começa nos actuais governantes e também na esquerda ganzada de plástico.

      Gostar

    • 27 Agosto, 2013 12:04

      Não se importa de especificar o que Adriano Moreira, no seu texto, praticamente cita Salazar?
      Na última frase até se expõe como europeísta, coisa que Salazar nunca foi, apesar dos amores com uma francesa.

      Gostar

    • manuel caçoilo permalink
      27 Agosto, 2013 17:44

      Logo,srª Matos, Salazar era um esquerdista do caraças, né?

      Gostar

  13. Rodrigo Castelo permalink
    27 Agosto, 2013 10:54

    Talvez se trate,, tão só , de um respaldo de amor paternal…

    Gostar

  14. M.Almeida permalink
    27 Agosto, 2013 11:14

    Adriano Moreira: Um socialista, amigo de socialistas aliás, muito próximo! Não tenho a menor dúvida. O Estado-Pai foi um malzinho do antigo regime a que este senhor pertenceu. Afinal o socialismo que reinou na Europa nos últimos 50 anos para este senhor não foi o que devatou a europa economicamente, foi o liberalismo destes escassos últimos anos em que a Europa tenta recompor o descalabro a que nos conduziu o socialismo e o excesso de Estado na economia. Com esta conversa, mais uma vez, este senhor está mais próximo de Mário Soares e do seu pensamento do que de um suposto partido conservador de que foi fundador. Talvez por isso e por sabermos as “afinidades” de PP com os socialistas este senhor é seu conselheiro pessoal. Talvez!

    Gostar

  15. 27 Agosto, 2013 11:28

    Você deve ser muito presunçoso!

    Gostar

  16. Fincapé permalink
    27 Agosto, 2013 12:38

    A minha discordância no texto de Adriano Moreira está apenas no título:
    “O neoliberalismo em causa”.
    Seria mais adequado: “O neoliberalismo é a causa”.

    Gostar

  17. 27 Agosto, 2013 12:43

    Um “liberal” tuga jamais irá entender o Prof. Adriano Moreira. Teria que viver acima das suas possibilidades morais…

    Gostar

  18. JCA permalink
    27 Agosto, 2013 14:09

    .
    Pois essa coisa de ter o tal ‘segundo sentido’:
    .
    .
    SOBRE ‘DINOSSAUROS’:
    = Scientists Discover World’s Largest Dinosaur Fish
    http://www.ibtimes.co.uk/articles/501537/20130826/prehistoric-fish-leedsichthys-dinosaur-cambridgeshire.htm
    .
    OU RAZÂO ANTES DO TEMPO
    .
    = Tesla’s Genius – Wireless Devices Go Battery-Free:
    . Wireless devices go battery-free with new communication technique
    http://www.washington.edu/news/2013/08/13/wireless-devices-go-battery-free-with-new-communication-technique/
    .
    OU HIBERNAR
    .
    = Incredible Technology: How Astronauts Could Hibernate On Mars Voyage
    http://www.space.com/22520-incredible-technology-mars-astronauts-suspended-animation.html
    = The Russian Sleep Experiment

    http://creepypasta.wikia.com/wiki/The_Russian_Sleep_Experiment
    .
    PARA FUGIR DAS VÁRIAS CORES DA LUZ DAS ‘AURORAS BOREAIS
    .
    = Your Guide To When, Where and How To See The Aurora Borealis

    http://www.universetoday.com/104208/your-guide-to-when-and-where-to-see-the-aurora-borealis/#ixzz2dAlRVcTL
    .

    DELICIANDO-SE COM O DESTINO DE SER MAIS UM ‘ADENA PIPE’ PARA SER ‘FUMADO’:

    .
    = Ancient artifact continues to amaze
    Adena Pipe fascinates more than 100 years after its discovery
    http://www.dispatch.com/content/stories/science/2013/08/25/1-ancient-artifact-continues-to-amaze.html
    .

    Gostar

  19. JCA permalink
    27 Agosto, 2013 16:10

    .
    Tal como o palhaço e o que chama palhaço estão ambos debaixo da mesma tenda de lona a esvoaçarem dentro da mesma garrafa arrolhada donde nunca se liberterão do VELHO embora fantasiando como palhaços o NOVO,
    .

    .
    também acima (14.09H) há outras camadas superiores pode não ser ‘segundo sentido’ mas ‘SEXTO SENTIDO’
    .
    digamos politicamente incorretas para serem corretas ou politicamente corretas para serem incorretas, ou teoricas ou teorico práticas ou práticas. Simplesmente como desejarem por Liberdade até para ser ignorante ou sábio, eis sempre polémico:
    .
    Synchronized virtual reality heartbeat triggers out-of-body experiences
    http://www.gizmag.com/visualized-heartbeat-out-of-body-experience/28728/
    .
    O obscurantismo, a cortina que fecha a luz, vale um trapo de chita ou de ráfia. Dura tão pouco ….
    .
    mas tem adeptos que não têm nada a ver com LIberdade sendo esta Libertação e Liberalização da cada um mas COM DIREITOS CIVILIZACIOANIS IRREVERSIVEIS,
    .
    uma ignorância para otários extremistas, Liberais e Comunas alzheimar. que nem os seus ‘deuses, Hitler ou Estaline´odiaram,
    .
    bendito Rousseau, tão visionário e simples, que as próprias simbologias religiosas ajoelharam perante o ‘Contrato Social’,
    .
    depois por aó fora houve muito manhoso e chico esperto, nada de novo descoberto, sempre foi e foram assim.
    .
    e lá vão vivendo à pemdura, até ver, embora já lá vão uns seculozitos.

    Gostar

Indigne-se aqui.