Saltar para o conteúdo

Mortes gratuitas

27 Agosto, 2013

Sobre as mortes dos bombeiros, prevalece a versão romântica de que são mortes heróicas em acções de protecção do bem comum. Na verdade, os casos noticiados recentemente são mortes gratuitas e estúpidas em acções sem qualquer propósito válido, nem benefício evidente, em condições extremas de terreno e com ventos adversos, sem planeamento nem cálculo de custo/benefício, em incêndios com centenas de hectares que duram vários dias, sem qualquer hipótese de serem vencidos por homens a pé agarrados a mangueiras. Havendo uma evidente dependência dos corpos de bombeiros das verbas recebidas durante a época de fogos, as mortes dos bombeiros deviam levar a uma revisão imediata dos meios de combate a incêndios e do seu financiamento bem como das práticas de actuação e preparação dos corpos de bombeiros. Em vez disso, e como interessa manter este tema tabu, os corpos de bombeiros preferem um discurso auto-congratulatório de elogio do heroísmo dos seus mortos.

62 comentários leave one →
  1. FilipeBS's avatar
    FilipeBS permalink
    27 Agosto, 2013 20:25

    Palavras duras e frias, mas verdadeiras e lúcidas. Nem toda a gente pode ser o João Miranda para dizer a crua verdade, que estas mortes são inutéis e estúpidas.
    E visto que quase a totalidade de fogos são de causa humana (postos propositadamente ou resultado de negligência), isto mostra também o tipo de gente que somos enquanto povo/colectivo. Em Itália, por exemplo, país onde não faltam todo o tipo de problemas, onde não falta floresta e onde o clima é também propício a incêndios florestais, os números de ocorrências e área ardida não têm comparação com os portugueses…

    Gostar

    • und's avatar
      und permalink
      27 Agosto, 2013 23:07

      se os reformassem aos 40 morriam todos novinhos….

      em itália a propriedade é latifundiária ou é da máfia

      logo ninguém fica muito tempo vivo quando se piromaniza

      além disso a lei obriga a densidades populacionais de arboredo a partir de uma dada altura dos fustes

      e a floresta é plantada em filas ordenadas

      e é muito mais compartimentada que em portugal

      e o clima no norte de itália não é propriamente mediterrânico

      e no sul se vez grandes florestas deves ter visões

      comé que um patego de 80 anos vai cortar o mato sem ajuda nem tractor

      com mulas é…..

      arderam-me as oliveiras as amendoeiras disse um velho de 78 anos

      e o pinhal ardeu? ardeu

      porque não o cortou

      estava à espera que valesse mais

      os velhos estão protegidos têm as reformas mas nós só temos isto disse um bruto de 58 que não foi pra juiz do constitucional como a assunção esteves e mais um cento de reformados precoces

      ide levar no viegas ó …..coiso

      Gostar

  2. Piscoiso's avatar
    27 Agosto, 2013 20:44

    Dou por mim a pensar o que será uma morte gratuita e estúpida.
    Segundo o autor do texto, isso depende do planeamento e do cálculo de custo/benefício.
    É de supor que a morte de António Borges tenha essas prerrogativas.

    Gostar

    • Zé do pincel's avatar
      Zé do pincel permalink
      27 Agosto, 2013 23:14

      Dou por mim a pensar que tipo de pessoa será o pis coiso. Se é mesmo assim ou ainda é pior do que parece.

      Gostar

    • Churchill's avatar
      Churchill permalink
      27 Agosto, 2013 23:18

      Piscoiso
      Até o mau gosto tem limites.

      Gostar

      • und's avatar
        und permalink
        27 Agosto, 2013 23:23

        nada tem limites

        os limites são erros de percepção sensorial

        Gostar

  3. R.'s avatar
    27 Agosto, 2013 20:45

    Infelizmente o João tem razão. Com o devido respeito, mas o João tem razão.
    R.

    Gostar

  4. Fincapé's avatar
    Fincapé permalink
    27 Agosto, 2013 20:56

    Não estou longe deste pensamento de João Miranda. Mas, apesar disso, devo colocar reservas que não foram colocadas. Primeira, o facto de a quase totalidade deles serem voluntários, que fazem muitos sacrifícios, prejudicando a sua vida pessoal, profissional e familiar; segunda, o facto de de eles entrarem num sistema que lhes é “oferecido”, pensando ser o melhor, ou talvez injetados com a ideia de que o sistema é o melhor; terceira, o facto de nenhum deles morrer para “auto-congratulação” ou para irem para o “panteão” dos heróis mortos, mas sim num momento infeliz de dádiva à sociedade.
    Dito isto, só posso acrescentar que os governos, este e outros antes deste, este parece-me pior, roçam a inutilidade boçal.
    Continuem pois os partidos que os apoiam com as suas merdosas “universidades” de verão, já que nem vergonha têm de manchar o nome “universidade”. Mas, por mim, seriam enfiados num avião e iam fazê-las bem longe daqui para não ter de os gramar na TV.

    Gostar

    • fado alexandrino's avatar
      27 Agosto, 2013 22:58

      Do Expresso:

      Na Madeira …os salários em atraso nos voluntários preocupam mais do que a formação.
      …nos bombeiros da Ribeira Brava onde não se pagam ordenados há três meses …

      Este tipo de voluntariado é recorrente em todos os corpos de bombeiros.
      Não acha que há aqui uma discrepância entre voluntariado e receber um ordanado?

      Gostar

      • Fincapé's avatar
        Fincapé permalink
        27 Agosto, 2013 23:02

        Não, fado. Não há discrepância. Presentemente, o voluntariado tem estatutos e recebem um valor relativamente baixo. Conheço bem instituições que não são associações de bombeiro onde isso acontece, tal como nos bombeiros. É uma gratificação relativamente pequena. Não são ordenados, nem salários, como dizem as notícias acima.
        E não foram os voluntários que fizeram esses estatutos.

        Gostar

      • Fincapé's avatar
        Fincapé permalink
        27 Agosto, 2013 23:08

        Peço desculpa, fado, mas esclareci mal. Não sei o valor pago aos bombeiros, mas sei o valor pago em instituições que conheço: 1,50 euros por hora, apenas horas efetivas de trabalho, com um limite baixo mensal, a partir do qual terão de declarar às Finanças. Um pouco mais de 100 euros. Os bombeiros ganham mais, suponho eu.

        Gostar

      • fado alexandrino's avatar
        27 Agosto, 2013 23:28

        Segundo o Expresso neste caso da Madeira o salário ronda em média os 720 euros.
        Os Bombeiros Voluntário de Queluz levam 60 euros para transportar um doente ao Hospital numa “ambulância” que pode levar 6 “passageiros”.
        No HPV nas horas da consulta no Hospital de Dia a chegada e partida das mesmas é constante.

        Gostar

      • Fincapé's avatar
        Fincapé permalink
        27 Agosto, 2013 23:37

        Grande parte desses bombeiros recebem pelas horas que estão de piquete ou no combate aos fogos, apenas durante o período que a parvoíce lusa começou a designar por “época de incêndios”. Não são profissionais. E fazem muitas horas seguidas, nada que se compare com as habituais oito diárias de um emprego normal. Fazem turnos enormes.
        Mas não sei dizer quanto recebem por hora.
        Neste preciso momento está a tocar a sirene dos bombeiros do meu concelho. Conheço grande parte deles. Cometerão erros, mas andam naquela vida muito mais por gosto do que pelo dinheiro.

        Gostar

      • Fincapé's avatar
        Fincapé permalink
        27 Agosto, 2013 23:41

        Os preços para transporte de doentes não são baixos, não. Normalmente, os sócios (como eu sou – e também já fui dirigente, embora pouco tempo) têm um desconto. Os carros e outros equipamentos são caros. E os quartéis hoje têm de ter profissionais (quarteleiros, escriturários, etc.)
        E só sobrevivem com apoio das autarquias, peditórios, etc.

        Gostar

  5. manuel's avatar
    manuel permalink
    27 Agosto, 2013 21:10

    Desta vez, também estou de acordo com o Dr João . O tema deve ser discutido e o artigo do Dr Henrique Pereira dos Santos é uma boa achega,está o link num post abaixo.Mesmo floresta limpa arde . É impossível limpar o mato dos milhares de hectares . Um homem com roçadora limpa 500 metros dia ,mais ou menos , agora vejam ,quem tem dezenas de hectares e a fazer cortes de 12 em 12 (caso do eucalipto)torna inviável qualquer exploração económica,sim ,o mato cresce todos os anos e com força. Aqui no Norte a situação é muito semelhanta à Galiza e o tema podia ser discutido em conjunto com a comunidade da Galiza . O problema é muito complexo ,envolve componentes ,culturais,sociais,saúde,económicas,crime ,corrupçao ,etc.

    Gostar

    • Tiro ao Alvo's avatar
      Tiro ao Alvo permalink
      28 Agosto, 2013 09:25

      Manuel, não estamos em época de roçar mato à enxada. Estamos no século XXI, homem!

      Gostar

      • manuel's avatar
        manuel permalink
        28 Agosto, 2013 14:35

        caro colega comentador tiro..: Cedo a máquina TH 43 Kawasaki e o mato ,pergunto-lhe se faz ideia da penosidade do trabalho. Que área limpa num mato, com 1 metro de altura ,em 8 horas/dia?Penso que muitos” roçadores” aqui da tecla nem a área duma casa conseguem roçar,não considero o seu caso.

        Gostar

  6. Euro2cent's avatar
    Euro2cent permalink
    27 Agosto, 2013 21:56

    Alguém se está a candidatar ao lugar que ficou vago de “fulano que diz as verdades desagradáveis” …

    (Sugiro que abra uma loja online de venda de figurinhas que os jacobinos possam comprar para espetar agulhas e queimar. Sempre lucrava alguma coisa com isto 😉

    Gostar

  7. henrique pereira dos santos's avatar
    henrique pereira dos santos permalink
    27 Agosto, 2013 21:57

    O tema não é exactamente tabu:
    http://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=P2013N70639
    Em grande parte são propostas de há dez anos, na sequência dos fogos de 2003.
    henrique pereira dos santos

    Gostar

    • manuel's avatar
      manuel permalink
      27 Agosto, 2013 22:14

      Obrigado ,não conhecia.

      Gostar

    • ora's avatar
      ora permalink
      28 Agosto, 2013 00:47

      e dos fogos de 75 ou os fogachos da morte dos anos 80 tem nada não?

      estes jornalistas do diário de notícias sem livraria que s’aviste

      Gostar

  8. Bolota's avatar
    27 Agosto, 2013 22:20

    Por acaso o PM não pensa assim:
    Não se pode atribuir “responsabilidade directa” pela morte dos bombeiros, diz Passos Coelho

    http://www.publico.pt/sociedade/noticia/nao-se-pode-atribuir-responsabilidade-directa-pela-morte-dos-bombeiros-diz-passos-coelho-1604154

    Gostar

  9. Luis FA's avatar
    27 Agosto, 2013 22:23

    O JM é coerente… O vocabulário neoliberal desconhece qualquer tipo de voluntarismo ou humanidade. É a visão pura, dura e cínica da interação social. Daí que o texto tresande a desprezo. Mas lá coerente é… Está na moda ser-se assim.

    Gostar

  10. Joaquim C. Tapadinhas's avatar
    Joaquim C. Tapadinhas permalink
    27 Agosto, 2013 22:39

    Alguém tem de estar em desacordo com a maneira fria e depreciativa como são assinaladas as intervenções destes soldados da paz. Estar sentado no sofá, ter formação académica e mesa farta, dificulta a percepção da missão destes servidores do povo. Na verdade, eles estão mal preparados, não por culpa própria mas, principalmente, pelas estruturas que os acolhem. Nem todos serão ignorantes e iletrados, pois este último que faleceu, era estudante do Instituto Superior Técnico e aí não se entra da forma como o Relvas entrou numa particular. O mundo é dos espertos, daqueles que nada fazem pelos outros e estão sempre, na primeira linha, a puxar dos galões e a criticar as acções humanitárias. É a vidinha portuga!

    Gostar

  11. Trinta e três's avatar
    Trinta e três permalink
    27 Agosto, 2013 22:58

    No final da primeira guerra mundial, uma opinião pública chocada com a carnificina, obrigou a que muitos generais fossem denunciados na praça pública como incompetentes e fossem afastados. Em momento algum, foi posta em causa a heroicidade dos soldados que se sacrificaram devido a estratégias absurdas.
    .
    Quando começarem as primeiras chuvas, a opinião pública vai entreter-se com esatísticas eleitorais e futebol. Fogos, só para o ano. No verão. Ah! Talvez queiram passar os olhos, enquanto tomam o café da manhã, pela última legislação sobre gestão florestal.

    Gostar

    • und's avatar
      und permalink
      27 Agosto, 2013 23:14

      1º não foi no final foi em 1914 por terem deixado os boches chegar a Paris

      e em 1915

      e em 1917….

      e se Foch e mais tarde pétain fizeram essas purgas no oficialato

      e demitiram de seus comandos majores coronéis e generais

      não os fuzilaram como fizeram com soldados e sargentos

      na debacle de 1917 ….foram só 700 para dar o exemplo

      logo ó velhadas deixa-te de efabular

      a floresta arde porque é propriedade de gente velha e avara sem recursos que come da reforma de 170 ou 200 eurros e inda sobra pra lhe roubarem 10 ou 30 mil euros que amealharam a vida toda

      o manel deve ser um bode sexagenário que cortou os eucaliptos dele umas três vezes em 30 anos…

      Gostar

      • Trinta e três's avatar
        Trinta e três permalink
        28 Agosto, 2013 08:18

        Para além de burro és completamente ignorante, ao ponto de não saberes ler. De floresta, ó senil urbanóide, talvez não confundas um eucalipto com um pinheiro, mas estás muito longe de perceber os interesses que existem por detrás destas chamas de verão.

        Gostar

    • fado alexandrino's avatar
      27 Agosto, 2013 23:31

      Acho isso muito optimismo.
      Quando terminar a Grande Època dos Incêndios passado um bocadinho começa O Grande Evento das Inundações.
      A estreia é em Algés.

      Gostar

      • und's avatar
        und permalink
        28 Agosto, 2013 01:40

        INUNDAÇÕES SÓ NO VALE DO TEJO CIMENTADO

        E NAS BRUTAS MARGENS QUE COMPRIMEM O MANSO RIO

        OU RIBEIRA

        OU CANO DESGOTO….

        Gostar

  12. Portela Menos 1's avatar
    Portela Menos 1 permalink
    27 Agosto, 2013 23:10

    JM é adepto de OPAs sobre as associações de voluntários, bombeiros e outras organizações – desde que tenham uma alínea no Orçamento. No fundo, este post é uma homenagem a António Borges. É justo.

    Gostar

    • und's avatar
      und permalink
      27 Agosto, 2013 23:16

      já tu és a merda dum peralvilho acantonado num instituto

      que nunca roçou mato na sua vida

      só se roçaste mato grosso né….

      é justo não morreres pois nem para adubo serves

      Gostar

      • und's avatar
        und permalink
        27 Agosto, 2013 23:17

        tou brincando

        qualquer merda serve pra adubo

        Gostar

    • Portela Menos 1's avatar
      Portela Menos 1 permalink
      27 Agosto, 2013 23:32

      Trolling:
      na mitologia escandinava os trolls são seres sobrenaturais que vivem longe dos humanos . São anti-sociais e agressivos, alguns com aparência de monstros. Na linguagem moderna da Internet, os trolls são pessoas que, em fóruns, redes sociais e caixas de comentários, discutem sem argumentos racionais ou simplesmente insultam e ofendem os outros . Os académicos têm outro nome para o fenómeno : desinibição tóxica.

      Gostar

      • und's avatar
        und permalink
        28 Agosto, 2013 00:36

        és tão repetitivo e falho de i-dei-as que davas para hacer os testes do paranóico crato

        que é um professor em termos pedagógicos sofrível

        como a maioria dos membros de academias e de institutos

        nunca os obrigaram a analisar os textos do irmão do jorge sampayo

        os trolls caçam em grupo logo são sucia ais

        e se ofender os outros é ser trolho

        és um super-trolho ó minha besta

        Gostar

      • ora's avatar
        ora permalink
        28 Agosto, 2013 00:39

        tamos brincando nã te queríamos pra animal de estimação

        és muito raivoso

        ou tens raivinha nos dentes puto velho?

        diz lá a tua maleita em linguagem de trolho

        ass sumires-te como trolho é muito bonito

        e és trolho activo ou levas no viegas?

        Gostar

      • ora's avatar
        ora permalink
        28 Agosto, 2013 00:45

        há um rimance de jack vance em que entre o usp e a treva o pessoal vai-se preparando para libertação de tensões ao estylo do euromilionário falido que matou a senhoria

        todo o ser é naturalmente inibido pois a sociedade com forma-o e deforma-o

        não existe vera desinibição

        o caso da mea culpa dos 100 mil hútus que foram presos como hútus expiatórios prova-o

        ou num caso que percebas melhor o teu padrinho Carlos cruz

        ide levar no daniel sans payo ó psicólogo de treta

        os académicos há cada coiso nesta mistela de taxistas com diploma

        di plomo de quê de plumbum oviamente

        daí o saturnismo crónico da portelagem

        Gostar

      • Portela Menos 1's avatar
        Portela Menos 1 permalink
        28 Agosto, 2013 00:51

        fizeram-te mal em pequenino e as caixas de comentários é que pagam 🙂

        Gostar

      • ora's avatar
        ora permalink
        28 Agosto, 2013 00:58

        e quem lê caixas de comentários?

        ou notícias supra comentários
        ´

        só egomaníacos como tu

        e gajos que fazem cruzes nas pontas de chumbo

        como pode uma coisa inexistente pagar?

        é como esta elegia aos mortos

        uma jojoratanice

        leixa hacer copy pastel pró jojo

        ou se calhar nã

        en pequenino ou en grande só me lixaram a vida em crato….

        em janeiro de 2014 obviamente

        é pena gostava de dar uns mesinhos de aulas ano sim ano não…

        mas um caixa dóculos nascido na cova da lã e meu colega num curso de merda disse que detestava ter aulas dum cigano

        pré conceito né

        Gostar

      • Mario Braga's avatar
        28 Agosto, 2013 01:51

        TEMA tabu

        ´é haver portelas

        a levar no …….? mato?

        UM B-LOG PARA JOVENS AGRICULTORES SUB-QUARENTÕES PARA ESCUTEIROS E ÉS-COTEIROS DOS 9 AOS 99 e PARA MORGADOS E FILHOS FAMIGLIA SEM MORGADIO

        marți, 27 august 2013

        CARTAS DUMA SOPA DE LETRAS A UM CAVALO CANSADO DE DAR SOPA – DO PORTUGAL ORTHOGRAFICAMENTE CORRETO AO PORTUGAL DE CU RETO

        Gostar

  13. Luís Moreira's avatar
    27 Agosto, 2013 23:16

    Sobre as mortes dos Bombeiros, gostaria de referir o seguinte:
    Eu sei que nos tempos que vamos vivendo, anda tudo exasperado com a crise que assola tudo e todos, e como todos sofrem, já não há paciência e sempre que algum político importante falha, tudo lhe cai em cima, às vezes com e sem razão.
    Quero referir-me à polémica que tem envolvido o Presidente Cavaco e as mortes dos Bombeiros e hoje à morte do 4º bombeiro, neste ano de 2013, em incêndios florestais.
    Todos os que estão à esquerda – essencialmente – do PSD, não gostam do Presidente Cavaco e por aí além (e vice-versa, como à direita do PS, quando Mário Soares e Sampaio foram presidentes), ódios e guerras políticas, não há que esconder, é uma realidade, para uns, o sal da política.
    Morreram 3 bombeiros, e hoje o 4º e na minha opinião e muito bem, o Estado fez-se representar pelo Minstro da Tutela, nos dias de hoje, Carlos Macedo, este ministro esteve nos últimos 3 e infelizmente irá estar presente a este 4º funeral.
    Para quem não me conhece, eu afirmo que não tenho (não tive, nem terei nunca) cor partidária, portanto, estou à vontade, mas manda a verdade, que se diga, que no tempo de Sócrates e de outros governos PS e do PSD (anteriores), sempre vi, os respetivos ministros da Administração Interna, nesses funerais.
    Imaginemos que eu era o pai da Bombeira da Alcabideche ou o pai do bombeiro que hoje morreu, eu, sentia-me “bem” com a presença de Miguel Macedo (sempre foi assim, desde há muito tempo, o ministro da tutela), se ele não fosse, aí sim, ficava sentido, mas foi aos 3 já realizados e vai agora ao quarto funeral, infelizmente.
    Com a morte de António Borges a ocorrer em simultâneo e com a publicação dos pêsames por parte do PR, não mostrando o mesmo sentimento pelos bombeiros mortos, os da esquerda em especial, toca a atacar o PR Cavaco Silva, mas, eu não acredito que a PR esteja a mentir, Cavaco fez bem em enviar as Condolências às famílias dos bombeiros mortos e dos comandantes dessas respetivas corporações, de forma reservada, não com grande alarido, eu volto a dizer, se fosse o pai ou familiar destes bombeiros mortos, sentia-me “bem”, sabendo que o Estado marcou presença pelo Ministro e que até o PR enviou condolências. Tudo o que se tem passado é para atacar Cavaco, servindo-se das mortes dos pobres bombeiros, como motivo e alguns colegas também embarcaram nisso.
    Eu recordo-me há já bastantes anos de um incêndio perto de Águeda, se não estou em erro, em que não morreu 1 bombeiros, mas vários (10 não sei, sei que foram bastantes), se por exemplo e Deus queira que não, se amanhã morressem 7 ou 8 bombeiros num incêndio, aí, sim devido ao grande número e gravidade, era “obrigatório” a presença de Cavaco Silva, Pedro Passos Coelho e Miguel Macedo.
    Estes pobres e grandes homens e mulheres, merecem todo o nosso AMOR e respeito, sempre assim pensei e continuo a pensar e aos incendiários, para mim, o maior desprezo e castigo atrás das grades por muito, muito, muito tempo.
    É por isso que nós todos “perdoamos” ou não censuramos, às vezes alguns exageros destes homens da paz, eu recordo-me de há uns anos atrás, um Ministro da Administração Interna ter ido inaugurar um quartel de bombeiros, ânsia dessa corporação, que tinha habitado em inadequadas instalações, durante décadas, mas na vez de ser 8 foi 80, ou seja, o ministro disse que quando inaugurou e descerrou a lápide comemorativa visitou as instalações e ficou abismado com o luxo que o quartel agora possuía, ele era todo cheio de mármores caríssimos, enfim um luxo, talvez exagerado. Li isso no jornal da altura e ri-me com esta informação. Claro que seriam dignos de ter umas instalações mais modestas, mas eu preferia que se foi gasto dinheiro em exagero (luxo), devia essa diferença ter sido aplicada em fardamentos, viaturas de grande capacidade e alcance, ou seja, material necessário que às vezes tanta vez falta, sejam ambulâncias, carros de fogo, etc.
    Penso que temos que ser o mais solidário com estes homens e mulheres, apoiando-os sempre.
    Hoje, o tempo está mais fresco. Eu tenho 37 anos de experiência ferroviária e nada me escapa, agora sobre incêndios, não sou técnico, mas tenho um pensamento que julgo estar terrivelmente certa e que é isto, nos últimos dias esteve muito calor, e em dezenas e dezenas de concelhos de norte a sul, com os terrenos secos e propícios a incêndios, não houve nenhum incêndio e porque não houve, porque ninguém o fez intencionalmente. Claro que sei que há incêndios por negligência (o que me revolta bastante), mas estes criminosos dos incendiários, são responsáveis pela esmagadora maioria desses incêndios, sendo outros por causas naturais (relâmpagos, por exemplo, como já aconteceu cá em Portugal e lá fora). Para aqueles que gostam muito de termos judiciais, sabem que o homicídio qualificado é um crime grave, e o de incendiário é menos, para mim, é quase igual, ou seja, não desvalorizo o homícido qualificado, mas elevo a gravidade de quem ateia um incêndio. Quase que posso usar esta expressão de Jesus Cristo, que como católico que sou, é profundamente cara “ Em verdade, em verdade vos digo, mais valia a esse homem (ou mulher incendiário/a), não ter nascido, tal o castigo que a espera”.
    Não sei se o incêndio da Serra do Caramulo, que causou a morte à bombeira e ao bombeiro de hoje, mais os incêndios de Miranda e da Covilhã, foram negligência ou intencionais, se foram intencionais, os seus autores, de forma cobarde, preferem manter o silêncio, até ao dia em que a sua consciência explodirá, para dar a conhecer o nome dessa pessoa, que no fim de contas, é um pobre coitado(a), como são os mais de 42 que a PJ já prendeu. Pobre país, aos poucos, vamos destruíndo aquilo que de pouco ainda temos.

    Gostar

    • fado alexandrino's avatar
      27 Agosto, 2013 23:35

      É pornográfica a presença constantes dos senhores mombros do Governos nestes funerais.
      É a mesma coisa que um engenheiro calacular mal a estrutura de uma casa, ela cair e ele ir aos funerais.
      Deviam ter vergonha e mandar uma mensagem a pedir perdão e ficar nos gabinetes a trabalhar mais um bocadinho.

      Gostar

    • manuel's avatar
      manuel permalink
      27 Agosto, 2013 23:45

      E se dos 42 uns 80% forem inimputáveis ? Fica baralhado . Os incêndios e não só, têm inerente um problema de saúde pública.

      Gostar

  14. und's avatar
    und permalink
    27 Agosto, 2013 23:18

    se bem me lembro morreram 15 bombeiros num alto algures nos anos 90

    e 12 nos anos 80 em três semanas

    e ninguém fez estas girândolas de obituaristas

    Gostar

    • Trinta e três's avatar
      Trinta e três permalink
      28 Agosto, 2013 09:54

      1º) Está enganado- também foram objeto de polémica.
      .
      2º) É sempre bom aprender com os erros. Mas há quem não aprenda…

      Gostar

  15. Me's avatar
    27 Agosto, 2013 23:33

    e já deu conta da sua opinião ao ministro da administração interna e à protecção civil ? é que é a essa gente que nós pagamos para resolver esses problemas.

    Gostar

  16. @!@'s avatar
    27 Agosto, 2013 23:40

    Rais parta.

    E eis o que é um dito “liberal”: normativo, disciplinador, seguindo cegamente o que diz a escola ou religião a que obedece, esquemático, um matemático que desconhece a paixão e a loucura da matemática, o típico manga de alpaca que friamente assenta os proveitos e haveres.
    É isto um liberal????
    Se lhe ardesse a casa gostaria de saber se perderia tempo a combinar com os bombeiros a maneira de combater as chamas.

    Gostar

    • und's avatar
      und permalink
      28 Agosto, 2013 01:38

      SE A CASA ARDE É PORQUE ESTÁ CHEIA DE COMBUSTÍVEL

      É EVITAR TER EM CASA COUSAS QUE SÃO PASTO DAS CHAMAS

      POIS O MAQUIS OU CHAPARRAL É UM ECOSSISTEMA QUE SE RENOVA PELO FOGO

      OU SEJA SÓ NÃO ARDE SE O ECOSSISTEMA E O CLIMA MUDAREM

      E PASSARMOS A TER CLIMA CONTINENTAL

      COM CHUVAS DE VERÃO

      A INGLATERRA TEM A NEW FOREST QUE NÃO ARDE HÁ ANOS

      APESAR DO MESMO Nº DE PIRÓMANOS BOTAR-LHE FOGO…..

      MUDA O CLIMA MEDITERRÂNICO E OS 30º NO VERÃO

      E SEGURO ASSEGURA-TE QUE NUM ARDE NÃO

      AL CAFACHE….

      Gostar

  17. antonio caeiro's avatar
    antonio caeiro permalink
    28 Agosto, 2013 01:57

    Vou citar um seu colega sobre a morte de outro ser humano recentemente:

    “Nota: dado o teor deste artigo e considerando sub-bestial a existência de verborreia dengosa sobre a morte de um ser humano, não permitirei comentários ao post.”

    É isso que este post foi: verborreia dengosa sobre a morte de seres humanos.

    Gostar

  18. eramasfoice's avatar
    eramasfoice permalink
    28 Agosto, 2013 02:39

    A canalha escrevinha, a canalha vomita ‘comentários’.

    Gostar

  19. antonio's avatar
    antonio permalink
    28 Agosto, 2013 08:56

    querer combates a incêndios sem risco de mortes é como querer condução nas estradas sem acidentes ou mortes. É uma impossibilidade prática da vida.

    Gostar

  20. André's avatar
    André permalink
    28 Agosto, 2013 09:02

    Infelizmente o João Miranda tem razão: a atual estratégia de combate aos fogos é péssima. O que é que ele propõe que se faça?
    Quanto às mortes, é estúpido um bombeiro morrer no combate a um fogo, mas obviamente a culpa não é dele, a culpa é de quem o mandou para lá. A culpa é dum sistema fabricado para que os bombeiros passem o verão nos terrenos, e com sorte, a gastar muito material para que as empresas possam vender mais ainda durante esta época. A culpa é dos donos dos terrenos que plantam eucaliptos sem pensar se terão capacidade para os manter limpos (o mato cresce, e todos os anos cresce muito). A culpa é dos mesmos donos dos terrenos que deixam todos os detritos dos eucaliptos a apodrecer nos terrenos sem se lembrarem que esses detritos valem mais do que a madeira devido à indústria de produtos químicos para os perfumes, e que embora tenham de pagar a quem recolhe esses detritos, continua a ser rentável (não sabia disto, foi há uns meses que soube por causa duma festa a que me obrigaram a ir relacionada com a indústria dos perfumes). A culpa é de quem planta eucaliptos num terreno por si só já seco, esquecendo-se que mais tarde ou mais cedo aquilo vai arder (e quem diz eucaliptos, diz pinheiros, com a exceção dos últimos não serem uma espécie invasora).
    Ainda ninguém se lembrou de plantar outras árvores que ardam menos? Como vivo na região oeste vejo agricultores com bastante dinheiro que plantam árvores de fruto (maioritariamente pereiras) e outros que plantam vinhas. A região oeste é só uma das regiões mais ricas do país (e aquela que tinha mais bancos, também).
    Ainda ninguém se lembrou de usar os terrenos para plantar árvores que combatam a desertificação, fazendo depois criação de gado ovino, caprino e/ou bovino nesses terrenos, de modo a rentabilizá-los? A carne (se for produzida de forma biológica) vale mais no mercado europeu (o nosso principal mercado de exportação) do que a madeira, ou seja, cria mais empregos e dá mais dinheiro aos proprietários (já para não falar de que o Estado gasta menos dinheiro a combater fogos).
    Mas claro, é sempre mais fácil e barato plantar eucaliptos e depois ir cortá-los passado não sei quantos anos, ou deixar o terreno arder, visto que ao que parece a madeira não perde assim tanto valor (quem me contou foi uma pessoa que tem um terreno de uns quantos hectares de eucaliptal) e os terrenos até ficam limpos mais rapidamente e de forma mais barata. Isso até é mais fácil (e os bombeiros que se lixem). Se o fogo chegar às aldeias é que é mais grave, mas aí não há problema, porque há sempre uns parvos dispostos a morrer para salvar as casas (ao que parece, não sai mais barato que as casas ardam).

    Gostar

    • Trinta e três's avatar
      Trinta e três permalink
      28 Agosto, 2013 09:52

      André:
      Foi recentemente aprovada uma lei que incentiva o aumento da área ocupada pelo eucalipto e dificulta outras espécies.

      Gostar

      • André's avatar
        André permalink
        28 Agosto, 2013 12:07

        Eu sei. Isso só demonstra a preocupação do governo com a gestão da floresta e consequentemente, dos fogos e da população rural.

        Gostar

  21. oscardebustos's avatar
    28 Agosto, 2013 11:17

    Nos últimos 20 anos desapareceram cerca de 50% das explorações agrícolas.
    Sou do tempo (tenho 65 anitos e agriculto nas horas em que não advogo) em que íamos “apanhar mato” para fazer a cama pró gado.
    Já ninguém tem gado, mas continuamos a deter os mesmos 500/1.000m2 de pinhal e/ou eucaliptal.
    Em 1962 (decreto 44.647, de 26/10) houve uma tentativa de emparcelamento, com poucos resultados práticos, devido à oposição dos proprietários (diziam que o comunismo vinha aí). Em bom rigor, desde então nada tem sido feito em prol do emparcelamento.
    Como é que pode haver gestão das florestas com uma estrutura fundiária tão fragmentada, sem condições técnicas e económicas da exploração agro-florestal?
    Continuamos a não querer ir à raiz das questões.

    Gostar

  22. joaquim's avatar
    joaquim permalink
    28 Agosto, 2013 13:30

    Até que enfim que leio palavras sensatas sobre este espetáculo dos fogos . Fogos em matas sem qualquer valor económico ou outro , perder vidas de jovens nisto. Quase diria que é crime

    Gostar

  23. joao's avatar
    joao permalink
    28 Agosto, 2013 19:38

    eu proponho um novo imposto extraordinário com a finalidade de se alcatifarem as florestas a alcatrão .

    Gostar

  24. AP Amigo de Peniche's avatar
    AP Amigo de Peniche permalink
    29 Agosto, 2013 14:06

    Incêndios….
    Mais um bombeiro morto…
    Será que toda a gente compactua com os interesses à volta dos incêndios ???
    Os bombeiros eles mesmos que procuram justificação para mais subsídios: para pessoal destacado.. equipamento… viaturas… e agora segundo o sr Curto que só aparece em tempos de governos “psd” a falta de formação e equipamento individual como vemos em qualquer bombeiro americano ou australiano ( surgiu em 2002/2003, hibernou desde 2005 e ressuscita em 2013 ).
    Os fornecedores de equipamentos diversos…
    Os fornecedores dos ditos meios aéreos..
    Não acredito… e por isso deixo a minha sugestão.. exequível, fácil e a implementar desde já..
    Legislação de imediato, em dois artigos, da Secretaria de Estado das Florestas:
    Artº 1) – Todos os proprietários de parcelas rústicas com cultura arvense (pomares, vinhas, pinheiros, eucaliptos e outras espécies ) terão obrigatoriamente e desde já de respeitar na respectiva extrema de uma faixa de 1,5 m de terreno limpo.
    Artº 2) – As câmaras municipais com os meios ao seu dispor: delegação da Protecção Civil e GNR , serão responsáveis por verificação do disposto no artigo anterior.
    Fácil não é??? Ovo de Colombo???
    Não…. a manutenção da situação só se explica por poderosos interesses que rodeiam a situação… por exemplo… o que e que a comunicação social teria para ocupar espaço na estação parva????

    Gostar

    • Luis FA's avatar
      29 Agosto, 2013 17:15

      … ou seja, a “solução” habitual: legislação, controlo por parte do Estado. Aqui os “amigos” neoliberais tem outras ideias: privatizar os bombeiros. Quem tem a casa a arder e tem grana, apaga o fogo, quem não tem, deixa arder.

      Gostar

  25. Antero Leite's avatar
    29 Agosto, 2013 23:18

    Há questóes a esclarecer: para onde vai a lenha queimada? Quem lucra com a maior quantidade de toros chamuscados por m2?Para quando a replantação das áreas de matas (eucaliptos, pinheiros) por florestas (carvalho, castanheiro, sobreiro, etc)? Para quando a abertura de aceiros e arrifes para melhor acesso dos bombeiros? Quando é que estes passam a vestir fatos e capacetes contra incêndios? Porque é que as populações de uma aldeia (de que não me recordo do nome) não foram autorizadas pelo Estado a recolher matos para o gado estabulado?

    Gostar

  26. Antero Leite's avatar
    29 Agosto, 2013 23:30

    Para se aber o que são ‘aceiros’ ‘arrifes’ ver em
    opinhaldorei.blogspot.com/2012/06/aceiros-arrifes-e-talhoes.html‎

    Gostar

Deixe uma resposta para Trinta e três Cancelar resposta