Saltar para o conteúdo

não há tomates grátis

28 Agosto, 2013
by

A Tomatina da cidade espanhola de Buñol, a mais célebre festa mundial do tomate, que se realiza há quase setenta anos, custa à edilidade que a promove cerca de 140 mil euros anuais. A festa era, até este ano, gratuita e participada, em média, por 40 mil pessoas oriundas de todas as partes do mundo. Por estas e outras medidas de má gestão cometidas ao longo dos anos, o pequeno município tinha acumulado, em 2012, dívidas que ascendiam a 4,1 milhões de euros e não tinha dinheiro para as saldar. A solução encontrada pela municipalidade (por sinal nas mãos da coligação EUPV, onde está o próprio Partido Comunista de Valencia) para resolver o problema da festa foi óbvia: privatizá-la. A partir deste ano cada ingresso passou a custar 10 euros, podendo esta receita transformar um prejuízo anual num lucro muito apreciável para o município. À sua própria custa, a cidade de Buñol e a Esquerda Unida de Valencia aprenderam que não há tomates grátis e que, afinal de contas, o capitalismo funciona melhor que o socialismo. Nem tomates nem coisa nenhuma, já agora.

44 comentários leave one →
  1. tric's avatar
    tric permalink
    28 Agosto, 2013 16:32

    “Germany on Wednesday urged states, especially Russia, to support a British draft resolution to the UN Security Council condemning attacks by Syrian President Bashar Assad and authorising ‘necessary measures’ to protect civilians.
    .
    “We welcome the British initiative to get the UN Security Council to again consider the use of chemical weapons in Syria. We urge all members of the Security Council, in particular Russia, to seize this opportunity and contribute to a common stance by the global community against the use of chemical weapons of mass destruction in Syria,” Foreign Minister Guido Westerwelle said. (Reuters)”
    .

    Gostar

  2. samuelquedas's avatar
    samuelquedas permalink
    28 Agosto, 2013 16:49

    Ouça lá… e por que raio é que, depois de encontrados os mecanismos para a festa render dinheiro… isso só poderia ir para a frente nas mãos de privados? Não podia continuar pública, mas a dar lucro?
    Vocês, às vezes, parecem ter paragens cerebrais… 🙂 🙂 🙂

    Gostar

  3. rui a.'s avatar
    rui a. permalink
    28 Agosto, 2013 16:57

    “a festa render dinheiro”??? Lucro, mais-valias, a essência do capitalismo, que o condenará, segundo Marx, é, agora, um “mecanismo” natural do socialismo??? Fantástico! Pobre Marx, que deve estar a revolver-se na sua tumba (privativa, por sinal…).

    Gostar

    • samuelquedas's avatar
      samuelquedas permalink
      28 Agosto, 2013 17:00

      Ah… se é para responder com parvoíces, vá dar banho ao cão!

      Gostar

      • rui a.'s avatar
        rui a. permalink
        28 Agosto, 2013 17:04

        Se é para fugir com o rabo à seringa, recusando o óbvio, não vale, de facto, estar aqui a perder tempo.

        Gostar

      • und's avatar
        und permalink
        28 Agosto, 2013 19:11

        BUNYOL TEM APENAS UMAS 8 OU 9000 PESSOAS É DO TAMANHO DE 4 GLUVIÁRIOS DE MORA E TEM MAIS TURISTAS

        OS TOMATES ERAM DE GRAÇA

        A LIMPEZA DA FESTANÇA É QUE NÃO ERA

        NEM OS SALÁRIOS DOS GESTORES DOS FLUVIÁRIOS DAS FESTANÇAS

        E 10 EUROS POR 100 MIL OU 150 MIL OU MESMO 200 MIL TURISTAS

        NÃO PAGAM A FESTA

        DÃO É EMPREGO A MAIS GENTE A COBRAR E SEGURANÇAS PARA LEVAREM AS RECEITAS

        E EMPREENDEDORES PRIVADOS

        LIGADOS A UMA LIGA DE CIDADÃOS AMIGOS DUM PALÁCIO CULTURAL QUALQUER

        AQUI NO DESERTO TEMOS MUITO DISSO

        SÓ NOS FALTA UM PAVILHÃO NO NOSSO ATLANTIS

        E UM GENRO DUM PRAESIDENTE QUALQWER

        Gostar

      • und's avatar
        und permalink
        28 Agosto, 2013 19:13

        E NUM ESTÁS AQUI É ERRO SENSORIAL

        E TEMPO PERDE-SE SEMPRE

        NUNCA SE GANHA

        OU ERA UMA MEDIDA DE VALOR

        PAGAVA-SE EM TEMPO SUPLEMENTAR

        Gostar

    • FilipeBS's avatar
      FilipeBS permalink
      28 Agosto, 2013 23:34

      Desculpe caro Rui A. A questão do samuelquedas tem a sua pertinência e o Rui não uma resposta. Estou de acordo com o teor do post, obviamente. Mas responda lá, já agora, ao samuelquedas. Porque é que, tendo sido encontrada uma solução para a a festa não ser um prejuízo constante – passando a pagos os ingressos que eram previamente gratuitos -, a gestão da festa deve necessariamente ser privatizada e não pode manter-se nas mãos da autarquia?
      De facto, até o PCP percebe o óbvio, e cobra bilhetes de ingresso na festa do avante.
      Mas há sempre os Filipe Menezes e quejandos socialistas que prometem casas e baixa das rendas municipais caso sejam eleitos presidente de câmara.

      Gostar

  4. João Lisboa's avatar
  5. xico's avatar
    28 Agosto, 2013 17:09

    Comparar uma festa estúpida, quase obscena, onde a gratuidade é ela própria obscena, com as necessidades básicas da saúde e educação, diz muito sobre quem escreve. Não é o capitalismo nem o socialismo que funciona bem ou mal. São as pessoas. Uma Noruega não é igual aos EUA nem à China. Onde a coloca? No socialismo ou no capitalismo?

    Gostar

  6. Fincapé's avatar
    Fincapé permalink
    28 Agosto, 2013 17:09

    Não me parece que para levar 10 euros de entrada fosse necessária qualquer privatização. Mas como é uma festa a que não iria (sou contra estragar-se bens alimentares), que se privatize.
    No entanto, fica esta questão: dar 10 euros a uma entidade privada para esmagar tomates está certo; se fosse necessário pagar 5 euros ao município para esmagar os mesmos tomates seria um roubo.
    É como nos impostos.
    Quem lhes esmagasse os tomates! 😉

    Gostar

  7. Fernando de Sousa's avatar
    Fernando de Sousa permalink
    28 Agosto, 2013 17:15

    Não é bem assim: porque se este tipo de festas e corridas dão lucro agora é porque dantes foram de borla e ganharam tradição.
    Repare que aquelas corridas das cores e nocturnas, que existem em todas as cidades (http://www.thecolorrun.pt/) têm uma inscrição de 10 a 20€, montes de patrocínios e, claro subsídios das Câmaras. Mas isto é uma moda e uma mega operação de relações públicas dos ginásios, bebidas energéticas, alimentos ligth, marcas de roupa e da malta do fitness e da saúde. Como os portugueses se deixam enganar por esta gente é um mistério para mim. Porque agora nem sequer dão uma parte para solidariedade. Não acredito que a tomantina será igual, e tal como acontece com as equipas americanas, um dia, até pode mudar de cidade senão render o desejado lol…………

    Gostar

  8. André's avatar
    André permalink
    28 Agosto, 2013 17:23

    Não percebo por que razão o município não poderia continuar a explorar (agora lucrativamente ou sustentavelmente) aquela festa, cobrando ela própria os dez euros. Claro, o Rui acha que o Estado Socialista não pode ter atividades que rendam dinheiro, então é suposto financiar os serviços de que forma? Sobrecarregando as pessoas e empresas com impostos? Razão tinha o Noam Chomsky quando disse “Um principio básico do estado moderno capitalista é que os custos e os riscos são socializados ao máximo possível, enquanto o lucro e os benefícios são privatizados.” Pelos vistos o Estado não pode ser sustentável, que isso era o colapso de uma ideologia. Porquê, já agora?

    Gostar

  9. BorNot2B's avatar
    28 Agosto, 2013 17:25

    Caro Rui, é conhecida a sua obsessão com a atribuição de valores negativos ao “socialismo” (que para si parece resumir-se de forma sumária a tudo o que fica a leste do seu próprio pensamento).
    Ora o exemplo que cita como conclusivo de que “o capitalismo funciona melhor que o socialismo” vem apenas provar uma coisa: o bom senso funciona melhor do que qualquer ideologia… Talvez assim se compreenda que certos países capitalistas sejam uma desgraça enquanto alguns países “socialistas”, estejam eles na Escandinávia ou na Ásia tenham melhores resultados.
    Enquanto em Portugal continuarmos presos ás fábulas ideológicas não passaremos da cepa torta…

    Gostar

  10. fado alexandrino's avatar
    28 Agosto, 2013 17:28

    Isto só a tomatada.
    A festa não podia ser feita privatizada pelo Ayuntamento porque seria logo necessário criar uma Comissão de Festas depois de um Grupo e Estudo ter dado um parecer e como é que os partidos se iam entender sobre as composições das mesmas.
    Ahn?

    Gostar

  11. Piscoiso's avatar
    28 Agosto, 2013 17:51

    A cena da Tomatina tem semelhanças com o S.João no Porto. Em vez de uma martelada atira-se um tomate.
    Só estranho como a ideia de privatizar o S.João ainda não tenha passado pela cabeça de Rui Rio.

    Gostar

    • rui a.'s avatar
      rui a. permalink
      28 Agosto, 2013 18:49

      O S. João do Porto, que nasceu como festa religiosa, já é uma festa privada, há muito tempo: é uma festa de pessoas, de indivíduos espontaneamente organizados, que não depende dos poderes públicos para nada, a não ser para limitarem a circulação automóvel nalgumas vias públicas. A CMP não tem que gastar dinheiro com ela e se gasta é mal gasto, porque certamente as pessoas, os portuenses e as suas associações de bairro, saberiam reunir os meios necessários para o baixo custo da festa. Escolheu mal o exemplo.

      Gostar

      • Fincapé's avatar
        Fincapé permalink
        28 Agosto, 2013 18:57

        Caro rui a., é impressão minha ou este extenso programa mostram o contrário do que diz acima?

        Click to access 1368633405programa_geral_sao_joao_porto_20131.pdf

        Gostar

      • André's avatar
        André permalink
        28 Agosto, 2013 18:57

        Quando a polícia desvia o tráfego automóvel nalgumas vias públicas não está a gastar dinheiro? Ou aí o combustível gasto pela polícia e as horas pagas aos polícias não contam para nada? É só para saber…

        Gostar

      • und's avatar
        und permalink
        28 Agosto, 2013 19:02

        AUTOMÓVEL VÍRGULA NALGUMAS VIAS PÚBLICAS…..VÍRGULA?

        E O QUE INTERESSA ISSO Ó MOB LYNCH DE UM HOMO SÓ

        Gostar

      • André's avatar
        André permalink
        28 Agosto, 2013 19:14

        Não, não é preciso vírgula. Para além de que na nossa língua isso é facultativo em muitos casos, há que ter em consideração que ao falar ninguém faria pausas no discurso nos locais onde quer colocar vírgulas. Acha que faz sentido dizer “Quando a polícia desvia o tráfego automóvel, nalgumas vias públicas, não está a gastar dinheiro?”?
        Aliás, se colocasse aqui as vírgulas significaria que estava a dizer que apenas naquelas vias públicas é que a polícia gastava dinheiro, sendo que em todas as outras não se gastava. Como pode verificar, se tiver alguma coisa na cabeça para além de areia, não é esse o sentido da frase (vê, nesta frase já temos uma situação perfeitamente facultativa em que é quase indiferente a presença de vírgulas).

        Gostar

      • Piscoiso's avatar
        28 Agosto, 2013 19:52

        A CMPorto certamente que arrecada bom dinheiro com as licenças de instalações de carroséis e outras ocupações da via pública. Despesas excepcionais também há bastantes, como por exemplo a remoção do lixo que fica das rusgas, para além do referido acima sobre o controle do trânsito.
        E o que a Câmara não gasta, gastam as Juntas de Freguesia.
        Certamente que no orçamento da Câmara e das Juntas de Freguesia da área do Porto haverá todos os anos uma verba para o S.João.
        O Rui é mesmo muito pouco católico, porra!

        Gostar

      • ora's avatar
        ora permalink
        28 Agosto, 2013 20:15

        SE ANDE À RÉ TIVESSE, ALGUMA, NA CABEÇA NÃO ESTARIA NO B-LOG A MASSACRAR A CABEÇA AO……

        A) CARALHO

        B) ANDRÉ

        C) COISO

        AGORA OUTRA FRASE

        SE ANDE Á RÉ TIVESSE ALGUMA COISA, NA CABEÇA NÃO ESTARIA

        CON SEGUES VER AS DIFERENÇAS

        DE DI FERE

        DE AD FERE

        DE ABLATIUM

        DE AN DE RÉ

        ÉS UMA PUTINHA POLÍTICA MUY SARAMAGAL NÉ….

        Gostar

      • Piscoiso's avatar
        28 Agosto, 2013 20:21

        vai chamar put inha à tua psi quiatra
        que te põe na cab eça esses pré conceitos
        sara magais

        Gostar

      • ora's avatar
        ora permalink
        28 Agosto, 2013 20:39

        FILHA SE SOUBESSES LER VERIAS QUE SE ÉS O À RÉ OU ANDRÉ ÉS CERTAMENTE BIPOLAR

        A TI NUM TE CHAMO NADA

        É O QUE SE CHAMA AOS VAZIOS NADAS….

        E PUTIN HAS SÃO TODOS HOMENS

        É VERDADE QUE TAMBÉM HÁ MULHERES NA POLÍTICA

        MAS SOFREM TODAS DE TESTÍCULOS NÃO DESCIDOS

        SINCERAMENTE SEMPRE TE ACHEI UM POUCO DESEQUILIBRADO

        ÉS UM EGOTISTA MUITO REPRIMIDO

        TENS UM EMPREGO CHATO

        A REFORMA PESA-TE

        CASO CLÍNICO Nº? 33? ENCHE A QUECA trata-se de caso de eNCHE a queca cuja origem parece ser principalmente emocional falta de material para encher devido à idade, embora também existam fatores precipitantes outros (Portela, André). Isso é muito comum nas quecas não dadas ou mal fadadas ou mesmo mal fodidas, cujos pacientes são em geral muito tensos ou mesmo hipotensos(,vírgula) logo com falta de pressão no caralho . Podemos notar que todas as vezes que ocorreu um evento mais stressante na vida da pitinha politiqueira ela piorou.

        Gostar

      • Piscoiso's avatar
        28 Agosto, 2013 21:00

        “O modo como esta criança está suja é diferente do modo como as outras estão sujas.
        Brinca! pegando numa pedra que te cabe na mão,
        Sabes que te cabe na mão.
        Qual é a filosofia que chega a uma certeza maior?
        Nenhuma, e nenhuma pode vir brincar nunca à minha porta”

        Alberto Caeiro

        Gostar

      • ora's avatar
        ora permalink
        28 Agosto, 2013 21:09

        geralmente a criança brinca com outras coisas que lhe cabem na mão

        fase oral fase fálica dizia freud depende da creança né

        esse caeiro era pessoa prá paedophilia militante né

        come nas pedras c……pequena come

        preenche os vazios e o crato dá-te um poleiro in pretuguês

        qual é a filosofia que chega a uma incerteza quântica ó koiso?

        nã tens o koiso ña mão né

        dá multa en espaço púbico

        Gostar

      • André's avatar
        André permalink
        29 Agosto, 2013 07:12

        Estão tão chateados por eu ter apenas respondido à correção de uma vírgula que outro comentador me fez!? Eu limitei-me a dizer, sem usar eufemismos, que qualquer pessoa inteligente percebe que ali as vírgulas são desnecessárias. Chateou-vos assim tanto?

        Gostar

  12. @!@'s avatar
  13. Hawk's avatar
    Hawk permalink
    28 Agosto, 2013 20:14

    Portanto, os tipos têm tomates, né?

    Gostar

  14. Fincapé's avatar
    Fincapé permalink
    28 Agosto, 2013 20:47

    Eu gostaria de saber o que pensam os teorizadores do bullying político sobre a forma como são tratados alguns comentadores da esquerda democrática que andam por aqui.
    Pessoalmente, divirto-me… ou não, respondendo sempre à letra enquanto me deixarem e quando me apetecer.
    Por acaso, fui ao Insurgente ontem, e também já hoje, onde deixei dois comentários, um dos quais num post de rui a.
    Para minha surpresa constatei que o Insurgente está igual ao Arrastão. Modera os comentários e o que pus ontem (há cerca de 24 horas) ainda está na gaveta.
    Mas devo dizer que isto é uma constatação, não uma reclamação. Oferecerem-me o espaço não é uma obrigação. Mas o debate direto é mais interessante. Por isso, o Blasfémias continua a ser a minha primeira escolha.
    Quanto aos que não gostam dos que pensam e argumentam de forma diferente que acasalem com os seus. Eu tenho mulher(es) que cheguem. 😉

    Gostar

    • ora's avatar
      ora permalink
      28 Agosto, 2013 21:14

      repare-se, não foste a lado nenhum, excepto se és o gato de shrodïnger

      o acento saiu do o e foi pró i…. ö incerteza ok

      e se tens mulheres que cheguem vai prá síria

      seu açambarcador islamita ou se calhar mórmon

      vendes cada mulher por quanto?

      conheci um chulo há 30 anos que aos 14 dizia que elas gostavam do cabedal dele

      nunca percebi se era pelo casaco se pelo cabedal picado pelas bexigas

      bom varicela não era de certeza né…..

      apanhou varíola em 68 deve ter sido dos últimos casos no império

      Gostar

      • ora's avatar
        ora permalink
        28 Agosto, 2013 21:16

        1980…..dá já 33 anos e um mês controlava 6 louras no parque mayer

        uma era uma estampa do norte as outras eram pintadas dizia o rui da guiné…..

        Gostar

      • ora's avatar
        ora permalink
        28 Agosto, 2013 21:19

        um dia ispilica a diferença entre esquerda ou direita ou…..democrática e os chulos do parque mayer

        que auferem quantias diferentes e têm menos sáida nas casas pias isse já a gente sabe

        Gostar

      • Fincapé's avatar
        Fincapé permalink
        28 Agosto, 2013 22:35

        🙂 Não leste os parêntesis. E, às vezes, “nenhuma” já é um bom número para haver algum descanso. 😉
        O gato de Shrodïnger é que não foi a lado nenhum. Não saiu da cabeça do “dono”. 🙂

        Gostar

    • Portela Menos 1's avatar
      Portela Menos 1 permalink
      28 Agosto, 2013 23:24

      Fincapé,
      subscrevo o seu comentário e considero, em geral, o Blasfémias um blog democrático no que à caixa de comentários diz respeito. Não havendo censura prévia dá possibilidades de resposta imediata e torna a discussão quentinha. Só ainda não consegui entender o gozo de alguns trolls que, não tendo opinião sobre nada, se limitam ao insulto reles sobre outros comentadores … simplesmente porque sim 🙂
      Comunista e funcionário público (!!!) são os selos mais frequentemente colocados a quem diverge, mas também inclui juízos de valor sobre…tudo! Por mim, como ainda não acertaram uma, podem continuar a tentar; a alguns insultos tento responder com o respeito que Blasfémias merece mas…
      .
      ps
      e nunca li um autor de post a insurgir-se contra o terrorismo do trolling no seu próprio espaço; a única explicação é que, normalmente, o trolling só tem pontaria para comentadores à esquerda e isso dá jeito…
      ps2
      tomem nota dos “comentadores” a este comentario 🙂

      Gostar

      • Fincapé's avatar
        Fincapé permalink
        28 Agosto, 2013 23:57

        Eu até me divirto com muitos comentários. Mesmo em relação a mim já hoje me diverti. E também gosto de meter “colheradas” para me divertir e às vezes divertir os outros… se conseguir. Mas alguns comentadores não se apercebem do cansaço que provocam as “graças” repetidas, uma vez que nos induzem a ideia de capacidades intelectuais um pouco em crise. Quanto às conotações políticas e profissionais, se se compreende que um liberal não goste de um comunista, já menos se compreende que ataquem alguém que, na sua liberdade de cidadão, opte livremente pelo funcionalismo público. Onde, aliás, deverão estar os melhores, coisa que o próprio MRS disse no último domingo. (Já arranjei mais uns inimigos para MRS :D).
        É giro serem liberais a exigir que os outros façam opções iguais a eles. Mas haverá por aí alguns traumas de comentadores que não conseguiram entrar na função pública.
        Como dizia o outro “deixá-los falá-los que eles calarão-se-ão”! 😉

        Gostar

  15. licas's avatar
    28 Agosto, 2013 22:12

    Fincapé HIPERLIGAÇÃO PERMANENTE
    28 Agosto, 2013 20:47mais interessante. Por isso, o Blasfémias continua a ser a minha primeira escolha.
    Quanto aos que não gostam dos que pensam e argumentam de forma diferente que acasalem com os seus. Eu tenho mulher(es) que cheguem.
    ____________________
    Exemplar: Sabe Fincapé que não consegui pôr pé no 5 DIAS?
    Vê como é *isento* quando afirma que os de esquerda são vítimas de bullying?
    Por outro lado ainda estou à espera de autorização no Blasfémias
    de um post/poesia que lancei à minutos . . .

    Gostar

    • Fincapé's avatar
      Fincapé permalink
      28 Agosto, 2013 22:27

      Caro Licas,
      Tanto fui isento que até comparei o Insurgente com o Arrastão na forma de atuar. E elogiei o Blasfémias. Como vê estava a ser injusto. Mas, volto a repetir, não critico os blogues que fazem moderação. É um critério que, no entanto, “mata” o diálogo. E, muitas vezes, os comentários são colocados ao fim de dias ou nem sequer são colocados. Outro critério que tem de ser respeitado, mas que valoriza os blogues que o fazem. E isso podemos dizer.
      Não “frequento” muitos blogues e raramente “passo” no 5 Dias.

      Gostar

      • rui a.'s avatar
        rui a. permalink
        28 Agosto, 2013 22:40

        Respondi-lhe n’ O Insurgente, caro Fincapé.

        Gostar

      • Fincapé's avatar
        Fincapé permalink
        28 Agosto, 2013 22:59

        Obrigado, caro Rui. Já tinha visto o comentário, mas não a resposta. Vou ver e agradeço a atenção, como sempre, aliás.

        Gostar

  16. licas's avatar
    28 Agosto, 2013 22:17

    ____à (horror!) há.

    Gostar

  17. licas's avatar
    28 Agosto, 2013 22:47

    Pronto, * I FINALLY GOT * : como a esquerda não admite que se faça bullying____
    _________simplesmente ____________ELIMINA.

    Gostar

  18. A. R's avatar
    A. R permalink
    29 Agosto, 2013 12:28

    O grande capital está agora com a esquerda: com a direita não consegue governar a vidinha

    Gostar

Deixe uma resposta para Luis FA Cancelar resposta