Saltar para o conteúdo

Bem acompanhados

18 Setembro, 2013

«Um homem que tentou assaltar uma pastelaria e churrascaria em 2011 está a pedir uma indemnização de 15 mil euros às vítimas do roubo, num processo que está a ser julgado no Tribunal de Albergaria-a-Velha. O assaltante queixa-se de ter sido agredido pelo dono do estabelecimento e por outros dois homens que o manietaram no local do crime, até à chegada da GNR. Durante as alegações finais, que decorreram nesta terça-feira, o Ministério Público, que acompanha a acusação, pediu a condenação dos três arguidos. O dono do estabelecimento, que foi atingido com um tiro nos membros inferiores pelo assaltante, e outros dois homens que vieram em seu socorro, estão acusados de um crime de ofensa à integridade física. O caso ocorreu na noite de 17 de Setembro de 2011, quando o assaltante entrou na pastelaria com a cara tapada e ameaçou com uma espingarda de caça o dono do estabelecimento, que acabou por ser baleado na anca, quando ofereceu resistência. Apesar de continuar com a arma nas mãos, o suspeito, que ainda chegou a dar um segundo tiro acertando no estabelecimento próximo, seria manietado no local por outras duas pessoas até à chegada da GNR. Foi depois transportado ao hospital para receber tratamento a ferimentos na cabeça, tendo ficado internado.  No passado mês de Abril, o assaltante foi condenado pelo tribunal de Albergaria-a-Velha a quatro anos de prisão efectiva, por um crime de roubo qualificado na forma tentada, e ao pagamento de quase 18 mil euros de indemnização. O tribunal deu como provado que o assaltante, desempregado, conhecia “as rotinas” do estabelecimento e planeou o roubo na tentativa de conseguir dinheiro para o vício de drogas pesadas.»

É caso para dizer que o o MP anda bem acompanhado!

32 comentários leave one →
  1. Tiro ao Alvo's avatar
    Tiro ao Alvo permalink
    18 Setembro, 2013 08:52

    É tempo de acabar com esta forma de noticiar assuntos dos tribunais – o/a delegado/a do MP tem nome, e era importante conhecer quem tomou uma atitude destas.
    Digo isto por que a sua família, os seus vizinhos e os seus amigos (se os tiver…) devem saber com quem estão a lidar, para procederem em conformidade.

    Gostar

    • jose's avatar
      jose permalink
      18 Setembro, 2013 09:42

      Revelação tão óbvia, será Inconstitucional?

      Gostar

    • manuel's avatar
      manuel permalink
      18 Setembro, 2013 09:42

      Concordo. Isto começa a meter nojo.A sra Ministra é outra inutilidade,pelos vistos, as leis continuam uma bosta.

      Gostar

  2. XXX's avatar
    XXX permalink
    18 Setembro, 2013 09:41

    È tempo é de parar de dar notícias sem referir todos os factos ou referindo apenas aqueles que são relevantes para levar a determinada conclusão que interessa ao informador.

    Neste caso a ideia que se pretende passar é a de que o coitadinho do dono do café, além de ter sido assaltado e agredido, ainda por cima está á perna com uma acusação de ofensas à integridade física e sujeito ao pagamento de uma indemnização ao assaltante.

    È que existem duas situações facilmente compreensíveis.

    Uma é a legítima defesa, que toda a gente sabe o que é.
    Outra é, quando já não é preciso agir em defesa própria, por exemplo quando o agressor ou assaltante já está manietado, o que poderá bem ter sido o caso, aproveitar para o encher de porrada.
    Aqui já não há legitima defesa, há agressão pura e simples…

    Não conheço minimamente os contornos do caso em concreto. Mas tanto quanto sei, ao contrário da ideia que o Sr. Jornalista pretende fazer passar, os agentes do MP não são uns tontinhos e uns incompetentes que não sabem distinguir as situações.

    Portanto precisamos dos factos todos, se faz favor, não nos comam por parvos.

    Gostar

    • manuel's avatar
      manuel permalink
      18 Setembro, 2013 09:48

      Mesmo que o senhor tenha levado uma carga de lenha os senhores juízes devem ler o contexto e deixarem-se de leituras literais.BPN,swaps,freepot,ppp,etc ,não se passa nada.

      Gostar

    • jose's avatar
      jose permalink
      18 Setembro, 2013 09:50

      Gostaria de assistir, à sua reação muito calma e juridicamente enquadrada, a dar apoio moral ao assaltante frustrado, que o tivesse acabado de balear friamente – ou a qualquer familiar próximo – para o assaltar, cujos propósitos tivessem sido abortados por chegada oportuna de ajuda……

      Gostar

      • nuno granja's avatar
        nuno granja permalink
        19 Setembro, 2013 09:37

        Asssino por baixo José.

        Gostar

    • Alexandre Carvalho da Silveira's avatar
      Alexandre Carvalho da Silveira permalink
      18 Setembro, 2013 10:54

      XXX devia ser o dono do café e levar um tiro, para ver se gostava. A porrada que o ladrão levou ainda foi pouca. Apanhou quatro anos, com o tempo da preventiva, dentro de seis meses vai andar cá fora a assaltar cafés outra vez, e a dar tiros nas pessoas. O ministério publico deve ser representado por um(a) miudo(a) dos que andam por esses tribunais a fazer asneiras.

      Gostar

    • Nuno Miguel's avatar
      Nuno Miguel permalink
      18 Setembro, 2013 12:33

      Caro XXX, digo ainda mais…o assaltante deveria ter sido pendurado pelo pescoço no poste de iluminação com um cartaz ao pescoço com os seguintes dizeres: “Eu roubo pessoas honestas que trabalham honestamente para ganharem a vida”…e assim já não haveria juízes ocupados com este caso…Espero que nunca entrem num estabelecimento seu ou em sua casa e o atinjam a tiro, apenas porque você tenta defender o que é seu…mas se o fizerem, espero que você se guie pelo que aqui apregoa e, caso consiga, lhes ferrar um excerto de porrada, quando for processado por um deles, pense assim: “coitado, já estava manietado quando eu lhe bati…tem toda a razão em processar-me”…e agora divirta-se a pensar que parte dos impostos que você, eu e toda a gente paga, vão servir para alimentar este pedaço de escória humana durante o tempo que ele estiver preso…

      Gostar

    • Tiro ao Alvo's avatar
      Tiro ao Alvo permalink
      18 Setembro, 2013 13:51

      Este XXX não sabe do que fala, mas sabe o que quer: defender os criminosos.
      O assaltante não matou porque não calhou, mas XXX acha que deve vir aqui defendê-lo, só por que… o ladrão terá levado uma carga de porrada.
      Ou tudo isto aconteceu por que XXX quererá, apenas, defender a actuação do MP?
      Não se entende a intervenção cívica de certas pessoas.

      Gostar

  3. jose's avatar
    jose permalink
    18 Setembro, 2013 09:48

    Gostaria de assistir, à sua reação muito calma e juridicamente enquadrada, a dar apoio moral ao assaltante frustrado, que o tivesse acabado de balear friamente – ou a qualquer familiar próximo – para o assaltar, cujos propósitos tivessem sido abortados por chegada oportuna de ajuda……

    Gostar

  4. josegcmonteiro's avatar
    18 Setembro, 2013 10:08

    O Mundo está a ficar mesmo pirado!

    Gostar

  5. Piscoiso's avatar
    18 Setembro, 2013 10:12

    O assaltado e baleado, ao fazer justiça pelas próprias mãos dando um enxerto de porrada ao assaltante, não o devia ter entregue à Justiça. Uma vez que o fez, faça-se Justiça para os dois lados.
    E mais não digo.

    Gostar

  6. General's avatar
    General permalink
    18 Setembro, 2013 10:22

    O assaltado , ingénuo , devia ter negociado com o assaltante o valor necessário para o dito cujo matar o vício e na esperança de o resultado ser uma valente overdose , assunto arrumado !

    Gostar

  7. Castrol's avatar
    Castrol permalink
    18 Setembro, 2013 10:41

    O MUNDO AO CONTRÁRIO!!!

    Episódios como este, mais os do TC do Joaquim, são o sinal da ruína eminente do último pilar da nossa Democracia que ainda se mantém de pé!

    Depois disto será só sangue e ranger de dentes, com polítiqueiros a distribuir bonés e beijinhos pelas feiras e bairros sociais, à caça de votos que perpetuem um regime pseudo democrático que apenas os serve a eles…

    Valham-nos os Independentes!

    Gostar

  8. politologo's avatar
    politologo permalink
    18 Setembro, 2013 10:55

    MºPº ??? Conheci um caso de um cidadão que adquiriu um Mercedes usado num stand e foi burlado . O MºPº arquivou alegando que a culpa era do burlado por se deixar burlar !!!
    Posteriormente o MºPº aparece com um Mercedes novo comprado (?) naquele stand !!!

    Gostar

  9. zé luís's avatar
    18 Setembro, 2013 10:58

    Assaltar e pedir uma indemnização é o que o PS anda a fazer, no caso a pedir votos…

    Gostar

  10. @!@'s avatar
    @!@ permalink
    18 Setembro, 2013 11:14

    Uma vez dois meliantes tentaram roubar o carro de um amigo que tinha instalado na viatura um corta corrente para impossibilitar o acto, que, por um mero acaso, deu conta da tentativa de remoção do veículo. Num ápice vejo-me na rua, descalço e de tronco nu, hábitos de quem tinha acabado de sair da tropa, a correr atrás do carro que ia deslizando pela rua, alertando um policia de giro que olhava para o carro como um boi. Chegado ao pé do carro que se tinha imobilizado por a descida ter terminado e notado um calmeirão e um outro mais franzino parei aguardando pelo evoluir dos acontecimentos quando sinto o policia apontando a arma para mim ao que repliquei, nada gentilmente, que os maus estavam à nossa frente. Num repente a viatura foi cercada por populares que queriam fazer justiça imediata, o piquete da policia chegou levando os assaltantes para a esquadra a que nos dirigimos, eu mais o dono do carro, para ser feita a participação onde tivemos que esperar, numa sala, juntamente com os ladrões pela chegada do chefe. O meu amigo fervia contendo-se para não saltar para cima dos gajos aplaudindo todas as vezes que um policia aparecia e dava porrada nos dois gajos, ora porque estavam sentados, ou de pé, porque fumavam, ou porque sim. O policia que me apontou a arma era o pior, talvez por ser novato e estar completamente nervoso. Enfim, uma festa.
    A Leonor Cipriano já está esquecida? Assim como Pereira Cristovão?

    Gostar

  11. Carlos's avatar
    Carlos permalink
    18 Setembro, 2013 13:22

    “Completamente nervoso” estás tu, que ninguém entende o que queres dizer.

    Gostar

    • @!@'s avatar
      @!@ permalink
      18 Setembro, 2013 13:27

      Está a ler como vê mal as coisas

      Gostar

      • manuel's avatar
        manuel permalink
        18 Setembro, 2013 13:43

        Eu também não percebi.Não estamos perante violência policial.E mesmo esta ,quando acontece, deve ser contextualizada e lida pelos srs juízes de acordo com as leis da república.

        Gostar

  12. Pinto's avatar
    Pinto permalink
    18 Setembro, 2013 13:39

    @!@, se foi tão explícito a explicar verbalmente ao polícia como o é a escrever, não me admira que o polícia não tenha percebido nada e o tivesse confundido. Deve ter sido tropa a mais (e escola a menos).

    Gostar

    • @!@'s avatar
      @!@ permalink
      18 Setembro, 2013 14:09

      É boa. Tive um fogo na minha horta, tive de escrever o relatório porque o policia não era capaz de o fazer, paguei uma multa do caraças e o policia subiu de posto. A brigada militar de combate aos fogos (5 militares com um auto tanque) foi muito mais rápida e eficaz do que os bombeiros que apareceram com dois carros, quinze voluntários, para fazer o rescaldo e mesmo assim tive reacendimentos.
      Tem toda a razão: a escola nunca é demais.

      Gostar

      • zazie's avatar
        zazie permalink
        18 Setembro, 2013 15:59

        Já me aconteceu o mesmo. O tipo a teclar com um dedo e a perguntar-me como se escreviam as palavras.

        Uma coisa terceiro-mundista. Estive mais de uma hora à espera que ele escrevesse meia dúzia de linhas por roubo de carteira.

        Gostar

  13. fado alexandrino's avatar
    18 Setembro, 2013 13:53

    Sim são necessários todos os factos para depois lhe podermos vestir o fato conveniente.
    Por exemplo, alguém sabe se ele ouvia vozes?
    Meditaria numa seita oops! escola de Jeová.
    Estaria traumatizado por ter nascido num “bairro problemático”?
    Tantas dúvidas.

    Gostar

  14. Peterpagante's avatar
    Peterpagante permalink
    18 Setembro, 2013 14:48

    Acho bem que o ladrão peça uma indemnização de 15.000 euros.
    Então como é que ele ia conseguir pagar a indemnização de 18.000 euros a que foi condenado pela tentativa de homicídio, roubo com arma de fogo, etc, etc…?
    Assim, com a ajuda dos 15.000 sempre dá para pagar parte da indemnização…
    Pelos vistos o assaltante não era nenhum milionário … já andava a roubar para ganhar a vida.
    Não devem é passar-lhe os 15.000 euros para a mão … é mais prudente usá-los para abater na dívida já constituída dos 18.000.

    Eh….eh…eh…

    Gostar

  15. licas's avatar
    licas permalink
    18 Setembro, 2013 15:12

    Oi malta estou aqui . . .

    Gostar

  16. J. Madeira's avatar
    J. Madeira permalink
    18 Setembro, 2013 15:28

    A D. Helena, fala das coisas/assuntos pela rama, pelo que escreve salta à
    vista desarmada que, o assaltante tem um bom advogado, por duas razões;
    primeira conseguiu a colaboração do M.Público, segunda numa penada
    quase neutraliza os 18 mil euros que o assaltante foi condenado a pagar!
    Outras e mais gravosas situações esperam o empenhamento do M. Público
    para que se comece a sentir que a Justiça funciona em Portugal, não foi
    por acaso que que, foi a ministra da dita, a primeira a ser chamada à troika!!!

    Gostar

  17. licas's avatar
    licas permalink
    18 Setembro, 2013 15:40

    Posso entrar?
    _________Assaltante armado fazendo fogo_________Culpado: assalto à mão-armada
    _________Imobilizado o assaltante levando uma sova______
    _________dono da loja criminoso: culpado: prisão por agressão.
    _________os tais 2 ajudando â festa?______Conivência culposa

    Gostar

  18. zazie's avatar
    zazie permalink
    18 Setembro, 2013 15:51

    É a lei. Queriam o quê? que o juiz enfiasse o ladrão na jaula com o urso, à Roy Bean.

    Gostar

Deixe uma resposta para zazie Cancelar resposta