Duas das promessas eleitorais mais populares nestas autárquicas, livros escolares gratuitos e vacinas gratuitas. Um sinal de que o ajustamento ainda não chegou às autarquias.
Esta espécie de «covil passista», por pudor e recato mínimo, até se deveria abster de criticar fosse o que fosse antes de fazer a necessária recensão crítica ao desvario da candidatura oficial do PSD à CM do Porto.
Está a ver, caro Fincapé, como eu tinha razão quando lhe dizia que vc. um dia se ia descobrir?… Sempre me pareceu que vc. era de direita e andava enganado…
Boa, Rui. Mas isto acontece porque os partidos da esquerda só oferecem coisas que já temos em excesso.
Nesta autarquia, o CDS está a ser inovador, mas ainda me lembro do João Morgado, o que me faz temer que esta promessa eleitoral não seja cumprida. 😉
PS: Como é merecedor da minha consideração, vou fazer-lhe uma confidência: no meu concelho vou votar no PSD. Sabe porquê? Porque são pessoas socialmente envolvidas que trabalham em prol da comunidade e dos desfavorecidos. No fundo, são de esquerda, como por vezes lhes digo. Estive ontem no jantar de apoio. Como vê, caro Rui, o mundo é mesmo redondo. 🙂
“No fundo são de esquerda…porque são socialmente envolvidas e trabalham em prol da comunidade….”
E diria mais……. no fundo no fundo… um “gajo(a)” de esquerda é bem de direita.
É apenas uma questão de fundura .
“É apenas uma questão de fundura .”
O meu caro Tiradentes tem sempre em consideração a medida da profundidade como se tudo se resumisse a um implante. Mas o mundo é redondo.
Meu caro Fincapé ….quem pos o implante que só de esquerda é que era solidário foi vc. tenho muita pena que nem nisso tenha reparado.Quantoao mundo ser redondo aprendi isso com um seu correlegionário da america latina que bem explicou que o problema da poluição era o mundo ser redondo e girar porque se fosse quadrado nao teríamos esse problema ( da china e dos americanos).
Como vê além de profundidades, estou bem informado e distingo os seus implantes..
Caro Fincapé, agradeço a confidência, mas sempre lhe digo que se são pessoas características deverá fugir delas! Cheio de boas intenções está o inferno, e, como sabe, as melhores intenções costumar ter consequências trágicas, em política. Eu não duvido, por exemplo nem por um segundo, das excelentes intenções de quem nos tem governado nos últimos 30 anos, tão-pouco da genuína honestidade da maioria dos nossos governantes. Todavia, os resultados são os que estamos a viver. Agora, pense no amigo Isaltino e diga-me lá se ele é merecedor do que está a passar, se compararmos os prejuízos dados ao país com os dos nossos governantes…
O tipo de pessoas que referi não tem nada a ver com os nossos típicos governantes, nem qualquer tipo de semelhança com Isaltino, exceto no bem que procuram fazer ao concelho. Não só através da autarquia. A obra exterior à autarquia é notável.
E deram provas durante mais de trinta anos. Não foi o primeiro jantar de apoio, nem a primeira vez que vou votar e que apoio e defendo esta malta. E até já estive em lista diferente e num lugar da suposta oposição de que naturalmente mais tarde me afastei, sem qualquer tipo de sobressalto. Suposta, porque não faço oposição ao que considero bem feito (pelo meu critério, obviamente) só pelo facto de me sentir noutra área ideológica.
É gente boa e séria que conheço desde a infância, já lá vão uns bons anitos.
Claro que custa a engolir tanta bandeira laranja. Mas consegui esquecer o Passos Coelho. E o antigo dirigente nacional que lá esteve sempre é melhorzinho. Repare, caro Rui, que se trata de um concelho que vota a maioria das vezes à esquerda mas nas autárquicas vota diferente.
RUI MACHETE, outro governante a precisar de MEMOFANTE…
«BE pede demissão de Rui Machete (Expresso)
“Quem mente não pode governar. E por isso nós dizemos que Rui Machete deve demitir-se ou ser demitido, em nome da democracia, da transparência, da decência”, afirmou João Semedo.»
Ah! as do João Semedo são sempre *perfurantes/performants*.
É uma das cabeças pensadoras (a outra é a da Catarina).
____________o BE é o partido dos * pedintes *, enquanto o PCP é o dos * exigentes *.
Ambos os dois não passam de palhaços à custa da liberdade da existência de partidos. . ..
Piscoiso HIPERLIGAÇÃO PERMANENTE
21 Setembro, 2013 13:38
Não acredito que todas as vacinas possam ser gratuitas.
Muito menos as vaginas.
___________________
DIZ COMO UM LIVRO ABERTO: Tal qual como a adesão ao PS,
_____________Todos os Piscoisos do Mundo_______ALISTÁI-vos
Das duas uma: ou o pessoal anda desesperado, muito mais desesperado do que a retórica liberal quer fazer crer (eu gastei demasiado, por isso castiguem-me…castiguem-me por favor…salvem-me…) ou então há muita parreca a precisar de salvação. O resultado será sempre o mesmo: eu pequei…eu gastei demais…perdoa-me Deus que gastei demais…salva-me…ou então permiti que a troika me salve…
A polémica à volta do cartaz é, também, um pouco ‘gratuita’. Para aqueles que ainda não sabiam pela própria experiência de vida estes dois anos e pico de Passos Coelho são suficientemente eloquentes (e dolorosos) para que os portugueses nunca mais acreditem em ‘borlas’ e/ ou ‘brindes’. De maneira que…
Uma constante do sistema como é óbvio. Mas estava a falar de dor e não existe comparação para a maioria dos portugueses.
A ‘dolorosa’ chegou agora. De maneira que … a ‘envaginação’ tem tido um preço. Isto é, não tem sido de ‘borla’.
A Europa tem 7% da população mundial, é responsavel por 20% do produto mundial, e paga 50% das despesas sociais do mundo. Os que acham que a mutualização das dividas dos paises europeus que vivem acima dos seus próprios recursos, como é o nosso caso, como é que acham que isto vai acabar?
Realmente, Alexandre, fora da Europa a despesa social é baixíssima. Terá certamente de subir. Basta pensar (ou continuar a pensar numa ideia abandonada há uma década de que é possível haver emprego em setores de bens transacionáveis para sete mil milhões de pessoas no planeta e daqui a pouco para dez mil milhões).
Imagine que era possível (e talvez venha a ser daqui por alguma dezenas de anos) o nosso país necessitar da força de trabalho de um milhão de pessoas para sustentar os dez milhões: o que fazer? Matar os nove milhões restantes? Ou acha viável nove milhões de “sem-abrigo”? Num belíssimo documentário sobre as “quintas da marinha” brasileiras no Rio de Janeiro, dizia em forma de pergunta um dos moradores com consciência da estupidez que a ganância do nosso mundo patrocina: “nós aqui somos 20 mil, e eles ali na colina (na favela) são 400 mil, o que acha se eles resolverem vir todos por aí abaixo?”
A resposta deixo-a a cargo do Alexandre.
Já dei para esse peditório. Não leve o que vou escrever como gabarolice, porque não é, mas eu tive oportunidade de ir mais de dez vezes a paises atrás da cortina de ferro antes de cair o muro de Berlim. Os que lá viviam, não eram 400 mil, eram mais de 400 milhões, e não tinham hipoteses de “ir por ali abaixo” para sitio nenhum que não fosse o gulag ou a prisão. Os das favelas se estudarem e trabalharem talvez tenham hipoteses de mudar “lá de cima” “cá para baixo”.
Nota: o que eu escrevi no meu comentário anterior não tem a ver com os que vivem fora da Europa, mas com os que vivem NA Europa; percebeu?
Para tanta experiência, deveria ter percebido: “Realmente, Alexandre, fora da Europa a despesa social é baixíssima.”
———–
De resto, não fui eu quem se preocupou com os tais 400 mil. Foi um morador inteligente daquela “quinta da marinha”.
Sim, sim, se eles estudarem e trabalharem vêm “cá para baixo”. Você era bom para participar numa experiência interessante: punham-no lá num pardieiro, pagavam-lhe como pagam a eles para lhes limpar o lixo e queria vê-lo a subir na vida. Grande filosofia para quem tem uma vida boa. Como, aliás, a minha que é razoável.
Eu nunca fui a nenhum país da cortina de ferro, a não ser à República Checa, logo, já não havia cortina.
E nem sequer tenho pena de não ter ido. O que é que o leva a pensar que sim? Terá viajado tanto que ganhou preguiça de pensar?
Esta rapaziada, muito intelectual e com uma formação acima da média, a maior parte das vezes diz coisas interessantes, quando não lhe foge o pé para o chinelo. Vão-se entretendo, entretêm os outros, e daí não vem mal ao mundo, nem bem. A realidade do país ofusca-os e não conseguem vislumbrar o que está mesmo a esbarrar com eles. O país está tecnicamente falido e só com uma REUNIÃO URGENTE DE CREDORES, com uma ordem de trabalhos em que o 1.º ponto, seja a requalificação da dívida, com um abatimento de, pelo menos, 90% na componente dos juros, poderá haver algum rumo. O ponto 2 seria o prolongamento do prazo aí para 50 anos, com uma amortização de 2% ao ano e os próximos 5/10 anos serem de carência. De contrário, dentro de 1 ou 2 anos, estaremos em falência irremediavelmente e os credores gananciosos receberão ZERO.
EssA ManiA de Escrever cOm MaíscuLas é aPenaS um proBleMa de atiTude oU é a lEi das CompEnsaÇõeS? Já agora não se arranja por aí qualquer coisa que faça mais ou menos sentido?
não Ó ASSASSINO DE MULHERES E CREANÇAS QUE AFUNDAS NAUS DE ORMUZ AO HOSPITAL DA LUZ COM SÓ ARES DE AR MAÇÃO DE PERA
POUPA TEMPO Ó QUERIDA ABBY ALBUS QUER QUE LHE VÃO AOS CUS?
É ASSIS OU ASSAD MAIS RAPIDEX É COMO AS VÍRGULAS , OU OS PONTOS FINAES DESTEMPERAM O NÓ CORREDIÇO NO CORREDOR DA MARATONA DAS LETRAS A PAGAR OU A DEVER
Há já alguma “rapaziada” com chinelos nos pés, comprados nos chinocas porque mais baratinhos…
A maioria dos tugas não quer saber do seu futuro — “isso da política é para os políticos ; são todos iguais”, etc., etc. Contrentam-se com futebóis e futebolices, tv’s anestesiantes, “famosos” (as revistas mexeriqueiras continuam a vender bem, os programas televisivos a propórito multiplicam audiências), galas, etc.. A maioria têm o que querem : chapadas de Sócrates ou de Coelho. E obviamente não reagem ao/s castrador/es e assasino/s das suas vidas.
Um país que produz pessoas, que do alto da sua omnipresença, insultam os que não tiveram a sorte de ser tão inteligentes como elas, deixou de ser um país, para ser uma pocilga, onde só é possível viver enterrado no esterco. Assim quiseram, assim o têm. Um pouco de respeito pelo próximo seria conveniente, não por ser bíblico, mas por ser cívico.
«Rui Machete admite “incorreção”, mas sem intenção de ocultar ações da SLN (DD)
O ministro dos Negócios Estrangeiros admitiu hoje que cometeu uma “incorreção factual” ao escrever, numa carta em 2008, nunca ter tido ações da Sociedade Lusa de Negócios (SLN), mas disse não haver qualquer intenção de ocultar.»
Os casos Machete, Albuquerque & outros são uma conspiração do Tribunal Constitucional a soldo do BE e do PC. Só pode. PPCoelho ainda vai dizer, enviezadamente algo parecido num qualquer comício autárquico…
Num país cristalino e decente, estes casos teriam uma repercussão nacional a sério !
A dívida não será paga porque os Portugueses vão desaparecer quase todos.Nascem 90000/ano,morrem 110000/ano ,emigram 100000/ano ,sem imigração, o saldo é de -120000.Em 2043 (dentro de 30 anos) seremos 7 milhões e só velhadas.Os credores vão levar um calote dos grandes!
Ainda pensei que as mamassem no decorrer da campanha mas…a saida de cenas das televisões retirou um bom bocado de pica á campanha,
O Bolota fosta mais de oe referenciar com QUADRILHA,
Senão repara: Quadrilha, bando, associação criminosa ou gangue são denominações atribuídas a um grupo de pessoas que tem por objetivo praticas crimes ou atividades consideradas ilegais em determinado ordenamento jurídico.
Segunda-feira, Setembro 23, Gaspar e o regresso aos mercados.
.
Blasfémias lamenta informar que 2ªfeira está ENCERRADO e convida todos os seus comentadores a assistirem em directo ao REGRESSO AOS MERCADOS. Entrada livre.
NUM PAÍS AFOGADO EM MOSCAS HÁ QUEM DESISTA E QUEM ASSISTA TODAS AS MOSCAS SÃO ÁGUA CARBONATADA
laugardagur, 21. september 2013
ESTAVAS LÊDA PORTELA POSTA EM SOSSEGO OU EN SU CEGO NO SURREALISMO DOS SWAP’S E DOS SWING’S ENTRE UM FMI ESCURINHO E UM ARMÉNIO CARLOS DO VOTO BRANCO ROMÂNTICO MAS NÃO TRÔPEGO EMBORA UM POUCO SÔFREGO PELO PHODER DE PODER PHODER O PODER….
Faço notar que não há falta ou excesso de dinheiro na Europa ou no mundo.
Há excesso de papel comercial que se diz ser resgatável por notas de papel como soía dantes ser resgatado por ouro ou prata ou cabeças de gado em pecuniária pecunia ou em sal misturado com cauris
logo não há falta de simbologias monetárias vulgus denarius
Pelo contrário, há enormes excedentes de ….de….
bom de quê?….humanos nem por isso
industriais….há excedentes de automóveis
e de aço
a maioria aço chinês e hindu
há excedentes de milho que devem acabar em breve porque os mexicanos e os automóveis a biodiesel consomem muito
excedentes de petróleo só na américa latina e médio oriente
de gás só na ásia….
excedentes de armamento que são símbolos de status e denarius isso há muitos
e tal como para o gás há guerras comerciais em curso para diminuir os excedentes
há excedente de magos económicos e de messias do mesmo jaez que explicam, aliás, como consegue a Alemanha pontualmente financiar-se a juros negativos.
like this?
Germany Bund 2 Year Yield 0.21% +2 -4 +18 09/20/2013
Germany Bund 5 Year Yield 0.93% +2 +11 +34 09/20/2013
Germany Bund 10 Year Yield 1.94% +2 +7 +35 09/20/2013
Germany Bund 30 Year Yield 2.76% +2 +10 +34 09/20/2013
O que há na Europa, em toda a Europa, é a vitória de uma agenda ideológica que postergou para futuros inexistentes o pleno emprego em serviços que não servem a ninguém pois só a crédito se mantem uma europa com 6000 bancos e outras tantas entidades financeiras ou seguradoras de créditos fáceis e crescentes e 16 milhões de empregos nessas áreas
e outros tantos a vender casas e automóveis a crédito numa europa envelhecida e com cada vez mais Belfast’s e Manchester’s de fachadas vazias como Detroit
e se os interesses financeiros tomaram os principais centros de poder político e obviamente económico
Não espanta nada que essa vitória venha pela mão de governos de cores várias
E O CHAMADO ESTADO SOCIAL É O PRINCIPAL
CONTRIBUINTE PARA ESSA PANÓPLIA DE INTERESSES FINANCEIROS
DESDE O PODEROSO COMPLEXO BANCÁRIO-FARMACÊUTICO
AO PODEROSO COMPLEXO TRANSPORTES-BANCA
NUMA EUROPA EM QUE O TRANSPORTE COLECTIVO TEM DE SER SUBSIDIADO QUAL METRO SUL DO TEJO
POIS NÃO RESPONDE AOS ANSEIOS DE UMA SOCIEDADE AUTO-MOBILIZADA QUE ASPIRA A SUBURBANIDADE OU SUBURBIA BANALIDADE
FALTA O PODEROSO AMPLEXO CONSTRUÇÃO CIVIL CONSTRUÇÃO MILITAR E BANCAS ASSOCIADAS
QUE EMPREGA 12 MILHÕES DE EUROPEUS DESDE AS LEGIÕES AUXILIARES DA PAX AMERICANA
AO SEU COMPLEXO INDUSTRIAL QUE A MUNICIA
E AO RESTRITO Nº DE 500 BANCOS QUE OS FINANCIAM
E AS 60 COMPANHIAS QUE LHES REFINAM OS AÇOS E A QUEROSENE
MAS PERCEBE-SE AGITAR O TRAPO DAS GUERRAS DAS LARANJAS FAZ MUITO MELHOR AO EGO
OU AO EGOMANÍACO TANTO FAZ…..
Birt af São por tolas?
Efnisorð: SER ESCURINHO NO PCP OU NA CGTP É SER A FAVOR DO SURREALISMO POLÍTICO ECONÓMICO OU SEJA UM PERIGRO S.s. O CAPITALISTA
Normalmente e em quase todo o país, os mercados estão fechados às Segundas-feiras. Porque não há legumes, frutas, peixe, carne, frescos. Também neste caso VGaspar errou, foi ineficaz, não se apercebeu que 23 de Setembro “calhava” nesse dia da semana.
Mais um azar do governo — culpa quiçá do TConstitucional.
Enquanto isso, dá na tv, o All Garve está a encher-se de pensionistas estrangeiros, que dizem eles “não há mais clima assim, temperatura melhor, sol e tal isenção de impostos de pechincha, dez anos, com milhares de casas boas a 50% mais baratas que em Inglaterra, Holanda, Alemanha … Viva Portugal, o Al Garve, melhor sítio para a gente viver do de todo o mundo !
E vocês, muito simpáticos e tudo, é que não percebem, ó Portas e o Coelho como é que não viram isso ! … 🙂
معركة القصر hás-des.s. ser nossa outra vez
e shtunë, 21 shtator 2013
SÓ ARES DE AR MAÇÃO DE PERA EM FUTUROS PARA MEMÓRIA MAL PASSADA NUM PRESENTE DEPENDENTE E DEMENTE PELOS DIREITOS ESCORREITOS DE TER FOME E COMER A GALINHA DO VIZINHO OU O VIZINHO OU A FILHA DO VIZINHO É SURREAL O NOSSO DIREITO PENAL E LIGEIRAMENTE ANAL AFINAL…..
viva o othelo mouro de veneza
vinde a nós o vosso cu d’état en petites coups ou coupé’es poupée de cire poupée.
Outra, hilariante, e própria duma “realeza” e de “subditos” automasturbados ::
O filho de Kate e de William (tem dois meses) é a Personalidade Mais Influente de Londres ! — in SAPO…
No cartaz, a conversão do “C” em “G” tem piada, mas o que está em causa é que não se percebe a exigência de vacinas gratuitas, porque (todas ou só algumas?) elas já o são – pelo menos as da gripe sazonal e do tétano, nos Centros de Saúde.
Esta espécie de «covil passista», por pudor e recato mínimo, até se deveria abster de criticar fosse o que fosse antes de fazer a necessária recensão crítica ao desvario da candidatura oficial do PSD à CM do Porto.
GostarGostar
MILAGRE CAMARADA PÁ
AGENTE LEU COM VAGINAS GRATUITAS
O MELHOR POSTER DE CAMPANHA
ÉS GRANDE MEU……
COM DEUSES DESTES VAMOS LONGE
NEM É PRECISO MORRER COMO MÁRTIR PARA TER VAGINAS GRATUITAS
BASTA IR VOTAR
TAMBÉM DEVE SAIR CADA VAGINA …….
GostarGostar
Vacinas ou Vaginas ?!!!
GostarGostar
As vacinas, foram “pichadas” com “vagina”…..
GostarGostar
FORAM NADA AS VAGINAS GRATUITAS SÃO VIRGENS
HEREGES SEM FÉ
HERETIKUS CAPAZES DE ESCOLHAS NO MEU TEMPO IAM PRÁ FOGUEIRA
GostarGostar
Desculpe, João Miranda, eu não leio vacinas. E, sendo assim, até poderia votar no CDS-PP. 😉
GostarGostar
Está a ver, caro Fincapé, como eu tinha razão quando lhe dizia que vc. um dia se ia descobrir?… Sempre me pareceu que vc. era de direita e andava enganado…
GostarGostar
Boa, Rui. Mas isto acontece porque os partidos da esquerda só oferecem coisas que já temos em excesso.
Nesta autarquia, o CDS está a ser inovador, mas ainda me lembro do João Morgado, o que me faz temer que esta promessa eleitoral não seja cumprida. 😉
PS: Como é merecedor da minha consideração, vou fazer-lhe uma confidência: no meu concelho vou votar no PSD. Sabe porquê? Porque são pessoas socialmente envolvidas que trabalham em prol da comunidade e dos desfavorecidos. No fundo, são de esquerda, como por vezes lhes digo. Estive ontem no jantar de apoio. Como vê, caro Rui, o mundo é mesmo redondo. 🙂
GostarGostar
“No fundo são de esquerda…porque são socialmente envolvidas e trabalham em prol da comunidade….”
E diria mais……. no fundo no fundo… um “gajo(a)” de esquerda é bem de direita.
É apenas uma questão de fundura .
GostarGostar
“É apenas uma questão de fundura .”
O meu caro Tiradentes tem sempre em consideração a medida da profundidade como se tudo se resumisse a um implante. Mas o mundo é redondo.
GostarGostar
Eu tambem não me importava nada tal como o Fincapé, de votar no CDS-PP. dependendo das vaginas claro,,,
GostarGostar
POIS A GENTE PERCEBE SE ANTES FOSSEM HOMENS VOTAVAS NELAS
TEM TRANS NO PEDAÇO….
GostarGostar
Meu caro Fincapé ….quem pos o implante que só de esquerda é que era solidário foi vc. tenho muita pena que nem nisso tenha reparado.Quantoao mundo ser redondo aprendi isso com um seu correlegionário da america latina que bem explicou que o problema da poluição era o mundo ser redondo e girar porque se fosse quadrado nao teríamos esse problema ( da china e dos americanos).
Como vê além de profundidades, estou bem informado e distingo os seus implantes..
GostarGostar
Você quando quer tem piada. E por vezes alguma razãozita, embora raramente. 🙂
GostarGostar
Caro Fincapé, agradeço a confidência, mas sempre lhe digo que se são pessoas características deverá fugir delas! Cheio de boas intenções está o inferno, e, como sabe, as melhores intenções costumar ter consequências trágicas, em política. Eu não duvido, por exemplo nem por um segundo, das excelentes intenções de quem nos tem governado nos últimos 30 anos, tão-pouco da genuína honestidade da maioria dos nossos governantes. Todavia, os resultados são os que estamos a viver. Agora, pense no amigo Isaltino e diga-me lá se ele é merecedor do que está a passar, se compararmos os prejuízos dados ao país com os dos nossos governantes…
GostarGostar
O tipo de pessoas que referi não tem nada a ver com os nossos típicos governantes, nem qualquer tipo de semelhança com Isaltino, exceto no bem que procuram fazer ao concelho. Não só através da autarquia. A obra exterior à autarquia é notável.
E deram provas durante mais de trinta anos. Não foi o primeiro jantar de apoio, nem a primeira vez que vou votar e que apoio e defendo esta malta. E até já estive em lista diferente e num lugar da suposta oposição de que naturalmente mais tarde me afastei, sem qualquer tipo de sobressalto. Suposta, porque não faço oposição ao que considero bem feito (pelo meu critério, obviamente) só pelo facto de me sentir noutra área ideológica.
É gente boa e séria que conheço desde a infância, já lá vão uns bons anitos.
Claro que custa a engolir tanta bandeira laranja. Mas consegui esquecer o Passos Coelho. E o antigo dirigente nacional que lá esteve sempre é melhorzinho. Repare, caro Rui, que se trata de um concelho que vota a maioria das vezes à esquerda mas nas autárquicas vota diferente.
GostarGostar
GostarGostar
GostarGostar
Não acredito que todas as vacinas possam ser gratuitas.
Muito menos as vaginas.
GostarGostar
COISO ADERE AO MOVIMENTO SURREALISTA
O CAMARADA SOARES E O CAMARADA SOCRATES ADERIRAM HÁ DÉCADAS
GostarGostar
Licas, es tu?
GostarGostar
só ares de ar mação de pera nos gamas que bloukam
dá status ter um gama blouko como dantes ter um gama padre….
fiat vosbiscum ou cum no cu….uma portelada dessas
agente percebe pouco dos vossos rittos ó jorge…
GostarGostar
Tudo vai bem no melhor dos mundos: http://lishbuna.blogspot.pt/2013/09/ha-ja-muito-tempo-que-nesta-o-ar-se.html
GostarGostar
RUI MACHETE, outro governante a precisar de MEMOFANTE…
«BE pede demissão de Rui Machete (Expresso)
“Quem mente não pode governar. E por isso nós dizemos que Rui Machete deve demitir-se ou ser demitido, em nome da democracia, da transparência, da decência”, afirmou João Semedo.»
GostarGostar
Ah! as do João Semedo são sempre *perfurantes/performants*.
É uma das cabeças pensadoras (a outra é a da Catarina).
____________o BE é o partido dos * pedintes *, enquanto o PCP é o dos * exigentes *.
Ambos os dois não passam de palhaços à custa da liberdade da existência de partidos. . ..
GostarGostar
Piscoiso HIPERLIGAÇÃO PERMANENTE
21 Setembro, 2013 13:38
Não acredito que todas as vacinas possam ser gratuitas.
Muito menos as vaginas.
___________________
DIZ COMO UM LIVRO ABERTO: Tal qual como a adesão ao PS,
_____________Todos os Piscoisos do Mundo_______ALISTÁI-vos
GostarGostar
Naaaaa… Este cartaz teve qualquer mãozinha que colocou um tracinho em vacinas.
GostarGostar
GostarGostar
GostarGostar
GostarGostar
Das duas uma: ou o pessoal anda desesperado, muito mais desesperado do que a retórica liberal quer fazer crer (eu gastei demasiado, por isso castiguem-me…castiguem-me por favor…salvem-me…) ou então há muita parreca a precisar de salvação. O resultado será sempre o mesmo: eu pequei…eu gastei demais…perdoa-me Deus que gastei demais…salva-me…ou então permiti que a troika me salve…
GostarGostar
GostarGostar
GostarGostar
EUROPEAN AWAKENING THE ZOMBIE PARTY IS BACK
NUM MUNDO EM QUE A XENOFOBIA IDEOLÓGICA ÉTNICA
SE JUNTA À XENOFOBIA TOPONÍMICA ANIMISTA
É MUITO DIFÍCIL ACORDAR AS VELHAS GENTES DA EUROPA
PROIBE-SE UM GRUPO DE ASCENDER AO PODER
PELAS SUAS VISÕES EXTREMISTAS
EM AURORAS DOURADAS E PRATEADAS NUMA EUROPA CROMADA
E MUITO MUITO ENFERRUJADA
MAS NÃO SE PROIBEM MALUCOS QUE PÕEM O PESSOAL A ARDER
EM MANIFES COM GARRAFAS DE GASOLINA E UMA QUARTA DE H2SO4
PORQUE ESFAQUEAR ALGUÉM EM NOME DE UMA IDEOLOGGIA
É MUITO PEOR QUE QUEIMÁ-LAS VIVAS
OU LAPIDÁ-LAS COM PEDRADAS NA MONA
OU MESMO NAS PARTES BAIXAS
DESDE QUE A FACÇÃO DE FANÁTICOS TIRE VOTOS AOS PUROS
OS FANÁTICOS DEVEM OBVIAMENTE SER EXPULSOS DO PARLAMENTO
OU DO REICHSTAG
USAM FACAS NÃO SÃO CIVILIZADOS
SE USASSEM GASOLINA OU INSTRUMENTOS LÍTICOS
ESTAVA TUDO FINO
USAR FACAS NUMA MANIFE
OU NUM CONFRONTO ENTRE IDEOLOGIAS
É SURREAL
PORTUGAL
É UMA GRÉCIA MAS MAIS ANAL…….
GostarGostar
A polémica à volta do cartaz é, também, um pouco ‘gratuita’. Para aqueles que ainda não sabiam pela própria experiência de vida estes dois anos e pico de Passos Coelho são suficientemente eloquentes (e dolorosos) para que os portugueses nunca mais acreditem em ‘borlas’ e/ ou ‘brindes’. De maneira que…
GostarGostar
De maneira que pergunto: Só desde P. Coelho, ou antes um constante do Sistema?
Quer -nos tomar por parvos, ou quê ?
GostarGostar
Uma constante do sistema como é óbvio. Mas estava a falar de dor e não existe comparação para a maioria dos portugueses.
A ‘dolorosa’ chegou agora. De maneira que … a ‘envaginação’ tem tido um preço. Isto é, não tem sido de ‘borla’.
GostarGostar
A Europa tem 7% da população mundial, é responsavel por 20% do produto mundial, e paga 50% das despesas sociais do mundo. Os que acham que a mutualização das dividas dos paises europeus que vivem acima dos seus próprios recursos, como é o nosso caso, como é que acham que isto vai acabar?
GostarGostar
Realmente, Alexandre, fora da Europa a despesa social é baixíssima. Terá certamente de subir. Basta pensar (ou continuar a pensar numa ideia abandonada há uma década de que é possível haver emprego em setores de bens transacionáveis para sete mil milhões de pessoas no planeta e daqui a pouco para dez mil milhões).
Imagine que era possível (e talvez venha a ser daqui por alguma dezenas de anos) o nosso país necessitar da força de trabalho de um milhão de pessoas para sustentar os dez milhões: o que fazer? Matar os nove milhões restantes? Ou acha viável nove milhões de “sem-abrigo”? Num belíssimo documentário sobre as “quintas da marinha” brasileiras no Rio de Janeiro, dizia em forma de pergunta um dos moradores com consciência da estupidez que a ganância do nosso mundo patrocina: “nós aqui somos 20 mil, e eles ali na colina (na favela) são 400 mil, o que acha se eles resolverem vir todos por aí abaixo?”
A resposta deixo-a a cargo do Alexandre.
GostarGostar
Já dei para esse peditório. Não leve o que vou escrever como gabarolice, porque não é, mas eu tive oportunidade de ir mais de dez vezes a paises atrás da cortina de ferro antes de cair o muro de Berlim. Os que lá viviam, não eram 400 mil, eram mais de 400 milhões, e não tinham hipoteses de “ir por ali abaixo” para sitio nenhum que não fosse o gulag ou a prisão. Os das favelas se estudarem e trabalharem talvez tenham hipoteses de mudar “lá de cima” “cá para baixo”.
Nota: o que eu escrevi no meu comentário anterior não tem a ver com os que vivem fora da Europa, mas com os que vivem NA Europa; percebeu?
GostarGostar
Para tanta experiência, deveria ter percebido: “Realmente, Alexandre, fora da Europa a despesa social é baixíssima.”
———–
De resto, não fui eu quem se preocupou com os tais 400 mil. Foi um morador inteligente daquela “quinta da marinha”.
Sim, sim, se eles estudarem e trabalharem vêm “cá para baixo”. Você era bom para participar numa experiência interessante: punham-no lá num pardieiro, pagavam-lhe como pagam a eles para lhes limpar o lixo e queria vê-lo a subir na vida. Grande filosofia para quem tem uma vida boa. Como, aliás, a minha que é razoável.
Eu nunca fui a nenhum país da cortina de ferro, a não ser à República Checa, logo, já não havia cortina.
E nem sequer tenho pena de não ter ido. O que é que o leva a pensar que sim? Terá viajado tanto que ganhou preguiça de pensar?
GostarGostar
GostarGostar
Afinal, ninguém consegue esclarecer via Blas, se há prometidas “vaginas” ou “vacinas” grátis ?
GostarGostar
SE HAVERÁ?
VAGINAS PROMETIDAS OU CON PROMETIDAS
VIA BLAS TEM PORTAGEM
Ó VASSALO DA VASSALAGEM…..
GostarGostar
Esta rapaziada, muito intelectual e com uma formação acima da média, a maior parte das vezes diz coisas interessantes, quando não lhe foge o pé para o chinelo. Vão-se entretendo, entretêm os outros, e daí não vem mal ao mundo, nem bem. A realidade do país ofusca-os e não conseguem vislumbrar o que está mesmo a esbarrar com eles. O país está tecnicamente falido e só com uma REUNIÃO URGENTE DE CREDORES, com uma ordem de trabalhos em que o 1.º ponto, seja a requalificação da dívida, com um abatimento de, pelo menos, 90% na componente dos juros, poderá haver algum rumo. O ponto 2 seria o prolongamento do prazo aí para 50 anos, com uma amortização de 2% ao ano e os próximos 5/10 anos serem de carência. De contrário, dentro de 1 ou 2 anos, estaremos em falência irremediavelmente e os credores gananciosos receberão ZERO.
GostarGostar
ESTÁ BEM MESSIAS….
TOMÁMOS NOTA DO TEU MANIFESTO SURREALISTA MUITO TAPADINHO
O 1º PONTO NUMA REUNIÃO SÃO SEMPRE OS MORFES
TIRANDO AS REUNIÕES COM O BERLUSCONI QUE PRIMEIRO MORFAVAM AS MIÚDAS E SÓ ÓDESPOIS PASSAVAM A ENDIVIDAR-SE OU SEJA A REQUALIFICAR A DÍBIDA
A NOSSA JÁ FOI REQUALIFICADA COMO IMPAGÁVEL VAI PRA 20 ANOS….
GostarGostar
REUNIÃO URGENTE COM OS CREDORES TINHA O SÓCRATES HÁ 3 ANOS
ERA COM O RICARDO SALGADO E O BES O BCP O BPI O BANIF A CGD O MONTEPIO
ENFIM QUASE 90% DA DÍVIDA FORA DO BCE E DO FMI ESTÁ POR AÍ
HÁ UNS 300 MIL GAJOS NACIONAES CAINDA TÊM OBRIGAÇÕES DO TESOURO E CERTIFICADOS DE AFORRO
MAS NEM CHEGAM A 12 MIL MILHÕES DA DÍVIDA…..
GostarGostar
É SÓ CREDORES PELINTRAS
INDA QUEREM METER MAIS ESCURINHOS NOS CREDORES
O CAMARADA ARMÉNIO JÁ DISSE
ESCURINHO SURREAL NEM MORTO….
VOTA EM BRANCO CAMARADA
NÃ SEJAS TAPADINHO
GostarGostar
EssA ManiA de Escrever cOm MaíscuLas é aPenaS um proBleMa de atiTude oU é a lEi das CompEnsaÇõeS? Já agora não se arranja por aí qualquer coisa que faça mais ou menos sentido?
GostarGostar
não Ó ASSASSINO DE MULHERES E CREANÇAS QUE AFUNDAS NAUS DE ORMUZ AO HOSPITAL DA LUZ COM SÓ ARES DE AR MAÇÃO DE PERA
POUPA TEMPO Ó QUERIDA ABBY ALBUS QUER QUE LHE VÃO AOS CUS?
É ASSIS OU ASSAD MAIS RAPIDEX É COMO AS VÍRGULAS , OU OS PONTOS FINAES DESTEMPERAM O NÓ CORREDIÇO NO CORREDOR DA MARATONA DAS LETRAS A PAGAR OU A DEVER
O MOTE É SENTIDO OU MANIA
jÁ AGORA, NÃO SE ARRANJA PONTUAÇÃO?
ASSASSINO DA LÍNGUA QUE É FOGO ARDENTE….
É SÓ ALBU QUER QUE ENGATE GAY …..
NEM UM ESCURINHO SU REAL…
SCORES OF HOSTAGES….DAS ARMADAS ALBUQUERQUENIANAS
ESTES CORREDORES DOS SEM METROS…
GostarGostar
A rapaziada não sia seu do seu labirinto, por isso não há nada a fazer, pois estão viciados no etéreo e não entram na realidade.
GostarGostar
ALBUQUERQUE TEM MANIAS
DE EM SANGUE ESCREVER
MAS NEM NAS LETRAS VAZIAS
O POBRE LOUCO SABE LER
CAE NELE A TORPE MANCHA
DE COMER FILHOS E NETOS
NAVEGANDO NESSA LANCHA
CHAMADA NAU P´LOS BETOS
NO RESTELO INSURRECTOS
EM SIMPLEX CON SEGUES Ó ALBUS POUCO ESCURINHO NO ROMANTISMO DAS LETRAS A PAGAR….
GostarGostar
Há já alguma “rapaziada” com chinelos nos pés, comprados nos chinocas porque mais baratinhos…
A maioria dos tugas não quer saber do seu futuro — “isso da política é para os políticos ; são todos iguais”, etc., etc. Contrentam-se com futebóis e futebolices, tv’s anestesiantes, “famosos” (as revistas mexeriqueiras continuam a vender bem, os programas televisivos a propórito multiplicam audiências), galas, etc.. A maioria têm o que querem : chapadas de Sócrates ou de Coelho. E obviamente não reagem ao/s castrador/es e assasino/s das suas vidas.
GostarGostar
MAS QUAL FUTURO
Ó ATRASADO MENTAL
TENS ALGUM FURO
NO FIO DENTAL?
FUTURO POR ENTRE O GADO
QUE PASTA OS COBRES
DO ESTADO?
Ó LADRÕES MAIS NOBRES
CANTEMOS O DENEGRIDO BRONZE
DO NINE ELEVEN QUÉ ONZE……
O FUTURO ESTÁ PASSADO
O PRESENTE ENTROUXADO
O PASSADO PENHORADO
É O FADO
DE TER UM POVO
ATRASADO
NADA DE NOVO
É UM FADO VELHO
Ó VELHO CHAVELHO
FRESSUREIRO…..
MALPIQUEIRO
CUSCOVILHEIRO
VILÃO
CASTRADO
POIS ENTÃO
PELO FADO
DO FUTURO
NO MONTURO
QUE ESTURRO
ÉS UM BURRO
COM EFFEITOS
PERFEITOS
OU SÃO ENFEITOS
ESCORREITOS?
CORNOS DE KRONOS
OU DE MONOS ?
GostarGostar
O comentário supra é para JCTapadinhas
GostarGostar
MAS O FUTURO
RESPONDE-TE
POIS TEM UM FURO
NO HORÁRIO
EXCEDENTÁRIO
GostarGostar
Um país que produz pessoas, que do alto da sua omnipresença, insultam os que não tiveram a sorte de ser tão inteligentes como elas, deixou de ser um país, para ser uma pocilga, onde só é possível viver enterrado no esterco. Assim quiseram, assim o têm. Um pouco de respeito pelo próximo seria conveniente, não por ser bíblico, mas por ser cívico.
GostarGostar
um país que não produz pessoas
e só se enche de velhos é um país que se insulta com facilidade
a intel indigência é um mitho
por um pouco mais de respeito chumbou o Buiça uns politiqueiros de merde
viva aquilino do rineiro
GostarGostar
LOL!!!
Outro RELVAS…
«Rui Machete admite “incorreção”, mas sem intenção de ocultar ações da SLN (DD)
O ministro dos Negócios Estrangeiros admitiu hoje que cometeu uma “incorreção factual” ao escrever, numa carta em 2008, nunca ter tido ações da Sociedade Lusa de Negócios (SLN), mas disse não haver qualquer intenção de ocultar.»
GostarGostar
Os casos Machete, Albuquerque & outros são uma conspiração do Tribunal Constitucional a soldo do BE e do PC. Só pode. PPCoelho ainda vai dizer, enviezadamente algo parecido num qualquer comício autárquico…
Num país cristalino e decente, estes casos teriam uma repercussão nacional a sério !
GostarGostar
E o P”S” herdeiro de JSócrates não reage sobre Machete ? Tem telhados de vidro, claro…
GostarGostar
Pelo menos parece que, o aparelho de estado foi assaltado “democráticamente” pelos metralhas.
GostarGostar
A dívida não será paga porque os Portugueses vão desaparecer quase todos.Nascem 90000/ano,morrem 110000/ano ,emigram 100000/ano ,sem imigração, o saldo é de -120000.Em 2043 (dentro de 30 anos) seremos 7 milhões e só velhadas.Os credores vão levar um calote dos grandes!
GostarGostar
Manuel
18:55,
Esses “metralhas” já me enojam mais, do que indignam. Desprezo absolutamente essa gentalha.
GostarGostar
Ainda pensei que as mamassem no decorrer da campanha mas…a saida de cenas das televisões retirou um bom bocado de pica á campanha,
O Bolota fosta mais de oe referenciar com QUADRILHA,
Senão repara: Quadrilha, bando, associação criminosa ou gangue são denominações atribuídas a um grupo de pessoas que tem por objetivo praticas crimes ou atividades consideradas ilegais em determinado ordenamento jurídico.
GostarGostar
Boa definição___________________do PCP
GostarGostar
licas
Vocês são de uma pobreza atroz, porque não são capazes de argumentar???? Queres desenvolver a tua definição????
GostarGostar
Segunda-feira, Setembro 23, Gaspar e o regresso aos mercados.
.
Blasfémias lamenta informar que 2ªfeira está ENCERRADO e convida todos os seus comentadores a assistirem em directo ao REGRESSO AOS MERCADOS. Entrada livre.
GostarGostar
NUM PAÍS AFOGADO EM MOSCAS HÁ QUEM DESISTA E QUEM ASSISTA TODAS AS MOSCAS SÃO ÁGUA CARBONATADA
laugardagur, 21. september 2013
ESTAVAS LÊDA PORTELA POSTA EM SOSSEGO OU EN SU CEGO NO SURREALISMO DOS SWAP’S E DOS SWING’S ENTRE UM FMI ESCURINHO E UM ARMÉNIO CARLOS DO VOTO BRANCO ROMÂNTICO MAS NÃO TRÔPEGO EMBORA UM POUCO SÔFREGO PELO PHODER DE PODER PHODER O PODER….
Faço notar que não há falta ou excesso de dinheiro na Europa ou no mundo.
Há excesso de papel comercial que se diz ser resgatável por notas de papel como soía dantes ser resgatado por ouro ou prata ou cabeças de gado em pecuniária pecunia ou em sal misturado com cauris
logo não há falta de simbologias monetárias vulgus denarius
Pelo contrário, há enormes excedentes de ….de….
bom de quê?….humanos nem por isso
industriais….há excedentes de automóveis
e de aço
a maioria aço chinês e hindu
há excedentes de milho que devem acabar em breve porque os mexicanos e os automóveis a biodiesel consomem muito
excedentes de petróleo só na américa latina e médio oriente
de gás só na ásia….
excedentes de armamento que são símbolos de status e denarius isso há muitos
e tal como para o gás há guerras comerciais em curso para diminuir os excedentes
há excedente de magos económicos e de messias do mesmo jaez que explicam, aliás, como consegue a Alemanha pontualmente financiar-se a juros negativos.
like this?
Germany Bund 2 Year Yield 0.21% +2 -4 +18 09/20/2013
Germany Bund 5 Year Yield 0.93% +2 +11 +34 09/20/2013
Germany Bund 10 Year Yield 1.94% +2 +7 +35 09/20/2013
Germany Bund 30 Year Yield 2.76% +2 +10 +34 09/20/2013
O que há na Europa, em toda a Europa, é a vitória de uma agenda ideológica que postergou para futuros inexistentes o pleno emprego em serviços que não servem a ninguém pois só a crédito se mantem uma europa com 6000 bancos e outras tantas entidades financeiras ou seguradoras de créditos fáceis e crescentes e 16 milhões de empregos nessas áreas
e outros tantos a vender casas e automóveis a crédito numa europa envelhecida e com cada vez mais Belfast’s e Manchester’s de fachadas vazias como Detroit
e se os interesses financeiros tomaram os principais centros de poder político e obviamente económico
Não espanta nada que essa vitória venha pela mão de governos de cores várias
E O CHAMADO ESTADO SOCIAL É O PRINCIPAL
CONTRIBUINTE PARA ESSA PANÓPLIA DE INTERESSES FINANCEIROS
DESDE O PODEROSO COMPLEXO BANCÁRIO-FARMACÊUTICO
AO PODEROSO COMPLEXO TRANSPORTES-BANCA
NUMA EUROPA EM QUE O TRANSPORTE COLECTIVO TEM DE SER SUBSIDIADO QUAL METRO SUL DO TEJO
POIS NÃO RESPONDE AOS ANSEIOS DE UMA SOCIEDADE AUTO-MOBILIZADA QUE ASPIRA A SUBURBANIDADE OU SUBURBIA BANALIDADE
FALTA O PODEROSO AMPLEXO CONSTRUÇÃO CIVIL CONSTRUÇÃO MILITAR E BANCAS ASSOCIADAS
QUE EMPREGA 12 MILHÕES DE EUROPEUS DESDE AS LEGIÕES AUXILIARES DA PAX AMERICANA
AO SEU COMPLEXO INDUSTRIAL QUE A MUNICIA
E AO RESTRITO Nº DE 500 BANCOS QUE OS FINANCIAM
E AS 60 COMPANHIAS QUE LHES REFINAM OS AÇOS E A QUEROSENE
MAS PERCEBE-SE AGITAR O TRAPO DAS GUERRAS DAS LARANJAS FAZ MUITO MELHOR AO EGO
OU AO EGOMANÍACO TANTO FAZ…..
Birt af São por tolas?
Efnisorð: SER ESCURINHO NO PCP OU NA CGTP É SER A FAVOR DO SURREALISMO POLÍTICO ECONÓMICO OU SEJA UM PERIGRO S.s. O CAPITALISTA
GostarGostar
Normalmente e em quase todo o país, os mercados estão fechados às Segundas-feiras. Porque não há legumes, frutas, peixe, carne, frescos. Também neste caso VGaspar errou, foi ineficaz, não se apercebeu que 23 de Setembro “calhava” nesse dia da semana.
Mais um azar do governo — culpa quiçá do TConstitucional.
GostarGostar
o meu comentário anterior é para Portela
GostarGostar
O COMENTÁRIO posterior é pra todo o mundo e ninguém…
SÓ ARES DE AR MAÇÃO DE PERA EM FUTUROS PARA MEMÓRI.
..DE AFINAL A FINALMENTE VAI CERTAMENTE UMA QUARTA CLASSE DE MIÚDO DEPENDENTE
GostarGostar
Enquanto isso, dá na tv, o All Garve está a encher-se de pensionistas estrangeiros, que dizem eles “não há mais clima assim, temperatura melhor, sol e tal isenção de impostos de pechincha, dez anos, com milhares de casas boas a 50% mais baratas que em Inglaterra, Holanda, Alemanha … Viva Portugal, o Al Garve, melhor sítio para a gente viver do de todo o mundo !
E vocês, muito simpáticos e tudo, é que não percebem, ó Portas e o Coelho como é que não viram isso ! … 🙂
GostarGostar
escreve-se al gharb ó infiel bom pra ser lapidado
معركة القصر hás-des.s. ser nossa outra vez
e shtunë, 21 shtator 2013
SÓ ARES DE AR MAÇÃO DE PERA EM FUTUROS PARA MEMÓRIA MAL PASSADA NUM PRESENTE DEPENDENTE E DEMENTE PELOS DIREITOS ESCORREITOS DE TER FOME E COMER A GALINHA DO VIZINHO OU O VIZINHO OU A FILHA DO VIZINHO É SURREAL O NOSSO DIREITO PENAL E LIGEIRAMENTE ANAL AFINAL…..
viva o othelo mouro de veneza
vinde a nós o vosso cu d’état en petites coups ou coupé’es poupée de cire poupée.
..
GostarGostar
Outra, hilariante, e própria duma “realeza” e de “subditos” automasturbados ::
O filho de Kate e de William (tem dois meses) é a Personalidade Mais Influente de Londres ! — in SAPO…
GostarGostar
desliga a net cagente num tem grana pra queimar gás para a edp de chineses
ide ver porno com el-rey juan carlos
GostarGostar
prós 69 na vagina grátis eurropeia
Germany Bund 2 Year Yield 0.21% +2 -4 +18 09/20/2013
Germany Bund 5 Year Yield 0.93% +2 +11 +34 09/20/2013
Germany Bund 10 Year Yield 1.94% +2 +7 +35 09/20/2013
Germany Bund 30 Year Yield 2.76% +2 +10 +34 09/20/2013
ou
em termos de con paração das vaginas grátis
10-Year Government Bond Yields
United States More US Treasuries 2.73% -2 -16 +98 09/20/2013
Canada 2.69% -2 -6 +84 09/20/2013
Mexico (USD) 3.49% +6 -43 +97 09/20/2013
Brazil (USD) 4.29% 0 -32 +166 09/20/2013
real né……
Germany 1.94% +2 +7 +35 09/20/2013
Britain More UK Gilts 2.92% +2 +22 +109 09/20/2013
France 2.45% +3 +2 +18 09/20/2013
Italy 4.28% 0 -8 -76 09/20/2013
Spain 4.29% -2 -23 -146 09/20/2013
Netherlands 2.30% +3 +3 +44 09/20/2013
Portugal 7.02% -4 +71 -144 09/20/2013
Greece 9.60% -23 -30 -1008 09/20/2013
Switzerland 1.06% +2 +5 +51 09/20/2013
GostarGostar
mas a Alemanha tem de importar bébés e candidatos do senegal
demografia decrescente né….
christiane f….num deu a vagina grátis à demographia…..
GostarGostar
No cartaz, a conversão do “C” em “G” tem piada, mas o que está em causa é que não se percebe a exigência de vacinas gratuitas, porque (todas ou só algumas?) elas já o são – pelo menos as da gripe sazonal e do tétano, nos Centros de Saúde.
GostarGostar
Pelo que percebo, há vacinas que não fazem parte do plano nacional de vacinação e há autarquias que subsidiam essas vacinas.
GostarGostar