Saltar para o conteúdo

5 anos de investigação e notícias sobre o BPN

1 Novembro, 2013

O fundo de investimento do Bernard Madoff faliu porque era um esquema Ponzi que pagava rendimento com depósitos, O esquema foi descoberto quando chegou a crise e vários clientes tentaram fazer levantamentos de dinheiro inexistente.

Esta é uma descrição simples e clara do mecanismo  do caso Madoff e a razão pela qual a casa de investimentos faliu. Também é evidente que no caso Madoff os lesados foram os clientes. Ao fim de 5 anos, de centenas de notícias sobre o tema, é impossível encontrar na imprensa portuguesa duas frases que descrevam o crime cometido no BPN e a razão pela qual o banco faliu. Em contrapartida circulam as teorias mais estapafúrdias sobre quem fez a fraude, quem ficou com o dinheiro e quem seria lesado se o governo não tivesse nacionalizado.

96 comentários leave one →
  1. zeca marreca de braga's avatar
    zeca marreca de braga permalink
    1 Novembro, 2013 10:30

    Se queriam levantar dinheiro enexistente, então é bem feita! Esse não existe, nem sequer no dicionário!
    Quanto ao BPN, é outra fruta. O BPN não era um fundo. Era uma sociedade com accionistas, administração et al… Os beneficiados não foram os 1os a investir, foram os administradores, accionistas et al… Num país civilizado, dava cana a muito boa gente, representante do mais fino liberalismo.

    Por cá buisness as usual…

    Gostar

    • RCAS's avatar
      RCAS permalink
      1 Novembro, 2013 15:06

      Você é doido ou quê? não pode ser… são amigos do presidente!!!
      Prisão é só pró Sócrates… abra a pestana!!!

      Gostar

      • RCAS's avatar
        RCAS permalink
        1 Novembro, 2013 18:57

        Sim, eu tambem acho, tadinhos…

        Gostar

      • und's avatar
        und permalink
        1 Novembro, 2013 20:59

        RCAS hiperligação permanente
        1 Novembro, 2013 15:06

        Você é doido ou quê? o rcas quer fazer um clube e ser o maior doudo entre os dodos? ou dôdôs ….uma doudice dessas
        se bem que pombo gigante tenha mais cérebro funcional que r’cash…..

        não pode ser… são amigos do presidente!!!do soares? o melancia parece que desde que cortou o bigode é benemérito

        o garcia dos santos acho qque já não é amigo dele

        o resto da malta da emaudio num sey….

        já o sampaio ia-se afogando num mar cheio de endividados …mas os endividados salvaram-ne

        razão tinha ele….sempre havia mais vida além da dívida

        a dele pelo menos continua….

        Gostar

      • ora's avatar
        ora permalink
        2 Novembro, 2013 00:20

        ele pode ser doudo….mas com a linhagem dele é apenas excêntrico

        pode ser medicado mas apenas por familiares

        é como os filmes de vampiros …blade….vampiros….familiares

        é burro velho num aprende mesmo
        José Maria Lemos de Castro Caldas
        [Descendente de Carlos Magno] [Descendente de Hugo Capeto] [Descendente de Fernando I de Leão e Castela] [Descendente de Guilherme I de Inglaterra] [Descendente de D. Afonso Henriques]
        * Lisboa, Lisboa 25.07.1954
        Pais
        Pai: Eugénio Queiroz de Castro Caldas * 05.12.1914 [Descendente de D. Afonso Henriques]
        Mãe: Maria Lusitana Mascarenhas de Lemos * 10.10.1919 [Descendente de D. Afonso Henriques]

        Gostar

      • Tiradentes's avatar
        Tiradentes permalink
        2 Novembro, 2013 09:35

        São os amigos do presidente mas sobretudo onde o ministério da finanças e o da segurança social tinham investido na especulação financeira mais de 3 mil milhões do fundo de garantia (teixeirinha +zarolho). São os amigos dos futebois a começar pela federação do mesmo que só deve ter lucrado perto de 25 milhões com o dito banco juntando-lhe o maior clube, a dita instituição que deve ter “lucrado” outro tanto. Fora os hospitais (10) que também viviam à conta. E isto para não falar do amigo do pequeno almoço também ele futebolista que de 4 fez 9 depois de o tomar por um milhão de euros.
        Se fosse para queimar o presidente e os seus amigos o seu adorado amigo nunca o teria nacionalizado livrando os accionistas donos da Castilho onde comprou dois apartamentos dos custos da fraude.

        Gostar

    • und's avatar
      und permalink
      1 Novembro, 2013 21:03

      escreve-se inexistente…..

      diz lá gaja porque qweres sempre estar no topo das caixas de cu men tá rios de merda?

      et al

      as usum al

      Gostar

      • ora's avatar
        ora permalink
        1 Novembro, 2013 21:35

        e só demorou 5 anus

        tutti argent c’est inexistente….01 Novembro 2013, 20:30 por Jornal de Negócios | jng@negocios.pt

        5

        Enviar por email

        Reportar erro

        0

        in

        Share
        .

        Antigo presidente do Banco Privado Português terá sido condenado pelo Banco de Portugal (BPP) a pagar uma coima de quase dois milhões de euros, ou seja, praticamente o dobro da pena pecuniária aplicada a Jardim Gonçalves. João Rendeiro terá ainda ficado inibido de desempenhar funções de gestão bancária por mais tempo que os nove anos do antigo líder do BCP.

        Uma coima de quase dois milhões de euros, o máximo de cúmulo jurídico previsto no regime legal em vigor à data dos factos, e a proibição de desempenho de funções de gestão bancária …

        Gostar

      • RCAS's avatar
        RCAS permalink
        2 Novembro, 2013 00:18

        A “Besta” ataca ao cair da noite!!!!

        Gostar

      • Mario Braga's avatar
        2 Novembro, 2013 00:39

        a besta descende do afonso henriques?

        aqui a noite cahiu por volta das 18 horas….e as bestas vieram mais tarde

        no teu caso parece que apareceram ao nascer do novo dia
        aos 18 minutos

        chávez também faz aparições tardias

        já soares desaparece do conselho de estado plas 8 da noite….

        rascunho castrista assumido sádico é ralé num descende de….
        nem se licenciou em economia aos ……
        e foi dar aulas já homem feito como passos e pai de filhos como um coelho
        não casou foi com ralé cleptocrata escurinha

        Castela] [Descendente de Guilherme I de Inglaterra] [Descendente de D. Afonso Henriques]

        Pais
        Pai: [Descendente de D. Afonso Henriques]
        Mãe:[Descendente de D. Afonso Henriques]

        não o fazem por mal….deve-se a doença hereditária como a siphilis ou a famosa doença dos reis que num m’alembro do nome mas não vertia sangue azul…..

        en fim thalassemias púrpura dos thalassas

        hemofilia thalassiforme

        geralmente só vão presos os mês primes marroquinos de vila real do santo do mesmo nome….

        inda se fossem descendentes de dom sebastião

        tinham perdão….assis são uns ganzados do caraças

        roubaram quase tanto como os do BPN…..AQUELES bandalhos da ralé

        é feyo competir com gente fina

        gente fina nã gosta de quem se marraqueixe

        juro por minha honra ou falta dela que não descendo do bate na mãe….

        Gostar

    • ora's avatar
      ora permalink
      2 Novembro, 2013 00:18

      já sabemos que o aRreCuAS é ralé como o tino de rans

      diz lá também tens pai e mãe que descendem do Afonso Henriques?
      José Maria Lemos de Castro Caldas
      [Descendente de Carlos Magno] [Descendente de Hugo Capeto] [Descendente de Fernando I de Leão e Castela] [Descendente de Guilherme I de Inglaterra] [Descendente de D. Afonso Henriques]
      * Lisboa, Lisboa 25.07.1954
      Pais
      Pai: Eugénio Queiroz de Castro Caldas * 05.12.1914 [Descendente de D. Afonso Henriques]
      Mãe: Maria Lusitana Mascarenhas de Lemos * 10.10.1919 [Descendente de D. Afonso Henriques]

      em res publica dá jeito descender de afonso Henriques…..

      Gostar

  2. piscoiso's avatar
    • und's avatar
      und permalink
      1 Novembro, 2013 21:01

      nã sejas parva puta política se não fosse o esquema de capitaes que manteve as colónias na subserviência durante um século sem padrão monetário se calhar querias comer cacau a 3 eurros o quilo ou sucre a 60 centimes

      pôrra és mêmo burra….se calhare pensas cu xicoatl nasce nas árvores…

      Gostar

      • zeca marreca de braga's avatar
        zeca marreca de braga permalink
        1 Novembro, 2013 21:05

        und, filho, vai ver se a morávia já produz chaimites, pá. Que isso pra já, só na boémia…

        Gostar

      • und's avatar
        und permalink
        1 Novembro, 2013 21:16

        cai mite? num cai cai ….o que é uma chai mite….deves ter februm do carraçal ó xuxalista do cónego melo….

        ou escreve-se mello como os mellos?

        puta política que vende o xuxalismo com diluição nacional-socialista é boa pra guarda da stasi ou de guantanamo bay….ó bei ben ali

        Gostar

      • ora's avatar
        ora permalink
        1 Novembro, 2013 21:41

        morava lá iste….

        ó al berto…morávia chiaro ….ó ,,,,scuro

        Neznámý klonový voják číslo

        TROMERO CALIMERO TRAGUDI – ΘΑΝΑΤΟΥΣ ΣΤΟΥΣ ΦΑΣΙΣΤΕΣ ,ΕΛΛΗΝΕΣ ΚΑΙ ΞΕΝΟΙ ΦΑΣΙΣΤΕΣ ΚΡΕΜΑΣΜΕΝΟΙ UM BLOGUE DE KOISAS INCOMPREENSÍVEIS PARA VER DURANTE GREVES GERAIS OU GREVES DE ZELO

        Τετάρτη, 13 Μαρτίου 2013

        HABEMUS EUROPA ? -YES WE HAVE, SIR HOW MANY MORSELS YOU NEED SIR? A MOUTHFUL OF EUROPAS ARISE IN A MORSEL OF GOSSIP’S

        WELL IT’S NOT ABNORMAL that the extreme aloneness und loneliness of eurropa~

        GAVE BIRTH TO a complex and usually unpleasant emotional response to isolation

        from the beginning of history europa have an anxiously obsessive desire

        for the preservation of sameness

        ergo the sestertium or the thaler

        like the besante orientalis und the imperial pound

        or the silver coinage of imperial spain

        are tentatives of hegemonic european dreamss.

        We must, then, assume that these children dreamlike currency imperia

        have come into the world

        with innate inability

        to form the usual, material provided affective contact with people,

        just as other imperial dreams of hegemony

        that come into the world with innate physical

        or intellectual handicaps or comercial handicaps of course ….

        no teu caso sunt ambus,,,,,

        Gostar

  3. joshua's avatar
    joshua permalink
    1 Novembro, 2013 10:57

    Há culpas a montante e depois a culpa principal a jusante: a nacionalização.

    Gostar

  4. LTR's avatar
    LTR permalink
    1 Novembro, 2013 12:00

    Qual é o país fora do terceiro mundo onde um banco empresta milhões sem garantias e/ou para apostar em acções na bolsa e quem assinou as permissões não vai imediatamente para a cadeia? Será que os portugueses ainda não descobriram que PIGS traduz na Europa para “países corruptos”? Será que nós julgamos que vamos lá com um PDF do Paulo Portas que diz “reforçar” os meios contra a corrupção? Reforçar o quê? Esta fantochada de merda em que o país se transformou à custa do comprometimento em desgraça das presentes e futuras gerações?

    Nota: o esquema Ponzi acima referido, está documentado, não foi descoberto com crise nenhuma – já várias pessoas o estudavam e demonstravam há anos; um dos analistas constatou-o em minutos por análise de números que lhe foram levados, tal era a evidência dos factos e da evolução da casa. Curiosamente, o que foi feito em Wall Street foi exactamente o que nós fazemos – tapar o sol com a peneira até o sistema rebentar, porque o tipo era boa pessoa.

    Gostar

    • EMS's avatar
      EMS permalink
      1 Novembro, 2013 12:58

      Há imensos paises com bancos assim: Estados Unidos, Reino Unido, Espanha, Irlanda, Alemanha, o que queira.

      Gostar

    • RCAS's avatar
      RCAS permalink
      1 Novembro, 2013 15:29

      LTR
      Qual é o país fora do terceiro mundo onde um banco empresta milhões sem garantias e/ou para apostar em acções na bolsa e quem assinou as permissões não vai imediatamente para a cadeia?
      Quantos quer? quantos quer? não conhece puto do subprime pois não? nota-se!
      Quer que lhe diga quantos bancos gigantes made in States, aliciavam com emprestimos avultados, pessoas que nem sequer tinham documentos, emprego ou qualquer outro tipo de bens? entre 2003 e 2005 o subprime atingiu 3,7 Biliões de dólares, o equivalente ao acumulado em poupanças nos EUA a 200 anos!
      Pois, pois é… eu sei que por aqui, o problema era a Manuela Moura Guedes… o circo do Freeport, onde milhões de palhaços se divertiam… a tempestade perfeita era… do Sócrates… mas caramba!!!

      Gostar

      • LTR's avatar
        LTR permalink
        1 Novembro, 2013 17:02

        Mas o nosso caso não é de empréstimos generalizados para compra de casas ao cidadão comum, é de empréstimos para círculos de uns poucos “amigos” beneficiando de condições extraordinárias e impossíveis ao balcão, não ordinárias com as que relata, e que permitem atirar a responsabilidade para reguladores, ou não é assim? Não é a mesma coisa.

        Gostar

      • ora's avatar
        ora permalink
        1 Novembro, 2013 21:46

        qual? ó filha até ao vale e Azevedo emprestavam e nem era banqueiro

        olha o alves dos reis

        UM BLOGUE PARA PEREGRINOS COM DÉFICES EM CABEDAIS E COM OS CABEDAIS CARECAS

        2013 m. rugsėjis 12 d., ketvirtadienis

        ELEGIA OU ALEGORIA A UM FILHO DA MÃE QUALQUER EM QUALQUER PARTE OU EM QUALQUER LADO AO POVO DEVOTADO ENQUANTO É VOTADO E AGARRADO AO PODER DE PHODER O POVO DESBOTADO – ASSIS OU ASSAD CANTA O FADO INFELIZ DA SINA QUE NOS ASSASSINA

        sonora gordura

        pingas sobre um país

        que te atura

        ó cousa feliz

        não sois capacho de ninguém

        e de todo o mundo sois dono

        em são bento ou em belém

        vota-nos todos ao abandono

        és de facto elementar

        monótono e parlamentar

        fazes a tua toada

        indolente

        lenta e mal espaçada

        e obviamente

        demente

        e no espelho certamente

        decentemente

        marcas o compasso

        batendo com o mangalho

        e emborcando o bagaço

        esgalhando o caralho

        assim névoas finas teces

        pingando como orvalho

        nas letras que aqueces

        e esqueces

        enquanto arrefeces

        o instrumento ordinário

        com que teclas

        o texto vário

        enquanto pecas

        não saindo

        do armário

        e vais-te vindo

        com direito

        a salário

        bem escorreito

        não leves a peito

        mas tens defeito

        ó sicário

        Gostar

    • Alexandre Carvalho da Silveira's avatar
      Alexandre Carvalho da Silveira permalink
      1 Novembro, 2013 15:45

      Ninguém em Portugal montou um esquema Ponzi melhor que a Dona Branca nos anos 80 do século passado. E conseguiu mantê-lo durante anos a fio. Nunca tinha visto tanta gente feliz como naqueles tempos, ( excepto entre 71-74 com os Fides e Fias), a pensar que os milagres existiam e que o dinheiro caía do céu. Até que…o céu lhes caíu em cima das cabeças.

      Gostar

    • André's avatar
      André permalink
      2 Novembro, 2013 10:28

      Depois de Basileia, qualquer banco em qualquer país do primeiro mundo pode fazer o que diz. Simplesmente, os bancos dos PIGS são os primeiros a cair (se os PIGS deixarem de pagar as dívidas, os bancos do resto do mundo desenvolvido caem rapidamente). Por esta altura, se nós fôssemos mesmo porcos, já tínhamos chantageado os bancos dos países desenvolvidos para não pagarmos nada e eles que se entendam, como somos politicamente corretos, caímos sozinhos (o que não implica que as asneiradas corruptas não tenham sido feitas por todos os países do mundo desenvolvido).

      Gostar

      • und's avatar
        und permalink
        2 Novembro, 2013 18:46

        non non ó vasquinho…..se houver um default parcial como ocorreu com o dubai….ou alguém paga ou uns ficam argentinos ou cipriotas e os outros acalmam

        de resto a banca italiana ou española é ou sunt muito mais independentes que a banca irlandesa ou putogoesa

        Gostar

  5. @!@'s avatar
    @!@ permalink
    1 Novembro, 2013 12:03

    Consegue o João contar a história e dizer porque é que o BPN foi BPN em vez de encher o saco das “estórias”, segundo diz?

    Gostar

  6. joao Fernandes's avatar
    joao Fernandes permalink
    1 Novembro, 2013 12:38

    Concordo plenamente, daí o governo do então Socrates, nacionalizou o BPN para que os clientes não fossem prejudicados. Mas o mais vergonhoso é que Bernard continua ai, inclusivé com fontes de rendimento e ninguém faz nada. Quem roubou o dinheiro não sei só sei que bernard não cria uma empresa para servir as pessoas, seguramente que não, mas sim servir-se tambem dos milhares depositados, onde ele proprio investia, comprava para seu proveito, já para não falar de contas no estrangeiro que não sabemos. O Dias Loureiro por exemplo não é ladrão, nem aqueles que ganharam com ações, mas esquecem-se de que o dinheiro ganho, desviado etc era de alguém!!!! Alguém que confiou e não pelo facto de ser administrador, de ser conhecido dos propriatários dos bancos, lhes dão o direito de servirem-se desse dinheiro. Pois uma coisa é haver investimento por parte do banco, de forma a criar riqueza, mas salvaguardando os interesses dos clientes, e não usar, servirem de forma egoista, mafiosa, sem olhar para os riscos que qualquer pessoas com o minimo de inteligencia ou estudos, qualquer criança sabe se gasta o que não é dele terá de pagar, algo que sai de forma ilegal, esse dinheiro terã de vir de alguma parte e não este esquema fraudulento onde o angariar novos clientes ingenuos e honestos, acreditem nestes CH….. que não tem outro nome, viver a conta de outra pessoa, com luxos, mordomias etc. Por isso quanto a mim estou farto de comentadores, de ideias etc etc, Era acabar com isto tudo, nacionalizar todas as empresas basicas incluindo bancos, de forma a que os portugueses tivessem as mesmas oportunidades. Sim isso hoje justifica-se, e não o medo da ditadura, fascismo etc. Uma ditadura é má depende do ponto de vista, não uma caça as bruxas, isso jamais, mas devolver a dignidade a um povo, sem a sombra dos comunismos, fascismos e outros, mas sim por as coisas no seu lugar. Defender os portugueses que nascem portugueses e devem ser respeitados como tal, igual estudos, saude, emprego e sem lamechas dos partidos politicos onde uns estão sempre contra e vice versa. Esta é a unica forma de dar a volta a crise acreditem. Virar para as nossas coisas, não viver para o dinheiro mas sim para o crescimento de Portugal, pois só assim como Pais prospero será possivel haver emprego e condições de vida para todos. Não sou contra as pessoas com riqueza, jamais, mas sou sim contra aqueles que sem qualquer tipo de justificação ficam milionários de um dia para outro, Isso sim acabava logo, como empresas como Pingo Doce e todas aquelas cujo império foi feito a conta dos portugueses e na hora de dificuldade abandonam Portugal. Esses jamais voltariam a actuar em Portugal, ou pessoas como testas de ferro. Seria um exemplo, pois só todos unidos solidarios será possivel devolver a Portugal aqueles País que hoje esta a ser descoberto, onde todos teremo orgulho em ser português, sim e não o complexo de inferiores. É isso que temos de fazer meus amigos e alerto para o facto de eu ser anti racista, xenofobo, mas primeiro os portugueses ao direito de trabalho. Não sou fascista aliás sou anti fascista , anti comunistas, e todos aqueles partidos que usam um momento para se porem em bicos de pés para assaltarem o poder. Sou uma pessoa humilde mas com a coragem de dizer o que penso a bem de todos.Não sou uma pessoa rica, mas ambiciono ter muita coisa que gosto, como é legitimo a toda a gente, pois haver classes e tipos de riqueza é sinónimo de País prospero e com razões de qualquer cidadão poder ambicionar tipos de vida, mas nunca com vigarices, ou corrupçaõ, jogos de interesses e outros. Uma coisa é ser inteligente e inovador, e ambicioso, outro é ser mafioso. Portugal tem condições como o Mar, algo tão rico cada vez mais com as limitações em termos de alimentação para a humanidade, maior que o petroleo a breve trecho, acreditem, quando este produto acabar será Portugal e outros a darem cartas. Este trunfo poderia ser hoje usado mesmo em conseguir emprestimos, não vender, como ouvi para ai em privatizar o mar. Bem isso seria uma guerra em Portugal comigo a cabeça em declarar guerra mesmo ao governo fascista que fizesse isso, acreditem, temos a agricultura, riquissima se de grande qualidade em termos gastronomicos, O tursimo!!! outra grande a ser cada vez mais uma area a ser apoiada. sim apoiada pelo estado e não por bancos ou interesses como a CHINA. Aliás esses seriam logo corridos de Portugal, logo!!!!!! pois existe uma cobardia por parte de gente, cujo termo esta errado não cobardia, mas ganancia, sim ganacia, de gente ordinária que quanto a mim seria tirado a nacionalidade a ele, sim esse Catroga onde se aproveitou e sem escruspulos defende um País, que segundo este governo era privatizar e afinal esta nacionalizada a EDP pela CHINA. Defender os interesses deles quando os portugueses passam mal isso para mim é traição a Pátria.Digam o que disserem esses comentadores que não dizem nada de nada, criticam mas não sugerem enfim estiveram lá a nada fizeram mas ganaham e bem por serem com um estatuto , financeiro, social nada mais, pois não vejo cidadão vulgar, sim vulgar a comentar a ter uma hora para explicar pontos de vistas. Gostaria muito. Um homem ou mulher por exemplo da aldeia mais remota de Portugal, mesmo sem estudos. Talvez dessem uma chapada de inteligencia. Bem est+a longa esta opinião, mas gostaria caso assim entendessem de explicar a tal ditadura, a contatavam que afinal é tão simples. tão abrangente e com ausencia completa das tais torturas, do papão da PIDE, enfim dou nome de ditadura para ser efectivamente um choque para muita gente, mas não passa disso mesmo ditadura boa, amiga dos portugueses, todos, sem discriminação , sem perseguições, mas ditadura disso podiam ter a certeza do acabar com os corruptos, de fazer uma justiça justa e rápida acima de tudo e sem advogados mafiosos sem escrupulos tambem, onde defendem um criminoso, mesmo tendo direito a uma defesa isso não implica jamais absolvição, nunca poderia acontecer. Pois se um inocente é inocente, é provar sem fugas de informação, investindo e acreditando nas nossas policias e não em tipos vindos do estrangeiro colocar um agente em tribunal, por este ter uma versão diferente do caso, enfim ditadura sim, em acabar com os muitos empregos de fatinho e colarinho branco onde nada produzem e muito ganham,É este o ponto maior que necessita de ser mudado urgentemente. Existem muitos cursos onde a aplicação é necessária na vida dos portugueses,não cursos pelo curso e depois por amizades, familia ou outros arranjam empregos em que as habilitações ficam muito abaixo dos muitos cujas origens são de gente humilde -são posto de parte, não dar valor a real capacidade da pessoas. Mais ainda acabar logo com aqueles escritorios de advogados onde por ecomenda são confecionadas leis para defender casos cujo mais tarde poderão acontecer, protegendo.se a eles. Enfim esta classe politica teria de dar uma volta de 180º. onde os ordenados seria muito bons, mas sem as regalias de hoje, e sem a possibilidade de manterem-se como se um emprego se tratasse toda a vida. A não ser que os portugueses dessem um crédito e mérito pela sua postura em prol dos portugeses. Mais em cada eleição seria obrigatório um partido dar a conhecer os ministros, e deputados a concorrer mas de bem conecida de todos nós. Não como se passa agora onde vejo muita gente que nunca ouvi nem vi na vida e estão a representar os nosso interesses. Enfim teria de ser tudo revisto mas sempre com a importancia de Portugal ter os serviços e empresas como nossas. Sim nunca privatizar, pois o problema está sim na qualidade e desempenho das chefias e não pelo facto de ser encargos para o País. Pois afinal Portugal é a nossa casa e não a casa de gente estrangeira e de interesses de outros Paises. Por isso privatizar só as empresas não vitais e que dessem prejuizo. Mas sempre com direito a referendo pois somos nós que decidimos e não um governo eleito para cumprir um programa eleitoral e depois tem direito a fazer tudo. Isso acabava de imediato. Por fim quanto a divida ponto fundamental seria simples. Os credores se quisessem o seu dinheiro teriam de aceitar as nossas condições d epagamento, juros etc, pois eu não entendo como um País em dificuldade tenha de pagar mais juros que Paises onde pagam para comprara a divida. Isto é mafioso e inaceitavel, pois somos seres humanos independente do Pais que somos. Seja Africa Europa, etc etc. Essa seria a condição em cima da mesa senão não viam o dinheiro quando queriam ,mas sim quando pudessemos pagar. Mais Os Países seriam obrigados a apoiar Portugal nesta crise senão a saida da U.E. era imediata sem grandes conversas. É certo que haveria o problema do dinheiro, mas isso seria bom ver a Europa, a conviver com um Pais cumpridor, exemplar, simpatico a passar mal. Seria uma vergonha, mas não seria por isso que passaraimos fome seguramente, pois a vontade e união de todos fariam a força, haveriamos de dar volta a isto mas todos juntos. Pois dinheiro existe em Portugal ou em contas e quem tivesse atitudes de não ajudar mesmo que obrigasse a dar dinheiro, dinheiro esse um dia retribuido seguramente, não entraria mais em Portugal, perderia a nacionalidade, mas em caso de solidario seria alguém visto e considerado por todos nós, com a certeza a promessa de todos os portugueses, isso a referendo que seria devolvido ate ao ultimo tostão. Portugal passaria a ser um paraiso fiscal, aliado ao clima, e as nossas condições geograficas, e humanas, para não falar nos atributos de inteligencia, simpatia, e de trabalho, daria para num futuro proximo ser-mos um exemplo. Pois a U.E. de hoje não é não será uma união, mas sim uma ditadura as ordens dos mais fortes. É isso que querem?

    Gostar

    • Tiro ao Alvo's avatar
      Tiro ao Alvo permalink
      1 Novembro, 2013 18:27

      Escreve para ti, Fernandes. E não ocupes este espaço de liberdade, com arrazoados deste tamanho.
      Haverá alguém que leia tudo isto? Duvido.

      Gostar

    • RCAS's avatar
      RCAS permalink
      1 Novembro, 2013 19:16

      joao Fernandes
      Pode continuar meu caro, eu leio! aqui o nosso amigo Tiro ao Alvo, devia era preocupar-se com o espaço que o “anormal” do seu amigo “und/ora” ocupa em todo o Blasfemeas!!!

      Gostar

      • ora's avatar
        ora permalink
        1 Novembro, 2013 21:50

        todo o espaço é virtual

        como a fidúcia monetária electronica ou em papel higiénico expressa

        blas fe mare….é verdade que uma mare is of feminin ascent….

        but escreve-se blasfémias ….se ele é o teu caro

        tu és u meu barato né….

        qui barato ó barata….

        UM BLOGUE PARA PEREGRINOS COM DÉFICES EM CABEDAIS E COM OS CABEDAIS CARECAS

        2013 m. rugsėjis 12 d., ketvirtadienis

        ELEGIA OU ALEGORIA A UM FILHO DA MÃE QUALQUER EM QUALQUER PARTE OU EM QUALQUER LADO AO POVO DEVOTADO ENQUANTO É VOTADO E AGARRADO AO PODER DE PHODER O POVO DESBOTADO – ASSIS OU ASSAD CANTA O FADO INFELIZ DA SINA QUE NOS ASSASSINA

        sonora gordura

        pingas sobre um país

        que te atura

        ó cousa feliz

        não sois capacho de ninguém

        e de todo o mundo sois dono

        em são bento ou em belém

        vota-nos todos ao abandono

        és de facto elementar

        monótono e parlamentar

        fazes a tua toada

        indolente

        lenta e mal espaçada

        e obviamente

        demente

        e no espelho certamente

        decentemente

        marcas o compasso

        batendo com o mangalho

        e emborcando o bagaço

        esgalhando o caralho

        assim névoas finas teces

        pingando como orvalho

        nas letras que aqueces

        e esqueces

        enquanto arrefeces

        o instrumento ordinário

        com que teclas

        o texto vário

        enquanto pecas

        não saindo

        do armário

        e vais-te vindo

        com direito

        a salário

        bem escorreito

        não leves a peito

        mas tens defeito

        ó sicário

        és mais normal

        que a norma usual…..

        Gostar

    • Tiro ao Alvo's avatar
      Tiro ao Alvo permalink
      1 Novembro, 2013 22:33

      RCAS,
      Preocupar-me eu, porquê?
      Fique a saber que não sou amigo do “und/ora”, nem faço ideia quem sejam.
      E também não me incomoda que leia tudo. Esteja à vontade!

      Gostar

      • und's avatar
        und permalink
        1 Novembro, 2013 22:40

        NÃ ÉS DE CERTEZA TODOS OS MEUS AMIGOS FAZEM APARIÇÕES……

        Παρασκευή, 1 Νοεμβρίου 2013

        EM PORTUCALE TRADICIONAL É TRADIÇÃO É NORMAL SALVAR A NOÇÃO DE NAÇÃO ASSASSINANDO A ALMA NACIONAL SOMOS NACIONAL-SOCIALISTAS ARRIVISTAS…..SEM SALAZAR SABER SE SALAZAR SABE SUICIDA-SE ….NACIONAL-SOCIALISTAS OU SOCIALISTAS SOVIÉTICOS OU SALAZARISTAS SISTÉMICOS PARA O CASO TANTO FAZ SE CHÁVEZ APARECE EM PAREDES DO METRO MÁRIO SOARES FAZ APARIÇÕES EM FOLHAS DE PAPEL HIGIÉNICO SUJAS DE TINTA CADA UM TEM AS APARIÇÕES QUE MERECE É TRADIÇÃO….

        DEVIAM? GENTE DE BOAS FREGUESIAS NUNCA DEVE….
        SÓ PEDE FIADO E NÃ PAGA POR SER ESQUECIDO….É DO INBREEDING
        TAMBÉM DÁ QUEIXADAS À CARLOS QUINTO E MARRECAS NOS GAMAS
        É TRADICIONAL NÃ SE LEVA A MAL

        É VELHA EM PORTUCALE A TOADA SALVEM O PASSADO QUE É TRADIÇÃO

        É TRAIÇÃO EMPURRAR UM PASSADO DE ANTROS DE MISÉRIA E DE HOMOSSEXUALIDADE ASSSUMIDA E MILITANTE QUE MEDROU EM TODA A REPÚBLICA THALASSOCRATA E DURANTE TODA A THALASSOCRACIA RES PUBLICANA OU PUBICANA TANTO NOS FAZ A NÓS A PLEBE

        AS ÉLITES DE PORTUGAL A BEM OU A MAL
        ESTABELECERAM UM CONJUNTO DE LUGARES OU DE POUSOS DE PARTILHA DE INTERESSES

        PODERÍAMOS CHAMAR-LHE O FACEBOOK DO SEXO E DO SUSEXO OU DO SUCESSO TANTO FAZ DESDE QUE TENHA OS S.S. NO LUGAR

        ASSIM SALTAM EM DEFESA DAS MEMÓRIAS QUERIDAS QUE PARTILHARAM ANTES DA PARTILHA DO PHODER DE PODER PHODER…..

        SALVEM O COLÉGIO MILITAR QUE O ASS ASSINAM
        OU O ASSASSINAM TANTO FAZ

        SALVEM AS REPÚBLICAS QUE SÃO A TRADIÇÃO SECULAR ANTE-CAMILIANA OU ANTE-DILUVIANA TANTO FAZ

        SALVEM A PRAXE E A BATINA SÃO TRADIÇÃO

        SALVEM A LUTA ENTRE ESTUDANTES E A PLEBE VOTADA A SER SERVA DA GLEBA DA ESTUDANTADA

        É TRADIÇÃO EM PORTUCALE SALVAREM-SE TODAS AS TOURADAS E TODOS OS BOIS E BOYS DUM PRESENTE QUE NÃO LHES ASSEGURA FUTURO

        NÃO É NECESSÁRIO ASSEGURAR RESIDÊNCIAS UNIVERSITÁRIAS ….HÁ REPÚBLICAS ALUGADAS AOS CONSTRUTORES CIVIS SEMI-ANALFABETOS QUE PERDURAM EM RENDAS BAIXAS DOS TEMPOS DAS NOTAS DE 2$500 RÉIS DO VASCO DA GAMA

        E OS VASCOS DAS GAMAS DAS NOTAS PARTILHAM ESSES ESPAÇOS TRADICIONALMENTE DURANTE GERAÇÕES

        SALVEM COIMBRA E OS OBSERVATÓRIOS DO RISCO AO MEIO

        SALVEM AS ÉLITES E AS MEMÓRIAS DAS ÉLITES

        SALVEM AS REPÚBLICAS DE COIMBRA E O COLÉGIO MILITAR QUE ESTÃO A SER ASSASSINADOS

        MORRA A REPÚBLICA A BEM DA NAÇÃO DAS REPÚBLICAS LAICAS E REPUBLICANAS E QUIÇÁ MAÇÓNICAS QUIÇÁ MORÓNICAS

        SALVEM A NOÇÃO MAÇÃO DE TRADIÇÃO

        SALVEM AS REPÚBLICAS QUE AS MATAM SEM PORQUÊ…..

        ACUDAM ÀS REPÚBLICAS QUE AS MATAM NOS PAÇOS DA RAINHA VERMELHA OU QUIÇÁ COR-DE-ROSA…..

        Αναρτήθηκε από PRAXIS É PROXIS CUM RATTUS OU MUS….

        Αποστολή με μήνυμα ηλεκτρονικού ταχυδρομείου

        Μοιραστείτε το στο TIRO NA ÁGUA

        Μοιραστείτε το στο

        Ετικέτες SALVEM O XÁ QUE REZA….PAHLEVI É TRADICIONAL…

        LEYA TUDO É MONOPÓLIO SE FOSSE SÓ PÓLIO DAVA ROOSEVELT NO DESERTO SÍRIO….

        Gostar

  7. YHWH's avatar
    YHWH permalink
    1 Novembro, 2013 12:38

    «O NAVIO FANTASMA (45): a reforma do estado

    O próprio facto de uma coisa chamada “guião da reforma do estado” ser apresentada por Paulo Portas, diminui o seu alcance e significado. Se fosse a sério seria Passos Coelho a apresentá-lo, mas como é mais um instrumento para a sobrevivência de Portas, é deixado ao esbracejar do próprio, que é o que ele faz desde a crise que provocou.» (in abrupto)

    Gostar

  8. YHWH's avatar
    YHWH permalink
    1 Novembro, 2013 12:39

    «O NAVIO FANTASMA (46):AH! VALENTES!

    Caladinhos com Angola, caladinhos com a troika, confortáveis no “protectorado”, eis que nosso bravo governo exprime um “forte sentimento de revolta” “total repúdio” pela “triste figura” do presidente da FIFA, Joseph Blatter, nas declarações sobre o futebolista Cristiano Ronaldo… Onde nós chegamos.» (in Abrupto)

    Gostar

    • LTR's avatar
      LTR permalink
      1 Novembro, 2013 14:01

      Curvadinhos 🙂

      Gostar

      • YHWH's avatar
        YHWH permalink
        1 Novembro, 2013 14:06

        De 4…

        Gostar

      • und's avatar
        und permalink
        1 Novembro, 2013 22:43

        E OS MANETAS?

        E OS PARAPLÉGICOS?

        E OS TETRAPLÉGICOS?

        E OS VEGETAES COMO OCÊS?

        BOLAS THALASSA NEM SEQUER FAZ O PIN Ó….CU Ó VADES THALASSA?

        VADES VADIS VÁ DER….HUNTER ALEGRETTE….

        Gostar

  9. Alexandre Carvalho da Silveira's avatar
    Alexandre Carvalho da Silveira permalink
    1 Novembro, 2013 12:58

    Houve clientes do BPN que não foram a tempo de levantar o seu dinheiro, mas houve clientes que levantaram o que lá tinham depositado, e com isso levaram à debacle do BPN, que poderia ou não ter acontecido, ou pelo manos poderia não ter acontecido como aconteceu. E o cliente do BPN que levantou o dinheiro que lá tinha depositado foi o governo Socrates: só o ministério do Vieira da Silva em 2008 e em menos de seis meses, sacou de lá quase 2000 milhões. Nenhum banco português resistiria a esta sangria. Para esconder esta e ouras situações é que eles foram a correr nacionalizar o banco, não dando sequer hipoteses aos acionistas, que apresentaram um plano para salvar o banco através da injecção de 600 milhões de euros, de resolverem o problema.
    O affaire BPN foi mais um embuste dos socialistas que o usaram como arma de arremesso contra o PSD e o Cavaco, tudo à custa do contribuinte, como de resto são as boas práticas socialistas.

    Gostar

    • makarana's avatar
      makarana permalink
      1 Novembro, 2013 15:13

      Claro e o BPP e outros bancos falidos no mundo inteiro nessa altura também eram outra arma de arremessa? Claro Silveira,você tem toda a razão do mundo!!

      Gostar

      • Alexandre Carvalho da Silveira's avatar
        Alexandre Carvalho da Silveira permalink
        1 Novembro, 2013 15:27

        Toda, toda, não digo Makarana; apenas aí uns 85%…os bancos falidos no mundo inteiro não tinham como cliente o ministério da solidariedade e da segurança social do governo socialista socretino…
        Mas a ti Makarana, digo-te uma coisa: não há ninguém em Portugal que deseje mais eleições em 2014 do que eu, e que o PS ganhe com 37 ou 38% dos votos. Aí é que eu me vou fartar de rir.
        PS: Já reparaste bem quem é que são os que actualmente se sentam ao lado do Tozé no Parlamento? depois não se queixem!

        Gostar

      • makarana's avatar
        makarana permalink
        1 Novembro, 2013 16:01

        Tinham outros clientes piores que esse,e o BPN tinha outros para além do Ministério..A culpa da falência tem um nome: Oliveira e Costa,e todos nós sabemos das ligação do Board do Banco ao atual titular do cargo do Palácio de Belém..mas isso não interessa nada ne?
        Acho muito bem que se ria,porque eu e outros não temos feito outra coisa desde Junho de 2011,quando o PSD descobriu que afinal,não era fácil governar,que afinal não haviam gorduras na despesa pública,:),e que era só cortá.las e pronto,estava a crise resolvida.Esse foi o discurso do PSD durante anos a fio.Até que depois deixaram a oposição..Ri-me bastante até me doer a barriga.quando o PSD promoveu o maior aumento de impostos da história do Pais,E quando,de repenten,já não haviam as gorduras,as estruturazinhas paralelas para cortar.2 anos hilariantes.
        É claro que o PS vai fazer o que este governo faz,tal como o PSD tem governado com o PEC IV,que muitos diziam que não servia para nada
        Nota: Não me interessa o que diz ou o que faz o PSD,porque eu ao contrário de si,não tenho cartão de militante de nenhum dos partidos.Gosto e prezo a minha independencia politica.Não sou carneiro nem cego de nenhum partido em especial

        Gostar

      • RCAS's avatar
        RCAS permalink
        1 Novembro, 2013 16:26

        PSD tem governado com o PEC IV??? makarana, ESSA NÃOOOOO!!!…

        Gostar

      • makarana's avatar
        makarana permalink
        1 Novembro, 2013 16:58

        Sim,grande parte das medidas do memorando e que o PSD tem implementado,estavam lá.Qual é o choque com o que eu disse?

        Gostar

      • RCAS's avatar
        RCAS permalink
        1 Novembro, 2013 19:26

        makarana

        Já leu bem o PECIV? e o Memorando? ” grande” parte das medidas, estavam lá? diga lá quais? diga, diga!
        E já agora explique-me como se eu fosse uma criancinha de quatro anos, o que é que entende pelo “ir muito além da Tróika” ou seja do Memo!
        Diga, diga…

        Gostar

      • makarana's avatar
        makarana permalink
        1 Novembro, 2013 19:38

        Alexandre: A que propósito é que me faz essa pergunta?!
        Rcas: O Pec IV tinha,tal como o memorando,aumentos de impostos,congelamento de pensões e diminuição de outros gastos.A prórpria troika referiu que o Memorando seria uma continuação do PEC IV.Realmente,não sei o que é ir além da troika,o corte de pensões já estava estipulado no Memorando por exemplo.
        Se não eram as mesmas,eram pelo menos semelhantes

        Gostar

      • RCAS's avatar
        RCAS permalink
        1 Novembro, 2013 20:10

        Congelamento de pensões , NÃO SÂO CORTES!!!
        Nestas coisas não há partos sem dor… estes é que firam uns autênticos alarves passe a expressão!

        Gostar

      • und's avatar
        und permalink
        1 Novembro, 2013 20:54

        desvalorização do escudo em 90% em 3 anos não são cortes

        em 1974 um dólar trocava-se por 20$00 e 600$ valiam 30 dólares
        1200$ 60 dólares e com 60 contos comprava-se um chasso amaricano

        ou 30 contos se fosse um em 2ª mão….

        em 1976 …..60 contos nem davam pra um toyota em muy malo état

        e em 77 e seguintes nem se fala

        de 1974 a 1984 uma pensão de 1000$ aumentou quase 10 vezes

        de 1000 para 9.000$….infelizmente o dólar aumentou mesmo 10 vezes

        e o pitroil e a sardinha mais de 10 vezes…..azares né

        em 1974 um barril de pitroil custava?

        em 1984 custava

        estes é que fir am?

        do verbe latinum ferre?

        Gostar

      • makarana's avatar
        makarana permalink
        1 Novembro, 2013 21:11

        É quase o mesmo.. e além disso, a austeridade pec após pec piorou.Portanto,tenho a certeza que Sócrates acabaria por fazer o mesmo que este governo faz.

        Gostar

      • Mario Braga's avatar
        2 Novembro, 2013 00:42

        este gajo é um pessimista

        socrates fazia pelo menos dois TGv….e mais duas auto-estradas e alugava mais contentores prás novas oportunidades nas escolas com mármore a pingar da parque escolar

        Gostar

      • Alexandre Carvalho da Silveira's avatar
        Alexandre Carvalho da Silveira permalink
        2 Novembro, 2013 02:15

        Makarana 21:11 tás a ver Makarana, como lá chegaste? demoraste um bocadinho, mas chegaste ao ponto.

        Gostar

      • ora's avatar
        ora permalink
        2 Novembro, 2013 02:19

        e o ponto era final? ou de exclama mação?
        desde cedo abraçou a luta pelos ideais da liberdade tendo participado na resistência ao fascismo integrado no MDP/ Conselho Nacional da Reserva Ecológica Nacional é membro do Comité das Regiões da União europeia

        TÁ GANHO !!! É nossa
        …após profunda e prolongada discussão…” –alguma rábula dos Gatos voltar à carreira academica, mas não dei por Pinto e Meneses.
        Como acreditar nos politicos, são todos iguais o interes partidário está ce Évora como as palmas das mãos.
        Sabe fazer uma gestão participada com os cidadãos e as forças vivas.
        Sabe como equacionar os problemas autárquicos, atravessar os meandros administrativos, e atingir os resultados desejados.
        …Pinto se Sá não é um diletante. Não é um mero ginecologista, ou sociólog
        Pinto de Sá é o autarca capaz de receber um concelho falido, e fundar as bases para uma recupera
        Mais um dinossauro a cheirar a mofo
        Montemor com obra feita? Deixa me rir…obras da parque escolar com derrapagem à vista em Mon…
        Isto só pode ser brincadeira mas será que não haverá em Évora um homem com T
        Fora com esta gente que não
        Pois é, camaradas,
        As minhas preces não foram ouvidas por quem de direito (e garanto que as transmiti)Não consigo conceber que o camarada Pinto de Sá possa ser o candidato à CME, apesar das suas inegáveis e reconhecidas qualidades e competências..
        É lamentável, no mínimo, o que estão a fazer ao Eduardo (e não só). Nem o facto de poder ser o nº 2 ou o presidente da AM, lhe apaga a mágoa (eu sei do que falo).
        O nosso partido é caracterizado pela união na decisão, mas este caso vai deixar marcas, e esperando e fazendo votos para que tal não aconteça, temo que nos faça perder as eleições devido apenas a um erro de casting.
        Desde sempre e para sempre PC … mas não desta vez!
        JNL
        06 Março, 2013 22:28 Anonymous Anónimo said…
        Ó filho, não enganas ninguém com essa conversa.
        06 Março, 2013 22:37 Anonymous Anónimo said…
        @21:25

        Mais um boy a cheirar a fraldas cagadas.
        06 Março, 2013 22:47 Anonymous Anónimo said…
        Sá o fora da Lei.

        Vai pra tua terra trabalhar nos postos de trabalho que criaste
        06 Março, 2013 23:12 Anonymous Anónimo said…
        …os Talibans da JS estão borrados de medo! Vá rapazes, toca a criar heterónimos e a inventar depoimentos!
        O Pinto de Sá, blá, blá, blá.
        06 Março, 2013 23:54 Anonymous Anónimo said…
        …aquele anormal que anda debaixo das arcadas com um segway, é um taliban da JS?

        “Folha de Montemor: Caso seja eleito vai manter o mandato até ao final dos quatro anos?

        Gostar

      • André's avatar
        André permalink
        2 Novembro, 2013 10:35

        Será muito complicado perceber que durante quase quarenta anos foram os mesmos dois partidos (mais os empecilhos do CDS-PP que de vez em quando aparecem) que governaram o país? Baseado nisso não é muito difícil de compreender que o mesmo escândalo de corrupção tenha favorecido os dois partidos do poder, era preciso manter o esquema custasse o que custasse, e isso tanto implicava subornar os amigos do Cavaco (todos do PSD) ou os membros do governo (todos do PS, que eventualmente poderiam descobrir o negócio e se não lhes dessem uma parte do bolo eles armavam confusão). O que me espanta (ou não) é que não haja em Portugal uma força eficiente contra a corrupção capaz de eliminar o problema pela raiz (ou seja, destruir, seja de que forma for, se preciso com os capacetes azuis da ONU e do Tribunal Penal Internacional, todo e qualquer vestígio de corrupção).

        Gostar

      • und's avatar
        und permalink
        2 Novembro, 2013 18:48

        e o P::::CP num gastou nada? bolas deves estar a fluviários do eurromicções

        Gostar

    • RCAS's avatar
      RCAS permalink
      1 Novembro, 2013 15:52

      Tu gostas é disto …

      Gostar

      • RCAS's avatar
        RCAS permalink
        1 Novembro, 2013 15:55

        É da Portas é??? he! he! he !

        Gostar

      • neotonton's avatar
        neotonton permalink
        1 Novembro, 2013 17:23

        O JM prefiria ( 5 anos atrás) falar do governo e fazer chitao sobre o caso Madoff.
        Na actualidade os 50.000 milhoes $ em fondos de investimento que o Bernardo fez desaparecer qual mago das finanças parece formar parte da mais raivosa actualidade.
        Pontos de vista.

        Gostar

    • makarana's avatar
      makarana permalink
      2 Novembro, 2013 02:48

      Alexandre,eu só me referi ao tipo de medidas(que eram semelhantes),não disse se tinha sido melhor aprová-lo ou não.E,quanto a ser aprovado ou não,muita gente inclusivel de direita(psd e cds) foram da opinião que o pec IV devia ter sido aprovado.E eu junto uma achega: o seu comentário denuncia que o PSD apenas chumbou o pacote de medidas,por mero oportunismo politico.O poder ainda é algo capaz de despertar desejos quase sexuais de facto

      Gostar

      • Alexandre Carvalho da Silveira's avatar
        Alexandre Carvalho da Silveira permalink
        2 Novembro, 2013 03:07

        Tás enganado mais uma vez Makarana. Eu já disse aqui várias vezes que o PEC4 era uma impossibilidade matemática: não bate a bota com a perdigota, e além disso os numeros estavam martelados à boa maneira socialista. Como é que se podia passar de um défice de 10,tal% em 2011 (eles diziam que era 7,3%) para um defice de 2% em 2013, sem tomar medidas ainda mais gravosas que as que este governo tem tomado? só os parvos é que acreditam naquilo.
        Eu estava a referir-me ao facto de o Sócrates, se estivesse no governo, teria de fazer com mais ou menos medida, o que estes têm feito. Já agora, qual é o gozo de ir para o governo para aplicar o maior programa de austeridade da história da democracia portuguesa, não ter dinheiro para mandar cantar um cego, e correr o risco de depois de ter feito o trabalho sujo, vir agora quem provocou esta merda toda, sentar-se na cadeirinha do poder com os problemas resolvidos? Nisso, o Passos foi um pató: depois de ganhar as eleições, em vez de se coligar com o CDS, devia ter dito ao Cavaco que só aceitava ir para o governo com o PS. Eles fizeram o mal e a caramunha, mas assim que puderam, puseram-se de fora.

        Gostar

      • Mario Braga's avatar
        2 Novembro, 2013 03:10

        o Pec IV num é o Passos em corrida 2013?

        A SINISTRALIDADE DAS DÍVIDAS
        UM BLOGUE PRÁ MARALHA DUVIDOSA DEXTRA E CANHESTRA QUE SE INCLINE PARA A SINISTRA MAS QUE NÃO SEJA CANHOTA NEM GENIAL E APENAS CHEIA DE MAUS GÉNIOS E DE SINISTRALIDADES PROFESSORAIS PRÓ FÉ S.S. I Ó NAIS (ASSIS A MODOS QUE NAZIS SEM Z)

        mandag, februar 11

        DOS LENTOS RES PUBICANOS VALADOS E VALIDOS EM VAGIDOS E GUERRAS DE FOSSADOS

        Gostar

      • makarana's avatar
        makarana permalink
        2 Novembro, 2013 03:26

        Alexandre: Era tão impossivel matematicamente quanto o MoU!! Tanto que as metas do memorando foram sendo renegociadas ao longo do tempo.E é o que tem acontecido em todos os paises.Em Espanha por exemplo,já fizeram 5 ou 6 vezes isso.Porque a economia não é estática,é dinâmica,e as metas vão sendo alteradas consoante o rumo que a economia de cada pais tomar.O que ia acontecer no PEC IV era..o que já aconteceu agora no Memorando,e que ainda deverá acontecer no próximo ano!!
        Regra geral,é o que todos têm feito,com resultados extremamente bons..
        Qual é o gozo? Não havia gozo nenhum.Passos Coelho simplesmente julgava que isto ia ser tudo fácil,que ainda havia dinheiro a rodos.O fascinio do poder no seu inteiro esplendor.No fundo,pensava que isa ser igual ao dos outros titulares do cargo Um autêntico burro,em bom português.Não fez coligação com o PS,porque não foi preciso! E o PS provavelmente também mandaria o Passos para a senhora que o pariu,e tinham liberdade para isso.Mas,diga-se em abono da verdade,o PSD nunca quis,nem antes nem agora,entender-se com o PS.

        Gostar

      • makarana's avatar
        makarana permalink
        2 Novembro, 2013 03:29

        Já agora,porque razão está me a tratar por tu.Conheco-o de algum lado para me falar com esse tom ? Estou disposto a debater consigo este e outros assuntos,mas.. tenhamos algum civilismo,algum nivel,que isto não é a tasca da Ti Maria

        Gostar

      • ora's avatar
        ora permalink
        2 Novembro, 2013 04:24

        isto num é tasca no Atabasca….o gadjo num é cigano num o trates por tu….

        chama-lhe eles….conhe co leva cedilha…..tu é tom grave ou tom sawyer?

        e o gajo quer debater con si go go….

        civilismos et civismus ? nível de bolha?

        de bater mesmo……ê se fosse grande e Alexandre macedónio nunca mas hablava a este grego

        ou escurinho makarana parece nome de cleptocrata dos n’gola

        Gostar

      • André's avatar
        André permalink
        2 Novembro, 2013 10:41

        Alexandre, precisamente por estar a fazer as contas em percentagens. Eu não defendo o PEC IV, obviamente ia ser tão austeritário como a troika, mas se Portugal se tivesse continuado a financiar normalmente e os juros descessem sem termos de recorrer a ajudas internacionais, talvez a economia pudesse voltar a crescer mais depressa, aumentando o PIB, mantendo os gastos do Estado ao nível a que estão hoje (em 2013) e mantendo o financiamento aberto às empresas. A economia estaria a funcionar e o défice seria menor em relação ao PIB (mesmo continuando a envolver vários milhares de milhões de euros, simplesmente, o Estado teria capacidade de os pagar).
        Provavelmente vai-me responder que o país precisaria de ajuda mais tarde, é possível, mas a situação então não seria pior do que agora (esta dívida já é impossível de pagar, acrescente-se ou subtraia-se mais uns milhares de milhões de euros ). Tinha valido a pena tentar. O PSD teve pressa de chegar ao poder e não o quis fazer, tudo bem, mas não venham descartar as culpas e dizer que nunca teria funcionado.

        Gostar

    • Tiradentes's avatar
      Tiradentes permalink
      2 Novembro, 2013 09:40

      Essa foi uma das razões da nacionalização e temo que a outra tenha sido livrar os accionistas porque o maior deles tinha tido negócios directos com o Pinto de Sousa a quem vendeu apartamentos avaliados em um milhão de euros por 46 mil euros em escritura desaparecida e que depois apareceu quando já ninguém queria saber dela.

      Gostar

  10. lucklucky's avatar
    lucklucky permalink
    1 Novembro, 2013 14:54

    “…é impossível encontrar na imprensa portuguesa duas frases que descrevam o crime cometido no BPN e a razão pela qual o banco faliu….”

    É o chamado “jornalismo de referência”.
    Só existe para informar o que é conveniente ao Regime Soci@lista.

    Gostar

    • zeca marreca de braga's avatar
      zeca marreca de braga permalink
      1 Novembro, 2013 17:27

      Outro que não sabe o que é o Socialismo! Vocemerce, com o socialismo, tinha que trabalhar para viver…

      Gostar

      • und's avatar
        und permalink
        1 Novembro, 2013 20:47

        cousa que nunca fizeste num é….

        logo no xuxalismo simplex morrias de hambre né…

        calos de masturmação num con tam tá…..

        Gostar

      • und's avatar
        und permalink
        1 Novembro, 2013 21:13

        gosto muyte das tuas mudanças de personalidade quando mudas de nique nique ó vacca xuxalista multipolar

        Gostar

      • und's avatar
        und permalink
        1 Novembro, 2013 21:19

        toma dois metros de moravios sem sucre ó fidel salazarista…

        bardamerda de bruxices
        30 mil pessoas? porquê 30 mil? talvez casadas ou juntas? ou com ménage a trois ou divorciadas 20% pelo menos com um (ou) dois? 12 dá doze filhos dependentes,
        uma ou duas hipotecas para quê?,
        uns pais velhos depende qual a idade dos filhos
        e dos pais para serem velhos 58? 55? com filhos de 35?
        27 com duas filhas de 11 e 5 e avós de 48 e bisavós de 65 como os das duas miúdas que chegam aos jornais hoje ou amanhã?
        que ajudam e precisam (ainda) de mais? ainda ajuda,
        um carro para pagar? para quê vivem fora do sistema de transportes da grande lisboa ou a cp está em greve permanente? há carros aqui a 500 euros basta não pagar o seguro e hopla
        , que almoçam, lancham? e jantar jantam?, pagam transportes publicos ou gasolina ou gasóleo pois dos 6,6 milhões de veículos que pagam imposto ou estão isentos a maioria anda a gasoil
        , que vêem televisão, que deliram com o futebol, que vão a pé a fátima. 30 mil portugueses além dos restantes 600 mil que desde 2001 andam no sub-emprego desemprego?
        deitados ao caixote do lixo verde sem direito a reciclagem. quem os irá substituir? eu eu e mais 50 mil em lista de espera e vamos pelo salário mínimo ou 685 euros
        por vezes 900…e ocasionalmente dos 1000 aos 1300 já íamos quando eles entravam em baixa
        60 mil baixas superiores a 15 dias todos os anos pá
        se fores juiz vai ser difícil substituir-te
        os que ficarem.! ficam com menos dinheiro,

        com menos férias, quéqué isso? é quando ficamos desempregados com menos saúde, com menos tudo.

        ficam, porém, com o fardo destes 30 mil que foram?
        já foram? deitados à vala comum da incompetência e da ignorância. esses 30 mil vão arrastar mais 30 mil – pelo menos – engrossando o milhão de pessoas lixo em portugal….só um milhão?
        bolas abaixo dos 300 euros mês há 3 milhões pá
        e picos
        ide fazer as contas ide…

        deixado a 4/5/13 às 19:26
        link | responder a comentário | início da discussão | discussão

        fanadoc
        Será este aquele problema, apontado as crianças de dislexia, que na sua fase aguda desagua neste amontoado de ideias e frases?

        deixado a 5/5/13 às 16:33
        link | responder a comentário | início da discussão | discussão

        será este aquele?
        Bolas escreves de facto de modo supimpa pá

        nã pá sou professor de língua portuguesa pá

        fiz a passagem administrativa a 30 cadeiras no tempo do fungágá da bicharada….

        és o fungágá? ok só gágá
        apontado as crianças de dislexia, às crianças?

        dislexia não implica frases mal construídas como no teu caso pá

        vai foder e nã me tentes xateari que nã con segues filha

        se 157 alunos nã me conseguem xateare tu inda menus

        brenda luv 2 pac…com velhotes de 60 pra cima

        manias….

        deixado a 6/5/13 às 00:15
        link | responder a comentário | início da discussão | discussão

        8 kg of fanadoc swabs scabs make bombs
        8 Kg of Pu is an mineral asset

        In financial accounting,

        assets ass set’s or shit’s

        are economic resources

        anything or nothing is the same tangible or intangible

        but that we can yes we can put in a hard or soft disk

        that is capable of being owned or not

        and controlled to produce value for some and ruin for others

        and that is the Plutonium swap

        Russia – 100 tone’s U.S of A. 200 tone´s

        is fun

        pure fun doc

        or fanadoc ….doctor strangelove

        or bluthgeld

        fanatics are pure plutonium doc…

        and 8 kg of pure Pu is a swap bomb

        sacou?

        não sacou?

        saké…

        deixado a 6/5/13 às 01:05
        link | responder a comentário | início da discussão | discussão

        fanadoc

        Eu escrevo de um modo supimpa.
        No entanto, o teu modo de escrita, está proximo da estupidez. Mas cada um diverte-se como gosta. E se gostas da idiotice, bom proveito.
        Quanto a forma insultuosa como escreves, apenas revela a grandiosidade que há em ti. Que pelas frases bacocas, amontoadas de palavras, que nada dizem, a não ser ruido de atualidades triviais – dá uma perfeita imagem do que és capaz.

        deixado a 6/5/13 às 02:06
        link | responder a comentário | início da discussão | discussão

        não, não escreves
        Basta ver a estrutura frásica desleixada do 1º comentário.
        És geração rasca muito rasca

        E não há ruído aqui, excepto na tua cornadura suponho….
        es un bom boy

        A estupidez geralmente escreve muito bem.
        Não é o teu caso, és um bom exemplo do desperdício na escola dita pública, mas que é minha e dos meus colegas.

        Gostar

  11. murphy's avatar
    murphy permalink
    1 Novembro, 2013 15:08

    Já não bastava a fraude do bpn e ainda temos de aturar a fraude que é a cobertura mediática sobre o assunto…

    Porque não vemos nos jornais e na tv, denunciados estes negócios da gestão socialista?!
    http://jornalismoassim.blogspot.pt/2013/10/os-amigos-da-banca-e-direita.html

    Gostar

    • zeca marreca de braga's avatar
      zeca marreca de braga permalink
      1 Novembro, 2013 17:19

      O cavaco é socialista? O dias loureiro é socialista? o alegado assassino de velhinhas no Brasil é socialista? o Teixeira dos Bancos é Socialista?

      E por último, vocemercê sabe o que é um socialista? E um dicionário?

      Gostar

      • und's avatar
        und permalink
        1 Novembro, 2013 20:31

        bolas estas portelas de niques são tão xuxalistAS.S. OU diSS-SSe xatas?

        Gostar

      • zeca marreca de braga's avatar
        zeca marreca de braga permalink
        1 Novembro, 2013 20:59

        und, filho, sucateiro da moravia hiper.-industrializada, vai ver se chove em nerzerrdin krematorium…. (local onde os teus 30 estudantes de mediciana, apenas 4 em erasmus na realidade, deviam viver…)

        Gostar

      • und's avatar
        und permalink
        1 Novembro, 2013 21:09

        filha primeiro sucateiro é operário especializado do soviete de stakanovistas

        logo vaca burguesa que só serve para bufo da securitate num adevia ufanar-se dum xuxalismo que nunca praticou

        avacalhar o operariado e reclamar-se socialista só se fores nacional-socialista
        ou andasses com o mussolini a distribuir folhetos do partido socialista né….

        és desses socialistas socialities das emaudios de bpn’s né…..

        vaca vendida minha….

        testify….

        por acaso vem de testis

        e sendo tu vaca freemartin…..

        Gostar

      • murphy's avatar
        murphy permalink
        1 Novembro, 2013 21:56

        O Zeca entusiasma-se com mta facilidade. Abra o link e já percebe. Sobre o bpn: os responsáveis – socialistas e não socialistas – já deviam ter batido com os costados há muito…

        Gostar

      • ora's avatar
        ora permalink
        1 Novembro, 2013 22:24

        DEVIAM? GENTE DE BOAS FREGUESIAS NUNCA DEVE….

        SÓ PEDE FIADO E NÃ PAGA POR SER ESQUECIDO….É DO INBREEDING

        TAMBÉM DÁ QUEIXADAS À CARLOS QUINTO E MARRECAS NOS GAMAS

        É TRADICIONAL NÃ SE LEVA A MAL

        E OS VASCOS DAS GAMAS DAS NOTAS PARTILHAM ESSES ESPAÇOS TRADICIONALMENTE DURANTE GERAÇÕES

        SALVEM COIMBRA E OS OBSERVATÓRIOS DO RISCO AO MEIO

        SALVEM AS ÉLITES E AS MEMÓRIAS DAS ÉLITES

        SALVEM AS REPÚBLICAS DE COIMBRA E O COLÉGIO MILITAR QUE ESTÃO A SER ASSASSINADOS

        MORRA A REPÚBLICA A BEM DA NAÇÃO DAS REPÚBLICAS LAICAS E REPUBLICANAS E QUIÇÁ MAÇÓNICAS QUIÇÁ MORÓNICAS

        SALVEM A NOÇÃO MAÇÃO DE TRADIÇÃO

        SALVEM AS REPÚBLICAS QUE AS MATAM SEM PORQUÊ…..

        ACUDAM ÀS REPÚBLICAS QUE AS MATAM NOS PAÇOS DA RAINHA VERMELHA OU QUIÇÁ COR-DE-ROSA…..

        Gostar

      • lucklucky's avatar
        lucklucky permalink
        2 Novembro, 2013 09:55

        Sim são soci@listas, quando estiveram no Governo aumentaram os impostos e leis – ou seja mais poder para o Estado.

        O Soci@lismo, tal como se diz do Diabo, o seu grande feito é conseguir fingir que não existe.

        Gostar

  12. Carlos III's avatar
    Carlos III permalink
    1 Novembro, 2013 18:33

    Isto é tudo muito bonito, mas suspeito que NENHUM banco do mundo empresta exactamente o equivalente aos depósitos que recebe. Emprestam muito mais. No tempo do Botas os bancos emprestavam a descoberto mais de metade dos depósitos e o dito Botas já resmungava que se fartava. Hoje dizem-me que NENHUM banco do mundo está em condições de cobrir mais do que 10% do que empresta. Se é verdade, não há Euro que nos valha!

    Gostar

    • und's avatar
      und permalink
      1 Novembro, 2013 20:33

      chama-se a isse creação de fiducia……daí a maravilha que criou um etat sucia all pra tutti

      sem alavancage num resulta

      Gostar

    • und's avatar
      und permalink
      1 Novembro, 2013 20:46

      resumindo: vários agentes criam riqueza e logo aumentam o PIB ….a criação de valor através de bolbos de túlipas ou obrigações a condottieri existem há séculos

      do mesmo modo as bolhas de capital virtual desde a companhia das índias francesa ou inglesa ou holandesa ou das indias ocidentaes ou orientaes tanto faiz

      do mesmo modo os assignats ou outros produtos com valor de papel virtual como as notas ou mesmo as moedas de cupro-níquel são cousas que criam value por crença intrínseca do fiel do sistema

      vivemos num mundo alavancado há séculos….o computador apenas potencia isso e a internet apenas torna muito mais fácil essa mobimentación de kapitaes birtuaes

      Gostar

  13. RCAS's avatar
    RCAS permalink
    1 Novembro, 2013 20:05

    Cadilhe ficou á frente do BPN, em 24 junho de 2008. Em quatro meses descobriu 96 offshores escondidos e um banco fantasma o Insular, que servia para ocultar prejuizos e lucros, financiar empresas do grupo e esconder operações.
    Entre os obstáculos que Cadilhe defrontou não era o problema do subprime, ou seja lixo tóxico, mas sim o receio da parte do BdP e das instâncias Europeias, principalmente Bruxelas, que exercia forte pressão sobre os respectivos governadores, o receio da falta de confiança e respectivo contágio.
    Havia já corridas aos depósitos em Inglaterra, Irlanda, Islandia, resgates multimilionários em França, Bélgica, Holanda e Alemanha!
    Enquanto nos EUA, Bush tentava convencer os dois partidos para aprovar, aquilo que foi considerado “resgate do socialismo dos ricos” e que consistia numa injeção brutal de dinheiros publicos 700 mil milhões de dólares, para limpar os balanços dos bancos do lixo tóxico do subprime, em Lisboa tambem o BdP se reunia com os banqueiros.
    O resto é a Nacionalização, mas… agora vou ver o meu glorioso!!!…

    Gostar

    • und's avatar
      und permalink
      1 Novembro, 2013 20:40

      non filha tás quivocada

      no dia 15 de setembro 550 mil milhões de depósitos virtuais nos us of a foram alvo de transferências electrónicas

      a maior transferência de capitais num só dia irrepetível ou talvez não

      esssa fraqueza provocada pela interneta causou dúvidas sobre a materialidade da fiducia existente

      corridas aos bancos ao estylo de 1975 já num existem ó borrega

      é impossível 1 milhão de pessoas carregarem tanto dinheiro

      como 100 computadores…..de resto nem o dinheiro existente nos computes existe em notas ou em moedas

      daí os cartões de credit que são a nova moeda

      electrónica….

      e chamar glorioso ao caralho murcho é delirium tremens

      testify….

      Gostar

  14. JCA's avatar
    JCA permalink
    1 Novembro, 2013 21:07

    .
    Esta é de arrasar e incendeia a polémica:
    .
    as celebérrimas nacionalizações da Banca etc pós 25 de Abril revelaram ter sido uma estratégia habilidosa para salvar o grande capital da falência. Tem alguma razão com a perca das Colónias, centro de lucros fabulosos que permitiam esconder muito lixo, todas as grandes fortunas estavam tecnicamente falidas. Por este ponto de vista chamem-lhe PREC …..
    .
    Sobre os Bancos atualmente, sem qualquer maldicencia sobre os banqueiros, surge:
    .
    =Fiscal Monitor Report

    Click to access fm1302.pdf

    .
    Pode estar errado, mas a experiencia mostra que não fumo sem fogo, de contrário era uma estupidez absoluta publicar isto apenas porque incendeia uma corrida aos depositos bancários o que é contra os principios que exitem para o FMI, Banco Mundial etc.
    .
    Roda sempre tudo à volta das Finanças, as Privadas (Bancos etc) e as Publicas (Impostos, Fisco, Leis Fiscais etc). Economia, empreendedorismo que não tem os lucros de juros emprestando dinheiro (no caso dos Bancos dinheiro dos depositantes a quem não paga juros em depositos à ordem), Economia (Industria, Comercio e Serviços) que é subalternizada e peão dos interesses das Finanças.
    .
    Sugere clarinho como a àgua, as Finanças viveram sumptuosamente com “exitos extraordinários” e ‘sucessos de gestão tal qual deuses’ enquanto não surgiram os novos gigantes mundiais, exº China e não só, em que priorridade é a Economia sendo as Finanças uma mera tool absolutamente secundária.
    .
    Está-se a abordar não Comunismo, não Marxismo, não Socialismo, não Social Democracia, não Democracia Cristã. Apenas o dedo em cima do Capitalsmo que no Ocidente de sixou ultrapassar pelos acontecikmentos e para desesperadamente se safar manda o que está por aí a correr, não sabe o que fazer. Mas há solução mas ainda estão arrogantes de mais para desocupar a ‘venda’
    .

    Gostar

    • und's avatar
      und permalink
      1 Novembro, 2013 21:11

      todos os grandes grupos económicos estavam bué d’endividados

      só ficaram falidos quando deixaram de pagar e o estado assumiu todas as dívidas

      mas é verdade foi um super-B>PN pago a peso d’ouro

      dou-te duas traulitadas amigáveis nos chavelhos ó velho xá….

      testify von testis….

      Gostar

      • JCA's avatar
        JCA permalink
        6 Novembro, 2013 17:42

        .
        Eh pá eu fui parido das jotas como qualquer puto. Essa merda de Jotas semre foi chao que não deu uvas. Ilusões para entreter putos desde as Mocidades Potuguesas de outrora aàs contrárias Portuguesas Mocidades de agora. São ‘bagaço’ e na pior das hipoteses castrados para serem montados em poder pelos ‘salazares’ e ‘marcelos’ da Democracia, os ‘sacerdotes’ que nas ‘missas da politica’ regem os ‘sacrificios’ e a distribuição ds csixa das esmolas (os impostos pagos pelos crentes que têm fé neles’ (sem ofensa às Fés puras com deuses ou sem deuses ou de deuses cujo deus não acredita em nenhum deus).
        .
        Adorava ser velhadas em Ideias. Não sou. NOVO amigo. Mas é preciso ter unhas, sem ‘passaporte’ de bilhete de identidade. O voluntarismo juvenil é curto mas util. Participa.
        .
        Mas apesar de, está tudo a corrrer bem ….. Ora bem. O tempo de ‘Reforma’ acabou. Quem podia não soube aproveitar. Desperdiçou a troco de pratos de lentilhas, dumas ilusões, duns apressados venha o meu primeiro o resto que se lixe. Pois é.
        .
        A parada já subiu. Para o bem ou para o mal. Bem para uns mal para outros, o tempo já é ‘Revolução’. Quem não acredita fica feliz emnasbacado na sua. Mas feliz.
        .
        Nem os 20 mil milhoes que o Barroso veio cantar resolvem seja o que for. Vao sair todo em importações para os mesmos do costume, os ‘beneméritos dadores’ de ajudas. Mas se o rumo nacional é este com tantos defensores que assim sejam.
        .
        O Carré batidissimo na coisa também repete sem hesitações e com imteiro conhecimento de causa governança e não só ….. ‘os advogados, os da Economia e os das Finanças têm uma capacidade ilimitada para se excederem’. Afinal o que sabem os abstencionistas que ainda recusam a Ditadura. Até ver se os outros não teimarem tanto que rebentem a corda. E até agora ainda idiotas não pararam. E a miséria está aí- Não tem nada a ver com Unioes Europeias ou Euros. Tem a ver apenas com Portugal e os Portugueses. Entre eles.
        .
        Eh pá eu fui parido das jotas como qualquer puto. Jotas desde as Mocidades Potuguesas às contrárias Portuguesas Mocidades, eh pá é bagaço, o que s equeira
        .
        Adorava ser velhadas em Ideias. Não sou. NOVO amigo. Mas é preciso ter unhas, sem ‘passaporte’ de bilhete de identidade. O voluntarismo juvenil é curto mas util. Participa.
        .
        Mas apesar de, está tudo a corrrer bem ….. Ora bem. O tempo de ‘Reforma’ acabou. Quem podia não soube aproveitar. Desperdiçou a troco de pratos de lentilhas, dumas ilusões, duns apressados venha o meu primeiro o resto que se lixe. Pois é.
        .
        A parada já subiu. Para o bem ou para o mal. Bem para uns mal para outros, o tempo já é ‘Revolução’. Quem não acredita fica feliz emnasbacado na sua. Mas feliz.
        .
        Nem os 20 mil milhoes que o Barroso veio cantar resolvem seja o que for.
        .
        Apesar de só se fossem estupidos não os tivessem dividido antes de anunicià-lo. Por isso seguramente seguro, branco ou maduro, rosé mais vermelhinho ou tinto mais do lado oposto, resolvem nada, concertado ou desconcertado pelo Empresariado que espreita onde está “o meu” nesses 20 milhoes. A pedra de toque é que não resolve nada. Nem em sustentação, nem em Recuperação, nem em Reforma, nem em Emprego, nem em parar Falencias etc. É zero. Uma miragem de fantasistas.
        .
        Noutro ambito, sequer alavanca Barroso para Presidente da Republica. Pelo contrário arrasa-o, não salva como se apresemta ‘salvador’. Falhou.
        .
        .
        Isto deu o berro, mais coisa menos coisa. É uma geral. Tropas, mangas de alpaca, fenomenos empresariais do monopolio, velhadas reformados, putos com sangue na guelra que após a desilusão resta-lhes dar o salto daqui para fora, viuvas, coxos, marrecos, cegos, putos, elites, escol, academicos, analfas, drunfados etc deu o ‘peido mestre’ sem ofensa para a elite a quem a natureza santificou com tanto de Extra Terrestre que nem gases solta depois dum bom cozido à portuguesa
        .
        E quanto mais tempo sonham e fantasiam mas se enterram os próprios. Mas tá bem. Estão felizes enquanto.
        .
        Por mi e para mi dá tudo bem, seja para o bem e para o mal. Não quero governar. Tenho mais que fazer. Sempre recusei da manjedoura do orçamento. Estupidez ? Talvez, embora ….

        .
        Chega ou é ainda é preciso cagar sentanças que há um erro ortografico aqui ou ali ?
        .

        Gostar

  15. und's avatar
    und permalink
    2 Novembro, 2013 01:09

    prós 69 e mais além

    analisemos a questão

    O fundo de investimento do Bernard PN faliu porque era um esquema não muito Ponzi que pagava rendimento aos accionistas e aos figos com depósitos dos clientes

    dava extraordinários dividendos apesar de prejuízos anuais desde 1998 quando a revista visão……dizia que era impossível ter rendibilidades daquelas em negócios muito muito pouco escurinhos ao menos não compraram uns sarcófagos egípcios feitos em marraqueixe por 15 milhões…..

    O esquema foi descoberto pela revista visão em 98 e rebentou em 2008 quando chegou a crise e vários clientes tentaram fazer levantamentos de dinheiro inexistente….que estava em papel comercial do bernard PN ou^B Pouco Natural

    é como o restaurador olex….

    Gostar

  16. und's avatar
    und permalink
    2 Novembro, 2013 01:15

    o BPN NÃO ERA AQUELE QUE DAVA JUROS AO ESTYLO DA DONA BRANCA….

    Ê NUNCA TIVE DEPÓSITO LÁ MAS UM GAJO QUE GANHOU BUÉ COM A DONA BRANCA E COM O PEDRO CALDEIRA DISSE-ME QUERA UM BOM NEGOTIUM

    ELE SAHIU EM 2008 E 2009 COM MAIS 50% PRADEPOSITAR EM GIBRALTAR….

    SE CALHAR VAI VOLTAR E PÔ-LOS NOS NOVOS PRODUTOS DE AFORRO ESTATAIS

    NÃ SEY É DE QU’ESTADO

    O PAULO PORTAS PREFERIU OS ALEMÃES APESAR DA PÉSSIMA RENDIBILIDADE

    É POUCO PATRIOTA

    JÁ O ALMIRENTA ROGÉRIO CONSULTOR DE SUBMARINO ABRIU CONTA PRÁ FILHA NA SUISSA
    MAIS OUTRO MILHÃO QUE NÃ FOI PRÓ BPN

    APESAR DO BPN GARANTIR 65000 DE JUROS …..ANUAES….

    Gostar

  17. tric0001's avatar
    • tric0001's avatar
    • ora's avatar
      ora permalink
      2 Novembro, 2013 01:29

      NO ARRAIS TANSO É MAIS MORAIS SARMENTOS …carrilhos lupis …..lupis lupus sem lupus
      pintos bastos lupi’s enfim só gente fina……

      aqui tirando o gama é só ralé…o zé da guiné também se finou

      quanto à doação de parte do prédio atrás identificado à frente para a construção da Igreja de xxl no sentido de ser a Autarquia a aceitar a doação de parte do prédio identificado em 4.,
      bem como proceder ao destaque do mesmo;‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐
      Com siderado que a Fábrica do absoluto ….. obteve parecer
      favorável à utilização não exclusivamente agrícola da área dedo prédio identificado em
      residente na Lapa, contribuinte n.º Lapa, contribuinte n.,deLapa em regime de separação total de bens, residente na Lapa, ;‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐, contribuinte casada

      Pedro Caldeira Castel‐BPN ficou cari ou ficou caro?

      Gostar

  18. JDGF's avatar
    JDGF permalink
    2 Novembro, 2013 11:31

    Nos 5 anos ‘perdidos’ a simular investigações há uma coisa que não possível esconder. Depois de Alves dos Reis – que actuou mais ou menos solitariamente – temos mais do mesmo, agora em grupo (organizado?).
    E como a ‘quadrilha’ é muito vasta e eclética vai ser difícil apurar qualquer ‘coisinha’, entre elas a ‘devolução’ dos desfalques.
    Entretanto, um ‘enorme’ grupo de otários – também chamados de ‘contribuintes’ -foi ‘obrigado’ a chegar-se à frente e de orçamento em orçamento lá vai saldando as suas divídas (e as dos outros).
    É este o ‘regime de protectorado’ que, segundo tudo indica, não acaba em 2014. Arranjamos uma ‘canga’ para largos anos. E temos por ‘dever’ proteger os esforçados gestores de antanho que… não sabiam de nada. Nem como o ‘pilhim’ chegava às suas contas (cá dentro e nos offshores).
    Ao aproximar-se um Inverno frio estas histórias da carochina contadas à lareira têm todo o cabimento (são uma macabra ‘diversão’).

    Gostar

  19. Portela Menos 1's avatar
    Portela Menos 1 permalink
    2 Novembro, 2013 11:40

    Não sei se o Blasfémias deu conta da reforma do estado do portas…aquilo é tão mauzinho que não há um Miranda nem um Ru A. que o defenda 🙂
    .
    Manual para ler o vazio
    JOSÉ PACHECO PEREIRA sábado, 02 Novembro 2013, às 00h00
    O “guião para a reforma do Estado” é um documento pomposo, mistificador e assustadoramente vazio

    Gostar

    • und's avatar
      und permalink
      2 Novembro, 2013 18:52

      é como o pacheco pereira pomposo, mistificador e assustadoramente vazio……

      já tu és só a última parte…..vazio….nem pra assustador dás…

      Gostar

  20. Portela Menos 1's avatar
    Portela Menos 1 permalink
    2 Novembro, 2013 11:58

    defendeu a reforma aos 67 anos, reformou-se aos 61 e passou a assessor:
    http://expresso.sapo.pt/primeira-pagina-do-expresso=f839008

    Gostar

    • und's avatar
      und permalink
      2 Novembro, 2013 18:50

      bolas aqui temos bué de reformados aos 58

      e aos 55 mas são tropas….

      reserva territorial para todos….

      Gostar

Deixe uma resposta para JDGF Cancelar resposta