Saltar para o conteúdo

não consigo perceber a dra. ferreira leite

13 Dezembro, 2013
by

Manuela Ferreira Leite declarou que o programa de ajustamento destruiu a economia portuguesa, colocando-a ao nível de um pós-guerra. Isto significa, por evidente dedução, que a economia portuguesa anterior ao dito programa estava de boa saúde e era uma economia real sustentada na produção e num PIB forte e seguro, e não uma economia fictícia suportada por um endividamento insustentável. Seria talvez, então, melhor que a Dra. Manuela Ferreira Leite nos explicasse o que andou a fazer quando foi líder do PSD e o que andou a dizer sobre o governo de José Sócrates por essa mesma altura. A não ser que o que então tenha dito não lhe tenha saído da sua própria cabeça, o que não espantaria, tal a discrepância discursiva, não a consigo perceber.

83 comentários leave one →
  1. RCAS's avatar
    RCAS permalink
    13 Dezembro, 2013 15:33

    Como poderemos ver abaixo, o problema das dividas soberanas, e defice, não foi exclusivo de Portugal, nem sequer da Europa!

    Hei!… gentinha pobre!

    =Grécia=
    Divida Publica – 143%
    Défice – 10,4%

    =Itália=
    Divida Pública – 119&
    Défice – 4,6%

    =Irlanda=
    Divida Pública – 96,2%
    Défice – 32,4%

    =Espanha=
    Divida Pública – 60,1%
    Défice – 9,2%

    =Portugal=
    Divida Pública – 93,2%
    Défice – 9,1%

    =Reino Unido=
    Divida Pública – 80%
    Défice -10,4%

    =Bélgica=
    Divida Pública – 96,8%
    Défice – 4,1%

    =França=
    Divida Pública -81,7%
    Défice -7%

    =EUA=
    Divida Pública -97%%
    Défice – 10,6%

    = JAPÂO=

    Divida Pública – 225,8
    Défice – 8,9

    Fontes – Eurostat, FMI OCDE

    Gostar

    • RCAS's avatar
      RCAS permalink
      13 Dezembro, 2013 15:59

      Acrescento, que acho verdadeiramente impressionante que indivíduos como o rui a. que em principio devia ter outras responsabilidades politicamente mais éticas, que não bovinizadas como a maioria dos que por aqui andam, viva também ele em estado de negação em relação ao período negro 20070 2011!
      Como aliás se pode confirmar pelo que acima esta plasmado, com outros países muito mais pujantes e economias muitíssimo mais fortes que a nossa, andaram tambem eles a nadar!

      Gostar

      • Surprese's avatar
        Surprese permalink
        13 Dezembro, 2013 16:13

        Não entendi o comentário. É mesmo isso que Rui A. afirma, que a culpa do Estado a que chegamos não tem que ver com o programa de assistência (2011-13), mas sim com o período 2007-11, em que Ferreira Leite foi lider do PSD e candidata a PM.

        Gostar

      • RCAS's avatar
        RCAS permalink
        13 Dezembro, 2013 16:58

        Foi a Manuela F. Leite que disse isto?

        -“O PSD chumbou o PEC 4 porque tem de se dizer basta: a austeridade não pode incidir sempre no aumento de impostos e no corte de rendimento

        -“Estas medidas põem o país a pão e água. Não se põe um país a pão e água por precaução.”

        -“Estas medidas põem o país a pão e água. Não se põe um país a pão e água por precaução.”

        Ó Surprese, a estratégia da fumaça, já não pega, isto para não lhe chamar ignorante como é óbvio! só lhe coloquei três, mas se quiser mais 15 ou 16 é pra já!…

        PS – Acima estão as dividas publicas em 2010. Analise, compare,( coisa que o meu amigo não fêz) depois ponha os neurónios a trabalhar, no fim comente!!!

        Gostar

      • Surprese's avatar
        Surprese permalink
        13 Dezembro, 2013 17:24

        E?

        Gostar

      • RCAS's avatar
        RCAS permalink
        13 Dezembro, 2013 17:31

        E?

        Gostar

      • und's avatar
        und permalink
        13 Dezembro, 2013 17:35

        e ele droga-se com socrates

        ejacula com as memórias futuras de soares

        snifa o antónio costa

        e põe-se de quatro pelo partido

        enfim é a velharia que nos resta

        inda se fosse um borges

        na Coreia do Norte já o tinham usado como adubo

        rcash tá falido mentalmente há years

        Gostar

      • RCAS's avatar
        RCAS permalink
        13 Dezembro, 2013 17:56

        und estou a ficar sem paciência para Esquizofrênicos, armados em atrasados mentais!!!

        Mas se isto te faz feliz… continua!

        Gostar

      • ora's avatar
        ora permalink
        13 Dezembro, 2013 18:09

        estás a ficar sem paciência para ti?

        bolas atão vais falar com quem?

        só se for com um deus com cabeça de animal….Anúbis?

        nã nem um chacal t’aguenta ó bicha

        feliz…nã mas a nova geração da coreia está substituindo a velharia

        pode ser ca moda pegue….

        lapidação obrigatória para os maiores de 65 já…

        se tiveres menos nã te procupes que o Hister tamém eliminava os atrasados mentaes

        Gostar

  2. jo's avatar
    13 Dezembro, 2013 15:34

    O que se pretende de um governo é que melhore o que está, não que se desculpe com o anterior.
    Os tais indivíduos que diziam que os subsídios não eram para mexer, que o PEC IV era muito violento, que conheciam perfeitamente a situação económica do país, afinal eram aldrabões.
    Se era para fazer uma porcaria maior do que a que o Sócrates fez não valia a pena pôr lá estes emplastros.

    Gostar

    • Mario Braga's avatar
      13 Dezembro, 2013 19:03

      SÓCRATES FEZ O QUÊ?

      O HOME ERA UM SANTO

      Gostar

    • gato fuji's avatar
      gato fuji permalink
      13 Dezembro, 2013 22:06

      Corrigir não é melhorar? Pelos vistos, há quem ache que não, e que – sabe-se lá como! – persistindo no erro se “dê a volta completa” e se chegue à virtude! Quanto às declarações do PPC sobre a agudeza do PEC IV foi, no mínimo, ingenuidade mas possivelmente sofreguidão pelo lugar…

      Gostar

  3. O SÁTIRO's avatar
    O SÁTIRO permalink
    13 Dezembro, 2013 15:34

    na verdade, este excelente post aplica-se e muitíssimas mais pessoas.
    por ex
    tanto “economista”…(expert…) que fala e escreve nos media…
    nenhum deles se apercebeu
    fez bem as contas
    que Portugal
    entrava em bancarrota em
    JUNHO/2011 ?????
    ma afinal q raio de economistas são eles?
    sabem ler um orçamento de Estado?
    têm mapas excel com as dívidas do Estado,
    incluindo Seg social
    hospitais
    SCUTs
    PPPs
    etc?
    e não vislumbravam a BANCARROTA em 2011 !??!
    mesmo com o otimista medina carreira a prever a bancarrota em 2015 ?!?
    com pouquíssimas e honrosas excepções, todos os “economistas” mostraram ser ou
    ceguinhos
    ou
    moluscos invertebrados do poder
    no tempo da gestão ruinosa e criminosa do Sókas……..

    Gostar

  4. manel's avatar
    manel permalink
    13 Dezembro, 2013 15:37

    será que se está a assistir a alguma novel epidemia, provocada por algum microo…não determinado, que ataca preferencialmente “massas cinzentas” desgastadas e com longos “rabos de palha” ???
    qd se assiste, hoje em dia, à indignação assoberbada dos gerontes, que há uns anos atrás eram absolutamente credíveis, conseguimos cada vez melhor perceber os motivos de estarmos atolados onde estamos…

    Gostar

  5. Jorge Araujo's avatar
    Jorge Araujo permalink
    13 Dezembro, 2013 15:39

    Três anos de austeridade vistos à lupa fria e objectiva dos números, por Domingos Amaral:

    “Às vezes, é preciso olhar para os números para percebermos a gravidade do que se passou em Portugal.
    Eis os números da austeridade, quatro anos depois.

    Em 2010, o PIB português era de 172,8 mil milhões de euros.
    Em 2013, deverá rondar os 164 mil milhões de euros.
    Ou seja, a austeridade anulou-nos mais de 8 mil milhões de euros de riqueza produzida em Portugal!

    Em 2010, a taxa de desemprego portuguesa foi de 10,8.
    Em 2013, a taxa de desemprego portugesa deverá ficar pelos 15,8, um aumento de quase 50%.
    Quatro anos de austeridade criaram mais 300 mil desempregados do que havia antes.

    Em 2010, a dívida pública portuguesa rondava os 160 mil milhões de euros, já incluindo aqui muita coisa que na altura não estava contabilizado.
    Em 2013, quatro anos depois, a dívida pública portuguesa está em cerca de 230 mil milhões de euros, um aumento de 70 mil milhões de euros!
    É este o resultado de quatro anos de austeridade, Portugal tem mais 70 mil milhões de dívida do que tinha!

    Em 2010, a taxa de juro da dívida portuguesa no mercado secundário era no início do ano de 5,5%.
    Em 2013, a taxa de juro da dívida pública portuguesa é no final do ano de 5,8%.
    Ou seja, para curar o trágico perigo das dívidas soberanas, estivemos quatro anos em austeridade, e a taxa de juro é agora mais alta do que quando começámos!

    A directora do FMI, a sra Lagarde, já admitiu o óbvio, que as políticas de ajustamento cometeram muitos erros, e que os resultados foram muito piores do que se esperava, especialmente em Portugal e na Grécia.
    No entanto, por cá temos um primeiro-ministro que continua apaixonado pela ideia da “austeridade expansionista”, e que fica muito irritado quando ouve o FMI reconhecer os erros.
    Infelizmente, Passos Coelho jamais terá a humildade do FMI, e jamais reconhecerá que as suas políticas, que ele implementou e implementa com entusiasmo, não produziram bons resultados, bem pelo contrário.
    Os fanáticos de uma ideia não querem saber da realidade, querem é ter razão!”

    Gostar

    • RCAS's avatar
      RCAS permalink
      13 Dezembro, 2013 17:50

      Jorge

      “Em 2010, o PIB português era de 172,8 mil milhões de euros.”

      PIB não é em percentagem?

      Bem é que entre 2011 e 2013 o Pib Português baixou 6%! o que significa que vamos levar 10 a 15 anos a recuperar o que perdemos nestes tês anos!

      Gostar

      • gato fuji's avatar
        gato fuji permalink
        13 Dezembro, 2013 22:08

        PIB não é produto interno bruto e não mede a riqueza produzida (geralmente num ano). Não é percentagem. É euros, dolares ou outra expressão de riqeuza. A relação entre o PIB de um ano comparado com outro é que pode ser expressa em percentagem.

        Gostar

      • gato fuji's avatar
        gato fuji permalink
        13 Dezembro, 2013 22:08

        (devia ter colocado um ? a seguir à primeira frase)

        Gostar

      • RCAS's avatar
        RCAS permalink
        13 Dezembro, 2013 22:21

        Agradecido, mas nos entretantos já tinha dado pelo “gato”… tem razão!

        Gostar

      • um judeusito's avatar
        um judeusito permalink
        13 Dezembro, 2013 22:47

        A divida também é muitas vezes colocada como percentagem do PIB, para se ter uma noção precisa do “esforça nacional” vai custar pagar.
        A divida do UK é brutal, mas tem-se ideia de quanto é, quando em percentagem do PIB de lá. (fora os prazos para pagar, como se paga se cortes se outros etcetc)
        A nossa divida é muito menor que do UK, mas pode ter uma percentagem em relação ao nosso PIB maior ou menor.
        Penso que o RCAS colocou em baixo (15:40) é a percentagem da DIVIDA em relação ao PIB.

        Gostar

    • Rui Silva's avatar
      Rui Silva permalink
      13 Dezembro, 2013 17:51

      quando é que o Domingos Amaral faz as contas de como estaríamos caso não se tivessem tomado medidas as poucas medidas que foram tomadas?

      Rui Silva

      Gostar

      • RCAS's avatar
        RCAS permalink
        13 Dezembro, 2013 18:05

        Muito … muito melhor!

        Bastaria ter evitado o ir “muito para além da troíka”!

        Porque foi exatamente aqui que se espalharam por completo!
        Não estou a dizer nada de especial nem de novo, este fracasso foi reconhecido pelo próprio Victor Gaspar! portanto…

        PS- Se duvida, plasmo aqui o que diz o memorando…

        Gostar

    • Joaquim Amado Lopes's avatar
      Joaquim Amado Lopes permalink
      13 Dezembro, 2013 18:05

      No final de 2010 Portugal estava tão bem, mas tão bem, que 3 meses(!) depois teve que pedir assistência financeira. E, comparativamente, está agora tão mal, mas tão mal, que parece que já não vai precisar de mais assistência financeira.

      E a directora do FMI não fala de muitos erros mas de um, de o prazo para o ajustamento (que, segundo o Jorge Araujo parece defender, não seria necessário) ter sido demasiado curto. O que merece duas notas: (1) os prazos têm vindo a ser ajustados e (2) quanto mais longo fôr o prazo mais a dívida aumenta.

      Quanto aos valores que apresenta, interessa mais a evolução do saldo da balança corrente e de capital do que a evolução do PIB. É que, p.e., abrir e fechar valas e construir casas que não se vendem conta como “criação de riqueza” para o PIB mas apenas resulta no consumo de recursos sem criar nada.
      O que interessa é a relação entre o que produzimos e o que consumimos e, nesse aspecto, Portugal melhorou e muito. Não por mérito do Governo mas apesar do Governo.

      Portugal tem um longo caminho a percorrer mas a situação no início de 2011 era absolutamente catastrófica, com os juros da dívida pública a chegarem aos 10%(!) e tendência para subirem exponencialmente. Em poucos meses, o Estado deixaria simplesmente de ter dinheiro para pagar ordenados aos funcionários públicos e as reformas.
      De forma alguma se pode dizer que este Governo tem feito tudo bem. Pelo contrário, tem feito muito mais mal do que bem. Mas o que é mais contestado é precisamente o que tem feito bem e os mais vocais nessas críticas exigem mais e mais despesa, a pagar por quem já disse que isso não vai acontecer (nem poderia).

      Diz-se que os números não mentem. Se forem correctos não mas podem facilmente ser usados de forma a sustentar mentiras. Basta ser “criterioso” na selecção dos que se apresentam e/ou atribuir-lhes significados que não têm. Domingos Amaral, p.e., “ignora” os números relativos à balança comercial e usa a taxa de juro no fim de 2010, quando esta tinha quase duplicado na altura do pedido de assistência financeira.

      Só há um motivo para apoiar este Governo: a oposição prometer explicitamente que vai fazer muitíssimo pior.

      Gostar

      • RCAS's avatar
        RCAS permalink
        13 Dezembro, 2013 18:26

        Ó Lopes abre a pestana… em 2010 crescia-se a 1,9 e o defice oficial do Eurostat era de 9,1 as receitas davam e sobravam para pagar as despesas, a segurança social tinha superávit.
        Em 2011 o problema que tínhamos, era a torneira do financiamento, que os governos utilizam para renegociar as dividas, fechada!
        Creio que tínhamos de assumir o pagamento a curto prazo de 6,3 mil milhões de serviço e juros da divida para pagar!
        E para isso de facto não havia! PONTO!

        Explica-me porque é que os queridos mercados, assim que foi chumbado o PEC IV começaram logo a atacar a divida portuguesa?
        Porque é que já depois de o novo governo ter sido eleito com maioria absoluta, os queridos mercados colocaram o País no lixo com a descida de três níveis no ratting?
        Não era esse “crâneo” do Carlos Moedas que se ufanava de que bastava haver maioria absoluta e um novo governo, para os juros descerem e as coisas voltarem á normalidade?

        É só craneos este Tea Party portuga!!!

        Gostar

      • RR's avatar
        13 Dezembro, 2013 19:10

        Então para que é que serviam as idas aos mercados RCAS?

        Gostar

      • RCAS's avatar
        RCAS permalink
        13 Dezembro, 2013 19:48

        RR
        As idas aos mercados sempre se fizeram normalmente até à crise das dividas soberanas desencadeada em 2010!
        Se você tivesse dado ao trabalho de analisar e comparar o que está colocado no inicio da postagem, compreenderia que em consequência desta crise das dividas soberanas, e não estou a falar da do subprime porque essa foi em 2007, as coisas estavam muito complicadas para todos?
        Oiça não ver isto ou é ignorância ou é má fé!

        Gostar

      • ora's avatar
        ora permalink
        13 Dezembro, 2013 19:55

        ó homo de tanta fé….

        THE IMMORTALS JAMES GUN N…..196? 60? UM INDIVÍDUO SOARES É GENETICAMENTE IMUNE À MORTE

        O SEU SANGUE DADO EM CERIMÓNIAS MAÇÓNICAS IMORTALIZA TODO O SOCRATES QUE O CONSUMA

        É UMA LENDA BUÉE DE VAMPIRÍSTICA NÉ

        MAS SÓ DURA 40 DIAS O SOARES EFFECT…

        Gostar

      • RR's avatar
        13 Dezembro, 2013 20:40

        Oiça você diz que preciamos de pedir o resgate porque o acesso aos mercados estava dificultado.Mas ao mesmo tempo,diz que que as receitas chegavam para as despesas.Então se chegava para as despesas,porque é que tivemos de pedir resgate? A minha pergunta era essa?

        Gostar

    • um judeusito's avatar
      um judeusito permalink
      13 Dezembro, 2013 23:23

      D Amaral “Em 2010, o PIB português era de 172,8 mil milhões de euros
      em 2010, a dívida pública portuguesa rondava os 160 mil milhões “

      >>>> Isto dá que a divida em 2010 era 93% do PIB

      D Amaral “ 2013, PIB deverá rondar os 164 mil milhões de euros.
      em 2013, a dívida pública portuguesa está em cerca de 230 mil milhões“

      >>>> Isto dá que a divida em 2013 é 140% do PIB

      Portanto, e com base nos dados de D Amaral, a divida aumentou em numerário (de 160 mm para 230mm) e em relação ao PIB (de 93% para 140% do PIB)

      Mais uma prova que as indicações/medidas propostas pela Troika, constituída pelos Bancos credores, servem apenas os interesses dos seus constituintes.
      Mesmo que digam que querem ajudar, que são amigos, são bancos credores.

      Gostar

  6. tric0001's avatar
    tric0001 permalink
    13 Dezembro, 2013 15:39

    Atacar a Drª Manuela Ferreira Leite? inacreditável !! Os Liberais Judeus andam mesmo…A Drª Manuela Ferreira Leite sempre disse que fazer um ajustamento daqueles naquele espaço de tempo era de gente insane…enquanto Passos Coelho, o Louco Liberal Judeu, ainda disse. que ia para além da Troika!…

    Gostar

    • licas's avatar
      licas permalink
      13 Dezembro, 2013 15:48

      tric0001 HIPERLIGAÇÃO PERMANENTE
      13 Dezembro, 2013 15:39
      Atacar a Drª Manuela Ferreira Leite? inacreditável !! Os Liberais Judeus andam mesmo…A Drª Manuela Ferreira Leite sempre disse que fazer um ajustamento daqueles naquele espaço de tempo era de gente insane…enquanto Passos Coelho, o Louco Liberal Judeu, ainda disse. que ia para além da Troika!

      _____________________

      A MFL passou de feia, bruxa, a uma clarividente economista (que não é , de todp)
      ______________Milagres que a Esquerda faz constantemente . . .

      Gostar

  7. RCAS's avatar
    RCAS permalink
    13 Dezembro, 2013 15:40

    Divida publica em percentagem

    2005 – 67,7% 2006 – 69,4% 2007 – 68,4% 2008 – 71,7% 2009 – 83,7%
    2010 – 94% 2011 – 108,3% ( 2º semestre)

    Alemanha
    2007- 65% 2011- 82,5%

    Dados Eurostate- Porquê o descontrole de 2008 a 2011? ” todos” os governos passaram de competentes a incompetentes? passaram-se só porque sim, nesses três quatro anos?

    PS- Um bocadinho de honestidade politica e intelectual, PRECISA_SE!

    Gostar

    • und's avatar
      und permalink
      13 Dezembro, 2013 17:39

      uau e os 6 mil milhões do alberto joão e os 8 mil milhões da Parque escolar e da rtp e da tap e do metro estão aí?

      pois nã sabes somar né

      davas um bom ministre duma merda qualqwer…

      honestidade …..de débil mental ttens de sobra

      Gostar

      • RCAS's avatar
        RCAS permalink
        13 Dezembro, 2013 18:33

        Ó und não largas a braguilha nem por nada pá, lamento mas tenho que dizer-te isto … queres mamar é? tens é que usar preservativo, porque dessa boca…

        Gostar

      • ora's avatar
        ora permalink
        13 Dezembro, 2013 18:49

        és chata gaja…e és tão repetitiva que só mesmo o Sócrates te guentava

        dessa boca? escreves com a boca é?

        tá ispilicadu

        Gostar

    • um judeusito's avatar
      um judeusito permalink
      13 Dezembro, 2013 22:33

      RCAS, penso que o termo completo é “Divida publica em percentagem do PIB ” , que como sabe, mede a divida em relação ao PIB. É um indicador importante sem dúvida.

      Vou colocar os anos a seguir, mais em cima a seguir aos números do Domingos Amaral.
      E se calhar coloco numa folha do Office, lol.
      No seu primeiro comentário, topo de tudo, os números são todos de 2010 ? Se puder dizer agradeço.

      Gostar

  8. Julio Ferreira Pinto's avatar
    Julio Ferreira Pinto permalink
    13 Dezembro, 2013 15:59

    Curioso o raciocínio dedutivo de Rui A; os beligerantes antes de começarem a guerra vivem em paz perene!

    Gostar

  9. F.'s avatar
    13 Dezembro, 2013 16:02

    Caro rui, permita-me, mas como é que deduz “que a economia portuguesa anterior ao dito programa estava de boa saúde e era uma economia real sustentada na produção e num PIB forte e seguro” da afirmação de Manuela Ferreira Leite? Não lhe é fácil perceber que o que se afirma é tão somente que o caminho tomado desde o descalabro socrático está errado, como aliás Manuela tem afirmado coerentemente, quer o rui concorde ou não?

    Sabe o que é que parece quando deduz assim tão livremente? Que o faz propositadamente e com o único intuito de denegrir a pessoa em causa, que, goste-se ou não, deve ter um pouco mais de conhecimento e experiência disto do que o próprio rui, ou não? Ainda por cima talvez lhe fizesse bem, e aos actuais “experimentadissimos” governantes ouvir algumas opiniões, em especial quando vêm do próprio partido. Será que a desorientação de Passos e Portas é tal que o vírus já se lhe pegou?

    Gostar

    • rui a.'s avatar
      rui a. permalink
      13 Dezembro, 2013 20:49

      A dedução é inevitável, caro F., e resulta das palavras da Dra. Ferreira Leite, já que, mantendo-me na metáfora que ela própria utilizou, Londres não estava destruída antes dos bombardeamentos de 1940. Pelo que, de duas uma, ou a Dra. Ferreira Leite admite que o país estava falido em 2011, sendo que, como economista, me haverá de explicar como se sai de uma falência sem austeridade (isto é, sem gastar dinheiro que não se tem e ninguém nos empresta) e sacrifícios, ou quem destruiu a economia foi a política entretanto seguida, e, nesse caso, sempre havia economia saudável no fim do governo do engenheiro Sócrates.

      Quanto ao valor da experiência em economia, lamento, mas, não sendo economista de formação, sou um apriorista miseano em semelhantes matérias, enjeitando o empirismo como fonte provável de conhecimento.

      E sobre a minha intenção de denegrir a Dra. Ferreira Leite está muito longe do meu espírito, embora, muito sinceramente, considere que ela se está a denigrir a si própria com o que tem andado a dizer por estes tempos cinzentos, sempre que parece haver uma boa notícia para a economia do país, Cheira a ressentimento e acerto de contas para com Passos Coelho, o que não a engrandece.

      Cumprimentos,

      Gostar

      • RCAS's avatar
        RCAS permalink
        13 Dezembro, 2013 23:10

        O rui a, vive e pensa em perfeito estado de negação das crises internacionais, e nem se esforça um pouco sequer por se informar o que são os efeitos multiplicadores do FMI que afinal não eram apenas uma redução de 0,5 por cada euro de austeridade, corrigidos posteriormente para reduação não de 0,5 mas variando entre 0,9 a 1,7 euros

        “Christine Lagarde, reconheceu o erro que Passos Coelho insiste em negar: foi “demasiada consolidação orçamental, demasiado rápido”. E explicou porquê: tendo-se enganado no cálculo do famoso “multiplicador”, o FMI acreditava numa austeridade menos danosa para a economia. E tirou a conclusão: teria sido melhor “o reexame do espaço de tempo em que os programas foram aplicados”. Conclusão já temos. Só falta a moral da história.’
        Bastaria ter evitado o ir “muito para além da troíka”!

        Gostar

      • RR's avatar
        14 Dezembro, 2013 00:32

        Todos foram atingidos pela crise internacional.Não é essa a questão.O problema é que a Alemanha,Suécia,Finlandia e Austria geriram bem a crise,mas Grécia e Portugal geriram mal a crise

        Gostar

      • RR's avatar
        14 Dezembro, 2013 00:34

        Ainda não se viu uma alternativa sólida do RCAS ás atuais politicas.Que aliás começaram a ser implementadas nos PECS i,II,III e IV.E aposto que o PS irá fazer o mesmo quando chegar ao governo.Aposto muito dinheiro

        Gostar

  10. Binarypsilocybin's avatar
    13 Dezembro, 2013 16:13

    Entretanto o Sporting vai à frente!
    O Portela até chora.
    Na Síria mais do mesmo.
    R.

    Gostar

    • Portela Menos 1's avatar
      Portela Menos 1 permalink
      13 Dezembro, 2013 16:40

      só tenho pena é que o meu clube tenha adeptos reaccionários como tu 🙂

      Gostar

      • und's avatar
        und permalink
        13 Dezembro, 2013 17:39

        o club é teu….

        fascista

        Gostar

      • Portela Menos 1's avatar
        Portela Menos 1 permalink
        13 Dezembro, 2013 17:52

        a tua prima 🙂

        Gostar

      • ora's avatar
        ora permalink
        13 Dezembro, 2013 18:16

        nã acho que tirando a desempregada e a da máfia cultural o resto é tudo funcionário público duas eram de facto colonialistas e fascistas

        e inda por cima são mAi pretas caisabel dos santos….

        Gostar

  11. Surprese's avatar
    Surprese permalink
    13 Dezembro, 2013 16:15

    Manuela Ferreira Leite foi à Aula Magna?

    Gostar

  12. fado alexandrino's avatar
    13 Dezembro, 2013 16:23

    Passei um olhar pelos comentários e só vejo números, números, números.
    Não é isso que está nos comentários da Dra. MFL.
    Os comentários dela são políticos, ela e outros que alinham com ela não querem ser segundas figuras (aliás neste momento apenas são figurões) e portanto há que desancar.
    Se para isso é preciso esquecer o que se disse antes (não havendo o Mr. Smith) paciência, pode ser que ninguém note.

    Gostar

    • RCAS's avatar
      RCAS permalink
      13 Dezembro, 2013 18:42

      Ó fado, eu hoje estou com a “chama imensa”… mas os números é para dissipar as fumaças das estratégias de bovinização… tão só! isto só com bocas não dá!
      Olhe sabe uma coisa? vou-me candidatar a treinador do glorioso…na minha frente tenho aqui na Bola o Bernardo Silva o menino prodígio… ou é preciso ir buscar o treinador da lagartagem? calma não é nada ó Portela!!! calma! Irra!

      Gostar

      • ora's avatar
        ora permalink
        13 Dezembro, 2013 18:54

        ora em simplex muy simples dos socrates caquistão

        A VELHA NOMENKLATURA ENTRA EM GUERRA ABERTA COM OS GAROTOS QUE ESTÃO A DESTRUIR O QUE ELES JÁ TINHAM DESTRUÍDO

        SE ISTO FOSSE A COREIA DO NORTE RESOLVIA-SE TUDO NA AULA MAGNA E NOUTROS SÍTIOS

        BASTAVA O VÔVÔ OTHELO MANDARE LÁ O COPCONA’S…E PRONTOS

        Gostar

  13. JCA's avatar
    JCA permalink
    13 Dezembro, 2013 16:28

    .
    O que dizem não interessa nada. Nem garante que quem diz faça o que diz, disse ou dizia. Os factos confirmam este habitual. Portanto ‘bolas fóra’. Os eleitores já nem os podem ouvir sejam Situação ou Oposição. Triste, É o que se ouve nas ruas a bandeiras despregadas. Portanto não batam na mesma tecla.
    .
    Vamos a concretos. Factos atuais. A questão malabirista do IRC.
    .
    A miserrima descida do IRC não aquece nem arrefece as PME’s que garantem cerca de 90% do Emprego Nacional. Poderá significado num+erico para as 20 maiores empresas portuguesas, a maioria já nem portugueses. Os donos são estrangeiros.
    .
    A misérrima descida do IRC não alicia qualquer Investimento Estrangeiro. Quem teve a ousadia dessa novidade (IRC de 10%-12%) já comeu a carne toda. Nem restos sobram para os que à ultima da hora vão a correr em bicos de pés no fim da fila. O caso da governança portuguesa. Não teve e não tem nem ousadia nem inovação. Opta pelo ‘para inglês ver’.
    .
    Ousadia e novidade é:

    ..
    “Reformas Pombalinas”
    .

    -IMPOSTOS E FISCALIDADE:
    .
    5) ABOLIÇÃO de todos os Impostos substituindo-os por um único: INU – Imposto Nacional Único colectado sobre tudo o comprado e facturado dentro de Portugal (**)
    .
    (**) Pagamento dos Ordenados Brutos aos Empregados pelas Entidades Patronais.
    .
    6) AMNISTIA Fiscal para estancar o estado de falência do Tecido Económico Nacional e a insolvência dos Cidadãos, já praticado antes e depois do 25 de Abril.
    .
    .
    -SEGURANÇA SOCIAL:
    .
    7) ABOLIÇÃO dos Descontos mensais de Empregadores e Empregados substituindo-os pelo IUSS – Imposto Único de Segurança Social colectado sobre tudo o comprado e facturado dentro de Portugal (***)
    .
    (***) Pagamento dos Ordenado Brutos a todos os Empregados pelas Entidades Patronais.
    .
    8) Instauração da PENSAO NACIONAL UNICA, igual a 2 ou 3 vezes o SMN-Salario Mínimo Nacional, universal e igual para todos os Reformados Portugueses (****)
    .
    9) Criação do Fundo Nacional de REFORÇO DA PENSÃO NACIONAL UNICA, gerido pelo Estado, para quem queira depositar mensalmente um valor incerto a qualquer momento para assegurar um reforço publico do valor mensal da Pensão Nacional Única atingida a idade de reforma até ao falecimento (****)
    .
    (****) Na transição do velho para o novo Sistema, passariam para o Fundo de Reforço da Pensão Única, os valores já descontados por Empregados e Empregadores correspondentes à diferença entre o valor da Pensão Única e a Pensão em vigor no momento da Inscrição na Segurança Social”
    .
    .
    Sem isto bem se podem esfalfar, Troika incluida, que nada resolvem. Os ultimos 4 anos provam-no clarinho como àgua.
    .

    .

    Gostar

    • und's avatar
      und permalink
      13 Dezembro, 2013 17:41

      desculpa mas já foste internado quantas vezes?

      Gostar

      • JCA's avatar
        JCA permalink
        13 Dezembro, 2013 18:13

        Quais são as suas propostas ? Gosto de ler a sua escrita criativa e bem disposta. Mas propostas e soluções ZERO. OK ? Avance, ajude a resolver.

        Gostar

      • ora's avatar
        ora permalink
        13 Dezembro, 2013 18:22

        propostas ó filha eu não sou messias

        o país está falido e como a europa é safe-se quem puder

        morrem 100 mil por ano e emigram uns 70 a 120 mil

        ora se dobrarmos isto resolvemos o problema

        mas o único morto no assalto ao taxista nem era português logo isto complica-se

        sei lá obrigar ao internamento compulsivo da velharia no Garcia da orta….em vez de 8 a 14 mortos por dia aumentava-se aí 300% a mortalidade aqui no deserto

        o Nadir Afonso só morreu aos 93 coitado….se soares durar até lá são 800 mil a menos para o RSI

        dava uns 400 RSI extra durante uns 10 meses…fora os custos fundacionaes

        a solução está na coreia do norte

        agora em impostos extra nem pensar …ê cá já nem tenhu charrua

        Gostar

  14. Pedro's avatar
    Pedro permalink
    13 Dezembro, 2013 17:43

    O Rui não entende que se possa ter criticado fortemente o anterior governo e dizer agora que estamos muito pior. Não é entre uma situação boa e uma situação má; é entre uma situação má, e uma situação catastrófica. O que faz a MFL é ser livre, pensar pela sua própria cabeça, não tem de contentar o Rui.

    Gostar

    • ora's avatar
      ora permalink
      13 Dezembro, 2013 18:26

      ser livre? ah deixou de receber a pensão

      e o casario onde vive deu-o aos pobres?

      ah grande madre teresa de cál culo tá

      SE PENSA tão bem porque nunca fez uma reforma dos organismos que tutelou?

      tenho lá colegas que ela meteu vai pra 20 e tal anos e inda num saihram nem fazem nenhum onde ela os deixou….

      se me tivesse arranjado um lugarzinho mim até lhe fazia elegias….

      Gostar

      • Pedro's avatar
        Pedro permalink
        13 Dezembro, 2013 18:29

        “ser livre? ah deixou de receber a pensão
        e o casario onde vive deu-o aos pobres?”

        andas com pensamentos revolucionários, isso é perigoso..
        Tens lá colegas, onde e como? E isso interessa a quem?

        Gostar

      • ora's avatar
        ora permalink
        13 Dezembro, 2013 18:36

        bom se perguntas onde e como, aparentemente interessa-te a ti….
        tal como este desgoverno levou os brunos maçães para a consultadoria estatal

        a titi manela levou pessoal desde o ISQUETÉ À UBI À UE…UNIV D’ÉBORA NUM UNIÃO EURROPEIA DE resto nã foi a única valha-nos são Capoulas dos santos em duo do ps e psd….

        ou seja que a ladroage reformada ande a dizer passados 20 ou 30 anos que estes cabrões estão a destruir o que eles já destruíram há muito

        parece um bocadinho demente filha

        mas s’acreditas nisso mete a gaja no cu dentro e sê feliz…

        Gostar

      • caramelo's avatar
        caramelo permalink
        13 Dezembro, 2013 21:00

        Tu tens algum problema com a manuela e continuas a achar que isso interessa a alguém, Vai contando. O que me interessa é se ela tem, ou não, razão.

        Gostar

  15. atom's avatar
    atom permalink
    13 Dezembro, 2013 17:57

    Em 2011 o governo quase deixou de pagar salários reformas e pensões. E em 2011 quase chegamos à bancarrota. Em 2013 o governo deixou de pagar parcialmente salários, reformas e pensões. Será que em 2013 chegamos parcialmente à bancarrota?

    Gostar

    • RCAS's avatar
      RCAS permalink
      13 Dezembro, 2013 19:59

      atom

      “Em 2011 o governo quase deixou de pagar salários reformas e pensões”

      Não diga asneiras…

      Gostar

      • und's avatar
        und permalink
        14 Dezembro, 2013 02:14

        já tu tens licença para o efeito né….

        Gostar

  16. Piscoiso's avatar
    13 Dezembro, 2013 18:03

    Desde quando é que Ferreira Leite tem de emitir opiniões para rui a. perceber?

    Gostar

    • ora's avatar
      ora permalink
      13 Dezembro, 2013 18:12

      a velhota tem tantas opiniões de jeito como o governo e a oposição juntas

      ora se nem a crise de 81-85 destruiu a e con comia nã vão ser 3 anos de passos e 2 de seguro que vão dar cabo da gaja

      já da ferreira leite num sey……tá mai velhota cu Borges….

      mas aguenta aguenta

      Gostar

  17. Zé da Póvoa's avatar
    Zé da Póvoa permalink
    13 Dezembro, 2013 18:18

    Os capangas que trabalham para o capataz da troika, alguns são escrevinhadores neste blog enquanto vão mamando algo que vai sobejando do pote, até à Dª: Manuela não perdoam a sua sensatez nas análises que faz. Os troikanos estão de tal forma posicionados numa direita tão radical, pró-fascista mesmo, que até elementos da direita tradicional são vistos como perigosos esquerdistas.

    Gostar

    • ora's avatar
      ora permalink
      13 Dezembro, 2013 18:31

      sem sá tez? isso tem a ver com a tez do sá carneiro o gajo que ficou a dever 33 mil contos à bolsa nacionalizada?

      tinha boa tez tinha mas ficou extra-krispy

      pró-fascista? bolas mas de certeza que sabes o qué ser fascista oh Gama da gama

      direita tradicional? tem tradição desde o João franco é?

      ou do camarada Hintze

      ou dos Burnay’s que dominaram Portugal durante quase um século?

      ahora tã mais fraquinhos são esses a direita tradixional?

      Gostar

  18. Alexandre Carvalho da Silveira's avatar
    Alexandre Carvalho da Silveira permalink
    13 Dezembro, 2013 19:09

    Costuma-se dizer que o ódio cega. Infelizmente é o que está a acontecer com Manuela Ferreira Leite. É certo que Passos Coelho a tratou desnecessáriamente mal, mas também é certo que as análises dela sofreram uma volta de 180º, nomeadamente quando sabemos o que ela dizia, e com toda a razão, do governo Sócrates, e agora vem dizer que havia “uma economia portuguesa”.
    Podemos até dizer que havia, se considerarmos que a construção de casas para o dobro da população do país, o negócio das cafétarias, um consumo sustentado em grande parte em divida, um crescimento económico práticamente inexistente, e defices publicos permanentes e cada vez maiores, são “uma economia”.

    Gostar

    • Mario Braga's avatar
      13 Dezembro, 2013 19:33

      ÓDIO? BOLAS A VELHA NOMENKLATURA PREPARA O FUTURO PÓS SEGURO

      JÁ A NOVA ….É TÃO ESTÚPIDA QUINTÉ ADMIRA A SARAH PALHINHA…..

      BOLAS é peciso ser um moron muy moron

      Approche des religions universelles e das locais, desde os deuses nos blogues aos blogues nos deuses demónios e deuses-demónios e semi-deuses são aceites proibida a entrada a deuses alentejanos, a krippahl e a Mai-Ana, isto é um lugar sacro-ilíaco

      vineri, 13 decembrie 2013

      OS VELHOS DEUSES DO NORTE COREANO VÃO CAINDO A TIROS DE METRALHADORA OU SENDO EMPURRADOS DA ESCADA DO PODER ABAIXO E OS NOVOS DEUSES QUE REINARÃO SOBRE OS COMUNS MORTAIS VÃO DEVAGARINHO NASCENDO
      AS GUERRAS GERACIONAIS ENTRE OS DEUSES DO PODER

      I HAVE THE POWER…..HE-MAN OU HE MANO

      GERALMENTE CAUSAM POUCAS BAIXAS

      POIS OS DEUSES SÃO POUCOCHINHOS

      DAÍ QUE ABRAM TÃO POUCAS VAGAS PARA OS NOVOS

      É QUE OS VELHOS DEUSES PENSAM SER IMORTAIS

      DAÍ QUE AS NOVAS GERAÇÕES DE DEUSES

      TENHAM DE CONVENCÊ-LOS DO CONTRÁRIO

      OS VELHOS DEUSES NUNCA ERRAM NEM TÊM DÚVIDAS

      DESTRUIRAM A ECONOMIA COREANA DO MODO TRADICIONAL

      DESTRUI-LA SEM ATENDER À TRADIÇÃO

      É SER HEREGE….

      É A VELHA RECEITA

      POIS OBTER RECEITAS SEM PARTIR OVOS É IMPOSSÍVEL

      PARTEM-SE OS OVOS QUE FAZEM MENOS BARULHO

      E DESNAZIFICAR O ESTADO DE FORMA EFICAZ

      SÓ GASEANDO OS NÚMEROS QUE NÃO SÃO PESSOAS

      MAS OS NÚMEROS APESAR DE NÃO SEREM PESSOAS

      CONTINUAM A BERRAR QUANDO AS METEM NOS FORNOS

      O ASSALTO AOS VELHOS PODERES

      NUNCA É ASSÉPTICO E INDOLOR

      CURIOSAMENTE OS VELHOS PODERES QUEIXAM-SE POUCO
      Publicat de Banda gátrica in manela aferra o capelo leite

      Etichete: A MÃO DIREITA DAS TREVAS APERTA A MÃO À ESQUERDA?
      vineri, 15 noiembrie 2013

      O KRATOS NO KRATOS BOLINA O KRATOS NO KRATOS ASSASSINA QUANDO O KRATOS ASSINA NO KRATOS A SINA DE QUEM NO KRATOS O KRATOS ENSINA ….DEUSES EDUCATIVOS COM FALTA DE EDUCAÇÃO TESTAM O KRATOS NO KRATOS EM TESTES DE KRATOS NO KRATOS ACÉFALO DE KRATOS COM TESÃO…OU COM TESES DE KRATOS NAS HIPOTESES DO KRATOS SEM SAPATOS…

      Gostar

  19. lucklucky's avatar
    lucklucky permalink
    13 Dezembro, 2013 19:31

    E eu não consigo perceber os comentadores que só agora descobriram que não percebem a D,Manuela Ferreira Leite.
    Já há muito que às segundas diz que quer destruir o Estado Social, às quartas e sextas quer mais Estado Social e nos restantes dias que o Estado Social fique na mesma.

    Gostar

    • Mario Braga's avatar
      13 Dezembro, 2013 19:35

      já tu querias o pote para o Psd …sabe-se lá porquê

      dois anos extra de socras só davam uns 3 ou 4% de dívida extra e chegávamos à bancarrota mais cedinho

      assim só vemos o escudo daqui a uns anos pá

      Gostar

      • lucklucky's avatar
        lucklucky permalink
        14 Dezembro, 2013 14:42

        Ahhh! queres o Escudo para desvalorizar e dar ainda mais poder aos nossos políticos…

        Nada como um povo de idiotas que ao ver os políticos levarem o país para a bancarrota ainda lhes dão como recompensa mais poder…o poder sobre a moeda.

        Gostar

  20. @!@'s avatar
    @!@ permalink
    13 Dezembro, 2013 20:13

    Ser bodyguard, tem que se lhe diga.
    É sabido que Ferreira Leite detesta Passos, talvez resquícios do comportamento deste para com Cavaco 1º ministro.
    O que me diz a isto sobre o Rui Rio, que poderia ser dito sobre a Dona Manuela.http://www.jornaldenegocios.pt/opiniao/colunistas/nicolau_vale_pais/detalhe/quatro_coisas_que_voce_acha_que_sabe_sobre_rui_rio_mas_que_a_imprensa_nao_quer_ou_nao_pode_esclarecer.html

    Gostar

  21. Aladdin Sane's avatar
    Aladdin Sane permalink
    13 Dezembro, 2013 20:19

    O PSD no seu melhor, com estas tentativas de ajustes de contas eivadas de puro ressabiamento.

    Gostar

    • Aladdin Sane's avatar
      Aladdin Sane permalink
      13 Dezembro, 2013 20:25

      ressabiamento esse travestido de preocupações sociais.

      Gostar

  22. Américo Vicente's avatar
    Américo Vicente permalink
    13 Dezembro, 2013 20:20

    Esta Senhora é, e sempre foi de uma profunda desonestidade intelectual!
    Tenta ainda, a todo o transe, manter viva a dinastia cavaquista…

    Gostar

    • colono's avatar
      colono permalink
      13 Dezembro, 2013 21:26

      Manuela F Leite, velha aristocrata da Lapa ,não se conforma (rá) jamais ter perdido o partido para um suburbano de Massamá´

      Então, destila veneno por todos os poros!

      É bom que não se esqueça ter sido ela que alvitrou que se suspendesse a democracia por 6 meses ( debate c/ Sócrates)! Tal era o estado da nação!

      E que se lembre :- não fosse a troika…. NAO HAVIA DINHEIRO PARA SALARIOS E PENSÕES,

      A memória é curta… mas a língua é comprida!
      .

      Gostar

  23. squine's avatar
    squine permalink
    13 Dezembro, 2013 21:26

    Continuo a dizer o mesmo. A Troika é uma entidade constituída por bancos. Em primeiro lugar o Deutsche Bank como é sobejamente sabido, e depois outros.
    Não são nem “amigos”, nem “ajudantes” , mas unicamente credores.
    Pensar que dão ideias para o bem das populações, é um erro.
    As suas medidas são para beneficiar os Bancos que representam.

    Gostar

    • um judeusito's avatar
      um judeusito permalink
      13 Dezembro, 2013 21:27

      Isto é meu. Tive a fazer umas experiências com esse nick.

      Gostar

  24. tric0001's avatar
    tric0001 permalink
    14 Dezembro, 2013 02:00

    O Estado da Guiné-Bissau “declarou” guerra a Portugal…com o apoio da Turquia-Qatar-Sauditas-Marrocos… é bom que entreguem a aviação civil à Força Aèria Portuguesa…um Estado que actua como actuou o da Guiné-Bissau é de uma ameaça gravissima aos portugueses que se encontram na Guiné-Bissau…75 “refugiados” atravessam todo o Médio-Oriente com fotocopias das suas “identidades” e com passaportes oferecidos pelo Estado Turco… fotocópias!!!?? Marrocos nem se apercebeu…das fotocópias ! A TAP aceitou “fotocopias”..o Presidente da TAP deve se demitir imediatamente…e parece que já andam livremente por Lisboa…entraram para o avião da TAP sem serem bem-vindos…e com “fotocopias”…quando um grupo de pessoas chega à Guiné e quer entrar em Portugal com fotocópias…e entram!! eu espero que o Brasileiro não tenha tomado a decisão sozinho acerca de um assunto que pertencia ao Estado Português…e cuja decisão de os trazer foi errada !! claramente errada…pode-se mesmo de dizer de traição à Pátria !, mas ele é brasileiro…e apoia a “privatização” da TAP ! Em Portugal do Médio-Oriente só entra a Cristã! não existe o estatuto de exilado politico em Portugal, nem de refugiado politico a quem promove a destruição da Cristandade no Médio-Oriente…está na LEI!!! Numa altura em que existe o despovoamento de Portugal , tanto a nivel de nascimentos como resultado da emigração…os “refugiados” chegam a Portugal e já fazem exigências!!!??? Portugal devia “expulsar” estes “refugiados”…e tem a fotocopia de que são “refugiados”…Amnistia Internacional ainda não deu os parabens à Guiné-Bissau!!?? pelo seu acto de coragem…humanista…realmente, obrigarem os portugueses a serem “Humanistas” lol até escolhem o mês de Dezembro…expulsão, não foram convidados !! e chegaram cá sob ameaça aos portugueses…Rua!!! ainda para mais são “alinhados” com o governo turco-marroquino-guineense…Rua!! Vieram na Turkish Airline..a companhia Estatal Turca de Aviação em que basta “fotocopias” para voarem até CasaBlanca…em Casablanca vende vistos Guineenses aos “refugiados” que lhes permitirá voar nos aviões do Rei de Marrocos para a Guiné, na Royal Air Marroc…basta a “fotocópia”…”fotocópia”…A TAP é PORTUGUESA!!! A TAP pertence aos Portugueses!! a TAP faz “parte” das Força Aéria Portuguesa…Linhas Turcas-Marroquinas…
    .

    .

    Gostar

    • tric0001's avatar
      tric0001 permalink
      14 Dezembro, 2013 02:01

      Gostar

    • tric0001's avatar
      tric0001 permalink
      14 Dezembro, 2013 02:43

      quem são estes gajos a quem os Turcos e Marroquinos “fecharam” os olhos…e que a Guiné os impôs a Portugal…
      .

      Gostar

  25. El Der's avatar
    El Der permalink
    17 Dezembro, 2013 13:53

    “E eu não consigo perceber os comentadores que só agora descobriram que não percebem a D,Manuela Ferreira Leite.
    Já há muito que às segundas diz que quer destruir o Estado Social, às quartas e sextas quer mais Estado Social e nos restantes dias que o Estado Social fique na mesma.”

    Não é bem assim.
    Ela nunca disse nenhuma frase completa às segundas, nem completa as frases às quartas e sextas. Nos restantes dias não chega sequer a formar frases entre os ââââ… ââââ… ââââ…

    Gostar

Indigne-se aqui.