Saltar para o conteúdo

Uma saída limpa será sempre bastante suja

12 Fevereiro, 2014
by

Vai por aí uma grande festa sobre a “saída limpa”, “à irlandesa”. A emissão de dívida de que, ontem, que foi um sucesso, aumentou a expectativa da maioria – pelo menos daqueles que, na maioria, puseram o relógio em contagem decrescente e só sonham com o momento em que possamos voltar a gastar com alguma largueza. Tal como aumentou o nervosismo da oposição, para quem a hipótese de as coisas correrem bem parece ser sinónimo de tudo correr mal. A forma como o ministro das Finanças dos “sete por cento” criticou a insustentabilidade dos 5,11% e as declarações de Seguro no mesmo sentido mostraram mesmo como lhes parece faltar memória sobre um certo período recente da história da dívida portuguesa (o governo Sócrates chegou a emitir dívida a 5 anos a 6,4%).

Pessoalmente acho que devemos ir mais devagar.

Primeiro que tudo, é bom recordar que uma “saída limpa” será sempre suja por juros mais altos do que os expectáveis no caso de um programa cautelar. Podemos estimar vários cenários, mas este aqui desenvolvido por Paulo Trigo Pereira é credível. A sua estimativa é que os juros que teremos de pagar a mais por uma “saída limpa” ascenderão a uns mil milhões de euros.

Depois há um outro aspecto que poucas vezes é considerado: ninguém sabe neste momento o que será um “programa cautelar”. A Irlanda não escolheu a saída apenas porque estava com os juros relativamente baixos (mais baixos do que os nossos nesta altura), mas porque teve receio do que poderia significar um programa cautelar. Portugal estava à espera de ver o que aconteceria na Irlanda, mas agora, se quiser um cautelar, terá de ser a cobaia do sistema. Não é uma posição muito agradável, até porque tudo terá de ser aprovado nos diferentes parlamentos nacionais e haverá, entretanto, umas imprevisíveis eleições europeias. O programa cautelar tanto pode ser suava como pode vir com algo semelhante a uma troika atrás. Foi disso que os irlandeses tiveram medo.

Dito isto, confesso que o espectáculo a que se tem assistido, à difusão da ideia de que tudo voltará a ser um mar de rosas depois da troika sair me deixa não só preocupado como inclinado a pensar que ficaremos sempre melhor com a rédea um pouco mais curta e os juros um pouco mais baixos.

Num mundo ideal isto devia ser uma oportunidade para os três partidos da governação encontrarem espaço para acordos capazes de garantir, no tempo, que mantemos uma disciplina orçamental de que não nos livraremos, não se tenha ilusões, senão daqui por uma geração. Mas como isto é apenas Portugal, a “saída limpa” tornou-se na arma política de arremesso entre a oposição e da maioria. Boa parte dos intervenientes (há excepções, e boas excepções) já só parecem estar preocupados com o dia das eleições, não com o que realmente pode ser melhor para nós todos. E verdadeiramente o que todos esses desejam para o dia das eleições é dizerem que vão poder voltar a prometer o impossível e a gastar o que não têm, nem temos.

77 comentários leave one →
  1. Duarte de Aviz's avatar
    Duarte de Aviz permalink
    12 Fevereiro, 2014 17:48

    “Num mundo ideal isto devia ser uma oportunidade para os três partidos da governação encontrarem espaço para acordos capazes de garantir, no tempo, que mantemos uma disciplina orçamental” – Seguro não é do mundo ideal e há dúvidas que seja mesmo do mundo real. Não existe.

    Gostar

    • José Peralta's avatar
      José Peralta permalink
      12 Fevereiro, 2014 18:11

      Duarte de Aviz

      E quem dera que coelhos e portas fossem assim…

      Gostar

      • und's avatar
        und permalink
        12 Fevereiro, 2014 18:57

        TITAN – PASSOS COELHO …..É DA NATUREZA DA VIDA QUE AS COISAS (VULGUS CAPUCHOS )DEVAM MORRER…NADA FAÇO PARA EVITAR A QUEDA ….NÃO ESPERO QUE ISSO VOS AGRADE OU QUE COMPREENDAM OU QUE CONCORDEM…LIMITO-ME A EXPLICAR O MEU PONTO DE VISTA

        TITÃS HÁ MUITOS ATÉ TÊM DE EMIGRAR PRA PARIS JÁ OS CAPUCHOS ANDAM EM EXTINÇÃO

        Gostar

      • José Peralta's avatar
        José Peralta permalink
        12 Fevereiro, 2014 19:10

        ESTÁ BEM, PÁ ! COMO QUEIRAS !

        VAI P’RA DENTRO, OU AINDA TE CONSTIPAS…

        Gostar

      • und's avatar
        und permalink
        12 Fevereiro, 2014 19:31

        ó filha agente num tá na choldra como tu tu desmond…

        per altas cavalgaduras só no picadeiro a serem montadas

        PASSOS COELHO – WIZARD – O TEMPO ERA O INIMIGO….HOUVERA UM TEMPO EM QUE PASSOS NÃO EXISTIRA E SABIA QUE UM TEMPO SEMELHANTE ACABARIA POR CHEGAR ….O QUE DIVIDIA CLARAMENTE A ETERNIDADE EM TRÊS PARTES IGUAIS
        wizard Dos PaSSos Perdidos ou das Passas Perdidas herself is bored.
        criou uma criaturas do tamanho de T-rex para comerem as árvores e produzirem pasta de papel para que se lixassem as eleições
        inventou uma coisa do tamanho de uma carruagem que comia a polpa e deitava fezes asfaltantes
        e o eleitorado ficou contente

        Gostar

  2. LTR's avatar
    LTR permalink
    12 Fevereiro, 2014 18:24

    Foi pena o país não ter continuado com o pseudo-engenheiro e o seu assistente financeiro que é professor e que de um dia para o outro descobriu um défice de 10% debaixo do tapete, porque assim perdeu a possibilidade de conhecer os PEC seguintes, que provavelmente já iria em PEC XX ou por aí. A diferença é que os PEC do pseudo eram para pôr o país a andar para a frente e os actuais são para pagar o dinheiro que eles andaram a gastar para o país andar para a frente. Eram estes cavalheiros que iam fazer um TGV por 100 milhões. Visto à distância é ainda mais anedótico.

    Gostar

    • José Peralta's avatar
      José Peralta permalink
      12 Fevereiro, 2014 18:40

      LTR

      A Merkel e Bruxelas, já tinham dado o aval ao PEC4 sem intervenção da troika !

      Esqueceu a carta de demissão de vítor gaspar, confessando o insucesso das suas políticas ? Ou ainda não a leu ? Está na Net.

      E o livro de Maria João Avilez, parece esclarecer muita coisa ! Uma espécie de ” a vingança serve-se fria”…e o catrelhos já está nervoso !

      O TGV, foi acordado com Espanha pela então ministra das Finanças, Manuela Ferreira Leite, numa época em que nem se pensava em crise. E veja agora que, ao contrário de si, ela é uma das mais acerbas críticas das políticas deste desgoverno.

      Leia aqui :

      http://www.dn.pt/inicio/interior.aspx?content_id=993901

      Gostar

      • und's avatar
        und permalink
        12 Fevereiro, 2014 19:33

        mas e ele ia ler pra quê?

        nem tu consegues entender o que está escrito e és um menino especial né

        Gostar

      • Tiradentes's avatar
        Tiradentes permalink
        13 Fevereiro, 2014 13:12

        aquele PECIV que levou os juros para a estratosfera? e afinal a dona Merkl não era assim tão má?

        Gostar

  3. RCAS's avatar
    RCAS permalink
    12 Fevereiro, 2014 18:34

    LTR
    Já vi que aprendeste umas coisinhas com o Fernando Moreira de Sá… mas saíste-me uma imitação baratinha, pobrezinha mesmo… não… não … não podes ser tão estúpido assim!!!

    Gostar

  4. RCAS's avatar
    RCAS permalink
    12 Fevereiro, 2014 18:36

    Mas olha junta-te a estes “inteligentes”…

    “OS INTELIGENTES”
    Passos Coelho visita a Inglaterra e vai jantar com a rainha.
    E às tantas, pergunta:
    – Vossa majestade, a senhora impressiona-me. Como pode estar
    sempre cercada de gente inteligente? Como é que a senhora faz?
    Ela responde:
    – É muito simples. Eu deixo-os sempre em alerta. Faço um teste
    de QI regularmente, só para ver se a inteligência deles ainda está bem viva.
    Passos Coelho, surpreendido:
    – E como é que a senhora faz isso?
    A rainha concorda em mostrar um exemplo. Pega no telefone e
    liga ao David Cameron:
    – Bom dia, David. Tenho um pequeno teste para ti…
    David, todo educado:
    – Bom dia, Majestade. Tudo bem. Estou pronto para o teste.
    Pode perguntar.
    – Muito bem, David. O teste é o seguinte:
    “É filho do teu pai e da tua mãe, mas não é teu irmão nem tua
    irmã.
    Quem é?”
    – Muito simples, Majestade. Sou eu mesmo…
    – Bravo, David. Como sempre, inteligente. Até à próxima.
    Passos Coelho fica impressionadí¬ssimo. De volta a Portugal, decide
    por em prática a técnica que aprendeu com a rainha.
    Telefona ao ministro da educação Nuno Crato e pergunta:
    – Nuno, é o Passos Coelho, companheiro. Tenho aqui um
    pequeno teste de inteligência para ti.
    – Tudo bem, pergunta:
    – É o seguinte: É filho da tua mãe e do teu pai, mas não é
    teu irmão nem tua irmã. Quem é?
    – Ah, Passos Coelho, eu não esperava um teste assim, de repente.
    Tenho que pensar alguns minutos. Telefono-te depois, ok?
    – Sem problemas. Até logo.
    Ele de seguida liga para o Cavaco Silva, já que ele tem
    fama de inteligente.
    Faz a mesma pergunta que lhe foi feita, ao que o Cavaco responde:
    – Ora bolas Nuno, sou eu mesmo, como é óbvio!…
    – Muito bem, perfeito, Cavaco! Obrigado.
    E volta a ligar ao Passos Coelho:
    – Passos Coelho, podes repetir a tua pergunta, por favor? Creio
    que tenho a resposta.
    – Muito bem: É filho da tua mãe e do teu pai, mas não é
    teu irmão nem tua irmã. Quem é?
    E o ministro da educação, vitorioso:
    – Simples!!! Ora bolas, é o Cavaco Silva!!!
    – NÃOO, estúpido!!! Tens que treinar mais!!! É o David Cameron!!!

    Gostar

    • RCAS's avatar
      RCAS permalink
      12 Fevereiro, 2014 19:16

      TARTUFOS!!!

      Em 2003, estava o País em “défice excessivo” e em recessão, Durão Barroso e Paulo Portas assumiram como prioridade cinco linhas de TGV, num investimento total de 12,5 mil milhões de euros e cabendo ao Estado suportar até 2,5 mil milhões!

      Nessa altura, a direita não achava o projecto despesista, nem queria travar o endividamento público ou canalizar o crédito para as PME.

      Pelo contrário, Durão Barroso invocava o “desígnio nacional” e estudos que garantiam que o TGV iria criar 90 mil empregos e fazer crescer o PIB em 1,7%.

      Em Novembro de 2003, na Figueira da Foz, o Governo PSD/CDS acordou com Espanha quatro linhas de TGV:

      PortoVigo
      (a concluir em 2009);

      LisboaMadrid
      (2010); AveiroSalamanca
      (2015) e

      FaroHuelva
      (2018). Para além disto,
      anunciou a linha LisboaPorto

      acordando numa linha convencional para mercadorias LisboaSetúbal/
      SinesMadrid a concluir em 2008!

      E fixou em 2013 a data de conclusão da linha LisboaPorto!

      PS- Vamos lá então todos certinhos a assobiar para o ar… ISSO!!!

      Gostar

      • und's avatar
        und permalink
        12 Fevereiro, 2014 19:36

        ó filha arrancaram a linha 4 vezes e refizeram as estações umas 3 deu pra pagar jantaradas e autocolantes e esferográficas e luvas pra XIX campanhas eleitorais

        e mamaram todos basta ver quem forneceu 500 mil azulejos de 3ª à cp

        quem ficou com as chulipas e deu robalos em troca já sabemos

        Gostar

  5. jojoratazana's avatar
    jojoratazana permalink
    12 Fevereiro, 2014 18:50

    Como é que um assunto tão porco, como terem pedido dinheiro emprestado, quando já não tinham mais para roubar.
    Afim de garantir que as oligarquias instaladas, continuassem com a apoio da troika a aviarem-se.
    Podia ser uma coisa limpa?
    Só para os vendedores de banha da cobra, e a subida da divida ai está para quem duvida.

    Gostar

  6. und's avatar
    und permalink
    12 Fevereiro, 2014 18:59

    mas 3 mil milhões a 5,1% nã vão pagar 1500 milhões e umas miudezas só em 10 anos de juros?

    Gostar

    • RCAS's avatar
      RCAS permalink
      12 Fevereiro, 2014 19:22

      Antes de abanares a cabeça… vê se compreendes, estes milhões pedidos agora com estas taxas são PARA A ALMOFADA DE 2015!!!

      2015 é ano de quê? hem?

      Gostar

      • und's avatar
        und permalink
        12 Fevereiro, 2014 19:40

        al mó fada? bolas pá és um economista mais gay que os do observatório do risco ao meio in cu in bra….
        abanas a cabeça e ejaculas é isso?

        é ano de ires fazendo as malas porque ou sócrates te dá guarida ou morres no asilo do estado mais que novo

        isso depois do PS ganhar as eleições e proclamar a eutanásia das bocas inúteis

        e tu tens bué….

        Gostar

  7. povão's avatar
    povão permalink
    12 Fevereiro, 2014 19:22

    A emissão da divida de ontem foi um sucesso !!! Ah Ah Ah Mais do mesmo …
    Oculos habent et non videbunt .
    Propaganda Politica
    e o restante Povão vê mas não olha para o que vê …
    E ainda tenho que aturar estes tipos durante mais vinte anos ???

    Gostar

    • Hawk's avatar
      Hawk permalink
      12 Fevereiro, 2014 20:51

      Como dizia o ilusionista do velho Circo Mariano de saudosa memória: “Quanto mais olham, menos vêm!”

      Gostar

      • povão's avatar
        povão permalink
        12 Fevereiro, 2014 23:00

        TO
        Hawk
        E ainda se lembra do truque das argolas ?
        E esta :
        “OS INTELIGENTES”
        Passos Coelho visita a Inglaterra e vai jantar com a rainha.
        E às tantas, pergunta:
        – Vossa majestade, a senhora impressiona-me. Como pode estar
        sempre cercada de gente inteligente? Como é que a senhora faz?
        Ela responde:
        – É muito simples. Eu deixo-os sempre em alerta. Faço um teste
        de QI regularmente, só para ver se a inteligência deles ainda está bem viva.
        Passos Coelho, surpreendido:
        – E como é que a senhora faz isso?
        A rainha concorda em mostrar um exemplo. Pega no telefone e
        liga ao David Cameron:
        – Bom dia, David. Tenho um pequeno teste para ti…
        David, todo educado:
        – Bom dia, Majestade. Tudo bem. Estou pronto para o teste.
        Pode perguntar.
        – Muito bem, David. O teste é o seguinte:
        “É filho do teu pai e da tua mãe, mas não é teu irmão nem tua
        irmã.
        Quem é?”
        – Muito simples, Majestade. Sou eu mesmo…
        – Bravo, David. Como sempre, inteligente. Até à próxima.
        Passos Coelho fica impressionadíssimo. De volta a Portugal, decide
        por em prática a técnica que aprendeu com a rainha.
        Telefona ao ministro da educação Nuno Crato e pergunta:
        – Nuno, é o Passos Coelho, companheiro. Tenho aqui um
        pequeno teste de inteligência para ti.
        – Tudo bem, pergunta:
        – É o seguinte: É filho da tua mãe e do teu pai, mas não é
        teu irmão nem tua irmã. Quem é?
        – Ah, Passos Coelho, eu não esperava um teste assim, de repente.
        Tenho que pensar alguns minutos. Telefono-te depois, ok?
        – Sem problemas. Até logo.
        Ele de seguida liga para o Cavaco Silva, já que ele tem
        fama de inteligente.
        Faz a mesma pergunta que lhe foi feita, ao que o Cavaco responde:
        – Ora bolas Nuno, sou eu mesmo, como é óbvio!…
        – Muito bem, perfeito, Cavaco! Obrigado.
        E volta a ligar ao Passos Coelho:
        – Passos Coelho, podes repetir a tua pergunta, por favor? Creio
        que tenho a resposta.
        – Muito bem: É filho da tua mãe e do teu pai, mas não é
        teu irmão nem tua irmã. Quem é?
        E o ministro da educação, vitorioso:
        – Simples!!! Ora bolas, é o Cavaco Silva!!!
        – NÃO, estúpido!!! Tens que treinar mais!!! É o David Cameron!!!

        Gostar

      • Hawk's avatar
        Hawk permalink
        15 Fevereiro, 2014 00:00

        Bem cómica essa do Passos, Povão! O ilusionista do circo Mariano dava pelo nome de Conde de Aguilar. Lembro-me perfeitamente daquelas argolas luminosas…

        Gostar

      • povão's avatar
        povão permalink
        15 Fevereiro, 2014 06:45

        To HAWK
        Boa Memória . Parabéns por muitos anos … . Se eu fosse neurocirurgião morria de fome ..
        Sabe qual era a anterior profissão deste Conde da Magia ?
        Bom fim de semana ..

        Gostar

  8. Tiro ao Alvo's avatar
    Tiro ao Alvo permalink
    12 Fevereiro, 2014 19:28

    Aqui está um gráfico (publicado n’o insurgente) que ajuda a entender muitas coisas, uma delas bastante esquecida: depois da crise financeira de 2007/2008 e depois da falência do Lehman Brothers, as taxas de juro da dívida pública portuguesa baixaram e o Sócrates, mais o Teixeira dos Santos, entusiasmaram-se e vá de aumentar a despesa desalmadamente, como aqui se pode ver:
    http://oinsurgente.org/2014/02/12/cheat-sheet-financeira-de-portugal/

    Gostar

    • RCAS's avatar
      RCAS permalink
      12 Fevereiro, 2014 20:07

      Ó Tiro… nunca acertas caramba, o gráfico mostra que se não tivesse havido o despoletar da crise das dividas soberanas em 2010, que trouxe o endividamento em “toda a Europa”, o governo de Sócrates seguia de vento em popa com crescimento de 1,9.
      Os Pec, foram a consequência da crise das dividas soberanas, que eram em grande maioria PRIVADAS!!!
      A estratégia de combate a estas dividas foi a da “austeridade virtuosa”… FALHOU!!!
      Abre a pestana…

      Gostar

      • RR's avatar
        12 Fevereiro, 2014 20:14

        Oh RCAS,os países nórdicos mantiveram os seus indicadores económicos apesar da crise.Eles não aumentaram para 10% o défice nem a divida para os níveis que nós aumentámos.Deixámos o défice explodir.
        O que aconteceu foi que os mercados deixaram de dar pão a malucos desgovernados.Como se viu,a Grécia tinha 15% e nós 10% défice.Os mercados só emprestam a quem é capaz de honrar os compromissos.Para quem não sabe honrar..temos pena,mas não há sopa.
        OS drogados não se curam com mais droga

        Gostar

      • Tiro ao Alvo's avatar
        Tiro ao Alvo permalink
        12 Fevereiro, 2014 20:48

        RCAS, eu escrevi a dizer que os juros da dívida pública portuguesa, depois da crise financeira de 2007/2008 e depois da falência do Lehman Brothers, baixaram e você, que não é destituído, foi ver o gráfico (onde isso está bem patente) e, descaradamente, resolve vir para aqui atirar areia aos olhos dos outros comentadores, dizendo que eu não acerto uma (?). Tenha juízo homem e mude de vida: arranje outra forma de ganhar o pão, que essa ocupação, de andar por aqui e por outros lados, cegamente, apenas a defender os seus amigos, não é uma maneira decente, acredite.

        Gostar

      • André's avatar
        André permalink
        13 Fevereiro, 2014 10:01

        RCAS, os juros aumentaram em toda a Europa, é certo, tal como a despesa pública. Nesse ponto, tem de se concordar com o Tiro ao Alvo, há realmente uma relação causa/efeito entre juros da dívida e despesa pública. Podemos discordar sobre a causa do aumento da dívida (é curioso verificar que Portugal inseriu dinheiro no BPN para salvar esse banco, tal como muitos países europeus tiveram de salvar as suas próprias crises bancárias). Pessoalmente acho que quando se soube dos gravíssimos problemas gregos, houve um efeito de contágio para o resto dos PIGS, sendo Portugal um dos alvos mais fáceis. A partir daí, perante a histeria dos especuladores bolsistas (algo frequente nos mercados financeiros) impossibilitou qualquer governação nos principais alvos (sendo que Portugal, obviamente, não escapou).
        A austeridade falhou, é certo, vai continuar a falhar, também é certo. Vamos viver muito pior a partir de agora. Evidentemente. Talvez daqui a vinte ou trinta anos, quando pessoas como o Tiro ao Alvo não tiverem reforma e a austeridade lhes tiver levado a banca (e a capacidade dos estados de salvar a banca), destruindo-lhes as poupanças, estiverem a morrer de fome, talvez se apercebam daquilo que criaram, mas até lá, vamos ter de ouvir falar da pseudo-estabilidade dos mercados, que nunca existiu e nunca existirá (existem crises cíclicas, e não havendo estados fortes que salvaguardem a população, as consequências passam obrigatoriamente pela destruição da classe média e consequente qualidade de vida de pessoas como o Tiro ao Alvo).

        Gostar

      • Tiradentes's avatar
        Tiradentes permalink
        13 Fevereiro, 2014 13:17

        quer dizer o despoletar das dívidas soberanas é que levou ao endividamento ….
        quer dizer…um gajo deflagra uma espoleta e quando ela explode junta-lhe pólvora para travar a saída do projéctil……..

        Gostar

      • André's avatar
        André permalink
        14 Fevereiro, 2014 19:51

        Tiradentes, acredita mesmo no que escreveu? Que tal, os estados endividaram-se naturalmente (ademais, como os estados de direita também têm feito, curiosamente com idênticos níveis do défice), com o despoletar da histeria dos especuladores bolsistas e a falência de grandes instituições bancárias (que implicaram grandes despesas para os estados soberanos), os estados deixaram de ter capacidade para pagar as dívidas. Uns foram mais afetados do que outros. Não é algo complicado de perceber e, olhando para a história do século XX, não é inédito. Mas claro, há certas coisas que não vale a pena estudar, a história é uma delas. Se começássemos a combater os erros do passado muitos economistas eram rapidamente considerados incompetentes. Se começassem a olhar para trás, veriam que antes deles, muitos já cometeram os mesmos erros estúpidos.

        Gostar

    • RCAS's avatar
      RCAS permalink
      12 Fevereiro, 2014 21:46

      Eurostat 2010- A ver se falas menos e dizes mais…

      =Itália=
      Divida Pública – 119&
      Défice – 4,6%

      =Irlanda=
      Divida Pública – 96,2%
      Défice – 32,4%

      =Espanha=
      Divida Pública – 60,1%
      Défice – 9,2%

      =Portugal=
      Divida Pública – 93,2%
      Défice – 9,1%

      =Reino Unido=
      Divida Pública – 80%
      Défice -10,4%

      =Bélgica=
      Divida Pública – 96,8%
      Défice – 4,1%

      =França=
      Divida Pública -81,7%
      Défice -7%

      =EUA=
      Divida Pública -97%%
      Défice – 10,6%

      Gostar

      • RR's avatar
        12 Fevereiro, 2014 23:02

        Esqueceste da Alemanha,Finlandia,Holanda,.Suécia,Dinamarca e por ai fora

        Gostar

      • Alexandre Carvalho da Silveira's avatar
        Alexandre Carvalho da Silveira permalink
        13 Fevereiro, 2014 00:54

        A Inglaterra e os States não estão no euro, asno rcas. Em 2009, 2010 e 2011, Socrates pediu emprestados mais de 55 mil milhões, fora as empresas publicas, e ainda por cima a bancos portugueses levando-os quase à falência, porque lá fora ninguém lhe emprestava, isto tudo com défices de 10%.
        Tás bem catequisado, mas poupa os comentadores deste blog a tanta parvoice. Sabes muito poucochinho, “stronso” de subúrbio.

        Gostar

      • Tiradentes's avatar
        Tiradentes permalink
        13 Fevereiro, 2014 15:57

        agora só falta acrescentar a dívida das PPPs e do “sector empresarial do estado” que não entrava criativamente no orçamento e por isso não era contabilizada como dívida e ir verificar se os outros países faziam o mesmo.
        Pena que não tenha posto a dívida grega nessa altura porque eles nem o orçamento para as forças armadas incluiam.
        E nessa altura ai de quem dissesse que deveriam incluir o que estava debaixo do tapete. Era uma ingerência na soberania nacional.

        Gostar

  9. tric0001's avatar
    tric0001 permalink
    12 Fevereiro, 2014 19:43

    “A emissão de dívida de que, ontem, que foi um sucesso, aumentou a expectativa da maioria – pelo menos daqueles que, na maioria, puseram o relógio em contagem decrescente e só sonham com o momento em que possamos voltar a gastar com alguma largueza.”
    .
    foi um sucesso!!!???…nem estava orçamentado…ficamos mais endividados…

    Gostar

    • und's avatar
      und permalink
      12 Fevereiro, 2014 19:56

      Ó GAJA o programa cautelar anda à roda quando?

      é queu tenho uns duodécimos em cautelas e tenho uma fézada na treminaçon

      dimecres, 12 febrer de 2014
      DEMON WITH CAPUCHO…..É NECESSÁRIO FAZER UM CONCURSO PARA NOMEAR UM EXORCISTA DOS PAÇOS DE PASSOS
      Demon
      Etiquetes de comentaris: COCA E COLA FRESQUINHAS Ó FREGUESES….

      Gostar

  10. manuel's avatar
    manuel permalink
    12 Fevereiro, 2014 20:45

    JMF: Até que enfim algum distanciamento da linguagem do poder. Para quando um post sobre a trapalhada da RTP.Não se esqueça do destino do seu estudo e do dr Duque, foi como sabe ,o caixote do lixo.

    Gostar

  11. licas's avatar
    licas permalink
    12 Fevereiro, 2014 20:59

    Não há dúvida que foi um sucesso. O que enerva os Socialistas
    é um simples facto: juros a 5% nem sonhavam obter se tivessem
    ganho as últimas Eleições. Teriam não só ido a anti-populares
    *cortes* tão drásticos, como já estariam a gastar TGV , ventoínhas,
    carrinhos eléctricos, rotundas, etc. todo o *equipamento* de que
    não podem preterir mesmo que o país não tenha capacidade
    para alombar com os gastos respectivos.

    Gostar

    • Mario Braga's avatar
      12 Fevereiro, 2014 21:24

      juros a 5,11% implicam 51,1% de juros num país que não amortiza dívida desde 1961….

      acho que já lá vão metade dos anos laicos e republicanos~

      toda a dívida a 5.11% implica um juro anual de 10 mil milhões e 220 milhões de troikos mais u menos

      felizmente 10 mil milhões estão a 3,16 até 2016 e com o fisco a cobrar 28% à cabeça

      já os restantes 190 ml milhões

      Gostar

    • RCAS's avatar
      RCAS permalink
      12 Fevereiro, 2014 21:40

      Liquinhas… querida está a falar de TGVs? quais? o do Sócrates ou “os” dos tartufos Durão Barroso e Paulo Portas? está escrito um pouco mais acima…
      Daqui a pouco levas com um “abre os olhos mula”…

      Gostar

      • und's avatar
        und permalink
        13 Fevereiro, 2014 14:33

        o socrates é um santo

        devíamos metê-lo no panteão já….

        os comentários num tinham desaparecido? bolas tou mai xéxé cu soares

        o meneres pimentel já quinou e o sampaio continua vivo…nã há justiça

        o código penal de 82 é o mais corporativo desde sal azar

        Gostar

  12. Mario Braga's avatar
    12 Fevereiro, 2014 21:19

    Num mundo ideal isto devia ser uma oportunidade para os três partidos da governação emigrarem e deixarem outros lambões governar uns aninhos

    Gostar

  13. Nuno's avatar
    Nuno permalink
    12 Fevereiro, 2014 21:36

    O problema é que o programa cautelar é uma ficção criada pela UE para acalmar os mercados. Na verdade, não há nem nunca houve nenhum programa cautelar para ninguém e ninguém sabe se alguma vez haverá.

    Gostar

  14. Fincapé's avatar
    Fincapé permalink
    12 Fevereiro, 2014 22:35

    JMF,
    Temos de nos recolocar no tempo para apreciarmos com correção os factos.
    “A forma como o ministro das Finanças dos “sete por cento” criticou a insustentabilidade dos 5,11%”.
    O ministro dos 7% apanhou o início da crise e colocou a barreira naquele valor. Era um valor alto que nem sequer foi logo atingido.
    Hoje, 5,11% é um valor excessivo que não merece qualquer festa. É aliás o único atrativo que tem para os “investidores”.
    Se bem que tenho tenho tendência a concordar que esta gente tem de ser presa com uma corda curta, senão a desbunda continuaria.
    PS: Que bom vê-lo a recorrer a Paulo Trigo Pereira. Está a melhorar, está a melhorar. 😉

    Gostar

  15. Buiça's avatar
    Buiça permalink
    12 Fevereiro, 2014 22:47

    Um “programa cautelar” é a promessa de cumprimento de metas de redução do défice de cada ano e de não-aumento (ou redução) da dívida acumulada, em troca de uma espécie de garantia de crédito (dos fundos da UE, do FMI ou dos programas do BCE) que se comprometem a nos emprestar (ou equivalente) o dinheiro das dívidas que forem vencendo e que temos de pagar de volta, garantia essa que só faz sentido ser usada no caso de algum stress ou desconfiança fizer com que “os mercados” nao nos emprestem esse dinheiro a taxas razoaveis.
    Muito simpesmente se amanhã chega ao fim o prazo de 10 mil milhões que Portugal pediu emprestados com juro de 7% e temos que os pagar de volta, pedimos de novo emprestados os 10 mil milhões (ou menos, caso a diferença não seja absolutamente indispensável e a possamos abater à dívida total acumulada, ou mais se estivermos tão apertados que até para pagar os juros seja preciso mais crédito) e se quem nos empresta acreditar que estamos em melhor condições de os pagar do que da última vez, cobram-nos agora só 5% de juros.
    Aos poucos a factura vai baixando, sobretudo na medida em que consigamos pedir a cada rolagem menos dinheiro e com juro menor. Caso não consigamos, entrariam em acção os paizinhos da criança que ajudariam a que a nossa nova dívida fosse colocada com o tal juro menor.
    Uma espécie de carta-conforto que só pelo facto de existir já faz com que nos cobrem juros menores e portanto, tudo correndo normalmente com as tais METAS, nunca precisa de ser efectivamente utilizada. Ou se lhe quiserem chamar assim, mais do mesmo mas sem desembolsos.
    Esta parte é básica e fácil de entender.
    O difícil de engolir é que um povo inteiro aceite durante tanto tempo a VERGONHA de ser visto como uma criança irresponsável, que precisa dos paizinhos por perto, a controlarem a mesada a conta-gotas, não vá o irresponsável voltar a ter uma recaída para os TGVs para a praia ou candeeiros do Siza nas escolas.

    A quem o governo, qualquer governo, tem que prometer (e de preferência cumprir ou ser corrido caso não cumpra) terminar com os vergonhosos défices todos os anos e reduzir paulatinamente a absurda dívida que acumulou em nosso nome, é aos CONTRIBUINTES que a pagam todos os dias com a violenta carga fiscal, e sobretudo aos contribuintes que hão-de vir nas próximas várias gerações em que nenhum dos direitos e regalias das actuais serão garantidos, nem sequer emprego algum, e que terão de pagar a conta que lhes deixarmos.
    Não é a troika nenhuma.
    Uma ultima nota para esta entidade: molho de bróculos da UE à parte, tanto o FMI como o BCE têm essencialmente interesse em estabilizar os mercados financeiros, leia-se saúde dos bancos, portanto se o ajustamento for lento e continuarmos a rolar quantidades enormes de dívida com juros interessantes, mais os bancos se vão recompondo, à custa do nosso suor que é quem vai pagando toda a brincadeira. Por mais que os programas de emergência sejam essenciais ou os de cautela pareçam simpáticos, temos TODOS o interesse em nos deixarmos de défices e dívidas já que é essa a única forma sustentável de nos livrarmos deles todos de vez e podermos um dia ter o país de volta e impostos um pouco menos absurdos.
    Cumps,
    Buiça

    Gostar

  16. Marques Mendes's avatar
    12 Fevereiro, 2014 23:29

    Um programa cautelar seria teoricamente desejável mas na verdade indesejável sob o ponto de vista prático, pelas razões que refiro neste post: http://marques-mendes.blogspot.pt/2014/02/programa-cautelar-sim-ou-nao.html

    Gostar

    • Buiça's avatar
      Buiça permalink
      12 Fevereiro, 2014 23:50

      Parece uma boa “narrativa” para justificar mais uns aninhos de alegre “alternância democrática”, impune, do mesmo “arco da governação” que todos os dias nos demonstra à saciedade que não está interessado em mudar nada de essencial, só continuar a gastar mais do que nos cobra e a deixar a conta para os de sempre…

      Gostar

    • manuel's avatar
      manuel permalink
      13 Fevereiro, 2014 11:45

      Estes governantes e os próximos (P.S.) não podem ter o benefício da dúvida ,caso contrário, os poucos cidadãos que ainda produzem riqueza vão pensar em deslocalizar empresas e capital e a nossa terra não tem futuro. Digo-lhe ,o nosso país continua preso por arames.

      Gostar

  17. JCA's avatar
    JCA permalink
    13 Fevereiro, 2014 05:51

    (Mais ou menos à margem)
    .
    Mr Socrates, parece que correu atrás das modas, as tais ‘marias vai com as outras’ ao alinhar com os que se intitulam ‘politicamente corretos’ do nosso sitio (Hitler, Estaline, Salazar, Franco, Mossulini etc também disseram ser o mesmo, politicamente corretos, estavam cem por cento certos, nunca se enganavam),
    .
    ostracizou os fumadores proibindo fumar quando deveria proibir o adubo de Fosfato de Calcium (radioativo, polónio 210 usado às paletes na horticultura, floricultura, cerealíferos etc que são ingeridos pelos bovinos, porcinos e pisciculturas etc, refeições diárias de qualquer ‘gentio’):
    .
    Radioactive Fertilizer—The Surprising Primary Cause of Lung Cancer in Smokers
    .
    It’s well-recognized that smoking cigarettes can cause lung cancer. What isn’t clear is exactly what it is in the cigarette or its smoke that causes it. Interestingly, while it may seem obvious that added chemicals would be prime culprits, research suggests it may be something else entirely.
    .
    This “something else” in turn could also have potential ramifications for our food supply, and might be an indicator of potential carcinogenicity in genetically engineered foods as well as tobacco, although there’s no evidence of such a link as of yet
    .
    The factor I’m talking about is polonium-210—a highly radioactive element1 that releases alpha particles as it decays. It’s also chemically toxic.2 While alpha particles cannot penetrate deeply into your body, they can cause serious damage to cells they do come into contact with.
    .
    While naturally present in small amounts in the environment, one of the primary sources of exposure is via calcium phosphate fertilizers, used on tobacco fields and food crops respectively
    .
    http://articles.mercola.com/sites/articles/archive/2014/02/10/radioactive-fertilizer.aspx
    .
    Está nas mãos de Passos e de Portas alinharam no mesmo ou corrigirem esta bronca socratiana que neste caso parece sugerir ou ignorância atrás de assobiadelas dalguns ‘cientistas’ das modas ou politica bota abaixo à pressão decidir ‘em cima do joelho’.
    .

    Gostar

  18. JCA's avatar
    JCA permalink
    13 Fevereiro, 2014 06:10

    .
    quentes e boas não só nalgumas politicas ou nalguns politicos bizarros:
    .

    .
    Restaurante Canibal na Nigéria:
    -Nigerian Restaurant Busted For Serving Human Meat
    http://www.ibtimes.co.uk/nigeria-restaurant-selling-human-meat-dishes-busted-1435500
    .
    Sinkhole no Museu Nacional dos Corvettes engole estes históricos automóveis raros:
    -Sinkhole opens up at National Corvette Museum, swallows cars
    .
    http://www.foxnews.com/us/2014/02/12/sinkhole-opens-up-at-national-corvette-museum-swallows-cars/
    .
    Abelhas canadianas fazem colmeias de plástico:
    .
    Urban Bees Using Plastic To Build Hives
    http://www.naturalblaze.com/2014/02/urban-bees-using-plastic-to-build-hives.html
    .
    http://www.naturalblaze.com/2014/02/urban-bees-using-plastic-to-build-hives.html

    Gostar

  19. André's avatar
    André permalink
    13 Fevereiro, 2014 09:47

    Acho que há algo que deve ser feito, agora com pés e cabeça, visto que vamos terminar o programa cautelar: eleições. Os portugueses devem ter direito a escolher um novo governo, depois de todo este tempo, que uma vez eleito deverá tomar uma decisão sobre a entrada ou não num programa cautelar. É que há algo que o autor se esquece neste post, a componente ideológica inerente aos programas de ajuda externa. As soluções tanto podem ser soluções mais à direita como soluções mais à esquerda, com o mesmo governo teremos certamente um programa cautelar de caráter de direita (e muito provavelmente sem cabimento na nossa constituição e na Declaração Universal dos Direitos Humanos).
    Com eleições e um programa sufragado (embora esteja a pressupor que em Portugal temos políticos honestos e uma democracia madura, o que é ridículo), o governo português terá alguma capacidade de negociação política, sendo assim capaz de pôr em prática o princípio básico da democracia: o poder do povo (sim, eu sei, para os atuais sociais-democratas a etimologia de “demos” na palavra democracia não é importante).
    Quanto à instabilidade que poderá advir de umas eleições, é um risco que temos de correr, mas não um risco muito elevado. Não me parece que os fatores internos tenham sido muito relevantes nos juros da dívida (de facto, nas grandes decisões do Tribunal Constitucional não houve grande variações dos juros da dívida, e na vez em que os houve, tratou-se de uma mera sucessão temporal, visto que também na Espanha e Itália os juros aumentaram na mesma altura, foi certamente o TC português…).
    Além disso, num estado-membro da UE as eleições terão de acontecer mais tarde ou mais cedo (seja agora, seja durante o programa cautelar), pelo que seria interessante realizá-las quando vai haver alguma capacidade de decisão interna.
    Poder-me-ão responder que o PS vai ser demagogo. Boa resposta! O PSD também vai sê-lo (como foi, em 2011). O CDS-PP nem sequer deixou de o ser (e também está no governo). O PCP e o BE são-no, mas o PCP nunca chegará ao governo e o BE provavelmente nem estará presente na Assembleia. A política portuguesa manter-se-á provavelmente inalterada (o que é pena), mas pelo menos foram os portugueses que o escolheram.
    Se acho que já era altura de os partidos de esquerda (PCP e BE) se unirem para as eleições e fazerem programa comum, com pés e cabeça e sem ignorar que existem instituições internacionais (e que dava jeito que elas nos emprestassem dinheiro), acho. Mas também acho que já era altura de os socialistas e sociais-democratas se lembrassem dos seus ideários e defendessem a população (e não, não é a enganá-la e a fazê-la depois recorrer ao banco alimentar para não morrer de fome que estão a defender a população). É com uma política consistente de esquerda, que sendo austeritária em muitas áreas (por exemplo, salários no setor público e reformas acima de 2500€ mensais, ou privilégios de políticos e gestores de empresas, fundações e institutos públicos, ou apoios concedidos à banca, que devem ser extintos, permitindo a sua reestruturação, que é como quem diz, falência), canalize algum investimento público para setores estratégicos (agricultura, pescas, turismo, indústria, principalmente relacionada com o setor agro-alimentar), ao mesmo tempo que aumenta a receita junto das cada vez maiores grandes fortunas (nem que seja através de um imposto de luxo, aplicável em qualquer loja da Av. da Liberdade onde as nossas elites vão às compras, ou da atualização de escalões do IRS, ou do aumento do IMI nos escalões mais altos, ou do aumento do IA nos veículos de alta gama, etc). Mas claro, com ou sem programa cautelar, os empresários portugueses, especialmente aqueles que no sistema financeiro, levaram à falência algumas instituições (eg: BPN, BPP, Banif) e os políticos portugueses nunca mais devem andar de rédea solta, ou em menos de dez anos estaremos numa situação idêntica ou pior.

    PS: Regressando à instabilidade, mesmo na Grécia antiga a democracia não era um regime muito bem visto, era considerado pelos aristoi como sendo demasiado instável. A ideia de democracia como um bom regime (ou menos mau que todos os outros) é relativamente recente (século XX), mas ainda não vi ninguém (para além da Manuela Ferreira Leite) na direita portuguesa a admitir isso em público (ainda que os oligarcas portugueses o saibam e por isso ataquem severamente a legalidade e o Tribunal Constitucional).

    Gostar

    • Tiradentes's avatar
      Tiradentes permalink
      14 Fevereiro, 2014 09:41

      Realmente é uma pena o povo não votar naquilo que é “realmente a verdadeira esquerda”.
      Realmente até será azar ter esta constituição que os donos querem subverter.
      Uma ditadura do proletariado calhava bem neh?
      Achismos………

      Gostar

      • André's avatar
        André permalink
        14 Fevereiro, 2014 19:27

        Pelo contrário, é pena que as pessoas acreditem sempre na mesma lenga-lenga e se esqueçam que os políticos que dizem que vão fazer bem, são exatamente os mesmos que destruíram o país. Os portugueses são tão inteligentes (como o Tiradentes, evidentemente) que nunca viram que votam para os tirar da alhada, exatamente aqueles que os meteram nela. Mas é a vida…
        Quanto a ditaduras do proletariado, não obrigado, chega-me a democracia sem demagogia (ou com pouca), mas isso nunca se verá num país fora da Escandinávia.

        Gostar

  20. JCA's avatar
    JCA permalink
    13 Fevereiro, 2014 09:56

    .
    Para os 20 mil milhões que aí vêm, o ‘Programa Cautelar’ é uma chatice. Os tipos a controlarem como estoiramos a guita, a pedirem explicações, a apertarem connosco etc. Mais ‘troikadas’ cautelares não.
    .
    É preciso ganhar a Soberania, a ‘Saída à Irlandesa’, para despacharmos os 20 mil milhões com a experiência adquirida com todo o que veio antes. O assalto ao pote segundo andaram a dizer por aí.
    .
    Surge ainda a 3º via, a saída do Euro e/ou da EU, para fieis depositários de descontentamentos (sugere apenas boa moeda de troca na divisão do jackpot dos 20 mil milhões). O resultado da saída do Euro e ou EU, seria mais ou menos isto para Portugal:
    .
    Here’s What It Looks Like When Your Country’s Economy Collapses
    .
    Its currency, the peso, devalued by more than 20% in January alone. Inflation is currently running at 25%. Argentina’s budget deficit is exploding, and, based on credit default swap rates, the market is placing an 85% chance of a sovereign default within the next five years.
    .
    It ended up losing 20% of its value that week, and it has been pretty crazy since then. Inflation has been rampant in some sectors, going up to 100% in food, grocery stores 20%, 30% in some cases.
    .
    Those are our numbers in a matter of days. In just one day, for example, cement in Balcarce, one of the towns in Southern Argentina, went up 100% overnight, doubling in price. Grocery stores in Córdoba, even in Buenos Aires, people are talking about increase of prices of 20, 30% just these days.
    .
    Let me ask you this, then: How many people in Argentina actually still have money in Argentine banks in dollars? One of the features in 2001 was that people had money in dollars, in the banks. There was a banking holiday; a couple of weeks later, banks open up; Surprise, you have the same number in your account, only it’s pesos, not dollars.
    .
    http://www.peakprosperity.com/podcast/84705/ferfal-heres-what-looks-when-your-countrys-economy-collapses
    .
    A estratégias de alianças etc estão suspensas. Dependem qual destas 3 vias vingará, embora a 3ª ser irrealista salvo moeda de troca com os que ganharem.
    .

    Gostar

  21. JCA's avatar
    JCA permalink
    13 Fevereiro, 2014 10:17

    .
    Está ‘escrito nas estrelas’, cautelar ou à irlandesa o ‘black hole’ ou ‘white hole’ sairá da caixa de surpresas que 2014 vai ser; alguns entre outros parâmetros fora do alcance tuga:
    .
    Weak Euro Banks Need To ‘Die In An Orderly Fashion’
    Some European banks need to ‘die in an orderly fashion’– new bank supervisor
    .
    The mega-regulator will either close “non-viable” banks and attempt to re-capitalize weak, yet “viable” lending institutions by November 2014, when they take over as the region’s bank regulator and announce the results of the “stress tests”.
    .
    http://rt.com/business/eu-banks-die-nouy-347/
    .
    .
    EU to force to publish details of wills and property
    A bill being debated in Brussels would force UK citizens to disclose ‘reams’ of private, financial information on a public register
    http://www.telegraph.co.uk/finance/personalfinance/10624818/EU-to-force-Britons-to-publish-details-of-wills-and-property.html
    .

    Foreign investors ditching France for Russia
    http://rt.com/op-edge/foreign-investors-ditching-france-338/
    .
    Etc
    .

    Gostar

  22. JCA's avatar
    JCA permalink
    13 Fevereiro, 2014 11:45

    .
    Para a quadratura deste circulo ‘Uma saída limpa será sempre bastante suja’ ou ‘Uma saída suja será sempre bastante limpa’. Sobrepondo, onde é que eu já li esta coisa antiga ?
    .
    It means the greatest possible support for the economy, and the use of all suitable methods to bring the unemployed back into the production process to add new purchasing power and new opportunities for the domestic markets.
    .
    It means the gradual reduction of excessive taxes, and a return to a tax system characterized by a few easily understood taxes.
    .
    It means a reduction in excessive interest rates, above all with respect to foreign debts. It means stable prices, which permit long-term planning.
    .
    It means the protection of domestic production, in particular agricultural production, since agriculture provides our food and is the prerequisite for the independence, and therefore the freedom, of the nation: It is the source of the renewal of the people’s blood, replacing what big cities suck out of it and destroy.
    .
    .
    Capital and labor are equally essential for highly developed economy. Neither of the two factors can benefit at the cost of the other — which, in the long one, would lead both to suffer.
    .
    Therefore, class struggle must be eliminated, and class differences bridged. This requires a just distribution of economic success. Community spirit and mutual confidence, hand in hand with the regulatory activity of the state when required, will create the foundation for healthy economic growth.
    .
    Um desafio: alguém descobre quem praticou este programa politico e quando ?
    .
    Pois é, depois os Partidos queixem-se e os politiqueiros barafustem,
    .
    (bom parlapiê treinado na 24 de Julho ou na treta de barra não chega. Falta para ser Politico queimar as pestanas nos livros. E ainda depois ter a capacidade pessoal rara de analise, síntese e solução e como aplicar. E isto está a anos luz do vulgar leadership tuga por mais catedráticos imitando afinal o emblema da ‘gloria catedrática o expoente para a Governança’ fundado pelo ‘Botas’ que lhes comanda o subconsciente de que nunca se libertaram).
    .

    .

    Gostar

    • JCA's avatar
      JCA permalink
      13 Fevereiro, 2014 15:01

      .
      Caiu bem não foi. Certinho.É o que o Povo quere tal qual se ajeita no mesmo a maioria dos ora ditos e megafones da Democracia, nem à Direita se é que há, nem a parecida com a Direita, nem o Centro descentrado do centro, nem a Esquerda que se endireita, nem a Esquerda sovietica endireitando-se o respeitinho é muito bonito, nem os trotkistas ou extremas esquerdas de ‘sangues azuis’ que adoram as podas maoistas .
      .
      Eh pá mas quem disse isto foi Hitler, o programa nacional socialista que implantou na AlEmanha. E esta hein ! Afinal em que ficamos ??? Ganda bronca depois queixam-se pois é, tal e coisa e coisa e tal.
      .
      Follow the money, narrativas e polémicas a malta já nem paga bilhete para esse teatro.sejam artistas jovens, menos novos ou velhos. E quando um País tem uns poucos a falarem sozinhos para um lado e a multidão vira-lhe as costas nem os ouve, obvio extrema direita, nazismo ou fascismo, está aí para programas como acima. Alguma duvida ?
      .

      .

      .~

      Gostar

  23. licas's avatar
    licas permalink
    13 Fevereiro, 2014 13:41

    André HIPERLIGAÇÃO PERMANENTE
    13 Fevereiro, 2014 09:47
    Acho que há algo que deve ser feito, agora com pés e cabeça, visto que vamos terminar o programa cautelar: eleições.
    _________________

    IGNORA André de que até está na *adorada*
    CRP (Constituição da República Portuguesa) quais os prazos
    para essas manifestações do poper do Povo para procurar quem o vai representar?

    Gostar

    • André's avatar
      André permalink
      14 Fevereiro, 2014 19:29

      Lembra-se das palavras do senhor presidente da república, Aníbal Cavaco Silva, aquando a crise política? Não é mais do que fazer aquilo que ele próprio sugeriu… Incomoda-se com o cumprimento daquilo que diz o mais alto magistrado da nação? Temos pena…

      Gostar

  24. licas's avatar
    licas permalink
    13 Fevereiro, 2014 14:00

    André HIPERLIGAÇÃO PERMANENTE
    13 Fevereiro, 2014 09:47

    E FOI AQUI que o gato deitou a a cauda fora do cobertor, da DEMOcracia:
    (Como já todos nó estivéssemos esquecidos do que
    consta do ideário Marxista-Leninista, Bolchevique e Maoista):

    Se acho que já era altura de os partidos de esquerda (PCP e BE) se unirem para as eleições e fazerem programa comum, com pés e cabeça e sem ignorar que existem instituições internacionais (e que dava jeito que elas nos emprestassem dinheiro), acho.

    Gostar

    • und's avatar
      und permalink
      14 Fevereiro, 2014 19:34

      escrebe-se fac-simile ou similis ou similar ou agora sí mil é piolheira

      smile not simbilis

      Gostar

    • André's avatar
      André permalink
      14 Fevereiro, 2014 19:46

      Não, não estava a falar do ideário marxista-leninista (nem quero, estou a falar no contexto de um regime social-democrata ocidental, falar de marxismo-leninismo seria introduzir não-questões, como o Licas faz quase sempre), estava a falar do conceito de democracia tradicional, baseado na etimologia da palavra grega, e tendo apenas em mente o conceito de democracia na filosofia política liberal, dominante nos séculos XIX e XX (aquilo a que os marxistas-leninistas chamam de democracia burguesa, mas de que pessoalmente eu gosto muito, de um sistema representativo de toda a sociedade, que deverá, imperativamente, ser dominado pela maioria).
      Mas não percebo qual o problema no que escrevi, ter responsabilidade não implica abandonar uma política de esquerda, implica apenas ter responsabilidade. Coisa que até agora, nenhum partido português teve (sim, incluo tanto a esquerda, como a direita).

      PS: Sinceramente não percebi o que queria dizer com tantas redundâncias. Tecnicamente os maoistas consideram-se marxistas-leninistas, uma vez que fogem do reformismo de Krutchev (aplicado na altura na URSS), aproximando-se do estalinismo (fação de centro-direita dentro do PCUS à data da sua chegada ao poder, sendo a fação esquerda representada por Trotsky). Quanto ao partido bolchevique, opunha-se ao partido liberal (se não me engano, os mencheviques), sendo que incluíam essa tralha toda de extrema-esquerda (na altura, na URSS, incluíam os próprios sociais-democratas, de que Lenine fazia parte, e que só mais tarde se separam). Aliás, mesmo na Alemanha, o SPD (o partido social-democrata lá da terra) só abandona oficialmente os ideais marxistas em meados da década de 50. O marxismo-leninismo acrescenta, no tema a que se está a referir, a ditadura do proletariado, sendo que essa ditadura era-o apenas porque apenas os trabalhadores estavam representados no partido (e consequentemente, no estado), algo que não vai propriamente contra uma representação maioritária dos trabalhadores, assumida nas atuais democracias ocidentais. Se alguma vez tiver estudado a organização eleitoral da URSS antes da Guerra Civil verá que não era propriamente uma ditadura (em que se viria a transformar com o comunismo de guerra, que, infelizmente, acabou por nunca ser inutilizado na prática, mas por muito que queira, o comunismo de guerra também não entra no conceito de ditadura do proletariado). Mas sim, no ideário marxista-leninista a democracia é assegurada pela ditadura do proletariado, uma vez que o povo é constituído pelos trabalhadores e os trabalhadores são os proletários, retirando-se o poder a quem nada produz, aos parasitas da economia (no caso da Rússia czarista, os nobres e os grandes burgueses à maneira ocidental que começavam a surgir nas grandes cidades, que, como sabe, no século XIX tinham uma vida melhor que a dos nobres).

      Gostar

  25. licas's avatar
    licas permalink
    13 Fevereiro, 2014 14:10

    Buiça HIPERLIGAÇÃO PERMANENTE
    12 Fevereiro, 2014 23:50
    Parece uma boa “narrativa” para justificar mais uns aninhos de alegre “alternância democrática”, impune, do mesmo “arco da governação” que todos os dias nos demonstra à saciedade que não está interessado em mudar nada de essencial, só continuar a gastar mais do que nos cobra e a deixar a conta para os de sempre…
    ____________-

    É como diz . . .
    Nós até tivemos um símil do Fidel de Castro (Otelo),
    que começou a pôr isto no são, mas lixaram-no . .
    Esse.lançaria sem hesitação fogo ao *arco* com alguns * encostos ao paredão*
    e punham-se os *fascistas* a fugir com o rabo entre as pernas.

    Gostar

    • und's avatar
      und permalink
      13 Fevereiro, 2014 14:41

      o probrema da demoktacia portuguesa e num só

      é este Když prokrastinujeme, nedokážeme se přemluvit k plnění úkolů, které
      bychom měli nebo chtěli dělat. Místo důležitých věcí, ve kterých vidíme
      smysl, často děláme něco nepodstatného.
      Sledujeme seriály, zaléváme květiny v  kanceláři, hrajeme počítačo­
      vé hry, trávíme hodiny na sociálních sítích, jíme (i když nemáme hlad),
      opakovaně uklízíme, chodíme bezcílně po pracovišti nebo jen tak zíráme
      do zdi. Později kvůli výčitkám a frustraci přichází pocit bezmoci vedoucí
      k tomu, že opět nic neděláme.
      Ale pozor. Prokrastinace není čistá lenost. Líný člověk nic dělat nechce
      a je s tímto stavem spokojen. Prokrastinující člověk by naopak rád něco dělal,
      ale nedokáže se k tomu přemluvit. Rád by něco dokázal, ale nejde mu to.
      Prokrastinaci nelze zaměňovat ani za odpočinek. Při odpočívání zís­
      káváme novou energii. Při prokrastinaci ji naopak ztrácíme. Čím méně
      energie máme, tím větší je šance, že naše úkoly opět odložíme a znovu nic

      Gostar

      • JCA's avatar
        JCA permalink
        14 Fevereiro, 2014 19:26

        .
        A tradução do google dá uma caldeirada gira:
        .
        E Este Quando prokrastinujeme , não pode ser persuadido a realizar as tarefas
        devemos ou queremos fazer. Em vez de as coisas importantes em que vemos
        ou seja , muitas vezes fazendo algo sem importância.
        Nós seguimos a série , regando flores no computador do escritório de jogo
        ção de jogos, passar horas em redes sociais , comemos (embora com fome)
        repetidamente arrumado , caminhamos sem rumo depois do trabalho ou apenas olhar
        a parede . Mais tarde, por causa de recriminações e frustração vem um sentimento de impotência líder
        o fato de que mais uma vez estamos fazendo nada .
        Mas tenha cuidado. Procrastinação não é pura preguiça . O preguiçoso não quer fazer nada
        e está satisfeito com esta situação. Prokrastinující contrário, a gente gostaria de fazer alguma coisa,
        mas não convence . Eu teria feito alguma coisa, mas não pode.
        Procrastinação não deve ser confundido ou para recreação. Quando em repouso ZIS –
        Kava nova energia. Quando a procrastinação ao contrário, nós perdemos. a menos
        energia que temos , maior a chance de que adiarmos nossas tarefas de novo e de novo nada

        Gostar

      • und's avatar
        und permalink
        14 Fevereiro, 2014 19:32

        a tradução? bolas nã sabes checo técnico?

        olha que vai dar jeito quando fugires do país

        Gostar

      • JCA's avatar
        JCA permalink
        14 Fevereiro, 2014 19:42

        .
        É verdade não sei. Nem quimbundo sei. Como o amigo não traduziu recorri ao especialista google translator que afinal parece merecer a sua critica, acertada diga-s. Não se preocupe, se não fugi à guerra de àfrica não é agora que iria fugir. Nem acredito em apocalipses. Portanto. É sempre bem recebido.
        .

        Gostar

      • und's avatar
        und permalink
        14 Fevereiro, 2014 21:18

        NON ACREDITA? TODOS OS DIAS HÁ MILHÕES D’ELLES E D’ELLAS TAMÉN
        O PÓSCALIPSO É UMA EXPERIENÇA PESSO ALL

        APOCALIPSES CU LETIVOS SÓ DE 80 EM 80 MIL ANUS

        Gostar

  26. JCA's avatar
    JCA permalink
    14 Fevereiro, 2014 19:36

    .
    O Governo não tem preferência por ‘Saída à Irlandesa’ ou ‘Programa Cautelar’. Não havia necessidade desta ‘boutade’. Precipitada, ‘Só contaram mesmo para você’.
    .
    Mas ultrapassando este ‘fait divers’, as eguir vem a coisa das estruturas, troikas etc e tal. Uma pergunta apenas, tanta volta e reviravolta, tanta Crise&Austeridade&Falência&Miséria&Desemprego&ExpulsãoJovensEmigração etc apenas porque os TGV e o Novo Aeroporto ser ganho por outros diferentes do team do Socrates ? Se assim vier ou viesse a acontecer ……… quiçã o Povo se levante, o que não prefiro nem desejo.
    .
    Atenção.
    .

    .

    Gostar

    • und's avatar
      und permalink
      14 Fevereiro, 2014 21:20

      JOVENS EMIGRAÇÃO HOUVE SEMPRE NÉ

      ATÉ NOS MANDAVAM AO ESTYLO PIONEIRO PRÁ REPÚBLICA DOS DEMOCRATAS ALIMÕES

      E PRÓ CEAUSESQUISTÃO A TERRa du ami de souares

      Gostar

  27. licas's avatar
    licas permalink
    15 Fevereiro, 2014 01:03

    André HIPERLIGAÇÃO PERMANENTE
    14 Fevereiro, 2014 19:46
    Não, não estava a falar do ideário marxista-leninista (nem quero, estou a falar no contexto de um regime social-democrata ocidental, falar de marxismo-leninismo seria introduzir não-questões, como o Licas faz quase sempre),
    ___________________

    A questão fundamental, a que André foge sempre, é a de
    que É QUESTÃO PERMANENTE da democracia não se pode
    pôr na dualidade
    _________ apenas os trabalhadores produzem riqueza
    _________ que o *resto* aproveita-se para benefício próprio.
    são explorados e os exploradores em versão *soft*.
    Mas, sem me violentar concordo consigo numa coisa:
    comprar para depois vender mais caro e assim sucessivamente (Mercantilismo)
    não adianta nada, resulta pura traficância e tem como único resultado inflacionar
    o valor das mercadorias e portanto tornar mais difícil a aquisição desses bens
    pelo cidadão comum.
    O que vos *chateia* é que organizar uma empresa, geri-la, cuidar de aumentar
    a sua eficiência é TRABALHO, não deixa de sê-lo.
    Perguntar-me-á : e os próprios trabalhadores não se podem encarregar dessa
    tarefa? Podem, desde que tenham capacidade para tal. Agora o que se vê (não
    uso de propósito infeliz/felizmente) é que a gestão constitui uma espécie de
    dom que poucas pessoas têm.
    E as Cooperativas? Muito bem, venham elas . . .
    E a eliminação de intermediários entre o produtor primário e o consumidor:
    VAMOS A ELES COM FORÇA.
    (Mas aqui repare: o Mercado e a Concorrência não tem contemplações
    para esses parasitas, com excepção da Arte, talvez Joalharia e Imobiliário).

    Estou a chatear não é? Que tem vc a ver como eu penso ? Desculpe-me,
    por favor.

    Gostar

    • André's avatar
      André permalink
      16 Fevereiro, 2014 10:04

      Licas, exatamente, “é que organizar uma empresa, geri-la, cuidar de aumentar a sua eficiência é TRABALHO, não deixa de sê-lo.” Tem toda a razão. Mas eu, e os próprios estatutos do PCP admitem isso, considerando os pequenos empresários e pequenos proprietários como trabalhadores. O que diz, se for ler a produção intelectual do próprio Lenine (aquando a aplicação da NEP) não é nada de novo. Aquilo que eu digo, é que grandes empresários, grandes acionistas “que comprar para depois vender mais caro e assim sucessivamente (Mercantilismo) não adianta nada, resulta pura traficância e tem como único resultado inflacionar o valor das mercadorias e portanto tornar mais difícil a aquisição desses bens pelo cidadão comum.” Isso também se aplica aos grandes mercados financeiros, eles compram para vender mais caro, acabando por causar bolhas económicas e levam à falência empresas produtivas. É contra isso que eu sempre escrevi (e contra esses empresários) e esses que o Licas defende sempre (porque acha que eu estou a atacar os pequenos). Vamos ser honestos, os pequenos empresários sofrem tanto como os trabalhadores, devem ser protegidos e este governo (como todos os governos de direita) não o está a fazer. Leia um livro que é “O estado capitalista e as suas máscaras”, das Edições Avante do António Avelãs Nunes, o capitulo sobre o estado de pequenos empresários que M. Tatcher dizia querer fazer e que era uma completa impossibilidade prática. No fundo Licas, não se esqueça de uma coisa, um proletário é aquele que trabalho, os pequenos proprietários fazem-no, os grandes proprietários delegam essa tarefa a outros, acabando por se afastar dos negócios e fazendo com que sejam meros parasitas do trabalho de outros.
      Se quiser um exemplo mais concreto, quem é que acha que prejudica mais os pequenos empresários? Um partido que defende a regulamentação eficaz das grandes empresas (PCP), ou a grande empresa que faz promoções de 10, 20 e 50% nos seus supermercados e transmite esses descontos para os produtores, desrespeitando os contratos e aproveitando-se do facto de ser demasiado grande para que eles possam lutar contra ela? Já percebeu certamente que estou a falar da Sonae e da forma de pagamento dos supermercados Continente. A questão é legítima, é o grande capital contra os trabalhadores, sejam eles ou não por conta própria.

      Gostar

      • und's avatar
        und permalink
        16 Fevereiro, 2014 12:05

        exactamente só fazeis merda e culpais os garotos da vossa idade mental ou seja os putos no governo

        um partido que destruiu todas as grandes empresas do deserto é certamente a melhor escolha

        e tem os fluviários mais PSD da europa

        Gostar

      • André's avatar
        André permalink
        16 Fevereiro, 2014 12:33

        É… Devem ser as grandes empresas como a AutoEuropa, em Palmela. Parece que aquilo por lá é município do PCP… Ou como aquele partido que negociou a construção do Loureshopping (parece que aquilo, na altura, também era do PCP, e curiosamente, a gestão do PS foi tão boa, que já voltou para o PCP). Sim Und, só me está a tentar dar mais razão. Obrigado pela ajuda, Und.

        Gostar

  28. Jalopes's avatar
    Jalopes permalink
    15 Fevereiro, 2014 13:03

    Concordo com JMF: faz uma análise objectiva, baseada em dados concretos, e como lhe é habitual cheia de sensatez!

    Gostar

  29. JCA's avatar
    JCA permalink
    18 Fevereiro, 2014 12:08

    .
    Por se falar em ignorância mais perto de nós, os ‘ignorantes’ espanhois em vez de ‘modernices’ de Visas Gold Tugas para chineses optaram por ir buscar money, investimento e conhecimento da seguinte forma:
    .
    .
    Spain invites descendants of Sephardic Jews expelled 500 years ago to return
    Huge interest among Sephardic Jews worldwide in taking up offer of Spanish citizenship
    .
    http://www.telegraph.co.uk/news/worldnews/europe/spain/10631714/Spain-invites-descendants-of-Sephardic-Jews-expelled-500-years-ago-to-return.html
    .

    Gostar

Deixe uma resposta para RCAS Cancelar resposta