Saltar para o conteúdo

Ainda se lembram de Belgais?

21 Fevereiro, 2014

O alvoroço em torno da emigração de Fernando Tordo recorda-me o caso Belgais, salvas as devidas diferenças entre Tordo, pessoa afável e sem tiques de vedetismo, e Maria João Pires que está mais ou menos, para mim,  no domínio do pessoalmente insuportável. Mas voltemos a Belgais. Durante anos não havia dinheiro que chegasse para a magnífica obra que estava a ser feita em Belgais. Terão sido 1,8 milhões de euros Tudo rumava para Belgais e atestava das maravilhas que ali tinham lugar. Mal a senhora de Belgais se sentia menos atendida jornalistas pressurosos davam conta das suas queixas. Os ministros da Cultura e da Educação tremiam perante as críticas de Maria João Pires. Até que chegaram os problemas. O dinheiro nunca chegava e várioas credores pediram arresto de bens. Entretanto Maria João Pires rumou para o Brasil e declarou «Julgo que vim para o Brasil para me salvar dos malefícios que Portugal me estava a fazer. Eu estava a ser vítima de uma verdadeira tortura» . Na santíssima graça de Deus governava o PS e sobreudo era PM José Sócrates caso contrário teria sido aberto um inquérito para averiguar das torturas denunciadas por Maria João Pires. Aliás não fosse Sócrates e ainda hoje andávamos a dar dinheiro para Belgais e certamente que algum tribunal obrigaria a manter aquele centro a funcionar. Em 2009 Belgais fechava por arresto de bens.Entretanto a herdade foi colocada à venda. Pelo meio houve turismo rural. No meio disto tudo só nunca se avaliou do real impacto que o centro teve na formação das  crianças que ali tiveram formação musical e que se fizéssemos as contas ao que se investiu na sua formação musical deverão ser, pelo menos, fortes melómanos.

 

 

 

57 comentários leave one →
  1. Joaquim Carreira Tapadinhas's avatar
    Joaquim Carreira Tapadinhas permalink
    21 Fevereiro, 2014 16:19

    Certas pessoas, seja no meio artístico ou noutro espaço vivencial, só sabem viver à conta dos orçamentos estatais e por isso são apêndices do regime, independentemente de terem mais ou menos mérito. O pessoal da canção, especialmente os mais velhos, encostam-se às câmaras e juntas de freguesia para “abrilantarem” as festanças. Como tudo cansa e os fundos públicos têm limites, agarram-se a uns serviços, na sua opinião e dos seus admiradores, prestados à pátria, que lhes daria uma certa tranquilidade. Só que a festança acabou e já quase tudo bateu no fundo, pelo o que terão de ir bater a outra porta. É a vidinha portuga!

    Gostar

  2. fado alexandrino's avatar
    21 Fevereiro, 2014 16:58

    Estes três últimos posts (parabéns aos autores) são devastadores.
    Eles explicam de maneira exemplar o ditado “Cada tiro, cada tordo. Cada cavadela, cada João Pires”. adaptado
    Por vezes, não fosse haver o Benfica, tinha vergonha de ser português.

    Gostar

    • Alexandre Carvalho da Silveira's avatar
      Alexandre Carvalho da Silveira permalink
      21 Fevereiro, 2014 17:23

      Mesmo com um golinho fora de jogo, mas isso é outra conversa.

      Gostar

      • RCAS's avatar
        RCAS permalink
        21 Fevereiro, 2014 17:41

        Ainda por cima és lagarto… irra!!!

        Gostar

      • fado alexandrino's avatar
        21 Fevereiro, 2014 17:47

        LOL(ada não é bem assim, segundo os especialistas “estava ligeiramente adiantado”.
        Embora pareça brincadeira, esta dedução aplica-se a muita coisa e, sem dúvida nenhuma, a estes dois últimos palpitantes casos aqui, em boa hora, explicados.

        Gostar

      • RCAS's avatar
        RCAS permalink
        21 Fevereiro, 2014 18:06

        Quem era “ligeiramente adiantado” era o Jorge Braga de Macedo segundo o irrevogável…

        Gostar

      • RCAS's avatar
        RCAS permalink
        21 Fevereiro, 2014 18:09

        Ok, os meus comentários andam a ser apagados aqui neste post. A Helena juntou-se ao censor mor Vitor cunha?
        O RCAS incomoda assim tanto?

        Gostar

      • jazevedo's avatar
        jazevedo permalink
        21 Fevereiro, 2014 22:46

        silveira, “o golinho fora de jogo é socrates”.que trauma vai nessa cabeça gerado pelo medo!

        Gostar

  3. zazie's avatar
    21 Fevereiro, 2014 17:19

    Esta sim, é uma cretina snob de uma vigarista.

    Gostar

  4. Fincapé's avatar
    Fincapé permalink
    21 Fevereiro, 2014 17:32

    Faz muito bem a Helena criticar tudo o que lhe soe a alguma qualidade. Até mesmo para se vingar de mim que critico tudo que me pareça desqualificado (embora também critique coisas com valor).
    Aliás, a Helena fá-lo com bastante sensatez: critica mais a Maria João Pires do que o Tordo porque, segundo me parece, conhecerá Tordo e não MJP.
    Eu cá não conheço nenhum deles, por isso estou à vontade a criticar a “tordo” e a direito”.
    É claro que a Helena não irá investigar quanto é que as câmaras municipais pagam aos artistas que costumam cantar nos comícios do PSD, parecidos com aqueles que vão passando no “Somos Portugal”, “Portugal em Festa”,”Portugal no Coração”, “Queridas Manhãs” ou “Você na TV”.
    Curiosamente, aqui o Blasfémias já fez um post de elogio a um tal Graciano Saga, designado cantor-emigrante, que infelizmente faleceu em França e que cantava qualquer coisa como “Fui rezar a Fátima”. Os comentários estavam fechados. E também não foi explicado se as câmaras municipais francesas e o governo francês patrocinaram concertos do cantor.
    Realmente, Helena, eu que nem suspeito muito do seu bom gosto, tenho de manter a opinião de que há um abismo entre o conceito de cultura da esquerda e a falta dele na direita. 😉

    Gostar

    • fado alexandrino's avatar
      21 Fevereiro, 2014 17:55

      Uns apontamentos.
      Primeiro estou-me borrifando para o que que as Câmaras de França pagam a quem quer que seja. Até espero que sendo tugas lhes paguem forte.
      Segundo tirando o caso da RTP (minha, nossa) o que as outras pagam cai na mesma análise do parágrafo anterior.
      Terceiro o que o Estado espatifa em coisas absolutamente lunáticas como foi o caso de Belgais (mas alguém já se deu ao trabalho de saber onde aquilo é) (*) já me custa.
      E este custa é mesmo o verbo não é a sensação.
      Sai-me do bolso.
      E não volta.

      (*) é nos confins de Castelo Branco em nenhures e este assunto foi esticado ao pormenor nos jornais da época.

      Gostar

      • Fincapé's avatar
        Fincapé permalink
        21 Fevereiro, 2014 18:36

        “Segundo tirando o caso da RTP (minha, nossa) o que as outras pagam cai na mesma análise do parágrafo anterior.”
        – Então, o meu caro fado acha que as câmaras municipais não pagam nada para lá ter essas tardes de forró? Era a isso que me referia.
        Conhecerá o meu caro algum país em que os municípios não patrocinem festas, contratando artistas e até “artistas”? Acha isso possível?
        O que acontece é que se contratarem “artistas” livram-se mais de críticas e de escrutínios. Principalmente, se forem “artistas” que colaborem em comícios de certos partidos. 😉

        Gostar

    • aip's avatar
      aip permalink
      22 Fevereiro, 2014 14:31

      Fincapé, lamento……. umas certas pessoas de uma certa esquerda, normalmente elitistas, snobs e a anos luz (julgam elas….) do comum dos mortais, julgam-se donas da cultura e já agora donas do espaço publico da sua difusão.Isto é particularmente verdade para um certo PS. Imaginam-se credores de todos os direitos e são particularmente apegados a formas hedonistas de encarar a vida. se nõ for meios próprios, o Estado que pague. A Cultura é um bem colectivo e os seus produtores e difusores deverão estar sujeitos ao mesmo escrutínio que todos os cidadãos -de mérito e de “fazer pela vida” . A vida ensinou-me a ter a maior das cautelas com essa tal dita esquerda mas sou pela cultura, em todas as suas manifestações, e não admito que a agora seja propriedade de ninguém em específico….A sua opinião nunca sera melhor que a minha….

      Gostar

      • Fincapé's avatar
        Fincapé permalink
        22 Fevereiro, 2014 21:47

        Concordo: a minha opinião valerá tanto ou menos do que a sua, Eu sou um cidadão afastado dos centros de poder e dos que têm poder. Se o aip for como eu, as duas opiniões valem sensivelmente o mesmo. Se você estiver mais perto do poder, a sua vale mais do que a minha. Nunca tive problemas com o valor das opiniões porque sei o que a minha vale: zero. Mas agradeço o seu simpático comentário.

        Gostar

  5. Eleutério Viegas's avatar
    Eleutério Viegas permalink
    21 Fevereiro, 2014 17:38

    Ainda me estou a rebolar a rir, com gosto, com o post da HM. E rio-me para não chorar de raiva pela massa que me roubam para dar a esta tropa fandanga a armar em fina.

    Gostar

  6. Piscoiso's avatar
    21 Fevereiro, 2014 17:46

    [comentário editado]

    Maria João Pires
    No Comments.

    [VC: salvo excepções que o justifiquem, os vídeos deixam de estar permitidos nos comentários e passam a ser links para o site que os alberga.]

    Gostar

    • Piscoiso's avatar
      21 Fevereiro, 2014 18:01

      Ou seja, a Fantasia op.49 de Chopin, interpretada por Maria João Pires não se justifica.

      Gostar

      • Churchill's avatar
        Churchill permalink
        21 Fevereiro, 2014 18:18

        Piscoiso
        A sra. pode ser a melhor pianista do mundo, pouco me interessa, mas a chantagem que várias vezes fez, ameaçando até deixar a nacionalidade portuguesa depois de receber fortunas de subsídios, faz dela uma personagem ao nível do Saramago, asnos e arrogantes.
        Herói por herói, antes o Moniz das lobotomias frontais!

        Gostar

      • RCAS's avatar
        RCAS permalink
        21 Fevereiro, 2014 18:37

        Sabes qual é a vossa sorte Churchill? é estes mansos portugas não seres Ucanianos…

        Gostar

      • Churchill's avatar
        Churchill permalink
        21 Fevereiro, 2014 21:23

        RCAS
        “a nossa sorte”!!!
        Isso quer dizer o quê? Que devíamos ser fuzilados à soviética por não gostar de pianistas que desprezam a Pátria?

        Gostar

      • fado alexandrino's avatar
        21 Fevereiro, 2014 21:56

        Aprecio, geralmente, as suas intervenções.
        Mas ia colocar o vídeo para quê?
        Penso “eu de que” quase todos os que por aqui passam sabem muito bem dos dotes de artista da senhora Maria João Pires.
        O que é que o vídeo acrescentava ao post?
        Fico, com curiosidade, a aguardar a sua intervenção.

        Gostar

      • RCAS's avatar
        RCAS permalink
        21 Fevereiro, 2014 21:57

        Não te faças de ignorante.. . sabes bem que não tenho nada a ver com os soviéticos. Ponto!
        Falo de idiossincrasias dos povos, à os mansos como nós portugueses, e à os outros não mansos que não permitem que lhes ponham a pata em cima!!!

        Gostar

      • Bolota's avatar
        22 Fevereiro, 2014 00:25

        Churchill,

        Fazes ideia de fortuna que a senhora recebeu????

        Gostar

      • Aryan's avatar
        22 Fevereiro, 2014 18:29

        Churchil.
        “A sra. pode ser a melhor pianista do mundo, pouco me interessa”!!
        “Pouco me interessa”, falou e disse!
        Camarada Churchil, desculpe lá dizer-lhe mas o seu post define bem o horror à cultura que se defende e se sublima na direita.
        Mas realmente tem razão; cultura não é para todos. Só para quem gosta!
        E já agora, a talhe de foice que nós saibamos, o histórico a quem você tomou o nome (Churchil) também era bem avesso a isso que se chama de Cultura! Tudo a condizer portanto.

        Gostar

    • licas's avatar
      licas permalink
      21 Fevereiro, 2014 20:49

      ——–e Piscoiso, primando pela vacuidade, fica sem matéria – prima . . .

      Gostar

      • licas's avatar
        licas permalink
        21 Fevereiro, 2014 21:11

        ——sem vídeos, a *vida* fica difícil.

        Gostar

      • Joaquim Carreira Tapadinhas's avatar
        Joaquim Carreira Tapadinhas permalink
        22 Fevereiro, 2014 22:19

        Só para que não esqueçam, a propósito de cultura, Churchill não foi um político qualquer, foi prémio Nobel.

        Gostar

  7. manuel's avatar
    manuel permalink
    21 Fevereiro, 2014 18:25

    Se alguém se der ao trabalho de espiolhar as milhares de associações e fundações chegará à conclusão que ,salvo raras exceções, são entidades destinadas a sacar dinheiro. O governo arranhou qualquer coisa nas fundações ,de resto nada. Esta análise pontual é um remoque pela carta demolidora do Sr. João Tordo ,esta maioria imita bem o partido das “amplas liberdades”.

    Gostar

    • licas's avatar
      licas permalink
      21 Fevereiro, 2014 20:47

      Sim, de acordo, demolidora para o João que se revela em corpo inteiro,
      quão arrogante, vaidoso.
      Literáriamente um zero, enfatuamento incomensurável . . .

      Gostar

  8. Luís Marques's avatar
    Luís Marques permalink
    21 Fevereiro, 2014 18:32

    RCAS
    Faça um blog e vingue-se, censure os comentários do VC.

    Gostar

    • RCAS's avatar
      RCAS permalink
      21 Fevereiro, 2014 18:42

      Não é preciso, é que assim todos vemos a qualidade deste “democrata”… estilo ” a bola é minha” portanto aqui quem manda sou eu…

      Gostar

      • Bolota's avatar
        21 Fevereiro, 2014 22:37

        RCAS

        Democrata? A Helena apagou tão simplesmente um video da Pianista em discussão, nem texto escrevi. Foi censurado

        Gostar

  9. BELIAL's avatar
    BELIAL permalink
    21 Fevereiro, 2014 19:15

    Artista e estupor, podem coexistir numa mesma pessoa.
    Conheço uma que ganhou o nobel…e também emigrou.

    Gostar

  10. PiErre's avatar
    PiErre permalink
    21 Fevereiro, 2014 19:43

    “Maria João Pires que está mais ou menos, para mim, no domínio do pessoalmente insuportável.”
    .
    Até que enfim que encontro alguém que, neste caso, pensa como eu.

    Gostar

  11. A. R's avatar
    A. R permalink
    21 Fevereiro, 2014 19:47

    Parece que o Brasil é o Gulag deste regime que se recusa a reconhecer tão grandes talentos e obras à Pátria.

    Gostar

  12. carlos reis's avatar
    21 Fevereiro, 2014 20:22

    Já chamaram de tudo ao tordo. Eu apenas lhe chamo TANSO. Tanso porque não fez o que muitos empreendedores fizeram.Contribuíram quase a vida toda com o mínimo, e nos últimos 5 anos com o máximo. Tanso por não ter tido a arte de “fazer” amigos tipo oliveira e costa, que transformaria os tais 200 000 em…em…é só fazer a conta.

    Gostar

    • licas's avatar
      licas permalink
      21 Fevereiro, 2014 20:41

      E F. Tordo ir para a prisão, o que seria bem feito . . .

      Gostar

    • neotonton's avatar
      neotonton permalink
      21 Fevereiro, 2014 20:44

      Tanso por não ter tido a arte de “fazer” amigos tipo oliveira e costa, que transformaria os tais 200 000 em…
      .
      Esses. Esses sao os “artistas” com “verdadeiro” talento…ehehehe

      Gostar

  13. licas's avatar
    licas permalink
    21 Fevereiro, 2014 20:40

    Joaquim Carreira Tapadinhas HIPERLIGAÇÃO PERMANENTE
    21 Fevereiro, 2014 16:19
    ______________

    Up! Up! Up! Hurrah!

    Gostar

  14. licas's avatar
    licas permalink
    21 Fevereiro, 2014 20:52

    RCAS HIPERLIGAÇÃO PERMANENTE
    21 Fevereiro, 2014 18:37
    Sabes qual é a vossa sorte Churchill? é estes mansos portugas não seres Ucanianos…

    ____________

    Está *tocando* as *palavas* : oh que *sote* dos *Cabais* . . .

    Gostar

    • RCAS's avatar
      RCAS permalink
      21 Fevereiro, 2014 22:33

      Davas uma “boa” censora Liquinhas… fazes-me lembrar aquelas enguias que nos escapam da mão, sempre que desejamos agarrá-las… o que significa que és mesmo invertebrada…

      Gostar

  15. licas's avatar
    licas permalink
    21 Fevereiro, 2014 21:21

    carlos reis HIPERLIGAÇÃO PERMANENTE
    21 Fevereiro, 2014 20:58
    Licas
    Algo me escapa na justiça da sua sentença…
    ______________

    Elementar meu caro C. Reis (onde é que ouvi semelhante a isto?)
    Chama de TANSO o Tordo porque, etc, etc.
    Como o O. Costa deu com os *costados* na prisão, eu cá, na eventualidade
    por si suposta, direi que ele foi prudente . . .
    porque, SENÃO , com a Justiça pos-Socrates os roubos são devidamente
    punidos.
    Pos-Socrates e anti- Socatismo . . .

    Gostar

  16. licas's avatar
    licas permalink
    21 Fevereiro, 2014 21:26

    Excuse me: o endereçado é:
    neotonton HIPERLIGAÇÃO PERMANENTE
    21 Fevereiro, 2014 20:44
    Foi uma troca estúpida da m/ parte mas serve perfeitamente
    para sublinhar que o actual PGR difere em muito do Pinto Monteiro.

    Gostar

  17. licas's avatar
    licas permalink
    21 Fevereiro, 2014 21:39

    Bem entendido que a original labéu de TANSO (a F. Tordo),
    foi sua autoria, carlos reis.
    O SEU A SEU DONO . . .
    (e portanto estou na verdade de enviar o cantador para a prisão
    na eventualidade por si imaginada).

    Gostar

  18. João's avatar
    21 Fevereiro, 2014 21:50

    Eu sou de Castelo Branco, mas nunca fui a Belgais. mas sei que, na altura, havia crianças que andavam lá a aprender a tocar pífaro e assim. Iam na camioneta da câmara. Para isso havia cash, mas para me editarem os meus romances porcos nunca tinham nada. Que país é este? Aproveito para exprimir a minha solidariedade para com o povo brasileiro, que teve de receber a Maria e agora leva com o Tordo. Só faltava ir para lá o Godinho. Não lhes desejo essa cruz.

    Gostar

    • Bolota's avatar
      21 Fevereiro, 2014 23:15

      ” Para isso havia cash, mas para me editarem os meus romances porcos nunca tinham nada ”

      João,

      Não prestas,.Se comesses estava bem, como não comeste..tens razão que pais de merda
      é este

      Gostar

      • sem norte's avatar
        sem norte permalink
        22 Fevereiro, 2014 05:19

        Já tu pelos teus comentários deves de comer bem.

        Gostar

      • Bolota's avatar
        22 Fevereiro, 2014 17:54

        Patego sem norte,

        Nem sabes quanto. Nem ler sabes

        Gostar

  19. João's avatar
    21 Fevereiro, 2014 23:08

    E a todo o momento milhares de turistas atravessam a fronteira para visitarem as gravuras do Côa e as pinturas do Miró!

    Gostar

  20. Abre-latas's avatar
    Abre-latas permalink
    21 Fevereiro, 2014 23:35

    Belgais não fez nada pela educação/cultura em Portugal.
    Como artista Maria João Pires é única no país, é dos poucos que não precisa do país para nada na sua carreira artística.
    Além disso é a negação do “artista/jeitoso” tão típica da nossa “classe artística”. Na sua área o jeito não chega, é preciso o mais importante: trabalho sério.

    Gostar

  21. licas's avatar
    licas permalink
    22 Fevereiro, 2014 15:31

    RCAS HIPERLIGAÇÃO PERMANENTE
    21 Fevereiro, 2014 22:33
    Davas uma “boa” censora Liquinhas… fazes-me lembrar aquelas enguias que nos escapam da mão, sempre que desejamos agarrá-las… o que significa que és mesmo invertebrada…

    ____________________–

    Censor EU?
    Censoe é aquele que usa o poder a seu dispor para ELIMINAR
    o escrito de uma pessoa, ou coage/induz/impõe prejudicar o
    autor A desse escrito ou equivalente material publicitado por
    vingança. E quando usa essa arma por pressão de um seu superior
    hierárquico, então a SORDIDEZ sublima. . .
    Assim a modos do caso José Sócrates/ Manuela Moura Guedes . . .

    Gostar

  22. licas's avatar
    licas permalink
    22 Fevereiro, 2014 15:50

    Emendo —> Censor

    Para mais nunca fui censor; sou antes pela plena liberdade de pensamento
    e expressão. O que, até, é um meio soberanamente eficaz para que fique patente
    o nível de imbecilidade do auto (quando for o caso).

    Gostar

  23. licas's avatar
    licas permalink
    22 Fevereiro, 2014 15:51

    __________do autor (of course!).

    Gostar

Trackbacks

  1. Recordar Belgais | O Insurgente

Indigne-se aqui.