Saltar para o conteúdo

A música não tem preço

25 Fevereiro, 2014

O projecto “Momentos Douro”, iniciativa da Associação da Rota do Vinho do Porto, para o seu concerto com B. B. King (2010), gastou aos contribuintes 161.000,00€. A Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, organizou em 2009 um ciclo de concertos denominados “Música e Ciência – Concertos Comentados por Cientistas”. Custou ao contribuinte 150.000,00€.

A “realização de concertos com orquestras multiculturais e eventos que envolvam artistas portugueses e estrangeiros que espelham a interculturalidade da cidade de Lisboa por ocasião da IVª Edição do TODOS – Caminhada de Culturas” (é esta a designação) custou-nos 142.800,00€. O concerto dos Xutos e Pontapés em Matosinhos (2009) custou-nos 83.000,00€.

Os Xutos e Pontapés nem ficaram muito caros ao contribuinte: 197.000,00€ em ajustes directos. O Tony Carreira saiu um pouquinho mais caro: 936.250,00€ (mais dois e passaria um milhão). Os Deolinda são baratinhos (“que parva que eu sou”), só nos custaram 116.092,53€ (a indignação não tem preço).

Somando todos estes ajustes directos seleccionados com a palavra “concerto”, obtemos, desde Setembro de 2008, 15.771.060,45€. Vá, 15 milhões de euros em contas redondas. Nem é muito, dirão os paladinos da cultura subsidiada, enquanto se queixam da indignidade dos 485€ de salário mínimo. Em ajustes directos com concertos e festivais foram só 32.518 salários mínimos indignos.

36 comentários leave one →
  1. fado alexandrino's avatar
    25 Fevereiro, 2014 19:15

    Já escrevi sobre isto e é o seguinte:
    Neste desgraçado país cada cavadela, uma minhoca.
    Se começarem a dar pontapés nas pedras sobre o que se passa no futebol, tenham cuidado, Podem sair de lá dragões a deitar fumo, como nos filmes de ficção científica.
    E por falar nisso, a direcção do Fantasporto vai dirigir o próximo na cadeia ou ainda anda cá fora?

    Gostar

  2. JDGF's avatar
    JDGF permalink
    25 Fevereiro, 2014 19:19

    O que é isso comparado com o rombo do BPN?

    Gostar

    • vitorcunha's avatar
      vitorcunha permalink*
      25 Fevereiro, 2014 19:23

      Diga-me que não é nada em relação ao BPN. Assim também se pode concluir que o BPN é nada vezes X, que dá nada.

      Ou como já lhe explicaram: Nacionalização do BPN não vai prejudicar contribuintes, diz Sócrates.

      Gostar

      • JDGF's avatar
        JDGF permalink
        25 Fevereiro, 2014 22:56

        Melhor será deixar o cálculo matemático de lado e olharmos para a política. Na verdade, a música (os ‘músicos’) são o circo mas o BPN representará o pão (que falta na mesa de muitos portugueses).
        Pode ser assim?

        Gostar

  3. JorgeGabinete's avatar
    JorgeGabinete permalink
    25 Fevereiro, 2014 19:34

    Expresso a quase total discordância das ilações que o VC tira. Os 15 milhões de € representam uma média anual de 10 mil€ por município, não me parece descabido. O modelo de ajuste directo é a única forma de assegurar um cartaz específico, o que seria um concurso público? Quais seriam os coeficientes de ponderação: preço*MW de luz/som*tamanho do palco?
    O transporte do montante total para numero de OM’s dava cerca de 500 empregos (basta pagar 64 meses!) e presta-se a argumentação que já aqui “combati” por entender demagógica.
    Concordo sim que Agªs Nacionais e algumas outras entidades aparecem no BASE a comprovar que os seus orçamentos não têm REI nem ROCK :))
    Já agora e para estes ajustes directos (que nem sempre são injustificados) deveria existir um sistema de qualificação de fornecedores, senão mesmo para todos os fornecedores do estado.

    Gostar

    • vitorcunha's avatar
      vitorcunha permalink*
      25 Fevereiro, 2014 19:43

      X€ no total só seria barato aceitando a realização de concertos como função social do estado. Na minha perspectiva é caro porque ao estado e autarquias só competiria saírem da frente para a organização de concertos por privados, obtendo receitas pela utilização de espaços públicos.

      Gostar

      • JorgeGabinete's avatar
        JorgeGabinete permalink
        25 Fevereiro, 2014 19:52

        Ora aí está algo em que concordamos em absoluto. Mas a questão, a meu ver, é que as edilidades apoiam o sarau de ginástica, as obras da colectividade, a pagela da paróquia, etc. Nesta óptica a cultura que se apoda de o ser verdadeiramente (e que não reconhece o popularucho que exemplifico) acha-se descriminada.
        Do mal o menos, entendo que esta prática ao longo de 30 anos também ajudou a criar apetência para os espectáculos pagos, mais espectadores, talvez….

        Gostar

  4. António's avatar
    António permalink
    25 Fevereiro, 2014 19:36

    Esta pouca vergonha dos concertos pagos com os nossos impostos tem de acabar de uma vez por todas. Aqueles que quiserem ver ou ouvir os seus artistas ou músicos preferidos têm que se habituar a pagar para tal. Com o dinheiro dos nossos impostos é que não !!

    Gostar

  5. zazie's avatar
    25 Fevereiro, 2014 19:47

    Tchi…

    Gostar

  6. João Pedro's avatar
    João Pedro permalink
    25 Fevereiro, 2014 19:54

    Quando perguntaram ao Churchill o porquê do orçamento da cultura não ter sido reduzido em função do país estar envolvido na 2ª guerra mundial… ele respondeu..
    Qual a razão então para nós estarmos em guerra??

    pensem lá um pouco… que seria da pintura, literatura , musica etc.. se não existissem sempre patronos??

    à séculos que é assim..

    Isto não quer dizer que não se questione certos investimentos.. mas fazer tábua rasa e por tudo no mesmo saco é incorrecto…

    Gostar

    • vitorcunha's avatar
      vitorcunha permalink*
      25 Fevereiro, 2014 19:57

      Essa citação de Churchill é um mito. Nunca existiu.

      Don’t Know Much About History

      Gostar

      • André's avatar
        André permalink
        26 Fevereiro, 2014 12:58

        “The arts are essen­tial to any com­plete national life. The State owes it to itself to sus­tain and encour­age them”…30 de Abril de 1938. Realmente foi antes da Guerra, mas o espírito não diverge muito.

        Gostar

      • vitorcunha's avatar
        vitorcunha permalink*
        26 Fevereiro, 2014 13:00

        Referia-se à pintura e escultura, não necessariamente ao Emanuel do “nós, pimba”. Mas pronto.

        Gostar

  7. colono's avatar
    colono permalink
    25 Fevereiro, 2014 21:11

    D.Heloísa Apolónia Piscoisa

    Emigrou… com a viola no saco?

    Espero que seja para melhor do que o Brasil: Coreia do Norte ou Cuba!

    Gostar

  8. @!@'s avatar
    @!@ permalink
    25 Fevereiro, 2014 21:46

    Não está certo. Anda o Vitor a dar-nos musica e nem agradecemos.

    Gostar

  9. Juromenha's avatar
    Juromenha permalink
    25 Fevereiro, 2014 22:48

    Simplesmente obsceno.

    Gostar

  10. Portela Menos 1's avatar
    Portela Menos 1 permalink
    25 Fevereiro, 2014 22:53

    sobre Joana Vasconcelos, a “artista” do regime, não há nada que possamos saber, no que a “dinheiros” públicos diz respeito ?

    Gostar

    • vitorcunha's avatar
      vitorcunha permalink*
      25 Fevereiro, 2014 22:55

      Há. Vá ao site, procure, passe para Excel, faça a soma, indigne-se e peça para meterem Marco Paulo nos discos pedidos.

      Gostar

  11. Fincapé's avatar
    Fincapé permalink
    25 Fevereiro, 2014 23:03

    E isto, Vítor? 😉
    “….
    A mim parece-me que inverteu completamente a sua própria lógica do mercado. Se um grupo musical vende concertos, porque é que se há-de recusar a quem os quer comprar? Na realidade, todas as autarquias apoiam concertos, como apoiam todas as coletividades dos respetivos concelhos, dentro daquilo que dentro do orçamento é dedicado à cultura.
    Mas não menos correto do que escrevi acima é que nestas contas nunca aparecem as receitas para o município e para os munícipes. Quer dizer, as receitas indiretas resultantes da afluência de forasteiros ao concelho e as diretas, através de bilheteira e de aluguer de stands, quando se trata de feiras.
    Já para não falar na publicidade e noutros benefícios. A maioria dos cidadãos, em qualquer passeata, vai aos concelhos que lhe soa na memória e não àqueles de que diz: “para aí é Marrocos”, ou “isso aí é um atraso de vida”.

    Gostar

    • vitorcunha's avatar
      vitorcunha permalink*
      25 Fevereiro, 2014 23:07

      Quais são as receitas indirectas? Se ninguém as mede, como assumir que o investimento se justifica?

      Em qualquer dos casos, implica aceitar que o estado tem função social de entretenimento. Cultura é outra coisa: acaba mais por ser entretenimento que adquire relevância.

      Gostar

      • JDGF's avatar
        JDGF permalink
        25 Fevereiro, 2014 23:18

        …implica aceitar que o estado tem função social de entretenimento“.
        Claro que desde há largos séculos que tem. Desde a decadência do império romano.

        Gostar

      • vitorcunha's avatar
        vitorcunha permalink*
        25 Fevereiro, 2014 23:22

        Mais cedo: o circo romano entretinha bastante.

        Gostar

      • Fincapé's avatar
        Fincapé permalink
        25 Fevereiro, 2014 23:54

        As receitas indiretas? São parecidas com aquelas que são obtidas quando um turista se desloca a Lisboa ou ao Porto. São as receitas correspondentes à despesa que cada pessoa efetuar e que se traduzem ganhos para os comerciantes e impostos resultantes.
        Mas, Vítor, porque é que os fornecedores de serviços, músicos ou outros, têm de ser tão criticados, ainda por cima por quem apregoa o liberalismo? Então, um vendedor de serviços deverá recusar um cliente? Os senhores que vendem canetas, papel, computadores, serviços jurídicos e estradas para câmaras municipais e para Passos Coelho deverão recusar ou então ficar envergonhados?

        Gostar

      • vitorcunha's avatar
        vitorcunha permalink*
        26 Fevereiro, 2014 00:01

        Quero números, Fincapé. Não ter números permite construir 10 estádios.

        Se devem ou não negociar com o estado não é da minha responsabilidade, que não reconheço ao estado autoridade para o fazer. Não me interessa quanto recebeu o artista, interessa-me quanto lhe pagaram.

        Gostar

      • Fincapé's avatar
        Fincapé permalink
        26 Fevereiro, 2014 00:11

        Boa técnica de comentário, Vítor. Eu vendo produtos ou serviços. O Estado quer comprar-mos. O que eu quero saber é se o liberal Vítor reconhece que eu tenho o direito de os vender.
        Já quanto a números, deixo isso para os contratantes, autarcas ou não. São eles que têm de aprovar o orçamento nas respetivas assembleias municipais. É uma coisa que se chama democracia e, diz-se, foi inventada pelos gregos.
        Mas se exigir isso de mim, posso na próxima atividade em que estiver presente entrevistar um a um os 10 mil ou cem mil visitantes para saber quanto deixaram. E também os outros turistas que lá passarem depois disso. Eles podem e não se lembrar.

        Gostar

      • vitorcunha's avatar
        vitorcunha permalink*
        26 Fevereiro, 2014 00:16

        Se o Fincapé acha que isso resulta, porque haveria de ser necessário repetir? Com o multiplicador que obteve da primeira vez já não precisa de subsidiar mais vezes. O problema keynesiano é sempre o mesmo.

        Quanto ao direito de vender: tem. O estado não tem é direito de comprar (pensei que já tínhamos passado essa fase).

        Gostar

      • Fincapé's avatar
        Fincapé permalink
        26 Fevereiro, 2014 00:25

        Essa fase para mim nem sequer se iniciou. Nunca me passaria pela cabeça perguntar a vendedores de serviços e de produtos se vendiam ou não a instituições do Estado. Quando vou a uma repartição gosto de entrar numa casa da banho e ver que lá foi usado detergente.
        Essas curiosidades pelo visto são mais para liberais. 😉
        Mas não deixo de estranhar as questões não serem colocadas na lógica liberal de uma forma mais correta: quanto é que determinado serviço do Estado gasta com aquele serviço/ produto?
        Seria aborrecido para algumas câmaras que não são de esquerda?
        Já não falo de Alberto João Jardim porque esse é de esquerda? 😉

        Gostar

    • Portela Menos 1's avatar
      Portela Menos 1 permalink
      25 Fevereiro, 2014 23:23

      pedir a um município uma análise custo-benefício e uma análise de sensibilidade para contratar o Emanuel é exagerado!

      Gostar

  12. Filipe's avatar
    Filipe permalink
    26 Fevereiro, 2014 08:59

    Concordo que são valores pagos por todos, mas não me parece assim tão incompreensivel o custo de cerca de 3M€ por ano em música no país inteiro. Posso estar a ver mal mas é o que penso (claro que existe um custo escondido que é o das dores de cabeça quando a casa das pessoas é ao lado do espectáculo).

    Mais do que isso era capaz de gastar-se num mês de inaugurações pré-eleições, só para se montar uma tenda, um relavado provisório e uns rissois para os jornalistas mostrarem a obra feita.

    Gostar

  13. manuel's avatar
    manuel permalink
    26 Fevereiro, 2014 09:48

    Temos de ir às causas e não às consequências. No memorando da troika não estava lá a redução de câmaras e a redução das empresas municipais? Pois ,as câmaras continuam 308 e vão continuar e as empresas municipais (centros de desorçamentação , emprego de amigos e corrupção ) foram pifiamente reduzidas. Porque não podem falir as câmaras? Já foram injetados milhões para salvá-las e elas continuarão a fazer rotundas ,ginásios para idosos e piscinas em zonas sem pessoas , praias artificiais , etc. Estas obras são na generalidade para receber luvas e alimentar as empresas que pagam avenças aos partidos. Porém , nadas de dramas ,o P.S. já anunciou como vai governar e a reforma do estado da maioria pela mão do estadista Paulo Portas ,eventualmente assessorado pelo Relvas vai garantir um futuro radioso. Não peguem na “mala de cartão “,não.

    Gostar

  14. Ricardo Monteiro's avatar
    Ricardo Monteiro permalink
    26 Fevereiro, 2014 12:46

    Demagogia feita à maneira
    É como queijo numa ratoeira

    Lena d’Água

    Gostar

    • vitorcunha's avatar
      vitorcunha permalink*
      26 Fevereiro, 2014 13:14

      Lena d’Água em ajustes directos parece não ter sido contemplada. Parabéns pelo exemplo.

      Gostar

      • Ricardo Monteiro's avatar
        Ricardo Monteiro permalink
        26 Fevereiro, 2014 16:19

        Obrigado. E parabéns por este fiozinho de demagogia da mais pura. Extra virgem, sem vestígios de acidez.

        Gostar

      • vitorcunha's avatar
        vitorcunha permalink*
        26 Fevereiro, 2014 16:21

        O “demagogia” é o novo fássismo.

        Gostar

      • Ricardo Monteiro's avatar
        Ricardo Monteiro permalink
        26 Fevereiro, 2014 16:46

        O neo-fássismo não me diz nada. Tente outra vez.

        Gostar

Trackbacks

  1. Concertos como função social do estado | BLASFÉMIAS

Indigne-se aqui.