ecologia rosa
Afirma o Dr. Mário Soares, na sua habitual homilia das terças-feiras do Diário de Notícias, que “a ganância dos mercados é responsável pelas (…) “ondas gigantes que destruíram uma parte da nossa costa e das nossas praias”, “as chuvadas torrenciais que o Reino Unido está a sofrer. Os tufões, os tremores de terra, os tsunamis no Japão, as ilhas Filipinas, algumas já desaparecidas, a imensidade de neve e gelo que tem assolado os Estados Unidos”. Todas estas catástrofes naturais são evidentemente causadas pela especulação financeira e pela desregulação dos mercados, como ressalta à evidência. Por mim, que não ignoro que até o dilúvio bíblico foi obra do capitalismo selvagem, acredito piamente que num mundo verdadeiramente socialista, onde o estado domasse a ganância e a especulação dos malfadados mercados, nenhuma destas tragédias ocorreria. Infelizmente, elas sucedem, quase sempre, no domínio público e nas áreas cuja segurança está a cargo dos estados, isto é, à sua inteira responsabilidade. Não querendo contrariar o Dr. Mário Soares, cujas opiniões ambientais são sentenças, talvez lhe fizesse bem ler o que Walter Block escreveu sobre o zelo e a estima com que o estado costuma cuidar daquilo que é seu. Talvez daí pudéssemos retirar conclusões mais prudentes sobre quem trata melhor a propriedade e como se poderiam evitar alguns destes problemas ecológicos que tanto o preocupam.

Um artigo curioso, mas o mais curioso são os comentários ao artigo.
Afinal o “pessoal” começa a abrir os olhos!
GostarGostar
Deve estar a acabar.
A Câncio e o Baptista-Bastos já os proibiram.
GostarGostar
Tem razão, Kafka. Obrigado por me lembrar de ler os comentários ao artigo. Concluí o seguinte que, aliás, já tinha concluído antes:
– A má educação dos comentadores habituais continua… como é hábito (gosto destas repetições).
– Dos comentários constam algumas verdades, mas também constam as mentiras, algumas brutais, impossíveis de corrigir porque quem as diz não tem interesse em dizer a verdade – por exemplo, esta: “Não eras tu que em 1975 dizias que os portugueses no Ultramar deviam ser atirados aos tubarões? Andas agora preocupado com umas simples ondas?”;
– Afinal, não são só comentadores de esquerda que estão em serviço permanente;
– É consolador verificar que a culpa do atual estado do país é do idoso Mário Soares, de quase 90 anos, e nunca de Cavaco Silva, por exemplo. Nem de Durão Barroso, Santana Lopes ou Passos Coelho. A esquerda também cria mitos parecidos. Assim, quando MS falecer ficaremos definitivamente salvos.
Eu cá sou dos que atribuía culpas a outros, mas sou muito infeliz por ver que estou errado. Achava, por exemplo, que Sócrates tinha muitas culpas, apesar de ter sido apoiado na maioria dos erros pela infalível Europa. Quanto a Passos Coelho e outros vou-me pronunciando por aí. 😉
GostarGostar
rui.a,
Não me pergunte porquê, mas mesmo assim receio mais as tramoias de Relvas .
Relvas abriu empresa de consultoria este mês
O antigo ministro intensificou atividade empresarial no mês em que regressa a cargo político.
http://www.dn.pt/politica/interior.aspx?content_id=3705074
GostarGostar
Esses tipos do notícias são incríveis!
Não há direito deixarem um velhote senil fazer estas figuras
GostarGostar
É a reencarnação de Nostradamus. em modo xéxé.
Devia temer mais o entornar de arrastadeiras do que as fúrias do grande mar oceano.
O adamastor do penico está ali, logo ao virar da pantufa.
GostarGostar
Então não é verdade??? Se não houvesse especulação financeira como iriamos ficar a saber sobre as alterações climatéricas?
GostarGostar
Ainda não percebi o que se passa com Relvas? Tem sarna? tem tuberculose? Tem alguma doença contagiosa ou apenas um curso mal amanhado como o menino de ouro?
GostarGostar
A.R
Tem tudo…e agora tem uma empresa de consultoria. Veremos se o coelho não o contrata para consultorias do desgoverno, (uma maneira de agradecer a “colaboração” com a Tecnoforma…) pagas pelos contribuintes a peso de ouro, quando o Estado tem consultores habilitados e…INACTIVOS !
http://tretas.org/MiguelRelvas
GostarGostar
A.R,
Sabes como se diz á observações como as tuas??? Dizemos: Faz a festa, manda os foguetes e ainda apanha as canas.
Ao que tu chamas de “apenas um curso mal amanhado “ numa sociedade transparente, chamasse crime e se tiveres em conta o link abaixo, é abuso de poder, para não lhe chamar trafulhice.
http://www.parlamento.pt/DeputadoGP/Paginas/Biografia.aspx?BID=124
Se Relvas tivesse a 4ª Classe e fosse o mesmo politico que é, ninguém lhe poderia apontar nada, assim em Baleizão tem um nome: ALDRABICE.
GostarGostar
Um curso como o de Sócrates? Esta deve ser para rir. Quatro cadeiras é a mesma coisa que 40 ou 50? Há um certo desconhecimento do percurso de um e do outro. Ou então má vontade. 😉
GostarGostar
Que velhadas insuportável!…
GostarGostar
Cuidado, Eleutério. Vejo que não leu o regulamento do blogue. 😉
GostarGostar
como é que consegue Fincapé? cada vez que escrevo sobre Moderação de Comentários sou placado 🙂
GostarGostar
Vocês são maus e eu sou bonzinho. 🙂
Não sei. Não gosto de ofender ninguém. E se mesmo assim acontecer não me coíbo de pedir desculpa. Tenho a mesma ideia de si. Aliás, sinto falta dos seus comentários que agora são mais raros. Não será por se desviar demasiado do tema? Eu não vejo mal nisso, se forem comentários contidos, até porque por vezes levantam questões pertinentes fora da “agenda”, mas eu sou apenas um dos beneficiários do privilégio de comentar. 🙂
GostarGostar
VELHADAS? mas não percee que é a dona Helena mascarada de velho- Ainda está atempo de mudar de sexo, é quesa tão fácil como por o retrato do velhadas com o petit nom de rui a.
GostarGostar
É um curso tão bom como o do bandalho socas (menino de ouro pechisbeque).
GostarGostar
Um curso como o de Sócrates? Esta deve ser para rir. Quatro cadeiras é a mesma coisa que 40 ou 50? Há um certo desconhecimento do percurso de um e do outro. Ou então má vontade. 😉
GostarGostar
o boxexas andou a ouvir al gore e ainda acredita no aquecimento global.
há quem pense que foi ‘el niño’ o responsável pela liquidação da costa
GostarGostar
Num comunicado publicado no dia 10 de janeiro, a Organização Meteorológica Mundial (OMM) destacou como as anomalias climáticas que estão a acontecer pelo planeta são condizentes com a elevação da temperatura média do globo. Por Fabiano Ávila.
ARTIGO | 17 JANEIRO, 2014 – 00:30
Fotos de Organização Meteorológica Mundial / Escritório de Meteorologia da Austrália
A porta-voz da OMM, Clare Nullis, declarou que existe um consenso científico de que as correntes de ar serão cada vez mais instáveis devido ao aquecimento global, levando a mais situações de clima extremo.
Sobre o frio intenso na América do Norte, a entidade compartilha a me
sma opinião do conselheiro científico da Casa Branca, John Holdren(veja vídeo), e de climatologistas que argumentam que o aumento das temperaturas no Ártico, que está a acontecer quase duas vezes mais rapidamente do que a elevação nas temperaturas nas regiões de médias latitudes, torna ondas de frio mais extremas.
A OMM destaca ainda que outros eventos climáticos estão a ocorrer neste momento, principalmente relacionados com o calor.
A Europa está a passar por um inverno ameno, sendo que, na França, na última quarta-feira (8 de janeiro), as temperaturas ficaram entre 5ºC a 9ºC mais elevadas do que a média histórica para janeiro.
Na Rússia, anomalias de até mais 9ºC também foram registadas, e Moscovo apresentou a temperatura de 2ºC na última quinta-feira (9 de janeiro), bem acima dos -9ºC que é a média diária histórica para o mês.
A situação na Austrália é ainda mais preocupante, com extremos de calor a repetir-se há meses. O ano de 2013 foi considerado pelo Escritório de Meteorologia do país como o mais quente já registado.
De acordo com os dados do Escritório, a temperatura média do ano passado ficou 1,2ºC acima da média de 1961 a 1990, 21,8ºC, ultrapassando o recorde anterior de 1,03ºC em 2005.
Os climatologistas australianos destacam ainda que 2013 não sofreu influência do El Niño, fenómeno que naturalmente eleva as temperaturas da região.
“Esses recordes de calor não podem ser explicados apenas pelas variabilidades naturais. O aumento das temperaturas dessa forma não seria possível sem a concentração de gases do efeito estufa na atmosfera. A resposta está nas mudanças climáticas”, afirmou David Karoly, climatologista ligado à Universidade de Melbourne, ao jornal Sidney Morning Herald.
O janeiro de 2014 na Austrália já apresentou novos recordes de calor, com a cidade de Moomba marcando 49,1ºC no último dia dez e municípios do estado de Queensland ultrapassando os 48ºC.
Sem mais comentários.
GostarGostar
Na realidade, o Estado nem sequer pode tratar o que é seu porque exigiria despesas que muitas vezes não poderiam ser cobertas por receitas futuras.
Mas um significativo número de privados não só não tratam bem o que é seu como tratam mal o que é de todos. Existe mesmo essa cultura em Portugal. Um amigo meu foi insultado e quase corrido à cacetada por um “empresário” por tirar uma fotografia a um fontanário que o homem destruiu quando carregava a madeira extraída. “Respondeu-lhe que “ele não tinha nada com isso” e ameaçou-o. A foto era para um jornal.
Outro, também empresário (pequeno) meu conhecido levou para casa o que não devia. Descoberto, perguntou “mas aquilo não é da câmara?”. Isto é, se for da câmara pode levar-se ou destruir-se. Como aqueles que põem abaixo sinais de trânsito e vão-se embora sem perguntar por contas.
Ainda recentemente, eu é que tive de me preocupar com uma máquina que ficou num local onde entrava água da chuva deixada por um empresário. Não fui eu que o contactei (não tinha o número) mas pedi a quem o fizesse, várias vezes. A máquina estava num espaço meu.
Podia estar aqui o resto da noite que não conseguia dar exemplos. Tenho ali fora vários materiais deixados por dois empresário. Um deles que era novo está destruído, outro provavelmente ficará incapaz de funcionar.
Enfim, a minha experiência diz-me coisas completamente diferentes do que o Rui escreveu.
GostarGostar
Mas , naquela súcia, ninguém tem o sentido do ridículo?…
GostarGostar
Onde é que estão os regulamentos que Vitor Cunha esmiuçou sobre moderação, civilidade e não sei que mais dos comentários?
Compraz-se esta gentinha a bater impunemente num velhinho que ousou exercer a sua liberdade de expressão, fazendo desta caixa um trailer do Fantasporto.
GostarGostar
Piscoiso, não devem ser feitas perguntas difíceis!
ps: com esta é a terceira tentativa de me admitirem um comentário, sempre sobre o tema moderação, ou falta dela.
GostarGostar
Penso que sendo um blog colectivo, cada autor modera os comentários aos seus posts.
Acho absolutamente natural, e admira-me que ainda não vos tenha ocorrido este pensamento que aliás pode estar errado.
GostarGostar
Tretas, é claro, o rui e o mário soares estão certos, na sua, respeitadas distâncias, que nem Mário Soares se intromete ao que o rui quer nem usted segue à letra a ideia do Mário Soares, por que, enfim, por fazer anedota de um post que a malta destrinça à primeira, of course, o Mártio Soares tem razão .
Tem razão, se o capitalismo mandasse, com o rui e o Passos Coelho, a pobre natureza cederia ao capricho do dono dos submarinos como do padrinho do nepote do relvas e era um nunca acabar de capricho, que a breve até barbas e outros que tais, o mesmo relvado, com o paulo e o coelho, montavam café com esplanada da costa da tal carapica à península de Manhattan, que daria película um tudo só mais extensa dessa antiga parcela dos índios, que Woody Allen celebrou, com índios dos nossos, dos capitalistas, belicistas, blasfémia e de gays …
GostarGostar
e eu desta vez não falhei, que torpedeando, embora, não fugi ao tema sobre a natureza do mar e dos capitalistas em guerra de conquistadores, quando uns montam tendas nas dunas e ondas do mar, a ver se pegava, como de outras vezes, e então não pegou, diz o Mário Soares, com razão .
GostarGostar
Foram-lhe ao papinha, tadinho. O ateuzinho tem um santinho de pau-carunchoso.
GostarGostar
“pagas pelos contribuintes a peso de ouro, ” Isso devem ser as firmas de advogados do pêésse. Já agora o Relvas tem que entrar num convento? Ao menos não andou a assinar projectos à socapa de uns estábulo na beira-alta nem a tirar e a meter curriculum falsos por tudo quanto era sítio para acabar a vender pílulas rogoff
GostarGostar
http://tretas.org/MiguelRelvas
GostarGostar
Considerar tremores de terra e os tsunamis deles resultantes como tendo causas ambientais é um perfeito disparate. O resto também é, mas esta dos tremores de terra serem provocados pelo homem nunca tinha visto!!! Quem terão sido os malvados capitalistas que provocaram o terramoto de Lisboa em 1775???
GostarGostar
Rui, é evidente que o MS está cada vez mais senil desde há algum tempo para cá, é triste este espectáculo em que os que o rodeiam, família, amigos, o deixam sujeitar. Por favor, não caia no disparate de o atacar nestas circunstâncias.
GostarGostar
a citação tem aspas a mais e não condiz com o artigode MS (a não ser que este tenha sido alterado).
GostarGostar