Saltar para o conteúdo

na cabeça do indígena

7 Março, 2014
by

Para o português médio, Jardim Gonçalves é um bandido. Ele cometeu todos os pecados capitais que não têm perdão em Portugal: foi um empresário, teve sucesso e ganhou muito dinheiro com isso. Nos EUA, na Alemanha, ou mesmo em certas regiões do Brasil (São Paulo, por exemplo), este homem seria exaltado, pessoalmente respeitado, o seu percurso de vida serviria de exemplo aos jovens empreendedores e o BCP seria um case-study nas escolas de gestão e nas universidades.

 É certo que Jardim Gonçalves cometeu um erro fatal, com o qual viu destruído um percurso de vida profissional exemplar: não soube escolher o sucessor e, pior do que isso, fê-lo seguindo critérios pessoais que nada tinham que ver com o banco. Pagou pessoalmente por isso e nunca mais recuperará do rótulo de salafrário e bandido que lhe colaram na testa. O nativo lusitano é geralmente invejoso e mesquinho, e não aprecia o sucesso e o triunfo alheios. De nada valerá a Jardim Gonçalves ter revolucionado um sector – a banca – que as nacionalizações selvagens de 75 tinham destruído e relegado para práticas do século XIX, ter criado milhares de postos de trabalho, dinamizado empresas e apoiado empreendedores, desenvolvido a economia e a bolsa do seu país. Ele é um bandido, ponto. Não por aquilo de que o Ministério Público o acusa (e que duvido que tenha entendido plenamente), mas por ter sido um empresário bem sucedido.

Em contrapartida, o indígena português olha para os seus políticos – os seus ‘maiores” – com respeito e veneração. Ainda hoje, uma pessoa como José Sócrates, apenas para nos ficarmos pelos mais recentes, apesar de não ser consensual, colhe a simpatia de milhares de portugueses e a tolerância de muitos outros. Pouco importa que o seu governo tenha destruído o que ainda restava da economia nacional, gerado uma dívida que ainda chegará aos bolsos dos nossos netos, ter tomado decisões perdulárias, despesistas e irresponsávei, e ter montado com o dinheiro do contribuinte um projecto pessoal de poder que não respeitou empresas públicas e privadas, órgãos de comunicação social, bancos (o próprio BCP, por exemplo). José Sócrates é hoje uma pessoa respeitável, com direito a tempo de antena semanal na televisão pública, e ainda há-de dar muito ao país.

O nativo lusitano gosta de levar nas fuças, não entende o que lhe aconteceu, menos ainda que seria com homens como Jardim Gonçalves que teria alguma chance de sair do atoleiro onde deixou que o enfiassem. Prefere continuar a manifestar-se nas ruas a pedir emprego, do que aprender como se fazem empresas ou respeitar quem as consiga fazer.

77 comentários leave one →
  1. AACM's avatar
    AACM permalink
    7 Março, 2014 15:30

    Diz o Expresso : ” Condenação a Jardim Gonçalves prescreve
    Ex-presidente do BCP fica livre da coima de um milhão de euros aplicada pelo Banco de Portugal. Advogado diz lamentar a “falta de capacidade revelada pelo BdP, para que este caso não tenha sido efetivamente julgado de forma definitiva em tempo útil “.

    ui,ui, se fosse algum Tordo a coisa aqui aquecia……….

    Gostar

  2. ztfcad's avatar
    ztfcad permalink
    7 Março, 2014 15:49

    Ora, eu acho os dois farinha do mesmo saco…

    Gostar

  3. zazie's avatar
    7 Março, 2014 15:49

    Está aqui. Os palhaços de esquerda passam a vida com o BPN na boca- que só se tornou problema público por o cretino o ter nacionalizado, mas não falam de como BCP foi tomado pelo mesmo cretino PM

    http://portadaloja.blogspot.pt/2012/01/o-assalto-ao-bcp-e-o-atentado-ao-estado.html

    Gostar

    • Nuno Pereira's avatar
      Nuno Pereira permalink
      7 Março, 2014 19:13

      Zazie: cheio de razão ! Sócrates é responsável pelo erro da nacionalização (a historia ainda se vai saber toda, eu só conheço parte) porque queria dominar a banca:CGD, BCP e Montepio, onde colocou outro notório maçon. Goste-se ou não do Eng Jardim, quem com ele privou reconhece o enorme mérito e capacidade de criar valor, motivar e cuidar. O resto, é pequenez e politiquice.

      Gostar

  4. zazie's avatar
  5. zazie's avatar
    7 Março, 2014 15:55

    Em sendo capitalismo de Estado, com gestores de esquerda pagos a peso de ouro, o salto à Vara é o desporto favorito e nunca se viu um escardalho queixar-se desses roubos.

    http://www.tsf.pt/PaginaInicial/Portugal/Interior.aspx?content_id=3509388

    Gostar

  6. Jorge Araujo's avatar
    Jorge Araujo permalink
    7 Março, 2014 15:56

    Mas haverá na cabeça neo tonta menos espaço para maniqueismo tão básico. Claro que JG fez muita coisa boa mais ou menos e com algum lirismo aqui retratada no post, é um adiantado mental , mas é igualmente clara o que também fez de mal no BCP , a manipulação e falsificação de contas , o engano de milhares de pequenos investidores, as aquisições ruinosas a partir de 1998, 99 que também ajudaram e de que maneira a partir parte da economia , mas enfim, por aqui é tudo derbys

    Gostar

  7. zazie's avatar
    7 Março, 2014 15:59

    Só faltou foi o Rui acrescentar o detalhe principal. O Gonçalves saiu para entrar o GOL.

    Temos um país em cuecas mas com um certo pudor, lá tapam as partes gagas com o avental.

    Gostar

  8. Jorge Araujo's avatar
    Jorge Araujo permalink
    7 Março, 2014 16:05

    ´só saiu , porque escolheu mal o delfim , o adorado constitucionalista liberal assim adubando para entrada fácil do outro lado , e já agora , ainda assim só caiu mesmo em votações apertadas por se permitir cowboyada free markets e seus derivados e Derivados que era o mantra da altura. De qualquer forma, a coisa mesmo no antes 2008 ia de mal a pior , já tinha passado o seu momento , desde 2000 era á média de um aumento de capital por ano

    Gostar

    • zazie's avatar
      7 Março, 2014 16:07

      és cá um esperto que faz favor, Conta lá, ó pascácio, quem controlou a tomada do BCP?

      Quem foi?

      Gostar

  9. zazie's avatar
    7 Março, 2014 16:10

    «Não há três administradores da CGD a saírem que o primeiro-ministro não saiba…Não há! Não sai um que o primeiro-ministro não saiba, quanto mais três!»

    Pena é que não tenha falado claro. Faltou isso- faltar contar tudo porque o JG sabe quem lá meteu os que o substituíram.

    Ele sabe quem dentro do Estado manipulou a tomada de um banco privado.

    Maior crime que isto não existe. Mas o raio da escardalhada tem os jornais todos para esconder e tapar e engrominar meio mundo.

    Gostar

  10. Juromenha's avatar
    Juromenha permalink
    7 Março, 2014 16:11

    “O nativo lusitano…não entende o que lhe aconteceu,…”
    É isso . Já o AJS ( não , não é o Seguro.) dizia queo problema do terrunho se resolveria fàcilmente substituindo os indígenas por suíços…
    E o exemplo do sócrates, bicharel do “trottoir” parisiense, é simplesmente irrefutável : um espelho em que todo um povo deveria ter vergonha de se ver reflectido.
    Aparentemente (?) não tem.

    Gostar

    • zazie's avatar
      7 Março, 2014 16:18

      A maior mudança em Portugal foi essa. Há uns 40 e tal anos tinham vergonha.

      Agora não têm. O povo foi sendo deseducado porque o modelo de vingar na vida passou a ser esse- a xico-espertice exemplar.

      Gostar

      • Chico's avatar
        Chico permalink
        8 Março, 2014 01:54

        ” Há uns quarenta e tal anos…” Só o “e tal…” é que está certo.

        Gostar

      • povão's avatar
        povão permalink
        8 Março, 2014 08:53

        em 1973 o português tinha um rendimento disponível superior à média europeia !!! A chico-espertice é secular …

        Gostar

  11. Jorge Araujo's avatar
    Jorge Araujo permalink
    7 Março, 2014 16:13

    lá está a maniqueismo , não é ai o jardim é que roubou ou não roubou , é também o que se aplica neste caso, aqui não há derbys por isso é evidente que o outro lado tratou de tomar tendo as condições , mas além de coisas boas também há muito tempo que já viam acontecendo coisas e muitas , digamos que menos bonitas , adubando assim terreno , mas já dizia o rei Artur Jorge , isto dos mercados é como a vida , uns dias melhores, outros dias piores , dai ao delirio de achar ( recomendo que leia o processso) que não se passou nada , enfim

    Gostar

  12. zazie's avatar
    7 Março, 2014 16:16

    Está aí escrito, preto no branco. Para que é que saíram uns e entraram outros e quem os lá meteu- num banco privado:

    «”Era preciso que o engenheiro Jardim, o dr. Paulo Teixeira Pinto e o dr. Pinhal saíssem. Não houve mais nada. (…) Era preciso descredibilizar as pessoas para que estas saíssem. E depressa. “(…)

    Para que entrasse alguém que fosse dócil para quem governa e para determinados interesses. Hoje não estamos a discutir quem manda no país, se é o PS ou o PSD, se é o Bloco…o problema que se analisa é que rede de pessoas é que está a tomar conta de determinadas coisas.

    Pergunta: concorda com Filipe Pinhal, que o Governo de Sócrates tomou de assalto o BCP”

    Resposta de JG:

    “Não há três administradores da CGD a saírem que o primeiro-ministro não saiba…Não há! Não sai um que o primeiro-ministro não saiba, quanto mais três!”

    Então, como é? o malandro das vigarices foi o afastado ou foi quem o afastou?

    E quem o afastou para lá meter os seus ?

    Força, palermas, digam lá que não é por isso que lhe apagam o nome da montra de Beverly Hills.

    Gostar

  13. Luís Barata De Tovar's avatar
    7 Março, 2014 16:19

    Por acaso só fui roubado em cerca de 2.000€ por acções que foram vendidas pelo BCP.

    Gostar

    • Churchill's avatar
      Churchill permalink
      7 Março, 2014 18:55

      Teve sorte.
      Mas se paga impostos some a isso o que irá pagar da parte que o Berardo sacou da CGD.

      Gostar

    • lucklucky's avatar
      lucklucky permalink
      8 Março, 2014 01:40

      Ainda não fez as contas aos aumentos de capital com é forçado a subsidiar a CGD para tapar buracos…

      Não se esqueça que é um accionista forçado da CGD , obrigado a ir a qualquer aumento de capital e está proibido de vender as acções.

      Gostar

  14. Kattuxa Cunha's avatar
    Kattuxa Cunha permalink
    7 Março, 2014 16:22

    Estava a ser julgado por prestação de informação falsa e falsificação de contas do BCP através de 17 sociedades sediadas em paraísos fiscais.
    Quanto em impostos ficaram po pagar? Cambada de aldrabões.

    Gostar

  15. Jorge Araujo's avatar
    Jorge Araujo permalink
    7 Março, 2014 16:23

    Repara , está sempre a falar de uma das fases posteriores ao que se que estava em julgamento , mas todo este filme começa bem antes , isso já foi na fase final e aí o engenheiro ( o Jardim) têm provavelmente razão , como é evidente, mas recomendo que tente ver o filme todo e perceberá que adubo não faltava para tanta operação

    Gostar

    • zazie's avatar
      7 Março, 2014 16:51

      E sim, o fime começa antes- leia os recortes dos jornais e vai ver como tem razão- o v. filme começou antes.

      Gostar

  16. zazie's avatar
    7 Março, 2014 16:50

    Está aqui bem explicado como as coisas mudaram- com fontes, para que os indígenas não venham com tretas que são opiniões ou falsificações da “direita”

    http://portadaloja.blogspot.pt/2014/03/a-batalha-da-producao-de-1975.html

    Gostar

  17. Alexandre Carvalho da Silveira's avatar
    Alexandre Carvalho da Silveira permalink
    7 Março, 2014 16:51

    Convém não misturar as coisas, e esta discussão não pode ser feita apenas assim à moda do Sporting-Benfica. JG teve o mérito de construir o primeiro grande banco privado, e nessa medida ter ajudado, quer pela inovação que intriduziu no negócio, quer nas relações com os clientes, ao desenvolvimento de muitas empresas e ao crescimento da economia.
    Mas depois meteu-se onde não devia, e quem pagou foram os clientes a quem ele mandou os gestores de conta vender acções do banco com a promessa de uma valorização que nunca se verificou. E aqui houve histórias que são verdadeiros casos de policia, porque muita gente foi induzida a fazer grandes empréstimos para comprar acções dando como garantia quer as poupanças quer o património. Houve quem tivesse perdido quase tudo, porque em poucos meses as acções do BCP passaram de 4-5 euros para um euro e pouco.
    Se Jardim Gonçalves cometeu crimes ou irregularidades enquanto presidente do BCP deve pagar por isso; as benesses que tem recebido como reformado do banco, embora escandalosas, foram-lhe atribuidas pela maioria dos accionistas , tudo gente que enriqueceu e muito à custa dele.
    Américo Amorim vem na lista da Forbes como o português mais rico de Portugal; nunca o teria sido se não fossem as acções do BCP, que ele que fez parte do nucleo fundador do banco, soube guardar até à altura própria e depois realizar mais valias de muitas centenas de milhão de euros com a sua venda.

    Gostar

    • Incauto's avatar
      Incauto permalink
      7 Março, 2014 16:55

      Nem mais.

      Gostar

    • zazie's avatar
      7 Março, 2014 16:56

      Mas tudo isso aconteceu precisamente porque o Estado da esquerda é gigantesco mas é mais fraco- andam agora às ordens de banqueiros que até se dizem de esquerda, como o Salgado.

      Nunca tal aconteceu antes do 25 de Abril- nessa altura era o inverso- o poder político tinha-os a trela curta.

      Agora é tudo da joana, nem se distingue o que está dentro do que está fora. E, ainda por cima, essa mistura é pindérica. Só não é pindérica quando as endogamias jogam mais alto com primos das arábias e coisas assim. E aí não há padrinho que não tenha um “menino de ouro” no poleiro.

      Bem acarinhado, claro.

      Gostar

      • zazie's avatar
        7 Março, 2014 16:57

        E vice versa, porque o que está em cima também desce e o que desce sobe, e há sempre lugar de patente em entrando na carreira.

        Gostar

    • Chico's avatar
      Chico permalink
      8 Março, 2014 02:49

      A conta bancária desse tal Amorim começou a crescer a roubar o Estado, no tempo em que as UCPês eram donas do Alentejo e da cortiça. O Amorim negociava directamente com elas
      a compra da cortiça, saltando por cima do Instituto das Florestas. Às reuniões em que se celebrava esse tráfico estavam sempre presentes o José Amorim, em representação do irmão, e um elemento do comité central do PC. Quem denunciou isso foi um elemento importante das UCPês, que também participava nessas reuniões e depois virou “arrependido” e por isso silenciado e até perseguido. Como de costume, a chamada
      comunicação social assobiava para o lado embora tivesse conhecimento do caso. O Amorim teve sempre grandes negociatas com os comunas, não só aqui como para além da cortina de ferro. Um alto funcionário da estrutura empresarial do Amorim, que acabou em conflito com o patrão e depois despedido, revelou que o mais rico português hoje em dia, passou informações técnicas aos soviéticos sobre submarinos da NATO, após ter feito
      contrato com esta para trabalhos de insonorização dos ditos submarinos. Recordo-me de ter lido isto na altura, no Diabo, e nunca vi nenhum desmentido a respeito, apesar da gravidade destes casos. Nem desmentido nem averiguação a que era naturalmente obrigado o Ministério Público perante esta denúncia pública.Pelo contrário, Amorim continuou a ser convidado de honra para as várias visitas presidenciais a países estrangeiros e a ter uma relação privilegiada com o poder. Esta é a democracia que temos e naturalmente merecemos.

      Gostar

      • povão's avatar
        povão permalink
        8 Março, 2014 08:49

        ..mas quem votou neles ???

        Gostar

      • André's avatar
        André permalink
        8 Março, 2014 14:24

        A acusação não foi essa. A acusação foi de fornecer cortiça q seria usada nos submarinos soviéticos. A verdade é q o Amorim teve sempre uma excelente relação com soviéticos e mais tarde com Cuba. O que não é ilegal.

        Gostar

      • povão's avatar
        povão permalink
        8 Março, 2014 15:46

        e autorizado por Salazar !!!!

        Gostar

  18. Jorge Araujo's avatar
    Jorge Araujo permalink
    7 Março, 2014 16:58

    Exacto Alexandre é mais por aí , isso ainda era anterior, o caso aqui tinha a ver com a manipulação de resultados e por sua vez á prestação de falsas informações ao Mercado , esses de que fala foram absolutamente ruinosos, para muito capital forte que havia pelo país. Sôr AMérico , do BCP saltou cedo e incompatibilizado e assim que pode foi-se embora , a maioria dos accionistas do BCP só se entalou

    Quanto aos seus méritos, foi enorme em muita coisa na Banca e é um um autêntico adiantado mental

    Gostar

  19. Tácio Viriato's avatar
    Tácio Viriato permalink
    7 Março, 2014 17:20

    Na prática todo o empresário (português) é “bandido“. Isto na opinião da emérita figura do Expresso, Nicolau Santos. A importância não está na criatura em si, mas na capacidade de influenciar a opinião pública, pelo cargo que ocupa.
    http://expresso.sapo.pt/belmiro-e-os-trabalhadores-alemaes=f859667
    Como Belmiro de Azevedo declarou que os trabalhadores portugueses produziam 1/3 dos alemães, “deu a entender” – segundo o Nicolau – que era por culpa dos próprios.
    Ora Nicolau veio repor a verdade: a culpa é dos empresários.
    Todos, e por serem portugueses, depreende-se.
    E aquela alma keynesiana-por-Vontade-do-Senhor, do alto do seu ridículo laçarote, nem se lembrou de deixar a interrogação: PORQUÊ?
    Esse PORQUÊ que a direcção do Expresso tanto se esforça que regresse.

    Gostar

    • Ricardo Monteiro's avatar
      Ricardo Monteiro permalink
      7 Março, 2014 18:24

      Os trabalhadores portugueses na Alemanha produzem o mesmo que os alemães. Os trabalhadores são os mesmos. O que muda?

      Gostar

      • sem norte's avatar
        sem norte permalink
        7 Março, 2014 19:42

        Muita coisa, pode começar por leis, justiça que funciona, impostos, regulamentos, legalizações, justiça, ausência salário mínimo, legislação laboral, legislação empresarial, etc

        Gostar

      • Tácio Viriato's avatar
        Tácio Viriato permalink
        8 Março, 2014 11:13

        “O que muda”
        A sua pergunta é sintomática das razões da diferença: inconsciência da realidade.
        A mesma pergunta devem fazer os italianos ao saberem da Fiat ter declarado que em Itália só perde dinheiro – antes do abandono do território como sede – se na Alemanha milhares de italianos trabalham na industria automóvel… com alta produtividade

        Gostar

    • António's avatar
      António permalink
      7 Março, 2014 20:29

      Aquilo que Nicolau Santos escreveu foi a coisa mais idiota que tenho lido nos últimos tempos !! É evidente que não tem a capacidade de compreender o nosso País e por isso o melhor teria sido não escrevinhar algo tão tonto e ridículo.

      Gostar

  20. J. Madeira's avatar
    J. Madeira permalink
    7 Março, 2014 17:31

    Confirmo o que disse no anterior “post” que o Rui a. colocou
    sobre o JG, com este está a querer reescrever a história com
    a lenga lenga da direita que , muito bem esconde ter sido o
    barão de Boliqueme o responsável pelo “monstro” que foi en-
    gordando a dívida pública ao aceitar as reinvindicações sin-
    dicais do função pública antes de obter a segunda maioria!
    A “genealidade” de JG está ligada à introdução em larga es-
    cala de novas tecnologias de informação nos anos 80 do
    século passado … falar do malévolo JS não passa de dor de
    corno mal curada e, da inventona do atentado contra o Esta-
    do de Direito que, há cerca de três anos deixámos de ser é,
    para incautos ou desinformados!!!

    Gostar

    • Alexandre Carvalho da Silveira's avatar
      Alexandre Carvalho da Silveira permalink
      7 Março, 2014 20:41

      Reescrever a história, é a actual especialidade ali prás bandas do Rato. Mas só os parvos é que acreditam. O pai do monstro foi o Guterres que recebeu um país bem melhor do que aquele que deixou. Do Sócrates nem se fala.

      Gostar

      • RR's avatar
        8 Março, 2014 00:12

        Os do Rato gostam de reescrever a história.Assim também como os laranjinhas de S.Caetano á Lapa reescrevem a história de forma a deixar o seu clubinho como o bom da fita, o outro o mal.A história é bem mais complexa que a sua narrativa de telenovela do vilão e do herói
        PS: o governo de Cavaco beneficiou-se muito dos Fundos Comunitários…

        Gostar

      • RR's avatar
        8 Março, 2014 00:13

        Ou seja,o preto e o branco não existem. É a várias cores..

        Gostar

      • povão's avatar
        povão permalink
        8 Março, 2014 09:05

        … segundo o meu professor de física só existe o branco ….o resto são fantasias coloridas
        com mais ou menos arte …

        Gostar

  21. 1berto's avatar
    1berto permalink
    7 Março, 2014 17:55

    Afinal o povo é que não presta porque não gosta de criar empresas, só quer um emprego.
    Não sei se isto é a sério se a brincar, mas estou a adorar esta linha de raciocínio em defesa de Jardim Gonçalves.

    Gostar

  22. josegcmonteiro's avatar
    7 Março, 2014 18:08

    Apesar das recentes desgraças, sempre tive, e tenho, consideração por Jardim Gonçalves.
    Graças às suas competências,fez evoluir a banca portuguesa para as melhores do mundo!
    Se na vez de banqueiro, tivesse trabalhado em engenharia seria um famoso construtor.

    Gostar

    • fado alexandrino's avatar
      7 Março, 2014 21:48

      LOL(ada)
      Anda tudo trocado, este é engenheiro e foi para a banca, o outro também é engenheiro e depois de um pequeno período em que transformou um País foi para delegado de propaganda médica.
      Porque é que não tiram logo de início os cursos para que tem natural aptidão e os exercem?

      Gostar

  23. Ricardo Monteiro's avatar
    Ricardo Monteiro permalink
    7 Março, 2014 18:17

    Se fosse filho dele e o BCP tivesse declarado “incobrável” um empréstimo de 20 milhões de euros, agradecia-lhe. Assim não.

    Gostar

  24. tony's avatar
  25. Churchill's avatar
    Churchill permalink
    7 Março, 2014 18:51

    A sucessão do JG foi mais Opus que maçonaria.
    É verdade que o Vara e companhia entraram em força, mas só foi possível porque os ratos já estavam a abandonar o barco. Muita da asneirada já tinha começado, e o JG não está impune na trafulhice.
    Infelizmente o que fez de bom foi estragado com o excesso de ambição. Às tantas já queriam ser donos de tudo, e uma coisa é fazer um banco novo sem mulheres e com yupies ambiciosos, outra é absorver casas como o BPA e querer mudar os hábitos de alto a baixo. O crescimento orgânico deu lugar ao espirito predador, começaram a destruir a vida de muitas pessoas, só porque não queriam crescer a taxas de 50% ao ano, e o feitiço virou-se.
    .
    Os julgamentos morais fazem-se no fim, e se um tipo é um bom pai por 20 anos mas depois mata o filho, não vejo que se deva homenagear por isso.

    Gostar

  26. politologo's avatar
    politologo permalink
    7 Março, 2014 19:49

    Estive na Banca . Conheço todo o percurso de JG . Invejável .
    (problemas com o filho ? Quem os não tem ? )

    Gostar

    • fado alexandrino's avatar
      7 Março, 2014 21:50

      Não é esse o problema.
      O problema é os problemas do filho terem que ser pagos pelos outros pais (e filhos e até netos).

      Gostar

      • politologo's avatar
        politologo permalink
        7 Março, 2014 22:41

        DURA LEX SEDE LEX
        Não me recordo dos pormenores mas creio que a divida não era do filho de JG mas sim duma sociedade em que o filho era sócio (que não é responsável…a ,menos que seja avalista …) . Mutatis mutandi para os gerentes . Milhares de casos como este .
        O crédito não foi concedido por JG . Eventualmente por ser filho dele . C’est la vie .
        Esta historia recorda outra de Rockfeller com um antigo colega de colégio

        Há outros mais danosos tais como Oliveira e Costa e Dias Loureiro . BCP , BPN , BPP , etc.E o brilhante Victor Constâncio ? Já para não falar do Padrinho …
        P.S.
        Não me recordo se a divida total ou parcialmente foi assumida por JG

        Gostar

  27. lucklucky's avatar
    lucklucky permalink
    7 Março, 2014 20:45

    O mais chocante é os portugueses considerarem alguém que afecta accionistas e clientes do BCP pior que alguém que afecta milhões de portugueses que não são clientes do BCP a somar aos clientes e accionistas do BCP.

    O fim do BCP como era foi um desastre, mas a terceira bancarrota de Portugal neste regime foi um desastre várias vez maior.

    Gostar

    • povão's avatar
      povão permalink
      7 Março, 2014 22:50

      Os portugueses masturbam-se com estes domésticos porque não têm cultura politica para olharem para o que vêm …(e é muito mais o que não vêm…) Apenas conseguem ver algumas árvores doentes mas não sabem o que é uma floresta …

      Gostar

  28. povão's avatar
    povão permalink
    7 Março, 2014 20:50

    Na cabeça do indígena também há coisas da Justiça Portuguesa que ela não entende !!!
    Oliveira e Costa e Duarte Lima em casa e um NÃO para Isaltino !!! Um DIABO em cima de JG e o que aconteceu a Vitor Constâncio ? E outros tantos que fizeram muito pior ?

    Gostar

  29. JCA's avatar
    JCA permalink
    7 Março, 2014 21:55

    .
    Estando admitido neste post a questão da produtividade quer de empregados quer de empregadores, os empregadores dizem que que os empregados são uns malandros, os empregados dizem que os empregadores são uns incompetentes.
    .
    Podemos dizer se admitido que os Empregadores são de Direita seja lá o que isso significa e os Empregados são Esquerda seja lá também o que isso quere dizer. Ambos numa dialetica folclorica marxista, fabricar uma logica quaiquer para fabricar uma Razão ‘intelectualoide’ dos livros para as ‘elites’ se tentarem desculpar ou ganharem uma razão qualquer ‘filosoficamente’, no caso Português.
    .
    Caso português que é simples, Até quando os Empregados Portugueses afirmam com toda a razão que lá fora os Portugueses são produtivos. Exatamente o mesmo quando os Empregadores Portugueses, empreendedores nem melhores nem piores que os que há cá. Quere num caso como no outro.
    .
    Então afinal qual é o problema em Portugal entre Empregadores ? Tem de haver um ERRO na GOVERNAÇÃO do País, ou então os Empregados e os Empregadores quando cá dentro sofrem dalgum sindroma ou doença mental que passada a fronteira fica curada.
    .
    Surge simples a produtividade é a mesma cá dentro ou lá fora, é a mesma gente. Apenas cá dentro as Empresas são obrigadas a um conjunto de despesas parasitárias (sem qualquer carga difamatoria, apenas a imagem do que se alimenta dum corpo hospede) que reduzem a produtividade per capita dos que dentro duma Empresa realmente se dedicam a produzir diretamente a produção dela, acrescido das despesas que a Empresa tem de contratar a ‘especialistas’ externos de Direito, Fiscalidade, Consultadoria etc etc. o que vulgo mas incompletamente se chama Burocracia, criar dificuldades para vender facilidades.
    .
    Qualquer Empregador sabe disto, tem as contas à frente dos olhos, como muitos Empregados também o sabem. E muitos dos outros incluindo no Funcionalismo Publico também já desconfiam que assim é, pelo menos a gracinha desta gigantesca trapalhada lhes está a chegar aos bolsos, não há produtividade da Economia que chegue para o desbragamento a que as Empresas estão sujeitas dentro de Portugal, vicios muito antigos.
    .
    Portanto a responsabiliade sugere ser das Governações não interessa se de esquerda se de Direita, se do Socrates ou do Passos ou do Guterres ou doi Cavaco ou seja lá de quem for. O cancro continua incuravel. A menos que nos emprestem sempre mais e mais dinheiro e aí eu calo-me, dá para todos como deu até há uns 3 ou 4 anos atrás, mas depois também não deu nem dará. O cancro continua incuravel ou então os dotores não o querem curar embora se arvorem por dá cá aquela palha como ‘salvadores’, é para ‘salvar’ o País etc etc
    .

    .

    Gostar

  30. @!@'s avatar
    @!@ permalink
    7 Março, 2014 22:20

    Manifestamente o BCP vivia muito acima das suas possibilidades e dos dinheiros injectados pela europa.
    Dizem as más linguas que era membro da Opus Dei, que isso não interessa para nada, e também não me interessa porque criou tantos inimigos, e porque é que o Banco entrou em colapso, mais uma vez culpa do Sócrates, já deve ser verbo de conjugar para o corre mal, chove torrencialmente está a socratar, há fogo é socrates, as empresas abrem falencia abrem socrates, a pesca correu mal berra-se socrates, uma ressaca que socrates do caraças. olha até o passos coelho está socrates. aliás o Jardim Gonçalves está socrates, mas nem tanto com uma pensão de chapeaux em que ninguém lhe pode mexer nem mesmo o socrates das finanças.
    O que interessa é que tem tanta medalha tantas quantas um general do exercito vermelho
    Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique (9 de Junho de 2005)4 1
    Medalha de ?.ª Classe da Cruz de Guerra.5
    Grande-Oficial da Ordem Pro Merito Melitensi da Ordem Soberana e Militar de Malta
    Grande-Oficial da Ordem de Mérito da Polónia
    Grã-Cruz da Sagrada Ordem Militar Constantiniana de São Jorge
    Comendador da Ordem de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa da Casa Real de Bragança
    Comendador da Ordem do Mérito do Luxemburgo
    Comendador de Primeira Classe da Ordem Real da Estrela Polar da Suécia
    Comendador da Ordem Equestre do Santo Sepulcro de Jerusalém
    Comendador da Ordem de Mérito Civil de Espanha
    Comendador da Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul do Brasil
    Medalha Miró-Picasso da UNESCO

    Gostar

    • Chico's avatar
      Chico permalink
      8 Março, 2014 03:05

      É. Depois o comendador é o Berardo. E o Nabeiro, que era (excelente) contrabandista.

      Gostar

      • povão's avatar
        povão permalink
        8 Março, 2014 08:46

        opus dei ? ah ah ah !!! Nunca leram os balanços ???

        Gostar

  31. Miguel's avatar
    Miguel permalink
    7 Março, 2014 23:50

    O jardim começou como empresário e acabou como ladrão. Nos EUA estava preso.

    Gostar

    • povão's avatar
      povão permalink
      8 Março, 2014 09:08

      … mas a final o que é que ele roubou ?

      Gostar

      • Churchill's avatar
        Churchill permalink
        8 Março, 2014 09:26

        Todas as pessoas sérias que compraram ações e perderam, enquanto ele andava a manipular ilegalmente o mercado.

        Gostar

      • povão's avatar
        povão permalink
        8 Março, 2014 16:05

        a final , não roubou . mas sim ENGANOU … e é até mais normal na Bolsa as pessoas enganarem-se (não são enganadas ) – em baixo se diz que em Portugal culpado é o burlado que se deixou burlar e não o burlão ——————————————————————-
        e já o Sábio de Boliqueime dizia que andavam a comprar gato por lebre , e ele nunca se engana nem nunca tem duvidas , não o quiseram ouvir !!! e agora ele até diz que vamos ser esfolados pelos agiotas durante mais 20 anos !!! E ele até não tem culpas no cartório !!! Vejam lá bem ao que isto chegou ???!!!
        Investigue-se, se faz favor

        .

        Gostar

  32. porquinhodaindia's avatar
    porquinhodaindia permalink
    8 Março, 2014 00:15

    E nem uma palavra sobre como o BCP (na altura um banco residual sem expressão alguma) adquiriu o BPA (na altura um gigante da banca nacional.)

    Também aí houve uma certa revolução!

    Gostar

    • povão's avatar
      povão permalink
      8 Março, 2014 08:41

      .. mas nessa altura a revolução foi para melhor , ou não ?

      Gostar

  33. JgMenos's avatar
    JgMenos permalink
    8 Março, 2014 00:17

    O aumento de capital de cerca de 2002 do BCP deveria meter TODA a administração na cadeia. TUDO O MAIS É TRETA!

    Gostar

    • povão's avatar
      povão permalink
      8 Março, 2014 09:01

      … portugal curioso , pois ninguém vê milhares que fizeram o mesmo que JG !!!
      … num país de ladrões o roubo deixa de ser crime .
      e já vi um processo arquivado onde o burlado foi considerado “culpado” por se deixar burlar e o burlão ficou a rir …

      Gostar

  34. N.'s avatar
    8 Março, 2014 01:05

    Nos Estados Unidos, quem fizesse o mesmo que o JG fez já estava preso há muito.

    Não percebo este post. Julgava que a filosofia do “rouba mas faz” só se aplicava a presidentes de câmara (tipo o Isaltino).

    Gostar

  35. Juromenha's avatar
    Juromenha permalink
    8 Março, 2014 13:33

    Convém relembrar que ” nicolau santos” é o pseudónimo do Prof.Doutor Artur Baptista da Silva, que faz não sei exactamente o quê na onu…

    Gostar

  36. André's avatar
    André permalink
    8 Março, 2014 14:27

    JG manipulou o mercado, enganou investidores e accionistas. Em qualquer outro lado ou estaria preso ou pelo menos as multas não prescreveriam.

    Gostar

  37. tirasangue's avatar
    tirasangue permalink
    8 Março, 2014 19:37

    Tanta estupidez,se este país vivesse num estado de direito,estavam muitos presos e não precisavamos de troika nenhuma.Chega de falar de 1975,os grandes roubos foram feitos apartir de 1985.

    Gostar

  38. JDGF's avatar
    JDGF permalink
    8 Março, 2014 22:20

    Para o português médio, Jardim Gonçalves é um bandido…”.
    A partir de ontem é mais do que isso: um ‘injustiçado’!
    O seu advogado mostrou-se ‘incomodado’ com a prescrição. No julgamento que ficou por fazer devemos supor que Jardim Gonçalves colocaria o BdP no ‘banco’ do réus.
    Os indígenas – os que ainda conservam cabeça – estarão desolados com a anulação desse ‘espectáculo’…
    Como diz o profeta: vêm aí dias lindos (parece que a Primavera está a chegar).

    Gostar

  39. aeiou's avatar
    aeiou permalink
    9 Março, 2014 17:07

    Concordo com a seus comentários sobre José Sócrates.
    Infelizmente já não o posso acompanhar na sua leitura sobre o Eng Jardim Gonçalves. Não está em causa ter sido um excelente gestor, nem sequer ter, eventualmente, cometido erros de gestão, entre os quais a escolha do sucessor (qual o gestor que não comete erros)?. Está em causa a suspeita de ter tido comportamentes censuráveis eticamente, está em causa a sua honestidade. Esta suspeita de não ser um gestor nem uma pessoa integra é que o mancha. A nossa justiça também fica mal no filme por inércia, por não julgar, pelo menos a tempo.
    Agora, também admito que deJardim Gonçalves esperava um comportamento ético. De Sócrates, e de outros políticos, não tenho essa fasquia.

    Gostar

    • povão's avatar
      povão permalink
      9 Março, 2014 20:52

      permita-me , Cumprimentos .
      Não pretendo defender JG , isto compete ao Dr. Magalhães e Silva . Vejam bem , foi necessário aparecer um JG para apontarem o dedo à Justiça ! Só agora ? Não o conheço pessoalmente . Conheço JG desde os tempos do Banco da Agricultura . Um “Nobel” em questões bancárias Não conheço os pormenores da acusação . Em termos gerais , fez aquilo que milhares de gestores fizeram , sobretudo depois de 1974 . E que os “politicos” continuam a fazer nas “empresas publicas” . E se não tivesse havido ciumes e as consequentes denuncias , o mar estaria “calmíssimo” …E em boa verdade , com a verdadeira VERDADE , muitos outros estariam sentados no banco dos réus .
      Porque o futebol já não é suficiente , mais um “fait divers” para distrair o “povão” … . .

      Gostar

Trackbacks

  1. Sulista, Elitista e Liberal » Blog Archive » na cabeça do indígena
  2. Jardim Gonçalves | O Insurgente

Deixe uma resposta para JgMenos Cancelar resposta