Saltar para o conteúdo

Parecem bandos de pardais à solta

13 Março, 2014

No meu post anterior apareceram comentários que diziam que a não se pagarem dívidas que seja a alemães. Alegam a segunda guerra mundial (consideram-a um jogo de computador e torcem por Estaline).

Fomos poupados ao nacionalismo socialista em Portugal durante muito tempo, salvo a existência de alguns deputados mais cómicos que providenciavam o alívio necessário em sessões parlamentares maçudas. Por algum motivo – não terem cartão Multibanco? – a comicidade começa a tornar-se norma, perdendo a piada e transformando-se em algo mais sério.

No entanto, há algo positivo a reter: se continuarem nesse discurso, poderão iniciar a maior corrida aos bancos do país contemporâneo. E por muito menos mataram o rei D. Carlos.

41 comentários leave one →
  1. Tácio Viriato's avatar
    Tácio Viriato permalink
    13 Março, 2014 16:34

    Por aqui, um dos seus comentadores “residentes”, já escreveu que para ele RDA e RFA era tudo a mesma coisa. Era Alemanha e não se falava mais nisso.
    Que o facto da RDA – conforme a sigla indica: “democrática” (nem era preciso tal sigla, pois sendo socialista, todos sabiam que tinha que ser aquilo. Democrática, portanto) – não ter reconhecido a dívida, é lógico que a RFA só pagaria a sua quota parte.
    Causa-me curiosidade o saber porque nunca se fala na RDA ter mandado bugiar o pessoal…
    A RFA pagou tudo o que tinha a pagar, incluindo a dívida anterior à 2ª guerra – suspensa por Hitler (tem piada como coincidem as posições da Alemanha verdadeiramente socialista e a nazi) – e só lhe foram perdoados os juros que deviam ser pagos após a reunificação, porque a RDA não tinha ponta por onde se pegasse e todo o mundo quis sair fora do necessário auxílio. Ainda hoje – e sem fim à vista – os alemães pagam uma taxa de solidariedade para recuperar a Ex-RDA.
    Resumindo para ver se acaba a conversa: a Alemanha capitalista pagou o que tinha a pagar. Quem pagou ZERO, foi a Alemanha socialista. E continuam a pagar o território destruído e povoado por “subsidiodependentes”, da ex-zona socialista.
    A comparação das dificuldades portuguesas com as da Alemanha, representa que consideram a acção dos últimos governos até ao resgate, equivalente ao país ser bopmbardeado

    Gostar

    • José Peixoto Henriques's avatar
      José Peixoto Henriques permalink
      13 Março, 2014 17:29

      Importa-se de citar as fontes?

      Gostar

      • vitorcunha's avatar
        vitorcunha permalink*
        13 Março, 2014 17:33

        Não vinham fontes na cassete.

        Gostar

      • Tácio Viriato's avatar
        Tácio Viriato permalink
        13 Março, 2014 17:42

        Quais fontes? A fonte do conhecimento? Mas diga-me quais são as suas dúvidas: que a RDA pagou o carcanhol, ou que a RFA se fez ao bife?

        Gostar

      • Tácio Viriato's avatar
        Tácio Viriato permalink
        13 Março, 2014 17:48

        Aproveito para acrescentar: o problema são as pessoas que dizem porque ouviram. É a história da mentira contada mil vezes…
        Por exemplo: todos acusam o Cavaco do alcatrão. E por piada, o mote da campanha de Guterres quando se candidatou foi acusar Cavaco de fazer poucas estradas e comprometer-se a construir 3.500 kms em 2 legislaturas. Fontes? Não tenho. Recordo-me.

        Gostar

      • Abre-latas's avatar
        Abre-latas permalink
        13 Março, 2014 18:11

        Permita-me acrescentar sobre a política do alcatrão o que já escrevi noutro post:
        Cavaco promotor da política do betão?
        Cavaco fez a AE Lx-Porto, Lx-Cascais, Porto-Braga, Lx-Montemor, Lx-Marateca e CREL em 10 anos como PM.
        É mesmo o exemplo certo, são AEs que não eram precisas para nada! Estão desertas como as do Sócrates!

        Gostar

      • Tácio Viriato's avatar
        Tácio Viriato permalink
        13 Março, 2014 18:33

        Abre-latas, desconheço os links (há sempre quem os exija), mas na 1ª campanha eleitoral de Guterres – o Sócrates ainda era uma virgem inocente – muita gente estava convencida que bastava dar a morada para ter estrada à porta. A CREL passou a ser à borla e a partir daí foi um fartar vilanagem

        Gostar

      • Trinta e três's avatar
        Trinta e três permalink
        13 Março, 2014 19:23

        Ó Abre latas: Acrescente aí o IP5 de má memória que, depois de ter priovocado mortes em massa, acabou por ser transformada em autoestrada. Lembra-se do nome do ministro? Sabe onde está?

        Gostar

      • Abre-latas's avatar
        Abre-latas permalink
        13 Março, 2014 20:04

        Já viu? Afinal está a queixar-se do contrário de há pouco. Betão a menos!
        Acontece que Cavaco tinha uma vantagem (a única aliás) para os outros socialistas, sabia fazer contas, se calhar por isso é que não fez essa AE, sem dúvida necessária.
        Mas se falar com qualquer especialista de fluxos de tráfego percebe a razão: fica a saber que muitas dessas estradas (IP5,IP3, IC8) ao abrir passaram a ter o tráfego previsto para 20 anos mais tarde!
        Quanto a links da construção das AEs basta ir à Wikipédia!

        Gostar

    • Trinta e três's avatar
      Trinta e três permalink
      13 Março, 2014 19:12

      Tárcio:
      Não sei onde foi recolher essa informação, mas o que se sabe (sou apenas um curiosos da História) é isto:

      “Em Fevereiro de 1953 foi assinado o Acordo de Londres após duras negociações com 26 países, como EUA, Holanda, Reino Unido e Suíça, que detinham a maioria da dívida, 32 biliões de marcos.

      Os EUA propuseram perdoar a dívida contraída após a II Guerra. Perante a recusa dos outros credores, fez-se um compromisso. Foi abatido cerca de 50% (entre os países que perdoaram a dívida estão a Espanha, Grécia e Irlanda) e re-escalonado o valor restante para 30 anos. Para uma parte da dívida este período foi ainda mais alongado. Só em 1990, dois dias após a reunificação, a Alemanha emitiu obrigações para pagar a dívida dos anos 1920.

      O acordo assegurou o crescimento económico do devedor e seguiu três princípios:

      1. Perdão/redução substancial da dívida;

      2. Reescalonamento para um prazo longo;

      3. Prestações adequadas ao poder de pagamento do devedor”.

      Fonte: http://www.publico.pt/economia/noticia/a-divida-alema-1621082

      Gostar

      • Tácio Viriato's avatar
        Tácio Viriato permalink
        13 Março, 2014 23:01

        Parabéns foi buscar a informção a um sítio isento. Meu caro, essa informação em nada altera o que lhe disse: A Alemanha seria obrigada a indemnizar “n” países afectados pela guerra.
        Mas a Alemanha dividiu-se em 2.
        Porque raio nas “contas” nunca aparece a Deutsche Demokratische Republik (DDR).
        Que tenha conhecimento, jamais em tempo algum, um país do bloco sovietico pagou uma dívida externa.
        Isso nunca consta.
        E a tristeza é a busca de elementos que confirmem o “pensamento único”, sem que haja a mínima curiosidade histórica
        Será que pelo menos um seu neurónio não se ocupou em saber porque raio omitem sempre a RDA da história?
        Por exemplo: posso garantir-lhe que nada devem à Grécia. Tanto que os gregos calaram-se com a história. Além disso, nunca pedem à Itália que foi quem realmente os invadiu. Os alemães foram lá socorrer os italianos

        Gostar

  2. Portela Menos 1's avatar
    Portela Menos 1 permalink
    13 Março, 2014 16:54

    É crime anti-patriota defender a reestruturação da dívida ou temos que levar com o CV de cada um dos subscritores do manifesto?

    Gostar

    • vitorcunha's avatar
      vitorcunha permalink*
      13 Março, 2014 17:46

      Você tem 8326 comentários no Blasfémias.
      Dividem-se em dois tipos: criticar o autor do post e lançar fumo sem substância sobre tudo.
      O último tipo divide-se em 4 subgrupos: “o ar é de todos”, “o Daniel Oliveira é que tem razão”, “são todos bandidos”, “sou mesmo inteligente”.

      Este foi um “o ar é de todos”.

      Gostar

      • 1berto's avatar
        1berto permalink
        13 Março, 2014 22:15

        Já o típico blasfemo está convencido que é o único a ter razão, que todos os que aqui discordam a sério ou a brincar pertencem à seita comuno-socialista-social-fascista-socretino-gastador-caloteiro. Isto não é uma crítica ao autor do post, nem pretende lançar fumo ou confundir. É infelizmente uma realidade quando um blasfemo é encostado às boxes. O que não tem mal, é só uma questão de humildade e respeito pels opiniões contrárias.

        Gostar

      • vitorcunha's avatar
        vitorcunha permalink*
        13 Março, 2014 22:32

        Respeito muito a opinião de Copérnico mas ele também tem que respeitar a minha opinião: a Terra é quadrada.

        Opiniões há tantas como intestinos. Realidade é só uma.

        Gostar

    • Tácio Viriato's avatar
      Tácio Viriato permalink
      13 Março, 2014 17:56

      Portela, qual reestruturar, patriotismo é não pagar. Eu só pago o que devo no último segundo do último dia. De má vontade e sempre a resmungar. Uma vez que falhei as Finanças, pimba. Fui lá no dia seguinte com drama narrado e nicles: paguei coima. Seguido de juros que chegaram depois. Solidariedade, zero. E como estes gajos leem todos pela mesma cartilha, receio pagar coimas devido às patrióticas defesas da reestruturação

      Gostar

      • Portela Menos 1's avatar
        Portela Menos 1 permalink
        13 Março, 2014 19:43

        Reestruturação… Redução das taxas de juro do stock da dívida, extensão das maturidades dos empréstimos e soluções para reestruturar a dívida acima de 60% do PIB.
        É um problema dos timings da apresentação do manifesto ou do princípio de uma reestruturação?

        Gostar

      • vitorcunha's avatar
        vitorcunha permalink*
        13 Março, 2014 19:45

        Quem são os credores acima de 60% do PIB?

        Gostar

      • Portela Menos 1's avatar
        Portela Menos 1 permalink
        13 Março, 2014 20:01

        Serão os credores mais recentes, nomeadamente a troika.

        Gostar

      • Abre-latas's avatar
        Abre-latas permalink
        13 Março, 2014 20:47

        Como é óbvio não é a troika. Só se fossem masoquistas emprestavam a um país à beira do incumprimento sem garantia do retorno.
        Em caso de reestruturação a divida à troika não sofre corte, além disso são credores preferenciais.

        Gostar

      • Trinta e três's avatar
        Trinta e três permalink
        13 Março, 2014 20:57

        Ó Abre-latas, isso não é bem assim. Garantias de retorno, têm-nas de sobra e não se traduzem, necesariamente e apenas, em pagamento de juros. Por sua vez, a reestruturação da dívida pode e deve prever os juros a pagar como, aliás, foi feito com a dívida alemã.

        Gostar

      • Tácio Viriato's avatar
        Tácio Viriato permalink
        13 Março, 2014 23:19

        33, a coisa começa a ser confrangedora com essa fixação na RFA (50% da Alemanha), sem tomar em consideração as condições, incluindo as geopolíticas. A comparação é o equivalente a você exigir que no tratamento da sua gripe seja utilizados os mesmos meios do para um tipo com cancro.
        Explicar-lhe a diferença até seria ofensivo. Para si, obviamente.
        Mas à parte essas diferenças, temos uma bastante simples: a RFA não necessitava de se financiar nos mercados devido ao “chapéu-de-chuva” do Plano Marshall. NÓS NECESSITAMOS. Qualquer prejuízo dos credores tem reflexo em financiamentos posteriores.
        E porra que já estou cansado desta conversa

        Gostar

  3. Jorge Araujo's avatar
    Jorge Araujo permalink
    13 Março, 2014 17:27

    Em 2010, , Carlos Moedas escreveu o seguinte:

    “No caso da dívida pública e segundo as conclusões do Bank for International Settlements, se Portugal quisesse voltar aos níveis de dívida pública de 2007 (63.6% do PIB directa vs. 89% do PIB indirecta) teria que apresentar um superavit primário das contas públicas (antes de juros) de 6% ao ano durante 5 anos ou de 3% ao ano durante 10 anos. Alguém acredita que estes cenários são possíveis no curto ou mesmo no médio prazo? Eu tenho muitas dúvidas e por isso só nos resta (a nós e a outros) o possível caminho da reestruturação da dívida. Ou seja, ir falar com os nossos credores e dizer-lhes que dos 100 que nos emprestaram já só vão receber 70 ou 80. Este é um caminho árduo e complicado, a tal parede que tanto se fala, mas que nos permitiria começar de novo. A austeridade é necessária e urgente, mas se mantivermos os níveis actuais de dívida, dificilmente conseguiremos crescer a níveis aceitáveis … e se não crescermos morremos.”

    Gostar

    • Tácio Viriato's avatar
      Tácio Viriato permalink
      13 Março, 2014 17:38

      Dou-lhe toda a razão: é a solução. Mas – maldito “mas” – a coisa seria supimpa se não tivéssemos em simultâneo de pedinchar para o dia a dia.
      Veja-se credor e a ouvir a cantilena do: “é pá, só posso pagar 80 por cada 100 que te devo e já agora empresta algum” – O risco ficaria ao nível do euromilhões e a agiotagem punha os juros a receber ao dia.
      “e se não crescermos morremos” será castigo de Deus por facilitarmos o aborto em que matamos antes que cresça

      Gostar

    • vitorcunha's avatar
      vitorcunha permalink*
      13 Março, 2014 17:41

      É possível até superavit de 30%. Você pode não querer abdicar de algo, só não o misture com impossibilidade.

      Gostar

    • Hawk's avatar
      Hawk permalink
      13 Março, 2014 18:34

      A minha teoria é sempre a mesma: fazer um acordo com os credores do estilo: Vcs. perdoam a dívida (pode até ficar uma pequena fatia para pagar simbolicamente) e nós não vos amolamos com mais pedincha porque saímos do euro e construiremos a nossa própria moeda. Como se diz lá no Brasil: borrão e conta nova!

      Gostar

  4. zazie's avatar
    13 Março, 2014 17:34

    Ainda ontem o José recordou como RDA ou RFA era tudo a mesma coisa.

    Ora eles que confirmem aqui: http://portadaloja.blogspot.pt/2014/03/a-pide-era-uma-stasi.html

    Gostar

  5. O SÁTIRO's avatar
    O SÁTIRO permalink
    13 Março, 2014 17:37

    A esquerdalhada é típica nos
    EMBUSTES
    MENTIRAS
    INTOXICAÇÕES…
    veja-se:
    http://economico.sapo.pt/noticias/os-cinco-mitos-sobre-a-emigracao-portuguesa_188993.html
    á minima ideia politicamente icorreta de um grupo qqer………….é logo..extrema-direita….!
    então e a cambada de tresloucados e fanáticos admiradores e defensores do assassino STALIN???
    são defensores dos pobres?????????????
    dos trabalhadores?????
    todos os dias a ouvir estas mentiras descaradas..
    e ninguém diz a verdade sobre esses defensores da barbárie?

    Gostar

    • Trinta e três's avatar
      Trinta e três permalink
      13 Março, 2014 19:18

      Ó Sátiro: Não sei qual era a sua ideia, mas acaba de confirmar o que de pior se pensa sobre a emigração.

      Gostar

  6. tony's avatar
    tony permalink
    13 Março, 2014 17:45

    no post anterior ninguém desejou staline você apelou a Mao e eu disse que os 3 eram assassinos só que a um emprestamos e demos volfrâmio

    Gostar

    • vitorcunha's avatar
      vitorcunha permalink*
      13 Março, 2014 17:50

      O que nos deu o Heron Castilho, que é património nacional.

      Gostar

      • tony's avatar
        tony permalink
        13 Março, 2014 20:01

        Você ficara com as suas fixações

        Gostar

  7. Tiradentes's avatar
    Tiradentes permalink
    13 Março, 2014 17:48

    Há aqui um palhacito que deve ter estudado história marxiana sobre a II Grande Guerra.
    Era só para lhe lembrar que o Hitler para além de louco não era estúpido e só teve “autorização” para invadir a Polónia depois de assinar um pacto com Stalin “autorizando” a ficar com parte dela e com a Finlândia.
    Aliás as tropas nazis foram logisticamente apoiadas pelo exército vermelho. Alimentadas com a produção agrícola da Ucrânia cujos habitantes morreram de fome em números aproximados entre dois a três milhões.
    Que os Russos tenham levado porrada da grossa na Finlândia é história escondida e deliberadamente esquecida. Só por terem levado porrada é que não a ocuparam ao abrigo do acordo dos dois maiores exterminadores que o mundo já criou.
    Só quando foi atacado se passou para o outro lado.

    Gostar

  8. Alexandre Carvalho da Silveira's avatar
    Alexandre Carvalho da Silveira permalink
    13 Março, 2014 17:53

    Eu acho que os 70 deviam fazer mais um manifesto, desta vez a dizer NÃO PAGAMOS.
    As brincadeiras pagam-se caro:

    http://economico.sapo.pt/noticias/juro-portugues-a-10-anos-acima-da-taxa-machete_189039.html

    Gostar

    • vitorcunha's avatar
      vitorcunha permalink*
      13 Março, 2014 17:55

      Bastaria um corte na pensão proporcional ao que caírem os juros. Por cada ponto percentual, menos 1000€ de pensão.

      Gostar

  9. JCA's avatar
    JCA permalink
    13 Março, 2014 17:58

    .
    A carta não é duma geração, mas de 2 gerações erradas, a mais velha e uma nova parida pelor essa mais velha. A fotografia está aí nos Manifestos e contra Manifestos. Amite-se gentes de boa fé mas que não anda nem desanda, pendura-se nos outros seja Contribuintes, Troikas, Uniões Europeias, Euros. Uma faceta diferente de Portugal entre tantas outras que Portugal é sendo aquela a que teve jeitos e artes para se alcandorar e exibir no palco. Nem melhor nem pior, apenas outra diferente e sozinha com ela,
    .
    A ninguém espanta nada. São as 2 faces da mesma moeda dita por um outro que se fazia fora mas era uma das faces da mEsta é duraoeda. Nada contra nenhum, cada parte persesegue os sonhos e o ‘pote’ porque dizem que ideologia sem money é chover no molhado.
    .
    Esta é dura passivel de ‘inimigos ferozes’. Revertendo por exemplo no atual um assalto esfaimado ao ‘money’ iniciado por Socrates noutra banda que nunca viu um boi à frente da cara do que se estava a passar nos ‘contramanifestantes’ da altura. Luta entre ambiciosos da mesma idade. Ou melhor sentia-se tão grande que os detalhes eram pioneses. Mas os pioneses na cedira dos julgados ‘chefes’ são o que pica os gluteos.
    .
    `´E claro que ambos foram, Socrates e parece que Seguro e o meu muito proximo desconhecido Costa bem como o voluntarioso Passos com um divertido Portas, tudo gente sem qualquer mal apenas vitimas de egoismo e ambição hiperativas ou ‘adolescentes’
    .
    como diria o Padre Antonio Vieira (isto duma de Historia na Tugalandia é um ‘posto na tropa’ sem desprimor pelas Forças Armadas e de Segurança que para comporem o ‘ordenado ao fim do `mês para a sopa na mesa, a sacola dos putos para irem à escola com os cadernos de 2 linhas e terem os remédios para as maleitas das invernias precisam de compor o ordenado ao fim do mês com uns 200 euritos nuns eventos cavaquistas de evnetos, strip, ou umas outras quaisquer de biscate aqui ou acola por isto ou por aquilo)
    .
    ia eu dizendo, como o Padre Antonio Vieira no ‘cu quente da inquisição’ entre sermões aos peixes de catolico defendia de caras a capacidade de ser entendimento entre católicos e judeus e demais (já lá vão os valentes seculos) que as turbas inflamadas no Terreiro do Paço se alucinavam com a queima de cristãos mais novos ou mais velhos
    .
    o que transformou Portugal na Tugalandia atual, entre tão duros durissimos que qualquer estoiro de ‘carreto de foguete’ no Terreiro do Paço, mesmo acidental, quando se olharia à volta tinham desaparecido os salvadores todos pela via de fuga, ao que dizem, de Cortegaça o que não importa nada, nem bem nem mal, porque o nosso ‘menino’ Portugal continuaria a ficar nos nossos braços. Nesta cena que o digam do tempo Amesterdão, Barcelona, a ora city de Londres, as Caraibas etc e tal por aí fora que na História dos nossos filhotes no Secundário consta zero, tão estupido que ainda hoje não perceno porquê,
    .
    e claro apos esta pequenissima divagação, ente os jovens que os velhos mascararam de novos e jovens que se julgavam novos quando eram anciãos ( a tal garrafa onde os tugas esvoaçam desesperados, prós e contras, mas não se libertam da garrafa secular ainda hoje arrolhada, portaqndo sonham mas nunca sairão dela
    .
    para usar uma mais modernaça, por mais que os megafones os registem não são resolver de nada, o ‘software’ é mais do mesmo e o ‘hardware’ tem mais cores e lindas formas dums rapaziadas paridas numas de ‘marketings catedráticos’ no como embasbacar o parceiri para lhe ir ao bolso” e o ‘hardware’ são uns intels que pouco renovam porque apenas ajeitam o velho mais um bocadinho o que chega para o california valley mundializar como ‘novo’ ou ‘novidade’ e venha o ‘nosso’)
    .
    e portanto é assim, usando a sensibilidade dum falecido velho manhoso que não demitia nem exonerava ministros ou consultores apenas lhe mandava um cartão com um ‘está cansado pelas duras tarefas que desempenhou pela Patria, aceite a min ha oferta dumas merecidissimas férias’ ou seja ‘deseempate a .loja e desapareça daqui para fora’, e eles violados saiam arfando-se de prestigio, arrogancia e auto admiração
    .
    um tão simples ‘be happy’, creiam que não desejamos que sejam um ‘be unhappy’, mas desamparem a loja, com troika mais daqui ou menos dali, a vossa loja faliu (loja aqui tem um sentido exageradamente lato, poderia até usar outros termos como sacristia, tenda, venda ou outro qualquer mais arabico ou budista),
    .
    sejam inteligentes saiam de fininho porque os ferrellheiros acusam que tanto sopram o fole o ferro já não é liquido, passou a gás venenoso; e quando há veneno entra a anarquia onde estamos, cada um safa-se como pode, em vez de como sentir do Povo estas eites roubarem com a ponta da caneta,
    .
    a classe, a média, nem elite nem não elite, é obrigada a roubar com a ponta da navalha ou da pistola,
    .
    e já aí está, por ora entre eles a gaja este ou aquele que o gajo não grama e tem algum para roubar, chumbo para cima,
    .
    ora isto leva ‘não minuitos mas segundos’ a fixar-se na testa dessa rapaziada que com todo o direito se pensou e arriscou como salvadora do mais do mesmo, donde resultou muito menos quando fantasiavam mais, ou quando (já do tempo de Socrates9 terra queimada ou roubarem/copiarem com pressões admnistrativas daqui e dacolá se apresentaram como ‘gente de sucesso’ quando apenas foram uns saqueadores de vão de escada. E coitado do Socrates ou do Jeronimo ou do Louçã eram putos de couro, com um grave problema tinham Poder nas mãos.
    .
    Mas é a Vida, hoje na cara cairam todos, uns e os outros, à rasca esgadanham-se todos para se protegerem pelo menos do ridiculo porque se entrarem fanaticos no jogo ‘vão ao paredão’ ou seja são entalados para ‘exemplo’.. Nem advogo que os hoje já entalados em desespero se forcem a ‘vender a mãe e a renegar o pai’.
    .
    Como da minha parte é ‘tudo prematuro’ mas no caso estamos a meses curtos do que irromperá como vulcão entre as granes montanhas e desfiladeiros tão sólidas nesta Europa que não foi babilonia mas é tão antiga que parecia tão solida …..
    .
    (neste ora entretanto, o humanismo assim manda dizer, não têm pelo menos uma intuiçaozita que vos leve mesmo por baixo da ponte a passarem para o outro lado do rio sem se afogarem, pelo menos não pereceriam juntando naquela tão velha ‘se não podes com eles, a força da natureza humana, junta-te enquando não são a eles”, de contrário um ‘dasse que são burros e convencidos como calhaus” e aqui não entram tretas de comunas, trotistas (falta o k), supostos conservadores etc etc todos unidos em apartniks/nomenkaturas de ‘Coroas’ com embalagem comercial de ‘Republicas’),
    .
    isto não andando mais para a frente com marcas do ‘berbequim’ que vão furar a União Europeia e o Euro que não são sueco ‘blackandHeker’ mas ora marca ‘Ucrania’ para alemão ver ‘odios’ lá deles russofilos, boches com uns galos à mistura e um bocado muito por fora ‘beefs’, por é aqui dentro que temos de nos resolver, tão longe de nós há uns quase mil anos que existimos, mas nada de serem um ticket para os mais do mesmo sonharem aqui com Ditaduras, opressões, inquisições etc que foi o que nos matou os Descobrimentos.
    .
    Como vêm´a simplicidade é a sofistificação suprema. Tudo aqui, o resto para nós gente em País é oratória, fantasia, catedratismo teorico irrealista. Mortos. E não são precisas unioes nacionais para nada saudosas das que foram mas para pouco serviram, por isso estamos como estamos.
    .
    Resolvam-se, por ora ainda é tempo para outros sem ainda voz publica resolverem por fora porque os megafones caiem como por exemplo dias antes a Ditadura (ou diziam Democracia Organica) cair o Terreiro do Paço estava cheinho apinhado muitos milhares de mirones a aplaudir Caetano como antes Salazar etc, e passados uns simples dias, essa foratleza ‘solida, férrea’ até menos superpoliciada como hoje em ‘Liberdade, Sem Censura etc e tal’ caiu como um baralho de cartas.
    .
    Isto é assim que funciona, greater than Partidos, Regimes, Sistemas, Politicos. Resta ‘adivinhar’ para que lado vai cair. É exatamente o Tuga Hoje (a saga dos 40o anos salazaristas, dos 40o ano de 25 de Abril, ambos inconsistentes de sustentação das Liberdades e Direitos Civilizacionais, roidos pela Corrupção, Incompetencoa e VOyageurismo de Politicos).
    .
    Nada de mal ou criticavel. É assim que tem funcionado. E é assim que funcionará, cai um kevanta-se outro, Pelo menos esperança deram sempre. O pior é a sopa na mesa e a energia independente disso tudo que proibem de criar riqueza por preferirem sacarem a dos outros. E assim andam Tugas e Tugalandias engandos à seculos deslumbrando-se com miragens e fantasias:
    .
    Sem ofensa a ninguém, porque todos em cada um desses momentos estiveram mais ou menos de acordo com as coisas, ia dando para todos e tal e coisa e coisa e tal com umas sardinhadas, bacalhoadas regadas com verde ou morangueiro duma banda e uns caviares, lagostas .regados com uns champanhes, whiskies ou c«vodkas do outro, todos se empanturraram com essas Miragens e Fantasias, os mais velhos e os agora mais uns novos cujo sonho era serem tão ricos e chicos espertos como os mais Velhos
    .
    Pois é mas a coisa não é assim. E não vai acabar, já acabou, está nos espamos tugas finais para funeral. E lamento, na Tugalandia nem mais ou menos ou supostas Esquerdas devem esfregar as mãos de contentes, nem mais ou menos ou supostas Direitas devem deitar foguetes. E também nada tem a ver com essas fantasias de Ditaduras para mais do mesmo desta vriane de Democracia etc e tal. É mesmo telurismo em que a Liberdade, Solidariedade e Fraternidade, em Capitalismo criador energico de riqueza vai ser porque ora é uma fantasia de ser, já são carimbos de portentsosas alas de Fés aliadas a outras poderosas sem Fés, nenhumas iguais às em em curso lançadas laboriatorialemnte, à experiencia com contratos a prazo do patrão Civilização. Não percam tempo, é assim, sejamops generosos como o ‘inimigo’ que nunca o foi apenas incapaz e convencido.
    .
    Quem não gosta póe à borda do prato, sempre bem à Portuguesa. O Tempo Hoje não perdoa aos embasbacados a contemplar ‘marijuanamente, a pó branco ou a folhas de alfarrábios cheios de saberes e ciências parindo sempre com bandeiras ‘incompreendidos da sociedade’ apenas mais Pobreza e Miséria’ encantados num ponto parado no Passado, à volta à volta sem saírem dele mas instalados onde o podem fazer impunemente.
    .
    E para perceber a globalização, essa coisa tão miríade tão magia, basta olhar para um mapazeco, basta mesmo o do Piri Pires, e olhar para uma América do Norte, uma Ásia, uma Europa, uma discreta Austrália do cu do mundo, umas mais dias ‘subsidiarias’ Américas Centrais e do Sul e uma assim coisa qualquer Africa ou diferentes Arábias desencaixadas que nenhum dos outros por razões exógenas e civilizacionais, mais bem estar e direitos humanos ainda não paridos de dentro por tal impostos de fora recusam,
    .
    e ver cada uma dessas placas tectónicas a fricionarem-se umas às outras para perceber o conflito digamos ‘ucrania’.
    .
    ora nós pequeninos o fato que nos serve (desajeitadamente já vestimos na II) é dum Luxemburgo, Suiça, Mónaco, Ilhas do Canal etc etc
    .
    Mas os craques de anfiteatro de cidades universitários que de desconhecem terem criado um posto de trabalho a não ser alguma sopeira para limpar a casa à madame ou terem criado alguma riqueza com transformação empresarial ou exportação,
    .
    impingem como a ‘coroa monárquica dita republicana’ aos mais novos que sejam incautos que somos uma ‘naçom uma potencia mundial de 10 milhoes de ‘gafanhotos amorfos’ em 600 Km de comprimento e uns 200 e poucos de largura de terra Nação, tão tão poderosa e inteligentíssima que passada a saga dos Descobrimentos morta por terem despachado na fogueira ou na expulsão quem as fez que deu a fortna às Inglaterras, Francas, Holandas etc, ainda hoje construíram e salvaram a Tugalandia para a pendura, miséria e empobrecimento.
    .
    E Portugal não é assim, os Portugueses não são assim. São o gigantesco erro estrutural nacional de governanças ditas conservadoras e os sonhos vaidosos de elites deslumbradas com o teorico cientifico aliado a absurdo antroplogicos, filosóficos e sociológicos tão antigas como ‘sangues azuis’ e neoconservadores de ‘sangues não encarnados’,
    .
    Os únicos responsáveis e culpados desta terra em País duns 600 Km de altura e cerca duns 200 e qualquer coisa de largura, apesar de mil anos ainda hoje no sec XXI serem uma miragem tão longe duma Suiça, Luxemburgo, Mónaco etc apenas porque sempre se acharem não serem dignos desssas minoridades suíças, luxemburguesas etc porque ‘dignidade e honra’ não se sabe de quê é ser pobrete e alegrete, miséria, empobrecimento e como tal pensam Portugal para eles tem de ser assim e os Portugueses segundo eles ‘aguenta, aguenta’,
    .
    Dizem uns mais velhos e uns novitos que andam para aí animadíssimos armados em macaquinhos de imitação de Esquerdas, Centros, Direitas, da calcanhar, de cabeça ou de biqueira,
    .

    Alguns dos mais velhadas já toparam que coisa acabou … Francamente ….. querem o quê para vós e para os outros amitindo que os representariam ou se preocupariam com eles ?
    .
    apesar de eu ter um pensar mais kennediano ‘não perguntem o que Portugal possa fazer por vós mas o que vocês podem fazer por Portual’ e por isso este texto não sendo alheio que ele pode ser aproveitado pelos tais ‘nomenklatura/appartnik”, os conservadorismos siamese de Direita-Centro-Esquerda em Corte ‘republicana’ para se justificarem e defenderem “à habitual surrelfia’ tão só por terem o julgam a sua fortaleza de segurança dos megafones da Comunicação Social. Mas mais uma vez é um erro de palmatória, e aí estão para o confirmar as baixas de vencimentos na Nomenklatura/Apartnik, baixa de vencimentos da Função Publica, baixa nas Pensões do Estado etc etc, portanto uma ilusão outra vez, porque para se defenderem como governam, é mesmo só assim, sem alternativa se nova gente completamente diferente não continuar proibida, e mesmo que autorizada ainda resta saber se quere chatear-se com a coisa porque se sempre se protegeram de intervir é dificil disporem-se agora a fazê-lo depois de terem assistido e vivido o salazarismo, o marcelismo, o gonçalvismo, o eanismo e etc’s a seguir até ao dia de agora.
    .

    .

    Gostar

  10. JCA's avatar
    JCA permalink
    13 Março, 2014 18:21


    O texto saiu um bocado empastelado pelas ‘ondas da Net’ e secundariamente porque em blogs escrevo de rajada, à primeira, sem revisão ou bordá.lo ou floreá-lo. Fica mais genuino, na minha optica mais apropriado e consentâneo com a natureza dos ‘Blogs’. Para livro ou Comunicação Social já lhe faria uma renda melhor com mais flores no canteiro para ovender melhor :)) Aqui estamos entre amigos ou compagnos de route mesmo sendo por vezes adversários

    Gostar

    • Chico's avatar
      Chico permalink
      14 Março, 2014 00:50

      Ó JCA, na hácucaguente tanta caganêra, pôrra!

      Gostar

      • JCA's avatar
        JCA permalink
        14 Março, 2014 13:57

        Tenho a sua opinião, exatamente igual à sua, nessa coisa do Manifesto, do Livro, da Crise, da Austeridade, cortes nos vencimentos da Funão Publica, da Tropa, dos Policias, Pensõs dos Velhotes, Falencias em massa de PME’s, e com tanta ‘elite pensante “nova” de programas salvadores’ cada vez os jovens têm menos Empregos, cada vez mais Familias que que ficam sem Empregos ou Empresas vivem de thin air, que não tive papel higiénico que chegasse,
        .
        afinal, indepnedentemente de direções Partidos em curso e função, greater then them, em questões intestinais afinal sugere consensos, eu e o amigo Chico (lembro-me do Chico ‘o rolha’ lembra-se quem era ?)
        .

        Mas tb aceito que tenha a vista cansada, eu também.
        .

        Gostar

  11. JDGF's avatar
    JDGF permalink
    13 Março, 2014 19:22

    No entanto, há algo positivo a reter: se continuarem nesse discurso, poderão iniciar a maior corrida aos bancos do país contemporâneo“…
    O apocalipse tornou-se um bom cenário para elegantes discussões. No entanto, existe uma outra hipótese para evitar a maçada da corrida aos bancos. O modelo cipriota como foi desenhado na 1ª. versão do Ecofin. E aí não é preciso correr porque o saque é directo. Portanto, o problema parece não estar no discurso…ou na ‘conversa’. ‘Fiada’, ou não, é o que vamos ver.

    Gostar

  12. Joao's avatar
    Joao permalink
    14 Março, 2014 00:49

    Acho piada como um dos povos com maior responsabilidade no trafego de escravos no seu passado vai alegar que outros países têm de pagar pela sua história depois de wue a cometeu ter já todos pagos e morrido.

    Temos cá uma superioridade moral para colocar os custos sobre os descendentes dos outros….

    Mas tambêm existem poucos melhores que os portugueses em meter os descendentes a pagar a factura…

    Gostar

Indigne-se aqui.